Ryzen 5 5600x a 80° no csgo

Sim o 2600X é bem mais frio. 7nm vs 12nm é muita coisa, as moléculas de silício ficam muito mais coladas umas nas outras, é até compreensível a dificuldade com as temperaturas. O escroto mesmo é a AMD empurrar um cooler que não segura direito nem na Europa.

Bom saber... Vou ficar de olho aqui, até porque quis arriscar num cooler meio xingling aqui (Gamemax Gamma 300) que me pareceu bom, mesmo porque esses coolers do tipo torre não cabem no meu gabinete.
 
Bom, li meio por cima o topico...
Mas tem dois fatos aqui que com toda certeza esta afetando o nosso amigo...
1º - Processador : Nova arquitetura, reduz tamanho, produz o mesmo calor, isso é algo básico que todos sabem oque ocorre ...

2º - Não foi especificado gabinete e coolers, e se nosso amigo tiver coolers de RGB, já sabemos que seu desempenho é de ruim a no máximo enfeite visual...

Então fica em aberto, voce especificar seu Gabinete / Coolers para que possamos indicar oque realmente esta errado, fora o fato de não haver cooler na frontal
 
Bom, li meio por cima o topico...
Mas tem dois fatos aqui que com toda certeza esta afetando o nosso amigo...
1º - Processador : Nova arquitetura, reduz tamanho, produz o mesmo calor, isso é algo básico que todos sabem oque ocorre ...

2º - Não foi especificado gabinete e coolers, e se nosso amigo tiver coolers de RGB, já sabemos que seu desempenho é de ruim a no máximo enfeite visual...

Então fica em aberto, voce especificar seu Gabinete / Coolers para que possamos indicar oque realmente esta errado, fora o fato de não haver cooler na frontal
O gabinete é um Archangel X RGB, que ja vem com um fan na parte de trás, além disso tem mais dois fans pichau feather branco de 120mm na parte de cima.
 
O gabinete é um Archangel X RGB, que ja vem com um fan na parte de trás, além disso tem mais dois fans pichau feather branco de 120mm na parte de cima.
Frontal fechada, voce vai precisar de um bom kit de refrigeração ai...
Faça um teste, abra a tampa lateral e veja quais serão as temp, se caso der muita diferença, realmente esta sendo fluxo de ar
 
31HPZKVFP6L._AC_SY355_.jpg

Frontal fechada, voce vai precisar de um bom kit de refrigeração ai...
Faça um teste, abra a tampa lateral e veja quais serão as temp, se caso der muita diferença, realmente esta sendo fluxo de ar
Então, no lado direito na parte frontal ele tem uma abertura pra passagem do ar, não sei se é suficiente e se compensa colocar fans ali.
Fiz o stress test do cpu z com a tampa aberta e fechada, a diferença foi de ~4° C (73°C tampa fechda // 69°C tampa aberta)
 
Última edição:
Então, no lado direito na parte frontal ele tem uma abertura pra passagem do ar, não sei se é suficiente e se compensa colocar fans ali.
Fiz o stress test do cpu z com a tampa aberta e fechada, a diferença foi de ~4° C (73°C tampa fechda // 69°C tampa aberta)

Temperatura esta muito boa para um stress, ja que normalmente voce nem chega a usar tanto seu processador em jogos, ainda mais CS
Tendo essa diferença de apenas 4ºC, com gabinete aberto, acho que temperatura mais baixas que isto, só com WC, porem tanto como esta agora, ou com WC, são maneiras "safe" de usar, nao acho preciso voce investir, apenas se quiser ...
Talvez unica influencia seria vida util do seu conjunto, mas estamos falando de algo que nem as fabricantes conseguem calcular, e com certeza sera mais que 4 anos se não ocorrer nada exuberante
 
Então, ontem fui testar o rtx do minecraft por curiosidade, e, por mais absurdo que possa parecer o processador chegou a 83°C!
Fiz stress test de 10 minutos no cinebench no multi core, e a máxima foi de 74°C com tampa fechada.
O que será que esta levando games como CS, Far cry 5 e até mesmo minecraft com rtx chegarem a temperaturas tão altas, beirando os 80°C ou até passando disso?
 
Então, ontem fui testar o rtx do minecraft por curiosidade, e, por mais absurdo que possa parecer o processador chegou a 83°C!
Fiz stress test de 10 minutos no cinebench no multi core, e a máxima foi de 74°C com tampa fechada.
O que será que esta levando games como CS, Far cry 5 e até mesmo minecraft com rtx chegarem a temperaturas tão altas, beirando os 80°C ou até passando disso?
Talvez seja a junção de calor gerado pelos outros componentes...
Como alguns citarão a cima, pode ser que os VRM por serem inferiores esquentem, ai temos o calor gerado pela placa de video, entre outros...
Ai onde entra a questão do fluxo, onde 4 ºC nao fazia diferença (69-73) , talvez de 80 para 76 seja algo já interessante...
Esse processador, ja veio instalado na placa? Voce mesmo que montou? qual pasta térmica foi utilizada?
 
Talvez seja a junção de calor gerado pelos outros componentes...
Como alguns citarão a cima, pode ser que os VRM por serem inferiores esquentem, ai temos o calor gerado pela placa de video, entre outros...
Ai onde entra a questão do fluxo, onde 4 ºC nao fazia diferença (69-73) , talvez de 80 para 76 seja algo já interessante...
Esse processador, ja veio instalado na placa? Voce mesmo que montou? qual pasta térmica foi utilizada?
Comprei o Pc pronto na Pichau, não me foi informado a pasta térmica.
 
Se a temperatura do cpu jogando (quando não está 100%) está bem maior que a em stress (quando está a 100%) provavelmente é problema de circulaçãode ar no gabinete mesmo, pois o calor da gpu deve estar influenciando na do processador. Esse design de gabinete não tem muito o que fazer, o fluxo de ar é limitado talvez o watercooler na frente pegando um ar mais "fresco" melhore um pouco.

Por curiosidade, como fica a temperatura da gpu jogando?
 
Se a temperatura do cpu jogando (quando não está 100%) está bem maior que a em stress (quando está a 100%) provavelmente é problema de circulaçãode ar no gabinete mesmo, pois o calor da gpu deve estar influenciando na do processador. Esse design de gabinete não tem muito o que fazer, o fluxo de ar é limitado talvez o watercooler na frente pegando um ar mais "fresco" melhore um pouco.

Por curiosidade, como fica a temperatura da gpu jogando?
Jogando The Witcher 3, chegou a 69°.
Será que colocando 3 fans de 120mm na frente, mais um air cooler melhor, eu consigo amenizar os problemas de aquecimento?
 
Jogando The Witcher 3, chegou a 69°.
Será que colocando 3 fans de 120mm na frente, mais um air cooler melhor, eu consigo amenizar os problemas de aquecimento?
se vc monta-se pc assim aberto num pedaco de madeira sera que temperatura melhoraria? pois nao seria aquela estufa que é dentro do gabinete fechado, o ar local iria diretamente nas peças sem "acumular" calor em excesso ali no ambiente, salvo se local que pc esta estiver quente se tiver 40 graus na sala onde esta o equipamento nada adiantaria daí :/ mas partindo que local onde ta PC esteja 26 graus acho que seria bom esse esquema


 
Última edição:
Em parte, o problema é devido a uma placa mãe bem simples para um CPU tão parrudo e esquentado. Cuidado pra não acabar forçando demais e queimando ambos. Com um cooler melhor deve cair um pouco essas temperaturas, mas o ideal seria substituir a placa mãe por uma com melhor projeto energético e de dissipação térmica.

Não colocaria nenhuma parte da culpa da temperatura mais alta na placa mãe, essa placa mãe dele leva o 5600x numa boa, sem qualquer tipo de problema. Com certeza parte do problema está no air cooler e no gabinete com airflow debilitado...
 
Galera, meu pc pré montado chegou hoje, é equipado com uma Asus A520m k, R5 5600x e uma 3060ti com um air cooler pichau sage. Bem, fui abrir o csgo pra testar, e percebi que o processador em um certo momento bateu 81°, porém com a média de 70°, gostaria de saber oque posso fazer em relação a isso, algum upgrade no air cooler?
(Rodando o google chrome, ou qualquer outro app leve a média é de 56-60 °)
O 5600x É FODIDAMENTE quente, ele pega 80 graus facinho com o cooler dele. Tu tem que pegar um air ou wc melhor.
 
Comprei um PC da Pichau, montagem pró porca. No meu caso...
- Cooler de duas torres e dois ventiladores, um deles jogava o ar pra fora o outro jogava o ar pra dentro.
- Ventoinha traseira jogava o ar pra dentro
- Ventoinhas superiores jogavam o ar pra fora (isso está certo)

Cara processadorea de 65W não requerem uma super placa mãe e seu Pc esquentar não é problema da placa.

Hj eu tenho uma RTX3070 antes tinha uma 1060. Antes meu CPU ficava a 42° ocioso, 60° jogando e 72° renderizando. Depois... CPU ocioso a 54°, jogando a 72° e renderizando se eu não colocasse o ventilador na frente do PC ele crashava.... Isso num Ryzen 3600X com undervolt.

Solução... Arranquei a fonte do gabinete, antes ela ficava colada na VGA e isso esquentava demais a fonte, a VGA e todo o fluxo de ar do PC.

Voltou a ficar como era... Agora vc gasta 5 mil numa VGA e tem um cooler de 80 reais, não faz sentido. Se sua 3060ti é o modelo de dois ventiladores ela vai ser bem nervosinha e teu fluxo de ar interno vai ficar bem comprometido. Se sua VGA fica muito próxima da fonte, TB.

Se vc comprar uma fan de 120mm e grudar grampos nessa pequena torre do seu cooler deve melhorar significativamente o seu fluxo de ar pelos heatpipes.

A curto prazo e de forma barata essa é a sua melhor solução (ligando a fan 120mm direto na força e não na placa mãe)

Ficou grande... Né?
Espero ter ajudado.
 
Original, torrador de CPU, note que no meio das duas torres eu coloquei um fan de 120mm TB, resultado, -8°


Fonte pra fora:



Gambiarra detalhada:



Esse é o resultado:



Aí vc pode pensar... Mas o cara comprou uma 3070 e tem um gabinete de 200 reais... Tchê eu tenho criança, cachorro, gato, papagaio... O PC fica escondido embaixo da TV, de lado... A única coisa que dá pra fazer é ligar e desligar, dali e não caí, dali ninguém derruba. Talvez fosse bem mais frio se ficasse de pé... Mas talvez ele caísse então melhor esperar as cria crescerem e não dar sorte pro azar.

O terror de night city
 
Editado por um moderador:
“Quero ser claro ao dizer que todos nós na AMD vemos temperaturas de 90ºC (5800X/5900X/5950X) e 95ºC (5600X) como normais e de encontro ao próprio design dos CPUs. A ideia sempre foi esta para chegar a novos níveis de performance.”

Eu estava mega preocupado tb, quanto mais que em determinada temperatura escuto o barulho alto vindo do pc como se fosse coil, mas nao é da minha VGA, é da mobo. Acontece quando abro days gone, o que me desencoraja de jogar esse game.
 
os ryzen 5000 são assim mesmo infelizmente, eles não sabem se gerenciar e superaquecem sem necessidade em jogos que usam poucos núcleos como o caso do cs que é mais voltado a performance single core, é justamente nestes casos que o ryzen ferve, aqui tenho um 5900x com um scythe mugen 5 usando a fan do hyper 212 que é bem mais forte que a padrão dele e pasta térmica gelid gc extreme e bate tb mais de 72 graus no cs, bate 75 no pes 2021, mas já em jogos que usam bem os núcleos ele funciona bem, bate 60 no f1 2021, 58 no bf5, enfim quanto mais single o jogo for mais ele vai ferver por não saber se gerenciar

vc pra amenizar isso pode desativar o pbo ou setar manualmente os valores padrões de consumo do seu processador na bios, mas a solução ideal aí é uma refrigeração melhor mesmo, um scythe mugen 5 ia casar muitíssimo bem pra vc

não recomendo de jeito nenhum o overclock com clock fixo e vcore fixo, isso mata a performance single core dele, ideal é o curve optimizer o que além de dar uma reduzida nas temps e ainda melhora o desempenho em single e em multi
 
Como os amigos disseram....seu conjunto pode estar gerando uma grande quantidade de calor e este calor pode estar circulando dentro do seu gabinete, melhor teste para saber se o problema está ai mesmo seria abrir a lateral e colocar um ventilador grande mesmo ligado do lado e monitorar as temps, já vi casos que este teste reduziu em 12 graus a temperatura, mostrando que o case não estava circulando bem o ar. E o seu setup merece um cooler melhor!!! Aqui só estou jogando cs no esquentadinho do 5900x e não passa de 72-75 jogando!!! Tenho um gabinete corsair carbide 500r, fluxo de ar top dentro do gabinete!! Abs e espero ter ajudado!!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo