Shark, de novo, vou aproveitar o gancho...
Estou usando o Nano com OpenWrt mas fiquei interessado no pfSense pelo firewall e plugins de segurança, pelo que eu pesquisei pfSense usa mais processador e o suporte Cake não é tão bom.
Pensei em pegar o x86 e cascatear, deixar o X86 pro pfSense como firewall e o Nano com Cake ou você teria alguma sugestão?
Sei la para ser sincero rsrsrs
No meu caso eu não vejo a necessidade disso! Para mim o firewall do openwrt é excelente + adicionando um banip bem configuradinho me parece ser bem mais do que suficiente no caso se a rede for doméstica já que com o banip vc facilmente bloqueia 99% dos ips de onde vem grande parte dos ataques na internet... E também existem trocentos outros pacotes que complementam o firewall no openwrt como aqueles de analise de pacotes em tempo real entre outros com outras funções como foi falado aqui.
Fora que eles estão mudando o firewall do openwrt do "firewall3" para o "firewall4", ou seja, estão saindo do iptables e indo para o nftables na versão 22.0X e é por isso que no momento eu ficou usando ou a build da friendly arm ou a build do
https://github.com/anaelorlinski/OpenWrt-NanoPi-R2S-R4S-Builds, ao invés das snapshots com openwrt ''limpo'' pois tem que fazer certas edições para voltar ao firewall3 pois tem muito pacote incompatível com o firewall4 ainda. Fora que snapshot não é para ser estável é build de dev. No caso da build do
anaelorlinski, eu estou editando um fork para a minha necessidade, ou seja, adicionando mais pacotes e agora vou adicionar alguns patchs tbm. Só fiz coisa básica até agora

No caso eu tenho 2 cartões SD aqui, essa é a beleza de um dispositivo como nano que usa cartão SD, tu simplesmente pode ter um cartão SD configuradinho e redondinho e um cartão SD para tu brincar com outras builds, patchs, pacotes e afins, sem se preocupar em fuder algo, brickar algo, ter que refazer config do zero e etc! Ou seja, fez o swap do cartão sd? Tudo volta como era antes em menos de 1 min, recomendo a galera ter sempre um cartão SD extra como copia do seu principal depois que tu reconfigurar ele! Pois assim nunca mais tu tem que reconfigurar algo do zero caso de alguma merda, basta fazer o swap de cartão sd kkkk
Eu acho que dois dispositivos desse naipe(ou seja, ambos os sistemas são excelentes) na mesma rede para cuidar de uma coisa só cada um, me parece ser "overkill"! Porém, se um só não está te atendendo ou caso vc veja necessidade ou só porque vc quer mesmo, então vai fundo e seja feliz

Eu sei que se eu visse a necessidade de tal conjunto, ou se eu simplesmente eu quisesse ter os dois ou mexer no pfsense também, eu iria fundo.
Agora com eu falei, x86 para mim é o suprassumo dos roteadores e um roteador x86 vai ser o meu proximo roteador! Só não peguei um a invés de NanoPi R4S devido ao excelente CxB do nano + testes que vi + a minha necessidade atualmente e a médio prazo... Ou seja, o nano está sobrando aqui.
Vi muitos usuários no reddit recomendando essa build ao invés da friendlyarm
OpenWRT Official master source code + CTCGFW & Lean's packages code - GitHub - quintus-lab/openwrt-rockchip: OpenWRT Official master source code + CTCGFW & Lean's packages code
github.com
Sei la, essa build é abandonada rsrs... Vc checou as datas dos posts no reddit? Pois pelo o que eu pude ver, essas builds do quintus eram populares devido a elas serem a unica alternativa a build do fabricante do nano na epoca em que ele foi lançado e antes do commit para o master branch do openwrt do R4S.
Se vc tem curiosidade de testar essa build dele, então eu iria de
https://github.com/anaelorlinski/OpenWrt-NanoPi-R2S-R4S-Builds, pois é baseada na build do quintus porém, com o desenvolvimento ainda ativo.
OBS: A build da friendly arm não é ruim, muito pelo contrário é muito boa e estável, porém, eu prefiro ter uma coisa mais limpa e configurada com a necessidade daquilo que eu preciso do que uma build feita para o publico em geral que contem coisas que eu não irei utilizar e é por isso que eu aguardo ansiosamente a versão 22.0X do openwrt, que ai a gente vai ter acesso a estável do openwrt oficialmente para o R4S.
Queria muito era ver o desempenho desse Pi aqui:
BananaPi BPI-M2S new design with Amlogic A311D Quad core ARM Cortex-A73 and dual core ARM Cortex-A53 CPU ,ARM G52 MP4(6EE) GPU,NPU for AI at 5.0 TOPS, support Camera and MIPI-CSI interface ,HDMI output,2 Gigabit port . 4G RAM and 16 GB eMMC flash
www.banana-pi.org
Bate fácil o R4S com esse CPU ai. Imagina 4 cores a73 para IRQ + queues e 2 cores A53 para docker? Top demais.
E queria que a friendly arm fizesse um Pi com esse CPU, pois entre os fabricante de Pi a friendly arm parece ser a que mais capricha no seu hardware junto com as cases de metal de alta qualidade e além de ter um preço razoável.