[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ts_b0b
  • Data de Início Data de Início
ve se entendi, desligo wifi da hgu, ligo cabo rede para roteador ax3 pro (deixo modo ap), ligo outro cabo rede p/ swicth ( aqui ligos todos ap. via cabo) e ligo outro cabo rede do switch para o outro roteador ac1750na sala e deixo modo ap. e nesse ligo o restante aparelho e isso. uma duvida posso usar as saidas rj 45 da hgu, ai poderia tirar o swicth ligaria os ap. andar cima via cabo na hgu e no ax3 pro, ou da problema lentidao

ve se entendi, desligo wifi da hgu, ligo cabo rede para roteador ax3 pro (deixo modo ap), ligo outro cabo rede p/ swicth ( aqui ligos todos ap. via cabo) e ligo outro cabo rede do switch para o outro roteador ac1750na sala e deixo modo ap. e nesse ligo o restante aparelho e isso. uma duvida posso usar as saidas rj 45 da hgu, ai poderia tirar o swicth ligaria os ap. andar cima via cabo na hgu e no ax3 pro, ou da problema lentidao
Isso.. desse jeito todas as portas RJ45 , de todos os equipamentos (hgu, ax3 e tplink), funcionariam..
E como tudo estaria sendo roteado pelo HGU, não haveria conflito de IPs e consequentemente lentidão..

Pessoal, boa noite.

Me mudei pra um condomínio que possui um link dedicado e o mesmo é distribuído via fibra para as casas.

Foi instalado um ONU GPON padrão da huawei, e o mesmo esta ligado no meu AX6 o qual faz o login PPOE.

O problema é que passei um cabo RJ na casa e nao to conseguindo acessar internet por ele, ou seja, liguei ele no AX6 e nao consigo rede. Podem me ajudar?

Nao sei se entendi direito, mas se o Mitra já está em bridge com VLAN, nao precisa mexer em nada no seu roteador.. só discar PPPoE..

Olá, tudo bem?

Sim, entendeu perfeitamente ;).
É que troquei de roteador, e o mesmo permite configurar Vlans, além de só discar pelo pppoe.
Então queria estar e ver se realmente a configuração de Vlans funciona nele. Mas creio que pelo fato do mitra já estar com a vlan 10, mesmo em bridge, quando jogo a vlan pelo roteador ele não funciona.
Creio que ele funcionou aqui sem as vlans, só fazendo a discagem pppoe. Foi por isso que ele "funcionou" depois de desabilitar o 802.1Q tags, pois a "filtragem" da Vlan ficou a cargo do mitra.
Por isso queria saber se era normal desabilitar o 802.1Q tags (não, se tem Vlan no meio, precisa ter 802.1Q tags) para fazer ele funcionar.

Eu irei apagar a vlan do mitra, deixar ele como um conversor de sinal de fibra e ver no que dá. Será que vai funcionar? Pois essa era minha dúvida.

O que acha?

Valeus
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, boa noite.

Me mudei pra um condomínio que possui um link dedicado e o mesmo é distribuído via fibra para as casas.

Foi instalado um ONU GPON padrão da huawei, e o mesmo esta ligado no meu AX6 o qual faz o login PPOE.

O problema é que passei um cabo RJ na casa e nao to conseguindo acessar internet por ele, ou seja, liguei ele no AX6 e nao consigo rede. Podem me ajudar?

Testou o cabo e ele passou? Digo, se foi você quem crimpou ele, realizou o teste para ver se existe comunicação entre toso os 4 pares de fios?
A ONU Gpon ai está com sinal? Você tem acesso as configurações dela? Se sim, pode testar o cabo direto nela e ver se funciona.
No seu caso tem que ir sendo feito o processo de eliminação, ou seja, testar um item da sua rede por vez.

Valeus

Olá, tudo bem?

Sim, entendeu perfeitamente ;).
É que troquei de roteador, e o mesmo permite configurar Vlans, além de só discar pelo pppoe.
Então queria estar e ver se realmente a configuração de Vlans funciona nele. Mas creio que pelo fato do mitra já estar com a vlan 10, mesmo em bridge, quando jogo a vlan pelo roteador ele não funciona.
Creio que ele funcionou aqui sem as vlans, só fazendo a discagem pppoe. Foi por isso que ele "funcionou" depois de desabilitar o 802.1Q tags, pois a "filtragem" da Vlan ficou a cargo do mitra.
Por isso queria saber se era normal desabilitar o 802.1Q tags (não, se tem Vlan no meio, precisa ter 802.1Q tags) para fazer ele funcionar.

Eu irei apagar a vlan do mitra, deixar ele como um conversor de sinal de fibra e ver no que dá. Será que vai funcionar? Pois essa era minha dúvida.

O que acha?

Valeus
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Testou o cabo e ele passou? Digo, se foi você quem crimpou ele, realizou o teste para ver se existe comunicação entre toso os 4 pares de fios?
A ONU Gpon ai está com sinal? Você tem acesso as configurações dela? Se sim, pode testar o cabo direto nela e ver se funciona.
No seu caso tem que ir sendo feito o processo de eliminação, ou seja, testar um item da sua rede por vez.

Valeus
O cabo em si está ok, ja havia testado.

Tentei ligar o cado de rede em uma das conecoes do ONU GPON (huawei HG8546M), porém não consegui pq o PPOE é realizado no AX6, ou seja, da rede mas não da internet.

Tentei fazer o PPOE no Huawei ONU mas não consegui, não localizei essa opção nas configurações dele.

O cabo em si está ok, ja havia testado.

Tentei ligar o cado de rede em uma das conecoes do ONU GPON (huawei HG8546M), porém não consegui pq o PPOE é realizado no AX6, ou seja, da rede mas não da internet.

Tentei fazer o PPOE no Huawei ONU mas não consegui, não localizei essa opção nas configurações dele.

Então resumidamente, a ONU Huawei é só um conversor de sinal com alguma vlan ou sem?
O sinal chega normal no AX6?
Verifica nas configurações do AX6, se tem alguma coisa referente as portas ethernet dele?

Quem instalou a ONU ai? Foi a empresa que fornece internet ai pro condomínio?
Primeira coisa que se tem que descobrir ai, se a empresa de internet trabalha com Vlans.
Verificar se na ONU tem alguma coisa configurada de Vlans.
No caso do cabo direto na ONU indo pro computador, você teria que criar um discador pppoe no computador e ver a conexão. Isso, se a empresa ai usa pppoe pra conexão. Podem usar desde IP Fixo a outros métodos. Se souber como é feito o processo de conexão já é 50% do problema sendo resolvido.

No aguardo.

Então resumidamente, a ONU Huawei é só um conversor de sinal com alguma vlan ou sem?
O sinal chega normal no AX6?
Verifica nas configurações do AX6, se tem alguma coisa referente as portas ethernet dele?

Quem instalou a ONU ai? Foi a empresa que fornece internet ai pro condomínio?
Primeira coisa que se tem que descobrir ai, se a empresa de internet trabalha com Vlans.
Verificar se na ONU tem alguma coisa configurada de Vlans.
No caso do cabo direto na ONU indo pro computador, você teria que criar um discador pppoe no computador e ver a conexão. Isso, se a empresa ai usa pppoe pra conexão. Podem usar desde IP Fixo a outros métodos. Se souber como é feito o processo de conexão já é 50% do problema sendo resolvido.

No aguardo.
O ONU possui 4 portas lan, sendo 1 GE e 3 FE.

A conexão é feita via ppoe com login e senha (as quais eu tenho acesso).

Nas configurações do ONU não consegui fazer ppoe por ele.

Ja no AX6 não achei nada relacionado as portas ethernets dele.

O ONU possui 4 portas lan, sendo 1 GE e 3 FE.

A conexão é feita via ppoe com login e senha (as quais eu tenho acesso).

Nas configurações do ONU não consegui fazer ppoe por ele.

Ja no AX6 não achei nada relacionado as portas ethernets dele.

Peraí!

Vamos por partes.

1º Quem instalou a ONU ai? Você ou a operadora?

Pelo modelo que passou, ela não tem porta PON, que é a porta de fibra, dá uma olhada:

https://portuguese.alibaba.com/prod...wifi-hg8546m-with-2-antennas-60629671310.html

https://www.ycict.net/pt/products/huawei-hg8546m-ftth/

Tem como enviar aqui uma foto da ONU que você tem ai? Principalmente da parte de trás. Não precisa tirar os cabos.

No aguardo.

[Edit]

P.S:

Achei uma imagem que mostra a identificação com porta PON

https://pt.dhgate.com/product/5pcs-lot-wifi-router-gpon-onu-huawei-hg8546m/505393413.html

Peço desculpas

Última edição:
Peraí!

Vamos por partes.

1º Quem instalou a ONU ai? Você ou a operadora?

Pelo modelo que passou, ela não tem porta PON, que é a porta de fibra, dá uma olhada:

https://portuguese.alibaba.com/prod...wifi-hg8546m-with-2-antennas-60629671310.html

https://www.ycict.net/pt/products/huawei-hg8546m-ftth/

Tem como enviar aqui uma foto da ONU que você tem ai? Principalmente da parte de trás. Não precisa tirar os cabos.

No aguardo.

[Edit]

P.S:

Achei uma imagem que mostra a identificação com porta PON

https://pt.dhgate.com/product/5pcs-lot-wifi-router-gpon-onu-huawei-hg8546m/505393413.html

Peço desculpas
Quem instalou a ONU foi a empresa.

Ele possui porta PON, mas é na parte inferior.

No momento estou com dificuldades pra mandar imagem.

O modelo é esse aí que vc postou, mas pelo que pesquisei parece que há algumas variações.

Quem instalou a ONU foi a empresa.

Ele possui porta PON, mas é na parte inferior.

No momento estou com dificuldades pra mandar imagem.

O modelo é esse aí que vc postou, mas pelo que pesquisei parece que há algumas variações.

Olá, tudo bem?

Bem continuando.

2º Quando o pessoal da operadora terminou a instalação, estava funcionando internet nas entradas da ONT Huawei, digo, estava funcionando via cabo direto da ONT para o computador? Já estava com sinal wifi dela funcionando?

3º Você realizou algum procedimento na ONT Huawei depois que eles saíram?

4º Saberia informar, se a empresa provedora de internet contratada trabalha com Vlans? Se sim, saberia informar quais são elas?

5º Tem acesso as configurações dessa ONT, como administrador? Consegue verificar se o aparelho está em modo bridge ou router? Se trabalha com Vlans ou não? Se estiver em modo router ele vai ter login e senha para fazer pppoe, verifique se estão corretos?

6º Seu AX6 está como roteador ou AP (Acess Point = Ponto de acesso = um repetidor do sinal wifi principal e um "switcher" via cabo de rede)

Responda na ordem, pois é necessário saber o cenário que está ai, para te ajudar da melhor maneira possível.

Valeus e no aguardo.

Olá, tudo bem?

Bem continuando.

2º Quando o pessoal da operadora terminou a instalação, estava funcionando internet nas entradas da ONT Huawei, digo, estava funcionando via cabo direto da ONT para o computador? Já estava com sinal wifi dela funcionando?

3º Você realizou algum procedimento na ONT Huawei depois que eles saíram?

4º Saberia informar, se a empresa provedora de internet contratada trabalha com Vlans? Se sim, saberia informar quais são elas?

5º Tem acesso as configurações dessa ONT, como administrador? Consegue verificar se o aparelho está em modo bridge ou router? Se trabalha com Vlans ou não? Se estiver em modo router ele vai ter login e senha para fazer pppoe, verifique se estão corretos?

6º Seu AX6 está como roteador ou AP (Acess Point = Ponto de acesso = um repetidor do sinal wifi principal e um "switcher" via cabo de rede)

Responda na ordem, pois é necessário saber o cenário que está ai, para te ajudar da melhor maneira possível.

Valeus e no aguardo.
Primeiramente, obrigado pela atenção.

2) A operadora fez a instalação do ONU GPON (aparelho que eu adquiri deles, aquele Huawei que citei). E dei para eles o meu AX6 para que o mesmo fosse roteador.
Durante a instalação percebi que o procedimento ppoe foi realizado no AX6.

3 ) Não alterei nada.

4) Não sei informar.

5) Sim. Não consigo verificar, pois já fucei muito nas configurações do Huawei e não acho nada do tipo. Não aparece pra mim opções de router ou bridge nem mesmo fazer login ppoe. Entro desde as configurações básicas até as avançadas, mas não me aparece nada.

6) Entendo que ele está como router, posto que ele recebe o sinal optico convertido do gpon e ele (ax6) que faz a conexão ppoe.

Pra melhorar o panorama pra entendimento.

Moro em um condomínio de casas em que o mesmo possui um link dedicado via fibra. A empresa foi contratada para fazer o cabeamento e pedi para que colocassem o ONU e AX6 na sala do andar de cima, e pedi para passarem um cabo RJ45 para a sala de baixo, para que eu possa jogar online no meu XBOX bom mais precisão.

A casa possui 200m2 e a questão de wifi e velocidade ta muito boa, nem preciso de repetidor, o AX6 ta pegando bem em todos os cômodos. O problema surgiu agora que fui tentar fazer a conexão via cabo de rede.

A crimpagem acho que foi bem feita pois quando ligo o RJ no Huawei ele da rede, só não dá internet. Já quando ligo o RJ no AX6, nada acontece.

Concluindo, não consigo fazer PPOE no ONU Huawei, e não me aparece opções de LAN nas configurações do AX6 (isso eu entrando pelo browser no PC, que aparecem as opções mais completas).

Andei tentando colocar rede ipv6, mas ainda não tive sucesso.

Desde já agradeço atenção.

Primeiramente, obrigado pela atenção.

2) A operadora fez a instalação do ONU GPON (aparelho que eu adquiri deles, aquele Huawei que citei). E dei para eles o meu AX6 para que o mesmo fosse roteador.
Durante a instalação percebi que o procedimento ppoe foi realizado no AX6.

3 ) Não alterei nada.

4) Não sei informar.

5) Sim. Não consigo verificar, pois já fucei muito nas configurações do Huawei e não acho nada do tipo. Não aparece pra mim opções de router ou bridge nem mesmo fazer login ppoe. Entro desde as configurações básicas até as avançadas, mas não me aparece nada.

6) Entendo que ele está como router, posto que ele recebe o sinal optico convertido do gpon e ele (ax6) que faz a conexão ppoe.

Pra melhorar o panorama pra entendimento.

Moro em um condomínio de casas em que o mesmo possui um link dedicado via fibra. A empresa foi contratada para fazer o cabeamento e pedi para que colocassem o ONU e AX6 na sala do andar de cima, e pedi para passarem um cabo RJ45 para a sala de baixo, para que eu possa jogar online no meu XBOX bom mais precisão.

A casa possui 200m2 e a questão de wifi e velocidade ta muito boa, nem preciso de repetidor, o AX6 ta pegando bem em todos os cômodos. O problema surgiu agora que fui tentar fazer a conexão via cabo de rede.

A crimpagem acho que foi bem feita pois quando ligo o RJ no Huawei ele da rede, só não dá internet. Já quando ligo o RJ no AX6, nada acontece.

Concluindo, não consigo fazer PPOE no ONU Huawei, e não me aparece opções de LAN nas configurações do AX6 (isso eu entrando pelo browser no PC, que aparecem as opções mais completas).

Andei tentando colocar rede ipv6, mas ainda não tive sucesso.

Desde já agradeço atenção.

Olá, tudo bem?

Entendi.
Então, não precisa mexer na ONT por enquanto. Se o seu AX6 está fazendo discagem com o login e senha da operadora ai, então, ele está em modo router e a ONT está em bridge. Quando tiver um tempo, vê se o AX6 está fazendo a configuração da Vlan também, mas depois.

Você vai ter que ter outro cabo de testes RJ45 ai e um computador perto do roteador. Vai ter que espetar o cabo de rede no roteador e ver se tem navegação na internet em cada porta do AX6.
Com isso, vai ser possível descartar problemas nos cabos e portas. Se der navegação no computador, então, o problema pode ser no RJ45 do seu console ou no tipo de cabo usado ou nas configurações da placa de rede do console. Qual é a velocidade de internet ai?
O AX6 seria esse:

https://www.manualpdf.com.br/netgear/nighthawk-ax6/manual

O sinal wifi pelo jeito funciona ai, menos um problema.
Mas vamos supor que o AX6 esteja em AP, mesmo assim, ele teria que ter internet nas portas Ethernet (RJ45). No modo router a mesma coisa, a não ser, que ele esteja fazendo a "discagem" da Vlan ai também, e o seu provedor use uma vlan para internet, outra pra tv e outra pra telefone. Nesse caso, pode ser que algumas portas do AX6 estejam reservadas pra tv e telefone, entendeu.
Ai, só vendo nas configurações dele.

Agora é com você, pra ir testar as portas do AX6 direto em um computador, de preferência com outro cabo RJ45. Atente ao cabo de rede, pois se for uma internet de 100mb pra cima, tem que ser cabo CAT5E ou CAT6 pra cima, que suportam velocidades gigalan.

No aguardo. Valeus

Olá, tudo bem?

Entendi.
Então, não precisa mexer na ONT por enquanto. Se o seu AX6 está fazendo discagem com o login e senha da operadora ai, então, ele está em modo router e a ONT está em bridge. Quando tiver um tempo, vê se o AX6 está fazendo a configuração da Vlan também, mas depois.

Você vai ter que ter outro cabo de testes RJ45 ai e um computador perto do roteador. Vai ter que espetar o cabo de rede no roteador e ver se tem navegação na internet em cada porta do AX6.
Com isso, vai ser possível descartar problemas nos cabos e portas. Se der navegação no computador, então, o problema pode ser no RJ45 do seu console ou no tipo de cabo usado ou nas configurações da placa de rede do console. Qual é a velocidade de internet ai?
O AX6 seria esse:

https://www.manualpdf.com.br/netgear/nighthawk-ax6/manual

O sinal wifi pelo jeito funciona ai, menos um problema.
Mas vamos supor que o AX6 esteja em AP, mesmo assim, ele teria que ter internet nas portas Ethernet (RJ45). No modo router a mesma coisa, a não ser, que ele esteja fazendo a "discagem" da Vlan ai também, e o seu provedor use uma vlan para internet, outra pra tv e outra pra telefone. Nesse caso, pode ser que algumas portas do AX6 estejam reservadas pra tv e telefone, entendeu.
Ai, só vendo nas configurações dele.

Agora é com você, pra ir testar as portas do AX6 direto em um computador, de preferência com outro cabo RJ45. Atente ao cabo de rede, pois se for uma internet de 100mb pra cima, tem que ser cabo CAT5E ou CAT6 pra cima, que suportam velocidades gigalan.

No aguardo. Valeus
No Caso o É o Xiaomi Redmi AX6.

O mais estranho é isso. Já testei com outros cabos e funcionou OK.
O Cabo RJ45 é CAT5E. É como se o AX6 não reconhecesse ele, eu espeto mas não acontece nada. Quando espeto esse RJ45 no ONU o xbox reconhece normalmente (da rede mas não da internet, pois ela vem do AX6 e não do ONU Huawei).

Espetei outros cabos no AX6 e no Notebook, as vezes funciona a rede internet e as vezes não funciona. Ainda não consegui entender esse mistério.

No Caso o É o Xiaomi Redmi AX6.

O mais estranho é isso. Já testei com outros cabos e funcionou OK.
O Cabo RJ45 é CAT5E. É como se o AX6 não reconhecesse ele, eu espeto mas não acontece nada. Quando espeto esse RJ45 no ONU o xbox reconhece normalmente (da rede mas não da internet, pois ela vem do AX6 e não do ONU Huawei).

Espetei outros cabos no AX6 e no Notebook, as vezes funciona a rede internet e as vezes não funciona. Ainda não consegui entender esse mistério.

Olá, tudo bem?

Preciso que você faça alguns testes ai, para ir te ajudando, caso contrário, fica impossível continuar.
Vamos lá!

1º Espete o cabo que está tentando ligar no console (xbox) e espete uma ponta na ONT e a outra na porta de rede rj45 do notebook. Abra um navegador e veja se navega. Se navegar, ao fazer esses passos, mostra que a ONT está em router.

2º Se não funcionar o passo 1. Tenta isso.
Com o cano ainda espetado no notebook e na ONT. Crie um discador pppoe no seu sistema operacional. Como você tem o login e senha, não vai ser problema. Tem vários tutoriais que ensinam a fazer isso em sistemas operacionais. A ideia aqui é testar e ver a ONT está em bridge.

Pois bem, feito esses dois testes simples, retorne aqui e relate qual foi que funcionou.
Sem saber ao certo como está a ONT fica impossível continuar a te ajudar.

No aguardo.

Pessoal, boa noite.

Tô com um problema aqui em casa. Recentemente assinei um plano de 350 MEGA e quando vou fazer a medição no PC via cabo, só bate 200/250. O técnico veio aqui em casa e ao conectar o notebook dele no meu roteador, a velocidade no note dele passou dos 380/390 (que seria o normal). Meu PC é um pouco antigo, será que isso é problema da placa de rede? Caso ela não fosse Gigabit eu não conseguiria nem os 200 megas, correto?

Pelo Wi-Fi 5GHz eu também só consigo 200/240 de download.

Alguém teria uma dica de como solucionar isso?

Pessoal, boa noite.

Tô com um problema aqui em casa. Recentemente assinei um plano de 350 MEGA e quando vou fazer a medição no PC via cabo, só bate 200/250. O técnico veio aqui em casa e ao conectar o notebook dele no meu roteador, a velocidade no note dele passou dos 380/390 (que seria o normal). Meu PC é um pouco antigo, será que isso é problema da placa de rede? Caso ela não fosse Gigabit eu não conseguiria nem os 200 megas, correto?

Pelo Wi-Fi 5GHz eu também só consigo 200/240 de download.

Alguém teria uma dica de como solucionar isso?
Sim, se sua placa não fosse gigabit sua velocidade nao passaria de 95mbps.
Provavelmente é alguma configuração no driver da placa de rede. Veja exatamente qual é o modelo da sua placa de rede e procure na internet meios de maximizar a velocidade..

Sobre o Wifi talvez seja possível usando uma larura de banda maior, como 80MHz em 5Ghz. É preciso saber também se o cliente suporta essa banda..

Bom dia. Alguém já fez downgrade no Redmi AX6?

Onde posso encontrar versões anteriores de firmwares dos roteador da xiaomi? AX3600, AX5, AX6, etc. Alguém sabe?

estou com este problema: uso cabo no pc, e várias vezes por dia perde a conexão, fica o status de cabo removido, daí eu tiro e coloco novamente e volta ao normal. oq pode ser? cabo ruim? placa de rede? roteador?

Alguém saberia me esclarecer esse "mistério"?
Sou usuário da banda-larga da claro, plano 50Mb no HFC, utilizo o modem HGB10r-02 em Bridge e como roteador um Archer C6 V2 US, após passar pelo famoso problema da perda de conectividade no 2.4Ghz que é era crônico nesse roteador, resolvido em Fevereiro utilizando a firmware beta (onde é possível desativar o OneMesh) disponibilizada pela Tp-Link no fórum gringo e em Junho liberada para o público geral.
Semana passada com a chegada da firmware OpenWRT em versão final para o modelo, resolvi instalar, até ai tranquilo, e misteriosamente essa também resolve o problema de que sempre que tentava assistir um vídeo no Youtube pelo celular Redmi 9a utilizando um fone bluetooth da Philips, a conexão com a internet na rede 2.4Ghz única disponível em tal celular ficava tão lenta, oque tornava impossível sua utilização.
Sei que o bluetooth também utiliza frequencia de 2.4Ghz, mas como pode uma simples firmware contornar essa interferência?
* obs: Com meu roteador antigo um Tenda AC11 passava pelo mesmo problema.

Desde já agradeço o tempo disponibilizado para responder uma mera curiosidade, obrigado!

Pessoal, desde semana passada minha internet está uma droga, tenho plano de 500mb, 500/500, só que ontem ficou uma desgraça só. Não conseguia abrir nenhum site, ficava carregando eternamente, ainda consegui fazer um teste no speedtest, o upload sequer dava 5mb, isso eu tendo 500mb.

Cheguei do serviço e a internet estava igual, fiquei possesso, arranquei o cabo da fibra da onu, dei-lhe uma porrada 🤣 sério mesmo, fiquei putasso :limo:

Arrancava cabo, botava cabo, isso tanto o da fibra, rede, força e nada da maldita funcionar direito, upload continuava na casa dos 2~3mb. Ai resolvi resetar a infeliz da onu: resultado, bugou :bwahaha::bwahaha::bwahaha:

O que tava ruim ficou pior, se tivesse um martelo perto eu tinha destruído essa merda, mas ela voltou a funcionar, o mas estranho é que ficou 100% agora, as taxas estão nos padrões, tudo funcionando sem problemas até o presente momento. Entrei em contato putasso antes com o provedor, pediram meus dados para enviarem o técnico para verificar, me disseram que pelo sintoma poderia ser atenuação no cabo da fibra.

O que seria isso? Pesquisei um pouco e um dos possíveis sintomas pode ser sujeira. Será que na hora que eu dei um tapa na onu pode ter removido a sujeira próxima ao conector da fibra e isso ter normalizado a conexão ou isso não tem nada a ver, talvez seria o software da onu que estaria com algum bug e o reset resolveu?

Pessoal,

eu acabei de cabear a minha casa toda com CAT6, mas estou com uma pulga atrás da orelha de que os módulos de tomada são CAT5, o que impede usar todo o potencial do cabo CAT6. O modulo é assim e só vem escrito "CAT":

D_NQ_NP_941928-MLB46635458576_072021-O.webp

Como meu contrato de internet ainda é menor que 100mbps, não consigo ver se há gargalo via internet. Existe alguma forma de diagnosticar se há este gargalo do modulo? MInha pesquisa só retornou este software: LANBench. Será um software confiável?

Rapaziada

Tem algum equipamento disponível no mercado hoje que tenha função de watchdog e faca hard reboot nos equipamentos de rede?
Meu mikrotik faz, mas preciso de algo a mais. Quando ele não consegue mais pingar um IP (configurável), ou quando o próprio monitoramento de hardware dele detecta algo incomum, ele se "auto reboota".

Só que os equipamentos da vivo não tem isso, e se eles travarem por qualquer motivo seria necessário estar fisicamente no local para reiniciá-los.

Pelo o que vi, até existem algumas soluções, mas nenhuma disponível no BR.

SpSFlvH.png

Users who are viewing this thread

Voltar