Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

Valeu....vou comprar uns 4 desse....

Aqui tem uns semalhantes, com lugar pra ligar fio terra separadamente, se quiser:

http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=4&f2=11&f3=0&f4=

Excelente tópico!
Apesar de não ter conhecimentos técnicos, deu pra adquirir um bom conhecimento.

Só pra finalizar meu entendimento, gostaria de saber o seguinte: com somente um filtro de linha eu poderia ligar pc, monitor, tv, sky, cabo de rede e dvd???

Abraços

Sim, desde que a tensão de saida no filtro seja igual a dos seus equipamentos pq ele não é um transformador - falo isso pra quem mora em região atendida por 220V, a maioria dos estabilizadores tb são transformadores.
 
Ifaller, e o nobreak????? ele usa o mesmo sistema ????? quando a luz cai (os surtos e piscadas ou ligadas de chuveiro) escuto ele usando a bateria pelo som q o inversor faz.
Tem problema também?
 
Ifaller, e o nobreak????? ele usa o mesmo sistema ????? quando a luz cai (os surtos e piscadas ou ligadas de chuveiro) escuto ele usando a bateria pelo som q o inversor faz.
Tem problema também?
Um nobreak comum nada mais é que um estabilizador com bateria. Ele usa um estabilizador para tentar deixar a tensão o mais perto de 115V possível (com todas as desvantagens e inutilidades de um estabilizador) e quando ele não consegue mais manter os 115V com o estabilizador ele passa a usar a energia da bateria através de um inversor que gera onda quadrada, também “prejudicial” para o equipamento.
 
IFALLER, parabéns pelo tópico, pena que eu não tenha lido antes, acabei de perder uma fonte AURORA600, usava um NOBREAK SMS NET 3+, a fonte deu um pequeno estalo e não ligou mais, agora comprei uma CORSAIR 620HX e vou comprar uma regua de proteção. Antes tarde do que nunca.
 
Tópico fera! Acaba de vez com alguns mitos e esclarece tudo o que nós que adoramos computadores precisamos saber sobre a parte elétrica!
Obrigado pelas dicas!
 
Comprei uma Corsair HX 620, e tenho um estabilizador TS Shara Millenium II N Plus Black 300VA, não é recomendável ligar a fonte nele? posso ligar ela direto na tomada que não terei riscos de sobre tensão nem baixa tensão (oscilações) queimarem ela? obrigado.
 
Comprei uma Corsair HX 620, e tenho um estabilizador TS Shara Millenium II N Plus Black 300VA, não é recomendável ligar a fonte nele? posso ligar ela direto na tomada que não terei riscos de sobre tensão nem baixa tensão (oscilações) queimarem ela? obrigado.
Para entender o que uma fonte de alimentação com PFC ativo, como essa sua HX620 faz com tensões fora do padrão, veja ai e conclua você mesmo: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Abraço...
 
Muito bom esse tópico lfaller, me tirou muitas dúvidas, já sei o que devo fazer, hehehe, obrigado e parabéns por ser prestativo e ajudar a galera a dar mais vida a seus equipamentos.
 
Muito boa a explicação, só acho que deveria haver mais objetividade e constatações reais, pois, não sou engenheiro eletricista e não tenho expertise nessa área. A explicação técnica é válida, mas os exemplos que comprovem o prejuízo causado por parte dos estabilizadores é pouco abordado e escasso.

Nos meus PC`s residenciais uso a vários anos no-break da marca APC ou SMS. No meu sistema principal, cujo fonte é parrudona (1200 W da PC Power & Cooling), uso um SMS de 2300 VA. Os demais estão ligados, cada um, num APC de 1500 VA. O único problema que tive foi de substituição da bateria, após o término de sua vida útil.

Bom, eu nunca tive uma fonte queimada e ao menos escutei esses estalos mencionados nos posts em meus no-breaks. Sei que os estalos existem, pois, já escutei no escritório e solicitrei que substituissem as ocorrências por um bom filtro de linha, conforme a recomendação feita aqui.

Eu fico realmente preocupado com as afirmações que estão feitas aqui, pois, o investimento feito em meu no-break foi superior a R$ 2000,00. Gostaria, dessa forma, que fossem relatados alguns exemplos, pois, possuo equipamentos de custo bastante elevado, apesar de a fonte ter uma garantia de 5 anos. Antes de encostar um no-break desse valor, gostaria de ter certeza que ele está sendo efetivamente e comprovadamente prejudicial para os meus investimentos. Espero a compreensão.

Outra questão. Um estabilizador tem um custo bastante inferior a de uma fonte conceituada e de alta potência. Se realmente o estabilizador é tão prejudicial assim, por que no manual da fonte não está sendo recomendado o não uso desse equipamento?
 
Última edição:
Muito boa a explicação, só acho que deveria haver mais objetividade e constatações reais, pois, não sou engenheiro eletricista e não tenho expertise nessa área. A explicação técnica é válida, mas os exemplos que comprovem o prejuízo causado por parte dos estabilizadores é pouco abordado e escasso.

Nos meus PC`s residenciais uso a vários anos no-break da marca APC ou SMS. No meu sistema principal, cujo fonte é parrudona (1200 W da PC Power & Cooling), uso um SMS de 2300 VA. Os demais estão ligados, cada um, num APC de 1500 VA. O único problema que tive foi de substituição da bateria, após o término de sua vida útil.

Bom, eu nunca tive uma fonte queimada e ao menos escutei esses estalos mencionados nos posts em meus no-breaks. Sei que os estalos existem, pois, já escutei no escritório e solicitrei que substituissem as ocorrências por um bom filtro de linha, conforme a recomendação feita aqui.

Eu fico realmente preocupado com as afirmações que estão feitas aqui, pois, o investimento feito em meu no-break foi superior a R$ 2000,00. Gostaria, dessa forma, que fossem relatados alguns exemplos, pois, possuo equipamentos de custo bastante elevado, apesar de a fonte ter uma garantia de 5 anos. Antes de encostar um no-break desse valor, gostaria de ter certeza que ele está sendo efetivamente e comprovadamente prejudicial para os meus investimentos. Espero a compreensão.

Outra questão. Um estabilizador tem um custo bastante inferior a de uma fonte conceituada e de alta potência. Se realmente o estabilizador é tão prejudicial assim, por que no manual da fonte não está sendo recomendado o não uso desse equipamento?


Não sei qual o modelo dos seus nobreaks portanto não sei o modo de operação deles, pode ser que seja um senoidal online, esse não traria problema algum para o seu equipamento, podendo gerar uma energia até melhor que a da rede elétrica.
Mas se for um nobreak normal ele pode sim prejudicar seu equipamento. Quanto? Não sabemos, ainda não temos nenhum teste que possa comprovar isso. Mas o que posso dizer é que o prejuízo é relativamente pequeno.

Sobre os estabilizadores: Começamos lembrando que estabilizadores só são usados indiscriminadamente em PCs aqui no Brasil, isso é apenas uma cultura ruim brasileira. Pode pesquisar, em outros países eles praticamente inexistem.
Porque não diz no manual das fontes? Pois a maioria das fontes boas são importadas, essas vem de um lugar onde o padrão é não usar estabilizador. As brasileiras nem manual costumam ter :eek:...
 
Muito boa a explicação, só acho que deveria haver mais objetividade e constatações reais, pois, não sou engenheiro eletricista e não tenho expertise nessa área. A explicação técnica é válida, mas os exemplos que comprovem o prejuízo causado por parte dos estabilizadores é pouco abordado e escasso.
De tanto e há tanto tempo que venho discutindo essa questão de que estabilizadores atrapalham as fontes e de tanto que as pessoas pediram finalmente redigi o porque das agressões do estabilizador às fontes. Nesse caso acho que tu estás somente fora de fase com a discussão da coisa, mais nada.. O texto foi redigido desse modo, com um pouco de tecnicismo justo por que a questão de mostrar como, de que modo o estabilizador atrapalha, exige esse linguajar...


Nos meus PC`s residenciais uso a vários anos no-break da marca APC ou SMS. No meu sistema principal, cujo fonte é parrudona (1200 W da PC Power & Cooling), uso um SMS de 2300 VA. Os demais estão ligados, cada um, num APC de 1500 VA. O único problema que tive foi de substituição da bateria, após o término de sua vida útil.
Você pode viver uma vida inteira e não ter nenhuma influência desse tipo de equipamento em sua fonte. A questão é conceitual e não pontual.. Também não leste ai porque os estabilizadores MATAM as fontes de PC, e sim atrapalham.. Usei de expressões como agressões, que não necessariamente matam as fontes mas podem encurtar a vida delas, e também não são todos os usuários que tem fontes PC Power & Cooling em suas configs...

Bom, eu nunca tive uma fonte queimada e ao menos escutei esses estalos mencionados nos posts em meus no-breaks. Sei que os estalos existem, pois, já escutei no escritório e solicitrei que substituissem as ocorrências por um bom filtro de linha, conforme a recomendação feita aqui.
O fato de não teres escutado os Tlecs do estabilizador somente prova algumas coisas:
1) A tensão ai não varia nada ou não varia muito, e desse modo a colocação de estabilizador nem sequer seria recomendada pelo mais zeloso dimensionador.. Claro, isso sem contar que nem se variasse ele não seria necessário em função da alta capacidade de trabalhar com ampla faixa de tensão de entrada das fontes de PC.
2) Se não existem Tlecs esse seu estabilizador ficará cravado em uma só tensão, não comutando jamais.. Na verdade o estabilizador está ajudando a você ter uma chave liga/desliga e a ter algumas tomadas a mais. Essas funções bem poderiam estar sendo executadas por uma extensão com chave, para se igualar ao estabilizador ai no seu site e a um supressor de surtos ou régua de proteção ou filtro de linha para prover proteção efetiva pois se seu estabilizador tem mais de ano e meio nem proteção alguma provavelmente ele terá...
Ou seja, dopaste a tua config com remédios nem sequer necessários e sem nem menos saber se doença ai tinha...
Leia: As doenças Elétricas e seus Remédios



Eu fico realmente preocupado com as afirmações que estão feitas aqui, pois, o investimento feito em meu no-break foi superior a R$ 2000,00. Gostaria, dessa forma, que fossem relatados alguns exemplos, pois, possuo equipamentos de custo bastante elevado, apesar de a fonte ter uma garantia de 5 anos. Antes de encostar um no-break desse valor, gostaria de ter certeza que ele está sendo efetivamente e comprovadamente prejudicial para os meus investimentos. Espero a compreensão.

Outra questão. Um estabilizador tem um custo bastante inferior a de uma fonte conceituada e de alta potência. Se realmente o estabilizador é tão prejudicial assim, por que no manual da fonte não está sendo recomendado o não uso desse equipamento?
Quanto ao seu no-break, cite marca e modelo que te digo se ele trabalha com senóide pura, como é a forma de onda da rede elétrica ou se ele trabalha com forma de onda retangular, como dos no-breaks mais baratos...
Ai está todo o diferencial...

Quanto a referência de estabilizadores nos manuais das fontes, o Leo já citou a razão.. Lá fora eles nem sabem o que é isso dai e muito menos que seu uso aqui no Brasil é tão intenso assim.

Abraço...
 
Uso o meu nobreak ENGETRON SEN-1500 a mais de 4 anos, alimentando 4 pcs e sistema de cameras de segurança. Nunca tive problemas, eu queria saber se existe alguma proteção extra pra descargas elétricas causadas por raios.
 
Existe sim, são protetores instalados em quadros de disjuntores e/ou na entrada elétrica da construção, nos quadros do padrão de energia ou caixas de passagem e derivação perto do ponto de entrada da fiação.

São os chamados DPS de quadros de energia - DPS - Dispositivo Protetor anti-surtos.

Eles possuem o formato de um disjuntor e são instalados de acordo com algumas especificações de sistemas de aterramento e incidência de raios na região, como região rural, urbana, construção predial, casa, presença ou não de para-raios nas proximidades ou na própria construção, arvores grandes nas proximidades, etc.

Além desses DPS's há os DPS pra linhas de sinal. TV, Telefone...
 
onde encontro barato e qual a especificação que devo usar ? aqui o consumo da minha sala é de uns 2500 W
 
Barato é relativo. E pra te passar alguma especificação e esquema de montagem, preciso dos seguintes dados por mais estranhos que possam parecer:

1 - A zona aí é Urbana densa - muito prédios em volta - urbana residencial, urbana, mas com construções bem espaçadas e muitas árvores, ou rural?

2 - Se houver prédios em volta, neles existe para-raios? Na sua construção há para-raios?

3 - Sabe me dizer qual é o esquema do aterramento aí? TT, TN-C-S ou TN-S? Exemplificando:

TT - Haste(s) aterrada(s) e fio terra direto às tomadas.
TN-C-S - Neutro aterrado no padrão ou entrada de energia ("padrão de luz"), segue ate o quadro de disjuntores e a partir dai ele e ramifica em neutro e fio terra.
TN-S - Neutro aterrado na entrada de energia e fio terra e neutro seguem separados desde esse ponto.

Não tem fio terra? Mas há um condutor neutro aterrado?

O quadro de disjuntores é do tipo "NEMA" ou "DIN". "NEMA" é aquele que os disjuntores são pretos e fixados por parafusos e linguetas, os "DIN" os disjuntores são geramente brancos e presos num trilho de encaixe. Independente disso, quantos espaços vagos há no quadro?

O consumo do local é irrelevante pra instalação de DPS's.

Por enquanto é só.
 
Última edição:
Olá galera!
COmo sempre, ótimos tópicos do lfaller!
Aqui a tensão é 220V, queria a indicação d eum filtro de linha bom, que servisse bem pra mim...
Será que ocmpensaria eu pegar um com entrada 220 e saida 110?
se pegasse esse eu poderia ligar todos os componentes do meu PC nele, como o monitor o modem e claro o proprio PC...
 
O estabilizador pode desligar o PC do nada?
Sempre que rodo alguma coisa pesada demais o estabilizador desliga, liguei o PC direto na tomada e rodou as coisas numa boa.
Estabilizador de 300VA de potência máxima.
 
Última edição:
Barato é relativo. E pra te passar alguma especificação e esquema de montagem, preciso dos seguintes dados por mais estranhos que possam parecer:

1 - A zona aí é Urbana densa - muito prédios em volta - urbana residencial, urbana, mas com construções bem espaçadas e muitas árvores, ou rural?

2 - Se houver prédios em volta, neles existe para-raios? Na sua construção há para-raios?

3 - Sabe me dizer qual é o esquema do aterramento aí? TT, TN-C-S ou TN-S? Exemplificando:

TT - Haste(s) aterrada(s) e fio terra direto às tomadas.
TN-C-S - Neutro aterrado no padrão ou entrada de energia ("padrão de luz"), segue ate o quadro de disjuntores e a partir dai ele e ramifica em neutro e fio terra.
TN-S - Neutro aterrado na entrada de energia e fio terra e neutro seguem separados desde esse ponto.

Não tem fio terra? Mas há um condutor neutro aterrado?

O quadro de disjuntores é do tipo "NEMA" ou "DIN". "NEMA" é aquele que os disjuntores são pretos e fixados por parafusos e linguetas, os "DIN" os disjuntores são geramente brancos e presos num trilho de encaixe. Independente disso, quantos espaços vagos há no quadro?

O consumo do local é irrelevante pra instalação de DPS's.

Por enquanto é só.



Area urbana com arvores.

Existe uma torre wireless a 300 metros daqui com uns 200 metros de altura com para raio


TT - Haste(s) aterrada(s) e fio terra direto às tomadas.


Meu nobreak recebe o fio terra aterrado.



tenho também duas linhas telefonicas com dois fuzíveis desse tipo:

image.asp



image.asp


que vao plugados nesse bloco terminal

image.asp


image.asp


como ligo o terra neles ? pode ser no mesmo terra da tomada do nobreak ou precisa ser separado ?


Muito obrigado !
 
O estabilizador pode desligar o PC do nada?
Sempre que rodo alguma coisa pesada demais o estabilizador desliga, liguei o PC direto na tomada e rodou as coisas numa boa.
Estabilizador de 300VA de potência máxima.
Livre-se dele, não está lhe ajudando em nada, correto??

De muito sempre digo, gaste um pouco mais na fonte, compre uma boa fonte com PFC ativo, coloque uma boa régua de proteção e jamais compre estabilizador. Terás fonte por muito tempo..

Abraço...
 
Livre-se dele, não está lhe ajudando em nada, correto??

De muito sempre digo, gaste um pouco mais na fonte, compre uma boa fonte com PFC ativo, coloque uma boa régua de proteção e jamais compre estabilizador. Terás fonte por muito tempo..

Abraço...

Minha Fonte é uma C3Tech PUF-4050s de 500W sem PFC ativo, será que devo ligar o PC direto na tomada?
Só terei dinheiro pra uma régua de proteção no dia 20 desse mês até lá não quero mais usar esse estabilizador.
Acho que não da nada ligar direto na tomada né?
 
Assim como o colega acima gostaria de saber se mesmo a fonte nao tendo pfc ativo se é melhor usar direto na tomada. Atualmente uso minha Spire 600w num estabilizador Enermax de 1000va.
 
Minha Fonte é uma C3Tech PUF-4050s de 500W sem PFC ativo, será que devo ligar o PC direto na tomada?
Só terei dinheiro pra uma régua de proteção no dia 20 desse mês até lá não quero mais usar esse estabilizador.
Acho que não da nada ligar direto na tomada né?

Esperando resposta para ligar na tomada!!!!!!!!!!!!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo