[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Não usei x86 ainda com openwrt, porém, poste o que vc quer fazer e como o seu x86 j4125 está fazendo atualmente com uns prints do htop, que a gente ve se eu consigo ajudar.
Só uso como roteador puro. Até o SSD removi e estou rodando o OpenWRT 21.02.3 de um pendrive de 16GB. Compilei a imagem com alguns pacotes básicos apenas: adblock, banip, mwan3, cake e mais algumas ferramentas de teste da rede.

Maneiro, poste testes com esse N6005 aqui quando chegar :D
Postarei sim. Já era pra ter postado do J4125, mas estava muito ocupado.

Poste sim, pois mais pessoas estão interessadas, tenho certeza!

Só lembre de informar como está configurado, se ta usando package steering, irqbalance e etc.
Vou organizar os testes e postar aqui pra quem tiver interesse. Já alternei entre package steering e irqbalance e o restultado é parecido (meio desbalanceado). Meu objetivo é balancear a carga o mais igual possível nos 4 cores, pois não vou rodar nada além disso. Comprei para ser router apenas.

Bom saber sobre essa questão da fonte, agora uma pergunta, foi da topton que tu comprou o x86? Ou de outra marca?
Sim, foi da topton. A construção interna é impecável, mas a fonte eles mandam uma genérica e com potência desnecessária (pro meu uso), pois nos testes que fiz com stress o consumo nunca passou de 10 watts. Inclusive comparei com outros equipamentos, como uma RB5009 que usava antes. A ram e ssd me parecem genéricos, mas não tive nenhum problema até agora. Nenhuma instabilidade. Devem escolher bons fornecedores lá na China. O resto como falei é muito bem feito e aquece pouco por ter tanto metal. Fiquei até surpreso com a qualidade.
Teve outras pessoas comprando esses x86, mais eles deixaram de relatar muita coisa! Seria maneiro se alguém fizesse mais testes, mostrasse fotos do interior, desse opinião sobre q qualidade da ram, ssd e etc, e assim por diante!

Só uso como roteador puro. Até o SSD removi e estou rodando o OpenWRT 21.02.3 de um pendrive de 16GB. Compilei a imagem com alguns pacotes básicos apenas: adblock, banip, mwan3, cake e mais algumas ferramentas de teste da rede.

Postarei sim. Já era pra ter postado do J4125, mas estava muito ocupado.

Vou organizar os testes e postar aqui pra quem tiver interesse. Já alternei entre package steering e irqbalance e o restultado é parecido (meio desbalanceado). Meu objetivo é balancear a carga o mais igual possível nos 4 cores, pois não vou rodar nada além disso. Comprei para ser router apenas.

Para ficar 100% balanceado igual em todos os núcleos é mais complicado, já que o IRQ e as QUEUES não tem o mesmo peso rsrsrs

Porém, aqui existe um tópico interessante sobre isso:

Sobre balanceamento de carga em um x86, de uma olhada principalmente nos posts do usuário dl12345. Ele fala o que ele fez e mostra os prints do x86 dele balanceado... Unica coisa é que o jeito que ele fez é mais complicado!

Sim, foi da topton. A construção interna é impecável, mas a fonte eles mandam uma genérica e com potência desnecessária (pro meu uso), pois nos testes que fiz com stress o consumo nunca passou de 10 watts. Inclusive comparei com outros equipamentos, como uma RB5009 que usava antes.

A ram e ssd me parecem genéricos, mas não tive nenhum problema até agora. Nenhuma instabilidade. Devem escolher bons fornecedores lá na China. O resto como falei é muito bem feito e aquece pouco por ter tanto metal. Fiquei até surpreso com a qualidade.

Então o seu, é o segundo relato que afirma que a qualidade de construção, pelo menos dos da topon é boa! Só que a fonte que eles mandam, então é meia boca...

Qual era o consumo da RB5009 e qual a sua opinião quanto ao x86 vs a rb?

Para ficar 100% balanceado igual em todos os núcleos é mais complicado, já que o IRQ e as QUEUES não tem o mesmo peso rsrsrs

Porém, aqui existe um tópico interessante sobre isso:

Sobre balanceamento de carga em um x86, de uma olhada principalmente nos posts do usuário dl12345. Ele fala o que ele fez e mostra os prints do x86 dele balanceado... Unica coisa é que o jeito que ele fez é mais complicado!

Então o seu, é o segundo relato que afirma que a qualidade de construção, pelo menos dos da topon é boa! Só que a fonte que eles mandam, então é meia boca...

Qual era o consumo da RB5009 e qual a sua opinião quanto ao x86 vs a rb?
Acho que agora aprendi a responder direito :)

Vou ler o tópico que indicou. Obrigado. Sei que balancear igualmente é complicado, mas aqui uso 2 conexões com load balance e às vezes um dos núcleos é bem mais usado do que os outros. A internet é 500 x 500 de um aqui do bairro e 300 x 150 da Vivo.

O consumo da 5009 não lembro direito, mas era até um pouco mais do que o x86. Ele hoje com a fonte que uso consome 5 watts em idle e no máximo 10 rodando o stress. A RB acho que era uns 6 ou 7 em idle e não cheguei a medir a máxima. Essas medidas foram feitas antes da rede elétrica.
Minha opinião sobre a 5009 é que é um ótimo produto pra quem prefere Mikrotik, mas esquenta bastante e fiquei preocupado se não daria problema com o uso 24 x 7. No setup que uso hoje ela atendia perfeitamente, tanto que deixei configurada pro caso de algum problema. Uso 3 túneis wireguard e não posso afirmar com 100% de certeza, mas o desempenho do x86 foi bem melhor. Tenho que testar novamente e registrar.

Em resumo, eu prefiro o openwrt por ser aberto e dar infinitas possibilidades sem depender do fabricante. Antes de comprar o x86 eu vi que tinha um port do openwrt para a 5009, mas achei melhor deixar ela como backup mesmo. Antes de me registrar aqui li vários posts seus e de outros antes de decidir ir pro openwrt. Tem uma curva de aprendizado e sofri um pouco, mas na minha opinião vale muito a pena.

Outra coisa que esqueci de dizer sobre o x86 é que existe um bug na bridge com as interfaces i225. Aqui as portas 3 e 4 ficaram para a rede local e se ligo dois equipamentos no x86 eles ficam com internet, mas não se comunicam entre si. Pelo que pesquisei é um bug conhecido da versão estável (do kernel 5.4) e que foi corrigido no 5.10, mas não gosto de usar snapshots. Compilei uma versão meio antiga e o desempenho ficou ruim. Fora alguns pacotes ainda sem compatibilidade com o nftables.

Consumo da rb5009 varia de 14w a 20w
Depende do uso
Sem uso nenhum ou bem leve aqui não chegou nem perto de 14. Medi nesse momento e estava 7,8. Sem uso fica variando mais ou menos entre 7,3 e 9. Como eu disse não testei com uso intenso, mas se chegar a 20w deve dar para fritar ovo.

Sem uso nenhum ou bem leve aqui não chegou nem perto de 14. Medi nesse momento e estava 7,8. Sem uso fica variando mais ou menos entre 7,3 e 9. Como eu disse não testei com uso intenso, mas se chegar a 20w deve dar para fritar ovo.
Tenho um colega que tinha ficava 8 a 10w, só que tinha trocado a pasta térmica e colocando coolers nela para deixa fria
Mais ele trocou pelo UDM PRO

Da para usar o modem da oi fibra como um switch? Aproveitar as portas rj45 dele. O modem vai ficar ‘em bridge e quero que o nano gerencie essas portas dele, possível?

746-EEB04-9-D08-45-D9-89-E8-7-C45257-BEC41.jpg

Sabem me dizer se essa configuração de rede é possível? No caso o mikrotik vai se torna Um switch e nele, além de outros aparelhos, vai ser conectado esse tp-link para ele ampliar o número de portas Lan para 5. No caso o Tp-link seria um switch não gerencial (já me falaram aqui que não tem como usar ele como gerenciável). Seria possível os aparelhos conectados nesse tp-link receberem um IP em cada porta LAN?

Sabem me dizer se essa configuração de rede é possível? No caso o mikrotik vai se torna Um switch e nele, além de outros aparelhos, vai ser conectado esse tp-link para ele ampliar o número de portas Lan para 5. No caso o Tp-link seria um switch não gerencial (já me falaram aqui que não tem como usar ele como gerenciável). Seria possível os aparelhos conectados nesse tp-link receberem um IP em cada porta LAN?
Já buscou ver se esse TP-Link é suportado pelo OpenWRT? Caso seja você pode usar vlans para separar as portas, mas do contrário só vejo como receber um ip diferente em cada porta com lease estático no dhcp ou configuração manual. Nesse caso o TP-Link continuaria como dumb switch e a ordem das portas não vai importar, mas você terá pelo menos ampliado o número de portas da 750.

Já buscou ver se esse TP-Link é suportado pelo OpenWRT? Caso seja você pode usar vlans para separar as portas, mas do contrário só vejo como receber um ip diferente em cada porta com lease estático no dhcp ou configuração manual. Nesse caso o TP-Link continuaria como dumb switch e a ordem das portas não vai importar, mas você terá pelo menos ampliado o número de portas da 750.
pelo pesquisei ele não.

No caso vc diz que eu terei que configurar manualmente o ip para cada aparelho conectado nesse tplink?

pelo pesquisei ele não.

No caso vc diz que eu terei que configurar manualmente o ip para cada aparelho conectado nesse tplink?
Se não tem então tem que ficar como dumb switch mesmo. Os ips você pode configurar manualmente ou pegar o mac de cada equipamento e configurar em DHCP and DNS, Static Leases para que cada equipamento pegue sempre o mesmo ip. Não sei se o objetivo é esse ou além disso é também isolar o tráfego de cada um dos equipamentos por porta. Se for esse último aí precisaria de suporte a vlan no TP-Link, o que não é possível.
Edit: essa parte "DHCP and DNS, Static Leases" pode não ter ficado muito claro que é no Nano.

Última edição:
Se não tem então tem que ficar como dumb switch mesmo. Os ips você pode configurar manualmente ou pegar o mac de cada equipamento e configurar em DHCP and DNS, Static Leases para que cada equipamento pegue sempre o mesmo ip. Não sei se o objetivo é esse ou além disso é também isolar o tráfego de cada um dos equipamentos por porta. Se for esse último aí precisaria de suporte a vlan no TP-Link, o que não é possível.
Edit: essa parte "DHCP and DNS, Static Leases" pode não ter ficado muito claro que é no Nano.
Mas tem como deixar os equipamentos pegarem um ip dinâmico nesse tplink ou sou obrigado a colocar manualmente?

É uma rede domestica, mas qual seria esse lance aí de separar tráfego? Alguma coisa para segurança?

To usando faz 3 dias o OpenWrt 22 RC1 no NanoPi R4S.

Tudo bem até agora...

A GL Inet está para lançar um novo modelo de mini router VPN baseado em OpenWRT customizado, o Slate AX. O hardware segue as mesmas especificações do roteador Flint.

- Processador Qualcomm IPQ6000 1.2GHz
- 512MB RAM
- 128MB ROM
- 3 portas gigabit + USB 3.0 + USB tipo C (alimentação)
- Suporte a cartão de memória até 512GB
- Wi-Fi 6 (AX 1800)
- OpenWRT customizado baseado na versão 21.02 (interface avançada LuCI)
- Repositório próprio da GL Inet no firmware customizado
- Integração de fábrica com AD Guard Home, Next DNS e CloudFlare
- + de 30 perfis VPN pré-configurados
- Velocidade máxima suportada em protocolo Wireguard 600Mbps
- Velocidade máxima suportada em protocolo OpenVPN 120Mbps

axt1800-banner-v2.jpg

30-commercial-vpn-provider_4.jpg

Preço: ainda não chegou em nenhuma loja, o router Flint da GL Inet tem basicamente a mesma especificação de hardware e custa em média R$620 reais + frete no Ali Express.

Última edição:
Mas tem como deixar os equipamentos pegarem um ip dinâmico nesse tplink ou sou obrigado a colocar manualmente?

É uma rede domestica, mas qual seria esse lance aí de separar tráfego? Alguma coisa para segurança?
Se você quer que os equipamentos peguem sempre o mesmo ip faz o que falei no post. Eles vão pegar de forma dinâmica, mas sempre o mesmo ip que você associar ao mac de cada um. Se não quiser ter o trabalho de pegar o mac de cada equipamento deixa eles pegarem qualquer ip mesmo e depois olha o mac deles em Network, DHCP and DNS, Static Leases. Copia o mac e clica em Add acima
O lance de separar o tráfego seria para um equipamento não enxergar o tráfego do outro dentro do TP-Link, mas se você não sabe o que é isso é porque não deve precisar ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A GL Inet está para lançar a versão portátil de um novo modelo de mini router VPN baseado em OpenWRT customizado, o Slate AX. O hardware segue as mesmas especificações do roteador Flint.

- Processador Qualcomm IPQ6000 1.2GHz
- 512MB RAM
- 128MB ROM
- 3 portas gigabit + USB 3.0 + USB tipo C (alimentação)
- Suporte a cartão de memória até 512GB
- Wi-Fi 6 (AX 1800)
- OpenWRT customizado baseado na versão 21.02 (interface avançada LuCI)
- Repositório próprio da GL Inet no firmware customizado
- Integração de fábrica com AD Guard Home, Next DNS e CloudFlare
- + de 30 perfis VPN pré-configurados
- Velocidade máxima suportada em protocolo Wireguard 600Mbps
- Velocidade máxima suportada em protocolo OpenVPN 120Mbps

axt1800-banner-v2.jpg

30-commercial-vpn-provider_4.jpg

Preço: ainda não chegou em nenhuma loja, o router Flint da GL Inet tem basicamente a mesma especificação de hardware e custa em média R$620 reais + frete no Ali Express.

Peguei o AX6s no Ali por 309,50. Suporta AX somente em 5.8 e já tem suporte oficial do OpenWRT acho que a partir da 22.03 rc1. Teria que fazer o resto por conta própria, mas não é mais jogo? Esse Slate aí parece bem prático para levar de um lugar a outro, viagens etc.

Última edição:
Peguei o AX6s no Ali por 309,50. Suporta AX somente em 5.8 e já tem suporte oficial do OpenWRT acho que a partir da 22.03 rc1. Teria que fazer o resto por conta própria, mas não é mais jogo?

São propostas diferentes! O Slate AX é um mini roteador de viagem.

O usuário pode adquirir uma NanoPi e instalar o OpenWRT, a outra opção é adquirir um dispositivo pronto, que passou por várias horas de laboratório, com drivers otimizados para extrair o máximo do hardware embarcado e que no final das contas não custará tanto a mais que uma NanoPi R4S + case + fonte etc. As duas opções tem prós e contras e tem mercado para ambas!

Última edição:
São propostas diferentes! O Slate AX é um mini roteador de viagem.

O usuário pode adquirir uma NanoPi e instalar o OpenWRT, a outra opção é adquirir um dispositivo pronto, que passou por várias horas de laboratório, com drivers otimizados para extrair o máximo do hardware embarcado e que no final das contas não custará tanto a mais que uma NanoPi R4S + case + fonte etc. As duas opções tem prós e contras e tem mercado para ambas!
O Slate AX é um mini roteador de viagem.
É que achei que seria algo para uso residencial comum e como só tem 2 antenas um roteador normal me pareceu a melhor opção, mas de fato são propostas diferentes. Você está certo.

Se você quer que os equipamentos peguem sempre o mesmo ip faz o que falei no post. Eles vão pegar de forma dinâmica, mas sempre o mesmo ip que você associar ao mac de cada um. Se não quiser ter o trabalho de pegar o mac de cada equipamento deixa eles pegarem qualquer ip mesmo e depois olha o mac deles em Network, DHCP and DNS, Static Leases. Copia o mac e clica em Add acima
O lance de separar o tráfego seria para um equipamento não enxergar o tráfego do outro dentro do TP-Link, mas se você não sabe o que é isso é porque não deve precisar ;)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Peguei o AX6s no Ali por 309,50. Suporta AX somente em 5.8 e já tem suporte oficial do OpenWRT acho que a partir da 22.03 rc1. Teria que fazer o resto por conta própria, mas não é mais jogo? Esse Slate aí parece bem prático para levar de um lugar a outro, viagens etc.
Obrigado amigo, já estou mexendo aqui para ver como fica.

E olha esse tplink tl-r470+ v4 tem uma parte que da para mexer em vlans, mas ele só deixa alterna entre vlan1 até vlan4, no caso não me permite criar uma nova vlan. Olha a demo dele (vai em Network>Switch>Port Vlan)

https://emulator.tp-link.com/TL-R470T+/userRpm/Index.htm

Então isso não faz dele um switch semi-gerenciavel? Dei uma pesquisada aqui e essa ideia de vlan é para evitar que alguem conectado em um porta Lan veja o conteúdo de outra porta Lan. Importante para quem compartilha internet com estranhos, como a minha rede é particular, então não vejo a necessidade.

Um lado ruim de usar esse tplink é que ele é limitado em 100 megas e não posso usar a porta wan, assim eu perco 2 portas dele, assim sobrando só 3 portas lan, mas como não tô afim de gastar dinheiro, por hora ele vai me quebrar esse galho.

Obrigado amigo, já estou mexendo aqui para ver como fica.

E olha esse tplink tl-r470+ v4 tem uma parte que da para mexer em vlans, mas ele só deixa alterna entre vlan1 até vlan4, no caso não me permite criar uma nova vlan. Olha a demo dele (vai em Network>Switch>Port Vlan)

https://emulator.tp-link.com/TL-R470T+/userRpm/Index.htm

Então isso não faz dele um switch semi-gerenciavel? Dei uma pesquisada aqui e essa ideia de vlan é para evitar que alguem conectado em um porta Lan veja o conteúdo de outra porta Lan. Importante para quem compartilha internet com estranhos, como a minha rede é particular, então não vejo a necessidade.

Um lado ruim de usar esse tplink é que ele é limitado em 100 megas e não posso usar a porta wan, assim eu perco 2 portas dele, assim sobrando só 3 portas lan, mas como não tô afim de gastar dinheiro, por hora ele vai me quebrar esse galho.
na shopee, paguei 119,00 em um switch totalmente gerencial de 5 portas da TPLINK pra usar dois links de internet com o nanopi.

Na teoria isso seria possível sim...

O que da para entender é que vc quer apenas que tanto a RB como o tp-link virem switchs simples e sem gerenciar nada com o nano fornecendo o dhcp para todos os equipamentos da sua rede, correto?

O tp-link eu tenho certeza que da para transformar em um switch, agora a RB eu não sei! Teria que ver na documentação do RouterOS ou ver com alguém que use RouterOS para te orientar...

Na teoria isso seria possível sim...

O que da para entender é que vc quer apenas que tanto a RB como o tp-link virem switchs simples e sem gerenciar nada com o nano fornecendo o dhcp para todos os equipamentos da sua rede, correto?

O tp-link eu tenho certeza que da para transformar em um switch, agora a RB eu não sei! Teria que ver na documentação do RouterOS ou ver com alguém que use RouterOS para te orientar...
Eu uso uma RB da MK como switch.
Tem que ir lá em Quick setup e colocar como bridge

Users who are viewing this thread

Voltar