Realidade Virtual [+PCVR] [+META] [+MODS] [+REVIEWS]

Eu precisava testar um óculos deste. Por exemplo, quando você coloca o óculos você só vê o cenário do jogo em toda a sua volta?
É literalmente como se estivéssemos dentro do jogo?
É bem por aí sim. Tipo no Half Life Allyx, você é o protagonista, você mexe suas mãos e braços e o jogo reflete isso, ele entende até o movimento dos dedos (o controle identifica seus dedos tocando os botões, ele identifica toque e o apertar do botões). Você anda ou se abaixa e o jogo entende isso. Se tiver muito espaço disponível você pode sair andando para se movimentar no jogo, mas na maioria das vezes, devido a espaço limitado, usamos o joystick ou teleport para movimentações longas, algumas mais curtas dá para fazer "de verdade".
Mas VR é o tipo de experiência que só usando para ter a real noção.
Eu sempre achei que VR seria bobeira, até testar um psvr2, então acho que não deu 3 meses e eu comprei um quest3.

E Esses mods para o Silent Hill 3 e 4?

Não fica claro que é um mod exclusivo para vr, ele não comenta sobre e as pessoas só fala da perspectiva, mas pareceu que ele está jogando em vr, até pela capa do video também. Muito Bacana.

Eu estou esperando muito esse mod pro TARKOV. Dev disse que sai no próximo mês redondinho.

A build que esses videos abaixo estão testando eu tenho, é bem cru, mas já mostra que é possível o jogo ter tudo (6dof, motion controlers e etc).

Será insano jogar um jogo altamente tático como Tarkov em VR.

E Esses mods para o Silent Hill 3 e 4?

Não fica claro que é um mod exclusivo para vr, ele não comenta sobre e as pessoas só fala da perspectiva, mas pareceu que ele está jogando em vr, até pela capa do video também. Muito Bacana.

Não sei se tá em VR não, movimentação da câmera tá mecânica. Darei uma pesquisada

Esse discord aqui é onde o pessoal do flat2VR, grupo (que agora virou empresa) dedicado a transformar jogos flt em VR, não vi nada de silent hill por lá.

É bem por aí sim. Tipo no Half Life Allyx, você é o protagonista, você mexe suas mãos e braços e o jogo reflete isso, ele entende até o movimento dos dedos (o controle identifica seus dedos tocando os botões, ele identifica toque e o apertar do botões). Você anda ou se abaixa e o jogo entende isso. Se tiver muito espaço disponível você pode sair andando para se movimentar no jogo, mas na maioria das vezes, devido a espaço limitado, usamos o joystick ou teleport para movimentações longas, algumas mais curtas dá para fazer "de verdade".
Mas VR é o tipo de experiência que só usando para ter a real noção.
Eu sempre achei que VR seria bobeira, até testar um psvr2, então acho que não deu 3 meses e eu comprei um quest3.
Mas é possível jogar com mouse e teclado em VR?

Mas é possível jogar com mouse e teclado em VR?

Não em jogos feitos para VR, mas é possível em jogos que foram modados para VR ou tem suporte oficial, como simuladores de voo, euro/american truck simulator, doom 3 BFG, Read Dead Rendemption, Alien Isolation, GTA 5 e por ai vai....

Hoje é basicamente possível jogar qualquer jogo normal em VR, porém a maioria terá que jogar com mouse/teclado ou controle. Aqui uma lista de jogos que você tem que jogar sentado com mouse e teclado ou controle: https://github.com/RototRobot/VRMods-List/blob/gh-pages/index.md#Headtracked-only

Mas como eu disse, jogos feitos apenas para realidade virtual não tem essa opção do mouse e teclado, porém maioria aceita que você jogue sentado.

Porém, a finalidade da realidade virtual é você se SENTIR DENTRO DO JOGO tendo uma imersão absurda e para isso é recomendado jogar do jeito que o jogo foi projetado. Por exemplo, jogar jogo de tiro em pé e movimentando seu corpo, a experiência é incrível, tem hora que seu cérebro simplesmente passa a acreditar que aquela é sua realidade, especialmente se tu colocar fones de ouvido e se isolar do resto do mundo.

Realidade Virtual não é apenas uma tela na sua cara por onde você joga de maneira convencional, você ESTÁ LÁ, dentro do jogo.

Última edição:
Eu comprei um Quest 3 há uns dois meses e nunca mais joguei video-game sem ser VR, perdeu o sentido pra mim.

É uma mudança de paradigma em jogos do nível que eu não via desde que eu vi os primeiros jogos em 3D no PS1. Já tinha até perdido a esperança de algo me fazer sentir criança de novo, mas isso fez.

Comprei só pra jogar iRacing com volante e de fato tá sendo meu principal uso. É fenomenal, imersão completa e roda muito bem. Mas testei outros simuladores (Assetto Corsa, Automobilista 2, Truck Simulator) e é bem legal também. Flight Simulator até que rodar roda, mas minha GPU não dá conta de entregar um visual satisfatório não, preciso de upgrade.

Half-Life Alyx também é um espetáculo, gráficos incríveis, muito bem otimizado e atmosfera surreal.

Sei que tem muito mais coisa pra explorar em PCVR ainda, mas minha GPU tem me desanimado. Infelizmente eu percebi que requer algo bem mais parrudo que a minha RTX 2070. O que eu consegui rodar, teve que ser no mínimo e com resolução meio bosta. Mas tenho jogado um bocadinho de coisa standalone no Quest. Apesar de ser hardware de celular, a imersão é muito forte mesmo assim. O Asgard's Wrath 2 vem de graça no Quest 3 e é um puta RPG de ação, muito bom.

Eu precisava testar um óculos deste. Por exemplo, quando você coloca o óculos você só vê o cenário do jogo em toda a sua volta?
É literalmente como se estivéssemos dentro do jogo?

É exatamente isso. Vc entra no cenário do jogo em primeira pessoa e vê ele todo em sua volta, 360°, universo paralelo, com um head tracking perfeito, praticamente sem lag.

O óculos vem com dois controles pra usar um em cada mão, que têm todos os botões de um videogame normal, mas funcionam tipo controle move, o movimento físico deles é rastreado e isso faz o movimento das mãos do personagem seguir o movimento das suas mãos perfeitamente, assim como o da cabeça. Pra jogo de tiro é coisa de louco, vc mira a parada de verdade, como se estivesse lá.

O Izzy tenta mostrar o quanto a parada é insana nesse vídeo, mas não adianta, só usando pra entender.

Cara. Tenho um Meta Quest 3. Acho a oitava maravilha do mundo. Apesar de eu ter certas restrições... eu tenho muito motion sickness. Então isso obviamente é um problema para mim. Mas sou entusiasta demais desse tipo de tecnologia, por isso achei o meio do caminho entre querer vomitar e passar vontade. lol

Uma dica para quem tem o Quest 3 e quer jogar jogos do steam via wifi é o seguinte: se você tem problema em conseguir sinal com 5ghz, que é muito importante, faz o seguinte: compra um dongle de wifi com capacidade para 5ghz, coloca no usb da frente do seu PC, faz dele um hotspot e liga o seu quest 3 nesse hotspot, enquanto o seu PC fica no cabo Ethernet. Aí, você não vai mais ter problema (ou raramente vai ter).

A dica é que no PC, ligar o hotspot sempre como 5ghz pode ter um truque. No meu Windows 11, não mostrou essa opção em propriedades no dongle. Tive que escolher o padrão ieee 802.11ac, que é exclusivamente 5ghz. Então, quando comprar o dongle é interessante ver se tem esse padrão.

Cara. Tenho um Meta Quest 3. Acho a oitava maravilha do mundo. Apesar de eu ter certas restrições... eu tenho muito motion sickness. Então isso obviamente é um problema para mim. Mas sou entusiasta demais desse tipo de tecnologia, por isso achei o meio do caminho entre querer vomitar e passar vontade. lol

Uma dica para quem tem o Quest 3 e quer jogar jogos do steam via wifi é o seguinte: se você tem problema em conseguir sinal com 5ghz, que é muito importante, faz o seguinte: compra um dongle de wifi com capacidade para 5ghz, coloca no usb da frente do seu PC, faz dele um hotspot e liga o seu quest 3 nesse hotspot, enquanto o seu PC fica no cabo Ethernet. Aí, você não vai mais ter problema (ou raramente vai ter).

A dica é que no PC, ligar o hotspot sempre como 5ghz pode ter um truque. No meu Windows 11, não mostrou essa opção em propriedades no dongle. Tive que escolher o padrão ieee 802.11ac, que é exclusivamente 5ghz. Então, quando comprar o dongle é interessante ver se tem esse padrão.

Motion sickness Passa com o tempo e quanto tu mais forçar mais rápido você cria calo. Minha dica é, toma um anti enjoo tipo dramin b2 e vai jogar coisa intensa, foi assim que rapidinho curei o enjoou e hoje jogo simuladores de voo de combate por horas sem sentir nada (no início quase vomitei jogando jogo de avião)

to passando tempo nesse joguinho aqui rsrs.....é bom demais controlar os carrinhos 'vendo' lá de dentro rsrs

cabo Ethernet. Aí, você não vai mais ter problema (ou raramente vai ter

Motion sickness Passa com o tempo e quanto tu mais forçar mais rápido você cria calo. Minha dica é, toma um anti enjoo tipo dramin b2 e vai jogar coisa intensa, foi assim que rapidinho curei o enjoou e hoje jogo simuladores de voo de combate por horas sem sentir nada (no início quase vomitei jogando jogo de avião)
Obrigado pela dica, amigo.

Pô, não tinha pensado nisso. Quando jogo Wingman, tenho que jogar uma missão só, e já saio suado. lol Mas jogos como SW Squadrons já não dá tanto porque tem menos referencial no espaço do que Wingman que tem um em cima e em baixo.

Vou tentar. Valeu.

Já tentou o esquema do ventilador? Ligar o ventilador na cara enquanto joga, te ajuda também saber a direção que você está.

Eu tive 0 problemas desde o primeiro dia, usei umas 6~8 horas na primeira vez.

Esse mod pros RE... eu sempre fico impressionado quando jogo.

Resident-Evil-2-Biohazard-2-Screenshot-2024-08-29-16-32-15-87.png

Resident-Evil-2-Biohazard-2-Screenshot-2024-08-29-16-05-47-03.png

Resident-Evil-2-Biohazard-2-Screenshot-2024-08-29-15-28-54-95.png

Resident-Evil-2-Biohazard-2-Screenshot-2024-08-29-15-15-53-68.png

Já tentou o esquema do ventilador? Ligar o ventilador na cara enquanto joga, te ajuda também saber a direção que você está.

Eu tive 0 problemas desde o primeiro dia, usei umas 6~8 horas na primeira vez.
Já. Realmente melhora um pouco. :)

Eu estou esperando muito esse mod pro TARKOV. Dev disse que sai no próximo mês redondinho.

A build que esses videos abaixo estão testando eu tenho, é bem cru, mas já mostra que é possível o jogo ter tudo (6dof, motion controlers e etc).

Será insano jogar um jogo altamente tático como Tarkov em VR.

Não sei se tá em VR não, movimentação da câmera tá mecânica. Darei uma pesquisada

Esse discord aqui é onde o pessoal do flat2VR, grupo (que agora virou empresa) dedicado a transformar jogos flt em VR, não vi nada de silent hill por lá.

Sabe se tarkov teria lobby só pra VR? Vai ser insano, mas se for multi plataforma não vai dar nem pra pisar em terra direito que a kill já vem kkkkk

Sabe se tarkov teria lobby só pra VR? Vai ser insano, mas se for multi plataforma não vai dar nem pra pisar em terra direito que a kill já vem kkkkk

Será só para VR. Mas o criador tá primeiro deixando tudo redondo, então as partidas inicialmente serão apenas com bots usando o mod SPT (funciona tudo igual o jogo online porém com IA) e depois vai trabalhar no online

Quest 2 ainda dá conta?
Achei um usado por um preço acessível e estou querendo testar com wingman e star wars

Quest 2 ainda dá conta?
Achei um usado por um preço acessível e estou querendo testar com wingman e star wars

Para PCVR ainda é um ótimo aparelho, eu mesmo nem comprei o quest 3 ainda pois eu peguei de um colega pra testar com os jogos que jogo no PC e a diferença foi mínima, o fato que me impressionou são as lentes do 3 que garantem nitidez para onde você movimentar os olhos, fora isso a experiência foi parecida, segurarei no Quest 2 até o Q3 cair para pelo menos 3k.

Porém para jogar nativamente (ou seja, sem um PC, apenas no headset) eu sugiro o Quest 3 mesmo pelos avanços gráficos.

Não em jogos feitos para VR, mas é possível em jogos que foram modados para VR ou tem suporte oficial, como simuladores de voo, euro/american truck simulator, doom 3 BFG, Read Dead Rendemption, Alien Isolation, GTA 5 e por ai vai....

Hoje é basicamente possível jogar qualquer jogo normal em VR, porém a maioria terá que jogar com mouse/teclado ou controle. Aqui uma lista de jogos que você tem que jogar sentado com mouse e teclado ou controle: https://github.com/RototRobot/VRMods-List/blob/gh-pages/index.md#Headtracked-only

Mas como eu disse, jogos feitos apenas para realidade virtual não tem essa opção do mouse e teclado, porém maioria aceita que você jogue sentado.

Porém, a finalidade da realidade virtual é você se SENTIR DENTRO DO JOGO tendo uma imersão absurda e para isso é recomendado jogar do jeito que o jogo foi projetado. Por exemplo, jogar jogo de tiro em pé e movimentando seu corpo, a experiência é incrível, tem hora que seu cérebro simplesmente passa a acreditar que aquela é sua realidade, especialmente se tu colocar fones de ouvido e se isolar do resto do mundo.

Realidade Virtual não é apenas uma tela na sua cara por onde você joga de maneira convencional, você ESTÁ LÁ, dentro do jogo.
Sim entendi. Os jogos que eu gosto, série Crysis e DOOM, fui procurar adaptação para ver se já tem em VR. O Crysis 1 sim, mas os outros não.
Daí fico imaginando se o próximo Doom, Dark Ages, poderia ter uma versão em VR. Mas ele não está sendo produzido em VR.
Este próximo Doom ficaria incrível em VR entre castelos medievais!!!
Se pudesse alugar o Quest3, que parece que é um dos melhores óculos VR, eu alugaria só para ver como fica o Crysis em VR.
A série Crysis foi remasterizada, ficou muito bom, mas não foi adaptada para VR.

A idéia do VR, de realmente entrar no jogo para jogar, é excelente e poderia ser quase uma revolução nos jogos, pc e consoles.
Imagine jogar um jogaço como o Cyberpunk 2077 desta forma!! E os jogos de corrida também.

Já jogou assim:

Sim entendi. Os jogos que eu gosto, série Crysis e DOOM, fui procurar adaptação para ver se já tem em VR. O Crysis 1 sim, mas os outros não.
Daí fico imaginando se o próximo Doom, Dark Ages, poderia ter uma versão em VR. Mas ele não está sendo produzido em VR.
Este próximo Doom ficaria incrível em VR entre castelos medievais!!!
Se pudesse alugar o Quest3, que parece que é um dos melhores óculos VR, eu alugaria só para ver como fica o Crysis em VR.
A série Crysis foi remasterizada, ficou muito bom, mas não foi adaptada para VR.

A idéia do VR, de realmente entrar no jogo para jogar, é excelente e poderia ser quase uma revolução nos jogos, pc e consoles.
Imagine jogar um jogaço como o Cyberpunk 2077 desta forma!! E os jogos de corrida também.

Já jogou assim:

Mas é exatamente isso, é um "next level" gaming, assim como foi sair do 2D pro 3D em jogos. Tem jogo que é tão imersivo que você se desliga da realidade e começar a viver o jogo.

Tem mod que habilita VR no crysis.

Eu jogo simulador de voo com manche, controloles de motor e pedais e para mim é a melhor experiência gamer que já tive.

Mas o problema pode voltar, principalmente de para quem tem fotossensibilidade!
Este problema também pode ser causado se o FOV estiver fora de 90. Sabem o que é né?
Tive esse enjoo a uns anos atrás jogando Half Life 2, quase vomitei e quase capotei pra trás!!
Fui pesquisar o que foi isso na internet e ví reclamarem do FOV desse jogo quem definido em 70.
Ajustei pra 90 e nunca mais tive isso.

Este problema também pode ser causado se o FOV estiver fora de 90. Sabem o que é né?
Tive esse enjoo a uns anos atrás jogando Half Life 2, quase vomitei e quase capotei pra trás!!
Fui pesquisar o que foi isso na internet e ví reclamarem do FOV desse jogo quem definido em 70.

Sim mas no caso do motion sickness causando pelo VR é o mais comum, maioria das pessoas possuem, é o mesmo enjoo de quando você tá em um barco ou quando tentar ler algo com carro em movimento. Acontece quando seus olhos não estão em sincronia de movimento com o seu sistema de equilíbrio. Em VR as vezes seus olhos estarão vendo um movimento que não causa nenhum feedback no seu corpo (como girar 180° usando os controles e não o corpo) e com isso vem o enjoo. Com o tempo passa e não volta mais, seu cérebro se acostuma com isso.

Simuladores de voo são os piores pois existe muito movimento sem nenhum feedback no corpo (força G).

FOV nesse sentido não é uma consideração em VR, pq nele vc sempre enxerga o jogo em um FOV 1:1, então não há muito o que configurar, é totalmente natural. O que pode causar motion sickness é excesso de movimento no jogo e problemas de performance (o framerate tem que ser alto e suave).

Esse mod pros RE... eu sempre fico impressionado quando jogo.

Resident-Evil-2-Biohazard-2-Screenshot-2024-08-29-16-32-15-87.png

Resident-Evil-2-Biohazard-2-Screenshot-2024-08-29-16-05-47-03.png

Resident-Evil-2-Biohazard-2-Screenshot-2024-08-29-15-28-54-95.png

Resident-Evil-2-Biohazard-2-Screenshot-2024-08-29-15-15-53-68.png
Qual RE??

Ainda nao tentei pq achei que minha 3600 ti ia peidar. Roda?

Zerei Alxy (falo nada, 11/10). Joguei um MOD muito bom dele também que se passa nos prédio do Alxy.

Joguei o primeiro Walkind Dead por 1h só. Gostei mas deixei em stand by ainda, to conhecendo alguns jogos e testando alguns.
Joguei um pouco do Red Matter 2, Mod do Alien (muito bom, mas como ja tinha zerado o flat ha uns anos perdeu um pouco a graça).
Ontem testei o Moss II, muito bom.

Todos esses games rodam bem na minha placa, mas esse RE falaram que é pesado.
Eu fico de boa com 72hz e tenho usado wifi 6 com banda de 120mhz, vi que meu PC segura uns 350mb sem a latencia ficar acima de 50 no h264.
Ja testei no cabo pra mim achei no wifi a imagem excelente e nao volto para cabo.

Aquele que vem no Meta Quest 3 ainda nem peguei para jogar direito, só testei.

Esse do carrinho curti. Te falar que os standalone nem testei quase nada.

Users who are viewing this thread

• fljp
Voltar