TI já saturou a tempos, não olhe para o seu umbigo de sênior pipocando vaga, olha para galera que quer entrar como tá a concorrência e compara quando você começou a 10 anos atrás.
A concorrência sempre foi enorme, nos anos 1980 tive que fazer prova (um programa COBOL) para entrar em um estágio, eram 4 vagas e tinha uns 30 fazendo prova na mesma sala, a maioria estudava no mesmo curso técnico que eu que despejava novatos no mercado. Nesse eu passei, mas tinha sido reprovado em outra que submeteu trocentas provas, inclusive teste psicotécnico. Teve outra empresa (anos 90) que fui obrigado a fazer uma prova (várias na verdade) que durou nada menos que 11 horas.
Ainda considere que o mercado era bem menor também, não era qq empresa que tinha computador, e muitas que tinham ainda usavam serviços daqueles "birôs" de informática, que rodavam os sistemas e entregavam os relatórios impressos. Ou seja, o mercado era bem menor, ou vc trabalhava em empresa grande ou em um birô.
Só que tem uma coisa: A maioria entra na profissão de curioso, pq é moda, ganha bem e etc, e não tem a menor vocação, e isso só piorou muito de uns tempos pra cá. Eu fiz curso técnico e depois faculdade de TI, e posso falar que em ambos os casos só uns 6 ou 7 da turma toda tinham condição de trampar na área, sem falar que boa parte abandonava no meio. Tinha gente que achava que levava jeito pq "ficava o dia inteiro na internet", mas na primeira aula de álgebra booleana (que é a coisa mais básica de tudo em TI) entrava em pânico. Quando batia a cara em coisas como threads era o beijo da morte.
E o que mais tem hoje em dia é gente que lê uma coisa aqui e ali, faz um programinha copiando coisa aqui e acolá, mas não tem base teórica nenhuma, metodologia nenhuma, disciplina nenhuma, não sabe nem interpretar texto direito, achando que pode ser profissa de TI, mas não tem a menor condição. Se a pessoa não consegue nem entender o que está escrito em um manual, como vai ser profissional?