Jogo: Bloodborne
Distribuidora: Playstation
Produtora: From Software
Diretor: Hidetaka Miyazaki
Estado: Platinado, sem DLC (pretendo no futuro comprar)
Tempo de jogo: 98.72 Horas
Nota: 10/10
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↪Introdução:
De cara o Jogo mudou muito das mecânicas dos seus grandes antecessores: Demon's Souls e Dark Souls. Sendo agora com um combate mais rápido, retirando assim o escudo e implementando as armas de fogo que são usadas para dar pary nos inimigos, as armaduras que também foram retiradas do jogo foram substituídas por roupas mais leves, pois você precisa de mais mobilidade do que proteção e uma armadura deixaria o personagem pesado demais para correr.
E a ambientação que é um ponto altíssimo do jogo, acertando em cheio com a decisão de colocar no jogo uma Yharnam, uma cidade Gótica/Vitoriana, dando um ar de terror só de ver a cidade de noite, e de noite que a caçada começa. É incrivel o como a musica e o ambiente da cidade se encaixam perfeitamente deixando aquela sensação de medo enquanto vários monstros que antes costumavam ser cidadãos normais, com familia e filhos.
✒Arquitetura:
Vitoriana: A arquitetura vitoriana se refere ao período durante o qual a Rainha Vitória do Reino Unido reinou entre 1837 e 1901. Ela ocorreu junto com a Revolução Industrial. Como resultado, os edifícios foram seriamente danificados, apoiados por equipamentos e suprimentos de grande escala.
Foi nessa época que, na Inglaterra, as máquinas começaram a ser utilizadas na construção civil. Até então, quase tudo era feito manualmente pelos fabricantes.
Os traços mais representativos do estilo vitoriano foram buscados na arquitetura gótica e clássica, nas formas que ficaram conhecidas como neogótica e neoclássica.
Em geral, a arquitetura vitoriana resultou em combinações de torres, varandas, frisos, janelas e tetos extremamente detalhados e pontiagudos em suas composições.
Quando se trata de decoração de interiores, use muitos móveis pesados e ornamentados, principalmente de madeira escura.
Gótico: Rica em detalhes e caracterizada por grandes construções, a arquitetura gótica faz parte da história europeia e alguns de seus aspectos podem ser aplicados em projetos de decoração atuais.
O estilo surgiu no norte da Europa em meados da Idade Média, que durou entre os séculos V e XV.
O gótico trouxe as famosas abóbadas pontiagudas. Eles permitiram a extensão das dimensões laterais e permitiram que os edifícios fossem mais altos e, portanto, mais altos.
Essa técnica também tornou os layouts flexíveis, mudando as colunas de um formato largo e largo para um perfil baixo e visual leve.
O estilo está ligado às práticas religiosas mais fortes da época, com destaque para o catolicismo, que torna as suas características muito presentes em igrejas, catedrais e edifícios públicos. Os planos do projeto tinham a forma de um crucifixo, razão pela qual a iluminação interna era tão importante.
Tidas como símbolos religiosos, as obras arquitetônicas e seus aspectos construtivos baseavam-se no comportamento da sociedade e nas influências que regulavam suas relações.
Por isso muitos edifícios caracterizam-se pelo aspecto vertical, com elementos que apontam para o céu, e pelo sentimento de superioridade e supremacia, como se tentassem chegar ao céu.
↪Jogabilidade:
O que o jogo mudou muito também foi o seu combate principalmente, saindo do combate mais lento de Dark Souls e Demon's Souls, vimos que agora o personagem tem que ser mais rápido para sobreviver as feras, e com a implementaçao da mecânica de "risco vs recompensa", que faz com que se o seu personagem tomar dano o jogo te dá uma janela de tempo para você bater no inimigo e assim recuperando sua vida, deixando o jogo mais rápido e mais dinâmico, obrigando o jogador a ir para cima do inimigo. No mesmo estilo dos seus antecessores, quando você morre ainda deixa todos os seus Ecos de Sangue no local de sua morte as vezes no chão, ou, nós próprios inimigos, que ficam com os olhos púrpura, facilitando sua localização para que você possa recuperar os ecos de sangue você precisa bater nesse inimigo que voltará para você instantâneamente. Outra mecânica que deixa o jogo mais dinâmico e rápido, por sua vez e os inimigos, e muitos deles estão em hordas então você terá q chamar-los de pouco em pouco ou ignorar, se a sua decisão for enfrentar, lógico, será recompensado por isso, os inimigos agora dropam o Blood Vials, que são um Estus Flask só que com uma quantidade maior e não são um item especial, são facilmente encontrados, você pode comprar ou farmar nós inimigos, que dropram também as balas de mercúrio que são muito úteis para dar pary e chamar atenção dos inimigos.
✒Armas: As armas, em geral todas elas tem agora um "especial" que você pode ativar e assim dando um ataque diferente, como por exemplo o cutelo que usando o especial ele se expande assim tendo mais opções para combos. Armas de fogo, que tomaram o lugar dos escudos deixa o jogo ainda mais dinâmico e rápido, com ela vc pode atacar a distância e se atirado na hora certa do ataque do inimigo você da um pary nele, deixando ele vulnerável a um ataque visceral que tira muito dano de uma só vez.
↪Exploração:
A exploração segue a mesma formula dos outros jogos, com cada área do jogo com um ou dois Bosses, e com atalhos para os checkpoints, para quando você morre no Boss não precisar fazer todo aquele caminho de novo, de diferente do Dark Souls, as áreas exploradas são menores e mais fáceis de explorar, com mais lanternas de checkpoints, mas o fato de ter várias lanternas não tira a imersão do jogo, nas lanternas você pode se teletransportar para o sonho de caçador, lá você pode upar o seu personagem e melhorar a sua arma com itens que você consegue explorando a cidade assustadora e cheia de história, Yharnam, que era extremamente divertido explorar, igual o mundo de seus antecessores, e a ambientação ajuda em muito isso, a sensação de você adentrar ainda mais na cidade assustadora que está lotada de pessoas que foram enganados pela igreja e se transformaram em feras. Nas cidades estão espalhandos vários npcs com muitos deles tento uma backstory muito profunda, e você tem que salvar eles mandando-os para lugares seguros, igual em Dark Souls e Demon's Souls.
↪História:
A história de bloodborne, particularmente e a melhor de qualquer Souls que joguei, e uma história profunda sobre a ganância dos humanos sobre querer evoluir, com o Miyazaki trazendo vários aspectos das histórias do revolucionário do gênero de terror e do cosmicismo H.P Lovecraft, tento em seu jogo várias criaturas que vivem simplesmente de uma forma que qualquer humano enlouqueceria, como por exemplo Mergo, uma criança Great One, que está presente no jogo somente pelo som, e a sua Ama de Leite, que e completamente invisível, porém ela usa uma roupa que deixa você ver aonde elas está, as Amygdalas que estão sempre presente, te observando, mas você não pode velas antes de matar o Boss semelhante (algo próximo a um Eminente que são criaturas celestiais, além da compreensão humana) Rom, a Aranha Inexpressiva que serve como um manto, que nos impedem de ver as Amygdalas, mas você pode velos antes de matar Rom, tento um número específico de discernimento. A história bem resumidamente é: Uma civilização antiga que habitava nos subterrâneos da cidade de Yharnam, chamados de Pthumerians, que viviam em Loran, e através de escavações (os calices) descobriram o sangue antigo (sangue do eminentes, ou sangue palido), que eles tomaram e passaram a usufruir muito desse sangue que acabou os causando uma doença, chamado depois pelos humanos de "O Flagelo da Fera". Quando os humanos acharam essas civilização passou também a beber do sangue deles, que tinha um poder curativo grande, o que trouxe várias pessoas doente de outras cidades para Yharnam, que nem o seu personagem, que estão em busca de cura, e então quase toda a população começou a beber desse sangue, sendo a igreja da cura que usavam uma quantidade de sangue maior, por isso os membros da igreja são feras maiores do que os outros, como por exemplo A Fera Clerical, o Padre Gascoigne, Vigário Amelia. O primeiro q decidir a abandonar a evolução pela sabedoria, Laurence, abandonou seu mentor Mestre Willem, o criador do coro ( O coro e uma das divisões da igreja da cura. O Coro foi criado para poder se comunicar com os Eminentes e conseguiram entrar em contato com Embrietas, Filha do Cosmos, e depois de um tempo o coro começou a querer transformar pessoas em Eminentes, e para isso eles usavam pessoas normais como cobaias, crianças, adultos e até idosos, os submetendo a experimentos horríveis) que pregava que para a evolução humana a chave era os Eminentes mas Laurence acredita que o sangue antigo era a chave para a evolução, então por diferença de opiniões, abandonou Mestre Willem e assim levou vários outros estudioso de Byrgenwerth com ele, assim fundando a igreja da cura para tratar todos com o sangue antigo e transformou muitos da população e inclusive ele em Feras, sabendo disso Gehrman, O primeiro Caçador reuniu vários outros para sair na calada da noite e matar as feras.
↪Trilha sonora:
A trilha desse jogo e simplesmente incrível, todas combinam muito com o ambiente, seja em Boss fight ou só explorando. Mas claro, a das Boss fight são muito mais intensas e assustadoras com as letras de cada música são inspiradas e lembram totalmente com o Boss ou a história do Boss, como a OST do Ludwig the Accursed & Holy Blade, que combina muito e é para mim a melhor OST do jogo, como a Fera Clerical e a do próprio Laurence. E queria deixar meus sinceros agradecimentos aos compositores, em especial: Nobuyoshi Suzuki com a OST do Ludwig, Tsukasa Saitoh com a OST do Laurence, da Fera Clerical e da Lady Maria.