• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Roteadores Asus - Firmware Oficial e Merlin

Boa noite galera!!

É possível uma queda de raio queimar um roteador e limitar ele a 100mb a internet ?
Normalmente queima tudo mas VAI QUE, né :bem:

Brincadeiras à parte, a limitação está antes ou depois do roteador?

1682005403444.png


Como estão as coisas nessa tela? Já experimentou trocar alguns cabos de rede?
 
Normalmente queima tudo mas VAI QUE, né :bem:

Brincadeiras à parte, a limitação está antes ou depois do roteador?

Ver anexo 135052

Como estão as coisas nessa tela? Já experimentou trocar alguns cabos de rede?
Obrigado por ajudar!!!
Onde eu acho essa tela ?
Roteador está limitando a 100mb a conexão. Seja no cabo, ou Wifi.
 
Onde eu acho essa tela ?
Boa pergunta, não tenho roteadores Asus há anos.

Salvo engano ficava na tela inicial (System Status) mas não lembro se aparecia no firmware 'original' ou apenas no Merlin, tem que dar uma garimpada aí.

Roteador está limitando a 100mb a conexão. Seja no cabo, ou Wifi.
Já temos uma pista.... Qual equipamento está à frente do Asus? Roteador da operadora em bridge? Testou um cabo de rede diferente entre ambos?
 
Caramba, fiquei sabendo agora desse bug da versão 386 :que:.:olar:
Uso o Merlin na ultima versão no AC86u, sem scripts ou qualquer extra, um fan 12v ligado em uma usb dele, e por enquanto está tudo bem.
Mas há um tempo fiz mod interno nele. Botei pasta prolimatech nos chips, dissipadores no que dava, e em especial um maior de motherboard velha da Asus que estava sobrando.

Temperaturas ficam 52 ºC no processador (temp ambiente 20 ºC) e no wifi 42 ºC em média.
Uso adguard após ele, gerenciando o DHCP da casa através do orange pi3 lts (que esquenta um pouco mais, mas tb encomendei uns dissipadores pra ele). Além de switchs, um para Dvr e outro para periféricos.

Praticamente tudo que é usado é via cabo. Sem uso intenso de Wifi no dia a dia.
Tive um WRT54G2 há muitos anos que começou a falhar o Wifi. Desde então senti que esses chips tinham uma validade determinada, de acordo com os cuidados do dono. Aí passei a preferir cabo eth sempre que possível.
Sou bitolado com temperaturas tb. Volta e meia a cada 1, 2 anos abro uns aparelhos para ver como estão.

Mas nesse caso, pelo que entendi, a questão é quanto vai acontecer...
Será que isso está relacionado com scripts ou algo extra que se ativado faz o processador entrar em um looping?
 
Boa pergunta, não tenho roteadores Asus há anos.

Salvo engano ficava na tela inicial (System Status) mas não lembro se aparecia no firmware 'original' ou apenas no Merlin, tem que dar uma garimpada aí.


Já temos uma pista.... Qual equipamento está à frente do Asus? Roteador da operadora em bridge? Testou um cabo de rede diferente entre ambos?
Rapaz, estou usando roteador da Claro do jeito que ele veio configurado. Sobre os cabos, já troquei 3x e permanece.
Será essa questão de configurar como BRIDGE? Mas nunca tive que mexer na configuração. Antes funcionava normal. De uns tempos pra cá, comecei a notar que estava limitando a 100mb.
 
Rapaz, estou usando roteador da Claro do jeito que ele veio configurado. Sobre os cabos, já troquei 3x e permanece.
Será essa questão de configurar como BRIDGE? Mas nunca tive que mexer na configuração. Antes funcionava normal. De uns tempos pra cá, comecei a notar que estava limitando a 100mb.
Não devia haver relação com o fato do equipamento da Claro estar em bridge ou não, teoricamente isso afetaria apenas roteamento/duplo-nat e não velocidade.

Ligando o cabo diretamente no equipamento da Claro naturalmente passa dos 100Mbps, certo?
 
Não devia haver relação com o fato do equipamento da Claro estar em bridge ou não, teoricamente isso afetaria apenas roteamento/duplo-nat e não velocidade.

Ligando o cabo diretamente no equipamento da Claro naturalmente passa dos 100Mbps, certo?
Exato! Wifi também.
 
Não devia haver relação com o fato do equipamento da Claro estar em bridge ou não, teoricamente isso afetaria apenas roteamento/duplo-nat e não velocidade.

Ligando o cabo diretamente no equipamento da Claro naturalmente passa dos 100Mbps, certo?
Rapaz, fiz uma gambiarra aqui viu. Esse roteador tem Dual Wan, eu troquei as portas e habilitei WAN principal como LAN1 (Agora estã 1Gbps)
 
Rapaz, fiz uma gambiarra aqui viu. Esse roteador tem Dual Wan, eu troquei as portas e habilitei WAN principal como LAN1 (Agora estã 1Gbps)
Eita! :thatfeel:

Puxando pela memória acho que já vi alguma situação parecida por aqui, não lembro quem foi e a causa mas salvo engano a "solução" foi a mesma.

Bom, dos males o menor, se não estiver mais na garantia o negócio é seguir o baile assim até onde der.
 
Eita! :thatfeel:

Puxando pela memória acho que já vi alguma situação parecida por aqui, não lembro quem foi e a causa mas salvo engano a "solução" foi a mesma.

Bom, dos males o menor, se não estiver mais na garantia o negócio é seguir o baile assim até onde der.


 
Uma pergunta para os senhores, é possível configurar o asuswrt para ter acesso a onu? No merlin era possível usar um comando ou script para ter acesso a onu em bridge, mas no asuswrt oficial não dá certo.

É possível acessar a onu através dele? Se sim, como se configura? Preciso de acesso a onu, pois estou analisando a conexão constantemente para verificar os parâmetros, mas é um saco ter que plugar o cabo do pc direto nela, prefiro acessar diretamente como fazia no merlin. Agradeço se vcs puderem me ensinar como configura isso, se é possível no asuswrt.

Meu roteador é o rt-ac68u v3 e a onu é um eg8145 v5.
 
Uma pergunta para os senhores, é possível configurar o asuswrt para ter acesso a onu? No merlin era possível usar um comando ou script para ter acesso a onu em bridge, mas no asuswrt oficial não dá certo.

É possível acessar a onu através dele? Se sim, como se configura? Preciso de acesso a onu, pois estou analisando a conexão constantemente para verificar os parâmetros, mas é um saco ter que plugar o cabo do pc direto nela, prefiro acessar diretamente como fazia no merlin. Agradeço se vcs puderem me ensinar como configura isso, se é possível no asuswrt.

Meu roteador é o rt-ac68u v3 e a onu é um eg8145 v5.
Quando tinha claro ele acessava a interface bridge do modem.
 
Aqui não consigo acesso ao eg8145v5 em bridge, talvez eu precise configurar ele de alguma forma para que o ac68u tenha acesso, mas não sei o que fazer parar ter o acesso. Com o merlin, bastava rodar um comando no terminal e tinha acesso constante, lembro que tinha até um script para automatizar o acesso, mas no firmware oficial não funciona.
 
Última edição:
Algo que percebi é que os comandos que eu utilizava no merlin também funcionam no asuswrt oficial, era porque não tinha marcado a opção binding em wan para cada porta. Depois que marquei essa opção, consigo acesso ao eg8145v5 depois que rodo esses dois comandos via ssh:

Código:
ifconfig eth0:0 192.168.18.2 netmask 255.255.255.0
iptables -t nat -I POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

Rodando esses comandos, consigo acesso a onu pelo ac68u, o chato é que basta reiniciar e o acesso para, pois esses dois comandos são apenas para a sessão que está ativa. Reiniciou e já era, só consigo acesso se reaplicar os comandos novamente.

A pergunta é possível salvar esses comandos em definitivo no asuswrt, assim não precisaria ficar rodando eles sempre que precisar acessar a onu.
 
Algo que percebi é que os comandos que eu utilizava no merlin também funcionam no asuswrt oficial, era porque não tinha marcado a opção binding em wan para cada porta. Depois que marquei essa opção, consigo acesso ao eg8145v5 depois que rodo esses dois comandos via ssh:

Código:
ifconfig eth0:0 192.168.18.2 netmask 255.255.255.0
iptables -t nat -I POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

Rodando esses comandos, consigo acesso a onu pelo ac68u, o chato é que basta reiniciar e o acesso para, pois esses dois comandos são apenas para a sessão que está ativa. Reiniciou e já era, só consigo acesso se reaplicar os comandos novamente.

A pergunta é possível salvar esses comandos em definitivo no asuswrt, assim não precisaria ficar rodando eles sempre que precisar acessar a onu.
Você usa PPPoE?
O modo mais fácil e que não vai depender do router que você usar, é ver se esse ONU permite deixar o dhcp ativo em modo bridge, dessa forma no caso do PPPoE, o router ira ficar com 2 IPs na WAN, um que ira receber do DHCP do ONU e vai te permitir acessar ele e outro IP que vai receber do PPPoE. No lado do router, não vai precisar configurar nada, apenas ficar atento para o router e ONU não estarem na mesma faixa de IP.
 
Você usa PPPoE?
O modo mais fácil e que não vai depender do router que você usar, é ver se esse ONU permite deixar o dhcp ativo em modo bridge, dessa forma no caso do PPPoE, o router ira ficar com 2 IPs na WAN, um que ira receber do DHCP do ONU e vai te permitir acessar ele e outro IP que vai receber do PPPoE. No lado do router, não vai precisar configurar nada, apenas ficar atento para o router e ONU não estarem na mesma faixa de IP.
Sim, uso pppoe. A parte de dhcp no eg8145v5 está habilitado, ele tá em bridge, mas na opção DHCP Server Configuration está habilitado a opção, acho que está ativo o dhcp. Acho que está, pois agora lembrei ontem, que quando conectei o cabo de rede no pc direto nele, consegui acesso sem problemas, então deve está ativo, correto?

Também alterei a faixa de ip da onu, de 192.168.18.1 mudei para 192.168.2.1, mas mesmo assim, o ac68u não acessa a pagina web dele, apenas se rodo os comandos do meu post anterior via ssh, mas ele deixa de acessar na hora que o ac68u reinicia. Queria um meio de evitar isso, ter que rodar esses comandos toda vez que precisasse acessar o eg8145v5.
 
Sim, uso pppoe. A parte de dhcp no eg8145v5 está habilitado, ele tá em bridge, mas na opção DHCP Server Configuration está habilitado a opção, acho que está ativo o dhcp. Acho que está, pois agora lembrei ontem, que quando conectei o cabo de rede no pc direto nele, consegui acesso sem problemas, então deve está ativo, correto?

Também alterei a faixa de ip da onu, de 192.168.18.1 mudei para 192.168.2.1, mas mesmo assim, o ac68u não acessa a pagina web dele, apenas se rodo os comandos do meu post anterior via ssh, mas ele deixa de acessar na hora que o ac68u reinicia. Queria um meio de evitar isso, ter que rodar esses comandos toda vez que precisasse acessar o eg8145v5.
O ONU pode deixar na faixa 192.168.18.1 mesmo, e o AC68u pode deixar no padrão 192.168.1.1.
Quando você conecta o ONU no PC você pega um ip da faixa 192.168.18.x?
O AC68u de forma padrão deveria conseguir conectar no ONU se este estiver distribuindo IP, sem precisar configurar nada.
Olha um exemplo de como deve aparecer no Asus ligado a um modem em bridge e discando PPPoE, vão ser 2 IPs e 2 Gateways, um da conexão PPPoE e outro o ONU.
L7FIASa.png
 
O ONU pode deixar na faixa 192.168.18.1 mesmo, e o AC68u pode deixar no padrão 192.168.1.1.
Quando você conecta o ONU no PC você pega um ip da faixa 192.168.18.x?
O AC68u de forma padrão deveria conseguir conectar no ONU se este estiver distribuindo IP, sem precisar configurar nada.
Olha um exemplo de como deve aparecer no Asus ligado a um modem em bridge e discando PPPoE, vão ser 2 IPs e 2 Gateways, um da conexão PPPoE e outro o ONU.
L7FIASa.png
Hmm, vendo a imagem que vc postou, com certeza algo está configurado de forma errada aqui na onu, pois na opção IP da WAN aparece apenas o ip da conexão pppoe, não aparece o ip da onu. Então o erro de configuração deve ser na onu, correto?

Pior que não sei configurar de forma correta o eg8145v5, acho que devo ter habilitado algo errado, pois se não me engano, além do ip da conexão pppoe, aparecia outro ip junto, mas se me lembro bem não era o da onu, era o ip externo do provedor. O primeiro é o privado, pois tenho cgnat e o segundo era o ip público, tipo essa da sua imagem. Nas opções de máscara de rede e gateway também só aparecem os ips referentes a conexão pppoe, nada de máscara de rede e gateway da onu.

Acho que consegui resolver o problema. Ainda não descobri o motivo do eg8145v5 não se comunicar automaticamente com o ac68u, o dhcp da onu está habilitado, mas mesmo assim o ac68u não a enxerga.

Ela mostra na opção IP da WAN o ip privado e o ip público da ponta utilizado pelo provedor, não mostra o ip da onu. Resolvi isso configurando manualmente o ip, mascara de re e gateway na opção WAN - WAN - Internet Connection - WAN IP Setting, em Get the WAN IP automatically eu escolhi "no", setei os 3 valores manualmente. Exemplo, o ip address setei 192.168.18.100, máscara de rede 255.255.255.0 e gateway 192.168.18.1.

Salvei e reiniciei o ac68u, ao voltar tentei acessar a onu e voilá, acesso garantido, agora em system log, na aba routing table, aparece finalmente o ip da onu, agora posso verificar sempre o status da fibra sempre, pois não preciso ficar conectando o cabo de rede direto na onu. Fica a dica aqui para quem tem esse modelo e está com problema parecido.
 
Última edição:
Bom dia alguém sabe de um roteador bom da ASUS que tenha 1 gb de ram ? Eu tenho o ac86u só que ele só tem 512 mega, então estava querendo outro melhor que tenha pelo menos a opção de instalar o torrent no hd e baixar.
Estava olhando o modelo ax88 achei muito grande
 
Bom dia alguém sabe de um roteador bom da ASUS que tenha 1 gb de ram ? Eu tenho o ac86u só que ele só tem 512 mega, então estava querendo outro melhor que tenha pelo menos a opção de instalar o torrent no hd e baixar.
Estava olhando o modelo ax88 achei muito grande
ax86u
 
Bom dia alguém sabe de um roteador bom da ASUS que tenha 1 gb de ram ? Eu tenho o ac86u só que ele só tem 512 mega, então estava querendo outro melhor que tenha pelo menos a opção de instalar o torrent no hd e baixar.
Estava olhando o modelo ax88 achei muito grande
Eu sugiro vc pegar um raspberry e usar para isso ao invés de trocar o roteador
 
Achei ele muito grande deve ficar enorme em um painel de tv
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu sugiro vc pegar um raspberry e usar para isso ao invés de trocar o roteador
Estava olhando sobre isso é uma coisa a se pensar.
No roteador da ASUS quando você instala o torrent vai quase tudo a memória ainda mais que o meu é 512
 
Última edição:
Existe algum risco em assistir conteúdo com essas faixas pretas, ou melhor da algum zoom na tela? Pelo q vi única q n permiti isso é Netflix..
 
Achei ele muito grande deve ficar enorme em um painel de tv
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Estava olhando sobre isso é uma coisa a se pensar.
No roteador da ASUS quando você instala o torrent vai quase tudo a memória ainda mais que o meu é 512
Aqui uso um Ac86u + orange pi 3gb ram fazendo o dhcp e adguard, fora a possibilidade de instalar mais coisas como vc precisa. Recomendo.
 
Pessoal, to com um problema aqui em casa que nao to conseguindo resolver de jeito nenhum,espero que alguma alma iluminada me ajude !!! :limo:

Comprei o bendito rt-ax88U pra dar u ma melhorada no equipamento aqui em casa, ocorre que no meu trabalho foi disponibilizada uma vpn,ai meus problemas comecaram.
Simplesmente nao consigo acessar a vpn passando pelo asus, de jeito nenhum consigo configurar o bicho, cheguei a caçar videos e tutoriais gringos mas sem sucesso,fui no site da asus,coisas oficiais e nao achei nada,fiquei impressionado como o material disponibilizado por eles é raso,no youtube a unica coisa que vi foi um monte de video de uma menina fazendo cara de debiloide falando dos equips da asus.
Cenario:
equipamento da claro ligado na porta internet do asus.Se eu trouxer o notebook do trabalho,entrar no global protect(essa aplicacao vpn é a usada no meu trabalho) e me conectar via wifi, simplesmente nao consigo acessar nada da rede do meu trabalho;se eu puxar um cabo de rede direto do equipamento da claro pro meu note e logar no global protect, acesso normalmente,logo,conclui que se trata de configuracao no asus, só que nao faço a menor ideia do que fazer.

Alguem pode me ajudar com este "pequeno" problema?
:bua:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo