Aqui em casa faço isso mais porque sou entusiasta na área mesmo. Não vendo internet pra vizinhos e as portas do switch vão pra todos os quartos e a sala da casa. De todos esses só 3 estão on o tempo todo, os outros nem sequer são usados ainda, mas eu já penso no futuro que possivelmente pode ser necessário em algum dos quartos uma porta ethernet, ou se eu ver necessidade de plugar TV, vídeo-game, etc. cabeado na sala.Pode trocar o nome do tóco pra homelab pq a última vez que entrei aqui ainda falavam de routers como o Raspberry ou Banana Pi. Agora é tudo mini PC ou até switch pra montar rede. Rsrs
Minha pergunta pra quem está querendo montar sua homelab é: Isso tudo é só para terem um armazenamento local para seus dados? Ou "vendem" link para vizinhos e precisam gerenciar isso? P eu não vejo sentido um switch de 24 portas numa casa.
A casa é pequena e já enchi um switch de 8 portas sem grande esforço (já to pensando em fazer upgrade pra um de 16 portas). Aqui to usando só um ponto de acesso da ubiquiti e mais pra frente vou colocar um cloud key (o controlador de rede deles), aí lá se vai mais uma porta do switch e se eu resolver colocar mais pontos de acesso, lá se vão outras portas e assim por diante. Pra mim essa é uma das maiores vantagens dessas redes modulares, porque aí eu posso expandir a cobertura wi-fi, sem mexer no núcleo da rede (modem da operadora e roteador), só vai precisar mexer talvez no switch.
Quem tem sistema de monitoramento da casa também já vai gastar várias portas do switch (e dependendo do tamanho da estrutura já precisa de um switch PoE mais parrudo).
No meu setup, além do NAS pra armazenamento de rede e servidor de mídia (PLEX), ainda rodo um servidor de torrent, minha nuvem pessoal (pra backup de arquivos e fotos principalmente do smartphone) que tá rodando no mesmo servidor web que uso pra uns outros pequenos projetos que tenho e mais pra frente vou migrar meu gerenciador de senhas do google pro meu servidor pessoal também. Atualmente roda tudo no mesmo servidor, mas pretendo descentralizar isso mais pra frente (mais portas de switch kkkkkk).
Tenho um projeto incipiente também que pretendo fazer algumas aplicações de monitoramento climático da casa (umidade, temperatura, luminosidade, etc.) e automação de algumas coisas via raspberry pi. Agora imagina tudo isso rodando naqueles router furreca tudo-em-um da operadora... Não ia rolar né!?
A meu ver, as possibilidades são inúmeras, é só ter um pouco de criatividade. O meu já fica com cara de homelab, mas eu consigo ver um swicht de 24 portas na rede mesmo sem todas essas coisas.