[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zxf95
  • Data de Início Data de Início

Qual o seu salário em reais?

• Abaixo de 1000

Votes: 48 4.9%
  • De 1001 a 2000

Votes: 126 12.9%
  • De 2001 a 3000

Votes: 92 9.4%
  • De 3001 a 5000

Votes: 204 20.9%
  • De 5001 a 8000

Votes: 187 19.2%
  • De 8001 a 10000

Votes: 65 6.7%
  • De 10001 a 15000

Votes: 107 11.0%
  • De 15001 a 20000

Votes: 49 5.0%
  • De 20001 a 30000

Votes: 46 4.7%
  • Acima de 30000

Votes: 50 5.1%

• Total de votos
    974
Pessoal boa noite, vou ser bem simples e objetivo. Atualmente hoje trabalho em uma grande instituição financeira, salario ok , benefícios também porem achei que iria demorar mais tempo (estou há 4 anos) a pressão por metas, atendimentos aos mais (malucos) diversos clientes e etc estão me deixando bem desanimando. Decidi que em 2025 iria mudar e conversando com um amigo que esta na área de dados e acabou me incentivando. Tenho formação em Ciência da computação, administração e pós em gerenciamento de projetos, porem minha experiencia majoritária e relevante é de instituição financeira. Por conta própria mesmo assinei um curso de uma escola famosa de Gerente de Dados e estou estudando (Power Bi, Python , SQL e etc...) minha pergunta chave é não me importaria em ganhar menos apenas queria ter a porta de entrada e depois buscaria conhecimento, como eu poderia fazer para estar acelerando esse processo de migração ?

Estou um pouco parecido contigo. A diferença que minha graduação é em ciências sociais e tenho pós em Finanças, Investimentos e Banking. E tenho certificações CEA, CFP e PQO Operações. Vou fazer 10 anos neste ano. Porém, estou desanimado pelos mesmo motivos que você e também por estar estagnado no cargo de início. Confesso que dormi no ponto e só fui correr atrás e me preocupar com minha carreira de 2020 para cá, mas só venho morrendo na praia. Fiz o concurso da CEF e fiquei numa boa colocação.

Mas ultimamente estou pensando em partir para outra área e não sei qual. Estou aqui batendo cabeça se vou pra área de TI, análise de dados ou algo do tipo.

Cargo: Desenvolvedor .NET Pleno
Salário: 4100 (PJ)
Tempo na Empresa: 3 anos e 4 meses
Tempo na Área: 4 anos
Formação: Cursando Sistemas de Informação

Passei muito tempo mexendo com desktop, praticamente toda carreira. Para o mercado devo ser um júnior em tecnologia web. Preciso me atualizar e aprender mais sobre tecnologia web, porque no meu serviço usam muito pouco, quase nada. Assim conseguirei um salário maior em outra empresa, vou tentar esse ano me atualizar e chegar a 8k de salário, essa é minha meta.

Aqui na empresa não sei se sou sênior ou pleno, sou o desenvolvedor mais experiente e que pega os projetos maiores (não que isso seja grande coisa), mas ganho igual pleno, então coloquei pleno no cargo.
Cargo: Desenvolvedor .NET Sênior
Salário: 9500 (PJ)
Tempo na Empresa: 4 meses
Tempo na Área: 5 anos

Estou trabalhando pela consultoria. Agora estou mexendo bastante com tecnologia nova em torno do ambiente .NET. Mexo banco de dados, back-end, front-end e entendo bem as regras de negócio.

Minha única dúvida é como posso aumentar esse salário, eu queria chegar a 12k, como posso progredir mais? Sou bom no que faço, sempre elogiado.

Ultimamente ando tendo algumas entrevistas na minha área, o que é um bom sinal de que minha xp está batendo com o que as empresas andam buscando, o problema é que sempre no final acabo recebendo aquele famigerado e-mail automático de que escolheram outra pessoa
Mas pra mim isso é meio que o normal, de 100 aplicações, somente umas 10 vc recebe o retorno para entrevista e em uma é aprovado, mas vou por enquanto continuando estudando pra tirar mais certificados e me manter atualizado
Próxima semana msm terei mais duas entrevistas em inglês e nessa agora terei um entrevista em português e na outra um teste para uma vaga que pode me alçar e mto na minha área
Gozado que dps que fiz minha primeira entrevista em inglês eu parei de ter aquele medo de arriscar falar em outra língua, tipo, tô batendo de frente msm até pra ter mais xp em como a gringaiada realiza seus processos e melhorar minha fala (mas já adiantando, só pela primeira entrevista que tive, é mil vezes melhor que todas as que eu tive em pt)

Estou trabalhando pela consultoria. Agora estou mexendo bastante com tecnologia nova em torno do ambiente .NET. Mexo banco de dados, back-end, front-end e entendo bem as regras de negócio.

Minha única dúvida é como posso aumentar esse salário, eu queria chegar a 12k, como posso progredir mais? Sou bom no que faço, sempre elogiado.
Tá dormindo no ponto, meu sobrinho ganha 8k com 19 anos, nem terminou a faculdade de T.I ainda.

Tás ganhando mal!!!

Hoje em dia era pra ti estar ganhando no mínimo uns 13 - 14 mil.

Troca de consultoria, vai em site de vagas e vai se candidatando pra tudo que vier.

Bem que acho que 5 anos ainda não é sênior!!!

A não ser que começou como júnior com 12 anos.

Tás ganhando mal!!!

Hoje em dia era pra ti estar ganhando no mínimo uns 13 - 14 mil.

Troca de consultoria, vai em site de vagas e vai se candidatando pra tudo que vier.

Bem que acho que 5 anos ainda não é sênior!!!

A não ser que começou como júnior com 12 anos.
Esse papo de Junior, Pleno e Sênior tá ficando uma salada mal feita, empresando chamando nego com 5 anos de casa de Júnior enquanto outras com Sênior com os msms quatro anos
Acho que o que mais vale é se o cara consegue bancar a posição

Esse papo de Junior, Pleno e Sênior tá ficando uma salada mal feita, empresando chamando nego com 5 anos de casa de Júnior enquanto outras com Sênior com os msms quatro anos

Trabalho de sênior, salário de júnior. :vai:

A questão é que tempo de trabalho trás experiência, geralmente por se ter um longo tempo de trabalho, já se passou por muitos projetos e resolveu muitos problemas, com isso trás um conhecimento que é difícil de se aprender e que não é ensinado em cursos / faculdade.

Geralmente se contrata sênior pra resolver problemas mais complexos e trazer mais experiência.

Quando tudo está bem e dentro do normal fica fácil bancar a posição, mas na hora que aparece algum problema sério ou não documentado, um sênior com experiência vai ajudar ou resolver muito mais facilmente.

A questão é que tempo de trabalho trás experiência, geralmente por se ter um longo tempo de trabalho, já se passou por muitos projetos e resolveu muitos problemas, com isso trás um conhecimento que é difícil de se aprender e que não é ensinado em cursos / faculdade.

Geralmente se contrata sênior pra resolver problemas mais complexos e trazer mais experiência.

Quando tudo está bem e dentro do normal fica fácil bancar a posição, mas na hora que aparece algum problema sério ou não documentado, um sênior com experiência vai ajudar ou resolver muito mais facilmente.
Concordo, tanto que fiz um teste hj para uma vaga de Infra Pleno que, pelo que a recrutadora me informou, vc poderia colocar claramente como sendo um projeto para Sênior

Concordo, tanto que fiz um teste hj para uma vaga de Infra Pleno que, pelo que a recrutadora me informou, vc poderia colocar claramente como sendo um projeto para Sênior
O problema é que muitas empresas fecham contrato com o governo, falando que vão colocar 3 sênior no projeto, programadores com certificação e tudo CLT. Dai transformam uma pessoas com 5 anos de trabalho em sênior, pagam salario de pleno e ainda por cima como PJ.

Vi isso acontecer recentemente!!

Acho tempo uma medida ruim. Um tempo atrás estava pipocando casos de desenvolvedores sênior com 10 anos de experiência, sendo demitidos nos layoffs. Quando se olhava de perto o currículo da pessoa, esta pulou de empresa em empresa, nas quais ficava muito pouco tempo para ter feito algum projeto de verdade e normalmente errava em coisas nível júnior.

O problema é que muitas empresas fecham contrato com o governo, falando que vão colocar 3 sênior no projeto, programadores com certificação e tudo CLT. Dai transformam uma pessoas com 5 anos de trabalho em sênior, pagam salario de pleno e ainda por cima como PJ.

Vi isso acontecer recentemente!!
Acho que até contratos que não envolvam governo as empresas tem essa mania de meter um Sênior que, de fato, nem Sênior é só para seguir os requisitos e abocanhar o contrato
Acho tempo uma medida ruim. Um tempo atrás estava pipocando casos de desenvolvedores sênior com 10 anos de experiência, sendo demitidos nos layoffs. Quando se olhava de perto o currículo da pessoa, esta pulou de empresa em empresa, nas quais ficava muito pouco tempo para ter feito algum projeto de verdade e normalmente errava em coisas nível júnior.
Essa época de fartas vagas (pandemia e pós) quem aproveitou essa fase de ficar pulando de trampo em trampo pra aumentar o salário se deu bem, hj a parada é totalmente diferente e só algumas poucas almas ainda possuem esse privilégio pq tmb "comeram" em xp em cada empresa

Você está muito bem, parabéns! Apenas 25 anos e ganhando tudo isso é pra se orgulhar!

Continue estudando e trabalhando. Às vezes, a pessoa pode até manjar muito das coisas, mas fica numa empresa que não valoriza, desprenda-se disso e busque sempre melhores oportunidades. Sucesso!

Concordo com o user a cima, está ganhando muito bem, como é PJ recomendo começar a fazer uma reserva para se aposentar, pense em fazer uma previdência privada, nela você consegue abater imposto de renda também,

Acredito que você precise de tempo e experiência para ganhar mais, já está ganhando muito acima do pessoal na sua idade, então não se afobe

Fiz uma entrevista em novembro (nem sei como me acharam, só me chamaram no Whatsapp) para uma vaga de Analista de Segurança da Informação Senior.

Entrevista técnica mandei bem, mostrei que só SonarQube seria o mesmo que nada. Perguntaram quanto eu queria e o orçamento para a vaga era até R$11k. Então, pedi 11k xD

Tinha plano de saúde, R$1k de vale alimentação + refeição, Udemy ilimitado, plano pra arrumar os dentes, Gympass e essa coisaiada.

Fiz todos os exames, pois ia trampar nesse CLT e junto com o meu PJ atual. Na hora de assinar o contrato tinha cláusula de exclusividade que nem me avisaram nas entrevistas. Ai declinei.

Você precisa saber vender seu peixe.

Mais importante do que saber programar é demonstrar o que você fez com o conhecimento que tem, quais desafios você superou que trouxe resultados as empresas, isso é o que enche os olhos de quem quer contratar e poucos fazem... se resumem a um curriculo com descritivo de skills, projetos que participou e escrever que sabe trabalhar em equipe.

E se você não tem muita coisa pra falar sobre isso é porque você é bom em fazer o feijão com arroz, mas pra níveis maiores , demonstrar resultados significativos será exigido.

Como a considerar em mudar minha carreira para a área da TI kkkkk

Como a considerar em mudar minha carreira para a área da TI kkkkk
Hoje em dia pra ti fazer mudança de carreira vai ser complicado, as vagas de entrada tão uma briga de foice no escuro. Só recomendo se tu conseguir migrar pra área técnica da tua empresa e conseguir um tempo de experiência antes de entrar de cabeça.

Lembrando que quem ganha 4-6k na área dificilmente vai vir aqui postar no tópico, rs. É viés de seleção puro.

Hoje em dia pra ti fazer mudança de carreira vai ser complicado, as vagas de entrada tão uma briga de foice no escuro. Só recomendo se tu conseguir migrar pra área técnica da tua empresa e conseguir um tempo de experiência antes de entrar de cabeça.

Lembrando que quem ganha 4-6k na área dificilmente vai vir aqui postar no tópico, rs. É viés de seleção puro.
Eu tava brincando, já tenho minha carreira formada e ganho mais de R$10.000,00

As vezes penso na area da Ti por causa da flexibilidade de poder fazer home office e trabalhar em outros paises,

Como engenheiro já é mais complicado

Eu tava brincando, já tenho minha carreira formada e ganho mais de R$10.000,00

As vezes penso na area da Ti por causa da flexibilidade de poder fazer home office e trabalhar em outros paises,

Como engenheiro já é mais complicado
Olha eu ai, mas ainda não cheguei nos 10k haha

Olha eu ai, mas ainda não cheguei nos 10k haha
Importante olhar a região e qual sua engenharia, eu sou mecânico e moro em uma região industrial do Rio grande do Sul, ai fica mais fácil kkkkk
Também já tenho 31 anos, então tenho experiência na área, dai fica mais fácil

Importante olhar a região e qual sua engenharia, eu sou mecânico e moro em uma região industrial do Rio grande do Sul, ai fica mais fácil kkkkk
Também já tenho 31 anos, então tenho experiência na área, dai fica mais fácil
Acredito que você se daria bem por aqui.
Sou Engenheiro Civil, moro em Manaus - AM. Trampo em uma empresa que trabalha diretamente com a Zona Franca de Manaus.
Tenho uns 5 anos de XP, somente rrsrs.

Acredito que você se daria bem por aqui.
Sou Engenheiro Civil, moro em Manaus - AM. Trampo em uma empresa que trabalha diretamente com a Zona Franca de Manaus.
Tenho uns 5 anos de XP, somente rrsrs.
Comecei cursando engenharia civil, mas minha cidade é pequena e ia precisar sair daqui para achar emprego,
Mudei para mecânica e estou bem feliz, o custo de vida é baixo e ganho bem,
Acredito que ai deva ter muita vaga para mecânica kkkkk
5 anos de experiência já começa a ficar bom

Users who are viewing this thread

Voltar