Bem, se serve de consolo, em TI somos obrigados a fazer muito retrabalho por burrice de outras equipes, clientes e mesmo das chefias.
E pior ainda, temos que ficar coletando zilhões de evidências e provas de que o negócio tá cagado por burrice, erros e negligências de terceiros, pois obviamente quem faz as burrices vai negar até o fim do mundo, vai mentir, manipular, se esquivar e etc. Muitas vezes ficamos 70% do tempo só nos cercando, nos blindando e escrevendo textões com pencas de evidências só para provar que estamos certos ao apontar que Siclano ou Fulano fizeram merda, temos que construir ambientes de simulação e etc. Uma perda de tempo, recursos, energia nervosa, dos diabos
Você não sabe como é fácil pessoal de TI incompetente se esconder debaixo de milhares de linhas de código ruim e metodologia porca, e como código é uma coisa que quase ninguém enxerga, vc tem que ficar debugando, dissecando, escovando byte e quebrando pedra para provar seu ponto.
Isso é absurdamente cansativo, irritante, improdutivo.
Mais irritante ainda é vc, mas reuniões cara a cara, meeting ou trocas de email, ter que ouvir esses fidfaputa mentindo descaradamente, na maior cara de pau, insultando sua inteligência, e vc por questões de ética não pode simplesmente apontar o dedo e falar "vc está mentido, seu código está todo errado, vc negligenciou várias metodologias e aqui está a prova", não, vc tem que ser polido, ponderado, pisar em ovos, medir suas palavras e etc. Isso é EXTREMAMENTE irritante!
Para piorar, temos chefias, CEOs e "gurus da informática" que promovem essas cagadas e coisas erradas, vide exemplo do Gerente de TI da Caixa com seu discurso absurdo (tá no Yioutube) e o extremamente famoso e patife do Elon Musk dizendo que servidores não precisam de redundância e que as metodologias de desenvolvimento de software e segurança da informação são todas "burras", "ultrapassadas", "muito burocráticas", "emperradas", "pouco ágeis" os programadores só ficam enrolando e atrasando as coisas ao querer seguir metodologias e boas práticas "acadêmicas e burocráticas" (e se deu mal, quanto os servidores do X ficarem instáveis teve que voltar atrás e pediu desculpas) .
Vc não sabe (ou melhor, deve saber muito bem) como é terrível ter que ouvir asneiras monumentais de superiores que só estão naquele cargo por pura politicagem e promoção pessoal, e não entendem bosta nenhuma do que estão falando, mas ao mesmo tempo vomitam um papo que os CEOs e acionista adoram, afinal corta custos!
Claro que depois no final dá uma merda gigante e claro que sobra pra nós, da técnica, arrumar aquele monte de merda, mas o mesmo tmepo, como eu citei acima, não podemos apontar o dedo na cara do nosso chefe imbecil ou na equipe imbecil que fez aquela merda seguindo o hype de um guru qualquer, temos que ser "políticos", e aí, tome retrabalho e toneladas das provas e evidências que eu ja´citei que temos que coletar para provar que eles fizeram merda, pois claro que eles nunca vão assumir nada.
E não adianta nada, todo ano aparece um novo "guru" que diz que tudo o que fazemos é obsoleto e sem necessidade, e aí todo mundo entra no hype e claro, dá merda lá na frente. Não muda nunca. Agora, temos o hype da IA, estão prometendo (de novo!!!) cortar 70% dos custos, fazer coisas inimagináveis e maravilhosas e bla bla bla bla, e claro, todo chefe ou equipe quer estar antenada no hype e mostrar isso para "encantar" os CEOs e acionistas e o "mercado"... e lá vamos "nozes" de novo!
Inclusive, já tem estudo (sério, feito por cientistas da computação de verdade) provando que a IA já está começando a se auto-alimentar com lixo produzido pela própria IA, já que a internet agora está infestada como material produzido por IAs, então elas estão usando o que elas próprias fizeram, e matematicamente é até fácil provar que isso só vai piorar exponencialmente a qualidade da informação que a própria IA produz daqui pra frente, pois as redes neurais possuem taxas estatísticas de erros e que só aumentam se ela se retro-alimenta, inclusive é sabido desde os anso 1950 que o super-treinamento de uma rede neural, a partir de certo momento, piora sua eficiência, em vez de melhorar (mas todo guru hoje diz exatamente o inverso!)
Em uma ótima analogia, é como se todo mundo mijasse no reservatório de água da cidade: Vai chegar uma hora que não vai mais ter água, só mijo.
Então.. frustração é uma constante no trabalho. Por vários motivos diferentes. Por isso, eu hoje estou cagando em levar a "sério" esse negócio de carreira, já que a maioria mesmo não leva a sério o trabalho, só quer aparecer para os superiores e cliente adotando o hype do momento como gado indo pro matadouro.
A vida corporativa é uma piada de mau gosto, por isso não dá pra levar a sério, se vc levar a sério, fica louco. As tirinhas do Dilbert não são humor, são uma paródia do mundo real.