[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ts_b0b
  • Data de Início Data de Início
Estão todos conectados entre si via cabo, nenhum conectado via wi-fi =/ Por isso to achando estranho. Não vi sobre a versão de software mas posso dar uma olhada quando chegar em casa. Ele estava cogitando até comprar um roteador só pro quarto dele, mas não acho que seja a solução ideal, visto que antes funcionava normalmente quando tínhamos apenas o roteador do provedor, que também ficava no sótão lá de casa. Ele fica dizendo que antes funcionava bem só com 1, e agora que temos 3 está horrível huahuah o que realmente é bem estranho, mas não acho que seja problema do sinal.
As redes 2.4 e 5.0 GHz são unificadas, será que pela posição do quarto dele os dispositivos estão tendo algum problema pra alternar automaticamente entre essas redes?

Bem vindo a essa BOSTA que são esses huawei, estou migrando minha rede de AX3 + AX2S para AX3000T justamente por esses problemas.

1 - Da forma que está usando vc criou um duplo NAT, seu roteador do provedor faz uma rede (NAT1) e seus AX2S fazem a segunda rede (NAT2), o que já vai te causar muito desses problemas de roteamento como o firetv não funcionar, uma pagina levar 5 segundos pra começar a carregar, etc.

2 - Quando usava essas duas bostas em MESH por cabo, o AX2S ficava com a rede lan reiniciando de tempos em tempos e causava mais problemas ainda com streamings.

Primeiro, volte o roteador do provedor pra rotear a sua rede ou deixe em bridge e um dos lix...huawei como router.

Os demais AX2S você deixa em modo AP, vai perder acesso a eles até porque nesse modo não permitem nem alterar o IP da lan, só vai conseguir acessar quando estiver conectado nele por cabo ou wifi diretamente dele.
Nesse modo eles não fazem mesh, então você tera 3 redes wifi separadas, não vai fazer roaming automático mas vai resolver os problemas de roteamento.

Se puder, devolve essas bombas e pega uns tplinks, ou qualquer outra coisa que preste.

Pessoal,

Uso o OpenWRT e não consigo acessar o IP da ONT (192.168.15.1) que está em bridge em uma rede diferente... no outro roteador que eu usava eu lembro que criei uma rota estática e consegui resolver isso... no openwrt até vi lá a opção de criar rota estática, mas não consegui fazer.

Alguém sabe como fazer?

Obrigado.

Abs,

Pessoal,

Uso o OpenWRT e não consigo acessar o IP da ONT (192.168.15.1) que está em bridge em uma rede diferente... no outro roteador que eu usava eu lembro que criei uma rota estática e consegui resolver isso... no openwrt até vi lá a opção de criar rota estática, mas não consegui fazer.

Alguém sabe como fazer?

Obrigado.

Abs,

No passado existia isso de criar rotas mascaradas no Openwrt para acessar o modem em bridge mas hoje basta você criar uma interface estática (no seu caso pode ser usado o IP estático 192.168.15.2) apontando o firewall para a WAN (ir em Network, Interfaces e clicar em Add new interfaces). No exemplo abaixo foi criada uma interface "modem" para acessar o modem 192.168.15.1 em bridge (em Device selecione qual é o dispositivo que está ligado o modem).

Última edição:
No passado existia isso de criar rotas mascaradas no Openwrt para acessar o modem em bridge mas hoje basta você criar uma interface estática (no seu caso pode ser usado o IP estático 192.168.15.2) apontando o firewall para a WAN (ir em Network, Interfaces e clicar em Add new interfaces). No exemplo abaixo foi criada uma interface "modem" para acessar o modem 192.168.15.1 em bridge (em Device selecione qual é o dispositivo que está ligado o modem).

Muito obrigado, funcionou.

Bom dia a todos! Pessoal, será que vcs podem me auxiliar em algo? Segunda agora mudei de provedor, meu plano é de 800/400 mas estou recebendo 1gb nas duas vias. Aqui eles instalaram a ont da zyxel, modelo px3321-t1, no modo router, fazendo pppoe.

Eles me passaram o usuário e senha admin dela, pra configurar como eu quiser, como o usuário e senha pppoe. Meu objetivo era alterar o px3321-t1 para bridge e usar o EX511 em router, para ele fazer a conexão pppoe.

Mas a conexão não sobe no ex511 quando altero o px3321-t1 para bridge, meu provedor usa vlan, setei ela no ex511, pois ele tem opção para isso, até clonei o mac do px3321-t1 no ex511 e nada da conexão pppoe subir.

Eu ia comprar uma vsol V2802RH ou V2801SG, mas fiquei receoso de não dá certo, pelo fato de o ex511 não subir conexão pppoe, o que seria que meu provedor faz que a conexão pppoe não funciona em outro roteador, mesmo o px3321-t1 está em bridge? Será que ela faz o controle pelo gpon id do px3321-t1? Se for, a vsol V2801SG/V2802RH funcionaria, pois nela tem opção para setar esses dados, teve até um usuário no tópico de troca de onu/ont que conseguiu trocar o px3321-t1 pela vsol V2801SG, ele apenas setou nela o gpon id do px3321-t1 e vlan, aí conseguiu a conexão pppoe subir sem problemas.

O que vcs acham que acontece no meu caso? Porque mesmo mudando o px3321-t1 para bridge não consigo conexão pppoe em outros roteadores? Agradeço demais se vcs puderem me ajudar e entender e como resolver isso, pois poderia entrar em contato com meu provedor exigindo solução para isso, mas gostaria de entender o que ocorre, para poder argumentar bem com eles sobre o assunto.

Bom dia a todos! Pessoal, será que vcs podem me auxiliar em algo? Segunda agora mudei de provedor, meu plano é de 800/400 mas estou recebendo 1gb nas duas vias. Aqui eles instalaram a ont da zyxel, modelo px3321-t1, no modo router, fazendo pppoe.

Eles me passaram o usuário e senha admin dela, pra configurar como eu quiser, como o usuário e senha pppoe. Meu objetivo era alterar o px3321-t1 para bridge e usar o EX511 em router, para ele fazer a conexão pppoe.

Mas a conexão não sobe no ex511 quando altero o px3321-t1 para bridge, meu provedor usa vlan, setei ela no ex511, pois ele tem opção para isso, até clonei o mac do px3321-t1 no ex511 e nada da conexão pppoe subir.

Eu ia comprar uma vsol V2802RH ou V2801SG, mas fiquei receoso de não dá certo, pelo fato de o ex511 não subir conexão pppoe, o que seria que meu provedor faz que a conexão pppoe não funciona em outro roteador, mesmo o px3321-t1 está em bridge? Será que ela faz o controle pelo gpon id do px3321-t1? Se for, a vsol V2801SG/V2802RH funcionaria, pois nela tem opção para setar esses dados, teve até um usuário no tópico de troca de onu/ont que conseguiu trocar o px3321-t1 pela vsol V2801SG, ele apenas setou nela o gpon id do px3321-t1 e vlan, aí conseguiu a conexão pppoe subir sem problemas.

O que vcs acham que acontece no meu caso? Porque mesmo mudando o px3321-t1 para bridge não consigo conexão pppoe em outros roteadores? Agradeço demais se vcs puderem me ajudar e entender e como resolver isso, pois poderia entrar em contato com meu provedor exigindo solução para isso, mas gostaria de entender o que ocorre, para poder argumentar bem com eles sobre o assunto.

Só pra checar: você chegou a tentar o mais simples, que seria não configurar nada de VLAN tagging no EX511? É bem comum bridges que já abstraem o 802.1Q na WAN pro cliente.

Só pra checar: você chegou a tentar o mais simples, que seria não configurar nada de VLAN tagging no EX511? É bem comum bridges que já abstraem o 802.1Q na WAN pro cliente.
Tentei sem setar a vlan no ex511, mas mesmo assim a conexão pppoe não subiu nele. Até o ac68u que tenho também não subiu a conexão pppoe, ele não tem suporte a vlan no firmware nativo.

Meu provedor aceitou meu pedido de substituição da ont deles por uma onu, assim agora é meu roteador pessoal que faz a conexão pppoe. Só que eles tem um sistema esquisito: para o roteador do cliente ter sucesso no pppoe, eles precisam "vincular" o roteador no sistema deles, aí é liberado a conexão pppoe, achei bizarro isso, pois me limita, só podendo usar o roteador vinculado.

Pelo menos me avisaram que sempre que quiser trocar por outro roteador, é só entrar em contato que o suporte vincula o novo, mas acho isso chato e é aqui que queria ajuda de vcs. Como faço para descobrir qual dado do meu roteador eles estão utilizando para vincular na olt deles? Será o mac, sn do roteador? Que dado será que a onu ler e repassa a eles? Se for mac, depois vou tentar conectar no ex511, pra ver se sobe o pppoe nele, vou clonar o mac do ac68u v3, pois preferi usar ele como principal e o ex511 como ap, ele fica responsável pelo wifi, tanto que desligo o wifi do ac38u.

Última edição:
Alguém sabe me dizer se tem algum filtro de adblock / adguard e afins para bloquear isso aqui?

Tá aparendo embaixo de alguns resultados da pesquisa do Google, eu odeio entrar no site traduzido, se eu pesquisei em inglês é porquê quero o resultado em inglês.

VKnUwTv.png

Alguém sabe me dizer se tem algum filtro de adblock / adguard e afins para bloquear isso aqui?

Tá aparendo embaixo de alguns resultados da pesquisa do Google, eu odeio entrar no site traduzido, se eu pesquisei em inglês é porquê quero o resultado em inglês.

VKnUwTv.png
Provavelmente já é algum filtro e/ou ajuste no próprio navegador que está causando isso.

Aqui no máximo aparece aquela visão geral criada por IA antes dos resultados (que dependendo do tema é uma mão na roda) mas os resultados em si ficam no idioma original, assim como os sites.

VKnUwTv.png
A principal pergunta, qual seu navegador? Isso é coisa dele.

Firefox.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Provavelmente já é algum filtro e/ou ajuste no próprio navegador que está causando isso.

Aqui no máximo aparece aquela visão geral criada por IA antes dos resultados (que dependendo do tema é uma mão na roda) mas os resultados em si ficam no idioma original, assim como os sites.

Pelo que pesquisei na internet isso é um "teste / estudo do google.

Firefox.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo que pesquisei na internet isso é um "teste / estudo do google.
Deve dar para desativar isso nas opções avançadas ou deve ter algum recurso de beta que está ativado.

Deve dar para desativar isso nas opções avançadas ou deve ter algum recurso de beta que está ativado.

Tá complicado, horrível isso. Alguns resultados são traduzidos automaticamente e tenho que ficar desativando isso.

Não é o Firefox pois no Edge também acontece isso.

A Google vai conseguir me fazer migrar pro Bing, não respeitam a escolha de idioma do usuário, te inscrevem na merda de um teste sem te perguntar e sem te dar opção de sair.

Janela normal (logado no google), Janela privada (sem login)

OBLCfaw.jpeg

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar