[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zxf95
  • Data de Início Data de Início

Qual o seu salário em reais?

• Abaixo de 1000

Votes: 48 4.9%
  • De 1001 a 2000

Votes: 126 12.9%
  • De 2001 a 3000

Votes: 92 9.4%
  • De 3001 a 5000

Votes: 204 20.9%
  • De 5001 a 8000

Votes: 187 19.2%
  • De 8001 a 10000

Votes: 65 6.7%
  • De 10001 a 15000

Votes: 107 11.0%
  • De 15001 a 20000

Votes: 49 5.0%
  • De 20001 a 30000

Votes: 46 4.7%
  • Acima de 30000

Votes: 50 5.1%

• Total de votos
    974
Levando em consideração aqui no RJ, pago num apto de 2 quartos com condominio na ZO 2k.

Moro na região do camorim, bem perto da barra e pontos legais. Não consigo nada igual nesse preço na ZS, mas na ZN acharia mais barato só que em lugar pior talvez.
Tudo é questão de ver o bairro que morar.

Levando em consideração aqui no RJ, pago num apto de 2 quartos com condominio na ZO 2k.

Moro na região do camorim, bem perto da barra e pontos legais. Não consigo nada igual nesse preço na ZS, mas na ZN acharia mais barato só que em lugar pior talvez.
Tudo é questão de ver o bairro que morar.
É imóvel próprio ou alugado?

A questão central é que postaram: "Pode-se viver bem com 10k EM QUALQUER LUGAR DO BRASIL".

Mostrei que não é bem assim.

No seu caso e de muitos outros, vocês vivem em cidades menores. As 3 maiores metrópoles tem um custo de vida elevado. Com 10k bruto não consegue adquirir um imóvel em boa localidade. O que disse sobre boa localidade? Não precisar perder mais de 1 hora em condução pra ir pro trabalho, dando o total de 2 horas por dia.

E não, se omitir a informação 10k LÍQUIDO, deve-se considerar o ganho bruto por regra.
Só pra registro:

Praia Grande (SP):
Assim como no caso do interior, Praia Grande também possui um IPTU mais caro do Brasil com a per capita bem alta, R$739,00.

Não se compara com a capital, óbvio. Ainda é mais caro que a maioria das cidades que os nobres colegas de fórum vivem.

Só pra registro:

Praia Grande (SP):
Assim como no caso do interior, Praia Grande também possui um IPTU mais caro do Brasil com a per capita bem alta, R$739,00.

Não se compara com a capital, óbvio. Ainda é mais caro que a maioria das cidades que os nobres colegas de fórum vivem.
IPTU é episódico e somente incide uma vez no ano.

Condomínio, prestação de imóvel, aluguel são mensais e são as despesas que mais pesam no orçamento. O aluguel costuma ser mais leve, prestação de imóvel fica sempre na margem de 30% do salário (financiamento, modo de aquisição de 99% dos brasileiros).

Exemplo: Meu IPTU é de R$ 5.235,89 + TCL de R$ 432,54. Alíquota do IPTU de 1% (máxima permitida). Como moro em casa, não pago condomínio predial.

Niterói cobra alíquota máxima de IPTU se seu imóvel tem valor venal maior que R$ 165.000,00.

Se eu morasse no bairro de Icaraí, por exemplo, teria que pagar um IPTU de 1% do valor venal, mais um condomínio médio de R$ 2.400,00 no mês. E estou considerando um prédio mais antigo sem garagem para carro (feito na década de 1970, com encanamento e eletricidade antiquadas). Os atuais tem condomínio superior a R$ 3.600,00.

Para conseguir comprar um imóvel em Niterói com salário bruto de 10k, precisaria adquirir uma casa num bairro da Região Oceânica, que fica a 50 minutos de distância do centro de Niterói.

Os melhores empregos (que pagam mais de 10k/mês) estão na cidade do Rio de Janeiro, então soma esse deslocamento, mais a travessia da ponte/barca (25 a 45 minutos) só para chegar no centro do Rio de Janeiro.

O custo na cidade do Rio de Janeiro é maior, tanto que tem o êxodo de pessoas que moram no Rio de Janeiro para Niterói para adquirir imóveis melhores e mais baratos. Como sei disso? Meu irmão é dono de imobiliária e me repassou o que está acontecendo com o mercado de imóveis.

É imóvel próprio ou alugado?
Alugado. Não pretendo ficar por aqui para sempre nem pagando kkkkk

Logo quero ir pra uma cidade do interior do ES viver mais tranquilo.

IPTU é episódico e somente incide uma vez no ano.

Condomínio, prestação de imóvel, aluguel são mensais e são as despesas que mais pesam no orçamento. O aluguel costuma ser mais leve, prestação de imóvel fica sempre na margem de 30% do salário (financiamento, modo de aquisição de 99% dos brasileiros).

Exemplo: Meu IPTU é de R$ 5.235,89 + TCL de R$ 432,54. Alíquota do IPTU de 1% (máxima permitida). Como moro em casa, não pago condomínio predial.

Niterói cobra alíquota máxima de IPTU se seu imóvel tem valor venal maior que R$ 165.000,00.

Se eu morasse no bairro de Icaraí, por exemplo, teria que pagar um IPTU de 1% do valor venal, mais um condomínio médio de R$ 2.400,00 no mês. E estou considerando um prédio mais antigo sem garagem para carro (feito na década de 1970, com encanamento e eletricidade antiquadas). Os atuais tem condomínio superior a R$ 3.600,00.

Para conseguir comprar um imóvel em Niterói com salário bruto de 10k, precisaria adquirir uma casa num bairro da Região Oceânica, que fica a 50 minutos de distância do centro de Niterói.

Os melhores empregos (que pagam mais de 10k/mês) estão na cidade do Rio de Janeiro, então soma esse deslocamento, mais a travessia da ponte/barca (25 a 45 minutos) só para chegar no centro do Rio de Janeiro.

O custo na cidade do Rio de Janeiro é maior, tanto que tem o êxodo de pessoas que moram no Rio de Janeiro para Niterói para adquirir imóveis melhores e mais baratos. Como sei disso? Meu irmão é dono de imobiliária e me repassou o que está acontecendo com o mercado de imóveis.
Coloquei no Zap Imóveis pra comparar, nas mesmas condições, aluguel de apartamento no tal Icaraí e no meu bairro.
2 quartos, 2 banheiros, 1 garagem.

Os dois primeiros resultados de cada:

Icaraí
  • 85 m² - R$ 3100
  • 78 m² - R$ 2100

Boqueirão
  • 59 m² - R$ 4000
  • 70 m² - R$ 4500
Nem quis olhar o condomínio.

Não foi colocado nada disso. Se atenha a discussão, fazer favor.

Foi colocado sim.

Teve user aí acima associando salário baixo e pobreza com comer salsicha e carne moída com frequência, o que é verdade.

Mas essa realidade é muito distante de quem ganha 10k, que era o tema da discussão.

Logo, a gente supõe que o user em questão precise de um salário de 20k ou mais pra não precisar comer salsicha. Acredito que por isso ele mencionou "bolha", porque o cara tá em Nárnia, fora da realidade.
Dá para viver bem com 10k? Claro que dá, morar em periferia pagando 1~1,5k no aluguel, andar de moto usada sem seguro e estacionar na rua, jantar linguiça, carne moída e salsicha com frequência, ou seja, viver como a maioria da população vive...ou seja, viver mal, aí dá e sobra.

fórum é bolha
galera viaja pq maioria aqui pensa: ou é 8 ou 80
ou tu mora em área nobre ou periferia...

como assim vc acha q vive bem? vc não tem ar condicionado no banheiro nem na garagem? vc não come queijo do himalaia retirado das cabras de olhos verdes que ouvem música clássica? vc não faz viagem internacional 4x ao ano? vc não tem um colchão de 15k então vc deve dormir mal........

esse conceito de viver bem é extremamente subjetivo
tem gente q ganha 2 salários mínimos e vive bem pq pra ele viver bem é pagar contas e ir pra praia 1x por ano com a família
tem gente q ganha 40k e acha q precisa ganhar mais pq mal da pra pagar o cartão :shrug: - lembra desse caso?
cabras de olhos verdes que ouvem música clássica... rs.

Eu lendo tudo isso sobre a renda de 10k:

10k hoje não tem o poder de compra de 4k de 10 anos atrás.
o real perdeu muito o poder de compra, dólar muito alto..

ap na minha cidade, 50m² ta em 300k
lote em torno de 110k

não sei se compro um ap, se construo, ou se me largo pra praia morar numa barraca e viver da minha arte..

não sei se compro um ap, se construo, ou se me largo pra praia morar numa barraca e viver da minha arte..
É sempre uma opção.
Fazer cachimbos com gnomos esperando a nave mãe de durepox vir te buscar junto de outros hippies bicho grilo, eu diria que é uma vitória!

É sempre uma opção.
Fazer cachimbos com gnomos esperando a nave mãe de durepox vir te buscar junto de outros hippies bicho grilo, eu diria que é uma vitória!
Depois de ler colegas achando que alguns super ricos vão inventar um salário universal, e toda a população terrestre gozará férias eternas enquanto os robôs trabalham, ir pra praia e vender a arte por lá parece ser mais racional.

O que disse sobre boa localidade? Não precisar perder mais de 1 hora em condução pra ir pro trabalho, dando o total de 2 horas por dia.

Em SP não importa onde vc more, se precisar usar qualquer veículo para ir trabalhar, mesmo que seja uma Ferrari, vai levar no mínimo 1 hora só pra ir... :cool:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depois de ler colegas achando que alguns super ricos vão inventar um salário universal, e toda a população terrestre gozará férias eternas enquanto os robôs trabalham, ir pra praia e vender a arte por lá parece ser mais racional.

Consumo excessivo de cogumelos dá nisso.

Dá para comprar sem problemas casa própria com 10K brutos, afinal o preço da prestação não é muito maior que o aluguel, claro que não vai ser em área nobre, mas também não precisa ser em periferia, pois tem muitos bons bairros intermediários em São Paulo onde compra-se um apto mais antigo porém bom e espaçoso ou um apto novo de menor tamanho por R$500K, R$400K e as vezes até um pouco menos, bem perto de estações de metrô e com ótima infra-estrutura (comércio, escolas, shoppings etc) em volta, essa inclusive é a média de preço por um apto mais modesto de 2 quartos em bairros da Zona Norte ou Leste, como Mooca, Brás, Belenzinho, Limão, Santana, Casa Verde, Penha e etc, que são bairros relativamente centrais (alguns tão centrais que ficam dentro da área de rodízio veicular), estão muito longe da periferia, vide exemplos abaixo de aptos na Mooca, bairro que eu acho bem legal para morar:

Note que a média de preço é até abaixo de R$500K, a taxa de condomínio é barata e a média de tamanho é uns 60m2. Vide este, com 82m2 e apenas R$320K

Estes mais antigos são muito espaçosos e com uma qualidade de contrução bem melhor que os mais novos, a desvantagem é que não tem garagem e por isso mesmo são mais baratos, mas isso não é problema pois existem zilhões de estacionamentos onde vc paga uma média de R$300,00 mensais e o custo mensal e acaba saindo mais barato que um apto com garagem cuja taxa de condomínio é bem mais alta.

O pessoal geralmente raciocina em bairro nobre versus periferia, não entendo isso, pois o que mais tem são opções intermediárias.

E claro, mesmo nos bairros intermediários, com 10K mensais não dá para querer comprar um apto mais luxuoso e cheio de traquitanas como piscina, academia, uma penca de áreas de lazer e etc, mesmo pq só o valor do condomínio vai ser bem caro.
Entendo a comparação que fala, o que digo é em questão de financiamento, hoje a caixa não financia imóveis usados sem uma entrada de 50% do valor do bem, caso consiga os 20% ainda assim em um apartamento de R$400.000 a entrada é de R$80.000, eu tinha isso por isso consegui comprar, outra coisa é relacionada ao valor que pode comprometer para fazer a compra, como eu tenho uma namorada que ganha uma renda de uns R$3.400 nossa renda ficou perto dos R$14.000, por isso conseguimos financiar o restante do valor, ou seja R$320.000, pois não podemos comprometer mais de 20% de nossa renda no aluguem.
Não é tão simples e nem tão facil, a baixo dessa renda fica muito mais dicil assim fazer a compra de um imóvel

Entendo a comparação que fala, o que digo é em questão de financiamento, hoje a caixa não financia imóveis usados sem uma entrada de 50% do valor do bem,

Na Caixa a entrada é 30% pela tabela SAC e 50% pela PRICE. Na grande maioria dos casos SAC é mais vantajoso, as parcelas diminuem bastante com o tempo e ainda mais se forem feitas amortizações. Na verdade não conheço ninguém que comprou imóvel via PRICE.

O comprometimento de renda máximo que as financiadoras aceitam é de 30% sobre o rendimento bruto, então com 10K de salário bruto dá pra bancar uma parcela de 3K (se o resto das suas despesas permitirem, naturalmente)

Eu preferi comprar pelo Itaú, assim como outras pessoas que conheço, pois por incrível que pareça saía até um pouquinho mais barato e era bem menos burocrático, Caixa é cheia de frescura. Lembrando que mesmo para imóveis mais baratos agora outros bancos além da Caixa podem fazer pelo Minha Casa Minha Vida.

Como eu tinha condições acabei optando por financiamento de 10 anos, opção que na Caixa não tinha, pois aí os juros são menores, e acabei quitando o apto em 3 anos e 9 meses fazendo pgtos avulsos e matando muito mais juros (no fim paguei uma merreca de juros). Mas mesmo se fizer em 20 anos ou mais, é uma boa usar qq dinheiro extra para quitar antecipado e matar juros.

Na Caixa a entrada é 30% pela tabela SAC e 50% pela PRICE. Na grande maioria dos casos SAC é mais vantajoso, as parcelas diminuem bastante com o tempo e ainda mais se forem feitas amortizações. Na verdade não conheço ninguém que comprou imóvel via PRICE.

O comprometimento de renda máximo que as financiadoras aceitam é de 30% sobre o rendimento bruto, então com 10K de salário bruto dá pra bancar uma parcela de 3K (se o resto das suas despesas permitirem, naturalmente)

Eu preferi comprar pelo Itaú, assim como outras pessoas que conheço, pois por incrível que pareça saía até um pouquinho mais barato e era bem menos burocrático, Caixa é cheia de frescura. Lembrando que mesmo para imóveis mais baratos agora outros bancos além da Caixa podem fazer pelo Minha Casa Minha Vida.

Como eu tinha condições acabei optando por financiamento de 10 anos, opção que na Caixa não tinha, pois aí os juros são menores, e acabei quitando o apto em 3 anos e 9 meses fazendo pgtos avulsos e matando muito mais juros (no fim paguei uma merreca de juros). Mas mesmo se fizer em 20 anos ou mais, é uma boa usar qq dinheiro extra para quitar antecipado e matar juros.
me dá uma ideia...

Você já calculou quanto tu gastou fazendo o financiamento, inclusive todas as taxas do banco?

Foi colocado sim.

Teve user aí acima associando salário baixo e pobreza com comer salsicha e carne moída com frequência, o que é verdade.

Mas essa realidade é muito distante de quem ganha 10k, que era o tema da discussão.

Logo, a gente supõe que o user em questão precise de um salário de 20k ou mais pra não precisar comer salsicha. Acredito que por isso ele mencionou "bolha", porque o cara tá em Nárnia, fora da realidade.
Como você mesmo falou antes: ''Deixa de ser exagerado''. Eu não disse que quem ganha 10k precisa comer salsicha para sobreviver mas sim que pra sobrar sim, aí precisa baixar o nível mesmo.

10K tá BEM LONGE de poder comprar travesseiros de 400,00, ir no cruzeiro do Neymar ou comprar Lamborghini...Para poder começar a ter algo minimamente próximo disso, como um Cruzeiro de 3 dias da CVC nas férias, já vai ter que começar SIM a incluir refeições mais baratas, morar em locais mais afastados, etc...pois MORAR BEM DEMAIS EM QUALQUER LUGAR DO BRASIL (Suas palavras) com 10k definitivamente não dá.
Deixa de ser exagerado.

10k no Brasil tu vive BEM DEMAIS.

Tá querendo o que? Comprar uma lamborghini? Ir no próximo cruzeiro do Neymar?
10k você mora bem em qualquer lugar do Brasil.

Quem ganha 10k na periferia é só o dono da boca ou miliciano.

Só para inicio de conversa com 10k, segundo o próprio simulador do site da CAIXA , no SAC e conseguindo financiar 70% (Máximo) você só consegue hoje pegar um imóvel de 310.000,00 ou vai ter que juntar exatos 286.914,41, sei lá como, para dar de entrada em um apto de 500k (Lembrando que 10k tá fora do MCMV e os juros disparam), agora vai dar uma olhada em RJ, SP ou BSB em um bairro classe média o quanto custa um imóvel de pelo menos uns 50m2 lá (Afinal, você falou de VIVER BEM DEMAIS), o preço do m2 em SP é de 11.374! Até em CAMPO LIMPO, um dos bairros mais baratos de SP em que tem que se esforçar muito para dizer que é classe média, o m2 está acima de 7k...aqui o VIVER BEM DEMAIS já vai ter que cair o nível pra caber no bolso (310k) com parcelas de 2.5k (3.5k com IPTU, condominio e contas) em um apertamento de 35m2 pra morar em bairro classe média....e olha que tô considerando apenas bairros classe média e não bairros nobres visto que você esbravejou QUALQUER lugar do Brasil.

Lamborghini? Vamos simular algo ''próximo'', um Gol 2020 em que a tabela Fipe é 50k, digamos que você além da entrada do Apertamento ainda consegue dar 20% de entrada e financia os outros 40k em 60x com juros de 2% (Em média hoje para um veículo usado), na calculadora aqui deu 1.150,00 de parcela e vamos colocar o seguro mais barato que existe, o 100% digital Pier que muitos criticam mas dane-se, e + o IPVA, vai dar algo próximo de 1.5k mensal só nele....somando com o 3.5k do ap já morreu 5k só pra tu respirar em um apertamento de 35m2 e sair com um gol 2020 por aí...agora digamos que você come ''muito bem'' com 500,00 então sobrou 1.5k pra colocar gasolina no golzão e sair vivendo muito bem por aí. Isso tá ruim? ÓBVIO que não, tá acima de 95% da população! Mas dizer que isso é VIVER BEM DEMAIS em QUALQUER LUGAR DO BRASIL é complicado

Viver bem = viver de boa.

Esse fórum é uma bolha hilária, 90% dos brasileiros vivem com até 3 salários mínimos por mês.
10k vive bem sim, dá pra comer alimentos saudáveis, ter um carrinho, um apezinho em um local maneiro e com um esforcinho dá até pra passar alguns dias no Chile nas férias anual sem entrar no cheque especial...mas o outro user esbravejou VIVER BEM DEMAIS e em QUALQUER LUGAR DO BRASIL e que quem não vive bem DEMAIS é porque tá querendo comprar Lamborghini ou ir no Cruzeiro do Neymar, olha a diferença kkkkkkk Confesso que antigamente eu via aqueles prédios enormes e bonitos ali da zona oeste/sul de SP e também pensava que era necessário ganhar uns 10k pra morar ali mas hoje vejo que é preciso muito mais que isso, o site da Caixa tá aí pra provar.

Última edição:
10k vive bem sim, dá pra comer alimentos saudáveis, ter um carrinho, um apezinho em um local maneiro e com um esforcinho dá até pra passar alguns dias no Chile nas férias anual sem entrar no cheque especial...mas o outro user esbravejou VIVER BEM DEMAIS e em QUALQUER LUGAR DO BRASIL e que quem não vive bem DEMAIS é porque tá querendo comprar Lamborghini ou ir no Cruzeiro do Neymar, olha a diferença kkkkkkk
Um casal com renda líquida de 16 mil por mês vive uma vida confortável em SP morando na Mooca ou na Lapa, e olha que considero SP um dos lugares mais insalubres do mundo.

Você usou hipérbole e o outro rapaz também, dá pra viver de boa com 10k per capita ou até menos em casal sem filho até mesmo em SP.
Rio e Brasília desconheço, mas acredito que não se viva mal com essa renda.

Edit: vi seu edit sobre prédios na zona oeste e por curiosidade fui ver o preço de um apartamento bem arrumadinho em Perdizes, onde morei há 10 anos: quase 900 mil por 54m².

Se o seu "antigamente" se situar em 2014 chuto que daria para pensar, nessa época esse mesmo apartamento custava 500k.
Inflação corroeu o poder de compra de 10 anos pra cá

Última edição:
então sobrou 1.5k pra colocar gasolina no golzão e sair vivendo muito bem .

Suas contas continuam não batendo. Quem gasta 1500 de combustível pra trabalhar em um golzão? Isso é custo de carro 2.0, por ai. Você nitidamente tá fora da realidade e sem parâmetros. Certamente, deve ter um custo de vida altíssimo.

Você procura seus argumentos buscando validação e fica aí imaginando como a pessoa deve gastar. Como eu disse, esse análise é complexa. Na minha visão é possível viver muito bem e ponto final. Agora quem define esse "muito bem" é você e os outros almofadinhas que se revoltaram com a minha afirmação.

Um casal com renda líquida de 16 mil por mês vive uma vida confortável em SP morando na Mooca ou na Lapa, e olha que considero SP um dos lugares mais insalubres do mundo.

Você usou hipérbole e o outro rapaz também, dá pra viver de boa com 10k per capita ou até menos em casal sem filho até mesmo em SP.

Edit: vi seu edit sobre prédios na zona oeste e por curiosidade fui ver o preço de um apartamento bem arrumadinho em Perdizes, onde morei há 10 anos: quase 900 mil por 54m².

Se o seu "antigamente" se situar em 2014 chuto que daria para pensar, nessa época esse mesmo apartamento custava 500k.
10k per capita já melhora radicalmente, principalmente pois o mais caro que é a residência, que com as contas chega a 50% da renda líquida de um, permanece praticamente o mesmo valor em dois.... e realmente, quando vejo que até antes da crise haviam carros 0km por 37k, e isso não faz nem 5 anos, vejo o quanto que o poder de compra foi pro saco, talvez 2014 comprasse mas hoje com 10k não mora em Perdizes mas nem a pau

Suas contas continuam não batendo. Quem gasta 1500 de combustível pra trabalhar em um golzão? Isso é custo de carro 2.0, por ai. Você nitidamente tá fora da realidade e sem parâmetros. Certamente, deve ter um custo de vida altíssimo.

Você procura seus argumentos buscando validação e fica aí imaginando como a pessoa deve gastar. Como eu disse, esse análise é complexa. Na minha visão é possível viver muito bem e ponto final. Agora quem define esse "muito bem" é você e os outros almofadinhas que se revoltaram com a minha afirmação.
Eu não disse gastar os 1.500 somente de gasolina kkkk mas tá bem, quem define o bem demais é só você e não eu então chega.

da pra viver bem no rio?

O cara vem, solta que o conceito dele de viver bem é o conceito dele e ponto final e já mete que quem não concorda é "almofadinha".

Então tá né, dá pra ver que tem gente vivendo bem mas continua sem o mínimo de educação.

me dá uma ideia...
Você já calculou quanto tu gastou fazendo o financiamento, inclusive todas as taxas do banco?

Claro! Na verdade eu calculei isso umas 500 vezes nas minhas trocentas simulações, eu tinha uma penca de planilhas, cheguei a quase ter estafa de tanta calculeira, por isso me lembro bem.

No meu caso, no fim das contas paguei só uns 17% do valor do financiamento com juros + taxas + seguro, primeiro pq peguei juros a 6,9% por ano (SELIC tava baixa, animei a comprar justo por isso), segundo por por financiar em apenas 10 anos e terceiro pq quitei em apenas 3 anos e 9 meses, então o banco teve que que me devolver uma batelada de juros.

O imóvel custava R$450 mil, eu dei uns 34% (R$150 mil) de entrada e financiei R$300 mil, no fim das contas paguei apenas uns R$50 mil de juros + taxas

Como comparação, se eu pagasse normalmente em 10 anos, sem amortizar nada, teria pago uns 55% , ou uns R$160 mil de juros + taxas

Um financiamento de 20 anos a coisa fica feia, fica em torno de 200% só de juros e taxas, vc paga quase 2 aptos só de juros e taxas! Ou mais que 2 aptos se as taxas estiverem altas, lembrando que esses meus dados são com juros de 6,9% aa (que dá uma taxa efetiva de uns 9 ou 10% aa com todas as taxas e seguros embutidos).

Por isso é importante antecipar parcelas sempre que puder com qualquer dinheiro que sobrar (13 salario, etc), já que dificilmente vc consegue um investimento que pague mais que os juros cobrados pelas financiadoras. Antecipando por exemplo só 1 parcela, vc na verdade quita umas 3 ou 4 parcelas só pelo desconto dos juros e também diminui o prazo do financiamento.

Claro! Na verdade eu calculei isso umas 500 vezes nas minhas trocentas simulações, eu tinha uma penca de planilhas, cheguei a quase ter estafa de tanta calculeira, por isso me lembro bem.

No meu caso, no fim das contas paguei só uns 17% do valor do financiamento com juros + taxas + seguro, primeiro pq peguei juros a 6,9% por ano (SELIC tava baixa, animei a comprar justo por isso), segundo por por financiar em apenas 10 anos e terceiro pq quitei em apenas 3 anos e 9 meses, então o banco teve que que me devolver uma batelada de juros.

O imóvel custava R$450 mil, eu dei uns 34% (R$150 mil) de entrada e financiei R$300 mil, no fim das contas paguei apenas uns R$50 mil de juros + taxas

Como comparação, se eu pagasse normalmente em 10 anos, sem amortizar nada, teria pago uns 55% , ou uns R$160 mil de juros + taxas

Um financiamento de 20 anos a coisa fica feia, fica em torno de 200% só de juros e taxas, vc paga quase 2 aptos só de juros e taxas! Ou mais que 2 aptos se as taxas estiverem altas, lembrando que esses meus dados são com juros de 6,9% aa (que dá uma taxa efetiva de uns 9 ou 10% aa com todas as taxas e seguros embutidos).

Por isso é importante antecipar parcelas sempre que puder com qualquer dinheiro que sobrar (13 salario, etc), já que dificilmente vc consegue um investimento que pague mais que os juros cobrados pelas financiadoras. Antecipando por exemplo só 1 parcela, vc na verdade quita umas 3 ou 4 parcelas só pelo desconto dos juros e também diminui o prazo do financiamento.
rpz... topi....

se formos colocar a inflação de 3anos e 9meses... nao saiu alto..... é uma coisa que as vezes as pessoas esquecem.... olhando assim, parece que você só pagou a "inflação" e nada mais.

meu perfil é de não entrar em financiamento..... até hoje nunca entrei... mas cometo um erro que é nao investir o dinheiro em qualquer coisa que seja (papeis do tesouro ou qualuqer outra coisa).... vou conversar com um colega entendido disso... esse ano é juntar pra comprar um carro zero.

Users who are viewing this thread

Voltar