[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Como faço pra saber se vai precisar fazer transcode?

Transcode precisa quando o dispositivo onde você vai assistir/acessar o media server não suporta o formato nativo do vídeo ou você configurou o servidor para fazer a conversão para um formato específico para um ou mais dispositivos da sua rede.

Exemplo, enviar todo o conteúdo em uma stream única de vídeo, onde tu baixou um vídeo com várias faixas de áudio e legendas mas tu configurou para o servidor mandar somente o áudio em inglês e legenda em português.

Tem aparelhos que suportam nativamente várias faixas e legendas, outros não suportam.

Outros aparelhos vão pedir transcode porque a legenda está num formato que ele não suporta (.srt) outros porque a legenda está em codificação UTF-8 e ele só lê codificação ASCII.

Baseado na minha experiência são casos assim.

Eu particularmente quando usava muito DLNA eu optei por instalar um media server no meu PC e salvava as mídias no meu NAS (um Synology com 4 discos de 8TB fazendo um array de Raid 10 com 16TB utilizáveis).

Transcode precisa quando o dispositivo onde você vai assistir/acessar o media server não suporta o formato nativo do vídeo ou você configurou o servidor para fazer a conversão para um formato específico para um ou mais dispositivos da sua rede.

Exemplo, enviar todo o conteúdo em uma stream única de vídeo, onde tu baixou um vídeo com várias faixas de áudio e legendas mas tu configurou para o servidor mandar somente o áudio em inglês e legenda em português.

Tem aparelhos que suportam nativamente várias faixas e legendas, outros não suportam.

Outros aparelhos vão pedir transcode porque a legenda está num formato que ele não suporta (.srt) outros porque a legenda está em codificação UTF-8 e ele só lê codificação ASCII.

Baseado na minha experiência são casos assim.

Eu particularmente quando usava muito DLNA eu optei por instalar um media server no meu PC e salvava as mídias no meu NAS (um Synology com 4 discos de 8TB fazendo um array de Raid 10 com 16TB utilizáveis).
Eu tenho um note em fim de linha. Ele tem um i7-6500u com placa de video 940M e 16gb RAM. Eu não queria usar, por causa do tamanho né, apesar dele ser fino, mas ocupa um espaço grande na mesa.

Outro problema que vejo é como iria montar streaming nesse note e conectar ele no nano pi afim de permitir o acesso a ele para todos assistirem em suas tvs.

Eu tenho um note em fim de linha. Ele tem um i7-6500u com placa de video 940M e 16gb RAM. Eu não queria usar, por causa do tamanho né, apesar dele ser fino, mas ocupa um espaço grande na mesa.

Outro problema que vejo é como iria montar streaming nesse note e conectar ele no nano pi afim de permitir o acesso a ele para todos assistirem em suas tvs.
É melhor baixar os arquivos em Full HD e formato x264 pra não ter q fazer transcode de nada. Aí vc usa algo simples como o nanopi ou uma raspberry qualquer

Esse note precisa estar na mesma rede, de preferência cabeado através de um Switch ou porta lan aí no teu roteador.

Começa testando alguns media servers DLNA e alguns poucos filmes na HD do note ou num HD externo ligado no note ou na rede.

A partir daí tu vai criando experiência, adquirindo conhecimento e começa a deixar mais arrumado o setup aí.

Obs: Tem NAS de ligar em rede com cabo Ethernet que tem até servidor DLNA próprio pra deixar mais conveniente e simples, mas é um investimento alto ($).

Galera tem algum roteador no mercado brasileiro que tenha uma config parecida com o do nano pi 4? Que possa instalar o OPENWRT? Que não custe um rim
Use um minipc...

Olha o meu aí na assinatura.

Aposentar os D-Link DIR-882 / 878 aqui de casa e migrar pro WiFi 6 finalmente.

cJrAuAQ.jpeg

Use um minipc...

Olha o meu aí na assinatura.

Incrível como Mini PC tá mais interessante que os Pi ARM da vida.

Com os impostos em tudo que vem do Ali eu acho que acima do R4S não tem nada muito interessante no mercado.

O R5S tem CPU mais fraca, é um sidegrade pois ganha RAM....

O R6S é um upgrade mas o preço no Huezil fica em torno dos R$1.7k, se for pra pagar R$1.7K prefiro colocar +500 conto no negócio e comprar algo tipo um Beelink EQ12.

Leva CPU x86 Quad Core moderna, 16GB de RAM, 500GB de storage m2 pci-e 3.0, várias USB e o melhor.... duas lan i225 2.5Gbps da INTEL, nos reddit e foruns gringo dizem que se comprar de lote novo vem com i226 que é melhor ainda (agregação de link via hardware e menor consumo de energia).

Incrível como Mini PC tá mais interessante que os Pi ARM da vida.

Com os impostos em tudo que vem do Ali eu acho que acima do R4S não tem nada muito interessante no mercado.

O R5S tem CPU mais fraca, é um sidegrade pois ganha RAM....

O R6S é um upgrade mas o preço no Huezil fica em torno dos R$1.7k, se for pra pagar R$1.7K prefiro colocar +500 conto no negócio e comprar algo tipo um Beelink EQ12.

Leva CPU x86 Quad Core moderna, 16GB de RAM, 500GB de storage m2 pci-e 3.0, várias USB e o melhor.... duas lan i225 2.5Gbps da INTEL, nos reddit e foruns gringo dizem que se comprar de lote novo vem com i226 que é melhor ainda (agregação de link via hardware e menor consumo de energia).
Tava olhando isso esses dias, mini PC com N100, ram e ssd inclusos fica na casa dos $130~150, enquanto os SBCs ARM ficam por esse preço ou mais caros, acaba ficando sem sentido pegar um ARM da vida.
Acho que a bronca não são nem os preços das plaquinhas ARM em si, mas sim que esses N100 tão simplesmente matadores. Intel acertou muito em cheio com esses processadores.

ARM ainda tem um caminho muito longo a questão e que gurmenatizou o ARM ficou caro para o que oferece
esses mini pc o dia que so tiverem pci-e pra vc escolher o que ligar nele seria a virada pra eles

Nova inclusão na dashboard:

Monitoramento da energia daqui de casa ->

Monitoramento-Energia-Home-Assistant-Zabbix-Grafana.png

SP/RMSP - split phase - 2 fases 120v

Vcs falam tanto de mini pc. Mas mini pc não tem mais de uma entrada rj45. Pra ser usado roteador ele tem que ter no minimo 3 entradas rj45.
Pega um adaptador USB-Ethernet e o problema está resolvido.

Vcs falam tanto de mini pc. Mas mini pc não tem mais de uma entrada rj45. Pra ser usado roteador ele tem que ter no minimo 3 entradas rj45.
Tá faltando pesquisar um pouco.
Os mais comuns, appliance, possuem 4 ou 6 portas ethernet.

Não funciona
De onde vc tirou isso? Claro que funciona.
Além do que já foi dito acima (vc procurar um que tenha mais de uma porta), no geral vc só precisa de 2 portas: 1 pra entrada da sua WAN e outra pra saída da sua LAN.

Mini PC VSECURITY J4125

7ph2HR8.png

BeeLink EQ12

g8tdwfN.jpeg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não funciona
Te apresento o lindo universo KMOD

Pensa nele como se fosse um driver, você precisa carregar o correto no kernel para que os dispositivos do seu x86 funcione.

Essa é a diferença do universo x86, praticamente qualquer Frankenstein (combinação de hardware) funciona.

Pra fazer x86 funcionar tem que instalar os drivers, no Linux não é diferente, a diferença é que o Windows faz isso pra você na maioria das vezes e você nem percebe.

Comentário off: Galera endeusa tanto o Linux para fazer chacota do Windows mas não sabe carregar um driver no kernel do linux :limo:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

De onde vc tirou isso? Claro que funciona.
Além do que já foi dito acima (vc procurar um que tenha mais de uma porta), no geral vc só precisa de 2 portas: 1 pra entrada da sua WAN e outra pra saída da sua LAN.

Plot Twist, ou tu compra qualquer roteador fuleiro com 5 portas ethernet, liga na única porta LAN do teu roteador Mini PC/ARM. Instala OpenWrt no roteador fuleiro e transforma ele num switch gerenciado pra você.

Acabaste de economizar uns mil reais.

@Nostradamus do Norte A ideia do tópico é rede modular.

Rede modular é isso, você tem 1 aparelho para cada função. Os famosos "tudo em um" não são os melhores em nada. 1 modem/onu, 1 roteador, 1 switch, 1 ponto de acesso wi-fi.

Mas vou ser honesto, qualquer switch 8 portas gigabit que você acha por R$100~R$200 já atende as necessidade de 99% dos usuários aqui do tópico, o cara precisar de gerenciamento de trafégo por porta ethernet, vlan tag etc é muito raro.

No máximo a maioria aqui faz VLAN para Rede Wi-Fi de convidado e Rede Wi-Fi de IoT (que não necessitam de porta ethernet exclusiva, pois vai tudo no mesmo backhaul).

Última edição:
Pensa nele como se fosse um driver
kmods (kernel modules) são literalmente os drivers do linux kkkkk
Se aplica tanto pra x86 quanto ARM (ou qualquer outra ISA).
Pra fazer x86 funcionar tem que instalar os drivers, no Linux não é diferente, a diferença é que o Windows faz isso pra você na maioria das vezes e você nem percebe.
Distro pra desktop (ubuntu e tal) geralmente vem com muitos modules instalados por padrão, mas nesses mais "embarcados" geralmente limitam bem os padrões e deixam o resto pro usuário se virar, já que precisam economizar no espaço.
Só lembrando que o OpenWRT é pra funcionar em dispositivos com menos de 16MB de flash, não dá pra enfiar muita coisa.
Comentário off: Galera endeusa tanto o Linux para fazer chacota do Windows mas não sabe carregar um driver no kernel do linux :limo:
Eu faço meus próprios drivers :melior3:

ARM ainda tem um caminho muito longo a questão e que gurmenatizou o ARM ficou caro para o que oferece
esses mini pc o dia que so tiverem pci-e pra vc escolher o que ligar nele seria a virada pra eles
Uma coisa que sinto falta nos mini-PCs é que ainda são relativamente grandes e fazem barulho (pelo menos o que eu tenho tem fan e faz barulho quando a CPU é exigida no limite).

Meus parâmetros são o que tenho em casa: Beelink Mini S12, NanoPi R4S, NanoPi R5S e NanoPI R6S.

Até dois meses atrás usava o R4S como roteador. Cheguei a pensar em colocar o Beelink, mas não vi vantagem. Agora fiz um upgrade para o R6S, que como roteador tem de sobra.

Sobre VMs, docker, media server, file server, etc, prefiro ter um dispositivo dedicado para isso, e deixar o roteador só como roteador mesmo.

Uma coisa que sinto falta nos mini-PCs é que ainda são relativamente grandes e fazem barulho (pelo menos o que eu tenho tem fan e faz barulho quando a CPU é exigida no limite).

Meus parâmetros são o que tenho em casa: Beelink Mini S12, NanoPi R4S, NanoPi R5S e NanoPI R6S.

Até dois meses atrás usava o R4S como roteador. Cheguei a pensar em colocar o Beelink, mas não vi vantagem. Agora fiz um upgrade para o R6S, que como roteador tem de sobra.

Sobre VMs, docker, media server, file server, etc, prefiro ter um dispositivo dedicado para isso, e deixar o roteador só como roteador mesmo.

Outra coisa, a gente é pão duro, quer gastar o minimo possivel e ter feature / hardware de equipamento nivel small business hehehehe

Não funciona
Funciona perfeitamente!

Aqui no meu minipc funciona lindamente, acabou de falar uma besteira sem tamanho e sem fundamento algum...
Você sabe configurar isso?

Segue o print ai...

E tem mais, mesmo que você tenha 1 única interface física, poderia utilizar vlans, desde que tenha um switch com suporte a vlans...

Acho que é complicado ser ainda menor. Eu uso um Mini PC da CWWK, com Ryzen 7 5825u, rodando Proxmox e uma porrada de coisa virtualizada, ele tem dois mini fans laterais, um fan inferior (8010) e o do dissipador do CPU.
Muito complicado fazer algo ainda menor que ele hehe.

Mas claro, ele está em outro patamar comparado às opções que você citou.

Amigo meu tinha um desses mini-PCs passivos com um N-alguma coisa (precursor do N100, porém com M2 PCIe disponível), 4 portas 2.5GbE, cada uma com um controlador independente.
Roubei pra mim e tô pensando se configuro pra ser meu novo roteador e largo o NanoPI R5S pra ser meu slave de storage com a ASM1166, ou se faço desse mini-PC como o slave de storage.

Acho que é complicado ser ainda menor. Eu uso um Mini PC da CWWK, com Ryzen 7 5825u, rodando Proxmox e uma porrada de coisa virtualizada, (...)
Exatamente meu ponto. Tenho um Beelink S12 (N100) onde rodo algumas coisas (basicamente uso para buildar o OpenWrt no WSL2), um NAS Synology ondo rodo Plex, file server, camera station, e meu roteador é só roteador (NanoPi R6S). Fora isso tenho um OrangePi 5 que uso para diversos experimentos e algumas outras coisas.

Concordo que se vc quiser colocar tudo num dispositivo só (incluindo roteador), um MiniPC parrudo seria mas adequado. Mas eu sou da linha que roteador deve rodar apenas serviços específicos de rede e nada mais (tanto é que meu roteador e a ONU são pequenas e estão parafusadas na parede atrás do rack da sala, o resto está no meu esctitório). Mas entendo teu caso e concordo com tua opinião.

Users who are viewing this thread

Voltar