[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
ZimaBoard ...

ZimaBoard ...

A caixa retail é bem mais simples e tem um pequeno defeito de design no slot pcie não permite usar a placa com rear shield, não cabe e se entortar para caber, cobre a mini dp.

Mas é um ótimo lançamento e voltaram a despachar as placas depois do lockdown na flangolandia.

A controladora unifi só usa muito CPU quando o sistema da boot e ela está inicializando. Após isso fica bem tranquilo.

Mais forte que o nano?
Teria que ver uns testes de CPU, senão me engano é sim só que essa zima board é bem mais cara que o nano.

Com os preços dos x86 com várias portas 2.5 GBe caindo no aliexpress, acho que vale mais a pena um desses.

Última edição:
Teria que ver uns testes de CPU, senão me engano é sim só que essa zima board é bem mais cara que o nano.

Com os preços dos x86 com várias portas 2.5 GBe caindo no aliexpress, acho que vale mais a pena um desses.

Seria top fazer uma tabela capacidade de roteamento por preço, pra termos ideia de quais tem o maior CxB.

Capacidade de roteamento com SQM e os caralho...

Exemplo.

NanoPi R4S toca 900Mbps e quebrados e custa R$480 aproximadamente.

R$0,53 por megabit roteado.

Quem tiver o menor valor tem maior CxB.

Seria top fazer uma tabela capacidade de roteamento por preço, pra termos ideia de quais tem o maior CxB.

Capacidade de roteamento com SQM e os caralho...

Exemplo.

NanoPi R4S toca 900Mbps e quebrados e custa R$480 aproximadamente.

R$0,53 por megabit roteado.

Quem tiver o menor valor tem maior CxB.
Temos que ter cuidado nesta avaliação, pois o CPU não é o único elemento que afeta a performance quando em altas taxas.
Alguns produtos usam chips Realtek 8125B outros Intel i221 . Temos que ver as capacidades, e principalmente os queues destes chipsets, pois afetam e muito a distribuição da carga dos nucleos da cpu na transferência de dados das portas de rede.

Custo benefício do nano é imbatível.
Um dia quem sabe x86 4 portas 2.5gb com SSD e 8gb Ram por 700 reais

Daí mataria o cxb dos ARM.
O que eu não entendo é o preço dos raspberrys, tem maluco vendendo a 800 na China.
Q estranho. Eu comprei minha raspberry com dólar mais ou menos ruim e paguei acho q 600 ou menos na 4gb.

Atualmente ela me serve apenas para compartilhamento de arquivos em HD externo e servidor plex

Alguém sabe se é possível limitar a velocidade de um dos cabos ethernet sem um switch gerenciável? Tô com o R4S saindo pra um switch não gerenciável e do switch vai pra um dumb AP com openwrt instalado. A conexão pro meu PC sai direto do switch e não precisa limitar, queria limitar a conexão que sai da terceira porta do dumb AP, tentei usar SQM e QOS mas eles só limitaram a velocidade do wifi.

Alguém sabe se é possível limitar a velocidade de um dos cabos ethernet sem um switch gerenciável? Tô com o R4S saindo pra um switch não gerenciável e do switch vai pra um dumb AP com openwrt instalado. A conexão pro meu PC sai direto do switch e não precisa limitar, queria limitar a conexão que sai da terceira porta do dumb AP, tentei usar SQM e QOS mas eles só limitaram a velocidade do wifi.
Precisa ser switch gerenciável pra limitar a velocidade da porta. Outra opção é limitar a banda por faixas de IP usando o qos do openwrt.

Boa tarde,

Usei os comando que o @xShARkx forneceu para o cpu affinity, no caso esses aqui

## IRQ do eth0 no core 2 ##
echo -n 4 > /proc/irq/31/smp_affinity

## IRQ do eth1 no core 3 ##
echo -n 8 > /proc/irq/88/smp_affinity

## Queues do eth0 no core 4 ##
echo 10 > /sys/class/net/eth0/queues/rx-0/rps_cpus

## Queues do eth1 no core 5 ##
echo 20 > /sys/class/net/eth1/queues/rx-0/rps_cpus

Depois de aplicar funcionou muito bem e agora deixando os a72 somente para queue o núcleo 4 não fica mais topado em 100% e resolveu o problema.

Agora vendo os códigos fica a duvida, oque acontece com os 2 primeiros núcleos que não foram setados? Se eu não colocar ele em irq ou queue eles vão ser usados de alguma forma?

Última edição:
Delete.

Tem um erro nas duas últimas regras.
Para o core 4 o valor é 16 ( seria 10 em hexadecimal ).
Para o core 5 o valor é 32 ( seria 20 em hexadecimal ).
Ficando 10 irá utilizar os cores 1 e 3.
Ficando 20 irá utilizar os cores 4 e 2.
O comando ali está certinho, no caso está utilizando o hex:

9eHjpLP.png

00000001 = hex 1 = cpu 0
00000010 = hex 2 = cpu 1
00000100 = hex 4 = cpu 2
00001000 = hex 8 = cpu 3
00010000 = hex 10 = cpu 4
00100000 = hex 20 = cpu 5

O comando ali está certinho, no caso está utilizando o hex:

9eHjpLP.png

00000001 = hex 1 = cpu 0
00000010 = hex 2 = cpu 1
00000100 = hex 4 = cpu 2
00001000 = hex 8 = cpu 3
00010000 = hex 10 = cpu 4
00100000 = hex 20 = cpu 5
Já deletei o post pois percebi meu erro. Os valores ali são em hexadecimal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Leitura interessante sobre o assunto.

Última edição:
Valeu. Vou tentar fazer com nft-qos
Tava quebrando a cabeça aqui porque o limite tava funcionando nos speed tests mas quando colocava download na steam ficava sem limite algum. Depois que percebi que o limite não tava funcionando em ipv6 kkkk, por enquanto vou deixar ele desativado.

Alguem indica uma boa solução pra torresmo?

Estou rodando o qbittorrent e está consumindo mta cpu.

esse aliexpress nao vai cair os preços com o dolar nao? queria um nanopi mais barato!

Users who are viewing this thread

Voltar