[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Parece que o nanopi r5s está a caminho e vai vir com duas portas 2.5gbe e uma 1gb:

Ia ser ótimo... as portas 2.5gb pra rede cabeada e a 1gb pro AP.

Só o processador que podia ser o RK3588 (octa core, 8nm, 1mb de cache) do que o RK3568 (quad, 22nm, 256k de cache)

Última edição:
Ia ser ótimo... as portas 2.5gb pra rede cabeada e a 1gb pro AP.

Só o processador que podia ser o RK3588 (octa core, 8nm, 1mb de cache) do que o RK3568 (quad, 22nm, 256k de cache)

Curiosidade: Dependendo do AP 1Gigabit já gargala, sabia?

Aqui consigo usar toda minha internet (600/300) no ponto de acesso WiFi 5 no celular. Pelo que vi os WiFi 6 conseguem entregar em 2x2 (padrão celular mid/high-end) bem perto de 1200Mbps.

Jaja a gente (entusiasta) vai querer mais de 1Gigabit pro ponto de acesso WiFi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Deve ter começado a migrar para o 22.03 kkkkkk

Nem fala...

Vou testar o OpenWRT 22.03 RC no NanoPi R4S hoje a noite.

Tava pensando em comprar um desses IoTs e fazer um router nele, mas tô pra pegar um router freefire da Cisco da empresa onde trabalho pika dms.

Só uma dúvida, alguma dessas plaquinhas já vem com entrada M.2 pra colocar uma plaquinha wireless com WiFi 6?

Tava pensando em comprar um desses IoTs e fazer um router nele, mas tô pra pegar um router freefire da Cisco da empresa onde trabalho pika dms.

Só uma dúvida, alguma dessas plaquinhas já vem com entrada M.2 pra colocar uma plaquinha wireless com WiFi 6?
Possível que sim, não testei pois usei apenas como router mesmo, mais da para instalar o Windows, Linux é um computador por assim dizer. Muito forte p processador dele para roteamento.

Editado por um moderador:
Possível que sim, não testei pois usei apenas como router mesmo, mais da para instalar o Windows, Linux é um computador por assim dizer. Muito forte p processador dele para roteamento.
Aonde vc viu que um atom d525 é mais forte que o rk3399 do nanopi r4s?

Não é isso que eu vi:

ImJFNrf.png

Amigo já ouviu falar em IPC? São a instruções por ciclo que a Intel tem de ponto mais forte é isso, está atrelado ao clock, eu não testei porém creio que esse atom consiga fazer sqm gigabit não tenho largura de banda para isso porém acho que sim, testes sintéticos não representam o desempenho real pois não se resume apenas a isso. Tome como base os novos processadores amd como ryzen 5 5600x que bate um core i9 tendo menos núcleo, isso se dá pelo IPC e o cache do processador.

Amigo já ouviu falar em IPC? São a instruções por ciclo que a Intel tem de ponto mais forte é isso, está atrelado ao clock, eu não testei porém creio que esse atom consiga fazer sqm gigabit não tenho largura de banda para isso porém acho que sim, testes sintéticos não representam o desempenho real pois não se resume apenas a isso. Tome como base os novos processadores amd como ryzen 5 5600x que bate um core i9 tendo menos núcleo, isso se dá pelo IPC e o cache do processador.
IPC? Vc fala como se IPC fosse uma métrica fixa para tudo e todos e isso não é o caso!

IPC depende de diversos fatores! Como as instruções que não são uniformes quanto ao tempo que elas demoram para completar, ou seja, um um ciclo pode levar certo tempo, enquanto outro ciclo pode levar um tempo diferente...

Um dos principais fatores que influencia o ipc, é o software! Por isso que que nesses testes do ryzen e i9 que tu menciona, o ryzen ganha em uma coisa e perde em outra.
Exemplo:

Um processador pode ter um IPC de 1.0 enquanto executa um programa e um IPC de 2.5 enquanto executa um segundo programa. Já outro processador, por ter um IPC de 1.5 enquanto executa o primeiro programa e um IPC 2.0 enquanto executa o segundo programa.

O rk3399 é um processador 6 anos mais novo que o d525, tem dois cores\threads a mais, roda quase na mesma frequência(cores a52) ou frequência maiores(cores a72) do que o d525, tem mais cache e consome menos energia! Ou seja, mesmo que hipoteticamente vc estivesse certo sobre IPC do d525 ser maior(o que eu não acho que seja o caso, já que o geekbench 5 leva o ipc em consideração), nunca que o d525 seria mais forte ou melhor do que o rk3399.

Parece que o nanopi r5s está a caminho e vai vir com duas portas 2.5gbe e uma 1gb:

Se vier abaixo de R$ 700 talvez seja um bom negócio, pois acima dessa faixa já tem os x86 com 4 portas 2.5Gbps .

IPC? Vc fala como se IPC fosse uma métrica fixa para tudo e todos e isso não é o caso!

IPC depende de diversos fatores! Como as instruções que não são uniformes quanto ao tempo que elas demoram para completar, ou seja, um um ciclo pode levar certo tempo, enquanto outro ciclo pode levar um tempo diferente...

Um dos principais fatores que influencia o ipc, é o software! Por isso que que nesses testes do ryzen e i9 que tu menciona, o ryzen ganha em uma coisa e perde em outra.
Exemplo:

Um processador pode ter um IPC de 1.0 enquanto executa um programa e um IPC de 2.5 enquanto executa um segundo programa. Já outro processador, por ter um IPC de 1.5 enquanto executa o primeiro programa e um IPC 2.0 enquanto executa o segundo programa.

O rk3399 é um processador 6 anos mais novo que o d525, tem dois cores\threads a mais, roda quase na mesma frequência(cores a52) ou frequência maiores(cores a72) do que o d525, tem mais cache e consome menos energia! Ou seja, mesmo que hipoteticamente vc estivesse certo sobre IPC do d525 ser maior(o que eu não acho que seja o caso, já que o geekbench 5 leva o ipc em consideração), nunca que o d525 seria mais forte ou melhor do que o rk3399.
Vou te dar um exemplo tenho um i7 3770 em um maquina apenas para navegação que é de 2012 se não me engano e tenho outro maquina que uso para jogos com um ryzen 5 2600 que é uns 5 anos mais novo, ambos eram usados com uma rx 580 o i7 é um 4/8 e o ryzen 6/12 o i7 esta usando memorias ddr3 1600 e o ryzen memorias de 3200 e pasmem em certos jogos que não se utilizam de varios nucleos o i7 faz mais fps que o ryzen, oq ue você me explica sobre isso? Não seria o IPC? O ryzen 2600 chega a fazer 485 em single core do cpuz e o i7 3770 e o i7 faz 353, no multi thead o i7 3770 faz 1800 o Ryzen 5 2600 faz 3700 , são diferenças bem grandes. Como te falei acima nem tudo é apenas clock e data de fabricação.

Última edição:
Vou te dar um exemplo tenho um i7 3770 em um maquina apenas para navegação que é de 2012 se não me engano e tenho outro maquina que uso para jogos com um ryzen 5 2600 que é uns 5 anos mais novo, ambos eram usados com uma rx 580 o i7 é um 4/8 e o ryzen 6/12 o i7 esta usando memorias ddr3 1600 e o ryzen memorias de 3200 e pasmem em certos jogos que não se utilizam de varios nucleos o i7 faz mais fps que o ryzen, oq ue você me explica sobre isso? Não seria o IPC? O ryzen 2600 chega a fazer 485 em single core do cpuz e o i7 3770 e o i7 faz 353, no multi thead o i7 3770 faz 1800 o Ryzen 5 2600 faz 3700 , são diferenças bem grandes. Como te falei acima nem tudo é apenas clock e data de fabricação.
Existem vários fatores para tais resultados, eu mesmo expliquei acima que o IPC não é uma métrica fixa para todos e tudo, e que a mesma sofre devido a diversos fatores! Por isso que intel ganha em um jogo e perde em outro, por isso intel ganha em uma atividade enquanto amd na outra.

No caso de jogos um dos fatores é otimização para a plataforma AMD por parte dos desenvolvedores dos jogos e sabemos muito bem que essa otimização só começou de verdade com o Ryzen 3000 e agora no 5000 que foi consolidada. E single-core performance não é = IPC.

O teste que eu postei é do geekbench 5, o mesmo leva em consideração o IPC(está na documentação deles lá):

ly7NVA7.png

Por isso que muitos gostam de usar o geekbench para falar sobre ganhos de IPC. Não que eu ache isso 100% correto...

O teste do geekbench que eu postei, usou linux para executar as tarefas e dar o resultado, ou seja, mesmo software basicamente! E como pode ver, o rk3399 ganhou de lavada em todas elas, por isso que naquele print ele tem 300% a performance geral em single e multi:

Portanto, não existe nada que indique que o d525 tem um IPC melhor do que o rk3399, muito pelo contrário!

Mais pelos resultados que obenho não representam esta métrica exorbitante de 300% de difereça, porque se você imaginar que consigo fazer sqm cake em uma conexão PPPOE de 600/250 com esse intel atom, creio que nem tudo é apenas testes em benckmark, logicamente o Nano PI é mais atual, mão significa que ele é essa diferença toda para este appliance.

Exemplo:

Além do fato que openwrt foi feito pra sistemas embarcados, que tradicionalmente usam arm.

Mais pelos resultados que obenho não representam esta métrica exorbitante de 300% de difereça, porque se você imaginar que consigo fazer sqm cake em uma conexão PPPOE de 600/250 com esse intel atom, creio que nem tudo é apenas testes em benckmark, logicamente o Nano PI é mais atual, mão significa que ele é essa diferença toda para este appliance.
Mais só porque vc consegue fazer sqm nessas velocidades não quer dizer que o d525 seja mais forte que o rk3399.

Outra coisa é que o porcentagem geral que o geekbench fornece não reflete um resultado para ser levado ao pé da letra e sim que devido a diferença de performance em todas a tarefas, deu tal diferença depois do calculo executado para o resultado geral... Ou seja, é para dar uma noção apenas esse número! Portanto, eu não estou afirmando aqui que o rk3399 é 300% melhor quando postei o resultado do geekbench, e sim que o rk3399 é superior ao d525 e não o inverso igual vc afirma!

Vc literalmente está afirmando que o d525 é mais forte que o rk3399, porém, sem fornecer teste ou métrica alguma, e quando eu questionei o contrário, vc apenas falou(hipoteticamente) que o IPC da intel é mais forte, porém, sem fornecer dado algum novamente :hmm:

Já eu postei o testei do geekbench 5, que leva em consideração também o IPC e mostrou que em todas as tarefas, o rk3399 se saiu superior ao d525... Outros testes, inclusive mostram o mesmo resultado.

Fora o cpu, o nano pi ainda usa memória LPDDR4, enquanto o d525 vai usar DDR2 667/800 ou DDR3 800...

De qualquer forma, vamos aos testes no mundo real com sqm usando 4 cores dos 6 cores do nanopi em uma conexão 525/250 jogando as QUEUES manualmente nos cores 4 e 5(cores a72 que rodam a 2 ghz e IRQ nos cores 3 e 4(cores a53 que rodam a 1.5 ghz, podendo ir até 1.8 ghz se a pessoa quiser):

Speedtest

AMenXLC.png

Download

E0K9bWr.png

E o mais exigente, torrent com 700 conexões

9vqqqKk.png

Agora usando os 6 cores, porém, sem especificar qual core faz o que, ou seja, IRQ e QUEUES sendo distribuídas no automático:

Speedtest

HlO30G9.png

Download

UoPgN4h.png

E o mais exigente novamente, o torrent

mkJJ9Cm.png

Amigo acho que você esta levando para o lado pessoal, não é a minha intenção te irritar nem nada do tipo. Temos discordâncias em relação ao desempenho e isso é completamento normal.
Não tenho como te dizer preicisamente em quantos % o ipc é melhor nem nada do tipo. Não disse em nenhum momento que o Rk é ruim longe disso, falei sobre minha experiência. No passado você me ajudou com IRQ balance neste mesmo produto. Apenas queria vender nada mais que isso .

Mais só porque vc consegue fazer sqm nessas velocidades não quer dizer que o d525 seja mais forte que o rk3399.

Outra coisa é que o porcentagem geral que o geekbench fornece não reflete um resultado para ser levado ao pé da letra e sim que devido a diferença de performance em todas a tarefas, deu tal diferença depois do calculo executado para o resultado geral... Ou seja, é para dar uma noção apenas esse número! Portanto, eu não estou afirmando aqui que o rk3399 é 300% melhor quando postei o resultado do geekbench, e sim que o rk3399 é superior ao d525 e não o inverso igual vc afirma!

Vc literalmente está afirmando que o d525 é mais forte que o rk3399, porém, sem fornecer teste ou métrica alguma, e quando eu questionei o contrário, vc apenas falou(hipoteticamente) que o IPC da intel é mais forte, porém, sem fornecer dado algum novamente :hmm:

Já eu postei o testei do geekbench 5, que leva em consideração também o IPC e mostrou que em todas as tarefas, o rk3399 se saiu superior ao d525... Outros testes, inclusive mostram o mesmo resultado.

Fora o cpu, o nano pi ainda usa memória LPDDR4, enquanto o d525 vai usar DDR2 667/800 ou DDR3 800...

De qualquer forma, vamos aos testes no mundo real com sqm usando 4 cores dos 6 cores do nanopi em uma conexão 525/250 jogando as QUEUES manualmente nos cores 4 e 5(cores a72 que rodam a 2 ghz e IRQ nos cores 3 e 4(cores a53 que rodam a 1.5 ghz, podendo ir até 1.8 ghz se a pessoa quiser):

Speedtest

AMenXLC.png

Download

E0K9bWr.png

E o mais exigente, torrent com 700 conexões

9vqqqKk.png

Agora usando os 6 cores, porém, sem especificar qual core faz o que, ou seja, IRQ e QUEUES sendo distribuídas no automático:

Speedtest

HlO30G9.png

Download

UoPgN4h.png

E o mais exigente novamente, o torrent

mkJJ9Cm.png
vc nao gosta da oi fibra?
Colocaram CTO na frente da minha porta esses dias e até pensei em contratar...

Amigo acho que você esta levando para o lado pessoal, não é a minha intenção te irritar nem nada do tipo. Temos discordâncias em relação ao desempenho e isso é completamento normal.
Não tenho como te dizer preicisamente em quantos % o ipc é melhor nem nada do tipo. Não disse em nenhum momento que o Rk é ruim longe disso, falei sobre minha experiência. No passado você me ajudou com IRQ balance neste mesmo produto. Apenas queria vender nada mais que isso .
Não estou levando nada para o pessoal, o que te indicou isso? Isso aqui é uma simples discussão comigo questionando a afirmação que vc fez, pois vc não apresentou nada que corrobore com tal afirmação...

O que vc precisa entender, é que se vc afirmar alguma coisa como fato, é preciso fornecer algo que corrobore com essa afirmação! Senão alguém vai questionar essa afirmação que vc fez, isso então vai gerar uma discussão e é precisamente para esse tipo de finalidade que o forum existe, ou seja, para compartilhar, descobrir, discutir e etc.

vc nao gosta da oi fibra?
Colocaram CTO na frente da minha porta esses dias e até pensei em contratar...
Aqui com a Boi é complicado, eu uso bastante a Nord VPN com a boi para ser sincero!

Dentre todos os provedores FTTH que eu já usei(3 pequenos e 1 grande que é a Boi), a boi sempre teve a pior performance quanto a ping(maior) e rotas(mais hops desnecessários)! Só que de 2020 para cá a situação está ficando cada vez pior para ser sincero, já que tem muita rota com problema sério de perda de pacote e saturada tanto em horário de pico como fora dele!

Atualmente as rotas na Oi são horrendas aqui para mim, é muita perda de pacote no horário de pico na nacionais e as internacionais tem perda de pacote na maior parte do tempo, tirando algumas horas na madrugada!

No seu caso eu assinaria e testaria bastante por 7 dias, e ai então tiraria a conclusão se ai na sua região a boi te atenderia!

Esses da bananapi tem pelo visto:

E o novo nanopi r5s tbm vai ter:

Fora isso acho que só os x86 das vida do aliexpress na faixa dos 1000-1600 reais.

Última edição:
@xShARkx, poderia por favor me ajudar na configuração de IRQ do mini pc j4125? Comprei aquele com Pentium N6005, mas sem previsão de quando chega.
PS: Estou com o j4125 tem 1 mês mais ou menos e fiz vários testes, como consumo de energia em idle e stress etc. Também testei a performance com SQM e outras coisas. Se for interessante posso postar aqui, mas adianto uma coisa: a fonte que vem com ele é bem ruim, pois consome 1,2 watts sem nada ligado e aquece bastante. Troquei por outra de um TP-Link que tava jogada aqui e ficou muito melhor.

@xShARkx, poderia por favor me ajudar na configuração de IRQ do mini pc j4125?
Não usei x86 ainda com openwrt, porém, poste o que vc quer fazer e como o seu x86 j4125 está fazendo atualmente com uns prints do htop, que a gente ve se eu consigo ajudar.

Comprei aquele com Pentium N6005, mas sem previsão de quando chega.
Maneiro, poste testes com esse N6005 aqui quando chegar :D

PS: Estou com o j4125 tem 1 mês mais ou menos e fiz vários testes, como consumo de energia em idle e stress etc. Também testei a performance com SQM e outras coisas. Se for interessante posso postar aqui
Poste sim, pois mais pessoas estão interessadas, tenho certeza!

Só lembre de informar como está configurado, se ta usando package steering, irqbalance e etc.

mas adianto uma coisa: a fonte que vem com ele é bem ruim, pois consome 1,2 watts sem nada ligado e aquece bastante. Troquei por outra de um TP-Link que tava jogada aqui e ficou muito melhor.
Bom saber sobre essa questão da fonte, agora uma pergunta, foi da topton que tu comprou o x86? Ou de outra marca?

Teve outras pessoas comprando esses x86, mais eles deixaram de relatar muita coisa! Seria maneiro se alguém fizesse mais testes, mostrasse fotos do interior, desse opinião sobre q qualidade da ram, ssd e etc, e assim por diante!

E o cagaço de comprar minipc e taxar :pepe:

Aguardando chegar o outro SD extreme pro de 32gb pra servir de testes pro nanopi e deixar esse estável sempre seguro.

Algumas noticias sobre o friendlywrt...

Realmente com eu pensei, a friendlyelec já está migrando para o openwrt 22.03, flashei aqui a build deles aqui no meu cartão de teste e:

ezBLhVq.png

Outras novidades...

1 - O dev do friendlywrt levou em consideração o meu report via e-mail quanto a afinidade de cpu do friendlywrt e fez isso aqui:

Mlw6gmh.png

Na direita temos a afinidade antiga e na esquerda a nova.

Na nova afinidade, temos o IRQ nos cores 4 e 5 e as QUEUES nos cores 0, 1, 2 e 3. Enquanto na antiga afinidade era tudo nos cores 1 e 2.

Se alguém quiser testar a nova afinidade que o friendlywrt está usando e sem instalar build nova, basta baixar o arquivo:

E usar o winscp para colocar ele em -> /etc/hotplug.d/net

2 - Segunda novidade é que agora tem voltou o software e o hardware flow offload:

GdMyGCB.png

Também reportei para eles via e-mail isso já tem um tempinho.

Outra coisa é que a wiki do nanopi r5s já está no ar:

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar