[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

Pessoal, bom dia. Tô de mudança pra um apê novo (84m2) e queria a opinião de vcs, sobre minha escolha de equipamentos (e disposição dos mesmos) fazer sentido pra minha necessidade.

A planta do apê é essa abaixo, os pontos amarelos seriam um AX6 na sala e um AX5 na suíte (cômodo 1). Cômodo 3 vai ser um escritório e cômodo 2 o quarto da minha filha (criança pequena, a princípio nem TV vai ter).

Esses 2 aparelhos tão bem escolhidos? O posicionamento dos mesmos tá correto? Agradeço a ajuda.

planta-internet.png
 
Pessoal, bom dia. Tô de mudança pra um apê novo (84m2) e queria a opinião de vcs, sobre minha escolha de equipamentos (e disposição dos mesmos) fazer sentido pra minha necessidade.

A planta do apê é essa abaixo, os pontos amarelos seriam um AX6 na sala e um AX5 na suíte (cômodo 1). Cômodo 3 vai ser um escritório e cômodo 2 o quarto da minha filha (criança pequena, a princípio nem TV vai ter).

Esses 2 aparelhos tão bem escolhidos? O posicionamento dos mesmos tá correto? Agradeço a ajuda.

planta-internet.png
Eu acho que dependendo da velocidade que você tem, nem será preciso um AX5..
Eu tinha esse plano de usar dois AX6 no sobrado que moro de 150m², mas apenas um centralizado no andar de cima já permite que os 200mbps sejam atingidos em quase todos os comodos.

No seu desenho, o AX5 ficará muito próximo do AX6, e vai perder seu propósito.. O melhor seria cada um prover sinal para locais distintos.
Se a conexão entre os dois for por Wifi, o melhor resultado será se os dois tiverem com vista entre si, sem paredes ou obstáculos atrapalhando o sinal, com um no canto da sasla e outro na ponta do corredor.

ScreenShot703.png
 
Boa tarde pessoal,

Estou dando andamento no upgrade na rede de internet da empresa em que trabalho.

Dados:
- Preciso conectar em torno 15 aparelhos no 1º andar e 25 no 2º andar, tudo no wifi
- Temos um link de 250Mbps da Claro, vamos passar pra 600Mbps e usar o modem em Bridge
- A distancia do modem da Claro até onde vai ficar o AP no 2ª andar é de aproximadamente 30~35m

Estou pensando em 3 opções:

1ª opção:

- UniFi Dream Machine Pro + 2x Access Point nanoHD + Cabos CAT6 Furukawa

Essa opção tá girando na casa dos R$4.300. Eu colocaria o Dream Machine Pro e um AP no 1º andar junto com o modem da Claro e o outro AP no 2º. Eles dariam conta dos aparelhos ligados a eles via wi-fi? Um possível problema que eu vejo, é que o único jeito de passar o cabo de rede do 1º pro 2º é por fora do prédio,ai o cabo ficaria exposto a sol e chuva. Pensando a longo prazo, eu não acho legal, o que vocês pensam? Em termos de cobertura é tranquilo, o TP Link Archer C6 atual já dá conta, imagino que os Ubiquiti também vão dar.

2ª opção:

- Colocar um outro link da Claro no 2º andar e criar uma rede exclusiva

Pensei em usar dois Xiaomi AX600, um pro primeiro andar e outro pro segundo, será que ele daria conta de 15 e 25 equipamentos, respectivamente? Qual vocês recomendariam?

3º opção:

- Manter um link só igual na opção 1, mas porém com equipamentos mais baratos

Eu sei que a Ubiquiti é a melhor, mas o pessoal daqui tá pedindo um outro orçamento mais barato para avaliação, nesse caso, qual seria a melhor alternativa a Ubiquiti?


OBS: Não tem setor de TI nem nada, é uma empresa recente e em expansão. Eu que cuido dessa parte lá porque tô mais por dentro das tecnologias, mas não é minha função na empresa. :haha:


Desde já agradeço.

Vlw!
 
Boa tarde pessoal,

Estou dando andamento no upgrade na rede de internet da empresa em que trabalho.

Dados:
- Preciso conectar em torno 15 aparelhos no 1º andar e 25 no 2º andar, tudo no wifi
- Temos um link de 250Mbps da Claro, vamos passar pra 600Mbps e usar o modem em Bridge
- A distancia do modem da Claro até onde vai ficar o AP no 2ª andar é de aproximadamente 30~35m

Estou pensando em 3 opções:

1ª opção:

- UniFi Dream Machine Pro + 2x Access Point nanoHD + Cabos CAT6 Furukawa

Essa opção tá girando na casa dos R$4.300. Eu colocaria o Dream Machine Pro e um AP no 1º andar junto com o modem da Claro e o outro AP no 2º. Eles dariam conta dos aparelhos ligados a eles via wi-fi? Um possível problema que eu vejo, é que o único jeito de passar o cabo de rede do 1º pro 2º é por fora do prédio,ai o cabo ficaria exposto a sol e chuva. Pensando a longo prazo, eu não acho legal, o que vocês pensam? Em termos de cobertura é tranquilo, o TP Link Archer C6 atual já dá conta, imagino que os Ubiquiti também vão dar.

2ª opção:

- Colocar um outro link da Claro no 2º andar e criar uma rede exclusiva

Pensei em usar dois Xiaomi AX600, um pro primeiro andar e outro pro segundo, será que ele daria conta de 15 e 25 equipamentos, respectivamente? Qual vocês recomendariam?

3º opção:

- Manter um link só igual na opção 1, mas porém com equipamentos mais baratos

Eu sei que a Ubiquiti é a melhor, mas o pessoal daqui tá pedindo um outro orçamento mais barato para avaliação, nesse caso, qual seria a melhor alternativa a Ubiquiti?


OBS: Não tem setor de TI nem nada, é uma empresa recente e em expansão. Eu que cuido dessa parte lá porque tô mais por dentro das tecnologias, mas não é minha função na empresa. :haha:


Desde já agradeço.

Vlw!
2 ax6 em mesh
 
Bom dia pessoal
Tem como fazer controle parental, não sei se é assim que chama no AX6 em modo repetidor?
Pois queria desligar a internet do PC e Celular do menu filho em um determinado horário.
O meu tá nessa opção de configuração
Modo de funcionamento do relé com fio (estender a rede existente)
 
Tô pensando em criar um novo projeto de distribuição de cabeamento de internet e TV em casa, aí fui pesquisar caixas VDI, porque são tão caras? A atual que eu uso não é focado em internet e TV, e sim disjuntores elétricos, mas lá fica tudo desorganizado. Com o preço que custa uma, eu compro um Switch que eu tô pensando em colocar dentro também.
Aí fica a dúvida, um Switch dentro de uma caixa dessas, não tem problema de aquecer não?
 
Boa Tarde pessoal, comprei o Huawei AX3 WS7200 e o Huawei WS5800.
Consegui fazer a rede mesh deixado o WS5800 como principal e o AX3 como secundário.
Mas eu precisava que o AX3 fosse o primários e os WS5800 os secundários..

Alguem ai tem alguma dica de como fazer sem ser por cabo ?
 
Galera, tô me mudando de cidade e agora vem o desafio de escolher um novo provedor. Aqui tem alguns provedores que definem contrato de 1 ano (e se quiser cancelar tem que pagar multa), e tem tbm os provedores que não determinam multa. E assim, assinar simplesmente um contrato e ter que ficar pagando multa caso não goste do plano é foda.

O que vocês botam na balança antes de escolher algum plano?
 
Galera, tô me mudando de cidade e agora vem o desafio de escolher um novo provedor. Aqui tem alguns provedores que definem contrato de 1 ano (e se quiser cancelar tem que pagar multa), e tem tbm os provedores que não determinam multa. E assim, assinar simplesmente um contrato e ter que ficar pagando multa caso não goste do plano é foda.

O que vocês botam na balança antes de escolher algum plano?
Velocidade e estabilidade pra mim são as coisas mais importantes, mas cada um tem sua necessidade..
Pra quem joga, um provedor com boas rotas vale mais que velocidade em si..
Para quem mexe com investimento, a menor latencia vale mais que estabilidade 24hr/dia..

Quanto a multa, é normal.. Dessa forma o custo/mes fica mais em conta quando há uma fidelidade a ser feita.

Mas é importante lembrar que segundo o artigo 49 do CDC, para qualquer compra feita remota por telefone ou internet (inclusive assinatura de algum plano) há 7 dias de arrependimento onde é possível desistir do contrato sem custos.
 
Pessoal tava querendo testar o load balance do meu roteador asus mas não estou entendo essa configuração aqui:



Eu queria usar o máximo das duas conexões
 
Galera, não sei se aqui é o melhor lugar para postar, mas vamos lá.

Hoje liguei na meu provedor (TCF Telecom) para questionar sobre IPv6. A atendente me informou que no momento da instalação, o IPv6 já fica liberado para o cliente.

Uso um modem aqui (tal de Shoreline) em bridge e um Asus AC86U com Merlin 386.2_6.

Fui até as opções de IPv6 e tentei ativar tanto colocando o tipo de Conexão como Native quanto Passtrough.

Em Native ele puxou automaticamente alguns endereços de IPv6, porém quando uso sites de teste (https://ipv6-test.com/ ou https://test-ipv6.com/index.html.pt_BR) ele retorna que eu não tenho acesso ao IPv6. Realizei comandos de ping para www.uol.com.br e www.google.com.br e também nem sinal do IPv6.

No Windows, nas configurações de Rede eu já ativei o IPv6. No Chrome marquei aquela opção para que o site me pergunte sobre minha localização. Enfim, não funciona!

No Passtrough nem no roteador aparece nenhuma informação sobre IPv6, apenas no Native.

Alguém sabe me dizer onde pode estar o erro?


Consegui! Reativei algumas opções aqui no windows e foi.
 
Última edição:
Pessoal boa noite
Venho tendo problemas em abri apps de banco pelo celular usando o wifi do AX6.
Todos apps de banco não querem abrir.
Tem alguma coisa que pode ser feita?
O Modem da NET está em router, pois preciso das portas Lan dele.
 
Pessoal comprei um TV box na intenção de usar ele via Wifi, mas o sinal na sala (2 cômodos depois de onde está o roteador) está muito fraco.

Uso um TP-Link Archer C2

Qual seria a melhor opção no meu caso?

1 - Repetidor sinal wifi
2 - Trocar roteador para um melhor
3 - Investir numa rede mesh
4 - Passar cabo

Seja qual fora a opção, agradeço se já puderem indicar um modelo também.
 
Pessoal comprei um TV box na intenção de usar ele via Wifi, mas o sinal na sala (2 cômodos depois de onde está o roteador) está muito fraco.

Uso um TP-Link Archer C2

Qual seria a melhor opção no meu caso?

1 - Repetidor sinal wifi
2 - Trocar roteador para um melhor
3 - Investir numa rede mesh
4 - Passar cabo

Seja qual fora a opção, agradeço se já puderem indicar um modelo também.
Duas paredes o sinal pode degradar bastante, ainda mais se tiver móveis ou parede de alvenaria com estrutura metálica..
Passar cabo acho que é a solução mais barata e efetiva..

Repetidor eu não acho legal, pois ele costuma repassar o sinal fraco dependendo de onde for instalado..

Mesh também precisa ter cuidado. Se os pontos não estiverem posicionado, vão repetir o sinal fraco..

Um roteador mais forte, como os novos AX podem te atender, mas vai precisar de um investimento maior..
Se não me engano o AX6 estava R$322 para novos usuários no Aliexpress usando o cupom brnew37.. Uso um desse e consigo algo em torno de 200mbps depois de duas paredes.
 
Boa noite pessoal, eu tenho internet da net claro com o modem Arris TG862 bridge + D-link DIR-615, esses dias resolvi ativar o IPV6 do roteador e percebi que em alguns momentos do dia o wifi cai e volta, mas isso faz eu cair das partidas dos jogos online e tbm de reuniões por video chamada. Eu ativei o IPV6 no modo SLAAC/DHCPv6, devo ativar em outro modo? E outra coisa, vcs recomendam eu comprar um roteador bom para garantir a velocidade e estabilidade do wifi?
Não sei ainda a causa desse cai e volta é realmente do IPV6, ainda não experimentei resetar o modem e o roteador, to esperando o final de semana
 
Galera o ONT Huawei EG845V5 tem como por em modo bridge? No Wan configuration quando clico na conexão aparece pra trocar só os dados da conexão PPPOE, será que só vai aparecer as outras opções wan mode se resetar?
 
Pessoal tava querendo testar o load balance do meu roteador asus mas não estou entendo essa configuração aqui:



Eu queria usar o máximo das duas conexões

Conseguiu fazer o load balance no asus? To querendo pegar 2 internet e usar as duas ao mesmo tempo rs
 
Rodei o MTU Path e achei dois pontos que fiquei na dúvida :

1) MTUs diferentes para rede IPV4 e IPV6. É possível definir MTUs diferentes?
2) Ele está me indicando um MTU de 1464 na rede IPV4, mas no router está selecionado 1492 (uso conexão IPV6). O que eu devo definir na prática aqui?


****************************************************************************************************************************
C:\>mtupath.exe www.google.com

MTU path scan to www.google.com (2800:3f0:4001:80f::2004), ttl=64, limit=48
# 16 processing - best MSS 1444 (estimated MTU 1492) [uUUUUuUuuUuUUUuu]
# 01 nearest minimum MTU on local interface

#1 MSS IN RANGE 1 <== 1443 ==> 1444
#2 MSS EXCEEDED 1445 <== 14939 ==> 16384


C:\>mtupath.exe -4 www.google.com

MTU path scan to www.google.com (172.217.162.100), ttl=64, limit=48
# 16 processing - best MSS 1464 (estimated MTU 1492) [p****p*pp*pp*ppp]
# 01 nearest minimum MTU on local interface

#1 MSS IN RANGE 1 <== 1463 ==> 1464
#2 SCAN TIMEOUT 1465 <== 14919 ==> 16384

[WARNING] PMTU blackhole found in path from this host to 192.168.0.1
****************************************************************************************************************************
 
Olá a todos, estou com uma dúvida aqui, depois de testar algumas configurações.

Fui testar aqui e coloquei o roteador para pegar vlan da internet (vlan 10/0). Mas a opções de vlan ficam dentro da "sessão" de iptv/vlan.
De acordo com o manual do roteador, basta escolher a opção "custom" e setar a primeira vlan de internet normal, no caso é 10/0 (Vivo Fibra). As de tv e telefone, de acordo com o manual, basta jogar qualquer número aleatório. Na parte "802.1Q Tag", no manual estava marcado. As portas rj45 eram pra jogar todas para "Internet", já que não preciso de vlan de tv nem telefone.
Mas não estava conectando nada, simplesmente não ia, o roteador não discava, mas algo nas vlans não deixava ele conectar.
Foi só desabilitar a parte 802.1Q Tag que já funcionou (desmarcar o quadrado).

Ai a primeira dúvida.
Não era pra deixar a opção 802.1Q Tag marcada? Ou como não uso vlan de tv e nem telefone, não preciso dessa opção e ela estava "empacando" a configuração? Achei que as configurações de Vlan ficariam junto com as opções de configuração da conexão, mas ficam junto com as de IPTV.

Um link de como é mais ou menos (muda pouca coisa, mais voltada ao layout):

https://www.tp-link.com/br/support/faq/1585/
https://www.tp-link.com/br/support/faq/1538/

O roteador (HGU) é um mitrastar, que está em bridge. Quando ele entra em bridge ele cria uma vlan 10/0, mas que não disca (bridge). Estou pensando em apagar essa Vlan que o mitrastar cria e ver no que dá? Fica marcado também nesse em HGU em bridge algo sobre IGMP, apago/desmarco também nesse caso?

Resumindo, a HGU está em bridge, ela mesmo cria uma vlan bridge de valores 10 / 0 e não disca. Qualquer máquina que eu ligo nela, usando pppoe vai de boa. mas só no roteador, deu problema por causa das configurações dele com Vlan.

Se puderem me dar uma luz sobre isso que ocorreu, eu agradeceria muito, pois agora fiquei confuso.

Valeus
 
Olá a todos, estou com uma dúvida aqui, depois de testar algumas configurações.

Fui testar aqui e coloquei o roteador para pegar vlan da internet (vlan 10/0). Mas a opções de vlan ficam dentro da "sessão" de iptv/vlan.
De acordo com o manual do roteador, basta escolher a opção "custom" e setar a primeira vlan de internet normal, no caso é 10/0 (Vivo Fibra). As de tv e telefone, de acordo com o manual, basta jogar qualquer número aleatório. Na parte "802.1Q Tag", no manual estava marcado. As portas rj45 eram pra jogar todas para "Internet", já que não preciso de vlan de tv nem telefone.
Mas não estava conectando nada, simplesmente não ia, o roteador não discava, mas algo nas vlans não deixava ele conectar.
Foi só desabilitar a parte 802.1Q Tag que já funcionou (desmarcar o quadrado).

Ai a primeira dúvida.
Não era pra deixar a opção 802.1Q Tag marcada? Ou como não uso vlan de tv e nem telefone, não preciso dessa opção e ela estava "empacando" a configuração? Achei que as configurações de Vlan ficariam junto com as opções de configuração da conexão, mas ficam junto com as de IPTV.

Um link de como é mais ou menos (muda pouca coisa, mais voltada ao layout):

https://www.tp-link.com/br/support/faq/1585/
https://www.tp-link.com/br/support/faq/1538/

O roteador (HGU) é um mitrastar, que está em bridge. Quando ele entra em bridge ele cria uma vlan 10/0, mas que não disca (bridge). Estou pensando em apagar essa Vlan que o mitrastar cria e ver no que dá? Fica marcado também nesse em HGU em bridge algo sobre IGMP, apago/desmarco também nesse caso?

Resumindo, a HGU está em bridge, ela mesmo cria uma vlan bridge de valores 10 / 0 e não disca. Qualquer máquina que eu ligo nela, usando pppoe vai de boa. mas só no roteador, deu problema por causa das configurações dele com Vlan.

Se puderem me dar uma luz sobre isso que ocorreu, eu agradeceria muito, pois agora fiquei confuso.

Valeus
Nao sei se entendi direito, mas se o Mitra já está em bridge com VLAN, nao precisa mexer em nada no seu roteador.. só discar PPPoE..
 
Bom dia, gostaria da ajuda de vcs , pois infelizmente meu conhecimento e nulo neste assunto, olha q já vi vários vídeo e não consigo. Meu cenário hoje possuo vivo fibra 300mb IP FIXO e telefone, sem tv instalada hgu mitrastar gpt-2541gnac-n1 no quarto parte cima casa(sobrado), comprei roteador AX3 Pro, swicth Tp link TL-SG108 gostaria deixar junto roteador pois tenho 06 dispositivos cabeados andar cima, no andar baixo tenho um cabo rj45 indo sala pro roteador tp link AC 1750, ligando via cabo tv box, dvr e tv, porem ta dando conflito e internet ta uma bosta to com duas redes wifi andar cima e embaixo, desde já agradeço Obgdo. obs. tanto o AX3 PRO como swicth ta 02 meses parados nao me aventurei ainda instala-los
 
Bom dia, gostaria da ajuda de vcs , pois infelizmente meu conhecimento e nulo neste assunto, olha q já vi vários vídeo e não consigo. Meu cenário hoje possuo vivo fibra 300mb IP FIXO e telefone, sem tv instalada hgu mitrastar gpt-2541gnac-n1 no quarto parte cima casa(sobrado), comprei roteador AX3 Pro, swicth Tp link TL-SG108 gostaria deixar junto roteador pois tenho 06 dispositivos cabeados andar cima, no andar baixo tenho um cabo rj45 indo sala pro roteador tp link AC 1750, ligando via cabo tv box, dvr e tv, porem ta dando conflito e internet ta uma bosta to com duas redes wifi andar cima e embaixo, desde já agradeço Obgdo. obs. tanto o AX3 PRO como swicth ta 02 meses parados nao me aventurei ainda instala-los
Se ligar o ax3 no modo Router, vc vai acabar com 3 redes separadas e independentes.. a chance de dar conflito é imensa.. além de não conseguir comunicação direta com as outras redes, se estiverem no mesmo range de IP o conflito é quase certo.
A forma mais simples de resolver esses problemas é deixando todos os roteadores em modo AP, desligando o Wifi do Mitra..
Assim todo o roteamento será feito pelo Mitra e o TPlink/Huawei só farão as vezes do rádio Wifi e switch em ambos os andares..

Se quiser, pode tentar deixar todos os roteadores com o mesmo SSID/senha para criar um único Wifi.. mas por não fazerem Mesh, é provável que o roaming (estar no andar de cima com um Wifi mais forte e o dispositivo se manter conectado no Wifi de baixo) não funcione direito.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo