RX 6700 xt ou 3060TI

Sinceramente, não tô entendendo porque agora a AMD, tanto GPU quanto CPU virou um lixo quase inutilizável para alguns. Acho muito drama pra pouco problema e me pergunto se não achariam problemas na nVidia se fizessem o mesmo esforço para procurarem.
Dica: desliguem o Afterburner e sejam felizes, a não ser em casos graves de problemas de desempenho.
Cada um reage a sua maneira. Para alguns tudo é lindo e maravilhoso até aparecer os problemas, aí de repente a marca vira uma bosta...

Eu tenho preferência por x marcas (PC, carros, roupas, eletrônicos, etc...), faço minhas escolhas pelas experiências que tive, e para outros o inverso é reciproco.

Eu prefiro Intel com nVidia, outros escolhem AMD e tudo bem, pois não existe o absoluto.
 
Última edição:
Rapaz, difícil de entender, quer dizer que o cara compra a placa e não pode atualizar porque se sim é um "tarado por atualização"? Completa inversão dia fatos! AMD é sim péssima de drivers e quem ta te dizendo isso aqui é uma pessoa que já teve r9 270x, Rx 5700 e Rx 6700xt, já tive problemas de tempo de driver, inúmeros crashs em games, problemas com clocks, problema com freensync, problema com a opção do monitor de 10 bits (se não me engano era assim que se chamava a opção) que corrompia a inicializacao do windows 11, sem falar no perfil de usuário que só vivia resetando, não sou fanboy de NVidia tanto que já tive várias placa AMD, mas não chame todos os outros que tem problemas de mentirosos somente porque você deu sorte de não ter.

Quanto a FSR vs DLSS a diferença de imagem é muito bem perceptível tanto em 1080p como em 4k, querer dizer que FSR se compara em questão de qualidade a DLSS vendo vídeo de YouTube e opinando para outros, perdão, mas não é válido. Atualmente tenho uma 3070 e posso afirmar que DLSS é melhor sim, FSR é uma boa tecnologia,mas tendo DLSS não tem nem porque cogitar o FSR. E quanto ao uso da NVIDIA tive problemas sim, inclusive atualmente que Forza Horizon 5 estava crashando na oficina com o Ray tracing ligado, mas drives NVIDIA são incomparávelmente melhores, não chega nem perto qualquer problema que tive em comparação a AMD.

Se vc não percebeu, eu fiz uma crítica a AMD nessa questão de drivers. Mas pra mim quem fica atualizando a toa sem nenhuma melhoria na prática é tarado por atualização mesmo rs. Nada contra. O sujeito faz o que quiser. Tem gente que usa a placa mais pra fazer teste de desempenho e rodar benchmark do que pra jogar. Cada um faz o que quer e nessa questão de drivers é óbvio que a nVidia é superior. Eu não tenho essa necessidade de atualizar em nada. Tenho por hábito não mexer em algo que funciona. Tem gente que só quer ligar o PC e jogar sem estresse e sem perder tempo com outras coisas. Outros são entusiastas e querem o máximo desempenho possível e buscam resultados na forma de números, mesmo que na prática não mude nada. Agora, entusiastas fazem parte de uma pequena bolha. Não pense que só por estar num fórum onde existe uma grande parcela de entusiastas e pessoas com placas que custam mais de R$ 4000 que na vida real fora da internet também é assim.

No mais, tá bom. Só vale a opinião de quem é proprietário e entusiasta da marca. Reviews são todos mentirosos. O que seus olhos veem só vale se for no seu PC.
Eu nunca falei que tem motivo pra optar por FSR se tem a opção do DLSS. Mas a diferença de qualidade tá longe de ser esse abismo todo quando vc não estupra a resolução. FSR tem desvantagem para o DLSS na qualidade e isso é óbvio. Agora, falar que existe uma grande diferença em todos os casos é coisa de fã, ainda que vc diga que não é.

E eu nunca vou entender esse povo que tem problemas horríveis com determinada marca e seguidamente compram produtos dela. Te garanto que se a AMD começar a bugar a minha placa com novos drivers (caso venham com promessas de melhorias), eu farei de tudo pra voltar pra nVidia.

Cada um reage a sua maneira. Para alguns tudo é lindo e maravilhoso até aparecer os problemas, aí de repente a marca vira uma bosta...

Eu tenho preferência por x marcas (PC, carros, roupas, eletrônicos, etc...), faço minhas escolhas pelas experiências que tive, e para outros o inverso é reciproco e tudo bem, pois não existe o absoluto.

Acho válido não abrir mão de criticar, mas tem que ser um pouco realista e não deixar se levar por fanatismo. Eu me considero bem realista, tanto que afirmo que a nVidia é melhor na questão dos drivers e nunca escondi a minha preferência por ela. Só não sou fanático ao ponto de falar que algo é muito melhor quando na prática não é e nem acho que vale tudo pra ter determinada marca.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Creio que varie dependendo do caso (tela x distância x usuário x jogo) mesmo, imagino que num monitor 23-27" que a maioria usa seja mais difícil perceber os detalhezinhos e acabe influenciando menos, eu uso 1080p em 40" e fico a menos de 1metro então imagino que fique mais perceptível algumas coisas, mas mesmo assim considero que a imagem é ótima considerando o tamanho da tela, comparando com gente por aí que fala que se vai de 23" pra 24" já fica tudo pixelado :haha:

É tanta tecnologia abreviada que já nem sei qual é qual mais, eu tava achando que o FSR era competidor do DLDSR/DSR, mas pelo visto é FSR x DLSS kkkk, agora não sei se tem alguma tech equivalente ao DLDSR do lado AMD, porque meu caso na 3060 em 1080p é que sobra performance aí uso em 1440p/1620p, o DLSS eu nem cheguei a testar ainda

Eu tô igual a vc agora. Tirei o PC da sala e passei pro meu quarto onde uso uma TV de 40 polegadas full HD.
E sim, FSR concorre com DLSS, em que pese ser tecnicamente inferior por ter qualidade de imagem inferior. Até porque DLSS é uma inteligência artificial que também tem a intenção de melhorar a qualidade de imagem e não apenas melhorar o desempenho, ainda que na prática, nos testes que vi até agora, DLSS ainda não melhore a imagem. Mas mantém muito bem a qualidade.
A questão que coloquei foi só que FSR tá bom ao nível de a partir de determinada resolução vc ter que reparar muito pra ver alguma diferença de qualidade. Mas obviamente não tem por que deixar de usar DLSS pra usar FSR se vc tem nVidia RTX.
 
Última edição:
Galera, deixa eu tentar reviver o tópico... Eu quero adquirir uma das duas e hj o cenário tá BEM diferente. Qual vcs acham que vale mais a pena?
 
Ambas são ótimas placas. Eu iria na que entregar mais desempenho pagando menos, mas vale considerar:

1. RTX 3060 TI tem melhor desempenho em RT e tem o DLSS

2. RX 6700XT tem 4gb a mais de VRAM o que vai ser útil ao jogar em resoluções maiores, tem o FSR e pode ter acesso ao FSR 3.0, pois FSR é de código aberto, estou torcendo muito.

Quanto ao FSR muito alegam que o DLSS é melhor, de fato pode até ser melhor, mas o pessoal pega uma imagem parada, dá um Zoom em 20x e compara. Na real, no gameplay você não nota diferença nenhuma entre os dois (FSR e DLSS)

A 6700XT tem mais desempenho que a RTX 3060Ti na maioria dos jogos e chega ser grande:



Em 6:15 olha como a 3060TI gargalha em 4K, comparada com a 6700XT com 12gb de VRAM. A 3060 TI não tem memória suficiente pra carregar texturas

Quanto a bugs e drivers

AMD passou pela geração Veja, RX 5000 e agora RX 6000 ela amadureceu bastante. Digo não por review de ninguém, mas por experiência própria. Chegou em um ponto que gosto mais do Driver da AMD que da Nvidia kkkkkk. Mas explico o porquê:

Driver da AMD

Em resumo nenhum problema. Bem fiz diversos testes em 2560x1080 e 4K e testei diversas configurações e recursos e todos eles funcionaram muito bem.
Como já citado:

  • FSR;
  • Chill;
  • Melhoramento de imagem;
  • Antilag;
  • Etc.
Tudo funcionou muito bem. Mas o que me encanta no drive da AMD é você ter tudo em um lugar só e com interface bonita. Eu consigo configurar e visualizar o Overlay sem precisar de programas de terceiros, consigo fazer OC, Undervolt, configurações de Fans, etc. Consigo fazer configurações globais para todos os jogos ou configurações especificas pra determinado jogo. Exemplo: em um jogo que fazer overclock e deixar as fans com perfil mais alto. Outro jogo configuro pra usar o Chill e limitar o FPS, outro coloco pra usar o antilag etc. Isso é muito bom!

Claro nada disso seria legal se não tivesse estável e em relação a isso está ótimo. Bem melhor que na época que comprei minha primeira placa AMD, uma RX 580. Foi aonde eu aprendi a mexer em muita coisa e aprendi muito kkk. Ou seja, observei um amadurecimento da AMD neste período. E sério, o drive da AMD tem muita coisa legal, muitos recursos e tudo fácil no mesmo software.

Drive AMD é excelente, cheios de recurso e tudo em um lugar só, com interface bonita.


Drive Nvidia x AMD

Aqui é um ponto polêmico rss, mas também é simples. Eu sempre tive placas da Nvidia e os drivers da mesma são conhecidos por ser os melhores. De fato em estabilidade julgo que é mesmo, tenho Nvidia desde a série GT 5600 e mesmo que a Nvidia venha melhorando, acho estranho e muito antiquado o painel de controle da mesma (a mesma interface desde os anos 90, Nvidia tenha vergonha na cara), pra mim parece o mesmo desde a GT 5600. Como critica pra Nvidia também, ela deveria unificar o mesmo, ter tudo em um lugar só e com uma interface mais moderna. Só mais uma opinião pessoal.

Em questão de Bugs todos vão ter algum, nenhum é perfeita. Tem pessoas que acha que Nvidia não tem bugs. Mas olha o changelog do ultimo Driver da Nvidia a quantidade de Bugs que arrumaram.
Changelog da Nvidia - Vários Bugs resolvidos

Ou seja, eu não desconsideraria o CxB das placas AMD e canais gringos também estão falando isso:


Ambas no mesmo preço, ou a RX 6700XT até um pouco acima, eu iria nela.
 
Última edição:
Galera, deixa eu tentar reviver o tópico... Eu quero adquirir uma das duas e hj o cenário tá BEM diferente. Qual vcs acham que vale mais a pena?
Comprei no início do mês a XFX QICK319 RX 6750 XT. Eu estava entre a 3060Ti e ela. O que me levou a optar pela 6750 é o tipo de uso que faço dela. Jogo em 1080p 60Hz por conta dos monitores que uso, e trabalho com modelagem e renderização. Um dos software que uso é o Lumion, onde ele literalmente devora VRAM, independente do chip gráfico. Portanto, faria mais sentido uma placa com mais de 8GB de VRAM. A 6750 com 12GB considero ser do tamanho ideal nesse ponto considerando o meu uso. Teria a 3060 com 12GB, mas em desempenho ela é inferior no meu ver. Sobre jogos, por conta dos monitores, não vejo ainda aplicação minha de utilizar FSR ou DLSS, nem sei se tem como jogar usando essas tecnologias setadas em 1280x720 pra um monitor 1080p 😅
Mais pra frente quero descolar 2 monitores 24" ou 27" QHD ou um Super Ultra Wide, mas isso ainda vai demorar... 😕

Sobre o que é melhor, vai do seu uso, quanto você está disposto a investir e quanto acima do preço recomendado está essas placas hoje. Quando fiz minha pesquisa, considerei a pontuação bruta do 3DMark em cada modelo de placa e fiz uma conta simples: dividi o valor da placa pela pontuação obtida. Assim eu soube quanto custa (R$) cada ponto obtido. A placa com o menor valor por ponto é a "melhor em custo x desempenho" nesse cenário. Isso vc pode fazer com base em benchmarks de jogos tbm. Aí vc divide o valor da placa pelos FPS, assim vc vai saber qual o custo de cada frame com aquela GPU 😉
 
Ambas são ótimas placas. Eu iria na que entregar mais desempenho pagando menos, mas vale considerar:

1. RTX 3060 TI tem melhor desempenho em RT e tem o DLSS

2. RX 6700XT tem 4gb a mais de VRAM o que vai ser útil ao jogar em resoluções maiores, tem o FSR e pode ter acesso ao FSR 3.0, pois FSR é de código aberto, estou torcendo muito.

Quanto ao FSR muito alegam que o DLSS é melhor, de fato pode até ser melhor, mas o pessoal pega uma imagem parada, dá um Zoom em 20x e compara. Na real, no gameplay você não nota diferença nenhuma entre os dois (FSR e DLSS)

A 6700XT tem mais desempenho que a RTX 3060Ti na maioria dos jogos e chega ser grande:



Em 6:15 olha como a 3060TI gargalha em 4K, comparada com a 6700XT com 12gb de VRAM. A 3060 TI não tem memória suficiente pra carregar texturas

Quanto a bugs e drivers

AMD passou pela geração Veja, RX 5000 e agora RX 6000 ela amadureceu bastante. Digo não por review de ninguém, mas por experiência própria. Chegou em um ponto que gosto mais do Driver da AMD que da Nvidia kkkkkk. Mas explico o porquê:

Driver da AMD

Em resumo nenhum problema. Bem fiz diversos testes em 2560x1080 e 4K e testei diversas configurações e recursos e todos eles funcionaram muito bem.
Como já citado:

  • FSR;
  • Chill;
  • Melhoramento de imagem;
  • Antilag;
  • Etc.
Tudo funcionou muito bem. Mas o que me encanta no drive da AMD é você ter tudo em um lugar só e com interface bonita. Eu consigo configurar e visualizar o Overlay sem precisar de programas de terceiros, consigo fazer OC, Undervolt, configurações de Fans, etc. Consigo fazer configurações globais para todos os jogos ou configurações especificas pra determinado jogo. Exemplo: em um jogo que fazer overclock e deixar as fans com perfil mais alto. Outro jogo configuro pra usar o Chill e limitar o FPS, outro coloco pra usar o antilag etc. Isso é muito bom!

Claro nada disso seria legal se não tivesse estável e em relação a isso está ótimo. Bem melhor que na época que comprei minha primeira placa AMD, uma RX 580. Foi aonde eu aprendi a mexer em muita coisa e aprendi muito kkk. Ou seja, observei um amadurecimento da AMD neste período. E sério, o drive da AMD tem muita coisa legal, muitos recursos e tudo fácil no mesmo software.

Drive AMD é excelente, cheios de recurso e tudo em um lugar só, com interface bonita.


Drive Nvidia x AMD

Aqui é um ponto polêmico rss, mas também é simples. Eu sempre tive placas da Nvidia e os drivers da mesma são conhecidos por ser os melhores. De fato em estabilidade julgo que é mesmo, tenho Nvidia desde a série GT 5600 e mesmo que a Nvidia venha melhorando, acho estranho e muito antiquado o painel de controle da mesma (a mesma interface desde os anos 90, Nvidia tenha vergonha na cara), pra mim parece o mesmo desde a GT 5600. Como critica pra Nvidia também, ela deveria unificar o mesmo, ter tudo em um lugar só e com uma interface mais moderna. Só mais uma opinião pessoal.

Em questão de Bugs todos vão ter algum, nenhum é perfeita. Tem pessoas que acha que Nvidia não tem bugs. Mas olha o changelog do ultimo Driver da Nvidia a quantidade de Bugs que arrumaram.
Changelog da Nvidia - Vários Bugs resolvidos

Ou seja, eu não desconsideraria o CxB das placas AMD e canais gringos também estão falando isso:


Ambas no mesmo preço, ou a RX 6700XT até um pouco acima, eu iria nela.

cara, eu pesquisei muito antes e acabei optando por pegar a RTX 3060 ti mesmo. tem muitos jogos que rodam melhor na AMD, mas tem muitos que rodam melhor na Nvidia, inclusive essa citação ao desempenho 4k no Far Cry 6 não achei justa, pois no geral nos testes a Nvidia se sai melhor que AMD ao meu ver, com exceção desse jogo que realmente foi gritante a diferença em 4k, acredito que seja apenas má optimização. então o que me levou a escolher a Nvidia? primeiro que ela tá pouca coisa abaixo nos preços no mercado e eu já gastei demais com outras peças, mas o mais importante mesmo é a valorização que essas placas têm caso eu pense em revender, a AMD desvaloriza mais com o tempo. então é isso, como não vi uma vantagem absoluta na questão desempenho, onde cada uma se sai melhor em cada jogo, acabei decidindo optar por Nvidia, mas valeu mesmo por disponibilizar seu tempo com as informações, vai ajudar bastante gente.
 
cara, eu pesquisei muito antes e acabei optando por pegar a RTX 3060 ti mesmo. tem muitos jogos que rodam melhor na AMD, mas tem muitos que rodam melhor na Nvidia, inclusive essa citação ao desempenho 4k no Far Cry 6 não achei justa, pois no geral nos testes a Nvidia se sai melhor que AMD ao meu ver, com exceção desse jogo que realmente foi gritante a diferença em 4k, acredito que seja apenas má optimização. então o que me levou a escolher a Nvidia? primeiro que ela tá pouca coisa abaixo nos preços no mercado e eu já gastei demais com outras peças, mas o mais importante mesmo é a valorização que essas placas têm caso eu pense em revender, a AMD desvaloriza mais com o tempo. então é isso, como não vi uma vantagem absoluta na questão desempenho, onde cada uma se sai melhor em cada jogo, acabei decidindo optar por Nvidia, mas valeu mesmo por disponibilizar seu tempo com as informações, vai ajudar bastante gente.

Na verdade até existe uma certa vantagem para a AMD em 1080p. Mas em 4K a vantagem praticamente desaparece, fora a questão do Ray Tracing que é importante pra muita gente. O que se paga a mais pela 6700 XT servirá apenas pra quando os jogos exigirem mais de 8gb em 4K e o usuário poder fazer uso dos 12gb da 6700 XT. Porque em 4K se não exigir mais de 8gb, ambas empatam.
Pra mim vc fez o melhor negócio, mesmo que desconsidere o quesito revenda. AMD não pode querer concorrer em preço com nVidia.
 
Na verdade até existe uma certa vantagem para a AMD em 1080p. Mas em 4K a vantagem praticamente desaparece, fora a questão do Ray Tracing que é importante pra muita gente. O que se paga a mais pela 6700 XT servirá apenas pra quando os jogos exigirem mais de 8gb em 4K e o usuário poder fazer uso dos 12gb da 6700 XT. Porque em 4K se não exigir mais de 8gb, ambas empatam.
Pra mim vc fez o melhor negócio, mesmo que desconsidere o quesito revenda. AMD não pode querer concorrer em preço com nVidia.
Faz sentido o que vc disse... Agora que eu comprei a 3060 ti vi que o preço da 6700 xt tá bem interessante a vista, ficou abaixo do valor que paguei na Nvidia, só não conheço a marca. valeria a pena se eu tivesse essa grana pra desembolsar, mas peguei parcelado por R$ 2700 e até o momento foi o melhor preço a prazo que encontrei em qualquer loja.
 
Faz sentido o que vc disse... Agora que eu comprei a 3060 ti vi que o preço da 6700 xt tá bem interessante a vista, ficou abaixo do valor que paguei na Nvidia, só não conheço a marca. valeria a pena se eu tivesse essa grana pra desembolsar, mas peguei parcelado por R$ 2700 e até o momento foi o melhor preço a prazo que encontrei em qualquer loja.

Relaxa e aproveita. Eu paguei quase R$ 3700 na minha há uns meses atrás julgando ser um bom negócio e me ferrei rs. A sua pouco se desvalorizará.
 
boa noite, estou em duvida para comprar umas das duas com esse setup
x570 aorus ultra
ryze 7 5800x
gabinete lian li perfomance
water cooler lian li 240mm
SSD samsung 480gb
SSD kingdian 1tb
2x8 xpg d80 3200mhz
fonte xpg 850w plus gold
alguém me recomenda uma delas ?
 
boa noite, estou em duvida para comprar umas das duas com esse setup
x570 aorus ultra
ryze 7 5800x
gabinete lian li perfomance
water cooler lian li 240mm
SSD samsung 480gb
SSD kingdian 1tb
2x8 xpg d80 3200mhz
fonte xpg 850w plus gold
alguém me recomenda uma delas ?
Vai depender dos jogos q irá rodar c/ + freq. Tem vários benchs no YT em q pra cada jogo uma vga se sai melhor e ainda tem a questão de revenda a longo prazo, como os colegas citaram, Nvidia desvaloriza bem - q AMD. É um ponto a + q vc bota na balança na hr de escolher uma delas.
 
Vai depender dos jogos q irá rodar c/ + freq. Tem vários benchs no YT em q pra cada jogo uma vga se sai melhor e ainda tem a questão de revenda a longo prazo, como os colegas citaram, Nvidia desvaloriza bem - q AMD. É um ponto a + q vc bota na balança na hr de escolher uma delas.
obrigado
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo