Eu comprei o Quest 3 por curiosidade e estava no Japão onde o preço para turista eram bizarro de barato. O pico 4 eu nem conhecia, estava em falta e custava quase metade de tão barato que estava. Como tenho usado so no PC acho que ele até me atenderia embora vi uns reviews que o Quest 3 no geral ainda tem uma imagem um pouco melhor. O standalone é uma ótima funcionalidade mas confesso que não uso mas reconheço que para muitos deve ser muito bom. Eu tenho pouco tempo, não jogo muito, mas baixando o preço e melhorando assim como foi esse Quest 3 espero que popularize bastante. Vai ser quase um acessório. Nessa altura eu não sei o que falta para Valve fazer de fato um HL3 ou Alyx 2 e subir o sarrafo outra vez.
Pelo que dizem os "rumores" são dois HL sendo desenvolvido, o famigerado HL3 e uma sequencia do Alyx/HL VR. Eu joguei só um pouco o ALyx, é insano como ele é leve até rodando no Steam VR, que caga a maioria dos jogos comparado em rodar ele no modo Oculus/VDXR. Terminei o Black Mesa recentemente, agora vou ver se começo o HL 2 em VR.