Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

É oque pretendo fazer, estava de olho no F8 Plus 01087 :hmm: andei vendo analises e tudo mais, parecer ser excelente!
Em breve vou ver se já coloco a psu nova pra funcionar.


Obrigado a todos pela ajuda :joia:
 
tenho um estabilizador de 300va
me diz por que devo liva o pc direto na tomada!@
 
O que seria ideal para ajudar na proteção de energia que vai pro meu pc?
minha configuração é essa da assinatura
 
Vejo o pessoal falando que o clamper computer protector não tem chave liga/desliga, mas o próprio disjuntor não tem essa função?

Em outra página vi o cara falando que esse disjuntor tem 15 ampéres e só se abre a partir de 1650w, isso quer dizer que o disjuntor não deveria ligar/desligar a chave como um interruptor? Estou perguntando pois o meu desliga a chave com facilidade....Será que o disjuntor está com defeito?
 
Vejo o pessoal falando que o clamper computer protector não tem chave liga/desliga, mas o próprio disjuntor não tem essa função?

Em outra página vi o cara falando que esse disjuntor tem 15 ampéres e só se abre a partir de 1650w, isso quer dizer que o disjuntor não deveria ligar/desligar a chave como um interruptor? Estou perguntando pois o meu desliga a chave com facilidade....Será que o disjuntor está com defeito?
Conceitualmente o disjuntor é uma chave termo-magnética para abertura sob carga.
No uso em baixa tensão tem tipos com aberturas rápidas ( utilizados em eletrõnica fina), curva com tempo médio e de curva longa ou chamados de uso geral. Muitas vezes a aplicação esta errada e o disjuntor vive desarmando ou no oposto, não desarma nunca e queima determindado equipamento.
Muito disjuntores profissionais trifásicos vem com ajustes da curva do tempo e do termo-magnético.
Portanto , se utilizas um determinado equipamento que tenha trafo isolador ou um banco dwe capacitosres de filtro grande no Dc da fonte, pode ser que um disjuntor rápido as vezes desarme quando o sistema é ligado.
 
Vejo o pessoal falando que o clamper computer protector não tem chave liga/desliga, mas o próprio disjuntor não tem essa função?

Em outra página vi o cara falando que esse disjuntor tem 15 ampéres e só se abre a partir de 1650w, isso quer dizer que o disjuntor não deveria ligar/desligar a chave como um interruptor? Estou perguntando pois o meu desliga a chave com facilidade....Será que o disjuntor está com defeito?
O que a Clamper usa e também a Clone, se chama chave "circuit breaker" ou mini disjuntora.. Ela tem duas funções, uma delas é exatamente como chave liga desliga e a outra é como disjuntor, se por ela passar mais do que sua corrente nominal..Ai, nesse caso, é só pressionar a chave para o lado aonde diz reset, para ela rearmar novamente.. Ou seja. Use-a como se um interruptor fosse...
 
Ainda estou na dúvida, porque a chave do disjuntor era dura e não desligava com facilidade, agora ela parece que perdeu a resistência e ficou leve!!
 
Última edição:
tenho um estabilizador de 300va
me diz por que devo liva o pc direto na tomada!@

Simples, 300VA = 400w.
Sua fonte gera 650w, logo, seu estabilizador está subdimensionado.
Sem falar nos outros motivos que já disseram aqui.
 
Última edição:
Simples, 300VA = 400w.
Sua fonte gera 650w, logo, seu estabilizador está subdimensionado.
Sem falar nos outros motivos que já disseram aqui.

Errado amigo, a potência em Watts é menor do que em VA.

Dependendo da qualidade do estabilizador, esses 300Va vão ser 150 ~ 200W

Em no-breaks é só olhar o FP (fator de potência) e multiplicar pela potência em VA. Um no-break de 1400VA com FP 0,5, por exemplo, aguentaria 700W. Um no-break com os mesmos 1400VA, mas com FP 0,7, aguentaria 980W.
 
Errado amigo, a potência em Watts é menor do que em VA.

Dependendo da qualidade do estabilizador, esses 300Va vão ser 150 ~ 200W

Em no-breaks é só olhar o FP (fator de potência) e multiplicar pela potência em VA. Um no-break de 1400VA com FP 0,5, por exemplo, aguentaria 700W. Um no-break com os mesmos 1400VA, mas com FP 0,7, aguentaria 980W.

Ta certo confundi.. Ou seja, o caso dele ta pior ainda!! :haha:
 
Pelo visto vou continuar (enquanto ele sobreviver, pois ele já passou por umas 2 manutenções, que por sorte não custaram muito) com o meu antigo nobreak SMS 1300VA Manager III Senoidal (ele é uma raridade). Ele pode até ter a maldita função de estabilização mas pelo menos a onda é senoidal. Pena que não dá para travar ele para que ele não tente regular a tensão. Coloquei nele uma bateria Moura de 60Ah (já testei com outras baterias, mas com este fabricante passa muitos anos sem que eu precise trocar), dá para ter uma boa autonomia e ela custa apenas uns 246 reais.

Quem sabe algum dia surja um nobreak senoidal (shortbreak mesmo) sem estabilização e por um preço decente, mas isto parece mais difícil que achar político honesto.
 
Pelo visto vou continuar (enquanto ele sobreviver, pois ele já passou por umas 2 manutenções, que por sorte não custaram muito) com o meu antigo nobreak SMS 1300VA Manager III Senoidal (ele é uma raridade). Ele pode até ter a maldita função de estabilização mas pelo menos a onda é senoidal. Pena que não dá para travar ele para que ele não tente regular a tensão. Coloquei nele uma bateria Moura de 60Ah (já testei com outras baterias, mas com este fabricante passa muitos anos sem que eu precise trocar), dá para ter uma boa autonomia e ela custa apenas uns 246 reais.

Quem sabe algum dia surja um nobreak senoidal (shortbreak mesmo) sem estabilização e por um preço decente, mas isto parece mais difícil que achar político honesto.

Veja se no software de controle dele não tem como pelo menos definir como que o estabilizador interno dele atua.

Alguns no-breaks tem a opção de definir para que ele atue apenas em variações maiores (o que não deixa de ser ruim, mas vai fazer com que ele atue com menos frequência)
 
Veja se no software de controle dele não tem como pelo menos definir como que o estabilizador interno dele atua.

Alguns no-breaks tem a opção de definir para que ele atue apenas em variações maiores (o que não deixa de ser ruim, mas vai fazer com que ele atue com menos frequência)

Infelizmente não tem quase nenhuma opção de configuração, e esta opção não está disponível. Já pensei em fazer isto via eletrônica, mas ai eu teria que ter muito mais conhecimento de eletrônica (quem sabe o autor do tópico seja capaz disso). Pelo menos a minha rede elétrica é muito estável (transformador interno ao predio) e praticamente ele não atua regulando, mas já precisei diversas vezes da função de nobreak.
 
um estabilizador 1000w estraga fonte 450w?
Para uma resposta simples, obviamente que não. A menos que estejas confundindo watt com Va.
O que comentamos aqui é que um estabilizador destes, utiliza reles para regular os tapes do auto trafo inteno. Isso gera também sobretensões que podem serem danosas as fontes, neste caso é melhor utilizar um bom filtro de linha.
J.A.
 
lfaller,

Qual o melhor (ou menos pior) filtro de linha para 220v disponível atualmente no mercado brasileiro, o Clone F8 Plus 01087 ou CLAMPER MULTI PROTEÇÃO?
 
Acho que o Clamper
 
lfaller,

Qual o melhor (ou menos pior) filtro de linha para 220v disponível atualmente no mercado brasileiro, o Clone F8 Plus 01087 ou CLAMPER MULTI PROTEÇÃO?
Amigo, nem tem como comparar. O filtro da Clamper tem três espécies de proteção, para rede elétrica, para rede telefônica e para rede de cable.. O da Clone tem proteção somente para a rede elétrica..

Nem te como comparar, sao produtos diferentes.
 
Amigo, nem tem como comparar. O filtro da Clamper tem três espécies de proteção, para rede elétrica, para rede telefônica e para rede de cable.. O da Clone tem proteção somente para a rede elétrica..

Nem te como comparar, sao produtos diferentes.

Grande mestre, inicialmente, muito obrigado.

Minha pergunta foi bem vaga, por isso aproveito para complementar.

Não importa a diferença de preço entre eles, pois pra mim caso a proteção seja realmente melhor, o gasto a mais não é despesa, mas sim investimento.

Portanto, partindo da situação de que o filtro terá utilidade para alimentar 6 notebooks, sendo que os mesmos usarão internet por wireless, logo, analisando somente a proteção elétrica, o CLAMPER continua sendo superior?

Muito obrigado lfaller.
 
Portanto, partindo da situação de que o filtro terá utilidade para alimentar 6 notebooks, sendo que os mesmos usarão internet por wireless, logo, analisando somente a proteção elétrica, o CLAMPER continua sendo superior?

Muito obrigado lfaller.
A topologia dos filtros é mais ou menos a mesma. Desse modo resta para diferenciar detalhes construtivos e/ou de escolha dos fornecedores dos componentes de proteção.. Nessa escolha dos fornecedores a Clamper me parece melhor um pouco.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo