Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

Mas então, só mais uma dúvida.

O que é pior para o equipamento, no caso a tv (meu xodó) e o dvd: estar operando e de repente cair a energia e voltar rapidamente ou de vez em quando receber a energia do nobreak?
 
Religamento de energia logo após seu desligamento nunca é aconselhável. O termistor das fontes dos equipamentos estará quente e desse modo não conseguirá cumprir sua função de limitação de corrente de entrada. As fontes aguentarão, mas isso sempre será um coice em toda a etapa de entrada das fontes dos mesmos. Se o comportamento energético for predominantemente esse dai, de rápidos SAG's, ou vales de tensão, preferiria ter um no-break, mesmo gerando forma de onda retangular nessa hora, para segurar a barra..

Cuide somente para não deixar seu equipamento por largo tempo alimentado com esse tipo de forma de onda. Ao não retornar a energia em alguns minutos, saia fora e vá ler um livro.. Será melhor que continuar vendo TV alimentada pela forma de onda retangular.
Abraço...
 
Li seu tópico inteiro so hoje, muito exclarecedor...e eu achava que o estabilizador além filtrar a senoide mandava a mesma tensão sempre pra fonte.....depois que li sobre o estrago das mudança de posição das chaves e como a senoide fica fiquei olhando torto pro meu estabilizador aqui que deu 2 "tlec" enquanto eu lia seu topico

Pretendo aposenta-lo então e tenho 2 filtros na mira ja

http://www.justshop.com.br/product_...cts_id=1102&osCsid=s69m2fhk8nbhvs72vaj7r3sal5
http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=1105&osCsid=amgo8ekqjt1d6kh1h8c0en94h7
Qual a diferença destes alem da cor, qual é melhor? Ambos aguentariam minha fonte trabalhando na capacidade plena? (850w) ou limitariam igual o estabilizador?

Seria bom demais um artigo seu tambem de como os filtros de linha funcionam

Mas os filtros protegem do que? Se por exemplo cair um raio aqui e der um pico de tensão ele segura a bronca sosinho ou manda pro pc mesmo assim?
Qual a vantagem de se usar um filtro de linha bom? (alem de fugir dos problemas do estabilizador)

Não da pra ligar na tomada porque alem do pc tem o monitor, som...etc
 
A função das réguas de proteção/filtros de linha é a de "clampar" (limitar, ceifar, cortar os valores altos, segurar) os surtos de tensão existentes na rede elétrica.
Não confunda surtos de tensão com variação da tensão, variável essa que dentro de limites razoáveis é resolvida, é corrigida ou compensada com maestria pela fonte de alimentação. Variação de tensão é aquilo que você nota através da alteração do brilho das lâmpadas quando da ligação do chuveiro elétrico por exemplo, acompanhada de um tlec, vindo do estabilizador, quando você tem um.
As fontes modernas conseguem muito bem manipular essas variações em tempo muito menor que aquele conseguido através do estabilizador, e de modo quase que linear e não aos pulos igual sapo que não tem embreagem..
Surtos de tensão são elevações do valor dessa tensão na rede elétrica, assumindo valores que podem facilmente ultrapassar valores de 1.000 Volts, mas que tem uma duração extremamente pequena, da ordem de micro segundos. Você visualmente jamais as notará, nem no brilho das lâmpadas nem em nada mais. Seria necessário um osciloscópio para conseguir ver um surto desses... São curtos mas com potencial condição de danificar a entrada de equipamentos eletro-eletrônicos, rompendo a tensão de isolação dos componentes de entrada dos mesmos. Diodos, transistores, capacitores podem "dançar" literalmente num desses surtos.
Você só notará na próxima vez que tentar ligar o aparelho esse não se ligará, necessitando de reparo técnico para seu restabelecimento.
Surtos de tensão são gerados ou pela natureza, associados aos raios, que não necessitam cair na sua casa, nem na sua quadra, nem no seu bairro, para atrapalhar sua vida.. Podem chegar na sua casa via rede elétrica, via rede telefônica via cabeamento da TV a cabo, via antena coletiva da TV ou antena individual externa sua..

Outro tipo de surto pode ser gerado pelo desligamento de máquinas e motores. Sempre que você desligar um dispositivo cujo comportamento seja indutivo (transformadores, bobinas, motores, etc) pode ser gerado um surto de tensão cuja amplitude depende de inúmeros fatores. Esse é outro tipo de surto que pode chegar, via rede elétrica, no seu PC.

Como uma régua de proteção ataca um surto???

Simples, ela através de elementos de proteção, de derivação, geralmente varistores, podendo ser centelhadores a gás, diodos de avalanche, tranzorbs, etc criam um caminho de baixa impedância para absorção ou limitação, ou extermínio desse surto de tensão...
O princípio básico de operação de uma régua de proteção pode ser visto abaixo:
Rguadeproteoprincpiodefuncionamento.jpg


O elemento de proteção, um varistor, por exemplo, somente vai conduzir quando a tensão em seus terminais ultrapassar sua tensão de disparo.. Para trabalhar em 110 Volts são escolhidos valores de disparo diferentes daqueles usados em réguas destinadas a operar em 220 Volts..

Se o transiente durar um tempo maior que os micro segundos habituais, ou se não for realmente um surto mas sim for a queda da fiação de alta tensão por cima da fiação de baixa tensão, depois que o caminhão de bebidas bateu no poste da esquina, o tempo será tal que conseguirá fazer fundir o fusível da proteção, abrindo e protegendo seus equipamentos.

Veja ai que somente um fusível não forneceria a proteção necessária, por dois motivos:
1) Não teria velocidade suficiente para reagir ao surto de tensão antes que ele conseguisse ou fazer um estrago em seu equipamento. Varistores tem velocidade de reação da ordem de nano segundos ( 1 nano segundo = 0,000000001 segundo)
2) Não conseguiria limitar, clampar a tensão na entrada de seu equipamento durante a duração do surto de tensão, deixando passar esse surto tal qual veio pela rede, danificando seu equipamento antes, muito antes do fusível romper.

Abraço..
 
Mas então, só mais uma dúvida.

O que é pior para o equipamento, no caso a tv (meu xodó) e o dvd: estar operando e de repente cair a energia e voltar rapidamente ou de vez em quando receber a energia do nobreak?

Esclarecendo:
Ensaios de laboratório mostram que um equipamento em carga, a sobretensão é maior quando é desenergisado um determinado circuíto. A explicação esta na Lei de Lenz , quando desligamos um circuíto uma energia de valor contrário aparece neste mesmo circuito se opondo a extinsão do campo elétrico existente. Este proscesso é utilizado em cahaveamento controlado de circuítos eletrônicos, aproveirando a energia armazenada em indutores, o maior exemplo são os choppers cc / cc.
J.A.
 
Comprei um filtro de linha danevo, procurei outro, mais eh minha cidade eh complicado axar, esse foi o melhor que axei!!!
ja ouviram falar?
tinha esse e o clone, resolvi arriscar nesse! kkkkkk

se souberem desse ai!

vlw galera
 
Parabéns, muito bacana a iniciativa e o texto, mas nossa, muito, mas muito técnico. Duvido que os leigos do meu nível - maioria - tenham entendido muita coisa, hehe. O texto está muito rico de informações, muito mesmo, mas essa riqueza só me fez não entender nada :lol: :p Quando penso que tô entendendo logo vejo que tô mais perdido que cego em tiroteio haha.

Então resumi assim: Estabilizadores não prestam pra PC porque fazem mal a fonte. E pra explicar isso para as pessoas quando me perguntam? hahah. Nem me arrisco, mas sempre quis ter conhecimento básico pra explicar por cima e rapidamente a eles porque disso. Nunca consigo :lol:

Em casa e no escritório que trabalhava sempre usamos os PCs direto na tomada mesmo.
 
É Daneva, eu conheço ele. É básico, mas é bunitim :D e pelo menos vem com capacitores e um varistor 10mm + varistor na proteção telefônica tb. Eu tenho um desses numa TV + Gravador de DVD + Receptor Sky + Video Cassete.

Só retirei os capacitores de cima do aterramento, eram capacitores de uso geral 1KV na intenção de diminuir as pequenas fugas de corrente já que instalei dispositivo DR e os equipamentos sempre funcionaram bem sem esses capacitores ai, mas esse é outro assunto...
 
hm mexer nele eh meio complexo, nao entendo nadaaaaa
kkk
mais valeu pela dica
o dia que axar um melhorzim eu compro
dificil eh axar por aki


flwss
 
Não, eu não to pedindo pra vc mexer, deixa como está. Meu caso, foi um caso específico, onde a somatória de todas fugas de corrente pelo fio terra dentro de casa, deixaria o Dispositivo DR (Chave protetora contra choques) mais próxima do seu limiar de disparo. Como vi que em todos filtros de linha dentro de casa havia capacitores em cima do fio terra, menos o meu filtro da APC e os equipamentos que os filtros alimentam já possuem esse tipo de filtragem dentro das fontes, vi que eram desnecessáris dentro do filtro.
 
kkk, to ligado, queria eu saber mexer! axo massa manjar mexer nessas paradas



flwss
 
Cara parabens pelo tópico!
talvez a minha pergunta seje idiota!
E o nobreak? funciona da mesma forma quando ligado na tomada?
Seria ruim?
 
Cara parabens pelo tópico!
talvez a minha pergunta seje idiota!
E o nobreak? funciona da mesma forma quando ligado na tomada?
Seria ruim?

Cara,
Depende do tipo de No-break :
Os dupla conversão não faz diferença alguma, pois a energia da carga é sempre alimentada pelo inversor com onda senoidal.
já estes de uso geral, chamado short break´s é diferente, na situação de rede presente é ela que alimenta a carga através de uma estabilização. O Inversor só é acionado quando falta a rede e aí, a qualidade da forma de onda é importante, pois pode gerar aquecimento nos trafos e reatores das fontes por serem retangulares. São equipamentos usados só para emergências.
J.A.
 
Vlw pela dica!
 
Estou usando um Filtro de Linha junto ao aterramento. Essa é a melhor forma de proteger meu equipamento? Ou existe outra coisa que eu posso comprar pra aumentar a eficiência de proteção?
 
Se estiver falando de um filtro de linha/proteção contra surtos decente sim é a melhor maneira. Aumentar a proteção além de uma boa régua poder ser conseguida ao escalonar as proteções. No quadro de entrada de energia de sua casa/apartamento, lá naquele quadro de disjuntores, poderão ser agregados dispositivos DPS. Estarias fazendo uma proteção primária, tendo nas réguas/filtros de linha uma proteção secundária..

Também deves proteger todos as outras linhas ai de sua casa, que entrarem em seus equipamentos, tais como linha telefônica, cabo de antena/cable do Vírtua, Lan etc..

Veja ai uma série de DPS: http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=4&f3=0&f4=

Proteção é um a verdadeira ciência.. Saia da sensação de proteção conferida pelo estabilizador e realmente entre na realidade da proteção elétrica..

Abraço...
 
para um fonte de 850w qual filtro de linha preciso comprar?
 
para um fonte de 850w qual filtro de linha preciso comprar?
Filtros de linha/Réguas de proteção não tem na potência sua principal característica, e como a potência tolerada por esses equipamentos dificilmente desce abaixo dos 1200 Watts, qualquer uma deverá aguentar, em potência, sua fonte.
A tensão de trabalho entretanto é uma das características boas de se olhar. As Réguas de proteção ceifam ,cortam, clampam a tensão logo acima da tensão nominal da rede elétrica. Desse modo melhor você colocar réguas próprias para cada uma das tensões. Réguas para 110, em tensão de 110 Volts. Réguas de 220 Volts para tensão de 220 Volts.
Falo isso que parece ser óbvio justo porque existem algumas réguas que propagam ser bivolt automático. Na verdade elas são réguas de 220 Volts que podem perfeitamente ser utilizadas em 110 Volts, só que a tensão em que a régua passa a ceifar, a cortar a tensão, é aquela superior aos 220 Volts. Seus equipamentos podem receber tensões mais altas sem a régua entrar em proteção..
 
Filtros de linha/Réguas de proteção não tem na potência sua principal característica, e como a potência tolerada por esses equipamentos dificilmente desce abaixo dos 1200 Watts, qualquer uma deverá aguentar, em potência, sua fonte.
A tensão de trabalho entretanto é uma das características boas de se olhar. As Réguas de proteção ceifam ,cortam, clampam a tensão logo acima da tensão nominal da rede elétrica. Desse modo melhor você colocar réguas próprias para cada uma das tensões. Réguas para 110, em tensão de 110 Volts. Réguas de 220 Volts para tensão de 220 Volts.
Falo isso que parece ser óbvio justo porque existem algumas réguas que propagam ser bivolt automático. Na verdade elas são réguas de 220 Volts que podem perfeitamente ser utilizadas em 110 Volts, só que a tensão em que a régua passa a ceifar, a cortar a tensão, é aquela superior aos 220 Volts. Seus equipamentos podem receber tensões mais altas sem a régua entrar em proteção..

ok cara muito obrigado por tirar minha duvida, vou descolar um filtro de linha 110 e correr pro abraço, valeu
 
dificil achar um filtro apenas em 110, principalmente APC....vi esse aqui, quase peguei porem é 110 e 220 :ranting3:
http://produto.mercadolivre.com.br/...regua-10-tomadas-c-protetor-de-rede-1500w-_JM

achei esse em 110 será q presta?
http://www.magazineluiza.com.br/pro...sp?Produto=2013967&ordem=&linha=IN&Setor=IFDL

Já que aí onde moras é 110V esqueça filtros de linha bivolt, eles não conseguem fornecer a proteção desejada.

A APC só possui filtros 110V, nenhum modelo bivolt e nem 220V. Você pode encontrá-los na www.atera.com.br e algumas outras lojas on-line que não me recordo agora:
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo