[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
No OpenWrt funciona...
Não funciona, eu li paginas atras de alguem que tentou e não conseguiu. Dizia que o openwrt no nano pi não reconhece esse adaptador de usb para rj45.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Funciona perfeitamente!

Aqui no meu minipc funciona lindamente, acabou de falar uma besteira sem tamanho e sem fundamento algum...
Você sabe configurar isso?

Segue o print ai...

E tem mais, mesmo que você tenha 1 única interface física, poderia utilizar vlans, desde que tenha um switch com suporte a vlans...

Mas eu disse nano pi com openwrt que não funciona.

Não funciona, eu li paginas atras de alguem que tentou e não conseguiu. Dizia que o openwrt no nano pi não reconhece esse adaptador de usb para rj45.

Mas eu disse nano pi com openwrt que não funciona.
Ta bom, boa sorte ai...

Continuo apostando que você está fazendo algo errado e dizendo que não funciona...

Pega um adaptador USB-Ethernet e o problema está resolvido.
não tem esses adaptadores com 2.5GB ?

Uma coisa que sinto falta nos mini-PCs é que ainda são relativamente grandes e fazem barulho (pelo menos o que eu tenho tem fan e faz barulho quando a CPU é exigida no limite).

Meus parâmetros são o que tenho em casa: Beelink Mini S12, NanoPi R4S, NanoPi R5S e NanoPI R6S.

Até dois meses atrás usava o R4S como roteador. Cheguei a pensar em colocar o Beelink, mas não vi vantagem. Agora fiz um upgrade para o R6S, que como roteador tem de sobra.

Sobre VMs, docker, media server, file server, etc, prefiro ter um dispositivo dedicado para isso, e deixar o roteador só como roteador mesmo.
mais ainda acho uma vantagem valida o tudo em um decente

Última edição:
mais ainda acho uma vantagem valida o tudo em um decente

Claro, cada um tem suas preferências. Mas justamente parte do tópico é ter soluções modulares, começando por separar os pontos de acesso WiFi do roteador e ONU/Modem. Ou seja:
  • Um dispositivo dedicado para conexão com fibra ou cabo (ONU ou modem do provedor em modo bridge, com funções de wifi e roteamento desabilidatas)
  • Um dispositivo dedicado para funções de rede, roteamento, firewall, dual WAN, VPN, etc. (sem WiFi)
  • Um ou mais dispositivos atuando como pontos de acesso WiFi (e configuração mesh para quem não puder cabear)
E justamente meu modelo mental continua seguindo esse conceito de modularidade:
  • Um dispositivo dedicado para servidor de arquivos (NAS), também usado como gravador de câmeras de segurança, backup na nuvem, estação de download, etc. com foco em storage.
Claro que instalando um hypervisor num mini PC dá para ter essa mesma modularização usando VMs. Mas se o mesmo der problema perde tudo...

Novamente, não discordo da visão do "tudo em um" como vc falou. Mas no meu ponto de vista vai na contra-mão da ideia de modularização... 👍

Testa ai no nano pi colocar adaptador depois tu volta aqui blz?
Para que vc precisa adaptador no NanoPi? Pelo menos os que eu tenho (R4S, R5S e R6S, aarch64) tem duas ou mais portas ethernet. 1 WAN e 1 LAN são suficientes para uso como roteador básico, sendo 3 portas (2 WAN e 1 LAN) ideias para quem quiser usar duas conexões de internet (failover ou load balancing). Se vc lembra, a discussão começou quando vc criticou o uso de MiniPCs (x86) como roteadores por terem uma porta ethernet só.

Sobre o adaptador, vc tem que olhar quais drivers foram incluídos no build do kernel do OpenWrt e quais chipsets Ethernet os mesmos suportam. Apenas os adaptadores ethernet USB que tiverem drivers no kernel para seus chipsets irão funcionar. Linux básico.

Última edição:
Me arruma um nanopi com o adaptador e testo com o maior prazer...

Para que vc precisa adaptador no NanoPi? Pelo menos os que eu tenho (R4S, R5S e R6S, aarch64) tem duas ou mais portas ethernet. 1 WAN e 1 LAN são suficientes para uso como roteador básico, sendo 3 portas (2 WAN e 1 LAN) ideias para quem quiser usar duas conexões de internet (failover ou load balancing). Se vc lembra, a discussão começou quando vc criticou o uso de MiniPCs (x86) como roteadores por terem uma porta ethernet só.

Sobre o adaptador, vc tem que olhar quais drivers foram incluídos no build do kernel do OpenWrt e quais chipsets Ethernet os mesmos suportam. Apenas os adaptadores ethernet USB que tiverem drivers no kernel para seus chipsets irão funcionar. Linux básico.
Disse tudo...

A adaptador que eu uso aqui, que tem chip RTL-8153 não sobe de imediato se voce apenas plugar ele na Openwrt...
Para funcionar, é preciso primeiro colocar ele na internet, atualizar os pacotes com opkg update e depois "instalar" o driver usando o comando "kmod-usb-net-rtl8152" e nem sempre funciona de primeira, após carregar o kmod, as vezes se faz necessário reiniciar o equipamento por completo, para que o kernel da Openwrt funcione corretamente.

Um problema que noto bastante, até mesmo no forum da Open, é que quando se instala a Open com apenas um interface de rede, essa interface pe a LAN, com ip fixo em 192.168.0.1 e sem conexão alguma com a internet, então, precisa conhecer um pouco mais fundo a CLI da Openwrt e então, configurar ele para a Internet, seja por dhcp , seja por pppoe e essa interface ativa, vai ser sempre a eth0 no caso de x86 ou mesmo lan ou lan em outros dispositivos, então, isso requer atenção nas configurações.

Eu mesmo apanhei muito no começo, hoje, eu tiro de letra, incluindo o fato de alterar as minhas interfaces entre eth0 e eth1 e faço as configurações, digamos que 98% via CLI...

Última edição:
Amigo meu tinha um desses mini-PCs passivos com um N-alguma coisa (precursor do N100, porém com M2 PCIe disponível), 4 portas 2.5GbE, cada uma com um controlador independente.
Roubei pra mim e tô pensando se configuro pra ser meu novo roteador e largo o NanoPI R5S pra ser meu slave de storage com a ASM1166, ou se faço desse mini-PC como o slave de storage.

Deixa o Nano como DNS recursivo também, dá uma aliviada boa na carga do principal.

Me dei o trabalho de testar aqui com um R5S. Tenho um adaptador USB com chipset realtek. Conforme o @[<o>] Top´s comentou acima, bastou eu instalar o pacote kmod-usb-net-rtl8152, plugar o dongle, configurar e está funcionando. NanoPi R5S agora com 4 portas Ethernet (3 nativas e 1 USB). Inclusive respondendo aqui com meu laptop plugado no dongle USB ligado no R5S. Fim de papo.

Última edição:
Cairam no bait reverso do cara.
Obviamente ele não sabia como fazer funcionar, muita gente já tava ignorando os posts dele perguntando duvidas "bobas", aí ele larga essa pra alguém explicar como fazer só na base do "vou provar que vc tá errado" :haha:

Aproveitando o assunto dos adaptadores, tenho uma curiosidade e não vi ainda, nada impede de usar dois adaptadores ethernet em um Hub USB 3.0? Já que USB 3.0 tem 5Gbps. A ideia é usar o Hub pra fazer Dual Wan em mini pc x86 que tenha apena uma entrada ethernet e apenas uma USB 3.0, as outras são 2.0.

Aproveitando o assunto dos adaptadores, tenho uma curiosidade e não vi ainda, nada impede de usar dois adaptadores ethernet em um Hub USB 3.0? Já que USB 3.0 tem 5Gbps. A ideia é usar o Hub pra fazer Dual Wan em mini pc x86 que tenha apena uma entrada ethernet e apenas uma USB 3.0, as outras são 2.0.
A princípio deve funcionar. Tem que testar apenas o throughput real, já que os 5Gbps do USB 3.0 são teóricos, na prática é abaixo disso. Mas ainda assim deve ser suficiente para suportar dois adaptadores de 1Gpbs, porém só testando para ter certeza.

Me dei o trabalho de testar aqui com um R5S. Tenho um adaptador USB com chipset realtek. Conforme o @[<o>] Top´s comentou acima, bastou eu instalar o pacote kmod-usb-net-rtl8152, plugar o dongle, configurar e está funcionando. NanoPi R5S agora com 4 portas Ethernet (3 nativas e 1 USB). Inclusive respondendo aqui com meu laptop plugado no dongle USB ligado no R5S. Fim de papo.

Agora configura o mwan3 e faz redundância dos links ai
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Cairam no bait reverso do cara.
Obviamente ele não sabia como fazer funcionar, muita gente já tava ignorando os posts dele perguntando duvidas "bobas", aí ele larga essa pra alguém explicar como fazer só na base do "vou provar que vc tá errado" :haha:

Concordo, mas essa configuração é algo ABSURDAMENTE RIDÍCULA!!!

Basta instalar e carregar o kmod correto e na maioria das vezes, nem bootar o router precisa...

Site da Openwrt e Google tem vários tutoriais de como fazer isso.

PROVAVELMENTE irá funcionar sem problemas...
Mas recomendo testar com calma...

Pessoal, vi que vocês estão falando sobre adaptadores usb rj45 e somente comentaram que usam chips Realtek. Existe algum adaptador que comprovadamente utilize algum outro chip de rede que não seja Realtek?

Outra pergunta, para os entendidos de OpenWrt na questão das VLANS. Tenho um placa com 3 rj45, a 1 é a wan, 2 lan e a 3 é a IoT, se deixar tudo sem VLAN funciona que é uma maravilha. Mas a rede IoT sai do meu pfsense como uma VLAN e queria que ela continuasse depois dessa placa, o que esta acontecendo é que nao consigo configurar para que a porta 2 funcione em outra rede sem configurar uma outra VLAN. No caso preciso configurar a porta 2 sem uma VLAN, porque a rede lan sai direto do pfsense sem uma VLAN ...

Pessoal, vi que vocês estão falando sobre adaptadores usb rj45 e somente comentaram que usam chips Realtek. Existe algum adaptador que comprovadamente utilize algum outro chip de rede que não seja Realtek?
Usb as mais comuns e melhores são realtek mesmo, única diferente q vi foi a da ASIX Electronics, mas é um projeto de custo mais baixo q as realtek. Agora, se você tem um pci express, há uma variedade maior de chips, intel, realtek, aquantia, broadcom netxtreme, qualcomm. Nos mini pcs a que mais vem é a intel i226-v, não é ruim, mas pra nível de servidor é desprezível pois a própria intel tem uma linha melhor para essa finalidade.

Outra pergunta, para os entendidos de OpenWrt na questão das VLANS. Tenho um placa com 3 rj45, a 1 é a wan, 2 lan e a 3 é a IoT, se deixar tudo sem VLAN funciona que é uma maravilha. Mas a rede IoT sai do meu pfsense como uma VLAN e queria que ela continuasse depois dessa placa, o que esta acontecendo é que nao consigo configurar para que a porta 2 funcione em outra rede sem configurar uma outra VLAN. No caso preciso configurar a porta 2 sem uma VLAN, porque a rede lan sai direto do pfsense sem uma VLAN ...

Alguns dispositivos você precisa de uma VLAN "alta" pois a conexão interna do switch com o processador é feita via VLAN.

Isso é bem comum em aparelhos com 4 portas ethernet, onde na verdade existem 6 ou mais portas lógicas, sendo que a 5ª e 6ª porta são vlan que transportam dados das outras 4 portas ethernet atraves de duas vlans normalmente, uma para WAN e uma para LAN.

Algumas marcas até se aproveitaram dessa feature (xiaomi) para fazer "wan inteligente", o roteador detecta qual porta tá ligada no modem e faz a tag dela com a CPU na Vlan de Wan enquanto as outras portas ficam na Vlan de LAN.

Medida de redução de custos pois 1 único switch de 4 portas é mais barato do que 2 "switchs" (1 de 4 porta e 1 de 1 porta), sendo 4 conectadas em 1 switch e 1 porta (wan) com "switch dedidado" para a CPU.

Enfim, resumo, teste com uma VLAN com ID maior, tipo 5 ou mais, pode ser que a VLANs mais baixas tipo 1....2...3... estejam em uso para esses fins descritos acima.

Usb as mais comuns e melhores são realtek mesmo, única diferente q vi foi a da ASIX Electronics, mas é um projeto de custo mais baixo q as realtek. Agora, se você tem um pci express, há uma variedade maior de chips, intel, realtek, aquantia, broadcom netxtreme, qualcomm. Nos mini pcs a que mais vem é a intel i226-v, não é ruim, mas pra nível de servidor é desprezível pois a própria intel tem uma linha melhor para essa finalidade.

i226-v tá ótima para SOHO, já tem tem link aggregation via hardware, pra fazer fallback quando um link cai sem interromper as conexões abertas, o que supre as demandas de 99% das empresas pequenas.

Última edição:
i226-v tá ótima para SOHO, já tem tem link aggregation via hardware, pra fazer fallback quando um link cai sem interromper as conexões abertas, o que supre as demandas de 99% das empresas pequenas.
tive problemas com ela quanto a vlan (no windows a opção não aparece) e ela fica dando disconnect do nada. Pior que não sou apenas eu com problemas, tem diversos relatos na internet. Hoje não pego esse chipset pra server, optaria por uma I210 ou pra um sfp pciexpress + transcriver. O I210 infelizmente é gigabit, mas eu teria a segurança do uptime.

meus produtos do remessa cumfome chegaram ao brasil essa semana e foram liberado hoje
tenho 2 parados em Valinhos, des do dia 6 :fuu::fuu::fuu:
detalhe, os 2 pedidos estão no remessa ferrada.

Funciona perfeitamente!

Aqui no meu minipc funciona lindamente, acabou de falar uma besteira sem tamanho e sem fundamento algum...
Você sabe configurar isso?

Segue o print ai...

E tem mais, mesmo que você tenha 1 única interface física, poderia utilizar vlans, desde que tenha um switch com suporte a vlans...

Sim, assino embaixo.
Usei por cerca de 1 ano um Mini PC com J4105 que tinha apenas uma porta mas era 2,5gb i225-v Intel.
Usei um dongle usb 3.0 Realtek 2,5gb normalmente sem stress nesse tempo.

Bem que eles podiam fazer uma "operação padrão" e deixar passar tudo durante a greve. Pelo menos teriam a simpatia dos consumidores... :pense:

Se fizessem isso perderiam os empregos no dia seguinte.

É igual greve de metro/ônibus onde poderiam fazer catraca livre.

Como tu vai importa com mais de 100% de imposto? Não compensa mais pegar esses mini pc e roteadores da china.
Envios fora do Remessa ainda dá pra comprar.
O vendedor declara uns 100 dol e vc paga sobre isso.

Users who are viewing this thread

Voltar