[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ts_b0b
  • Data de Início Data de Início
Não cheguei a fazer teste de ping ou traceroute pois como a internet não estava funcionando pra tudo e eu estava precisando naquele momento, acabei revertendo e deixando pra tentar novamente hoje. Eu deveria ter aplicado um DNS diferente antes de colocar a ONT em bridge? Curiosamente a claro veio agora de manhã fazer a troca do meu equipamento por um ZTE wifi 6, que eu tinha solicitado já há algum tempo. Aparentemente ele é bem mais comum de achar material na internet, o que facilitou um pouco.

Relacionado ao CGNAT, devo fazer alguma coisa? Pois notei que a maioria dos clientes de grandes provedores estão com isso por conta da falta IPs. É correto meu roteador ficar com essa faixa de IP 100.84? Como vou conseguir acessá-lo? Pois mesmo colocando o gateway gerado por ele, não consegui acessar mais.

* Devo adicionar algum IP no DMZ? Pois vi que alguns usam o DMZ ao colocar os equipamentos em bridge.
* Preciso desligar o DHCP da ONT, ou não é necessário?

Assim que eu reunir essas informações vou tentar novamente, agora com a nova ONT.
Não precisa configurar um DNS específico. Fica a seu critério.
Com relação ao CGNAT, a desvantagem de não ter um IPV4 público é que você não consegue abrir portas de comunicação externa, por exemplo, ter acesso externo a câmeras de segurança na sua residência.
Quando se configura o modo bridge na ONT, o DHCP dela é desligado por padrão. Quando a ONT está em modo bridge, você acessa ela pelo endereço 192.168.1.100. E este endereço 100.84 que você mencionou é o endereço da porta WAN do seu roteador, certo?

Não precisa configurar um DNS específico. Fica a seu critério.
Com relação ao CGNAT, a desvantagem de não ter um IPV4 público é que você não consegue abrir portas de comunicação externa, por exemplo, ter acesso externo a câmeras de segurança na sua residência.
Quando se configura o modo bridge na ONT, o DHCP dela é desligado por padrão. Quando a ONT está em modo bridge, você acessa ela pelo endereço 192.168.1.100. E este endereço 100.84 que você mencionou é o endereço da porta WAN do seu roteador, certo?

Essa faixa de ip estava no meu smartphone conectado no wifi do roteador. E eu não estava conseguindo conectar tanto na ONT quando no roteador, se me lembro bem. Referente ao DNS, Então o roteador puxa o DNS da claro, igual a ONT, correto? Se essa faixa de IP aparecer no roteador, o que devo fazer?

Essa faixa de ip estava no meu smartphone conectado no wifi do roteador. E eu não estava conseguindo conectar tanto na ONT quando no roteador, se me lembro bem. Referente ao DNS, Então o roteador puxa o DNS da claro, igual a ONT, correto? Se essa faixa de IP aparecer no roteador, o que devo fazer?
Deve ter alguma coisa configura errada no seu roteador pois normalmente os IPs que ele atribui a rede interna é 192.168....
Poste as configurações que você fez no seu roteador (print das telas).

Deve ter alguma coisa configura errada no seu roteador pois normalmente os IPs que ele atribui a rede interna é 192.168....
Poste as configurações que você fez no seu roteador (print das telas).

Também não entendi. A firmware do meu roteador, xiaomi AX3000T, é em chinês, tenho que traduzir a página para fazer alterações, o que até aí é tranquilo. Só que não consegui encontrar a função bridge, pelo menos não explicitamente. A única que parecia ser o modo bridge é essa que anexei na imagem. Pois traz as configurações da ONT de forma diferente, mas posso estar enganado.

* A primeira opção da imagem (que está marcada), é a de roteador padrão, a segunda é repetidor, por isso acredito que a terceira seja o modo bridge. Pelo menos foi o que sobrou... kkk.

dS4trOb.jpg

Também não entendi. A firmware do meu roteador, xiaomi AX3000T, é em chinês, tenho que traduzir a página para fazer alterações, o que até aí é tranquilo. Só que não consegui encontrar a função bridge, pelo menos não explicitamente. A única que parecia ser o modo bridge é essa que anexei na imagem. Pois traz as configurações da ONT de forma diferente, mas posso estar enganado.

* A primeira opção da imagem (que está marcada), é a de roteador padrão, a segunda é repetidor, por isso acredito que a terceira seja o modo bridge. Pelo menos foi o que sobrou... kkk.

dS4trOb.jpg
O primeiro modo é modo roteador. O segundo é AP Wifi e o terceiro é AP sem fio..

Galera, podem me indicar, por favor, alguma solução simples e gratuita para acessar os arquivos do meu HD fora de casa (Windows, nada de Linux, por favor).

Eu sei que consigo fazer isso pelo Team Viewer ou o Anydesk, ai selecionaria o arquivo que preciso e consigo mandar para o celular, mas tem alguma forma mais simples de simplesmente acessar como se estivesse na rede interna e acessar pelo CX Explorer, por exemplo?

Valeu!

Galera, podem me indicar, por favor, alguma solução simples e gratuita para acessar os arquivos do meu HD fora de casa (Windows, nada de Linux, por favor).

Eu sei que consigo fazer isso pelo Team Viewer ou o Anydesk, ai selecionaria o arquivo que preciso e consigo mandar para o celular, mas tem alguma forma mais simples de simplesmente acessar como se estivesse na rede interna e acessar pelo CX Explorer, por exemplo?

Valeu!
ja tentou ver VPN? verifica qual recurso seu roteador tem

Como que faz pra configurar VPN no AX1800?
Nord não tem tutorial pra xiaomi, queria acessar catalogo gringo, mas pras Smart obrigatoriamente precisa configurar no router.

Alguém tem recomendação de uma boa empresa de cabeamento de rede em Fortaleza? Não conheço nenhuma, vim morar aqui em janeiro.

Quero fazer uma rede doméstica digna de enterprise level, pelo menos na qualidade em si, com equipamentos da linha UniFi da Ubiquiti, e gostaria de fazer o cabeamento interno das parede com cabos estruturados, não com cabos trançados, para ter maior longevidade e eu não precisar mexer quase nunca, mas já ter nível de qualidade adequado para 10Gbps (apesar de que pretendo utilizar equipamentos 2,5Gbps, por conta do preço), quem sabe até com Cat 6A, mas Cat6, a princípio. Pretendo montar um rack com patch panel e tudo certinho para ficar bonito, perfeito e fácil de mexer.

Alguém aqui entende de SFP+ 10gb? Eu coloquei duas placas 10gb, meu switch tb é 10gb, to transferindo arquivos entre NVMEs rápidos e to limitado a 380mb/s mais ou menos... Não sei o que pode estar limitando tanto a velocidade.... Alguma ideia?
são arquivos fragmentados ou grande? pode ser limitação de cpu...

Alguém aqui entende de SFP+ 10gb? Eu coloquei duas placas 10gb, meu switch tb é 10gb, to transferindo arquivos entre NVMEs rápidos e to limitado a 380mb/s mais ou menos... Não sei o que pode estar limitando tanto a velocidade.... Alguma ideia?
Como é o diagrama da sua rede? Especialmente as conexões 10Gbps.

To usando duas Intel X520-DA1, cabos com SFP+ de 10GB e ligo no meu switch BDCOM S5700-8ET4X que reporta tudo ok, em 10gb e nos Windows tb.

Admito que não entendo NADA do que posso fazer com esse switch, pois não tenho conhecimento tão avançado assim, mas ele é bem brabo! Será que tem alguma configuração que deveria fazer nele?

To usando duas Intel X520-DA1, cabos com SFP+ de 10GB e ligo no meu switch BDCOM S5700-8ET4X que reporta tudo ok, em 10gb e nos Windows tb.

Admito que não entendo NADA do que posso fazer com esse switch, pois não tenho conhecimento tão avançado assim, mas ele é bem brabo! Será que tem alguma configuração que deveria fazer nele?
Não vejo motivo para preocupação, assim como conexões rápidas com a internet o intuito da coisa toda é justamente ter banda suficiente para não precisar mais se preocupar com isso.

Provavelmente o cache dos discos está limitando, faça testes com iperf e similares (link) e também com múltiplos dispositivos copiando simultaneamente.

é um arquivo grande que to usando pra teste. As duas cpus ficam dormindo durante a transferência... Um 14700f e um 5700X3D. Não creio qeu sejam o limitador...

Meu palpite é que você está batendo no limite do que os NICs conseguem transferir usando MTU L3 padrão de 1500 bytes.

Sugiro que proceda com cuidado e experimente usar Jumbo Frames somente na sua LAN e somente nas pontas e nos segmentos em que você necessita de 10 Gbps. E tome alguns cuidados:
  1. Busque configurar um mesmo MTU que seja compatível com todos os dispositivos que usarão Jumbo Frames (por exemplo, se todos suportarem um MTU L3 de 9000 bytes ou um MTU L2 de 9014 bytes, configure este mesmo valor em todos os dispositivos, mesmo que alguns suportem valores maiores).
  2. Continue com MTU menor ou igual a 1500 bytes na sua borda para a internet.
  3. Certifique-se de que seus dispositivos utilizando Jumbo Frames conseguem fazer Path MTU Discovery com a internet (Teste com IPv4 e teste com IPv6).
  4. Fique atento para eventuais problemas no acesso a internet caso estes dispotivos não lidem bem com a transição entre diferentes MTUs.

Edit:
Passar no teste de Path MTU Discovery com a internet não é exatamente um requisito (inclusive deve falhar em IPv4 caso você seja cliente residencial da Vivo), dado que neste caso este processo se daria entre seus dispositivos na sua LAN, mas serve como um teste simples. Se os dispositivos conseguirem fazer Path MTU Discovery com a internet, certamente conseguirão fazê-lo na sua LAN também.

Última edição:
Não vejo motivo para preocupação, assim como conexões rápidas com a internet o intuito da coisa toda é justamente ter banda suficiente para não precisar mais se preocupar com isso.

Provavelmente o cache dos discos está limitando, faça testes com iperf e similares (link) e também com múltiplos dispositivos copiando simultaneamente.
Não é exatamente preocupação a palavra, mas "perda de grana"... Investi alto nessas paradas pra ter uma rede super rapida e acabei ficando um pouco a cima da 2,5gb que tinha antes...

Meu palpite é que você está batendo no limite do que os NICs conseguem transferir usando MTU L3 padrão de 1500 bytes.

Sugiro que proceda com cuidado e experimente usar Jumbo Frames somente na sua LAN e somente nas pontas e nos segmentos em que você necessita de 10 Gbps. E tome alguns cuidados:
  1. Busque configurar um mesmo MTU que seja compatível com todos os dispositivos que usarão Jumbo Frames (por exemplo, se todos suportarem um MTU L3 de 9000 bytes ou um MTU L2 de 9014 bytes, configure este mesmo valor em todos os dispositivos, mesmo que alguns suportem valores maiores).
  2. Continue com MTU menor ou igual a 1500 bytes na sua borda para a internet.
  3. Certifique-se de que seus dispositivos utilizando Jumbo Frames conseguem fazer Path MTU Discovery com a internet (Teste com IPv4 e teste com IPv6).
  4. Fique atento para eventuais problemas no acesso a internet caso estes dispotivos não lidem bem com a transição entre diferentes MTUs.
Opa.... Isso foi beeem a cima do meu pouco conhecimento.... Com muito custo eu até achei uma area com esse valor de mtu, mas acho que seja pra tudo... alterar isso pode queimar algo?

Opa.... Isso foi beeem a cima do meu pouco conhecimento.... Com muito custo eu até achei uma area com esse valor de mtu, mas acho que seja pra tudo... alterar isso pode queimar algo?

Não, não vai queimar nada. Bem tranquilo. Apenas vai alterar o tamanho máximo dos pacotes que o switch aceitará encaminhar (provavelmente ele ajuste o tamanho alocado internamente de seus buffers).

Creio que você precisaria ajustar aí no switch e também nas interfaces de rede dos dispositivos que usam 10 Gbps (PC, laptop, NAS, etc).

Não, não vai queimar nada. Bem tranquilo. Apenas vai alterar o tamanho máximo dos pacotes que o switch aceitará encaminhar (provavelmente ele ajuste o tamanho alocado internamente de seus buffers).

Creio que você precisaria ajustar aí no switch e também nas interfaces de rede dos dispositivos que usam 10 Gbps (PC, laptop, NAS, etc).
Mexi no treco, coloquei 9016 em tudo e.... aumentou de 380 pra 400mb/s de transferência....
No gerenciador de tarefas a rede continua "travada" em 3,5GB quando transfiro um arquivo.
Tanto de um lado quanto pro outro...
Mas, aparentemente tá um pouco mais estável nessa velocidade....

De qualquer forma é uma diferença grande pra 10gb, como deveria ser...

Última edição:
Mexi no treco, coloquei 9016 em tudo e.... aumentou de 380 pra 400mb/s de transferência....
No gerenciador de tarefas a rede continua "travada" em 3,5GB quando transfiro um arquivo.
Tanto de um lado quanto pro outro...
Mas, aparentemente tá um pouco mais estável nessa velocidade....

De qualquer forma é uma diferença grande pra 10gb, como deveria ser...

Hmmmm. Você está transferindo arquivos de um PC Windows para outro PC Windows usando o File Explorer? Se sim, alguns outros fatores precisam ser levados em consideração neste caso (e aqui já fugimos do escopo de redes).
  1. O File Explorer do Windows é single-threaded.
  2. A partir do Windows 11 24H2, SMB signing parece ser usado por padrão, e isso deve consumir um pouquinho mais de CPU (mas não está claro para mim se esta tarefa consome tempo de CPU da mesma thread da transferência ou se ela consegue ser atribuída a thread(s) separada(s)).
  3. Os gráficos de CPU da sua captura de tela podem, sim, sugerir que você está atingindo o limite da CPU, porém com a thread da transferência pulando de CPU em CPU (e daí dando a impressão de que há poder de fogo sobrando ainda - até há, mas não para a transferência de arquivos sendo feita pelo File Explorer).
Sugiro que você teste a transferência usando uma ferramenta melhor.

Este artigo abaixo resume bem muitos pontos que devem ser levados em consideração, e inclusive sugere a ferramenta robocopy:

Slow SMB files transfer speed
https://learn.microsoft.com/en-us/troubleshoot/windows-server/networking/slow-smb-file-transfer

Citando algumas partes importantes do artigo:

SMB signing and SMB encryption are known to slow down SMB transfers.

SMB signing will be required by default in Windows 11, version 24H2 (preview) and Windows Server 2025 (preview).

File Explorer (the Windows file manager) performs single-threaded copies and uses buffered input/output (I/O) transfers.

File Explorer is convenient for basic use, but lacks the performance optimizations of robocopy that certain tasks require.

Hmmmm. Você está transferindo arquivos de um PC Windows para outro PC Windows usando o File Explorer? Se sim, alguns outros fatores precisam ser levados em consideração neste caso (e aqui já fugimos do escopo de redes).
  1. O File Explorer do Windows é single-threaded.
  2. A partir do Windows 11 24H2, SMB signing parece ser usado por padrão, e isso deve consumir um pouquinho mais de CPU (mas não está claro para mim se esta tarefa consome tempo de CPU da mesma thread da transferência ou se ela consegue ser atribuída a thread(s) separada(s)).
  3. Os gráficos de CPU da sua captura de tela podem, sim, sugerir que você está atingindo o limite da CPU, porém com a thread da transferência pulando de CPU em CPU (e daí dando a impressão de que há poder de fogo sobrando ainda - até há, mas não para a transferência de arquivos sendo feita pelo File Explorer).
Sugiro que você teste a transferência usando uma ferramenta melhor.

Este artigo abaixo resume bem muitos pontos que devem ser levados em consideração, e inclusive sugere a ferramenta robocopy:

Slow SMB files transfer speed
https://learn.microsoft.com/en-us/troubleshoot/windows-server/networking/slow-smb-file-transfer

Citando algumas partes importantes do artigo:
Um tanto quanto complexo esse Robocopy... Tem algum outro meio, com GUI, mais simples de se usar, que não tenha os problemas do Explorer, que você recomenda?

Não conheço soluções desse gênero, então não sei recomendar nenhuma em particular.

Numa googleada rápida, me parece que "TeraCopy" e "FastCopy" são softwares populares que podem servir o propósito, mas devem existir vários outros ainda (quiçá melhores).

Aí é uma questão de você pesquisar, testar e avaliar o que achar melhor.

Imagino que qualquer solução mais avançada que o File Explorer já deva mostrar alguma diferença na velocidade (e talvez trazer à luz algum outro gargalo? Tomara que não).

Users who are viewing this thread

Voltar