• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

Pessoal, to com um problema aqui em casa que nao to conseguindo resolver de jeito nenhum,espero que alguma alma iluminada me ajude !!! :limo:

Comprei o bendito rt-ax88U pra dar u ma melhorada no equipamento aqui em casa, ocorre que no meu trabalho foi disponibilizada uma vpn,ai meus problemas comecaram.
Simplesmente nao consigo acessar a vpn passando pelo asus, de jeito nenhum consigo configurar o bicho, cheguei a caçar videos e tutoriais gringos mas sem sucesso,fui no site da asus,coisas oficiais e nao achei nada,fiquei impressionado como o material disponibilizado por eles é raso,no youtube a unica coisa que vi foi um monte de video de uma menina fazendo cara de debiloide falando dos equips da asus.
Cenario:
equipamento da claro ligado na porta internet do asus.Se eu trouxer o notebook do trabalho,entrar no global protect(essa aplicacao vpn é a usada no meu trabalho) e me conectar via wifi, simplesmente nao consigo acessar nada da rede do meu trabalho;se eu puxar um cabo de rede direto do equipamento da claro pro meu note e logar no global protect, acesso normalmente,logo,conclui que se trata de configuracao no asus, só que nao faço a menor ideia do que fazer.

Alguem pode me ajudar com este "pequeno" problema?
:bua:
O equipamento da Claro está operando em modo normal ou em modo bridge?
 
Cenario:
equipamento da claro ligado na porta internet do asus.Se eu trouxer o notebook do trabalho,entrar no global protect(essa aplicacao vpn é a usada no meu trabalho) e me conectar via wifi, simplesmente nao consigo acessar nada da rede do meu trabalho;se eu puxar um cabo de rede direto do equipamento da claro pro meu note e logar no global protect, acesso normalmente,logo,conclui que se trata de configuracao no asus, só que nao faço a menor ideia do que fazer.

Alguem pode me ajudar com este "pequeno" problema?
:bua:
Além do que o colega disse acima, outra hipótese é a da rede VPN do seu trabalho estar na mesma faixa de IPs do Asus e por consequência da sua rede interna, causando conflito, mas vamos precisar de mais informações para tentar ajudar.

Não entendi ao certo se a VPN efetivamente se conecta e você apenas não consegue acessar a rede/aplicações em si? São comportamentos diferentes.
 
O equipamento da Claro está operando em modo normal ou em modo bridge?
salve!Cara, creio eu que esteja operando em modo padrão da claro_O aparelho é capado e todo limitado, eu pelo menos nao consigo acesso a nada, no maximo consegui desabilitar a rede wi fi,dai só puxei um cabo de uma lan pro roteador da asus
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Além do que o colega disse acima, outra hipótese é a da rede VPN do seu trabalho estar na mesma faixa de IPs do Asus e por consequência da sua rede interna, causando conflito, mas vamos precisar de mais informações para tentar ajudar.

Não entendi ao certo se a VPN efetivamente se conecta e você apenas não consegue acessar a rede/aplicações em si? São comportamentos diferentes.
rapaz, nao tinha pensado nessa questao da faixa de ips.Quanto à vpn,se eu puxar um cabo de rede pela lan do modem/roteador da claro, consigo fechar a vpn e acesso o meu ambiente de trabalho.Se eu fizer o mesmo, puxar um cabo pelo roteador da asus,estando ele recebendo o link do roteador da claro, nao fecha a vpn, conecta mas nao acessa nada.
 
salve!Cara, creio eu que esteja operando em modo padrão da claro_O aparelho é capado e todo limitado, eu pelo menos nao consigo acesso a nada, no maximo consegui desabilitar a rede wi fi,dai só puxei um cabo de uma lan pro roteador da asus
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


rapaz, nao tinha pensado nessa questao da faixa de ips.Quanto à vpn,se eu puxar um cabo de rede pela lan do modem/roteador da claro, consigo fechar a vpn e acesso o meu ambiente de trabalho.Se eu fizer o mesmo, puxar um cabo pelo roteador da asus,estando ele recebendo o link do roteador da claro, nao fecha a vpn, conecta mas nao acessa nada.
Qual é o range de IP que o seu roteador está trabalhando e qual é o range de IPs que a VPN usa? Se for o mesmo vai dar ruim.
 
nao sei se é a resposta certa, mas o roteador da claro tem o gateway 192.168.0.1, agora como vejo a rede da vpn?
Você precisa ver qual é range de IP do seu roteador também. E do VPN, imagino que seja possível ver nas configurações do VPN. Se o roteador ASUS e o VPN usarem o mesmo range de IPs está ai o problema. A solução seria alterar o range de IPs do roteador ASUS na configuração da rede LAN.
 
Pessoal tenho um roteador Asus RT-AC59U e hoje tenho um plano de internet fixa de Claro de 500mb. Uso o Asus pra retransmitir o sinal wi-fi.

Antes eu tinha 250mb e sempre chegava 350~370mb no wi-fi do Asus. Praticamente, ele entregava a mesma velocidade do cabo do Pc.
O da claro sempre entregava um pouco menos. Talvez por roteador de operadora ser bem básico, talvez...

Hoje, com o plano de 500mb, a claro entrega 720mb por cabo e 640~670mb no wi-fi.
(A velocidade do wi-fi peguei do meu vizinho pra me basear).

A minha chega chorando a 600mb. Geralmente fica em 550~560mb. Tanto no roteador da Claro (Kaon CG3000), quando no Asus.

Detalhe que nos parâmetros do sinal da internet, os meus estão melhores do que do meu vizinho. Fiz a comparação.

Gostaria de saber se teria como eu aproveitar mais essa velocidade que a operadora manda, se possível próximo dos 700mb, como eu fazia antes no plano antigo.
(Não alterei nada nos dois roteadores até o momento).
 
Pessoal tenho um roteador Asus RT-AC59U e hoje tenho um plano de internet fixa de Claro de 500mb. Uso o Asus pra retransmitir o sinal wi-fi.

Antes eu tinha 250mb e sempre chegava 350~370mb no wi-fi do Asus. Praticamente, ele entregava a mesma velocidade do cabo do Pc.
O da claro sempre entregava um pouco menos. Talvez por roteador de operadora ser bem básico, talvez...

Hoje, com o plano de 500mb, a claro entrega 720mb por cabo e 640~670mb no wi-fi.
(A velocidade do wi-fi peguei do meu vizinho pra me basear).

A minha chega chorando a 600mb. Geralmente fica em 550~560mb. Tanto no roteador da Claro (Kaon CG3000), quando no Asus.

Detalhe que nos parâmetros do sinal da internet, os meus estão melhores do que do meu vizinho. Fiz a comparação.

Gostaria de saber se teria como eu aproveitar mais essa velocidade que a operadora manda, se possível próximo dos 700mb, como eu fazia antes no plano antigo.
(Não alterei nada nos dois roteadores até o momento).
Se seu problema é chegar nos 700 no wifi só trocando por um roteador mais parrudo, como por exemplo o ASUS RT-AC86U.
 
Se seu problema é chegar nos 700 no wifi só trocando por um roteador mais parrudo, como por exemplo o ASUS RT-AC86U.
Esse meu será que não daria conta de chegar nessa velocidade?
Se não me engano ele é até 867mb.
Pensei que tivesse que alterar alguma configuração, algo do tipo
 
É possível desligar o led da conexão wan no roteador? Meu ac68u está no modo dinâmico, minha ont está fazendo o roteamento, a diferença é que não estou ligando ela a porta wan do ac68u, estou usando a porta lan1 para ele receber a internet, o dhcp está desabilitado e o ip dele botei na mesma range da ont.

Como a porta wan não está sendo usada fica em vermelho e acho feio pra cacete isso, todas as outras em azul e ela em vermelho, alguém sabe se pelo terminal é possível desligar esse led em específico?
 
É possível desligar o led da conexão wan no roteador? Meu ac68u está no modo dinâmico, minha ont está fazendo o roteamento, a diferença é que não estou ligando ela a porta wan do ac68u, estou usando a porta lan1 para ele receber a internet, o dhcp está desabilitado e o ip dele botei na mesma range da ont.

Como a porta wan não está sendo usada fica em vermelho e acho feio pra cacete isso, todas as outras em azul e ela em vermelho, alguém sabe se pelo terminal é possível desligar esse led em específico?
Você está usando-o em modo AP?
Se sim, pode usar a porta WAN para uplink que fica tudo certo.
 
Você está usando-o em modo AP?
Se sim, pode usar a porta WAN para uplink que fica tudo certo.
Não estou, ainda está no modo wireless router. Vou testar depois no modo ap, ficando legal deixo ele assim, pois quase não uso a maior parte das funcionalidade do ac68u mesmo.
 
Pessoal aqui em casa eu tenho uma ONU da operadora que faz a autenticação da Internet (impossível deixar em bridge) e tenho um asus rtac68u. Eu ceto um ip fixo nele e coloco esse ip na dmz da ONU, assim não tem problemas com nat, só gostaria de saber se conectando console de vídeo game diretamente na ONU seria melhor em questão de tempo de respostas nos jogos, ou posso conectar no Asus mesmo? A nat não fica dupla com esse lance do dmz, tentei de tudo pra deixar a ONU em bridge mas não me liberaram. Queria da alguma utilidade pra esse asus rsrs
 
Pessoal aqui em casa eu tenho uma ONU da operadora que faz a autenticação da Internet (impossível deixar em bridge) e tenho um asus rtac68u. Eu ceto um ip fixo nele e coloco esse ip na dmz da ONU, assim não tem problemas com nat, só gostaria de saber se conectando console de vídeo game diretamente na ONU seria melhor em questão de tempo de respostas nos jogos, ou posso conectar no Asus mesmo? A nat não fica dupla com esse lance do dmz, tentei de tudo pra deixar a ONU em bridge mas não me liberaram. Queria da alguma utilidade pra esse asus rsrs
Melhor deixar o asus em modo AP.
Assim não ocorre duplo nat.
 
Mas fazendo esse esquema do dmz, no xbox não ocorre nat duplo, fica nat open
Mas continua sendo NAT duplo.
DMZ apenas redireciona todas as portas para um IP.
Eu deixaria a ONU como único roteador, inclusive usando o WiFi dela, e se possível, colocaria o Asus ligado via cabo, em algum outro ponto da casa para ajudar no WiFi, deixando-o em modo AP.
 
Mas continua sendo NAT duplo.
DMZ apenas redireciona todas as portas para um IP.
Eu deixaria a ONU como único roteador, inclusive usando o WiFi dela, e se possível, colocaria o Asus ligado via cabo, em algum outro ponto da casa para ajudar no WiFi, deixando-o em modo AP.
Basicamente é o que eu faço aqui, apenas deixo o wifi da onu desabilitado, o ac68u em modo ap faz essa parte. Pra mim, essa foi a melhor combinação, infelizmente o ac68u é fraco para conexões acima de 500mb, usando ele em ap consigo extrair o máximo da conexão e evito duplo nat.
 
Pessoal aqui em casa eu tenho uma ONU da operadora que faz a autenticação da Internet (impossível deixar em bridge) e tenho um asus rtac68u. Eu ceto um ip fixo nele e coloco esse ip na dmz da ONU, assim não tem problemas com nat, só gostaria de saber se conectando console de vídeo game diretamente na ONU seria melhor em questão de tempo de respostas nos jogos, ou posso conectar no Asus mesmo? A nat não fica dupla com esse lance do dmz, tentei de tudo pra deixar a ONU em bridge mas não me liberaram. Queria da alguma utilidade pra esse asus rsrs
Se todas as portas da sua ONU é giga, conecte direto a ela e se tem acesso as configurações - Ative UPnP nela que irá realizar o redirecionamento das portas automaticamente pro seu video game.
Pode realizar também em ambos os aparelhos sem realizar DMZ que dará certo. DMZ pra video game é complicado que perde acesso a outras coisas.
 
Se todas as portas da sua ONU é giga, conecte direto a ela e se tem acesso as configurações - Ative UPnP nela que irá realizar o redirecionamento das portas automaticamente pro seu video game.
Pode realizar também em ambos os aparelhos sem realizar DMZ que dará certo. DMZ pra video game é complicado que perde acesso a outras coisas.
DMZ tira acesso a algo?
 
Sobre a velocidade de entrega do link
Verifique se está passando pela CPU - Se estiver vai gargalar tem uma opção de usar o Switch Control que faz o bypass direto pra LAN

 
Vou trazer mais um assunto aqui, pelo que vi ninguém reportou esse problema ainda.

Tenho um Asus RT-AX88U e após estar configurando a dual wan e confirmar para o modem reiniciar, me deparei com um problema que não estou conseguindo resolver.

Após reiniciar meu modem só acende o led de power quando eu ligo ele, mesmo com o cabo de rede conectado na porta wan, não da nenhum sinal de que esta recebendo dados do modem, pois o led da wan fica apagado.

Alguém ai já se deparou com esse problema? Alguém sabe como resolver isso?

PS: Se eu usar o mesmo cabo de rede ligando o pc direto ao modem, meu pc se conecta na internet normalmente. Fiz esse teste para ter certeza que o cabo esta ok.

Nessa imagem podemos ver o roteador apenas com a luz power ligado, mesmo com o cabo de rede ligado no modem

Nessa imagem podemos ver que o primeiro cado de rede é o que esta ligado no roteador, não tem linde acesos. Mas os dois de baixo, ligados em outros dispositivos os leds estão acessos. PS: Já teste as outras entradas no roteador
 
Vou trazer mais um assunto aqui, pelo que vi ninguém reportou esse problema ainda.

Tenho um Asus RT-AX88U e após estar configurando a dual wan e confirmar para o modem reiniciar, me deparei com um problema que não estou conseguindo resolver.

Após reiniciar meu modem só acende o led de power quando eu ligo ele, mesmo com o cabo de rede conectado na porta wan, não da nenhum sinal de que esta recebendo dados do modem, pois o led da wan fica apagado.

Alguém ai já se deparou com esse problema? Alguém sabe como resolver isso?

PS: Se eu usar o mesmo cabo de rede ligando o pc direto ao modem, meu pc se conecta na internet normalmente. Fiz esse teste para ter certeza que o cabo esta ok.

Nessa imagem podemos ver o roteador apenas com a luz power ligado, mesmo com o cabo de rede ligado no modem

Nessa imagem podemos ver que o primeiro cado de rede é o que esta ligado no roteador, não tem linde acesos. Mas os dois de baixo, ligados em outros dispositivos os leds estão acessos. PS: Já teste as outras entradas no roteador
Como vc usava originalmente este modem? Ligado no PC?

Como vc citou usar dual wan mode, dependendo da porta que vc usa do AX88u, o MAC será diferente....Parece-me que é algo relacionado com o MAC Adress do roteador para liberação na operadora, só um chute.

Tente pegar o MAC adress da placa de rede do PC que funciona a internet e clone este MAC nas opções de WAN do seu AX88u, faça o teste e nos diga se deu certo.
 
Como vc usava originalmente este modem? Ligado no PC?

Como vc citou usar dual wan mode, dependendo da porta que vc usa do AX88u, o MAC será diferente....Parece-me que é algo relacionado com o MAC Adress do roteador para liberação na operadora, só um chute.

Tente pegar o MAC adress da placa de rede do PC que funciona a internet e clone este MAC nas opções de WAN do seu AX88u, faça o teste e nos diga se deu certo.
Obrigado pelas Dicas @jpz
Não cheguei a fazer o que você indicou, mas consegui resolver o problema com um hard reset do modem.

Eu já conhecia o reset desse modem e achava que isso bastaria, mas estudando sobre o assunto eu descobri que os modem asus tem um hard reset e um firmeware restore. Comecei tentando o firmeware restore e não deu certo, mas já fiquei feliz por saber que eu estava conseguindo acessar o modem pela ferramente de restore da asus.

Depois eu tentei o hard reset e isso resolver o problema. Vou deixar abaixo os videos com os dois processos caso alguém venha a se deparar com esse problema.

Firmeware restore


Hard reset (esse aqui que resolveu meu caso) 01:15 do vídeo (Método 2)
 
Alguem sabe como posso usar o Pi-hole no roteador asus? Preciso de comprar alguma placa ou posso intsalar direto no roteador?

Estou na ultima FW Merlin

Roteador AX88U
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo