[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zxf95
  • Data de Início Data de Início

Qual o seu salário em reais?

• Abaixo de 1000

Votes: 48 4.9%
  • De 1001 a 2000

Votes: 126 12.9%
  • De 2001 a 3000

Votes: 92 9.4%
  • De 3001 a 5000

Votes: 204 20.9%
  • De 5001 a 8000

Votes: 187 19.2%
  • De 8001 a 10000

Votes: 65 6.7%
  • De 10001 a 15000

Votes: 107 11.0%
  • De 15001 a 20000

Votes: 49 5.0%
  • De 20001 a 30000

Votes: 46 4.7%
  • Acima de 30000

Votes: 50 5.1%

• Total de votos
    974
Namorar uma chinesinha cairia bem.
Elas costumas ser feias, mas quando são belas, são MUITO belas:

Ixi... justamente esta questão de namoro os ocidentais mais reclamam, os chineses em geral são muito tradicionalistas, namoro lá em geral é coisa séria, tem que ter aprovação dos pais, rspeitar a família e etc, não tem muito essa coisa de pegação não.

A cultura do "namorar pra casar" é ainda meio forte por lá. Claro que tem muita vida noturna, bares, clubes, boates e etc, mas as pessoas costumam ir nesses lugares em grupos já meio fechados (amigos do trabalho, escola, vizinhança, etc) não é comum ir para uma balada pra "pegar alguém".

Mas tem muitos aplicativos de namoro na China... só que tudo em chinês, claro...

Última edição:
Aqui no brasil mesmo ganhando mais de 10k não temos poder de compra nenhum... Está tudo complicado
Ta de sacanagem que 10k não da ? como o amigo disse acima, 10k da pra viver muito bem.
Problema que muita gente ganha 10k e gasta 15k, quer luxar como se fosse milionário, gastar tudo adoidado, sem planejamento, sem se preocupar com nada, aí logico que a conta não fecha.

Deixa de ser exagerado.

10k no Brasil tu vive BEM DEMAIS.

Tá querendo o que? Comprar uma lamborghini? Ir no próximo cruzeiro do Neymar?
Ta de sacanagem que 10k não da ? como o amigo disse acima, 10k da pra viver muito bem.
Problema que muita gente ganha 10k e gasta 15k, quer luxar como se fosse milionário, gastar tudo adoidado, sem planejamento, sem se preocupar com nada, aí logico que a conta não fecha.
10k pode não ser suficiente para viver em certas cidades com conforto adequado (boa localização). Exemplos: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Dá pra viver? Sim, mas vai morar em cidade dormitório ou na periferia. O que vai perder no tempo de condução derruba sua qualidade de vida.

Em tempo: na postagem estou considerando comprar casa propria, não morando de aluguel.

10k pode não ser suficiente para viver em certas cidades com conforto adequado (boa localização). Exemplos: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Dá pra viver? Sim, mas vai morar em cidade dormitório ou na periferia. O que vai perder no tempo de condução derruba sua qualidade de vida.

Em tempo: na postagem estou considerando comprar casa propria, não morando de aluguel.
concordo em partes.

1- sobre condução = 100% - negócio é trampo remoto, o que é dificil pra engenheiro conseguir creio eu.
2- sobre ganhar 10k ainda sim ter que morar em Periferia/bairro mais afastado e cidade dormitório... infelizmente sim se for SP/RJ/BH a não ser que a pessoa seja solteira, aí pode alugar um cubiculo num bairro melhor. Pra comprar casa própria ganhando 10k é complicado mesmo, se for casado e a esposa/esposo ganhar o mesmo fica mais facil pra guardar uma grana e financiar o resto mas solteiro é mais dificil também...

concordo em partes.

1- sobre condução = 100% - negócio é trampo remoto, o que é dificil pra engenheiro conseguir creio eu.
2- sobre ganhar 10k ainda sim ter que morar em Periferia/bairro mais afastado e cidade dormitório... infelizmente sim se for SP/RJ/BH a não ser que a pessoa seja solteira, aí pode alugar um cubiculo num bairro melhor. Pra comprar casa própria ganhando 10k é complicado mesmo, se for casado e a esposa/esposo ganhar o mesmo fica mais facil pra guardar uma grana e financiar o resto mas solteiro é mais dificil também...
Na minha postagem considerei o valor bruto, que após os descontos (previdência, IR e afins) cai para uns 7k líquido.

10k líquido é renda de quem recebe uns 15k, coisa de 50% de acréscimo.

Não acho que viver de aluguel seja uma boa ideia. Nenhum banco vai aceitar um financiamento habitacional com renda de 7k líquida para comprar um apartamento de 2 quartos (se pensa em ter família) nas cidades que citei nos bairros de classe média. Nos bairros mais afastados é uma possibilidade.

Trabalho 100% remoto é uma possibilidade para certos setores, para outros será semipresencial ou presencial.

Esse fórum faz eu percebe que escolhi a profissão errada hahaha

Sim, mas vai morar em cidade dormitório ou na periferia. O que vai perder no tempo de condução derruba sua qualidade de vida.

Não sei quem é pior: o cara que diz que com 10k não compra nada ou quem diz que com 10k só dá pra morar em periferia das cidades grandes.

A realidade de vocês está completamente distorcida. Vocês falam como se fossem um Norueguês falando do Brasil, comparando com as coisas de lá.

10k você mora bem em qualquer lugar do Brasil.

Quem ganha 10k na periferia é só o dono da boca ou miliciano.

Não sei quem é pior: o cara que diz que com 10k não compra nada ou quem diz que com 10k só dá pra morar em periferia das cidades grandes.

A realidade de vocês está completamente distorcida. Vocês falam como se fossem um Norueguês falando do Brasil, comparando com as coisas de lá.

Ou nossos conceitos de "morar bem" são bem diferentes ou tu mora num lugar com custo de vida muito abaixo da média.

Larga de ser infantil e apresente seus argumentos como um adulto.

Leu o que postei? Mora nas 3 cidades que citei como exemplo?

Se acha que com 10k bruto conseguirá morar em um imóvel próprio maior que um cubículo num bairro de classe média bem localizado num desses centros que citei está enganado.

Ou nossos conceitos de "morar bem" são bem diferentes ou tu mora num lugar com custo de vida muito abaixo da média.
Cidades médias e do interior tem custo de vida proporcionalmente menor e os salários também são menores.

Se acha que com 10k bruto conseguirá morar em um imóvel próprio maior que um cubículo num bairro de classe média bem localizado num desses centros que citei está enganado.

Cidades médias e do interior tem custo de vida proporcionalmente menor e os salários também são menores.
Eu moro numa cidade com ~60mil habitantes, o custo é bem mais baixo do que grandes metrópoles mesmo.

E mesmo assim pra uma pessoa "morar bem" e estar realmente no conforto, tem que ser ele mais ele apenas, carro econômico e barato (seguro e IPVA), se tiver que bancar um filho em escola particular já era as contas. Mesmo aqui no interior, um imóvel acima de kitnet de universitário (apartamento com uma suíte + 1 quarto + 1 vaga de garagem pelo menos), já tá rompendo os 2~2,5mil sem dificuldades. Pro cara que recebe 7k líquido, é 1/3 da renda só no aluguel pra "morar bem". Se ele apenas se preocupa com a moradia mesmo, vai, mas se ele quer manter um padrão geral condizente com a residência "de quem mora bem", vai passar sufoco.

Tá osso.

Estou considerando os 10k líquidos, mas seja bruto ou líquido, pra quem gasta 400 reais em um travesseiro, qualquer lugar é caro de morar, certo?

No final da história, nem eu nem você estamos certos. Tem gente que precisa de mais, outros de menos, essa análise não tem fim.

Custo de vida no Brasil varia demais de uma cidade para outra, podendo chegar a quase 50%.

comparativo-custo-de-vida.png

Mesmo lá fora existem essas discrepâncias, como o meme da Califórnia X Texas.

5ac76425a9705.jpeg

Estou considerando os 10k líquidos, mas seja bruto ou líquido, pra quem gasta 400 reais em um travesseiro, qualquer lugar é caro de morar, certo?

No final da história, nem eu nem você estamos certos. Tem gente que precisa de mais, outros de menos, essa análise não tem fim.
Pelo menos em SP, RJ e BSB certeza que com 10k bruto não vive tãoooo bem assim (Que dá uns 7k liquido)....Pega o Quinto Andar, qualquer apertamento de 30~40m2 em bairro classe média é acima de 2~2.5k já, soma com as contas básicas e já morreu 3k...mesmo que tu pegue um carro 2010 de 25k (Tô sendo beeem generoso) já morre mais 1k de financiamento, aqui já deu 4k...Quem ganha 10k não vai tomar Dolly e comer arroz com salsicha todo dia, aqui se for solteiro já morre mais 1k, aqui já deu 5k...Agora soma estacionamento no serviço, seguro do carro, e qualquer besteirinha já dá 5.5k...Pronto, sobrou 1.5k para você ''luxar'' nos finais de semana e ''investir'' com o que sobrar ou ''guardar'' pra viajar, afinal você é rico com 10k (Isso se você levar marmita todos os dias e for solteiro e sem filhos, caso contrário F)

Dá para viver bem com 10k? Claro que dá, morar em periferia pagando 1~1,5k no aluguel, andar de moto usada sem seguro e estacionar na rua, jantar linguiça, carne moída e salsicha com frequência, ou seja, viver como a maioria da população vive...ou seja, viver mal, aí dá e sobra.

Dá para viver bem com 10k? Claro que dá, morar em periferia pagando 1~1,5k no aluguel, andar de moto usada sem seguro e estacionar na rua, jantar linguiça, carne moída e salsicha com frequência, ou seja, viver como a maioria da população vive...ou seja, viver mal, aí dá e sobra.

Se você for inteligente de verdade, não precisa comer mal pra ter dinheiro a mais no final do mês. Embora essa seja a realidade de muitos brasileiros, não é a de quem ganha 10k. Como eu disse acima, essa análise é bem complexa. Basta verificar a quantidade de "se" que existe no seu post.

Se você for inteligente de verdade, não precisa comer mal pra ter dinheiro a mais no final do mês. Embora essa seja a realidade de muitos brasileiros, não é a de quem ganha 10k. Como eu disse acima, essa análise é bem complexa. Basta verificar a quantidade de "se" que existe no seu post.
Pelo menos a nutricionista da minha esposa passou uma dieta para ''viver bem'' que de forma alguma dá pra gastar menos de 1k/mês por pessoa, queijos brancos/Peito de peru com requeijão light no pão integral no café da manhã, enormes quantidades de proteína animal em cada refeição além de um potinho de iorgurte diet antes de dormir, aliás, até adoçante é de um ingrediente que esqueci o nome que custa nada menos que 15,00 sendo apenas 65ml...E claro, quando você ganha 10k você consequentemente não vai comprar óleo de soja para por na salada por exemplo. Ganho 2k de VA e não dura o mês todo (Casal sem filhos), sou de origem pobre, consigo me virar com muuuuito menos que isso, mas não sei pra você, mas pra mim (E pra maioria) quando se fala de ''viver muitooo bem'' é no mínimo poder comprar carro zero (Nem que seja um basicão), morar em um apartamento de pelo menos uns 50m2 em bairro legal, fazer viagens internacionais de vez em quando, etc, e não ficar levando caderninho no mercado para economizar 200 reais, trocando patinho na promoção ao invés de contra filé, para no final de semana poder levar o filho no zoológico.

E como eu mencionei anteriormente a alimentação em casa é o de menos, só o apertamento de 1 quarto e 35m2 já toma 30% da sua renda liquída, e lá nem somei os passeios de ''classe média'' em que qualquer restaurante classe média nas capitais não sai por menos de 250 o casal, se você comer 1 vez por final de semana e sem cinema depois, e ficando o domingo olhando pro nada depois, já acabaria o orçamento que passei ali acima....Isso definitivamente não é ruim, mas ''viver muitoooo bem'' também não é kkkkkkk

Ganho, somando os beneficios, muito acima de 10k e tenho um poder de compra muito inferior a de quando era operário de fábrica no Japão...aqui é tudo muito caro, o salário mínimo Brasileiro por hora é de 6,90, acho insano que em qualquer restaurante ''classe média'' um prato custa quase 2 dias de trabalho de um trabalhador de salário mínimo, o suco mais 2 horas, uma única hora de boliche custa até mais que 2 dias de serviço, aliás, até um simples corte de cabelo custa praticamente 1 dia inteiro de trabalho e se você for comparar eletrônicos então, aí ferrou.

Última edição:

Mano 10k bruto é 7k limpo, para ter estudado 7 anos da vida, mais pós graduação, inglês e outras línguas, é muito pouco, realmente não faz muito,
Eu cuido muito com os gastos, mas tudo está caro, e sobre comprar um apartamento, so comprei o meu pois tinha dinheiro guardado, como o colega ali falou, com menos de 13k de renda tu não financia nada... Hoje eu pago 3k só de financiamento ainda por cima... No Brasil está insalubre viver...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo menos a nutricionista da minha esposa passou uma dieta para ''viver bem'' que de forma alguma dá pra gastar menos de 1k/mês por pessoa, queijos brancos/Peito de peru com requeijão light no pão integral no café da manhã, enormes quantidades de proteína animal em cada refeição além de um potinho de iorgurte diet antes de dormir, aliás, até adoçante é de um ingrediente que esqueci o nome que custa nada menos que 15,00 sendo apenas 65ml...E claro, quando você ganha 10k você consequentemente não vai comprar óleo de soja para por na salada por exemplo. Ganho 2k de VA e não dura o mês todo (Casal sem filhos), sou de origem pobre, consigo me virar com muuuuito menos que isso, mas não sei pra você, mas pra mim (E pra maioria) quando se fala de ''viver muitooo bem'' é no mínimo poder comprar carro zero (Nem que seja um basicão), morar em um apartamento de pelo menos uns 50m2 em bairro legal, fazer viagens internacionais de vez em quando, etc, e não ficar levando caderninho no mercado para economizar 200 reais, trocando patinho na promoção ao invés de contra filé, para no final de semana poder levar o filho no zoológico.

E como eu mencionei anteriormente a alimentação em casa é o de menos, só o apertamento de 1 quarto e 35m2 já toma 30% da sua renda liquída, e lá nem somei os passeios de ''classe média'' em que qualquer restaurante classe média nas capitais não sai por menos de 250 o casal, se você comer 1 vez por final de semana e sem cinema depois, e ficando o domingo olhando pro nada depois, já acabaria o orçamento que passei ali acima....Isso definitivamente não é ruim, mas ''viver muitoooo bem'' também não é kkkkkkk

Ganho, somando os beneficios, muito acima de 10k e tenho um poder de compra muito inferior a de quando era operário de fábrica no Japão...aqui é tudo muito caro, o salário mínimo Brasileiro por hora é de 6,90, acho insano que em qualquer restaurante ''classe média'' um prato custa quase 2 dias de trabalho de um trabalhador de salário mínimo, o suco mais 2 horas, uma única hora de boliche custa até mais que 2 dias de serviço, aliás, até um simples corte de cabelo custa praticamente 1 dia inteiro de trabalho e se você for comparar eletrônicos então, aí ferrou.
Pois é amigo, também me dou ao luxo em algumas coisas, mas aqui está impraticável,
Meu amigo mora e trabalha na Alemanha como faxineiro e tem o poder aquisitivo melhor que eu que sou engenheiro em uma empresa gigante...
Olha que moro no interior e aqui o custo de vida é muito mais barato, mesmo assim, viajar nunca da, comprar carro novo só se ganhar na loteria... Ou com um financiamento até morrer...

Com base no relato do seu amigo, você conseguiria tecer o cenário real do mercado de trabalho alemão? Pelo que andam noticiando, a indústria automobilística anda mal das pernas. Volks, BMW em recessão, cortes de empregos etc.. O modelo de bem estar social europeu é a principal razão do seu declínio como apontam diversos estudos. Apostaria nos EUA ou China, para emigrar.

Entendo que falam, mas essa é uma industria que não irá quebrar, crises vem e vão e a Alemanha ainda é a terceira maior economia do mundo, acredito que será algo passageiro,
EUA é complicado a imigração até onde eu saiba, e a China não consideraria ainda
Talvez outro pais da Europa então, mas o que tenho acompanhado é que a Alemanha tem 150k de vagas para engenheiros abertas.

Última edição:

Dá para comprar sem problemas casa própria com 10K brutos, afinal o preço da prestação não é muito maior que o aluguel, claro que não vai ser em área nobre, mas também não precisa ser em periferia, pois tem muitos bons bairros intermediários em São Paulo onde compra-se um apto mais antigo porém bom e espaçoso ou um apto novo de menor tamanho por R$500K, R$400K e as vezes até um pouco menos, bem perto de estações de metrô e com ótima infra-estrutura (comércio, escolas, shoppings etc) em volta, essa inclusive é a média de preço por um apto mais modesto de 2 quartos em bairros da Zona Norte ou Leste, como Mooca, Brás, Belenzinho, Limão, Santana, Casa Verde, Penha e etc, que são bairros relativamente centrais (alguns tão centrais que ficam dentro da área de rodízio veicular), estão muito longe da periferia, vide exemplos abaixo de aptos na Mooca, bairro que eu acho bem legal para morar:

Note que a média de preço é até abaixo de R$500K, a taxa de condomínio é barata e a média de tamanho é uns 60m2. Vide este, com 82m2 e apenas R$320K

Estes mais antigos são muito espaçosos e com uma qualidade de contrução bem melhor que os mais novos, a desvantagem é que não tem garagem e por isso mesmo são mais baratos, mas isso não é problema pois existem zilhões de estacionamentos onde vc paga uma média de R$300,00 mensais e o custo mensal e acaba saindo mais barato que um apto com garagem cuja taxa de condomínio é bem mais alta.

O pessoal geralmente raciocina em bairro nobre versus periferia, não entendo isso, pois o que mais tem são opções intermediárias.

E claro, mesmo nos bairros intermediários, com 10K mensais não dá para querer comprar um apto mais luxuoso e cheio de traquitanas como piscina, academia, uma penca de áreas de lazer e etc, mesmo pq só o valor do condomínio vai ser bem caro.

Última edição:
Se tu mora em goiania 10k dá para viver de boa, morando em regiao proxima ao "centro comercial" e é de boa.
Se tu mora nessas cidades que são uma bomba para viver o problema é seu e não da sua renda :shrug:.

Ah, pelo amor de Deus, mano. Nego chora demais

Na minha postagem considerei o valor bruto, que após os descontos (previdência, IR e afins) cai para uns 7k líquido.

10k líquido é renda de quem recebe uns 15k, coisa de 50% de acréscimo.

Não acho que viver de aluguel seja uma boa ideia. Nenhum banco vai aceitar um financiamento habitacional com renda de 7k líquida para comprar um apartamento de 2 quartos (se pensa em ter família) nas cidades que citei nos bairros de classe média. Nos bairros mais afastados é uma possibilidade.

Trabalho 100% remoto é uma possibilidade para certos setores, para outros será semipresencial ou presencial.
ah sim, 10k bruto tá lascado....e pra comprar casa boa, em um bairro melhor, com documentação em dia (não essas que só tem contrato de compra), com um salario desses a pessoa vai demorar anos pra guardar a grana/investir e ainda procurar um banco que financie em 30 anos

Pelo menos em SP, RJ e BSB certeza que com 10k bruto não vive tãoooo bem assim (Que dá uns 7k liquido)....Pega o Quinto Andar, qualquer apertamento de 30~40m2 em bairro classe média é acima de 2~2.5k já, soma com as contas básicas e já morreu 3k...mesmo que tu pegue um carro 2010 de 25k (Tô sendo beeem generoso) já morre mais 1k de financiamento, aqui já deu 4k...Quem ganha 10k não vai tomar Dolly e comer arroz com salsicha todo dia, aqui se for solteiro já morre mais 1k, aqui já deu 5k...Agora soma estacionamento no serviço, seguro do carro, e qualquer besteirinha já dá 5.5k...Pronto, sobrou 1.5k para você ''luxar'' nos finais de semana e ''investir'' com o que sobrar ou ''guardar'' pra viajar, afinal você é rico com 10k (Isso se você levar marmita todos os dias e for solteiro e sem filhos, caso contrário F)

Exatamente.

Mano 10k bruto é 7k limpo, para ter estudado 7 anos da vida, mais pós graduação, inglês e outras línguas, é muito pouco, realmente não faz muito,
Eu cuido muito com os gastos, mas tudo está caro, e sobre comprar um apartamento, so comprei o meu pois tinha dinheiro guardado, como o colega ali falou, com menos de 13k de renda tu não financia nada... Hoje eu pago 3k só de financiamento ainda por cima... No Brasil está insalubre viver...

Pois é amigo, também me dou ao luxo em algumas coisas, mas aqui está impraticável,
Meu amigo mora e trabalha na Alemanha como faxineiro e tem o poder aquisitivo melhor que eu que sou engenheiro em uma empresa gigante...
Olha que moro no interior e aqui o custo de vida é muito mais barato, mesmo assim, viajar nunca da, comprar carro novo só se ganhar na loteria... Ou com um financiamento até morrer...

Entendo que falam, mas essa é uma industria que não irá quebrar, crises vem e vão e a Alemanha ainda é a terceira maior economia do mundo, acredito que será algo passageiro,
EUA é complicado a imigração até onde eu saiba, e a China não consideraria ainda
Talvez outro pais da Europa então, mas o que tenho acompanhado é que a Alemanha tem 150k de vagas para engenheiros abertas.
só um detalhe tá, não vai atrás do faxineiro não porque na Alemanha (e Europa no geral) aluguel é um absurdo pra eles também, e tem uma baita concorrencia.

O custo de vida deles X salário é melhor em muitas coisas mesmo, alguél não é um deles. a não ser que você queira morar em um quarto/moquifo.

O erro do Brasileiro é não entender que não dá pra fazer conversão direta, lá você vai ganhar em Euro e ganhar em Euro, faça pesquisas de preço e custo de vida/salário dessa forma.

Última edição:
Ah, pelo amor de Deus, mano. Nego chora demais
Eu não chego perto de 10k (líquido ou bruto) e vivo bem.

Moro no centro da cidade, a dois quarteirões da principal avenida do comércio e a três da praia. Não é ap de luxo mas é de ótimo tamanho pra um casal, 2 quartos, sacada gourmet, etc. Compro minhas coisas com moderação e administrando as contas. E tirando uma época que minha esposa se envolveu em um engarrafamento e tivemos um puta prejuízo pagando 2 carros não passamos aperto.

Acho que a galera viaja na maionese no conceito de "viver bem".

Última edição:
Eu sou do RS, tenho carro (2008) e ap quitados (1 quarto, 46m²) em um bairro tranquilo, custo fixo praticamente em 2k mensais (água, luz, gás, internet, condomínio, academia, estacionamento privado próximo do trabalho), ai gasto mais 1k de mercado e mais uns 2k de bobagens (entre almoços no centro e pizzaria, churrascaria, sushi finais de semana)...isso daria uns 5k mensais. Mas isso é no RS aonde o custo de vida imagino ser metade mesmo de SP...creio que 7k não vive bem em SP, vive normal...

Custo de vida aumentou muito no Brasil da pandemia para cá, 10k em 2020 era outro nível, hoje já não é mais...óbvio que está melhor que muita gente (99% eu diria), mas não é o cara que viaja todo ano para fora do país por exemplo igual antes...

Moro no centro da cidade, a dois quarteirões da principal avenida do comércio e a três da praia. Não é ap de luxo mas é de ótimo tamanho pra um casal, 2 quartos, sacada gourmet, etc. Compro minhas coisas com moderação e administrando as contas. E tirando uma época que minha esposa se envolveu em um engarrafamento e tivemos um puta prejuízo pagando 2 carros não passamos aperto.

fórum é bolha
galera viaja pq maioria aqui pensa: ou é 8 ou 80
ou tu mora em área nobre ou periferia...

como assim vc acha q vive bem? vc não tem ar condicionado no banheiro nem na garagem? vc não come queijo do himalaia retirado das cabras de olhos verdes que ouvem música clássica? vc não faz viagem internacional 4x ao ano? vc não tem um colchão de 15k então vc deve dormir mal........

esse conceito de viver bem é extremamente subjetivo
tem gente q ganha 2 salários mínimos e vive bem pq pra ele viver bem é pagar contas e ir pra praia 1x por ano com a família
tem gente q ganha 40k e acha q precisa ganhar mais pq mal da pra pagar o cartão :shrug: - lembra desse caso?

A questão central é que postaram: "Pode-se viver bem com 10k EM QUALQUER LUGAR DO BRASIL".

Mostrei que não é bem assim.

No seu caso e de muitos outros, vocês vivem em cidades menores. As 3 maiores metrópoles tem um custo de vida elevado. Com 10k bruto não consegue adquirir um imóvel em boa localidade. O que disse sobre boa localidade? Não precisar perder mais de 1 hora em condução pra ir pro trabalho, dando o total de 2 horas por dia.

E não, se omitir a informação 10k LÍQUIDO, deve-se considerar o ganho bruto por regra.

fórum é bolha
galera viaja pq maioria aqui pensa: ou é 8 ou 80
ou tu mora em área nobre ou periferia...

como assim vc acha q vive bem? vc não tem ar condicionado no banheiro nem na garagem? vc não come queijo do himalaia retirado das cabras de olhos verdes que ouvem música clássica? vc não faz viagem internacional 4x ao ano? vc não tem um colchão de 15k então vc deve dormir mal........

esse conceito de viver bem é extremamente subjetivo
tem gente q ganha 2 salários mínimos e vive bem pq pra ele viver bem é pagar contas e ir pra praia 1x por ano com a família
tem gente q ganha 40k e acha q precisa ganhar mais pq mal da pra pagar o cartão :shrug: - lembra desse caso?
Tá viajando hein...

Não foi colocado nada disso. Se atenha a discussão, fazer favor.

Users who are viewing this thread

Voltar