Musk é co-fundador de várias empresas de alta tecnologia: Tesla, SpaceX, NeuraLink entre outras empresas. Tem uma fortuna de US$ 400 bilhões e é um dos mais ricos da história.
Comprou a maioria destas empresas ou financiou as ideias de cientistas e engenheiros. Qual a genialidade nisso?
Quem desenvolveu tudo na Neuralink foi um grupo de cientistas e engenheiros especialistas em neurociência, bioquímica e robótica, Musk não desenvolveu p**** nenhuma, ele não é especialista em nada disso, só forneceu o dinheiro , qual a genialidade nisso?
A Tesla já existia, ele comprou, quem desenvolveu tudo foram os engenheiros da empresa, ele de novo só deu o dinheiro, qual a genialidade nisso?
Space-X a mesma coisa, Musk contratou Tom Muller, um engenheiro de foguetes que projetou os primeiros esboços dos projetos, depois foi contratando engenheiros da NASA ou usando consultoria de cientistas e engenheiros da NASA, em seguida consegui financiamento da NASA e mais consultoria da NASA, de novo Musk não projetou p**** nenhuma, só deu dinheiro (e nesse caso, a menor parte, o grosso vem da NASA), qual a genialidade disso?
Se tudo que suas empresas fazem NÃO é feito por ele, NÃO é projetado por ele, é apenas financiado por ele, e no caso da Space-X nem isso, já que maior parte da grana vem do governo dos EUA, qual a genialidade disso?
Qual a diferença da Space-X para a Boeing que construiu o Saturno V conforme os projetos dos engenheiros da NASA e que levou os homens à Lua ou da Grumman que projetou o Módulo Lunar de novo conforme as especificações da NASA? A única diferença é que os CEOs da Grumman e Boeing eram discretos e ninguém nem sabia quem eram, só isso.
Pior ainda: A Tesla ia quebrar em 2017 e foi literalmente salva pelo governo dos EUA. Ora, que diabos de genialidade é essa? Não fosse o governo a Tesla nem existiria mais.
Recentemente Musk deu uma demonstração fake de robôs, dizendo que eram autônomos mas todos eram remotamente controlados por humanos, ou seja, mentira descarada. Que genialidade é essa? Ele sequer foi gênio o suficiente para conseguir encobrir a farsa, e aí nós vemos como Musk virou uma espécie de líder religioso pois mesmo com a farsa exposta, inclusive em vídeos, os fanáticos continuam batendo palma para ele.
Se o Musk não fosse tão polêmico, não estaria dizendo isso.
Irrelevante, ser polêmico não tem nada a ver com genialidade, se Musk não fosse tão polêmico continuaria não sendo gênio, e a manada só diz que ele é genio porque tem super-exposição autopromocional,
se ele fosse mais discreto ninguém estaria chamando ele de gênio, ou seja, vc só contrariou seu próprio ponto.
Os verdadeiros gênios atrás da Apple foram o Steve Wozniak e o Mike Markulla, Jobs já nem era o CEO já em 1979, mas como o Wozniak e Markulla eram discretos e Jobs o garoto propaganda que adorava aparecer, chamam Jobs de gênio e todo mundo esquece completamente de Markulla e Wozniak. Jobs era tão contraproducente e dispensável que foi expulso da Apple em 1984 por atrapalhar as equipes de projetos com suas maluquices e ego insuportável.
Dois dos dos maiores gênios de TI foram Denis Ritchie e Ken Thompson, que criaram o UNIX que é a base de TODOS os sistemas operacionais de hoje (até do Windows) e a linguagem C, usada para escrever TODOS os sistemas operacionais e a maioria dos software essenciais, mas eram super-discretos, aposto que quase ninguém aqui sequer ouviram falar destes dois, mesmo usando o dia inteiro sistemas operacionais e programas escritos em C (hoje, C++) e baseados na essência do UNIX. Sem esses 2 caras, a história dos computadores seria muito, mas muito, mas MUITO diferente mesmo. Tanto que ambos ganharam várias medalhas e prêmios de governos e universidades, inclusive o prestigiado Prêmio Turing (um tipo de Nobel da TI) mas ninguém sabe disso também, não é coisa pop.
Linus Torvalds foi outro gênio, pois escreveu sozinho em casa o núcleo do primeiro Linux baseado no MINIX (um UNIX simplificado), depois virou um imenso esforço comunitário e com grandes empresas envolvidas, mas o comecinho foi ele sozinho. E todo mundo usa Linux hoje mesmo sem saber (servidores de tudo que é tipo, incluindo web, geralmente são Linux, Android e iOS são baseados em Linux, seu modem, roteador, switch, firewall, automóvel e etc usam Linux, GPS usa Linux, satélites usam Linux, sistemas de imagens médicas, ressonância magnética e monitoramento hospitalar usam Linux, equipamentos científicos, até telescópios científicos rodam Linux, a lista é imensa).
Musk pode ser o gênio da badalação e hipnose coletiva, mas está a anos-luz desse pessoal aí.
Você é iludido em achar que todos as pessoas das quais você considera gênio, conseguiram tudo que conseguiram fazendo tudo sozinho...
Não tenho ilusão nenhuma, de fato quase ninguém faz nada sozinho, especialmente no século 20 em diante, com raras exceções que cito abaixo, mas uma coisa é ser realmente um especialista conhecedor e participar realmente da criação intelectual e técnica das coisas, outra é não ser especialista em nada e apenas botar dinheiro e fazer marketing dizendo que foi quem fez. Há uma diferente ENORME nisso aí.
Linus Torvalds é uma exceção que já citei acima.
Einstein realmente derivou sozinho as duas Teorias da Relatividade (existem duas, a Especial e a Geral) e o Efeito Fotoelétrico (aliás, ele ganhou o Nobel por esta última, NÃO foi por causa da Relatividade como todos pensam), inclusive a Teoria Especial da Relatividade e do Efeito Fotoelétrico ele fez trabalhando sozinho nas horas de folga em seu trabalho em um escritório de patentes. Claro que ele se apoiou em toda a física já construída até o fim do século 19, na matemática de Poincaré, Maxwell e outros, porém ele deu o passo seguinte sozinho mesmo.
E falando em Maxwell, outro dos maiores gênios da história, também deu gigantescos passos adiante em boa parte sozinho, tanto que Einstein o considerava o maior cientista do planeta desde Newton.
Sinto muito, mas é vergonhoso chamar Musk de gênio diante desse pessoal aí.
Pesquise a fundo a história de Bill Gates, Edson e outros e talvez tenha uma surpresa não muito agradável. (Spoiler: apropriação de trabalhos alheios).
Conheço a história de ambos de trás para a frente e ambos se apropriaram de coisa alheia, na verdade até Isaac Newton fez isso, mas a questão é que, mesmo se tirar estas apropriações ainda sobra muita realização original e eles eram realmente especialistas e conhecedores do que faziam, Edson eu ainda consideraria era um gênio (bem abaixo de um Newton ou Einstein) , Gates eu nem considero gênio, embora tenha se aproximado disso (foi o que eu escrevi no meu post, aliás)
A questão é o Musk não criou praticamente NADA, tudo foi feito pelos cientistas, engenheiros e projetistas que ele financiou, dizer que ele é gênio é portanto nonsense e banalização do termo.