[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Pode trocar o nome do tóco pra homelab pq a última vez que entrei aqui ainda falavam de routers como o Raspberry ou Banana Pi. Agora é tudo mini PC ou até switch pra montar rede. Rsrs

Minha pergunta pra quem está querendo montar sua homelab é: Isso tudo é só para terem um armazenamento local para seus dados? Ou "vendem" link para vizinhos e precisam gerenciar isso? P eu não vejo sentido um switch de 24 portas numa casa.
Aqui em casa faço isso mais porque sou entusiasta na área mesmo. Não vendo internet pra vizinhos e as portas do switch vão pra todos os quartos e a sala da casa. De todos esses só 3 estão on o tempo todo, os outros nem sequer são usados ainda, mas eu já penso no futuro que possivelmente pode ser necessário em algum dos quartos uma porta ethernet, ou se eu ver necessidade de plugar TV, vídeo-game, etc. cabeado na sala.

A casa é pequena e já enchi um switch de 8 portas sem grande esforço (já to pensando em fazer upgrade pra um de 16 portas). Aqui to usando só um ponto de acesso da ubiquiti e mais pra frente vou colocar um cloud key (o controlador de rede deles), aí lá se vai mais uma porta do switch e se eu resolver colocar mais pontos de acesso, lá se vão outras portas e assim por diante. Pra mim essa é uma das maiores vantagens dessas redes modulares, porque aí eu posso expandir a cobertura wi-fi, sem mexer no núcleo da rede (modem da operadora e roteador), só vai precisar mexer talvez no switch.

Quem tem sistema de monitoramento da casa também já vai gastar várias portas do switch (e dependendo do tamanho da estrutura já precisa de um switch PoE mais parrudo).

No meu setup, além do NAS pra armazenamento de rede e servidor de mídia (PLEX), ainda rodo um servidor de torrent, minha nuvem pessoal (pra backup de arquivos e fotos principalmente do smartphone) que tá rodando no mesmo servidor web que uso pra uns outros pequenos projetos que tenho e mais pra frente vou migrar meu gerenciador de senhas do google pro meu servidor pessoal também. Atualmente roda tudo no mesmo servidor, mas pretendo descentralizar isso mais pra frente (mais portas de switch kkkkkk).

Tenho um projeto incipiente também que pretendo fazer algumas aplicações de monitoramento climático da casa (umidade, temperatura, luminosidade, etc.) e automação de algumas coisas via raspberry pi. Agora imagina tudo isso rodando naqueles router furreca tudo-em-um da operadora... Não ia rolar né!?

A meu ver, as possibilidades são inúmeras, é só ter um pouco de criatividade. O meu já fica com cara de homelab, mas eu consigo ver um swicht de 24 portas na rede mesmo sem todas essas coisas.
 
Bom dia! O que é esse tal de Docker?
Obrigado.
Sistema de containers, meio que isola um sistema todo, mas compartilhando o mesmo kernel do host, então fica bem mais leve que uma VM.
 
Cade a foto do homelab da galera ? :datena:
 
Cade a foto do homelab da galera ? :datena:

Se postar do jeito que está, é capaz do meu professor caçar o meu CCNA... lembro dele falando que não estamos num quintal, então sem varal de cabos.
 
Última edição:
Paguei 290 reais no nanopi r2c e agora para achar outra em um valor bom vai demora
Fora que tenho que aguardar o reembolso
 
Paguei 290 reais no nanopi r2c e agora para achar outra em um valor bom vai demora
Fora que tenho que aguardar o reembolso
Aproveita enquanto o dólar está menos caro hein...
Eu comprei o nanopi justamente pq o dólar caiu
 
Oque eu achei foi por 310
Orange pi r1 plus lts por 188,65
Cara, roteador é uma parada que, teoricamente, você vai ficar com ele durante vários anos, então vale a pena pagar um pouco a mais pra pegar algo bom.
Acho que o que vale a pena é no mínimo o R4S ou um x86. Se não você vai ficar na punhetação que eu fiquei, fui da rb750gr3 pra 4011 e agora pro nanopi (em menos de 5 anos). Só desperdiçando dinheiro.
 
Oque eu achei foi por 310
Orange pi r1 plus lts por 188,65
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, roteador é uma parada que, teoricamente, você vai ficar com ele durante vários anos, então vale a pena pagar um pouco a mais pra pegar algo bom.
Acho que o que vale a pena é no mínimo o R4S ou um x86. Se não você vai ficar na punhetação que eu fiquei, fui da rb750gr3 pra 4011 e agora pro nanopi (em menos de 5 anos). Só desperdiçando dinheiro.
É que ele vai ficar com uma velocidade de internet abaixo dos 500 MB.
 
Cara, roteador é uma parada que, teoricamente, você vai ficar com ele durante vários anos, então vale a pena pagar um pouco a mais pra pegar algo bom.
Acho que o que vale a pena é no mínimo o R4S ou um x86. Se não você vai ficar na punhetação que eu fiquei, fui da rb750gr3 pra 4011 e agora pro nanopi (em menos de 5 anos). Só desperdiçando dinheiro.
então os que to olhando aguenta 500 megas, no caso não tenho conexão mais alta que isto
quero manter minha conexão entre 200 a 300 megas para mim estas velocidade esta ótimas
tenho 250 mega por 80 reais com ip publico
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Po a diferença entre esse e o R4s é apenas 200 reais, e ainda da pra parcelar em 6x...
na outra casa onde eu morava eu tava pensando em pega udm e mais um switch para da conta do recado
agora que estou que uso de internet no máximo 50 megas
então não preciso de um equipamento pica, o roteador a xiaomi ax3000 da conta do recado fácil
quem faz download mais so eu ja que as outra pessoas usa o celular
eu que to inventado moda querendo pega este mini roteador sem precisar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

teste sem ativar SQM do roteador e com SQM ativo
HVskfBn.jpg
DXvAn1u.jpg
 
Última edição:
Aqui sem SQM e com IPS (suricata) setado no máximo eu também consigo A+ com fibra 300/150. Qualidade do link do isp não influência nesse teste não ?



ZdBBQ3w.png
 
Aqui sem SQM e com IPS (suricata) setado no máximo eu também consigo A+ com fibra 300/150. Qualidade do link do isp não influência nesse teste não ?



ZdBBQ3w.png
Sim, influencia! Por exemplo na Boi fibra sem SQM é horrível, já na claro mesmo sem SQM não é tão ruim.
 
Sim, influencia! Por exemplo na Boi fibra sem SQM é horrível, já na claro mesmo sem SQM não é tão ruim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, influencia! Por exemplo na Boi fibra sem SQM é horrível, já na claro mesmo sem SQM não é tão ruim.
To considerando cancelar esse isp e ir pra Claro Fibra, ao menos aqui na minha cidade não fazem CGNAT. Meu provedor atual foi comprado pela americanet e eles mal assumiram o controle e já tiraram o ivp6 da rede. :(
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


To considerando cancelar esse isp e ir pra Claro Fibra, ao menos aqui na minha cidade não fazem CGNAT. Meu provedor atual foi comprado pela americanet e eles mal assumiram o controle e já tiraram o ivp6 da rede. :(
Quando disse claro, disse claro HFC não sei na fibra rsrsrs

Porque pelo que eu pude ver é que parece que provedores HFC, pelo menos os modems deles parecem tratar um pouco o buffer bloat! Digo isso pelos resultados que o pessoal postou da claro HFC e por ter ajudado um colega gringo uma vez quanto a lags na conexão da comcast HFC dele, e quando fazia o teste o resultado era igual o da claro, ou seja, nota A sem sqm com a mesma variação de ping da claro HFC enquanto a boi pega nota C com maior ping rsrs.
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


To considerando cancelar esse isp e ir pra Claro Fibra, ao menos aqui na minha cidade não fazem CGNAT. Meu provedor atual foi comprado pela americanet e eles mal assumiram o controle e já tiraram o ivp6 da rede. :(
Eu uso a americanet, quando eu contratei veio no CGNAT mais pedi para mudar para IP público, fizeram isto num boa
 
Eu uso a americanet, quando eu contratei veio no CGNAT mais pedi para mudar para IP público, fizeram isto num boa
Não vou me extender muito nisso pra não ficar off topic, mas aproveitando que tocou no assunto e que assina a internet deles, aí no seu município eles entregam ipv6 ?
 
Última edição:
O cartão SD chegou ontem, mas o nanopi ainda nem chegou ao Brasil.

Acho que irei instalar a friendlywrt no SD logo e quando chegar só plugar...
 
O cartão SD chegou ontem, mas o nanopi ainda nem chegou ao Brasil.

Acho que irei instalar a friendlywrt no SD logo e quando chegar só plugar...
O meu também foi postado no mesmo dia que o seu e também não chegou aqui.
A fonte de 5V 4A que comprei junto com o NanoPi chegou hoje. Se o vendedor não tivesse demorado para postar creio que chegaria tudo junto em... :limo:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo