• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

ONT da operadora fica em um extremo da casa (No último cômodo), o sinal Wi-Fi não consegue cobrir toda a casa e não tenho a possibilidade de colocar a ONT e nem outro roteador me um ponto central da casa.
Aí não existe mágica..
Perceba nessa figura que vc esta jogando fora quase 3/4 do sinal..
Estava pensando em colocar a ONT em bridge e instalar um Archer C80 ou AX10 aqui... Vocês acham que ele consegue cobrir a casa toda?
O alcance praticamente não vai mudar com um roteador novo nessa posição.. A não ser que o roteador da sua operadora seja muito fraco (vc nao informou qual é) e o AX10 e C80 possuem potencias médias (~400mW). Mesmo roteadores mais fortes, como o AX73, irão elevar o alcance em uns 20~30% comparados ao AX10/C80

E mais: Para 600mbps, rede Mesh (deco M4, M5, X20) só vai funcionar se os pontos forem cabeados. Se for usar por Wifi, vai limitar a velocidade para uns 100~300mbps.

Resumindo: Se quiser ter alcance e boa velocidade em toda a casa, vai precisar usar cabos de rede. Se não quiser passa cabos, talvez um M4 por Wifi possa atender, mas não muito além dos 300mbps.
Vc pode tentar usar usar sistemas 3-band de rede Mesh (com uma banda exclusiva de comunicação entre os pontos) como o X90, mas se o sinal tiver que atravessar uma parede, sua velocidade deve ficar em torno de uns 450mbps..
 
O C80 ou o AX10 dariam conta do recado, ou o ideal seria distribuir uns 2 roteadores MESH na casa? (Gastaria mais que o dobro)
OBS: Um adendo, minha conexão é de 600/300 (Acho que é relevante pra escolher o roteador né? Tenho em médias entre 8~12 dispositivos conectados, desde celulares, computador, notebooks, dispositivos inteligentes, TV, tablet, etc).

Caso algum desses roteadores sejam suficientes, qual seria o melhor?
Como comentou do C80 posso passar minha experiencia. Tinha um C80 centralizado no meu apartamento, que tem uns 120m2 e é mais comprido. Eu tinha pontos de sombra em um dos quartos e sinal fraco em locais como cozinha (azulejo é um vilão).
O que fiz foi pegar mais um C80 e colocar em mesh os dois via ethernet. Deixei cada um deles em uma extremidade do apartamento e agora tenho otimo nivel de sinal 5ghz em todo apartamento. Quanto a dispositivos tenho em média 16 e a banda da minha internet é 600M.
 
Pessoal,

Fiz uma besteira e comprei um Mikrotik AX2 e um AC3, acabei devolvendo o AC3 e fiz a compra do AX3, acho que chega amanha.
Estive refletindo, e como o AX2 tem uma área de cobertura menor, vou colocar ele na área externa de casa e manter o AX3 dentro de casa.

Porém o AX3 irá ficar deslocado em um extremo da casa e o AX2 em outro extremo.

- O AX3 irá receber os dois links de internet e fazer o balanceamento de carga
- Toda a casa é cabeada e um switch gigabit irá centralizar as conexoes de rede
- O AX2 irá ficar na churrasqueira e será cabeado e controlado pelo AX3 via CAPsMAN
- Irei usar algumas portas do AX2 para conectar algo via cabo eventualmente

VJlosXS.png
 
Pessoal,

Chegou o AX3, já refiz toda a configuração.
Primeiras impressões é que realmente ele tem uma excelente cobertura, porém ainda vou precisar do AX2.

Estou com dúvidas quanto a configuração de DoH, segui o link abaixo:

Parece que está tudo okay, porém no https://1.1.1.1/help ainda diz que o DOH não está ativo.

Alguém já fez esta configuração? Um ponto é que o dynamic-servers estão ainda setados para o Google, pq vem do modem da operadora e não consigo alterar.

admin@MikroTik] > /ip dns print
servers:
dynamic-servers: 8.8.8.8,8.8.4.4
use-doh-server: https://cloudflare-dns.com/dns-query


Será que este poderá ser o problema?
 
Ontem fiz os passos abaixo e nada do DoH funcionar =D

DHCP Client, "Interface" e desmarcar "Use Peer DNS".
- Desta maneira o DNS vindo do meu modem da operadora não será utilizado.

Um outro ponto sugerido é bloquear no firewall, DNS requests para a WAN:

/ip firewall nat add chain=dstnat action=redirect protocol=tcp dst-port=53
/ip firewall nat add chain=dstnat action=redirect protocol=udp dst-port=53
 
Pessoal,

Chegou o AX3, já refiz toda a configuração.
Primeiras impressões é que realmente ele tem uma excelente cobertura, porém ainda vou precisar do AX2.

Estou com dúvidas quanto a configuração de DoH, segui o link abaixo:

Parece que está tudo okay, porém no https://1.1.1.1/help ainda diz que o DOH não está ativo.

Alguém já fez esta configuração? Um ponto é que o dynamic-servers estão ainda setados para o Google, pq vem do modem da operadora e não consigo alterar.

admin@MikroTik] > /ip dns print
servers:
dynamic-servers: 8.8.8.8,8.8.4.4
use-doh-server: https://cloudflare-dns.com/dns-query


Será que este poderá ser o problema?

Ontem fiz os passos abaixo e nada do DoH funcionar =D

DHCP Client, "Interface" e desmarcar "Use Peer DNS".
- Desta maneira o DNS vindo do meu modem da operadora não será utilizado.

Um outro ponto sugerido é bloquear no firewall, DNS requests para a WAN:

/ip firewall nat add chain=dstnat action=redirect protocol=tcp dst-port=53
/ip firewall nat add chain=dstnat action=redirect protocol=udp dst-port=53

Primeiramente, não, não tem problema usar os servidores DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4 juntamente com o DoH da Cloudflare. O DNS "cru" só é usado pra resolver o domínio cloudflare-dns.com, e o resto aí é feito usando DoH, e os servidores DNS do Google (assim como qualquer outro, basicamente) cumprem esse papel inicial tranquilamente.

Sobre o problema, já deu uma olhada nos logs? Não tem nenhuma pista lá do problema? A implementação de DoH da MikroTik até possui logs razoáveis (acusa quando ultrapassa os concurrent queries, acusa quando dá erro ao estabelecer conexão ou realizar consulta e também acusa quando não consegue validar o certificado, por exemplo).

Agora uma pergunta besta (só pra garantir - vai que...): você está anunciando o roteador como servidor DNS pros clientes via DHCP (no caso de IPv4) e via Router Advertisement ou DHCPv6 Stateless/Stateful (no caso de IPv6, caso use IPv6), certo? Os clientes devem ver algo assim:

Yue8qp4.png


Experimentei configurar aqui o DoH e deu certo, a princípio:

RiitU3B.png


Primeiro eu instalei o certificado raiz (que assina um certificado intermediário, que daí assina o certificado da Cloudflare):

Código:
/tool fetch check-certificate=no dst-path=DigiCertGlobalRootG2.crt.pem mode=https url="https://cacerts.digicert.com/DigiCertGlobalRootG2.crt.pem"
/certificate import file-name=DigiCertGlobalRootG2.crt.pem
/file remove DigiCertGlobalRootG2.crt.pem

Aí depois configurei o DNS com DoH em si:

Código:
/ip dns set allow-remote-requests=yes servers=1.1.1.1,1.0.0.1 use-doh-server=https://cloudflare-dns.com/dns-query verify-doh-cert=yes

Sobre as regras de NAT que você mostrou, são exatamente as mesmas regras (caractere por caractere) que o próprio Normunds da MikroTik recomenda nesse vídeo explicando DoH:

 
Pronto! Agora foi!

Mas foram uma sequência de erros, mas olhando os logs ficou bem fácil entender.

1 - O MK não estava sincronizando com um servidor de tempo, portanto a data estava errada e apontava um erro de certificado (Apontei para o NTP da Cloud Flare)

DoH server connection error: SSL: ssl: cert not valid (before: Sat Dec 30 00:00:00 2023 > now: Sun Jan 4 05:44:20 1970) - "C=US, S=California, L=San Francisco, O=Cloudflare, Inc., CN=cloudflare-dns.com" (6)

2 - DHCP estava entregando o DNS da Cloud Flare e não do próprio MK, conforme a sua dica

3 - Ao dar o fetch do certificado, não resolvia a URL, remove o DoH, apontei para o DNS da Cloud Flare e consegui dar o fetch

3 - Refiz os seus passos para reconfigurar o DoH e no final alterei o DNS para os hosts para o próprio MK

Agora tá bala!

ErUkWGf.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora estou aprendendo sobre CAPsMAN


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Álias, apliquei as regras no firewall para bloquear definitivamente consultas DNS na internet:

/ip firewall nat add chain=dstnat action=redirect protocol=tcp dst-port=53
/ip firewall nat add chain=dstnat action=redirect protocol=udp dst-port=53

Os logs mostram somente consultas na LAN na porta 53

Cut5wzm.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uma pergunta, estava usando os servidores de DNS da CloudFlare para bloqueia de malwares, através deste DoH tenho as mesmas características?
 
Última edição:
Pronto! Agora foi!

Mas foram uma sequência de erros, mas olhando os logs ficou bem fácil entender.

Boa 👌

Álias, apliquei as regras no firewall para bloquear definitivamente consultas DNS na internet:

Só pra deixar claro: essas regras não são exatamente "bloqueios". São regras de Destination NAT que redirecionam todo tráfego TCP ou UDP na porta 53 (típico de consultas DNS) para o roteador. Como as consultas DoH usam TCP com porta destino 443 (padrão do HTTPS), elas não caem nessa regra e "saem para a rua" normalmente.

Uma pergunta, estava usando os servidores de DNS da CloudFlare para bloqueia de malwares, através deste DoH tenho as mesmas características?

No DoH, é preciso configurar URLs diferentes (semelhante a como no DNS comum, configuramos IPs diferentes):
  • 1.1.1.1 -> cloudflare-dns.com
  • 1.1.1.2 -> security.cloudflare-dns.com
  • 1.1.1.3 -> family.cloudflare-dns.com
Logo, creio que você deva usar o endpoint https://security.cloudflare-dns.com/dns-query
 
Boa 👌



Só pra deixar claro: essas regras não são exatamente "bloqueios". São regras de Destination NAT que redirecionam todo tráfego TCP ou UDP na porta 53 (típico de consultas DNS) para o roteador. Como as consultas DoH usam TCP com porta destino 443 (padrão do HTTPS), elas não caem nessa regra e "saem para a rua" normalmente.



No DoH, é preciso configurar URLs diferentes (semelhante a como no DNS comum, configuramos IPs diferentes):
  • 1.1.1.1 -> cloudflare-dns.com
  • 1.1.1.2 -> security.cloudflare-dns.com
  • 1.1.1.3 -> family.cloudflare-dns.com
Logo, creio que você deva usar o endpoint https://security.cloudflare-dns.com/dns-query

Ops, desculpe. Tento ser o mais genérico possível.
Exatamente, redirect joga tudo para o roteador.


Show de bola! Tentei procurar na internet sobre essa questão e que ótimo que vc tem as respostas prontas.

Irei testar logo mais e ver como fica.

Essa semana vou trabalhar no CAPsMAN
 
Galera, uma duvida pra quem conhece de Omada.

Eu aqui meio cansado de ficar trocando de SSID manualmente enquanto ando pela casa e instabilidade em APs chutei o balde e comprei um EAP 610 v3, devo comprar outro no prox mês.
Para usar o Mesh nos dois, eu preciso de um controlador Omada físico ou em Nuvem? Caso eu instale o software no meu PC, preciso manter ele rodando para segurar as configurações dos APs?
vlw

EDIT.
Pra deixar mais claro, a conexão destes APs vai ser via cabo então entendo que não é o Mesh que preciso mas o 802.1 R, K e V. Só não quero mais precisar fazer conexão manual ao locomover entre APs.

EDIT2. Descobri aqui
§Omada Mesh, Seamless Roaming e Captive Portal requerem o uso de controladores Omada SDN. Acesse a Lista de produtos Omada Mesh para encontrar todos os modelos compatíveis com a tecnologia Omada mesh e consulte os Guias do usuário dos controladores Omada SDN para métodos de configuração.

Acho que consigo deixar na nuvem por enquanto, depois vejo uma solução com o Omada OC200 ou um miniPC linux (que é mais interessante e caro).
 
Última edição:
Bom pessoal,

As configurações estão avançando aqui.

Hj trabalhei no failover & load balancing

Mesmo não sendo o sugerido, decidi configurar Per Connection Classifier seguindo o link abaixo:

M412yIc.png


Basicamente tudo está funcionando, testei desabilitando a interface, demora alguns segundos para o segundo link entrar e vice-e-versa.

Alguns pontos e questionamentos:

- Quando desabilito uma interface WAN durante um download, este download não continua, é encerrado.
Seria possível configurar o MK a ponto de entender o estado das conexões e não terminar quando o link primário (baseado em rota estática) é reconectado?

- Desabilitando o link principal enquanto assistindo streaming na Twitch e um video no Youtube
A streaming parou e voltou automaticamente depois de 1 minuto no segundo link
O video no Youtube não parou e continuou fazendo o buffer normalmente

- Reativando o link principal enquanto assistindo streaming na Twitch e um video no Youtube no segundo link
A streaming não parou
O video no Youtube não parou

- Interessante o PS5 ter conexão "established" nos dois links e o NAT é tipo 2, o que é excelente

BDC7WvD.png


- Notei que no "quick start" do Winbox, a interface LAN mostra o IP do provedor 2, o correto seria mostrar o IP da LAN, 192.168.88.1
Verificando os endereços IPs nas interfaces e bridges está tudo correto, somente nesta tela que mostra algo errado

K3xeFKI.jpg



- Notei que apareceu "Secure Connection Failed" algumas vezes quando abrindo alguns sites e em outros não
Acho que este problema pode estar relacionado ao ponto anterior, vou continuar testando


- Estou pensando em configurar "Queues" e setar limites máximos de down/up em cada interface WAN
Pelo que li na internet, desta maneira seria possível usar o load balancing de maneira mais efetiva


A minha principal pergunta, estou no caminho certo?
 
Última edição:
Galera, uma duvida pra quem conhece de Omada.

Eu aqui meio cansado de ficar trocando de SSID manualmente enquanto ando pela casa e instabilidade em APs chutei o balde e comprei um EAP 610 v3, devo comprar outro no prox mês.
Para usar o Mesh nos dois, eu preciso de um controlador Omada físico ou em Nuvem? Caso eu instale o software no meu PC, preciso manter ele rodando para segurar as configurações dos APs?
vlw

EDIT.
Pra deixar mais claro, a conexão destes APs vai ser via cabo então entendo que não é o Mesh que preciso mas o 802.1 R, K e V. Só não quero mais precisar fazer conexão manual ao locomover entre APs.

EDIT2. Descobri aqui
§Omada Mesh, Seamless Roaming e Captive Portal requerem o uso de controladores Omada SDN. Acesse a Lista de produtos Omada Mesh para encontrar todos os modelos compatíveis com a tecnologia Omada mesh e consulte os Guias do usuário dos controladores Omada SDN para métodos de configuração.

Acho que consigo deixar na nuvem por enquanto, depois vejo uma solução com o Omada OC200 ou um miniPC linux (que é mais interessante e caro).
Só pra registrar a resposta da minha propria pergunta, chegou o kit.
U3JH3lS.jpg


No geral não testei o software, peguei o modelo fisico direto e as configurações de roaming ficam no controller mesmo, escondido em uma opção de configurações avançadas, liguei ali ficou e bala.
Interessante ver as metricas e informações que esse tipo de equipamento retem, fiquei impressionado que em 1 dia passou 30GB de banda pela rede, e ainda tem quem fale em franquia kkk quero ver no fim do mês.
 
Só pra registrar a resposta da minha propria pergunta, chegou o kit.
U3JH3lS.jpg


No geral não testei o software, peguei o modelo fisico direto e as configurações de roaming ficam no controller mesmo, escondido em uma opção de configurações avançadas, liguei ali ficou e bala.
Interessante ver as metricas e informações que esse tipo de equipamento retem, fiquei impressionado que em 1 dia passou 30GB de banda pela rede, e ainda tem quem fale em franquia kkk quero ver no fim do mês.

Interessante este setup.
Gostaria de ter preparado o teto da casa com cabos ethernet para usar APs no teto.
 
Gostaria de ter preparado o teto da casa com cabos ethernet para usar APs no teto.
Aqui tenho um AP Unifi e usei aquelas canaletas plásticas para subir o cabo entre a caixa de passagem e o teto de gesso, como fica num corredor entre os quartos não incomodou em nada.

No dia a dia literalmente esqueço que o carinha está ali, tenho ótima velocidade e cobertura total em um sobrado de 3 pavimentos há anos com zero incômodo, sem falar que no teto há o grande "plus" de não precisar deixar em cima de um móvel e eventualmente ter objetos atrapalhando o sinal, sequer preciso tirar a poeira dele pois não se acumula.

Sobre os outros pontos que levantou anteriormente, tenho um RB750Gr3 na minha infra mas a configuração dele é bem "arroz com feijão" e me atende bem, se quiser trocar mais figurinhas sobre o tema sugiro dar uma passada pelo tópico dedicado que temos no fórum (link), lá o pessoal mais entendedor de Mikrotik pode dar dicas e sugestões, e vice-versa.
 
Interessante este setup.
Gostaria de ter preparado o teto da casa com cabos ethernet para usar APs no teto.
Quando fiz a reforma aqui pedi um ponto de acesso no alto, mas no final acabei colocando o AP na parede mesmo, preguiça de furar o teto, o outro ficou em cima da estante na sala.
Mas ficou bom, um complementou o deficit do outro.
 
No meu projeto que ampliou, estou vendo que um Switch cairia bem e completaria de forma maestral.
Eu coloquei o MODEM da CLARO em BRIDGE mas não sabia que teria que desativar o DHCP antes ou ele mesmo desativa?
Um Switch de 8 portas com 4 PoE+ seria o ideal. Estou sonhando com o modelo TP-Link TL-SG2008P.
Esse faria uma parceria e tanto com o Roteador ER605 e a controladora OC200.
HOJE 18 02 2024 Load Balance ER605 Claro 500/250 Predialnet 500/500

FAST_ER605_780_840_deu_Claro.jpg
 
Sugestões de um rack baratinho? está um absurdo os valores.
 
No meu projeto que ampliou, estou vendo que um Switch cairia bem e completaria de forma maestral.
Eu coloquei o MODEM da CLARO em BRIDGE mas não sabia que teria que desativar o DHCP antes ou ele mesmo desativa?
Um Switch de 8 portas com 4 PoE+ seria o ideal. Estou sonhando com o modelo TP-Link TL-SG2008P.
Esse faria uma parceria e tanto com o Roteador ER605 e a controladora OC200.
Faltou dizer que comprei junto com o OC200 o EAP610. O switch vai ficar mais pra frente.
Galera, uma duvida pra quem conhece de Omada.
Eu aqui meio cansado de ficar trocando de SSID manualmente enquanto ando pela casa e instabilidade em APs chutei o balde e comprei um EAP 610 v3, devo comprar outro no prox mês.
Para usar o Mesh nos dois, eu preciso de um controlador Omada físico ou em Nuvem? Caso eu instale o software no meu PC, preciso manter ele rodando para segurar as configurações dos APs?
vlw
EDIT.
Pra deixar mais claro, a conexão destes APs vai ser via cabo então entendo que não é o Mesh que preciso mas o 802.1 R, K e V. Só não quero mais precisar fazer conexão manual ao locomover entre APs.
EDIT2. Descobri aqui
§Omada Mesh, Seamless Roaming e Captive Portal requerem o uso de controladores Omada SDN. Acesse a Lista de produtos Omada Mesh para encontrar todos os modelos compatíveis com a tecnologia Omada mesh e consulte os Guias do usuário dos controladores Omada SDN para métodos de configuração.
Acho que consigo deixar na nuvem por enquanto, depois vejo uma solução com o Omada OC200 ou um miniPC linux (que é mais interessante e caro).
Como o MESH ficou depois da aquisição do OC200? Conta aí, ou mostra algumas fotos se achar interessante. Boas configurações pra você.
 
Bom dia!

Alguém sabe qual seria a maneira correta de colocar um roteador com access point ? Pq to com dois roteadores parados aqui e queria os colocar como AP. Fiz a configuração e ao invés de colocar na porta lan , coloquei na WAN.

Funcionou , porém os dispositivos parecem que só conecta no roteador principal.
 
Bom dia!

Alguém sabe qual seria a maneira correta de colocar um roteador com access point ? Pq to com dois roteadores parados aqui e queria os colocar como AP. Fiz a configuração e ao invés de colocar na porta lan , coloquei na WAN.

Funcionou , porém os dispositivos parecem que só conecta no roteador principal.
Se o roteador tiver a opção de operar como AP direto no firmware, aí vc pode usar a porta WAN.
Senão vocÊ vai precisar forçar o modo AP com 3 passos:
1. Conectar o cabo pela porta LAN
2. Desligar o DHCP do roteador
3. Setar um IP fixo no range do roteador principal
 
Faltou dizer que comprei junto com o OC200 o EAP610. O switch vai ficar mais pra frente.

Como o MESH ficou depois da aquisição do OC200? Conta aí, ou mostra algumas fotos se achar interessante. Boas configurações pra você.
Tajm5Rm.png


Minha rede ficou assim, fiz o Seamless Roaming com cabo e esta funcionando em maior parte do tempo redondo, com dois problemas:
Não há suporte ao WPA3, o Roaming só funciona em dispositivos autenticados com WPA2, então tive que colocar os APs somente WPA2.
Em algumas areas da casa parece que o telefone se perde e apesar de conectado no wifi, não tem conexão com a internet. Isso ocorre literalmente no meio entre os dois APs.
Mas o saldo geral do roaming foi bastante positivo e tranquilo, recentemente coloquei um UPS e ficou perfeito, no futuro quando o Wifi7 estiver mais acessivel vou colocar um terceiro AP aqui.

Agora, ignorando a parte do roaming e falando sobre a solução Omada em si, minha experiencia se resume a bugs e falta de conteudo;
Me incomoda por exemplo a falta de clareza dos dados coletados, não consigo entender de modo claro por exemplo quanto de dados entrou e saiu para o ISP mensalmente, o software mistura trafegos do Router com Wireless e fica bastante confuso, outra coisa é a ferramenta de ping na WAN, me retorna sempre 1MS.

f77Oils.png

Agora o maior problema que encontro é a constante perda de dados, umas semanas atrás mudei a exibição de dados para ficar com o horario correto e como consequência perdi 1 semana de dados armazenados, hoje eu atualizei o firmware do OC200 e perdi mais 3 dias de dados. É totalmente inconsistente, da preguiça fazer reboot de fabrica só pra isso.
M2FzNA3.png

Diversas ferramentas tem o funcionamento inconsistente, o scan de topologia de rede volta e meia muda, mas nunca totalmente certo, e ferramentas como CLI e Ping não funcionava a um tempo atrás, hoje funciona sabe-se la porque, inclusive atualizações de Firmware são raras, a ultima tinha sido a 4 meses e a quantidade de conteudo implementado é pífia, sinto falta de uma ferramenta de DNS local por exemplo.
 
Minha rede ficou assim...

Agora, ignorando a parte do roaming e falando sobre a solução Omada em si, minha experiencia se resume a bugs e falta de conteudo;
Me incomoda por exemplo a falta de clareza dos dados coletados, não consigo entender de modo claro por exemplo quanto de dados entrou e saiu para o ISP mensalmente, o software mistura trafegos do Router com Wireless e fica bastante confuso, outra coisa é a ferramenta de ping na WAN, me retorna sempre 1MS.

Agora o maior problema que encontro é a constante perda de dados, umas semanas atrás mudei a exibição de dados para ficar com o horario correto e como consequência perdi 1 semana de dados armazenados, hoje eu atualizei o firmware do OC200 e perdi mais 3 dias de dados. É totalmente inconsistente, da preguiça fazer reboot de fabrica só pra isso.

Diversas ferramentas tem o funcionamento inconsistente, o scan de topologia de rede volta e meia muda, mas nunca totalmente certo, e ferramentas como CLI e Ping não funcionava a um tempo atrás, hoje funciona sabe-se la porque, inclusive atualizações de Firmware são raras, a ultima tinha sido a 4 meses e a quantidade de conteudo implementado é pífia, sinto falta de uma ferramenta de DNS local por exemplo.
Também venho notando essas coisas na solução OMADA, dei crédito a marca TP-Link e me desapontei. Mas enfim, o que gastei e ainda quero gastar com o switch mais pra frente, não vou me aborrecer se os próximos firmware não corrigirem muita coisa. Seus relatos foram bem claros e objetivos. Vamos buscar um canal de comunicação com a TP-Link para buscar soluções.
 
Minha rede ficou assim, fiz o Seamless Roaming com cabo e esta funcionando em maior parte do tempo redondo, com dois problemas:
Não há suporte ao WPA3, o Roaming só funciona em dispositivos autenticados com WPA2, então tive que colocar os APs somente WPA2.
Em algumas areas da casa parece que o telefone se perde e apesar de conectado no wifi, não tem conexão com a internet. Isso ocorre literalmente no meio entre os dois APs.
Mas o saldo geral do roaming foi bastante positivo e tranquilo, recentemente coloquei um UPS e ficou perfeito, no futuro quando o Wifi7 estiver mais acessivel vou colocar um terceiro AP aqui.

Agora, ignorando a parte do roaming e falando sobre a solução Omada em si, minha experiencia se resume a bugs e falta de conteudo;
Me incomoda por exemplo a falta de clareza dos dados coletados, não consigo entender de modo claro por exemplo quanto de dados entrou e saiu para o ISP mensalmente, o software mistura trafegos do Router com Wireless e fica bastante confuso, outra coisa é a ferramenta de ping na WAN, me retorna sempre 1MS.


Agora o maior problema que encontro é a constante perda de dados, umas semanas atrás mudei a exibição de dados para ficar com o horario correto e como consequência perdi 1 semana de dados armazenados, hoje eu atualizei o firmware do OC200 e perdi mais 3 dias de dados. É totalmente inconsistente, da preguiça fazer reboot de fabrica só pra isso
Diversas ferramentas tem o funcionamento inconsistente, o scan de topologia de rede volta e meia muda, mas nunca totalmente certo, e ferramentas como CLI e Ping não funcionava a um tempo atrás, hoje funciona sabe-se la porque, inclusive atualizações de Firmware são raras, a ultima tinha sido a 4 meses e a quantidade de conteudo implementado é pífia, sinto falta de uma ferramenta de DNS local por exemplo.

essa parte de dados é meio "bugada" na linha unifi tbm (q é a "rival" da omada e funciona basicamente do mesmo jeito), embora tenha melhorado bastante..... por muito tempo aqui eu tinha medidas bastante inconsistentes (tipo, supostamente o mesmo dado aparece X em um lugar e X+2 em outro lugar, ou maluquices do tipo, o trafego de 1 dia é maior do q o trafego de 1 semana sendo q o da semana, em tese, incluia o daquele dia q estava dando maior)... mas hj melhorou bastante (embora ainda tenha, supostamente, "pequenas" inconsistências). No fórum da ubiquiti vejo muito o pessoal reclamando tbm da parte de topologia, mas qto a isso, aqui pelo menos sempre exibiu certinho.

uma coisa q me surpreende negativamente é o tratamento dado a ipv6 nessa parte pela ubiquiti.... não sei como está no omada, mas aqui se eu habilito ipv6, nenhum trafego (sob ipv6) é contabilizado nas estatisticas.... como o ipv6 não muda muito p/ mim, eu acabo desabilitando p/ fazer com que as estatisticas sejam alimentadas (tudo fique em ipv4)

agora, na parte prática mesmo (funcionamento do wifi, roaming, velocidade, estabilidade etc..) não tenho muito do q reclamar não.... é super estável (e olha q eu tenho cerca de 40 dispositivos conectados no wifi, incluindo uns IoTs q costumam ser bem problemáticos pelo q vejo internet afora, mas que se dão bem - pelo menos por enquanto - com os APs da ubiquiti)
 
essa parte de dados é meio "bugada" na linha unifi tbm (q é a "rival" da omada e funciona basicamente do mesmo jeito), embora tenha melhorado bastante..... por muito tempo aqui eu tinha medidas bastante inconsistentes (tipo, supostamente o mesmo dado aparece X em um lugar e X+2 em outro lugar, ou maluquices do tipo, o trafego de 1 dia é maior do q o trafego de 1 semana sendo q o da semana, em tese, incluia o daquele dia q estava dando maior)... mas hj melhorou bastante (embora ainda tenha, supostamente, "pequenas" inconsistências). No fórum da ubiquiti vejo muito o pessoal reclamando tbm da parte de topologia, mas qto a isso, aqui pelo menos sempre exibiu certinho.

uma coisa q me surpreende negativamente é o tratamento dado a ipv6 nessa parte pela ubiquiti.... não sei como está no omada, mas aqui se eu habilito ipv6, nenhum trafego (sob ipv6) é contabilizado nas estatisticas.... como o ipv6 não muda muito p/ mim, eu acabo desabilitando p/ fazer com que as estatisticas sejam alimentadas (tudo fique em ipv4)

agora, na parte prática mesmo (funcionamento do wifi, roaming, velocidade, estabilidade etc..) não tenho muito do q reclamar não.... é super estável (e olha q eu tenho cerca de 40 dispositivos conectados no wifi, incluindo uns IoTs q costumam ser bem problemáticos pelo q vejo internet afora, mas que se dão bem - pelo menos por enquanto - com os APs da ubiquiti)
Bom saber, ja estava pensando que deveria ter botado mais caixa e pego Ubiquiti. Essa parte do IPv6 eu nunca reparei e acredito que no Omada esteja coletando os dados normalmente, vou tentar observar isso.
Agora, essa dos dados me doí a falta de informação dos fabricantes, olhando os dashboards aqui de 30 dias, diz por exemplo:

Traffic Distribution

Wired Traffic
2.25 TB (77.98%)
Wireless Traffic
650.58 GB (22.02%)

AP Summary
EAP 650 Quarto
509.53 GB (68.97%)
EAP 610 Sala
229.19 GB (31.03%)


Tem dois problemas ai:
- 90% do trafego aqui em casa é wireless, somente 1 computador aqui esta no cabo e de maneira alguma aquilo baixou 2TB em 1 mês, pelos dados coletados no controlador este PC usou 165GB em 13 dias.
- Ele diz que o total de trafego nos APs foi 738GB ao mesmo tempo que diz que o trafego wireless foi 650GB?!?!?

No geral diria que ele esta somando o trafego wireless com o trafego por cabo quando passa pelo roteador, mas nem assim bate os dados pois ficaria 1.6TB de dados via cabo.
Tenho zero confiança nas informações que esse controlador me passa, estas soluções estão bem cruas.
 
Meus problemas nos últimos anos tem sido com interconexões internas da minha rede Ethernet para vídeo.

No últimos tempos (semanas, meses) tenho tido intermitências no sinal da rede que vai do computador, onde ficam e ficarão os arquivos, para a sala e para o dormitório, onde ficam os aparelhos que precisam do sinal de internet e de rede interna.

Quando foi instalada, o que aconteceu durante a reforma elétrica total que fiz no apartamento, mais uma vez cometi o erro de não usar cano elétrico de pvc para fazer as interconexões de sinal. E elas foram feitas usando as malditas mangueiras de plástico, que não permitem trocar os fios internos na medida que estes foram precisando ser trocados.

Mas fora isso acho que o fio utilizado, que era Cat5, deveria ter sido de categoria superior, que suponho ser mais confiável no longo prazo. Cat7 ou Cat8.

Resultado: após 15 anos desde a obra, comecei a ter intermitências cada vez mais longas que estou vendo que vou ter que resolver mesmo.

A primeira coisa a fazer é saber para que fio mudar, porque os conectores atendem todas as categoria, segundo parece. Para que fio deveria mudar?

Me confirmem se estou falando a coisa certa, ou não, antes de começar a discutir como resolver.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo