[REVIEW] Logitech G700 Wireless Gaming Mouse

wetto

Dissecador de Periféricos
Registrado
nNCvDGG.png
Ao pessoal que é novato na área, me desculpem, mas eu não faço minhas reviews mostrando a caixa (algo que sinceramente, não interessa) ou falando o que está lá escrito. Minhas reviews fazem comparação com vários produtos e tem propósito didático, comprando ou não o produto, o que mais interessa é que você aprenda coisas novas com a review.

Não tentarei "ser o menos técnico o possível", mas vou tentar explicar justamente os termos técnicos para que o leitor também possa avaliar um mouse da mesma forma que eu faço. Também não serei "neutro" e vou fazer referência a outras marcas durante o texto.

Introdução

A Logitech é uma empresa que tem um foco muito profissional e oferece vários tipos de produtos, sejam eles produtos para uso por pessoas normais, gamers e uma grande variedade, desde teclados, headsets, mouses, caixas de som, microfones, webcams, joysticks, volantes... Enfim, a Logitech é com certeza uma das maiores empresas no ramo de periféricos e isto quase todos sabem.

Mas o grande diferencial que torna a Logitech diferente das outras, não é ter os melhores produtos de cada categoria que vende, mas sim o seu profissionalismo, que é visto no seu atendimento ao consumidor e na garantia oferecida para produtos que tenham defeitos, sendo rápida em todo o processo, seja ele o atendimento do cliente, no seu método “único” de pedir para o cliente que destrua o produto defeituoso e o envio rápido e com todos os impostos pagos de um novo produto sem defeito algum. Alie isso a uma garantia que chega em alguns produtos a 3 anos e vocês sabem porquê a Logitech é muito elogiada no mercado de periféricos: Ela valoriza o seu cliente e trata todo e qualquer problema encontrado em seus produtos com um profissionalismo que infelizmente não é visto em outras marcas.

Porém, como já comentei antes, isto não quer dizer exatamente que ela tenha os melhores produtos do mercado. Mas, vamos então analisar um destes?

Mas antes de tudo, quero compartilhar algumas informações que alguns de vocês leitores podem não conhecer. Primeiro de tudo, existem três principais tipos de pegadas para mouses:

TiposdePegadasparaMouses_textoC_zps91b616e1.jpg

E o autor desta review tem pegada Fingertip, o que também acaba fazendo com que tenha preferência por mouses leves. Pessoas com pegada Palm não se incomodam com mouses um pouco mais pesados. Pegadas são coisas pessoas e todas estas três são bem comuns e há até pessoas que conseguem ficar trocando entre múltiplas pegadas (ex: Palm para navegação, Claw em jogos). Mas enfim, uma das razões porquê existem inúmeros mouses, muitas vezes da mesma marca é justamente para tentar agradar estas várias pegadas. Vamos aos exemplos:

Focados em Palm:

dpzu.jpg

bfje.jpg

Focados em Claw e Fingertip:

ysh.png

jbn.png

Foco universal:

9uik.jpg

E como podem imaginar, nem todo mundo acaba gostando do formato de alguns mouses. O autor do tópico não gosta do formato dos mouses da linha Razer Deathadder e isso é perfeitamente normal, pois tenho pegada Fingertip. Porém, pessoas que tem a pegada Palm normalmente acabam gostando de tal formato. Ou seja, um mouse que é bom para um, pode ser ruim para outro e vice-versa. É tudo questão pessoal e não há um mouse “universal” que agrade a todos, e mesmo que alguns tentem, as pessoas vão acabar preferindo muitas vezes um mouse que seja especifico para a sua pegada.

Ergonomia

A primeira coisa que senti quando coloquei a mão no G700 foi: “Com certeza é Palm”. Mas uma imagem explica isso muito melhor do que apenas palavras:

iw6.jpg

Conforme podem ver, o Logitech G700 tem um corpo feito para acomodar toda a mão. É o maior dos mouses que tenho aqui (CM Storm Recon, Logitech G9x e Corsair M60), me lembrando em termos de tamanho o Razer Deathadder que eu tinha (porém a ergonomia é bem diferente), fazendo com que toda a minha mão e meus dedos fiquem repousados sobre ele, porém, não é impossível usar as pegadas Claw e Fingertip no mesmo, mas é um mouse onde realmente o foco foi na pegada Palm.

Outro fator que contribui para a pegada Palm é o próprio peso do mouse, pesando 153 gramas, bem acima da média de 95~115 gramas de mouses gamers comuns (sem os pesos adicionais que alguns tem). E isso não ajuda principalmente quem tem a pegada Fingertip, na verdade acaba deixando o mouse ruim para o uso. E infelizmente, o autor da review tem a pegada Fingertip.

Enfim, quem tem a pegada Palm normalmente usa a mão inteira para fazer o movimento do mouse, fazendo com que pesos como 153 gramas não seja um incômodo, mas para quem tem a pegada Fingertip, usar as pontas dos dedos para mover 153 gramas durante um periodo extensivo pode acabar causando dores, o que realmente aconteceu aqui comigo.

Mas vale lembrar como disse no inicio da review, existem diversos tipos de mouses, leves, pesados, grandes e pequenos, focados em diferentes pegadas e todos estes tem o seu público. O Logitech G700 não é de forma alguma um mouse ruim por não me agradar, assim como o Razer Deathadder também não é, mas o fato é que para a minha pegada, preferi muito mais o Logitech G9x e meus outros mouses do que o G700 ou DA.

Pessoas com pegada Fingertip e que não gostam de mouses pesados devem partir para alternativas como o Logitech Anywhere MX ou então modelos com cabos como o Logitech G9x. E óbvio, há opções de concorrentes, como o Roccat Pyra Wireless e toda uma gama de modelos com fio focados para Claw e Fingertip.

Construção e componentes

Acabamento

O Logitech G700 tem um acabamento emborrachado na maior parte do mouse, porém, as suas duas laterais são feitas em um plástico texturizado, o que pode ser até estranhado por aqueles que sempre usaram mouses com laterais Glossy, mas é uma superficie muito agradável ao toque, que lhe proporciona uma boa pegada, sem resbalar a mão e realmente bem feita. O Corsair M60 também tem o mesmo tipo de lateral e eu gosto muito.

Outro detalhe a ser observado é que o plástico do G700 é realmente muito bem feito, proporcionando uma boa sensação de segurança para quem o está segurando.

Bateria

E foi aqui amigos, que a Logitech teve a melhor idéia possível e é aqui onde o Logitech G700 se sobressai a todo e qualquer outro mouse sem fio, independente a marca. Enquanto algumas outras marcas fazem bobagens e colocam baterias que viciam, são difíceis de repor, estufam com o tempo, perdem muita energia mesmo não sendo usadas e tem uma capacidade de armazenamento menor, a Logitech escolheu usar pilhas recarregáveis no Logitech G700. Mas não foi qualquer pilha recarregável não, foram as melhores pilhas recarregáveis do mundo.

eneloopAA.jpg

O diferencial da linha Sanyo Eneloop do resto das pilhas recarregáveis AA feitas por outras empresas não é possuir uma capacidade maior, não, não possuem pois tem 2000 mAh (mas realmente entregam 2000 mAh, diferente de outras prometendo 4000 mAh mas entregam 800 mAh), mas então, qual a vantagem nelas? Vida útil.

100308-1-02.jpg

Enquanto algumas pilhas recarregáveis normais acabam "viciando" ou então perdendo energia depois de dias ou semanas paradas, as pilhas da Sanyo Eneloop não apenas mantém maior parte da energia mesmo depois de três anos paradas, mas aguentam ciclos de até 1500 recargas, enquanto pilhas recarregáveis normais aguentam entre 200 até no máximo 500 recargas. Se fizermos as contas, pensando que você recarrega o G700 uma vez a cada dois dias, isto seriam cerca de 8 anos de uso até o fim da vida útil destas pilhas.

É uma pilha bem cara, mas é para realmente não se incomodar com a mesma. A Logitech poderia ter colocado pilhas alcalinas e forçar o cliente a recarregar usando um carregador externo igual várias marcas baratas fazem, mas não, estamos falando de um produto topo de linha, onde você tem a melhor pilha do mercado e a mesma é recarregada rapidamente enquanto você tem o cabo do mouse conectado.

A única desvantagem que ela tem sobre a bateria, é que ela acrescenta peso ao mouse, enquanto baterias podem ser bem mais leves (mas normalmente isto também implica em uma capacidade menor), mas é inquestionável que foi uma decisão mais cara, porém ridiculamente melhor do que a tomada por mouses de outras marcas como os mouses Razer Mamba e Cyborg R.A.T 9 que foi usar baterias ao invés de pilhas de alta qualidade.

Porém, nem tudo é flores, por tratar-se de um mouse gamer sem fio, assim como todos os seus concorrentes há um problema comum: Duração da bateria.

Duração da Bateria

Mesmo usando uma pilha AA da Sanyo Eneloop de 2000 mAh, o G700 tem capacidade de acabar com ela, dependendo da sua configuração, em um ou dois dias de uso. Isso pode soar realmente muito ruim, mas há razões para isto:

- O sensor AVAGO 9500 não é um sensor de baixo consumo, diferente de sensores óticos usados em outros mouses.

- O Logitech G700 possui memória e perfis internos, além de 13 botões programáveis, o que aumenta e muito o consumo de energia em comparação com outros mouses.

- O Logitech G700 tem foco gamer, possuindo ajuste de taxa de transmissão e tendo o foco para haver o mínimo de delay possível. Outros mouses sem fio diminuem a taxa de transmissão o máximo possível para que se possa economizar a bateria, mas infelizmente acabam criando um problema gravíssimo ao fazer isso: O atraso entre o movimento do mouse e o cursor reagir, ou seja, o famoso "delay". O Logitech G700 busca ao máximo diminuir o delay ao ponto que você não possa sentir ele ou ele seja quase inexistente, mas ele faz isso a todo e qualquer custo, nem que tenha que sacrificar a duração da bateria e realmente faz isso.

O sacrificio da duração da bateria em prol da comunicação sem delay e um mouse com várias funções adicionais é algo que se faz necessário, por isso um Logitech G700 dura cerca de 1-7 dias dependo a sua configuração e o uso do mesmo, enquanto um mouse barato da C3Tech pode durar semanas, porém, o mesmo não pode ser utilizado em jogos devido ao atraso absurdo que é sentido nos seus movimentos.

Óbvio, esta característica não é algo que existe apenas no Logitech G700, todo e qualquer mouse sem fio gamer tem este problema, então, não tentem fugir dele comprando um mouse de outra marca, pois é algo que acontece com todos.

Lembrando que com certas configurações no software, a duração da bateria pode aumentar muito, mas veremos isto depois mais tarde no software.

swt.png

Botões

O Logitech G700 logo de primeira vista assusta pela quantidade de botões, o que incluí:

- Dois botões no meio, onde apenas o traseiro, que normalmente controla os perfis, é configurável, enquanto o botão acima faz o controle dos estágios do scroll (veremos mais sobre isso mais tarde).

- Quatro botões laterais configuráveis, que podem ser pressionados horizontalmente e verticalmente, através de pequenas partes de plástico onde você pode levantar o seu dedo para pressionar eles:

lak6.jpg

Pode parecer estranho à primeira vista, mas é bem interessante e funciona muito bem para pressionar os botões, pois são leves e sensíveis (mas não ao ponto de atrapalhar)

- Três botões configuráveis ao lado do clique esquerdo, os quais tem o foco principal de "aumentar DPI", "diminuir DPI" e "mostrar o nível da bateria". Para estas três funções, estes botões são realmente bons, porém, para outras funções como botões configuráveis não são tanto, pois são um pouco pesados e "frouxos".

- Os botões esquerdo e direito, assim como na maioria dos mouses, que também podem ser configurados ou então trocados.

- Os botões horizontais no scroll, que são fáceis de usar se você é acostumado com tais.

- O botão do meio, que é um pouco duro, mas nada de mais.

Como vocês podem ter analisado acima, o único problema dos botões do G700 se resume aos botões ao lado do clique esquerdo do mouse, que realmente poderiam ser melhores. Mas como são botões que são usados para funções como troca de DPI, isso acaba não fazendo diferença. Outra coisa que auxillia os botões do G700 é o seu software, que é realmente muito bom e trataremos sobre ele mais tarde.

Ao pessoal que esperava ver o G700 desmontado agora, sinto muito, mas para fazer a review de forma mais rápida eu não o fiz, mas já há imagens do mesmo desmontado na internet. E óbvio, todo o crédito das imagens vai ao Sul-Coreano "Limmy" da www.kbmania.net (http://www.kbdmania.net/xe/tipandtech/2857366).

hw47.jpg

Enquanto há informações inclusive sobre componentes do scroll na imagem acima, vamos nos focar nos switches.

No caso do Logitech G700, os switches esquerdo e direito são switches chineses OMRON D2FC-F-7N (10M) com certificação de vida útil para 10 milhões de cliques, o dobro do que é encontrado em mouses gamers com o switch OMRON D2FC-F-7N (5M), que é bem comum. Porém, esta talvez seja a única coisa bonita que encontraremos dentro do Logitech G700, pois o resto é muito duvidoso.

Partindo para os switches que mais odiei no G700, os botões ao lado do clique esquerdo (número 8 na imagem) são microswitches baratos e ridiculamente simples usados em diversos tipos de eletrônicos, porém, não são switches feitos para mouses, ao contrário de switches de marcas como HUANO, TTC ou OMRON e não é de se espantar que não ofereçam uma resposta boa comparados com estes.

Proseguindo e usando outra imagem postada pelo "Limmy" da www.kbmania.net:

egai.jpg

Vemos aqui em 5 e 7 os "Square switches" da Panasonic (embora tenha sido a Panasonic que os criaram, não creio que seja ela que os fabrica) que são usados para os botões "horizontais" do scroll e por incrivel que pareça eles são bons para usar, embora não creio que a durabilidade dos mesmos seja das melhores. Pelo menos é bem melhor do que os outros switches sem nome utilizados em alguns botões do mouse.

Prosseguindo, abaixo do "vão" onde deveria estar o scroll do mouse, encontramos um pequeno switch do mesmo tipo que os usados ao lado esquerdo do mouse, mas neste caso, é para fazer a troca dos perfis do mouse e não é muito utilizado, então pode-se sim usar um switch de pior qualidade, embora eu gostaria que não tivessem feito isso nos botões ao lado do esquerdo.

E esta outra imagem mostra o switch do botão do meio do mouse de perto, no número 7:

lcdk.jpg

Qualquer um que conhece sobre mouses, sabe que outras marcas de mouses gamer normalmente usam switches similares aos usados nos principais, mas de marcas mais baratas como TTC ou HUANO. No caso do Logitech G700, é isto que acaba gerando o seu scroll mais pesado, embora felizmente este switch seja melhor do que os usados na lateral do clique esquerdo (sim, eu to repetindo porquê odeio eles).

Infelizmente não tenho fotos dos switches dos quatro botões laterais, mas não tenho reclamações sobre estes, são leves, suaves e respondem ridiculamente bem. Até estaria curioso para saber qual o modelo e marca destes switches e também porquê diabos a Logitech não usou eles nos botões ao lado do clique esquerdo.

Enfim, como podemos ver acima, o interior do Logitech G700 não é muito bonito, sendo inferior a mouses que custam menos, o CM Storm Recon que já fiz review é um exemplo. Queria que a Logitech não tivesse economizado tanto em switches, teria melhorado e muito o mouse e também duvido que o G700s tenha muitas melhorias nesta parte.

Scroll

A Logitech tem uma exclusividade em vários dos seus mouses, que é o sistema para troca entre scroll com "estágios" e scroll "livre". Mais fácil do que tentar explicar, é motrar como isto funciona e o usuário Enrico Andreoli do Youtube (http://www.youtube.com/user/abufinzio) mostra como funciona neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=cxNTVlRWrXs


Como vocês podem ver, parece realmente ser uma vantagem que os mouses da Logitech tem sobre a concorrência... Mas, infelizmente só parece...

Na verdade, ao contrário do que pode parecer na imagem, o Logitech G700 assim como grande maioria dos mouses da Logitech tem apenas dois modos:

1. Liso
2. Liso pra ********

Pois sinceramente, esperava um scroll bem mais preciso e com estágios muito mais bem definidos do que vi em ambos os modelos da Logitech que tenho aqui. Esperava algo que tivesse estágios pelo menos um pouco melhores ou do mesmo nível que o meu Genius Navigator 335 de R$ 30, mas não encontrei.

Vários usuários dos mouses da Logitech acabam se acostumando com tal scroll, mas sendo sincero, iria preferir não haver opções de customização e ter um bom scroll durável (de preferência da ALPs) do que isto.

"Mas wetto, você não é um daqueles malucos que usam o scroll em tudo, até mesmo em jogos pra ficar trocando de arma ou pra ficar fazendo bunny-hop? Nem todo mundo faz essas loucuras!"

Não, eu não sou. E para quem é um daqueles que precisa de muita precisão no scroll do mouse, eu não recomendo que evite o G700, mas sim que evite todos os mouses da Logitech.

Sensor

Como vocês podem imaginar em um mouse sem fio, o Logitech G700 busca funcionar no máximo de superficies possíveis e para isto, não é possível usar sensores óticos como o AVAGO 3090 ou AVAGO 3095 (presente no Logitech G400) pois os mesmos não irão funcionar em várias superficies onde forem testados, como por exemplo mesas de madeira clara, mesas brancas de plástico e mesas azuis, ao contrário do sensor laser AVAGO 9500 presente no Logitech G700.

Alguns podem até desconsiderar o Logitech G700 e querer o Logitech G700s por este ter um novo sensor chamado AVAGO 9800, com 8200 DPIs, como se fosse melhor, mas a verdade é que o AVAGO 9500 continua firme e forte, pois o seu suposto "sucessor" está tendo uma série de problemas, o que inclui:

- Corsair M65 (perca de precisão em comparação com o M60)
- Logitech G500s (Input lag, perda de precisão em comparação com o G500)
- Logitech G700s (Input lag, perda de precisão em comparação com o G700)
- Mionix Naos 8200 (Perda de precisão em comparação com o Naos 5000, problemas de durabilidade)

Além de não haverem dados concretos sobre as reais melhorias de precisão nos novos sensores. Então, o AVAGO 9500 continua sim sendo o melhor sensor laser do mercado.

Como estamos falando de um mouse sem fio gamer e não um mouse competitivo feito para profissionais, até mesmo os mais "puristas" do ramo de mouses tem que admitir que o uso do AVAGO 9500 foi a melhor escolha possível, tendo uma boa precisão e rastreio na maioria das superficies, excluindo vidro e realmente, o mouse funcionou em vários lugares onde o AVAGO 3090 do CM Storm Recon e o AVAGO S3888 do Razer Deathadder 3.5G não funcionam. E isso para um mouse sem fio é o principal, embora não sei porquê diabos a Logitech teve a idéia boba de colocar o sensor no topo do mouse, o que pode influenciar no seu rastreio:

77ly.jpg

Mas como não se trata de um mouse para ser utilizado por jogadores profissionais, é um "problema" que pode ser ignorado, mas já deixo avisado, quem quer a melhor qualidade de rastreio e não se importa com fios, não deve olhar para o Logitech G700 e sim para o Logitech G400 e G400s.

Aproveitando a mesma imagem que usei acima (http://img801.imageshack.us/img801/9758/77ly.jpg), o Logitech G700 tem uma excelente quantia de teflon, são quatro pequenos pés realmente bem feitos para que o mouse possa deslizar sobre o mousepad ou sobre superficies onde não há tanta facilidade no movimento, tais como mesas.

SOFTWARE

Já aviso todos vocês agora, o software da Logitech é o software com mais configurações, macros, funções e perfis pré-prontos que já vi na vida e realmente é muito bom, embora tenha tantas funções que você pode acabar se perdendo no inicio ou mal-entendendo este.

Primeiro de tudo, o Logitech G700 consegue guardar dentro da sua memória interna cinco perfis, cada um destes tendo configurações individuais de:

- Funções para cada um dos 13 botões programáveis dele
- Até cinco DPIs individuais por perfis (mas você pode colocar apenas uma ou duas se quiser)
- Taxa de atualização
- Modo de energia

E todas estas podem ser configuradas via o "Logitech Gaming Software", que é o software utilizado por todos os seus periféricos da linha Gamer (ex: G700, G510, G9x, G710+, G105...), tendo um software unificado onde você pode configurar os periféricos da linha gamer da Logitech em uma única tela. Eis a tela de "inicio" do Logitech G700:

47e.png

Vamos então clicar no mouse com a engranagem, nos levando então para a tela principal da configuração dos perfis internos do Logitech G700:

fzc.png

Podemos ver que eu coloquei controle de volume para os botões laterais superiores, enquanto os outros estão seguindo o padrão do mouse. Também, a taxa de atualização está definida para 1000 Hz e o modo de consumo de energia para "Max Gaming", o que acaba elevando o consumo de energia do mouse ao máximo, mas também faz com que o mouse tenha o seu melhor desempenho possível. Outro detalhe, é que configurei apenas 4 DPIs para esta profile.

Vamos então olhar outra profile?

nbek.png

Aqui, defini a taxa de atualização para 125 Hz, a DPI em 1000 (e uma única), desativei os botões ao lado do clique (com exceção do primeiro, que mostra o quanto há restante de bateria), desativei os botões laterais do scroll e deixei umas macros pré-definidas muito interessantes que ficam nas teclas laterais superiores G6 e G7, onde ao apertar o botão G6 o mouse executa a macro "LEFT CONTROL + C" e o G7 executa a macro "LEFT CONTROL + V". Ou seja, um copia e outro cola. Pode parecer algo ridículo, mas é mais útil do que eu pensava que fosse ter estas teclas em um mouse.

Também, o modo de consumo de energia está definido em "Power saver". Isto em conjunto com a taxa de atualização baixa acaba economizando MUITO a bateria do mouse, mas o problema é que a precisão do mesmo acaba caindo junto também, mas não é tão ruim quanto pensava que seria e quanto é em mouses baratos da C3Tech, embora em jogos eu prefira 1000 Hz em "Max Gaming".

Mas como vocês poderão ver acima, você pode configurar um perfil para enquanto usa o Windows e outro perfil para enquanto joga e isso é algo muito interessante e importante de utilizar no G700 para que se possa maximizar a duração da bateria.

Enfim, você achou que estava bom até agora? Pois bem amigo, o software recém começou e tem bem mais surpresas agora.

Voltemos à tela principal.

47e.png

Agora, cliquemos no computador com a engranagem e depois no cursor com engranagem, para que possamos entrar na tela de perfis que ficam salvos no seu computador:

bc.png

Aqui, eu já havia configurado alguns perfis, um para o Ys (apenas para testes, o jogo nem sequer usa mouse), outro para o Skyrim e outro para o Battlefield 3. Em cada um destes, eu posso definir DPIs, consumo de energia e taxa de atualização e o software automaticamente troca as configurações conforme troco de jogo. Também, enquanto não estou jogando um destes, o perfil que é utilizado é o perfil "Default", sendo que neste eu posso então colocar configurações de economia de energia e assim ter tentar maximizar a duração da bateria do G700.

Agora, depois de clicar no ícone do pequeno mouse com algumas setas (que é o ícone para configuração dos botões), o Logitech G700 realiza uma procura no seu computador para verificar quais jogos estão instalados e disponibiliza uma lista de perfis específicos para 263 jogos:

fldq.png

E agora, posso configurar teclas dos jogos sem ter que abrir os mesmos e bindar para os botões ou então criar as macros pessoalmente. Isto é simplesmente ótimo e economiza tempo demais, além de ser muito comodo.

9s3n.png

Tenho a lista de comandos para os quais eu posso definir os botões na lateral, algo que ajuda muito na customização rápida do mouse.

E como se não bastasse, posso customizar pessoalmente as teclas e criar macros ou então definir uma função pre-existente do software. É tanta coisa e tudo tão bem feito que eu simplesmente perdi as palavras para descrever tudo isso. O software dos periféricos da Logitech é de longe o melhor que já utilizei, Corsair, Razer, Cooler Master e até a pobre A4Tech (que embora tenha algumas funções adicionais poderosas não tem 1/100 da facilidade) não chegam perto disso.

52z.png

É tanta coisa que nem sei por onde começar, simplesmente desisto de descrever tudo isso, é bom demais...

4djf.png

Na primeira tela, é possível definir uma única tecla ou um grupo de teclas (ex: CTRL + ALT + E) para uma tecla de macro.

Uma coisa importante e que será visto em outras partes do software também, é a função "Opções de Repetição", onde você pode escolher:

- Nenhum (faz a macro apenas uma vez).
- Enquanto Primido (enquanto você deixar o botão pressionado ele repete a macro).
- Alternar (você aperta o botão e ele fica repetindo, até você apertar ele de novo).

Ou seja, ele não possui um modo de reprodução "realizar macro pelo número X de vezes", mas não é um modo tão importante assim e pode-se fazer ele manualmente.

uneb.png

Seguindo, aqui temos o modo "Multitecla", o qual vários já conhecem de outros mouses. Aqui é possível definir quando uma tecla é pressionada (símbolo para baixo), o tempo que ela fica pressionada e quando ela é levantada (símbolo para cima). É possível definir vários tipos de macros por aqui, desde macros simples para até bots em jogos de MMORPG, desde que você tenha conhecimento e inteligência para entender como fazer (e não querer tudo pronto).

2rua.png

Também, é possível definir botões do mouse para macros, assim sendo possível criar macros de Quick Scope ou de 3x Rapid Fire para botões do mouse.

pcpg.png

Prosseguindo, temos o bloco de texto, onde podem ser feitos tanto textos como também macros mais simples. Um exemplo do que pode ser feito é definir um botão para esta mensagem:

ntw3.png

Ou então, para os programadores, definir um tipo de string de texto para certa botão, para evitar que ela tenha que ser digitada toda vez.

wnim.png

Ou então criar macros simples de forma bem fácil, definindo um atraso entre teclas. Nesse caso, eu imaginei que haveria uma skill em certo botão que deveria ser realizada a cada 500ms e que após realizar 7 vezes a skill, uma poção deve ser tomada. Também, a macro deve ser executada enquanto eu manter o dedo pressionado no botão de macro, porém, é possível colocar no modo alternar, deixar seu personagem batendo e ir ao banheiro enquanto isso.

k82a.png

Seguindo, há a aba multimídia, creio que não preciso apresentar nada aqui:

d8b0.png

As teclas de atalho, como podem ser vistas na imagem. No Logitech G710+ elas não são muito úteis, mas achei elas bem interessantes no Logitech G700, que tem uma boa quantia de botões na sua lateral, sendo assim possível definir um perfil para navegação do Windows com esses tipos de macros. Colocar as funções copiar e colar nos botões superiores é algo bem interessante.

8aa9.png

Em seguida os atalhos, novamente nada que eu precise apresentar. "Directório de trabalho" são provavelmente os parâmetros com os quais o programa deve ser executado.

bejw.png

Aqui temos algumas funções básicas pré-definidas.

e9x3.png

E por fim, funções referentes ao programa Ventrillo (atenção: são apenas compatíveis com ele, não com outros como TeamSpeak)

8x4q.png

Avaliando a sua interface e capacidades, eu considero de todos os softwares das empresas presentes no mercado (Razer, Corsair, Cooler Master, Roccat, A4Tech, Thermaltake, Steelseries, Ozone, Saitek, Leetgion e outras) o software da Logitech como sendo o melhor software do mercado.

Conclusão

Assim como vários dos meus outros periféricos, o Logitech G700 não é o mouse perfeito. Ele tem seus pontos fracos e tem seus pontos fortes. Tem idéias muito bem exploradas e outras que fazem você pensar "O que diabos tinha na cabeça do pessoal que projetou isso?", mas o fato é que sim, é um excelente mouse e merece o titulo que muitos dão a ele de "melhor mouse sem fio do mercado" por ter um bom sensor, a pilha Sanyo Eneloop, um software extremamente poderoso, um bom acabamento, um bom preço e três anos de garantia com direito ao melhor RMA do mercado.

Óbvio, há pontos que podem e deveriam ser melhorados, enquanto outros já estão ridiculamente bons e devem ser mantidos, mas então fica assim:

Pontos Positivos:

- Boa quantia de teflon
- Cinco perfis internos
- Ergonômico para a pegada Palm
- É o mouse sem fio "gamer" mais barato do mercado
- Excelente alcance de transmissão (testei na sala a 8 metros, funcionou tranquilo)
- Excelente construção externa
- Funciona em quase todas as superfícies (menos vidro) devido ao sensor AVAGO 9500
- Praticamente Zero delay no modo 1000 Hz
- O Software utilizado pela Logitech é simplesmente fantástico
- Sistema bem planejado para o pressionamento dos quatro botões laterais
- Três anos de garantia com o melhor RMA do mercado
- Treze botões programáveis
- Usa a melhor pilha recarregável do mundo, Sanyo Eneloop
- Usa switches OMRON 10M nos principais

Pontos Negativos:

- Alto nível de consumo da bateria (que é uma pilha AA Sanyo Eneloop)
- É bem pesado
- Não é indicado para quem tem pegada Fingertip
- O scroll poderia ser bem melhor
- Os três botões ao lado do clique esquerdo não são muito bons

Nota final: 8/10​

hk6y.png

E para quem está em duvida entre o Logitech G700 e G700s, podem pegar o G700 tranquilos, pois infelizmente não creio que houveram grandes melhorias no novo modelo.
 
Última edição:
Mais um review p/ ser referência na língua portuguesa !!
Parabéns pelo bom trabalho, wetto !!

@@ - Faltou umas fotos com sua visão em particular, que permitiria uma visualização mais direta dos pontos apresentados, mas a antecipação da review e o conjunto de dados compensa muito e com certeza ajudará aos que procuram informação sobre um mouse wireless !!
- Faltou falar mais sobre o receptor wireless que é muito bom, mas esse não funciona com outros dispositivos e o mouse não tem compatibilidade com a tecnologia Unifying - que pode permitir a conexão de até 6 dispositivos ao mesmo tempo no mesmo micro receptor, vide em http://www.logitech.com/pt-br/promotions/6072, - e essa tecnologia pode ser encontrada, por exemplo, no receptor que vem com o mouse mais simples Logitech Wireless M525. Isso ocorre pois o G700 precisa de uma conexão dedicada p/ dar suporte a sua performance em alto nível, além da necessidade do software p/ múltiplos botões, como bem demonstrou no review !! Mais detalhes podem ser observados no próprio fórum da Logitech.
- Corrigir "engranagem" p/ engrenagem !! :coolface:
 
Última edição:
wetto, referente ao G700s...

Os relatos de input lag são em todas unidades? O meu aqui não tem nenhum.. Ou pelo menos parece assim.
O 8200 DPU é algo absurdo, dificilmente passo de 4000.

A textura dele eu achei melhor que a do G700.


De resto, concordo com tudo no review. Os scrolls da Logitech que já testei são todos 'duros' de apertar.

Mas no geral, o G9x é meu favorito, e é um Logitech. :joia:


P.S. Pare de postar reviews as 3 horas da manhã.
wetto: :fovhappy:
 
Parabens !! eu tenho o G600 que é focado em MMO, com os botoes laterais. Muito bom esses mouses da logitech!!!

Abraços!
 
Belo review, deu para conhecer bem o produto. O G700 não é pra mim, também tenho pegada finger. Em compensação possuo o G9X, ótimo mouse para esta pegada que usufrui do mesmo software e possui os 03 anos imbatíveis de garantia.

Para quem possui pegada palm e faz questão de mouse sem fio não tem escolha melhor que o G700.

Você precisa acrescentar reputação a outros antes de acrescentá-la a wetto novamente.
 
- Faltou falar mais sobre o receptor wireless que é muito bom, mas esse não funciona com outros dispositivos e o mouse não tem compatibilidade com a tecnologia Unifying - que pode permitir a conexão de até 6 dispositivos ao mesmo tempo no mesmo micro receptor, vide em http://www.logitech.com/pt-br/promotions/6072, - e essa tecnologia pode ser encontrada, por exemplo, no receptor que vem com o mouse mais simples Logitech Wireless M525. Isso ocorre pois o G700 precisa de uma conexão dedicada p/ dar suporte a sua performance em alto nível, além da necessidade do software p/ múltiplos botões, como bem demonstrou no review !! Mais detalhes podem ser observados no próprio fórum da Logitech.

Não achei que seria realmente um ponto necessário a ser abordado, até porquê não uso teclados e mouses sem fio da Logitech para querer o pareamento entre múltiplos dispositivos em um só, mas enfim, você mesmo explicou porquê não existe, porquê o transmissor do G700 é especial comparado com o simples Unifiying, tendo provavelmente um alcance maior, maior consumo e também a possiblidade de uma taxa de atualização maior.

wetto, referente ao G700s...

Os relatos de input lag são em todas unidades? O meu aqui não tem nenhum.. Ou pelo menos parece assim.
O 8200 DPU é algo absurdo, dificilmente passo de 4000.

A textura dele eu achei melhor que a do G700.

Não, não acontece em todos, mas sim nos primeiros lotes, mas a minha questão com o AVAGO 9800 é que todos esperavamos um sensor de maior qualidade, com rastreio mais preciso, com questões como aceleração ainda menores, mas tudo o que recebemos foi um novo sensor com mais DPI e novos problemas, e isso aconteceu não apenas com a Logitech, mas com várias marcas, incluindo Razer, Corsair, Mionix... :feelbad:


De resto, concordo com tudo no review. Os scrolls da Logitech que já testei são todos 'duros' de apertar.

Mas no geral, o G9x é meu favorito, e é um Logitech. :joia:

O clique do meio do G700 é um pouco pesado, mas o clique do meio do G9x é simplesmente ridiculo. Dá uma angústia apertar ele e vou abordar isso na review dele :cereal:
 
Última edição:
Acho legal comentar que ele funciona perfeitamente com fio e sem pilha/receptor, exatamente como o Mamba 4G.
Aí fica mais leve.
 
Acho legal comentar que ele funciona perfeitamente com fio e sem pilha/receptor, exatamente como o Mamba 4G.
Aí fica mais leve.

Isso realmente, mas é meio estranho comprar um mouse sem fio pra querer usar ele apenas com...
 
Realmente, tenho um Logitech G400 e também achei o software fenomenal, não senti tanta mudança no sensor no começo, mas quando você pegar um daqueles mouses de supermercado, a diferença chega a ser ridícula.

Pra quem procura Garantia + Bom software + Sensor preciso, os mouses da Logitech são uma ótima escolha!
 
Isso realmente, mas é meio estranho comprar um mouse sem fio pra querer usar ele apenas com...

É mais uma questão de contexto, você usar sem fio na sala; com fio no PC principal; ou então algum jogo que te canse mais e você queira deixá-lo mais leve.

Eu tenho o G500 e o G700, fico trocando, hehe. E eu gosto do formato e dos botões do G700, aí às vezes uso com fio mesmo.
Claro que sempre aceito indicações de mouses com fio top sem ser Logitech, mouse nunca é demais.
 
Isso que é review, o resto é "achismo jornalístico" !

Belo mouse!

E pra variar:

Você precisa acrescentar reputação a outros antes de acrescentá-la a wetto novamente.
 
Gostei do review apesar de ter achado exagero a quantidade de menções à tua preferência por shapes que facilitam o finger, principalmente por se tratar de um produto que vai ao oposto nesse quesito.
 
Gostei do review apesar de ter achado exagero a quantidade de menções à tua preferência por shapes que facilitam o finger, principalmente por se tratar de um produto que vai ao oposto nesse quesito.

É que acho algo necessário, para evitar que alguém com a minha pegada e/ou preferência por mouses leves o compre. O Logitech G700 é um excelente mouse, mas, infelizmente não é muito agradável para quem tem esta pegada. E para isto, há alternativas como o Logitech G9x, que citei no texto.

Assim como a review do Logitech G9x vai ter menções que o mouse não tem foco para a pegada Palm e pode acabar sendo desconfortável para quem tem esta pegada.
 
Engraçado como, mesmo sabendo as definições de cada pegada, eu não consigo enquadrar a minha em uma só. Acho que sou do tipo que varia de acordo com a utilização mesmo, mas percebo que a principal é a finger.

wetto, você disse que o scroll do mouse ou é liso ou muito liso, no modo "liso" ele tem algum tipo de estágio físico, ou aquela trava mostrada no scroll desmontado no vídeo funciona apenas como um "freio"?
Eu era costumado com os mouses baratos de estágios físicos, depois comprei o kit wireless 3000 da MS e tive que me adaptar totalmente com o scroll ótico (não sei se é o termo correto) do mouse, que é totalmente contínuo.

Apesar dos componentes baratos/duvidosos, você acha que o mouse vale o patamar em que está no Brasil, de em média R$250?
 
Realmente, tenho um Logitech G400 e também achei o software fenomenal, não senti tanta mudança no sensor no começo, mas quando você pegar um daqueles mouses de supermercado, a diferença chega a ser ridícula.

Pra quem procura Garantia + Bom software + Sensor preciso, os mouses da Logitech são uma ótima escolha!
Eu não diria o mesmo...
Comprei um G500s sem saber dos problemas do sensor.
Minha accy ate caiu no BF3 por causa disso...
E o scroll é péssimo...
 
wetto, você disse que o scroll do mouse ou é liso ou muito liso, no modo "liso" ele tem algum tipo de estágio físico, ou aquela trava mostrada no scroll desmontado no vídeo funciona apenas como um "freio"?

Foi uma piada, pois um dos modos tem sim "estágios", mas eles são tão fracos e tão mal-definidos que é quase "liso".

Apesar dos componentes baratos/duvidosos, você acha que o mouse vale o patamar em que está no Brasil, de em média R$250?

Olha, se você precisa de um mouse sem fio gamer, não há outra opção e opções mais caras como o Razer Mamba e CYBORG RAT 9 tem pontos onde são até piores, sem contar o preço ridiculo.

Se você não se importa com o mouse ser com fio, sinceramente, há opções com custo menor e maior qualidade, como o Logitech G400 e G400S por exemplo, além de mouses da concorrência como CM Storm Recon, CM Storm Spawn, A4Tech Bloody v5, A4Tech Bloody v7...

Mas logo logo veremos a A4Tech lançar uma linha de mouses sem fio (ela já tem os protótipos e apresentou em alguns eventos) e estes sim poderão talvez desbancar o G700 em termos de qualidade e/ou preço (mas nunca em garantia e RMA).

6V6fVrZU7u8.jpg
 
Última edição:
Eu não diria o mesmo...
Comprei um G500s sem saber dos problemas do sensor.
Minha accy ate caiu no BF3 por causa disso...
E o scroll é péssimo...

Realmente os novos mouses da Logitech vem apresentando problemas no sensor. No entanto, a garantia e o software se aplicam a todos os mouses da Logitech. Gostei muito do sensor do G400, tanto que quando escrevi sobre o sensor, estava mais me referindo a ele do que aos outros mouses.
 
Comprei o meu G700 faz 1 semana, ainda não vi mouse mais top que esse.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo