• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

retroceder ao 1080p ?

Aqui em casa rodo assim e to bem feliz:

TV da sala 48' Oled 120hz = 4k DLSS performance (Que é melhor que 1440p nativo, imo)
Monitor do escritório 24' TN 120hz = 1080 nativo

Não cogito dar upgrade em anos.
 
Queria saber o opinião dos senhores a respeito, pois para min foi um choque grande..., não preciso de um super fluxo de ar...
já jogava pouco, agora fico assistindo ele jogar e pensando kkkk
Acho que uma coisa legal é separarmos os 2 hobbies diferentes que vc citou no seu post:
1- Ser entusiasta de HW: acho que a maioria se enquadra nisso, ter aquela tara por peças high-end, buscar otimizar umas coisas ou só exagerar mesmo pq sim.
2- Ser fã de games: aí tem nem oq falar, é só gostar de jogar e ter uma experiência boa.

Muitas vezes um leva ao outro, mas como falaram antes, se vc investir demais no 1 isso não implica que vc vai ter ganhos lineares com o 2. Aí fica questão de prioridades, tem gente que só investe no PC e mal joga, curte mais ficar fazendo benchmark ou só ter a peça mais atual pq sim.
O 2 vc consegue algo CxB sem gastar horrores, mas dá pra tentar ir além caso vá de encontro com o hobby 1, e aí vc sai ganhando em ambos. Agora se sua prioridade for o 2 e nem tanto o 1, ir na onda do povo que curte o primeiro e gastar horrores, vai perceber que os ganhos não foram tão significativos e se decepcionar.

Eu pessoalmente gostava tanto de jogar quando ser entusiasta na adolescência/início da vida adulta, mas me faltava verba. Meu primeiro desk que montei com minha própria grana foi um fx6300 com uma rx280 (que usei por muuuuitos anos), e me rendeu ótimas horas de jogatina.

Tempo foi passando e hoje tenho a grana, porém a vontade de jogar praticamente sumiu, e o 1 acabou mudando de foco pra servir de utilidade pra trabalho/estudos (que acaba tendo mai$ retorno), tanto que só saí do FX justamente pq precisava de mais fôlego pra outras tarefas do trabalho, hoje tenho um 5950x com 2x3090, e a única coisa que jogo é dota ocasionalmente, e semana passada comprei o F1 23 (que gostei bastante, inclusive) em uma TV 4k de 120hz que só rodo a 60hz mesmo.

Bizarro que a maioria dos PCs ainda estejam presos no Full HD, nas TVs o 4K é a norma e até os celulares já passaram de Full HD faz tempo. Saí de um monitor Full HD para um ultra wide quad hd (3440x1440) e vi muita diferença, a quantidade de coisas que aparece na tela é muito maior, até na área de trabalho do Windows a diferença é perceptível.
Pra produtividade a área extra é muito útil (caso vc não use com scaling), mas pra jogos o fator principal é a qualidade, e aí a distância que vc fica e o tamanho de tela entram em jogo.

Kkkk, eu ri aqui. Quando eu estava jogando CP77 era um calorzinho tenso mesmo, tinha que ligar o split ou deixar a janela aberta.
Semana passada peguei outra 3090 e no exato mesmo dia o meu ar condicionado resolveu parar de funcionar, tá uma delícia o calor do quarto agora 🫠
 
Eu notei que 4k é legal em TV com tela grande, para telas menores 1080 é suficiente, você quase não nota diferença.

Se vc colocar 1080p em tela de 42' por exemplo fica horrível, muito serrilhado, você só consegue jogar em 4k para ficar igual a 1080p no monitor.
 
Aqui tenho um UW fullhd 2560x1080 144Hz, me atende perfeitamente, jogo basicamente pubg com os amigos e as vezes jogo um RD2 ou CP77. Criei uma relosução no proprio painel da nvidia 3440x1440 pra diminuir os serrilhados em alguns jogos. Pode até ser um efeito placebo e não é a mesma coisa com resolução nativa, mas pra mim fica lindo e passando de bom. Não sei se teria coragem de pagar quase 10k em um monitor 4k UW, kkkk ainda não criei uma desculpa pra isso.
 
Acho que uma coisa legal é separarmos os 2 hobbies diferentes que vc citou no seu post:
1- Ser entusiasta de HW: acho que a maioria se enquadra nisso, ter aquela tara por peças high-end, buscar otimizar umas coisas ou só exagerar mesmo pq sim.
2- Ser fã de games: aí tem nem oq falar, é só gostar de jogar e ter uma experiência boa.

Muitas vezes um leva ao outro, mas como falaram antes, se vc investir demais no 1 isso não implica que vc vai ter ganhos lineares com o 2. Aí fica questão de prioridades, tem gente que só investe no PC e mal joga, curte mais ficar fazendo benchmark ou só ter a peça mais atual pq sim.
O 2 vc consegue algo CxB sem gastar horrores, mas dá pra tentar ir além caso vá de encontro com o hobby 1, e aí vc sai ganhando em ambos. Agora se sua prioridade for o 2 e nem tanto o 1, ir na onda do povo que curte o primeiro e gastar horrores, vai perceber que os ganhos não foram tão significativos e se decepcionar.

Eu pessoalmente gostava tanto de jogar quando ser entusiasta na adolescência/início da vida adulta, mas me faltava verba. Meu primeiro desk que montei com minha própria grana foi um fx6300 com uma rx280 (que usei por muuuuitos anos), e me rendeu ótimas horas de jogatina.

Tempo foi passando e hoje tenho a grana, porém a vontade de jogar praticamente sumiu, e o 1 acabou mudando de foco pra servir de utilidade pra trabalho/estudos (que acaba tendo mai$ retorno), tanto que só saí do FX justamente pq precisava de mais fôlego pra outras tarefas do trabalho, hoje tenho um 5950x com 2x3090, e a única coisa que jogo é dota ocasionalmente, e semana passada comprei o F1 23 (que gostei bastante, inclusive) em uma TV 4k de 120hz que só rodo a 60hz mesmo.


Pra produtividade a área extra é muito útil (caso vc não use com scaling), mas pra jogos o fator principal é a qualidade, e aí a distância que vc fica e o tamanho de tela entram em jogo.


Semana passada peguei outra 3090 e no exato mesmo dia o meu ar condicionado resolveu parar de funcionar, tá uma delícia o calor do quarto agora 🫠
Mano, você virou colecionador de GPU que nem o @hoguga ?
Vocês são aqueles indiano com GPU vendida à peso?
 
Mano, você virou colecionador de GPU que nem o @hoguga ?
Vocês são aqueles indiano com GPU vendida à peso?
Eu só tenho duas, não pretendo revender e uso elas mesmo.
O @hoguga tem fetiche em trocar de GPU a cada semana pra poder falar mal de todas as marcas e modelos kkkkkkkk
 
Eu só tenho duas, não pretendo revender e uso elas mesmo.
O @hoguga tem fetiche em trocar de GPU a cada semana pra poder falar mal de todas as marcas e modelos kkkkkkkk
Sujo? Prazer, mal lavado. :o(((((
 
Alguns anos utilizo ultrawide 2560x1080p. Ultrawide é infinitamente melhor: tanto pra jogos, quanto pra trabalho.
Já pensei em trocar de monitor para um Ultrawide quad hd, porém quando lembro que teria que trocar de vga pra colocar uma de final 80 ou superior pra rodar nessa resolução, simplesmente desisto.
Financeiramente, não vale um centavo.
Digo isso porque já joguei alguns jogos em na TV da sala (4k) pra roda em 1440p nesse pc e, de fato, maiores resoluções deixam o jogo mais bonito, mas é só.
E isso ficou ainda mais evidente com o lançamento de Allan Wake II que mesmo a temida 4090 não consegue rodar nativamente em 4k sem auxílio de FG.
Dinheiro pra comprar o PC dos sonhos até tenho, mas não tenho coragem de gastar essa quantia de dinheiro num pc, pra mim, melhor gastar numa viagem que é o que sempre faço no final de ano.
Nessa black fraude ia trocar de vga, estava mirando uma 4060ti, mas pensei melhor e resolvi ficar com a minha RX 6600 mais um tempo e resolvi comprar mais um ar condicionado pra casa 12 mil btus.
Tenho jogado pouco e os jogos de hoje pouco ou quase nada tem prendido a atenção.
O último grande jogo que joguei esse ano foi CP2077, futuramente, pretendo jogá-lo com RT.
A rx 6600 consegue rodar bem qualquer jogo atual em em ultrawide, salvo Allan Wake II.
Recomecei o days gone pra ver se agora consigo zerar. mas é um jogo que me prende pouco.
 
Bom saber... A resolução mais comum que vejo em monitores FHD a venda é 23.8... Os 21.5 são monitores mais basicões!

Esse Dell QHD que tenho, sim, ele é bem completinho... IPS, QHD, 165Hz, FreeSync, G-Sync... Meu antigo FHD da philips não tinha nada disso kkkk na época fui só pelo preço!
Mas ai que tá... em relação ao que eu vejo, que eu percebo, Eu confesso que EU não senti nenhuma dessas tecnologias! Sério mesmo kkk devo ser mto cegueta pra esses detalhes! Então eu penso que vou estar bem servido com um monitor de 21.5 ou 23.8 polegadas, FHD e 75hz... Jogando qualquer jogo com tudo no talo do que ter que ficar diminuindo gráfico pra jogar no QHD... pq mexendo nas texturas, sombras, qualidade gráfica dentro dos jogos, ai sim eu vejo diferença...
Bicho, pra ti não ver diferença de 60-75Hz pra 144/165Hz tu no mínimo não ativou os 165Hz nas configurações do windows. Por que sério, é impossível voltar pra 60Hz depois de jogar/usar o pc em refresh rate mais alta. Até o movimento do mouse no desktop fica irritante em 60Hz.

Checa aí se teu monitor tá realmente em 165Hz, muita gente não muda nas configurações do windows e acha que não tem diferneça.
 
Bicho, pra ti não ver diferença de 60-75Hz pra 144/165Hz tu no mínimo não ativou os 165Hz nas configurações do windows. Por que sério, é impossível voltar pra 60Hz depois de jogar/usar o pc em refresh rate mais alta. Até o movimento do mouse no desktop fica irritante em 60Hz.

Checa aí se teu monitor tá realmente em 165Hz, muita gente não muda nas configurações do windows e acha que não tem diferneça.

Pior que tá tudo certinho... 165hz setado no windows e tal... Eu que realmente não percebo diferença em 60+ fps :vish:
 
Bicho, pra ti não ver diferença de 60-75Hz pra 144/165Hz tu no mínimo não ativou os 165Hz nas configurações do windows. Por que sério, é impossível voltar pra 60Hz depois de jogar/usar o pc em refresh rate mais alta. Até o movimento do mouse no desktop fica irritante em 60Hz.

Checa aí se teu monitor tá realmente em 165Hz, muita gente não muda nas configurações do windows e acha que não tem diferneça.
Sai de 120hz pra 60hz na minha LG C2 sem nenhum problema, não é todo mundo que liga pra isso kkkkkk
 
Meu monitor é de 100Hz (faz até 120 com OC nativo, mas optei por desligar o OC pra prolongar a vida útil), já minha placa de vídeo entrega os jogos é a uns 50 e olhe lá kkk. Pra mim a maior vantagem dele ao ter esse headroom é ao mesmo tempo ter g-sync, pq aí mesmo quase nunca atingindo o teto dele, eu sempre jogo com fluidez no maior refresh rate que a placa conseguir entregar, ela fica torando os 100% o tempo todo. E quando eu não atinjo os 60 fps constantes, não sou obrigado também a ficar desligando filtros.

Onde senti diferença mesmo foi na primeira vez que tive um monitor de 75hz. Pra mim foi bem perceptível a melhoria de fluidez comparado a 60hz. Já de 75 pra 100 foi whatever, eu não senti diferença nenhuma TBH.
 
Pra que gastar trocando tudo?
Você pode iniciar só comprando o monitor 1080p.

Se em 3 meses não se arrepender aí você pode planejar com calma migrar pra um setup mais simples, se realmente fizer questao disso.
 
Última edição:
eu defendo o 1080p.. tenho mais ou menos a mesma idade e já também tive diversos setups e hoje, tenho o pc da assinatura

hoje em dia, um pouco por culpa de jogos com historias maravilhosas como the last of us, red dead redemption, até o próprio gta san andreas na época, enfim.. eu não consigo mais jogar historia de um jogo mais ou menos, sempre dropo... o detalhe hoje é que basicamente so jogo multiplayer, que se resume em Forza Motorsport, Battlefield, e Call of Duty ( nem tanto, mas jogo)

esperei nessa fraude alguma VGA e me frustrei mas, ao mesmo tempo tive a mesma reflexão, o que meu pc hoje, não roda..?

a vida meus amigos, muita das vezes, é simples, somos nós mesmos que complicamos :jac1:

eu acho suficiente o 1080 nos dias de hoje, o forza pelo menos, em 1080P, com escala de resolução em 150%, fica lindo, zero serrilhado, meu setup empurra até 200% mas fica oscilando entre 50 e 60...

eu acho monitor de 27 grande demais, 24 na minha opinião é o tamanho perfeito pra um pc de mesa
 
Pior que tá tudo certinho... 165hz setado no windows e tal... Eu que realmente não percebo diferença em 60+ fps :vish:

Eu tenho um monitor 165hz, quando uso meu notebook que é 60hz parece que o sistema todo esta lento.
 
eu defendo o 1080p.. tenho mais ou menos a mesma idade e já também tive diversos setups e hoje, tenho o pc da assinatura

hoje em dia, um pouco por culpa de jogos com historias maravilhosas como the last of us, red dead redemption, até o próprio gta san andreas na época, enfim.. eu não consigo mais jogar historia de um jogo mais ou menos, sempre dropo... o detalhe hoje é que basicamente so jogo multiplayer, que se resume em Forza Motorsport, Battlefield, e Call of Duty ( nem tanto, mas jogo)

esperei nessa fraude alguma VGA e me frustrei mas, ao mesmo tempo tive a mesma reflexão, o que meu pc hoje, não roda..?

a vida meus amigos, muita das vezes, é simples, somos nós mesmos que complicamos :jac1:

eu acho suficiente o 1080 nos dias de hoje, o forza pelo menos, em 1080P, com escala de resolução em 150%, fica lindo, zero serrilhado, meu setup empurra até 200% mas fica oscilando entre 50 e 60...

eu acho monitor de 27 grande demais, 24 na minha opinião é o tamanho perfeito pra um pc de mesa
Questão de costume, quando mudei para um de 34 achei grande no começo mas agora que me acostumei e olho para meu monitor antigo de 24 fico pensando que não sei como usava aquilo, fica parecendo muito limitado tanto no tamanho quanto na resolução.


Agora só mudo para um assim de 45 OLED


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pior que tá tudo certinho... 165hz setado no windows e tal... Eu que realmente não percebo diferença em 60+ fps :vish:
Tem monitor que não suporta 10 bits em 165Hz, nesse caso é melhor diminuir um pouco para poder colocar em 10 bits que faz mais diferença. 8 bits exibe 16,77 milhões de cores e 10 bits exibe 1,07 bilhões de cores, diferença brutal.
 
Última edição:
Eu tenho um monitor 165hz, quando uso meu notebook que é 60hz parece que o sistema todo esta lento.

Questão de costume, quando mudei para um de 34 achei grande no começo mas agora que me acostumei e olho para meu monitor antigo de 24 fico pensando que não sei como usava aquilo, fica parecendo muito limitado tanto no tamanho quanto na resolução.


Agora só mudo para um assim de 45 OLED


--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tem monitor que não suporta 10 bits em 165Hz, nesse caso é melhor diminuir um pouco para poder colocar em 10 bits que faz mais diferença. 8 bits exibe 16,77 milhões de cores e 10 bits exibe 1,07 bilhões de cores, diferença brutal.


Acho que não fui privilegiado com olhos treinados... Pra mim não tem diferença MESMO... Além desse monitor QHD 165Hz, tenho uma tv comum FHD e 60Hz... Não percebo diferença! E no PC do escritório tbm não kkkkk
Não sei se isso é bom ou ruim né pq se eu não vejo diferença, posso ir num monitor mais baratinho! kkkk
 
Acho que não fui privilegiado com olhos treinados... Pra mim não tem diferença MESMO... Além desse monitor QHD 165Hz, tenho uma tv comum FHD e 60Hz... Não percebo diferença! E no PC do escritório tbm não kkkkk
Não sei se isso é bom ou ruim né pq se eu não vejo diferença, posso ir num monitor mais baratinho! kkkk
Meu irmão tem um 144hz 1080P ips
eu possuo o um 240hz 1440p VA...
amobos 27", não vejo quase nenhuma diferença no quesito resolução...
mas frequencia eu noto bastante, até por gostar de jogar CS, um monitor mais rápido faz diferença...
 
Olha, eu já fui mais chato com esse negócio de qualidade de imagem, hertz, nits e tudo o que diz respeito as telas.
Mas depois que passei a trabalhar com testes disso, acaba que 1080p60 já me agrada bastante. E dá pra ter HDR nele, o que já melhora muito questão de luminosidade.
Existe diferença sim em uma imagem 4K com qualidade, mas olha, pro dia a dia, 1080p já funciona muito bem.
 
eu tava usando o meu pc com uma 6700xt na minha tv 4k enquanto nao pegava o monitor, peguei um odyssey 1080p 144hz(24pol') e senti downgrade.

o meu pc é 5600 com OC + 6700xt 16b ram ddr4 3200mhz, a performace dele 1080p nativo chegou a ser inferior ou igual a um 1440p qualidade FSR2.

Tanto que ativei a resolução virtual da amd e uso os jogos em 1440p FSR2 qualidade de boa, só o cs2 que rodo nativo 1080p
 
Bicho, pra ti não ver diferença de 60-75Hz pra 144/165Hz tu no mínimo não ativou os 165Hz nas configurações do windows. Por que sério, é impossível voltar pra 60Hz depois de jogar/usar o pc em refresh rate mais alta. Até o movimento do mouse no desktop fica irritante em 60Hz.

Checa aí se teu monitor tá realmente em 165Hz, muita gente não muda nas configurações do windows e acha que não tem diferneça.

Sai de 120hz pra 60hz na minha LG C2 sem nenhum problema, não é todo mundo que liga pra isso kkkkkk

Meu monitor é de 100Hz (faz até 120 com OC nativo, mas optei por desligar o OC pra prolongar a vida útil), já minha placa de vídeo entrega os jogos é a uns 50 e olhe lá kkk. Pra mim a maior vantagem dele ao ter esse headroom é ao mesmo tempo ter g-sync, pq aí mesmo quase nunca atingindo o teto dele, eu sempre jogo com fluidez no maior refresh rate que a placa conseguir entregar, ela fica torando os 100% o tempo todo. E quando eu não atinjo os 60 fps constantes, não sou obrigado também a ficar desligando filtros.

Onde senti diferença mesmo foi na primeira vez que tive um monitor de 75hz. Pra mim foi bem perceptível a melhoria de fluidez comparado a 60hz. Já de 75 pra 100 foi whatever, eu não senti diferença nenhuma TBH.

Eu tenho um monitor 165hz, quando uso meu notebook que é 60hz parece que o sistema todo esta lento.

Meu irmão tem um 144hz 1080P ips
eu possuo o um 240hz 1440p VA...
amobos 27", não vejo quase nenhuma diferença no quesito resolução...
mas frequencia eu noto bastante, até por gostar de jogar CS, um monitor mais rápido faz diferença...

Por desencarde de consciência, resolvi setar tirar os 165Hz e voltar pro 60Hz lá no windows e a diferença é ABSURDA hauhaauuua eu achei que eu não vi diferença, quando fui do 60 pro 165 realmente não me pareceu nada demais, mas agora resolvi ir do 165 pro 60 e não tem condições... Só que tem um porém... poucos minutos usando 60hz, os olhos já acostumam de novo e não parece que tá tudo travado mais... bizarro isso!

Agora, 1440p PRA MIM não vale a pena ainda... Prefiro 1080p 90+ fps com tudo no ultra num monitor 21 ou 24 do que 1440p 60+ fps e ainda precisando diminuir os gráficos nos jogos num monitor 27.... HOJE eu não gastaria os 3k que gastei nesse monitor QHD... compraria um FHD de 1k mesmo
 
Por desencarde de consciência, resolvi setar tirar os 165Hz e voltar pro 60Hz lá no windows e a diferença é ABSURDA hauhaauuua eu achei que eu não vi diferença, quando fui do 60 pro 165 realmente não me pareceu nada demais, mas agora resolvi ir do 165 pro 60 e não tem condições... Só que tem um porém... poucos minutos usando 60hz, os olhos já acostumam de novo e não parece que tá tudo travado mais... bizarro isso!
Eu sinto a diferença de 60 pra 120hz+, só não ligo nem faço questão mesmo, até pq 95% do meu tempo no PC é só com editor de texto e lendo coisa, ver o mouse e janelas mexendo mais rápido não faz muito diferença kkkkkk
Pra jogos também não ligo muito, sigo sendo ruim igual.
Agora, 1440p PRA MIM não vale a pena ainda... Prefiro 1080p 90+ fps com tudo no ultra num monitor 21 ou 24 do que 1440p 60+ fps e ainda precisando diminuir os gráficos nos jogos num monitor 27.... HOJE eu não gastaria os 3k que gastei nesse monitor QHD... compraria um FHD de 1k mesmo
Resolução pra mim é mais questão de área útil de trabalho do que qualidade, tanto que o DPI que uso na minha 42C2 é exatamente o mesmo de um monitor 1080p 21".
 
Estou passando por um dilema parecido. Vou montar um PC na metade desse ano. Inicialmente a ideia era 1080P, porém ao navegar por esse mar de posts do adrenaline, comecei a questionar se 1080P realmente ainda vale apena. Fique assustado com geral falando que é uma resolução ruim e ultrapassada. Vários posts falando sobre monitores de 3k pra cima e etc.
Por um lado, a única referência que eu tenho é a da casa do meu irmão, que joga em um monitor 18" em 720P e acho super de boa jogar lá. Então como é minha única referência acredito que 24" a 1080 já seria subir um bom patamar e me atenderia super bem. Por outro tem esse pessoal falando de monitores top e resoluções altas que me deixam encucado '-'
Os principais jogos que eu curto no momento é FPS tático (nada desses FPS piruleta, que tem nego pulando de um lado pro outro) e RPG offline. Fiquei com medo de ficar me desvantagens nos táticos da vida em 1080P, principalmente em jogos onde os mapas são enormes e ver as coisas de longe/identificar inimigos no meio do mato é de extrema importância. kkk
 
Última edição:
Eu acho que 1440p em 27" é a melhor combinação, considerando que você vai jogar na frente do PC;

1440p em 32" já começa a parecer 1080p em 27", mas um pouco melhor ainda.
É exatamente meu spot. Não sinto necessidade nenhuma de subir de patamar. No entanto realmente 1080p na minha tela de 27 realmente fica notoriamente mais feio. Não é injogável pra mim (afinal eu tenho Nintendo Switch kkk), mas fica mais feio sim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo