[TÓPICO DEDICADO] RMA na AMD do Brasil

Eu não sou advogado, mas eu suspeito que o valor do reembolso leva sim em consideração a correção da inflação mas apenas como uma base mínima, o valor final do reembolso vai depender do momento do mercado, porque o consumidor não pode no final do processo ter um produto inferior. Por isso as vezes alguns recebem muito e outros menos, porque eles devem levar em consideração o preço daquele mesmo processador ou equivalente no momento do reembolso.

Vi tua mensagem disso, até fui dar olhada no CDC e não achei nada. Na substituição do produto sim, tem que ser equivalente mas devolução de valor não consta isso, é valor que pagou corrigido, é a lei. Até porque o que é equivalente é muito relativo. Por exe TV, compra Plasma 50" que depois saiu de linha. LCD 50 LCD é equivalente? Não é. Quando não tem produto acaba caindo na devolução com correção monetária. Como agora que os preços explodiram, imagina pegar devolução de placa de vídeo comprada ano passado, vai perder dinheiro.

Resposta da Katia sobre isso...

" Não é a AMD que faz o calculo todo o processo de reembolso é com a Sir Company a correção é feita em cima da calculadora do Banco Central do Brasil. Ressalto que os valores é calculado em cima da NF de compra do processador apresentada individualmente por cada cliente e não é avaliado somente o valor da NF mas sim dia / mês / ano de compra do mesmo"
 
O Wraith Prism é suficiente pro 3700X, não terá problemas com ele. As vezes eu vejo batendo 81C em casos extremos, é raro e não me incomodo. Geralmente fica entre 40C e 70C. Se te incomodar, vc pode pegar um Gammaxx de cem conto que já resolve.

Pra mim não precisou, tanto que eu até me desfiz do water cooler de 240mm.

Eu com certeza montaria um 10700F com uma B460 STRIX ou TUF, que vem com um excelente wifi/bt Intel AX200, eu provavelmente vou acabar fazendo isso se a AMD me reembolsar o valor do 3700X.
Então, não é tão simples assim, por isso eu acho que seria legal ter um advogado...

No CDC diz assim:

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
§ 1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.

Esses pontos que eu grifei eu acho que é justamente o ponto principal, pois o reembolso que a AMD está fazendo não é uma imposição, é apenas uma sugestão, a escolha final é nossa, a gente pode recusar o reembolso e exigir outro produto igual ou superior, e a AMD como fabricante não teria como sustentar que não teria outro produto igual ou superior que ela mesmo fabrica. E esse outro ponto que diz "sem prejuízos de eventuais perdas e danos" eu acho que também é justamente o ponto que o consumidor pode se resguardar se o valor do reembolso não for suficiente para comprar outro produto igual ou superior.

Enfim, como eu disse, são achismos, mas eu suspeito que fazem sentido e inclusive é um motivo plausível para o valor do reembolso mudar tanto entre as pessoas.
 
Então, não é tão simples assim, por isso eu acho que seria legal ter um advogado...

No CDC diz assim:

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
§ 1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.

Esses pontos que eu grifei eu acho que é justamente o ponto principal, pois o reembolso que a AMD está fazendo não é uma imposição, é apenas uma sugestão, a escolha final é nossa, a gente pode recusar o reembolso e exigir outro produto igual ou superior, e a AMD como fabricante não teria como sustentar que não teria outro produto igual ou superior que ela mesmo fabrica. E esse outro ponto que diz "sem prejuízos de eventuais perdas e danos" eu acho que também é justamente o ponto que o consumidor pode se resguardar se o valor do reembolso não for suficiente para comprar outro produto igual ou superior.

Enfim, como eu disse, são achismos, mas eu suspeito que fazem sentido e inclusive é um motivo plausível para o valor do reembolso mudar tanto entre as pessoas.

Pois é, tem sentido mas se AMD nega é aquele novela processual, sei que já abri processo por duas TVs que eram causas óbvias/ganhas e não foi rápido e simples. Mas é uma tentativa, se colar colou. Acho que 2700x tá em fabricação ainda, capaz de empurrarem ele ao invés do 3700x.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu com certeza montaria um 10700F com uma B460 STRIX ou TUF, que vem com um excelente wifi/bt Intel AX200, eu provavelmente vou acabar fazendo isso se a AMD me reembolsar o valor do 3700X.

Problema é hábito funesto da Intel em mudar soquete a cada lançamento. Perdi placa mãe e tive que mudar tudo numa máquina com menos de 3 anos por não achar nova, além da questão do upgrade futuro. Apesar que esse X570/B550 tá com jeito de fim de linha, outro chipset acho que só no Zen 4 com novo soquete.
 
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Pois é, tem sentido mas se AMD nega é aquele novela processual, sei que já abri processo por duas TVs que eram causas óbvias/ganhas e não foi rápido e simples. Mas é uma tentativa, se colar colou. Acho que 2700x tá em fabricação ainda, capaz de empurrarem ele ao invés do 3700x.
Sim, mas a AMD deve saber que se o consumidor levar isso pro juizado especial ela vai ter que dar outro processador igual ou superior, então eles já devem cortar esse risco no momento do reembolso.
 
Sim, mas a AMD deve saber que se o consumidor levar isso pro juizado especial ela vai ter que dar outro processador igual ou superior, então eles já devem cortar esse risco no momento do reembolso.

Tenho dois 1700 com segfault, um no final de RMA. Segundo daqui uns 3 meses vou mandar tb... vou tentar 3700x ao invés da grana. Com o que eles pagam hoje não compra um, tá tudo muito caro.
 
Ta foda o contato com esse RMA. Katia demorando uma vida pra responder email (ainda mandaram com endereço errado) e nada dela me responder no wwp.
 
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~~Atualizando meu caso aqui pessoal~~

Os correios aqui na minha cidade estão trabalhando em horário especial (apenas das 13 às 17) ontem meu pai conseguiu ir la enviar o processador pois nesse horário estou trabalhando e não consigo ir, só que quando o atendente colocou o código enviado pela SirCompany para gerar o serviço o mesmo não funcionou, tentei contato no fixo da SirCompany, porém foi em vão, mandei mensagem para Katia, porém ela só me respondeu umas 3 horas depois me informando que iria checar e me informar depois, porém até agora sem resposta, é pessoal, ta complicado.
 
Deixo aqui meu relato sobre o RMA da AMD.

Após as informações obtidas aqui pelo fórum, verifiquei que meu processador Ryzen 1700 estava contido no lote que apresentava o problema de segmentação - no meu caso UA 1716SUT.

No dia 22 de maio de 2020 iniciei o procedimento de RMA pelo site da AMD.

No dia 26 de maio de 2020 recebi um e-mail do suporte da AMD informando que minha solicitação foi aprovada e que a Sir Company entraria em contato comigo para providenciar a coleta do processador.

No dia 28 de maio de 2020 a Kátia Bussolin da Sir Company entrou em contato por e-mail, solicitando confirmação quanto aos dados (RG, CPF, endereço, etc.)

No dia 30 de maio de 2020 foi encaminhado o código dos Correios para postagem do processador e as orientações para o seu envio.

No dia 01 de junho de 2020 efetuei o envio do processador (sem cooler) e da nota fiscal.

No dia 10 de junho de 2020 recebi um e-mail do suporte da AMD informando que meu processador “passou com sucesso na inspeção e o seu produto substituto foi aprovado”.

No dia 12 de junho de 2020 a Katia, da Sir Company, entrou em contato, me informando que não havia a peça em estoque e que seria oferecido o reembolso do valor do produto, no montante de R$ 1.450,00, o qual aceitei.

Meu Ryzen 1700 foi adquirido na Black Friday da “loja que explode“ em 1° de dezembro de 2017, pelo valor de R$ 889,90 (conforme Nota Fiscal devidamente encaminhada junto ao processador).

O reembolso foi depositado em minha conta no dia 02 de julho de 2020.

O tempo total do processo, desde o início do RMA pelo site da AMD, até o valor efetivamente cair na minha conta, foi de 40 dias.

Por fim, adquiri um Ryzen 3600X pelo valor de R$ 1.399,00.

Deixo o meu relato aqui, consignando a melhor das impressões tanto em relação ao atendimento da empresa Sir Company, por intermédio da funcionária Katia Bussolin, quanto à resolução do problema pela AMD do Brasil com o reembolso de um valor acima do que eu esperava.

Sou advogado e já enfrentei muitas causas relacionadas a vícios em produtos.

Dessa forma, quando a empresa acerta, facilitando a resolução do problema administrativamente, sem a necessidade de judicialização, faço questão de elogiar a conduta.

Por diversos motivos já recomendei AMD e, agora, passo a recomendar ainda mais.

Mas também agradeço a todas as informações prestadas aqui na comunidade do Fórum Adrenaline, sem a qual jamais teria ideia do problema apresentado pelo processador.

Assim, meus mais sinceros agradecimentos a todos!
 
Acho que fui privilegiado com essa RMA da AMD.

Vejo muito o pessoal falando que ela demora a depositar o dinheiro do reembolso, o meu estava previsto para ser depositado no dia 23/07.
Consultei minha conta agora e para minha surpresa já está na conta.

Todo processo foi muito rápido acredito que em menos de 20 dias.
 
Deixo aqui meu relato sobre o RMA da AMD.

Após as informações obtidas aqui pelo fórum, verifiquei que meu processador Ryzen 1700 estava contido no lote que apresentava o problema de segmentação - no meu caso UA 1716SUT.

No dia 22 de maio de 2020 iniciei o procedimento de RMA pelo site da AMD.

No dia 26 de maio de 2020 recebi um e-mail do suporte da AMD informando que minha solicitação foi aprovada e que a Sir Company entraria em contato comigo para providenciar a coleta do processador.

No dia 28 de maio de 2020 a Kátia Bussolin da Sir Company entrou em contato por e-mail, solicitando confirmação quanto aos dados (RG, CPF, endereço, etc.)

No dia 30 de maio de 2020 foi encaminhado o código dos Correios para postagem do processador e as orientações para o seu envio.

No dia 01 de junho de 2020 efetuei o envio do processador (sem cooler) e da nota fiscal.

No dia 10 de junho de 2020 recebi um e-mail do suporte da AMD informando que meu processador “passou com sucesso na inspeção e o seu produto substituto foi aprovado”.

No dia 12 de junho de 2020 a Katia, da Sir Company, entrou em contato, me informando que não havia a peça em estoque e que seria oferecido o reembolso do valor do produto, no montante de R$ 1.450,00, o qual aceitei.

Meu Ryzen 1700 foi adquirido na Black Friday da “loja que explode“ em 1° de dezembro de 2017, pelo valor de R$ 889,90 (conforme Nota Fiscal devidamente encaminhada junto ao processador).

O reembolso foi depositado em minha conta no dia 02 de julho de 2020.

O tempo total do processo, desde o início do RMA pelo site da AMD, até o valor efetivamente cair na minha conta, foi de 40 dias.

Por fim, adquiri um Ryzen 3600X pelo valor de R$ 1.399,00.

Deixo o meu relato aqui, consignando a melhor das impressões tanto em relação ao atendimento da empresa Sir Company, por intermédio da funcionária Katia Bussolin, quanto à resolução do problema pela AMD do Brasil com o reembolso de um valor acima do que eu esperava.

Sou advogado e já enfrentei muitas causas relacionadas a vícios em produtos.

Dessa forma, quando a empresa acerta, facilitando a resolução do problema administrativamente, sem a necessidade de judicialização, faço questão de elogiar a conduta.

Por diversos motivos já recomendei AMD e, agora, passo a recomendar ainda mais.

Mas também agradeço a todas as informações prestadas aqui na comunidade do Fórum Adrenaline, sem a qual jamais teria ideia do problema apresentado pelo processador.

Assim, meus mais sinceros agradecimentos a todos!


Show de bola o seu relato, eu to num parto aqui com a Katia (que presta um péssimo atendimento ao cliente), não me respondia nem a pau por whats e nem por email, ai abri uma reclamação no reclame aqui e em 5 min ela respondeu tudo (só por ai vc ja ve que ela responde quem ela quer, pois outras pessoas aqui tem mantido contato com ela por whats e ela responde).
Mas eu não vejo essa demora de 40 dias como algo positivo, imagina alguém que dependa do pc pra qlq coisa mais séria ficar 40 dias ou mais esperando?
O que eu acharia incrível e se tudo fosse resolvido em 10 ou no máximo 20 dias. Um sedex estourando leva uns 5 - 6 dias, pra testar mais uns 2 ou 3 dias, aprovado eles já sabem se tem ou não estoque pra repor, se tem digamos que levem uns 2 dias pra postar, se não tem podia agendar o pagamento para uns 5 dias uteis.
Agora eles recebem, dizem que se não falarem nada em 3 dias uteis sua troca ta aprovada (parece que no seu caso levou mais uns dias), ai prometem repor, enrolam uns dias (um usuário ai pra cima disse que depois de 20 dias foram falar que não tinham pra repor) e dizem não ter peça pra repor. Ai pedem mais 30 dias pra fazer o reembolso. Pra mim todo esse processo é uma enrolação pura.
 
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Show de bola o seu relato, eu to num parto aqui com a Katia (que presta um péssimo atendimento ao cliente), não me respondia nem a pau por whats e nem por email, ai abri uma reclamação no reclame aqui e em 5 min ela respondeu tudo (só por ai vc ja ve que ela responde quem ela quer, pois outras pessoas aqui tem mantido contato com ela por whats e ela responde).
Mas eu não vejo essa demora de 40 dias como algo positivo, imagina alguém que dependa do pc pra qlq coisa mais séria ficar 40 dias ou mais esperando?
O que eu acharia incrível e se tudo fosse resolvido em 10 ou no máximo 20 dias. Um sedex estourando leva uns 5 - 6 dias, pra testar mais uns 2 ou 3 dias, aprovado eles já sabem se tem ou não estoque pra repor, se tem digamos que levem uns 2 dias pra postar, se não tem podia agendar o pagamento para uns 5 dias uteis.
Agora eles recebem, dizem que se não falarem nada em 3 dias uteis sua troca ta aprovada (parece que no seu caso levou mais uns dias), ai prometem repor, enrolam uns dias (um usuário ai pra cima disse que depois de 20 dias foram falar que não tinham pra repor) e dizem não ter peça pra repor. Ai pedem mais 30 dias pra fazer o reembolso. Pra mim todo esse processo é uma enrolação pura.

Brother, conclui meu RMA aqui.
Foram ao todo, 32 dias corridos, entre o dia que entreguei o processador no Correios e o dia que me reembolsaram o valor.
Realmente tem hora que a gente acha que eles somem, comigo foi assim depois da mensagem que tinha sido aprovado e que iriam dar inicio ao envio de um novo processador (Nisso ai ficou mais ou menos uma semana sem resposta, até que decidiram reembolsar o dinheiro, que ai acredito que foi mais uma semana na média.
No mais, não foi a coisa mais rápida do mundo, but, autorizaram a garantia com pino de processador quebrado, então to bem feliz.

Detalhe: Foi um Ryzen 5 3500x, paguei se não me falha a memoria, 849 reais nele em Maio desse ano, reembolsaram 1450 reais <3
 
Detalhe: Foi um Ryzen 5 3500x, paguei se não me falha a memoria, 849 reais nele em Maio desse ano, reembolsaram 1450 reais <3

Em maio 2020? Putz, cai por terra a história de correção monetária. Eles devem ter tabelinha e empurram aquilo sem calcular nada.
 
Em maio 2020? Putz, cai por terra a história de correção monetária. Eles devem ter tabelinha e empurram aquilo sem calcular nada.
Isso, dia 28/04/2020 pra ser preciso, acabei de ver aqui.

Realmente não sei a lógica do cálculo, mas tá bom demais. hahahahaha
 
Só para constar aqui, o RMA da AMD é excelente. Sei que é caso anedótico (o que ocorreu comigo pode ser exceção etc.), mas não consigo imaginar uma solução melhor para o meu problema. Com esse padrão, dá pra comprar Ryzen de olhos fechados. Agora entendi porque gringo elogia tanto o RMA da Evga (nos EUA). Tudo muito tranquilo, sem a sensação de receio de ter dor de cabeça com o processo (como ocorreu comigo com a Kabum, que apesar de ter dado certo, definitivamente não foi "tranquilo")
 
Pessoal, a nota fiscal de vocês vem sempre o numero de serial da cpu? pois comprei um novo 3700x e na NF n vem esse detalhe, que o antigo q comprei em outra loja tinha.
 
Pessoal, a nota fiscal de vocês vem sempre o numero de serial da cpu? pois comprei um novo 3700x e na NF n vem esse detalhe, que o antigo q comprei em outra loja tinha.
Na minha NF não veio numero de série, comprei meu processador em 2018, na americanas vendido pela Venturi e entregue pela Americanas, aliás, não tive uma boa experiencia com a Venturi, só para constar.
 
Na minha NF não veio numero de série, comprei meu processador em 2018, na americanas vendido pela Venturi e entregue pela Americanas, aliás, não tive uma boa experiencia com a Venturi, só para constar.

Entao o RMA funciona normal msm sendo assim, era essa minha preocupação (vai q preciso uma 3a vez). Valeu!
 
Entao o RMA funciona normal msm sendo assim, era essa minha preocupação (vai q preciso uma 3a vez). Valeu!
Vamos ver o que o pessoal da Sir Company vai falar quando chegar o pacote la para eles, assim que me derem um retorno eu informo aqui pra vcs.
 
Minha saga até agora...

24/06 Abri RMA AMD
01/07 Recebi email da katia pedindo dados
03/07 Email com sedex reverso
06/07 Processador recebido pela SIR
09/07 AMD aprova troca
09/07 Mando e-mail para katia pedindo se consigo reembolso pois ja comprei outro processador
11/07 sem resposta até agora....
 
Minha saga até agora...

24/06 Abri RMA AMD
01/07 Recebi email da katia pedindo dados
03/07 Email com sedex reverso
06/07 Processador recebido pela SIR
09/07 AMD aprova troca
09/07 Mando e-mail para katia pedindo se consigo reembolso pois ja comprei outro processador
11/07 sem resposta até agora....

Vai ser reembolso mt provavelmente. Recebi confirmação que no meu caso(37000x) sera' reembolso.
 
Meu segundo processo de RMA termina hoje, segue os detalhes:

3700x RMA
06/17crio RMA no site
06/18confirmo endereço
06/22RMA aprovado
06/24confirmo cpf e rg
06/25Recebo código de postagem
06/29envio processador
07/01entregue na Sir company
07/07testado e substituto aprovado
07/07estorno programado
13/07estorno recebido
Tempo de processo26
 
Meu segundo processo de RMA termina hoje, segue os detalhes:

3700x RMA
06/17crio RMA no site
06/18confirmo endereço
06/22RMA aprovado
06/24confirmo cpf e rg
06/25Recebo código de postagem
06/29envio processador
07/01entregue na Sir company
07/07testado e substituto aprovado
07/07estorno programado
13/07estorno recebido
Tempo de processo26

Eu falo que a rapariga da Katia ta de marcação comigo, no msm dia que o seu foi aprovado a subs ja programou o reembolso, eu aquela maledeta nem responde!!

PS: Resolveu me responder agora, mas acho que o valor que estão me oferecendo esta errado, paguei 1420 (quase 2 anos de uso) e estão me oferecendo 1650 (pra me pagar DIA 6/8!!!!)
Com esse valor eu mal compro um 3600x, não tem como mandar um R7 e receber o valor de um R5.
 
Última edição:
Eu falo que a rapariga da Katia ta de marcação comigo, no msm dia que o seu foi aprovado a subs ja programou o reembolso, eu aquela maledeta nem responde!!

PS: Resolveu me responder agora, mas acho que o valor que estão me oferecendo esta errado, paguei 1420 (quase 2 anos de uso) e estão me oferecendo 1650 (pra me pagar DIA 6/8!!!!)


CComo eu te falei o prazo é grande mas normalmente pagam bem antes. Sobre o valor ela deve analisar o valor atual, já que o estorno do meu deu pra comprar outro tranquilamente. E ainda vejo cpu 2xxx sendo vendida em lojas daqui.


Ps. Eu entendo sua frustração mas n precisa xingar a mulher assim. Que motivos ela teria pra te "perseguir"? O dinheiro nem sai do bolso dela. Repensa isso e boa sorte.
 
CComo eu te falei o prazo é grande mas normalmente pagam bem antes. Sobre o valor ela deve analisar o valor atual, já que o estorno do meu deu pra comprar outro tranquilamente. E ainda vejo cpu 2xxx sendo vendida em lojas daqui.


Ps. Eu entendo sua frustração mas n precisa xingar a mulher assim. Que motivos ela teria pra te "perseguir"? O dinheiro nem sai do bolso dela. Repensa isso e boa sorte.

Por tais fatos não tem como não "xingar":

Tem gente que ela responde e-mail em 24h ou menos (meu primeiro contato com ela levou uma semana e os subsequentes de 2 a 3 dias pelo menos
Tem gente que ela responde em minutos no wpp, eu fiquei mais de uma semana esperando ela responder sem sucesso (eu tive que abrir uma reclamação no reclame aqui pra ela me responder, ai veio com a desculpa de que não tinha visto)
Um amigo ali em cima mandou um processador comprado "ontem" por 849 e recebeu reembolso com um reajuste de 70%, o meu tem 2 anos de uso e não tá nem com 20%, só teve um amigo ai que parece que tbm ela mandou um valor muito baixo e ao reclamar ela disse que "tinha digitado a data da compra errada"

Tem como não querer ficar puto com tudo isso?
 
Por tais fatos não tem como não "xingar":

Tem gente que ela responde e-mail em 24h ou menos (meu primeiro contato com ela levou uma semana e os subsequentes de 2 a 3 dias pelo menos
Tem gente que ela responde em minutos no wpp, eu fiquei mais de uma semana esperando ela responder sem sucesso (eu tive que abrir uma reclamação no reclame aqui pra ela me responder, ai veio com a desculpa de que não tinha visto)
Um amigo ali em cima mandou um processador comprado "ontem" por 849 e recebeu reembolso com um reajuste de 70%, o meu tem 2 anos de uso e não tá nem com 20%, só teve um amigo ai que parece que tbm ela mandou um valor muito baixo e ao reclamar ela disse que "tinha digitado a data da compra errada"

Tem como não querer ficar puto com tudo isso?

Cara! to sem paciência com a Katia, ela abre espaço no e-mail pra você tirar duvida "Qualquer dúvida ou esclarecimento estamos à disposição" E puff, mandei e-mail 1 semana atrás pra tirar duvida e até o momento nada... que raiva mano!
 

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