[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Testei aqui e tive o mesmo resultado que vc, ou seja, o cpu affinity está cagado nessa ultima build deles, seja por alguma coisa que eles fizeram ou devido a um update no pacote do sqm.

Joguei as queues nos nucleos A72 e ficou bom:

#eth0 queue no cores A72
echo 30 > /sys/class/net/eth0/queues/rx-0/rps_cpus

#eth1 queue nos cores A72 cores
echo 30 > /sys/class/net/eth1/queues/rx-0/rps_cpus
Não sei como executa esses comandos rsrs
Tem como eu baixar uma build que esteja boa?

Não sei como executa esses comandos rsrs
É no shell mesmo, aonde vc abriu o htop :D

MhYsXLj.png

6yIt2DU.png

lANAqnf.png

Esqueci de tirar o print antes dos comandos, mais o resultado foi igual ao seu, ou seja, tudo no CPU1 topando ele kkk É só configurar o SQM e depois dar os comdandos.

É no shell mesmo, aonde vc abriu o htop :D

MhYsXLj.png

6yIt2DU.png

lANAqnf.png

Esqueci de tirar o print antes dos comandos, mais o resultado foi igual ao seu, ou seja, tudo no CPU1 topando ele kkk É só configurar o SQM e depois dar os comdandos.
Tô instalando a snapshot pra testar kkkk. Mas vou testar isso que você falou daqui a pouco
O nanopi nem está iniciando com a snapshot ué

---
Colocando novamente o friendlywrt no SD

Tô instalando a snapshot pra testar kkkk. Mas vou testar isso que você falou daqui a pouco
O nanopi nem está iniciando com a snapshot ué
Snapshot não é estavel, ainda mais agora que eles estão mudando o firewall de iptables para nftables.

Dando aqueles comandos depois de configurar o SQM na build da friendly arm resolve o CPU affinity e fica bom, agora se vc mesmo assim quer testar outra build, vai de: https://github.com/anaelorlinski/OpenWrt-NanoPi-R2S-R4S-Builds

E testa e o vê o que vc acha.

Testei aqui e tive o mesmo resultado que vc, ou seja, o cpu affinity está cagado nessa ultima build deles, seja por alguma coisa que eles fizeram ou devido a um update no pacote do sqm.

Joguei as queues nos nucleos A72 e ficou bom:

#eth0 queue no cores A72
echo 30 > /sys/class/net/eth0/queues/rx-0/rps_cpus

#eth1 queue nos cores A72 cores
echo 30 > /sys/class/net/eth1/queues/rx-0/rps_cpus
Interessante ... coloca a carga dos queues das interfaces nos nucleos mais fortes. os A72 seriam os núcleos 4 e 5 ? certo ?

Última edição:
Eu fiz os comandos e o cpu parou de ficar lá no alto, porém o resultado do download ficou meio baixo
Configurei pra 500m/35

VxsCH4E.png

No speedtest ficou melhor a velocidade. No site ali que ficou meio baixo 200 e poucos mb

O ping ainda dá uma subida mas não sei se tem como melhorar mais
J7KTSqm.png

Última edição:
Eu fiz os comandos e o cpu parou de ficar lá no alto, porém o resultado do download ficou meio baixo
Configurei pra 450m/35
MTAugie.png
É man, que trampo ein...

Tem algo errado aí, pois aqui neste vídeo funciona bem de boas.

fui sorteado kkkk. Esse cara do vídeo tá usando a snapshot. Eu testei ela e o nanopi nem sequer iniciou.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que agora está bom, com link adaptation em VDSL2 e overhead 44 ficou melhor o ping
Tem como verificar se está correto o uso no núcleo a72?
JOhckQp.png

Fiz alguns testes de download aqui e o uso da conexão ainda fica uns 100mb abaixo do cake. Variando entre 300 a 350mb de download. Sei lá, talvez não tenha solução. Meio arrependido rsrsrs

Última edição:
Interessante ... colocau a carga dos queues das interfaces nos nucleos mais fortes. os A72 seriam os núcleos 4 e 5 ? certo ?
Sim, são os núcleos 4 e 5 que são os a72 que rodam a 2Ghz.
Configurei pra 500m/35

VxsCH4E.png

No speedtest ficou melhor a velocidade. No site ali que ficou meio baixo 200 e poucos mb

O ping ainda dá uma subida mas não sei se tem como melhorar mais
J7KTSqm.png
Esse site da wave form é zuado quanto a velocidade, tem hora que ele não pega velocidade correta nem por resa braba.

FArMDur.png

Testei aqui e está certinho para mim agora depois de colocar as queues nos a72.

YIJwbyq.png

0PLhDyV.png

Para não subir o ping algum, a documentação do cake recomenda abrir mão de 15% da velocidade, portanto o certo seria no seu download por volta de 425000. Se vc quer o cake e não quer abrir mão da velocidade então usa o valor que vc achar correto, porém, saiba que vai ter um aumento de ping, porém, será bem menor do que se o cake não estivesse sendo utilizado.

Sem cake:

yx4KMZh.png

Com cake, porém, sem respeitar os 15% de velocidade:

HcU24dg.png

Com cake e respeitando os 15%:

bVcSk9G.png

fui sorteado kkkk. Esse cara do vídeo tá usando a snapshot. Eu testei ela e o nanopi nem sequer iniciou.

Acho que agora está bom, com link adaptation em VDSL2 e overhead 44 ficou melhor o ping
Tem como verificar se está correto o uso no núcleo a72?
JOhckQp.png

Fiz alguns testes de download aqui e o uso da conexão ainda fica uns 100mb abaixo do cake. Variando entre 300 a 350mb de download. Sei lá, talvez não tenha solução. Meio arrependido rsrsrs
Parece correto para mim! Lembrando que a gente só mexeu nas queues e não no IRQ, no IRQ continua o que está padrão no friendlywrt, porém, eu acho que não tem necessidade de mexer no IRQ tbm!

Lembrando que vc tem que colocar os comandos aqui:

XoKafpk.png

Porque se reiniciar ele volta as queues para afinidade padrão no nucleo 1.

Snapshots são diárias, então muito provavelmente a sua snapshot é diferente da dele.

Snapshots são diárias, então muito provavelmente a sua snapshot é diferente da dele.
Sim, snapshots são builds diarias tiradas do master do openwrt que recebe commits o tempo todo rsrs, é build para quem quer ficar no edge do desenvolvimento, porém, são builds que não são apra serem estáveis! Ainda mais nesse momento atual no qual eles estão mudando o firewall como eu já comentei aqui diversas vezes.

A snapshot que ele usou no video, é bem antiga kkkk

Sim, são os núcleos 4 e 5 que são os a72 que rodam a 2Ghz.

Esse site da wave form é zuado quanto a velocidade, tem hora que ele não pega velocidade correta nem por resa braba.

FArMDur.png

Testei aqui e está certinho para mim agora depois de colocar as queues nos a72.

YIJwbyq.png

0PLhDyV.png

Para não subir o ping algum, a documentação do cake recomenda abrir mão de 15% da velocidade, portanto o certo seria no seu download por volta de 425000. Se vc quer o cake e não quer abrir mão da velocidade então usa o valor que vc achar correto, porém, saiba que vai ter um aumento de ping, porém, será bem menor do que se o cake não estivesse sendo utilizado.

Sem cake:

yx4KMZh.png

Com cake, porém, sem respeitar os 15% de velocidade:

HcU24dg.png

Com cake e respeitando os 15%:

bVcSk9G.png

Parece correto para mim! Lembrando que a gente só mexeu nas queues e não no IRQ, no IRQ continua o que está padrão no friendlywrt, porém, eu acho que não tem necessidade de mexer no IRQ tbm!

Lembrando que vc tem que colocar os comandos aqui:

XoKafpk.png

Porque se reiniciar ele volta as queues para afinidade padrão no nucleo 1.
Meio zuado ter q corrigir na mão a build dos caras né
Se você não tivesse explicado eu jamais iria descobrir esses comandos aí.

Vou manter em 450000, o ping sobe no máximo uns 15 ms então acho que está ok. Talvez o problema seja até minha conexão da claro mesmo. A sua ficou muito bom mesmo rsrs

Meio zuado ter q corrigir na mão a build dos caras né
Se você não tivesse explicado eu jamais iria descobrir esses comandos aí.

Vou manter em 450000, o ping sobe no máximo uns 15 ms então acho que está ok. Talvez o problema seja até minha conexão da claro mesmo. A sua ficou muito bom mesmo rsrs
Acontecem bugs novos quando libera nova build né, acredito que sistema algum está livre disso.

Fiz um teste de download aqui, sem cake:

kXBxiNG.png

Deu até perda de pacote kkkk

Agora com cake respeitando os 15%:

Zgy52JI.png

Deu um spike de 13 ms em um ping na hora que eu comecei o download, porém, isso é normal:

JRyx9WU.png

É só o algoritmo trabalhando de uma conexão idle que foi para uso full em 1 s.

Só avisar para eles que teve regressão
Eu vou avisar no e-mail...

No caso eu nem tinha notado pois não tinha usado a ultima build deles ainda e nos últimos dias eu tava brincando com o fork da build do https://github.com/anaelorlinski/OpenWrt-NanoPi-R2S-R4S-Builds

Pode ser que também que eles estejam deixando essa questão de afinidade das queues para as pessoas? Afinal de contas cada pessoa tem uma necessidade diferente quanto ao uso dos CPUS... No forum do openwrt um cara la preferiu colocar tudo nos cores a53 e deixar os a72 para o docker pois ele colocou um sistema de dvr e está usando AI para inteligencia das cameras para monitorar o que acaba demandando CPU porque a conexão dele era 100 ou 200 mb apenas.

Última edição:
Eu vou avisar no e-mail...

No caso eu nem tinha notado pois não tinha usado a ultima build deles ainda e nos últimos dias eu tava brincando com o fork da build do https://github.com/anaelorlinski/OpenWrt-NanoPi-R2S-R4S-Builds

Pode ser que também que eles estejam deixando essa questão de afinidade das queues para as pessoas? Afinal de contas cada pessoa tem uma necessidade diferente quanto ao uso dos CPUS... No forum do openwrt um cara la preferiu colocar tudo nos cores a53 e deixar os a72 para o docker pois ele colocou um sistema de dvr e está usando AI para monitorar o que demanda CPU porque a conexão dele era 100 ou 200 mb apenas.
Onde vc "descobriu" esse comando para definir a afinidade? Pode me mandar o link?

Pelo menos não dá perda de pacote, varia menos de 20ms acho que está ok. Engraçado que o seu pega mais velocidade em qualquer situação.
mQE1y49.png

sem cake
ZEEskjt.png

Última edição:
Onde vc "descobriu" esse comando para definir a afinidade? Pode me mandar o link?

Pelo menos não dá perda de pacote, varia menos de 20ms acho que está ok.
mQE1y49.png

Esse download do ubuntu ai super instavel aqui kkkkk fica subindo e descendo entre 30mb até 45 mb.

zRj74Hh.png

NUFnWnf.png

E fica nessa putaria ai. Aqui é boi fibra, ela só é estável de velocidade para servidor da microsoft e google, saiu disso é pedir muito kkk

Última edição:

Esse download do ubuntu ai super instavel aqui kkkkk fican subindo e descendo entre 30mb até 45 mb.

zRj74Hh.png

NUFnWnf.png

E fica nessa putaria ai. Aqui é boi fibra, ela só é estável de velocidade para servidor da microsoft e google, saiu disso é pedir muito kkk
A iso do ubuntu realmente é instavel, achei que era só aqui. To testando com o da microsoft e é bem melhor.

Até se eu limitar em 200mb de download o ping sobe 10~15ms, então deve ser problema do meu link mesmo
RMRlSeS.png

@xShARkx eu instalei esses pacotes aqui pra tentar criar uma vpn l2tp mas não apareceu a interface gráfica nem nada do tipo
Será que é só via Terminal SSH? Eu só posso usar l2tp no momento, não adianta wireguard nem tailscale.
3X7sSKy.png

Última edição:
A iso do ubuntu realmente é instavel, achei que era só aqui. To testando com o da microsoft e é bem melhor.

Até se eu limitar em 200mb de download o ping sobe 10~15ms, então deve ser problema do meu link mesmo
RMRlSeS.png
Não sei se basta apenas limitar apenas a velocidade no download ou teria que ser o ajuste certo nas configs do SQM, porque lembre-se sqm é sobre priorização de pacote:

Para ter o cake 100%, é necessário ler esse documentação aqui mais completa:

Para mim, o ajuste básico do cake funciona o suficiente... É perfeito? Não, porém, me atende! O que eu não quero é perda de pacote ou ping subindo 100 ou 200 ms.

@xShARkx eu instalei esses pacotes aqui pra tentar criar uma vpn l2tp mas não apareceu a interface gráfica nem nada do tipo
Será que é só via Terminal SSH? Eu só posso usar l2tp no momento, não adianta wireguard nem tailscale.
3X7sSKy.png
Então, é só instalar o pacote referente a interface luci:

BSzoT0C.png

No openwrt quando vc instala um pacote, ele permite vc a usar via terminal e para interface existe um pacote separado!

O pacotes da interface se chamam luci-XXX(alguma coisa), ai depois de instalar o pacote do luci é só reiniciar que ele parece.

C1w7WDI.png

Última edição:
Não sei se basta apenas limitar apenas a velocidade no download ou teria que ser o ajuste certo nas configs do SQM, porque lembre-se sqm é sobre priorização de pacote:

Para ter o cake 100%, é necessário ler esse documentação aqui mais completa:

Para mim, o ajuste básico do cake funciona o suficiente... É perfeito? Não, porém, me atende! O que eu não quero é perda de pacote ou ping subindo 100 ou 200 ms.

Então, é só instalar o pacote referente a interface luci:

BSzoT0C.png

No openwrt quando vc instala um pacote, ele permite vc a usar via terminal e para interface existe um pacote separado!

O pacotes da interface se chamam luci-XXX(alguma coisa), ai depois de instalar o pacote do luci é só reiniciar que ele parece.

C1w7WDI.png
Eu já tinha instalado o pacote da interface mas não apareceu.
Amanhã eu vou tentar novamente e posto aqui se conseguir

Obrigado pela ajuda

Eu já tinha instalado o pacote da interface mas não apareceu.
Amanhã eu vou tentar novamente e posto aqui se conseguir

Obrigado pela ajuda
Deve só faltar reiniciar o aparelho mesmo. Eu não procurei saber como faz para a luci dar o reload nessa build do friendly arm, eu sei que na build do anaelorlinski não precisa reiniciar o nano para que o pacote da luci apareça na interface.

Como o openwrt é opensource, é possível personalizar tudo da maneira que vc quer, agora isso precisa de conhecimento e é por isso que no momento eu estou estudando e testando, quero criar uma build limpa e personalizada por mim quando sair a estável da versão 22.0X em abril\maio.

No meu caso agora, eu estou quebrando a cabeça aqui para integrar os patchs para que build já venha na timezone e range de ip configuradinho já do forno:

Que assim se algum dia por alguma ventura eu quiser reconfigurar tudo do 0, eu não vou precisar realmente fazer tudo do 0 kkkk

Coisa simples para quem já conhece, porém, mais complicado para quem está aprendendo como eu kkkk

Última edição:
Deve só faltar reiniciar o aparelho mesmo. Eu não procurei saber como faz para a luci dar o reload nessa build do friendly arm, eu sei que na build do anaelorlinski não precisa reiniciar o nano para que o pacote da luci apareça na interface.

Como o openwrt é opensource, é possível personalizar tudo da maneira que vc quer, agora isso precisa de conhecimento e é por isso que no momento eu estou estudando e testando, quero criar uma build limpa e personalizada por mim quando sair a estável da versão 22.0X em abril\maio.

No meu caso agora, eu estou quebrando a cabeça aqui para integrar os patchs para que build já venha na timezone e range de ip configuradinho já do forno:

Que assim se algum dia por alguma ventura eu quiser reconfigurar tudo do 0, eu não vou precisar realmente fazer tudo do 0 kkkk

Coisa simples para quem já conhece, porém, mais complicado para quem está aprendendo como eu kkkk
Vou ler a documentação pra tentar entender como criar o server l2tp

Eu instalei um xl2tpd mas parece que é cliente l2tp. Parece que tem um tal de Libreswan pra fazer o server

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar