• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Review & Overclock - Ryzen 3000 e 2000

Normal 1.38V em um ryzen 5 2600x a 4.2ghz? Devo diminuir o clock junto com a tensão? (visto que essa foi a tensão mínima que eu alcancei nessa frequência)

Média depois de 1hr jogando ow e uns 15 mins mexendo no navegador (atingindo picos maiores por um breve período por estar quase em idle) Vcore ficou em 1.383V.
 
pode usar 2 nos SCL e 6,6 / 4,4 no lkugar dos 7 7 e 5 5 ( SD/DD)

@Open Game & Dev

Coloquei esses valores e infelizmente continua com os mesmos resultados...uma suposição que posso fazer é que como a última bios(F50) é de novembro 2019 e essa CPU é mais recente pode ser que a placa-mãe esteja reconhecendo o 1600AF como um Ryzen 1 e não como um Zen + e não esteja se otimizando de maneira ideal para essa CPU...tanto que a latência com as memórias configuradas com ótimos valores ficam num meio termo entre o Zen1(~75 ns) e Zen +(~67 ns).

Quem sabe numa futura atualização da bios a gigabyte não corrija isso.
 
Um pergunta, o que vai render de desempenho a diferença de latência de 75ns para 67ns na pratica?

Me parece um esforço gigantesco para "nada".
 
Um pergunta, o que vai render de desempenho a diferença de latência de 75ns para 67ns na pratica?

Me parece um esforço gigantesco para "nada".
Latência menor, é proveniente de memórias mais rápidas, mais FPS, maiores taxas de escrita, leitura e cópia, mais desempenho de forma geral.
 
Um pergunta, o que vai render de desempenho a diferença de latência de 75ns para 67ns na pratica?

Me parece um esforço gigantesco para "nada".

Compartilho da mesma opinião! E digo não só pela ram mas também no OC do processador, em stock tenho uma melhor experiência em jogos do que com ele cravado a 4.3ghz que só uso na hora de brincar em benchmark jogando é stock + xmp ativo e nada mais.
 
Latência menor, é proveniente de memórias mais rápidas, mais FPS, maiores taxas de escrita, leitura e cópia, mais desempenho de forma geral.

Ok, mas quanto a mais? 2% ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Compartilho da mesma opinião! E digo não só pela ram mas também no OC do processador, em stock tenho uma melhor experiência em jogos do que com ele cravado a 4.3ghz que só uso na hora de brincar em benchmark jogando é stock + xmp ativo e nada mais.

Idem. Uso o 3600X em stock e as memorias com XMP ativado e pronto. Não tenho crashs, instabilidades, etc. E quando fiz over de memoria e processador não ganhei nem 5% a mais de performance pelo trabalho. Foras as dores de cabeça para afinar o overclock, testar, instabilidades, etc...

Mas isso é individual, que quer faz e não sou contra, até porque ja fiz, mas como disse não vale tanto a pena assim...
 
Um pergunta, o que vai render de desempenho a diferença de latência de 75ns para 67ns na pratica?

Me parece um esforço gigantesco para "nada".

É paranóia da minha cabeça mesmo..kkkkk....no meu caso seria de 67 ns para 69 ns(que é o resultado que estou tendo)...sem contar que estou com uma RX 580 e está sobrando CPU....como disse é mais por paranóia mesmo...kkkkk....as memos dá pra mim colocar 3533 MHZ CL14 também mas nesse caso eu teria de aumentar a tensão para 1.40-1.45...então para manter a tensão em 1.35v eu preferi usar 3200MHZ CL14 mesmo.

Aqui deu erro, quando fiz isso em 3600mhz, mas vou testar de novo

No meu caso as memórias estão em 3200MHz...acho que 3600 tem de subir um pouquinho.
 
Ok, mas quanto a mais? 2% ?
Depende do uso, e de quanto vai sair para quanto vai ficar. Essas mudanças de aperto de timings terciários geralmente mal apresentam resultado. Sair de 69ns para 67ns também muda pouca coisa... Mas pode ter certeza que uma memória XMP e a mesma memória com timings apertados performa de 5 a 10% a mais dependendo da situação. Pra jogar por exemplo, em 60~75 FPS não muda nada, 100~120 FPS muda pouco, 144+ FPS aí a diferença começa a crescer. E ajuda principalmente na estabilidade de frames mínimos. Só para você ter uma ideia, reduzi o tRFC de 479 para 460, ganhei de 2 a 4 FPS no Average FPS, e percebi menos variação nos drops de FPS. Overclock não é obrigatório, mas nem por isso quer dizer que não seja vantajoso.
 
Instalei o Windows 1909 e testei novamente...deu uma melhorada nas latências...caiu de 69.5 ns para 68 ns.

NVQzDWI.png


Acredito que era para ficar lá pelos 67 ns mas eu que não vou quebrar a cabeça aqui por causa de 1ns que no final das contas não vai fazer diferença alguma...

CPU é tranquilo de fazer over mas RAM é muito chato: da primeira vez pra colocar os timings copiei todos os dados do DRAM Calculator e passei para a BIOS....aí não bootava de jeito nenhum...tive de ir colocandoos timings 1 por 1 e reiniciando a cada vez....até que descobri que o que impedia de bootar era o Gear Down Mode desativado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depende do uso, e de quanto vai sair para quanto vai ficar. Essas mudanças de aperto de timings terciários geralmente mal apresentam resultado. Sair de 69ns para 67ns também muda pouca coisa... Mas pode ter certeza que uma memória XMP e a mesma memória com timings apertados performa de 5 a 10% a mais dependendo da situação. Pra jogar por exemplo, em 60~75 FPS não muda nada, 100~120 FPS muda pouco, 144+ FPS aí a diferença começa a crescer. E ajuda principalmente na estabilidade de frames mínimos. Só para você ter uma ideia, reduzi o tRFC de 479 para 460, ganhei de 2 a 4 FPS no Average FPS, e percebi menos variação nos drops de FPS. Overclock não é obrigatório, mas nem por isso quer dizer que não seja vantajoso.

Verdade...só ativando o XMP das ballistix e-die ficava em 73 ns a latência...sem contar que as memos são 3000MHZ CL 15 mas não sei porque sempre iniciava em CL16 em vez de CL15......depois de toda a mão de obra caiu para 68 ns...algo em torno de 7 por cento de melhora...já é uma boa melhora...também concordo que de 69ns para 67 nem ia mudar muita coisa mesmo....imagina agoira de 68 para 67 ns...eu não vou nem mexer mais...kkkkkk
 
Última edição:
Bom devido a essa discussão acima a respeito de "afinamento" resolvi testar o 3700x stock + XMP vs 3700x stock + XMP "semi afinado"

3700x stock + XMP
AhS1QH7.png


pox1yMx.jpg

3700x + xmp "semi afinado" ou seja não testei estabilidade foi apenas para teste mesmo
jFyvE5p.png


WWySu1z.jpg

Achei o ganho interessante, mas confesso não ter + a paciência para ficar afinando esse tipo de processo que apesar de intuitivo demanda muita dedicação e tempo.
 
Compartilho da mesma opinião! E digo não só pela ram mas também no OC do processador, em stock tenho uma melhor experiência em jogos do que com ele cravado a 4.3ghz que só uso na hora de brincar em benchmark jogando é stock + xmp ativo e nada mais.
Seu over nao está 100% estável entao, aqui o ganho foi grande tanto com as memorias quanto com over no CPU.

 
Ok, mas quanto a mais? 2% ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Se vc tem o BFV aí deixe em dx12 com FFR Off e compare o uso de gpu e fps com as memórias com latência alta e baixa pra ver a diferença...
 
Pessoal eu não disse que não dá ganho, só acho que o ganho não é muito pelo esforço gasto. Se vc quer tirar o máximo do seu combo, sabe como fazer e tem paciência é valido!

A minha situação joga ainda mais contra o overclock pois uso um monitor 2K e na minha condição o over e CPU e RAM não nem deram ganhos significativos ou quase nenhum ganho.

A verdade também que isso se torna um "vicio" você quer tirar o máximo, afinar tudo e no final isso é uma imensa satisfação.

Um usurário mostrou um ganho de 128 para 134 fps. 6fps, isso vc nem percebe jogando...

Acho que antes, com os processadores antigos e memorias mais antigas o overclock era bem justificável pelo desempenho ganho, mas hoje está tudo tão justo e no seu limite que o over ta começando a ficar dispensável pelos poucos ganhos.

Apenas opinião pessoal! Abs
 
Pessoal eu não disse que não dá ganho, só acho que o ganho não é muito pelo esforço gasto. Se vc quer tirar o máximo do seu combo, sabe como fazer e tem paciência é valido!

A minha situação joga ainda mais contra o overclock pois uso um monitor 2K e na minha condição o over e CPU e RAM não nem deram ganhos significativos ou quase nenhum ganho.

A verdade também que isso se torna um "vicio" você quer tirar o máximo, afinar tudo e no final isso é uma imensa satisfação.

Um usurário mostrou um ganho de 128 para 134 fps. 6fps, isso vc nem percebe jogando...

Acho que antes, com os processadores antigos e memorias mais antigas o overclock era bem justificável pelo desempenho ganho, mas hoje está tudo tão justo e no seu limite que o over ta começando a ficar dispensável pelos poucos ganhos.

Apenas opinião pessoal! Abs
o ganho de 6 FPS foi entre um sistema tunado e um sistema mais tunado ainda, coloca tudo em auto que da mais de 30 FPS de diferença
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
o ganho de 6 FPS foi entre um sistema tunado e um sistema mais tunado ainda, coloca tudo em auto que da mais de 30 FPS de diferença
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




Entendo o que estão dizendo, mas no caso estamos falando de ajustes finos apenas, não compraria uma ram de 3600mhz para usar o pc com bios stock sem ativar pelo menos o xmp dela.

Então eu acho bacana o cara que compra ali ram de 3200mhz e faz ela 3800 + IF 1900 só que para ele conseguir tal façanha vai precisar ralar
pois serão testes que demandam muito tempo e dedicação.

Sempre gostei de oc, mas confesso que com os ryzen que tive 2700x e 3700x eles já operam em stock para jogos maravilhosamente bem, o meu aqui eu acredito que conseguiria 4.4ghz para jogos, mas o que eu precisaria disponibilizar de tempo para isso não valeria a pena em comparação do sistema stock com single batendo 4.4ghz e ram de 3600mhz com xmp ativo simples assim.
 
Entendo o que estão dizendo, mas no caso estamos falando de ajustes finos apenas, não compraria uma ram de 3600mhz para usar o pc com bios stock sem ativar pelo menos o xmp dela.

Então eu acho bacana o cara que compra ali ram de 3200mhz e faz ela 3800 + IF 1900 só que para ele conseguir tal façanha vai precisar ralar
pois serão testes que demandam muito tempo e dedicação.

Sempre gostei de oc, mas confesso que com os ryzen que tive 2700x e 3700x eles já operam em stock para jogos maravilhosamente bem, o meu aqui eu acredito que conseguiria 4.4ghz para jogos, mas o que eu precisaria disponibilizar de tempo para isso não valeria a pena em comparação do sistema stock com single batendo 4.4ghz e ram de 3600mhz com xmp ativo simples assim.
ah sim, 2700X e 3800X nao precisa fazer over no processador, mas o ajuste da memoria continua ajudando muito, a diferença entre 3000 e 3600 é grande, no 2700X o over em memória é ainda mais significativo.
 
Para mim, tão importante que testar e conhecer os limites do hardware, procurando sempre extrair o máximo de desempenho com o menor consumo possível e estabilidade, é otimizar o uso para situações gerais, com o MÍNIMO de consumo e ruído.

Por isso sempre procuro dois perfis...

O primeiro é pensando no uso do PC para tarefas em geral, como navegar, ver vídeos e filmes, ouvir música, pesquisar, estudar, escrever e coisas assim.
E para isso, procuro configurações que mantenham um desempenho próximo ao CPU em stock, sempre visando um menor consumo, geração de calor e ruído.

O segundo perfil visa desempenho. Utilizo para jogos e aplicações pesadas, como edição, benchmarks e testes de desempenho.
Nesse caso, alto consumo e ruído (por conta dos fans que precisam de rotações altas para dar conta do calor gerado) não são fatores de preocupação.

Então, resumindo, configuro o PC com um perfil que visa baixo consumo e ruído, mantendo o desempenho similar do CPU em stock e outro perfil que visa desempenho.

Em comum, os dois precisam ter uma coisa: ESTABILIDADE.

Ontem fiz um upgrade de um Ryzen 1700 para o 3900X.
Além da esperada evolução no desempenho, em todos os quesitos, notei que o 3900X se comportava de forma bem diferente do 1700.
Alcançando, mesmo em stock, altas voltagens e temperaturas.
Antes de testar os limites dele (desnecessário pela força bruta e natural que ele já tem), resolvi procurar otimizá-lo, com os princípios do primeiro perfil: desempenho próximo ao CPU emstock, baixo consumo e ruído (sempre com estabilidade, claro).

Pensei em partir para a BIOS e configurar por lá, criando perfis, mas resolvi dar uma segunda chance para o Ryzen Master.
E até que gostei dos resultados até aqui.
Vejam:

Em stock:

4NUzXp0.jpg


Em stock com a voltagem no máximo à 1.2V:

FPYcSFv.jpg


Com a frequência à 4.0GHz e VCore de 1.2V:

c9AeOz3.jpg


Reparem que, tirando as frequências e as voltagens, o que sofre é o resultado no Cinebench R15 e a temperadura do Diodo do CPU.
Pelos teste, colocar o 3900X como clock de 4.0GHz e 1.2V é o melhor dos cenários, já que resulta em uma pontuação próxima do processador em stock e temperaturas mais baixas. Inclusive em iddle que, apesar de não dar para ver nas screens, ficavam muito estáveis, por conta do fato do VCore estar fixo.
Com o Vcore fixo, em iddle, a tem da CPU ficava na casa dos 39 e 40ºC.
Já com ele stock e o VCore "solto", dando picos de 1.5V(!!!), a temperatura fica variando constantemente.
 
Passando aqui para agradecer ao @Open Game & Dev pela indicação do Gammax GTE:

Instalei ele ontem e as temperaturas desabaram em relação ao cooler box:

Prime95: caiu de 87° C (CPU 3725 MHz vcore 1.11) para 66° C.
Games: oscilava entre 62-67°C e agora não passa de 49° C.

Temperatura ambiente ~30°C

Achei excelente o sistema de fixação que dá de 1000 a zero no do Gammax 400...também achei a construção um pouco melhor: as aletas do GTE são um pouco mais grossas e firmes que a do Gammax 400.

Só não dei muita sorte na loteria do silicio:

3725 MHz - vcore 1,11v - Prime95: 66°C (in game ~49 C°)
3850 MHz - vcore 1,20v - Prime95: 74°C (in game ~54 C°)
3900 MHz - vcore 1,25v - Prime95: 80°C (in game ~59° C)
3950 MHz - vcore 1,31v - Prime95: 87°C (in game ~65° C)
4000 MHz - vcore 1,37v - nem me animei a fazer kkkk

A diferença de vcore a mais que é necessário para colocar 4GHz não compensa o ganho....Acho que o ponto ideal para mim é 3725MHz mesmo...no máximo que teria coragem de usar diariamente seria 3900MHz kkkkkk

Ah, falando daquele problema da latência das memórias consegui 67.2ns...mas para isso tive de desativar o Gear Down Mode....que na minha placa só aceita se eu mudar o comand rate para CR2 pois se usar CR1 + Gear Down desativado a placa não boota...aí eu ganho nas latências e perco um pouco na leitura, escrita e cópia...kkkk

u6ZwzS1.png


Só estou comentando sobre isso pois se alguém que tem a mesma mobo tiver o mesmo problema vai ser de alguma ajuda.
 
Última edição:
Acompanhando o tópico, curti!

Montei essa semana meu kit e ainda estou testando.

Por hora setei o clock do CPU pra 4.0 e vcore para 1.15v.

Não vejo pq pro meu uso passar dos 4.0Ghz, em stock o vcore ficava muito alto e consequentemente as temps tb.

Memória ainda estou com apenas um pente de 2400Mhz cl16 mas já consegui colocar ela a 3000Mhz cl16 1.36v, devo pegar outro pente igual



@Open Game & Dev já me inscrevi no canal:joia:
 
Passando aqui para agradecer ao @Open Game & Dev pela indicação do Gammax GTE:

Instalei ele ontem e as temperaturas desabaram em relação ao cooler box:

Prime95: caiu de 87° C (CPU 3725 MHz vcore 1.11) para 66° C.
Games: oscilava entre 62-67°C e agora não passa de 49° C.

Temperatura ambiente ~30°C

Achei excelente o sistema de fixação que dá de 1000 a zero no do Gammax 400...também achei a construção um pouco melhor: as aletas do GTE são um pouco mais grossas e firmes que a do Gammax 400.

Só não dei muita sorte na loteria do silicio:

3725 MHz - vcore 1,11v - Prime95: 66°C (in game ~49 C°)
3850 MHz - vcore 1,20v - Prime95: 74°C (in game ~54 C°)
3900 MHz - vcore 1,25v - Prime95: 80°C (in game ~59° C)
3950 MHz - vcore 1,31v - Prime95: 87°C (in game ~65° C)
4000 MHz - vcore 1,37v - nem me animei a fazer kkkk

A diferença de vcore a mais que é necessário para colocar 4GHz não compensa o ganho....Acho que o ponto ideal para mim é 3725MHz mesmo...no máximo que teria coragem de usar diariamente seria 3900MHz kkkkkk

Ah, falando daquele problema da latência das memórias consegui 67.2ns...mas para isso tive de desativar o Gear Down Mode....que na minha placa só aceita se eu mudar o comand rate para CR2 pois se usar CR1 + Gear Down desativado a placa não boota...aí eu ganho nas latências e perco um pouco na leitura, escrita e cópia...kkkk

u6ZwzS1.png


Só estou comentando sobre isso pois se alguém que tem a mesma mobo tiver o mesmo problema vai ser de alguma ajuda.
Melhor deixar o Gear Down ativo que vai usar 1T em cargas mais leves, nao se esqueça: C-States, Cool n Quiet sempre ligados e PSU em Low current, para que a "voltagem" abaixe quando não há carga.

Fico feliz que tenha curtido o GTE esse cooler é o bixo pelo o que custa, tanto em desempenho quando em qualidade de construção, não é a toa que a Deepcool hoje fabria OEM para diversas marcas importantes.


Acompanhando o tópico, curti!

Montei essa semana meu kit e ainda estou testando.

Por hora setei o clock do CPU pra 4.0 e vcore para 1.15v.

Não vejo pq pro meu uso passar dos 4.0Ghz, em stock o vcore ficava muito alto e consequentemente as temps tb.

Memória ainda estou com apenas um pente de 2400Mhz cl16 mas já consegui colocar ela a 3000Mhz cl16 1.36v, devo pegar outro pente igual



@Open Game & Dev já me inscrevi no canal:joia:
Boa Sid, sinceramente o melhor a se fazer na linha X é ligar o Precision Boost e ajustar as memórias apenas.
 
Boa Sid, sinceramente o melhor a se fazer na linha X é ligar o Precision Boost e ajustar as memórias apenas.
Vou pesquisar sobre o Precision boost, vlw pela dica

As memórias acredito ter chego no limite da frequência sem aumentar o CL, vou esperar chegar o outro pente e testar os dois juntos. Vou ver se consigo chegar nos 3200 cl17 e testar pra ver qual vale mais a pena
 
Pessoal qual software vocês utilizam como base para as temperaturas? Pq não sei se vocês já repararam, analisando pelo Aida64 e pelo HWInfo em relação ao Ryzen master a diferença de temperatura chega a 10ºC.

Qual deles seria mais confiável? O da AMD ou os outros dois?
 
Vou pesquisar sobre o Precision boost, vlw pela dica

As memórias acredito ter chego no limite da frequência sem aumentar o CL, vou esperar chegar o outro pente e testar os dois juntos. Vou ver se consigo chegar nos 3200 cl17 e testar pra ver qual vale mais a pena
Essa Ballistix Sport 2400 ou 2666 chega nessa faixa mesmo entre 3000 e 3200mhz, o Precision Boost só habilitar na Bios, procura lá que acha, mas dai multiplicador e Vcore deixa em auto, o VSOC pode ajustar usando offset
 
Pessoal qual software vocês utilizam como base para as temperaturas? Pq não sei se vocês já repararam, analisando pelo Aida64 e pelo HWInfo em relação ao Ryzen master a diferença de temperatura chega a 10ºC.

Qual deles seria mais confiável? O da AMD ou os outros dois?

Aqui utilizo o HWinfo, porém já cheguei a usar o HWmonitor e as temps foram iguais!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo