[TÓPICO DEDICADO] Reviews e Jogatinas VR

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Deh.
  • Data de Início Data de Início
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Pessoal, não conheço nada de VR
Pra jogar no PC eu preciso de quê? Rola comprar usado?
Vi uns Occulus quest de 64/128/256gb, que diferença isso faz?
Comprar usado rola, tem gente que compra, enjoa rápido e acaba vendendo. Mas como qualquer outro tipo de equipamento usado, dê preferência pra comprar de alguém da sua cidade, onde tu possa testar, dar uma olhada no equipamento antes e tal.

Comprar de alguém desconhecido pra receber por correio acho meio complicado. Mas claro, tudo é conversa, as vezes a pessoa te passa todas as informações possíveis, se coloca a disposição pra gravar vídeo mostrando o funcionamento e tudo mais. Então depende..

Sobre o Oculus Quest. Ele é um equipamento que funciona de duas formas:

- Standalone;
- PC VR.

O que é o Standalone? O Quest funciona como um console, ele tem o computador ali dentro e roda tudo só dentro do Oculus. Tu pode viajar com o Oculus por exemplo, e jogar sem qualquer equipamento adicional.

É por isso que tem tamanhos de armazenamento de 64gb, 128gb e tal. É a memória do console.

Agora se tu quiser jogar no modo PCVR, ao invés de usar o processamento interno do Quest, o Quest só será o dispositivo audiovisual conectado ao seu PC, assim como seria um monitor/TV.

Pra jogar no PC tu pode conectar via USB 3.0 ou via Wifi. Aí tu vai rodar no PC Steam, Oculus, Epic, o que for, e jogar com o Quest.

Se o PC que tu usaria é o da assinatura, vai rodar as coisas numa boa.

Muito obrigado pelas infos
Achei na cidade vizinha aqui por 1.7k o quest 2 de 64gb, se estiver tudo certo acho que vou levar

Considerando que temos vários novos integrantes no mundo do VR, e sempre rola aquelas dúvidas do que jogar primeiro.

Pensei em trazer os jogos que eu tenho, já que tem boa parte das "melhores experiências em VR".

Se alguém tiver alguma dúvida sobre algum, só falar.

Ps: Ignora esse Iragon +18, foi um amigo meu que baixou ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Ps2: Alguns jogos são de Desktop mas com compatibilidade em VR, são eles: Elite Dangerous, Everspace, The Forest, No Man's Sky, Hellblade, Tabletop Simulator, War Thunder.

imagem-2023-01-03-095134849.png

Se fosse pra dizer pra começar com algum, eu diria BEAT SABER. Beat Saber é "obrigatório".

Eu coloquei minha mãe pra jogar e intuitivamente ela já pegou o jeito. E como tu fica parado no mesmo lugar, não tem mt chance de dar enjoo. (Olha que minha mãe tem labirintite, e ela conseguiu jogar kk)

Tu pode pensar que é aquele jogo que tu vai jogar um pouco e não vai ter mais o que fazer, mas enquanto existir música nova, tem gente criando mapas novos no jogo, pra todas as dificuldades... Tem gente que só joga Beat Saber, porque é um jogo que não tem "limites pra sua habilidade" kkk Pra quem curte jogos de ritmo, essa é a experiência definitiva.

Audica, Pistol Whip e Ragnarock até são legais ... mas pra mim, nenhum supera a essência do Beat Saber em sua simplicidade e elegância.

Depois, The Lab e SUPERHOT VR são experiências bem legais também pra se aprofundar um pouco mais nas mecânicas de usar os botões do VR e entender a movimentação sem entrar de fato em algo muito frenético que pode te deixar enjoado. (E Space Pirate Trainer tbm, que não tem na minha lista ali)

Depois disso, indo pras experiências "completas" de fato, aí vai depender do gosto de cada um.

Por fim, invoco meus confrades @Virtuality e @DaniboyBR para opinarem e ajudarem os novos migos.

Considerando que temos vários novos integrantes no mundo do VR, e sempre rola aquelas dúvidas do que jogar primeiro.

Pensei em trazer os jogos que eu tenho, já que tem boa parte das "melhores experiências em VR".

Beat Saber é bom demais, é o tipo de jogo que eu sempre pego pra jogar aqui no meu Quest 2.

Half Life Alyx é o que mais gostei e tem mods excelentes. Bonelab/Boneworks só decepcionou.
Blade & Sorcery me surpreendeu e consegue ter um combate e física melhor que Bonelab/Boneworks.

Agora eu viciei em Skyrim VR, mas o problema é que a curva de aprendizado e preparo para jogar ele é difícil demais. Muitos mods, muita configuração, controles um pouco confusos. Mas a sensação é de ter um jogo realmente AAA, igual Half Life Alyx.

Falando um pouco mais dos jogos que joguei:

Beat Saber rei, atrás ficam Audica, Ragnarock e Pistol Whip, sem ordem específica. Tem um tal de Synth Riders que também deve ser parecido, no sentido de notas que vem e tu precisa se mover de acordo.

Aí tem os jogos que pendem mais pra uma simulação. Que são:

- Electronauts: Quase um simulador de DJ simplificado pra funcionar em VR. Basicamente tu tem todo um layout de samples e botões pra remixar as músicas como tu quiser. Pode parecer difícil no começo, mas pra quem gosta dos estilos de música "remixáveis", pop, eletrônica, hip hop e tals, é irado. Eu nem sei se conhecia alguma música do jogo, mas pude me divertir pra caramba.

Também dá pra jogar com um amigo e remixar junto.

- Paradiddle: Simulador de bateria. Comprei recentemente, ainda não peguei muito o jeito, mas é bem legal. É tipo um Guitar Hero/Rocksmith mas com bateria em VR.

Pavlov VR é o rei aqui, tanto pela quantidade de jogadores, quanto pela quantidade de conteúdo "customizado". Mapas e tal. Tem até mapa de Star Wars com sabre de luz kk

Contractors VR tenho a impressão que é um pouco mais hardcore que o Pavlov, e por isso também tem seu público fiél. Assim como Onward (esse não joguei). Embora Pavlov ainda ganhe em quantidade de players.

Zero Caliber VR se destaca por ter uma "campanha", com missões e tal, que tu pode jogar com amigos. Se fosse pra escolher apenas 2 jogos de tiro, eu teria o Pavlov pra jogar PVP e conteúdos malucos tipo mapas de Star Wars e Halo, e Zero Caliber pra jogar um Coop mais estruturado.

Hotdogs, Horseshoes and Handgrenades (H3): Esse se diferencia um pouco dos demais porque é mais uma experiência "sandbox" de atirar em coisas com tudo quanto é arma. Se tá buscando algo competitivo ou com objetivos específicos, esse não é o jogo. Esse é mais pra "tirar uma pira" mesmo.

Hard Bullet: Esse é um sandbox, estilo Blade & Sorcery mas com armas. Também tem camera lenta e tals. Eu não gostei, a mecânica das armas não chega perto da qualidade dos jogos citados anteriormente, pelo menos até o update que eu tinha jogado. E o combate corpo a corpo é pior ainda. Só não pedi reembolso porque os devs aparentam ser ativos e acredito que o game melhorará.

After the fall: Esse é um jogo diferenciado, são zumbis de gelo kkk Mas é na pegada Left 4 Dead, entra no mapa em grupo e vai até o final derrotando tudo quanto é bicho mutado. É legalzinho mas não me prendeu. Pelo menos o pessoal que joga é gente fina, a minha experiência pelo menos foi muito boa com os aleatórios que jogaram comigo.

Arizona Sunshine: Esse talvez apele pra nostalgia da galera que curtia aqueles jogos estilo arcade, tipo House of the Dead. É um arcadezão mesmo, com teleporte, mindless fun.

Propagation VR: Parece o Arizona, mas numa pegada mais Dark e com bem menos movimentação. Também é um arcadezão.

Surviv3: Esse é tipo mundo aberto com movimentação livre. Feito pra jogar cooperativo (embora possa jogar sozinho), joguei com o @Virtuality. Aí é aquela coisa, sair explorando a cidade, entrando nas casas pra lootear, achar armas, munição, suprimentos. Mas tu tem munição limitada, então tem que pensar bem em cada bala gasta a cada missão que tu sai pra fazer. Assim tu pode Surviv3 mais um dia.

TWD: Saints & Sinners: Baita jogo hein!! Não é mundo aberto, tu tem um "hub" onde descansa, monta armas, se prepara e tal. E aí tu "viaja" pra cada mapinha onde fará as missões. Tem diálogos, escolhas, tu pode tomar lados em conflitos, etc. Bem legal. E estourar cabeça de zumbi com taco de baseball é divertidissimo.

Também tem um modo "horda" onde tu vai sobrevivendo a várias ondas e melhorando cada vez mais suas armas, pra quem não empolgar com a história. Mas acho a história até bacana, tem mistérios, desconfianças e tal, é interessante.

Blade & Sorcery: Esse é o rei. O que o Beat Saber é para os jogos de ritmo, Blade & Sorcery é para os jogos de combate medieval (de espadas).

A física do combate corpo a corpo desse jogo até hoje não encontrei outro que consiga superar. É incrível.

Fora isso, a quantidade absurda de mods que a comunidade faz é esmagadora. Desde espadas do universo Souls e The Witcher, até coisas absurdas como o lápis do John Wick kkkk Ou magias completamente novas.

Tinha um mod de Avatar, de dobrador de terra que funcionava incrivelmente bem, era magnífico, divertidíssimo. Infelizmente cada update maior acaba quebrando a compatibilidade desses mods. E tem muito criador que cansa de ficar atualizando e acaba abandonando o mod.

Além dos mods, os devs do jogo são muito ativos e estão constantemente soltando updates. Antes só tinha o modo arena, agora já tem o modo "Dungeon", com um mapa grandão pra ir explorando e derrotando inimigos no caminho. E futuramente terá um modo história.

Karnage Chronicles: Esse é outra pegada é mais pendendo pra um RPGzinho arcade, é legal pra jogar coop, é mais arcade tanto no combate quanto no visual. mas tem objetivos claros pra ir progredindo na histórinha.

Swords of Gurrah: Esse foi criado pra jogar PVP, mas o PVE é bacana também.

É um jogo bem desafiador e com um design "inovador", no qual sua lamina ou escudo se quebra temporariamente com os golpes. É tipo um escudo "de plasma", sei lá. Um dos grandes desafios do VR é conseguir encaixar um combate corpo-a-corpo bom no multiplayer, e acho que Sword of Gurrah conseguiu essa façanha. (Mas é muito difícil, quando joguei PVP só apanhei kkk)

Until You Fall: Esse é um "Roguelite" de combate corpo a corpo, tu vai passando de fase até chegar num boss, estilo Binding of Isaac, Hades e tal. E conforme tu vai avançando e morrendo (tu vai morrer), tu vai gastando os pontos ganhos pra melhorar suas armas e habilidades, ou comprar novas. O diferencial aqui é o sistema de combate que te diz exatamente como tu deve atacar, em qual direção, no caso, quando tu deve desviar e tal. É MUITO LEGAL.

Gorn: O Blade & Sorcery cartunizado e exagerado. É uma sanguinolência só kkk Os bichos são todos desajeitados, as armas também, mas essa é a graça do jogo.

Por fim, os jogos "COMPLETOS", as experiências mais pesadas do VR, digamos assim:

Half Life Alyx: Aqui dispensa comentários né. Eu ainda não joguei ele todo porque to guardando pra experienciar com mais calma e carinho. É um negócio absurdo, incrível.

No Man's Sky: Pra quem curte a temática especial. No Man's Sky é incrível no VR. Funciona muito bem.

Skyrim VR: A experiência crua não é muito legal ... o port da Bethesda é meio porco. Mas como não seria diferente, os modders salvam tudo.

Embora, como o @oiac320 disse, possa ser complicado achar o ponto de equilibrio. Se você quiser poupar tempo e instalar "tudo de uma vez", pra ter o jogo "modado" prontinho pra jogar. Tu não vai saber nada do que tá acontecendo, quais os controles, o que mudou do original, etc.

Mas se tu for instalar uma coisa de cada vez, pode cair em problemas de compatibilidade de um mod com outro e tal, é um saco. Fora que toma mais tempo. Sei lá ... Minha relação com Skyrim VR com mods é de amor e ódio kk Tem muito mod que é essencial pro jogo ficar legal em VR, por "qualidade de vida" mesmo, não por gráficos. Então jogar o Vanilla também não é bem uma opção hoje.

Independente de qualquer coisa, só de entrar no mundo de Elder Scrolls na realidade virtual já é um negócio doido. Infelizmente depois de jogar Blade & Sorcery tu ainda pode sentir muita falta de uma física que preste no combate corpo a corpo. Mas se for jogar só com magia ou arcos, pode ser show.

minha lista meio antiga pois tem um tempinho que nao jogo mais
Lone echo
Lone echo II
Arizona Sunshine
Moss
Moss book 2
e tem um no PSVR de resolver puzzle com as maos dentro de uma caixa chamado Statik nao sei se tem outra plataforma

Se alguém tiver alguma dúvida sobre algum, só falar.

Ps: Ignora esse Iragon +18, foi um amigo meu que baixou ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Ps2: Alguns jogos são de Desktop mas com compatibilidade em VR, são eles: Elite Dangerous, Everspace, The Forest, No Man's Sky, Hellblade, Tabletop Simulator, War Thunder.

imagem-2023-01-03-095134849.png

Se fosse pra dizer pra começar com algum, eu diria BEAT SABER. Beat Saber é "obrigatório".

Eu coloquei minha mãe pra jogar e intuitivamente ela já pegou o jeito. E como tu fica parado no mesmo lugar, não tem mt chance de dar enjoo. (Olha que minha mãe tem labirintite, e ela conseguiu jogar kk)

Tu pode pensar que é aquele jogo que tu vai jogar um pouco e não vai ter mais o que fazer, mas enquanto existir música nova, tem gente criando mapas novos no jogo, pra todas as dificuldades... Tem gente que só joga Beat Saber, porque é um jogo que não tem "limites pra sua habilidade" kkk Pra quem curte jogos de ritmo, essa é a experiência definitiva.

Audica, Pistol Whip e Ragnarock até são legais ... mas pra mim, nenhum supera a essência do Beat Saber em sua simplicidade e elegância.

Depois, The Lab e SUPERHOT VR são experiências bem legais também pra se aprofundar um pouco mais nas mecânicas de usar os botões do VR e entender a movimentação sem entrar de fato em algo muito frenético que pode te deixar enjoado. (E Space Pirate Trainer tbm, que não tem na minha lista ali)

Depois disso, indo pras experiências "completas" de fato, aí vai depender do gosto de cada um.

Por fim, invoco meus confrades @Virtuality e @DaniboyBR para opinarem e ajudarem os novos migos.
Tb tenho uma pá de jogos VR, alguns ainda nem consegui jogar. Tem 3 jogos single player que gostei demais e já possuo no total mais de 100 horas somente neles, são eles:

-HL Alyx, não tem o que dizer, é o ápice até o momento em jogabilidade, fluidez e inovação em VR, tem vários mods legais e de qualidade que aumentam e muito o tempo do jogo.
-Walking Dead Saint and Sinners, áreas abertas, varias formas de arrebentar com os zumbis, crafting intenso, replayabilidade. Aguardando o segundo capitulo.
-Into the Radius, imersão absurda, uma espécie de Stalker em VR, varios mapas grandes, itens, armamento, organização da mochila dinamica. Gostei tanto que após zerar a versão 2.0 dei um downgrade pra 1.0 que era um tanto diferente e zerei novamente.

Última edição:
Se fosse pra dizer pra começar com algum, eu diria BEAT SABER. Beat Saber é "obrigatório"
Comprei ele faz um mês e estou jogando quase todo dia, tentando migrar de expert para expert+. Mas não me viciou como o Synth Raiders que eu jogava (e ainda jogo) por horas sem parar. Beat Saber consigo jogar uma hora mais ou menos e tenho que ir pra outro jogo. Mas concordo que é top pra quem está começando. Synth Raiders é um pouco mais fácil de dominar a dificuldade máxima. Beat saber tem umas músicas demoniacas (Spin Eternaly entre outras não bato nem no expert).

Beat saber tem umas músicas demoniacas (Spin Eternaly entre outras não bato nem no expert).
Se tu perceber, as playlists/packs OST padrão do jogo tem um nível de dificuldade bem diferente das playlists novas.

Na OST Vol. 1 por exemplo, tu deve conseguir as músicas no Expert+.

Mas a partir da OST. Vol 4, que tem a Spin Eternally do Camellia já fica doido o negócio.

O Pack do Camellia então, nem se fala kkk Eu acho que dessas também ainda não consegui passar nem uma no Expert normal. A que eu mais tento é a Ghost, aquela pra mim é a melhor do pack, inclusive tenho ela na minha playlist de corrida de rua.

Synth Raiders é um pouco mais fácil de dominar a dificuldade máxima.
Se não me engano, o Beat Saber não tinha o Expert+ no lançamento. Mas como a galera "vicia rápido" e não demorou pra bater num teto de habilidade, não demorou pra chegar o Expert+.

E com essa evolução do público vem a evolução dos mapas. Só notar essa questão da diferença de dificuldade do OST Vol.1 para o OST Vol.5 por exemplo. Então o jogo tá oferecendo desafios cada vez maiores.

No Synth Raiders tem suporte pra mapas "customizados"? Criados por jogadores, que nem tem no Beat Saber?

No Synth Raiders tem suporte pra mapas "customizados"? Criados por jogadores, que nem tem no Beat Saber?
Sim. Tem um app no Steam pra criar musicas customizados. E quem tem experiência com Unity pode criar cenários e avatares também. Baixo minhas musicas no synthriderz.com, mas como é de se esperar a qualidade dos mapeamentos feitos por usuários variam muito em qualidade. E até entendo porque eu tentei fazer um mapeamento e da muito trabalho e desisti.

@Deh. posso criar outro tópico sobre VR dedicado a jogos?

Tô pensando em fazer um tópico e ir atualizando ele sempre com os lançamentos, mods e etc. Lista de jogos iniciantes, lista de jogos altamente recomendados e por ai vai.

Tô pensando em fazer um tópico e ir atualizando ele sempre com os lançamentos, mods e etc. Lista de jogos iniciantes, lista de jogos altamente recomendados e por ai vai.
Seria legal, pois na internet as vezes parece ate que o vr morreu, não tem mais jogo de peso visivel nas noticias

Seria legal, pois na internet as vezes parece ate que o vr morreu, não tem mais jogo de peso visivel nas noticias

Vou criar.

Tem vários, fim do ano agora tá recheado de jogo grande, Skydance's, behemoth, Metro awakening, Arkham Shadows Alien Incursion, GERONIMO e por ai vai...

Com certeza, eu mesmo estou parado do VR.

Quem fez upgrade do Quest 2 pro 3 o que achou? Acho que chegou a minha vez... comprei o 2 para PCVR e agora tenho jogado so exclusivos (muito Real VR Fishing e Dungeons of Eternity)
:bem:

Quem fez upgrade do Quest 2 pro 3 o que achou? Acho que chegou a minha vez... comprei o 2 para PCVR e agora tenho jogado so exclusivos (muito Real VR Fishing e Dungeons of Eternity)
:bem:

Eu experimentei o quest 3 e estou doido para comprar, porém, com o anúncio desse quest 3 mais barato eu vou esperar para ver.

MAS a diferença do 2 para o 3 é brutal, especialmente as LENTES. As lentes panqueca do Quest 3 são muito superiores comparado com as lentes fresnel do Q2. Você consegue movimentar os olhos e ter nitidez 100% do tempo, não é como o quest 2 que quando você movimenta o olho para as extremidades da lente e fica tudo embaçado.

Eu vendi tem uns 10 meses o meu Quest 2 justo porque ficou muito tempo encostado. Muito carente de bons jogos e os poucos que saíam não eram compatíveis com teleporte. Tenho labirintite e é impossível jogar jogos de corrida no geral ou jogos de ação single player sem teleporte na minha condição. As vezes penso em pegar o 3 porque gostava muito de jogar Eleven Table Tennis, mas acredito que ainda falta um longo caminho entre a acessibilidade e o interesse da grande indústria em investir mais na plataforma.

Eu vendi tem uns 10 meses o meu Quest 2 justo porque ficou muito tempo encostado. Muito carente de bons jogos e os poucos que saíam não eram compatíveis com teleporte. Tenho labirintite e é impossível jogar jogos de corrida no geral ou jogos de ação single player sem teleporte na minha condição. As vezes penso em pegar o 3 porque gostava muito de jogar Eleven Table Tennis, mas acredito que ainda falta um longo caminho entre a acessibilidade e o interesse da grande indústria em investir mais na plataforma.

Mas com o que temos hoje já dá para jogar apenas realidade virtual o tempo todo. Eu mesmo mal jogo jogo convencional. Temos ports de grandes jogos para VR que ficaram incríveis como todos os |Resident Evil por exemplo. Tem grandes IP que ja anunciaram jogos que devem sair final do ano agora e outros ano que vem. Como Alien Rogue incursion, metro awakening, Skydance's Behemoth, Batman, assassins creed...

Samsung e Valve vão lançar seus headsets independentes até 2026. Então é um mercado que está crescendo muito rápido

2 anos atrás eu sentia que precisava de mais experiências em VR e não achava, hoje eu estou sobrecarregado com um backlog que vai me garantir jogatina por meses, não contando com os lançamentos.

tópico aberto:

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar