[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zxf95
  • Data de Início Data de Início

Qual o seu salário em reais?

• Abaixo de 1000

Votes: 48 4.9%
  • De 1001 a 2000

Votes: 126 12.9%
  • De 2001 a 3000

Votes: 92 9.4%
  • De 3001 a 5000

Votes: 204 20.9%
  • De 5001 a 8000

Votes: 187 19.2%
  • De 8001 a 10000

Votes: 65 6.7%
  • De 10001 a 15000

Votes: 107 11.0%
  • De 15001 a 20000

Votes: 49 5.0%
  • De 20001 a 30000

Votes: 46 4.7%
  • Acima de 30000

Votes: 50 5.1%

• Total de votos
    974
TI vai ser oq engenharia era 15 anos atras no br e outras profissoes ja foram, dps infla o mercado e n tem emprego pra todo mundo

Besteira pura. Escuto exatamente isso desde 1983, quando comecei a trampar com TI, até professor do curso técnico falava isso. Lá se foram mais de 40 anos, estou quase aposentado e a demanda só aumenta, nunca trabalhei tanto.

Profissional SAP, TOTVS, C++ , DBA Oracle ou SQL Server ou qualquer coisa mais perene (fuja das modinhas e hypes que a cada 5 anos aparecem e somem da TI) terá emprego pra sempre.

Última edição:
Besteira pura. Escuto exatamente isso desde 1983, quando comecei a trampar com TI, até professor do curso técnico falava isso. Lá se foram mais de 40 anos, estou quase aposentado e a demanda só aumenta, nunca trabalhei tanto.

Profissional SAP, TOTVS, C++ , DBA Oracle ou SQL Server ou qualquer coisa mais perene (fuja das modinhas e hypes que a cada 5 anos aparecem e somem da TI) terá emprego pra sempre.
Até hoje eu recebo proposta pra trabalhar com Oracle forms/reports, e tenho amigos ganhando muito bem trabalhando com COBOL.

Enquanto isso uma vaga de JS + HTML é disputada por 200 - 300 Juniors.

Por isso sênior não fica desempregado, já sabe o que está no mercado e não perde tempo correndo atrás de Hype.

Bom, como já falei aqui sou Bancário (Assistente de Negócios, aka auxiliar de gerente) e neguei ascensão por volta de Outubro para Gerente PF pois estou na reserva do concurso de TI do BB mas como estão enrolando demais e minha superiora ofereceu novamente a ascensão e já logo me disse ''tem porta que não fica abrindo toda hora'' então fiquei com medo, e como ela tá ciente que caso chame que eu sairei, então aceitei a proposta kkk Fui nomeado na sexta-feira Gerente Pessoa Física Personalizado ''de média alta renda'' e isso é osso porque apesar de ter muita pressão ganha bem mais que o TI...finalmente encostei nos 5 digitos mas tô prestes a ceder e diminuir a renda logo em breve

Salário: 9.950,00, VA/VR 1.950,00, PLR em torno de 25k semestral e bônus de desempenho de até 2 salários a cada 6 meses e Home Office Hibrido (3x na semana), o que dá entre 16k a 20k bruto mensal contra os 13k do ''Analista JR'' de TI do BB que trabalha 6h e também é HO hibrido 3x na semana mas parece ser bem mais tranquilo...Tá osso, vou ganhar mais e trabalhar aqui perto de casa enquanto o TI do BB tem 90% de chance de me mandar lá pra Brasilia e ainda ganhando menos...mas dá muito extresse ser gerente bancário, não sei se seguro a onda até me aposentar não kkk Mas por enquanto bora lá

13 JR? Você tá somando PLR não? O que li é 7k mensal, e depois tem as progressões.

13 JR? Você tá somando PLR não? O que li é 7k mensal, e depois tem as progressões.
Sim, 7.900 + 1.950 VA/VR e PLR de cerca de 19k a cada 6 meses (Bonificação foi retirada)...Tenho que considera-las pois as variáveis do Banco, aliás, em qualquer IF, são as vezes até maiores do que salário fixo...Se eu considerar apenas o salário 7.900 x 9.950 parece que não é ruim, afinal, são 6h (+15 de almoço) contra 8h (+30~1hr de almoço), mas somando a PLR maior e principalmente as bonificações que já eram maiores e agora a Ditec não tem nem mais bonificação (PDG) a diferença dispara para em média mais de 5k bruto mensal.

Sim, 7.900 + 1.950 VA/VR e PLR de cerca de 19k a cada 6 meses (Bonificação foi retirada)...Tenho que considera-las pois as variáveis do Banco, aliás, em qualquer IF, são as vezes até maiores do que salário fixo...Se eu considerar apenas o salário 7.900 x 9.950 parece que não é ruim, afinal, são 6h (+15 de almoço) contra 8h (+30~1hr de almoço), mas somando a PLR maior e principalmente as bonificações que já eram maiores e agora a Ditec não tem nem mais bonificação (PDG) a diferença dispara para em média mais de 5k bruto mensal.

BB é muito melhor, você tá em posição alta no seu trabalho atual e não bate um JR no BB, não tem nem o que pensar.

BB é muito melhor, você tá em posição alta no seu trabalho atual e não bate um JR no BB, não tem nem o que pensar.
Se fosse assim estava fácil rsrs...Na verdade, como pode conferir no meu post anterior, agora vou ganhar uns 5k bruto mês a mais que o TI JR do BB, porém como mencionei além da diferença 8h contra 6h, o meu cargo atual (Gerente Bancário de 8h) é massante, pressão diária, não consigo imaginar fazendo isso até me aposentar...Já o TI do BB, não sei se você acompanha as infos do cargo, o salário pro Pleno já dispara (7.900 vai pra 13.500) e até o Sênior (16k) ainda sim são 6 horas (+15 de almoço), o que aí sim bateria e muito o meu atual e ainda sendo apenas 6 horas, mas aparentemente é difícil de ascender pois a piramide é desproporcional (número gigante de JR contra Pleno), é um jogo de arrisca mas só de pensar em ser 6 horas e ainda ter 6 meses de treinamento já me faz querer arriscar rs.

Se fosse assim estava fácil rsrs...Na verdade, como pode conferir no meu post anterior, agora vou ganhar uns 5k bruto mês a mais que o TI JR do BB, porém como mencionei além da diferença 8h contra 6h, o meu cargo atual (Gerente Bancário de 8h) é massante, pressão diária, não consigo imaginar fazendo isso até me aposentar...Já o TI do BB, não sei se você acompanha as infos do cargo, o salário pro Pleno já dispara (7.900 vai pra 13.500) e até o Sênior (16k) ainda sim são 6 horas (+15 de almoço), o que aí sim bateria e muito o meu atual e ainda sendo apenas 6 horas, mas aparentemente é difícil de ascender pois a piramide é desproporcional (número gigante de JR contra Pleno), é um jogo de arrisca mas só de pensar em ser 6 horas e ainda ter 6 meses de treinamento já me faz querer arriscar rs.

Vai ter que escalar lá dentro, realmente não é fácil, mas a sua saúde mental deve melhorar muito sendo só 6h e JR.

Porra, tô nervoius pra crl para a entrevista de amanhã... :scare:
Estudando pra porra aqui no inglês, respondendo as futuras questões e inclusive já achei o LinkedIn do cara pra ter uma noção de como será o nível da entrevista
E pela cara, o carinha é literalmente aqueles americanos do topo, que Deus me dê forças para encará-lo pq eu não vou pular fora do barco
Aqui é BR, carai...

Senhores boa noite, ja postei meus dilemas nesse topico algumas vezes... kkk
Essa semana começo meu primeiro cargo de liderança como Coordenador, tenho 34 anos, e estou pensando na roupa que devo usar, pensei em camisa social de manga longa, uma calça de sarja e um tênis branco, por não ser tão velho, acham que está legal? ou devo partir para um sapato social?

Quando fiz as entrevistas eu estava de jeans e blusa de malha normal, e eu por ser mais novo transmiti uma ideia de ter a cabeça aberta, cheio de novidades etc... Mas ai pensando bem, para um cargo de liderança eu não poderia ir nos primeiros dias igual eu ia na entrevista ( fui normal pois estava trabalhando em outra empresa e não quis ir de social para a empresa que trabalhava perceber que eu estava saindo para entrevista ).

Concordam com o estilo de roupa mais formal mesmo tendo 34 anos?!

Senhores boa noite, ja postei meus dilemas nesse topico algumas vezes... kkk
Essa semana começo meu primeiro cargo de liderança como Coordenador, tenho 34 anos, e estou pensando na roupa que devo usar, pensei em camisa social de manga longa, uma calça de sarja e um tênis branco, por não ser tão velho, acham que está legal? ou devo partir para um sapato social?

Quando fiz as entrevistas eu estava de jeans e blusa de malha normal, e eu por ser mais novo transmiti uma ideia de ter a cabeça aberta, cheio de novidades etc... Mas ai pensando bem, para um cargo de liderança eu não poderia ir nos primeiros dias igual eu ia na entrevista ( fui normal pois estava trabalhando em outra empresa e não quis ir de social para a empresa que trabalhava perceber que eu estava saindo para entrevista ).

Concordam com o estilo de roupa mais formal mesmo tendo 34 anos?!
Vc pode usar uma roupa social longa preta com calça jeans cinza escuro e um sapatênis ou um tênis que não seja desses pra "corrida" ou "cheio de molas"
Dps de uma semana vendo como que cada um se veste na empresa, vc pode voltar a se vestir parecido com o que o pessoal se veste
Ou ao invés de roupa social, pega aquela camisa polo pika que vc tem que serve pra várias situações e não tem logo gigante da marca e vá com ela

Até hoje eu recebo proposta pra trabalhar com Oracle forms/reports, e tenho amigos ganhando muito bem trabalhando com COBOL.
Enquanto isso uma vaga de JS + HTML é disputada por 200 - 300 Juniors.
Por isso sênior não fica desempregado, já sabe o que está no mercado e não perde tempo correndo atrás de Hype.

Sim, esqueci de mencionar o velho COBOL, que ainda é muito usado em bancos por exemplo e paga muito bem. Trabalhei com o COBOL da Microbase nos anos 1980.

Infelizmente o pessoal que entra novo no mercado é seduzido por hypes martelados pelos cursos de TI, alguns bem absurdos, já vi até curso de "computação quântica comercial com Python ", um treco tão absurdo como vender chá de flor de girassol para curar câncer.

Sem contar que muitas vezes são só coisas antigas com nome requentado por questões de puro marketing. Por exemplo, Data Science é só um nome mais descolado para pura estatística, não tem nada de "ciência" de dados, basta mergulhar em qualquer bom livro de estatística escrito em 1975 (não estou dizendo que é fácil) e vc já sabe 90% do que precisa para ser profissional Data Science, o resto são ferramentas que você aprende a usar em poucas semanas.

Última edição:
TI vai ser oq engenharia era 15 anos atras no br e outras profissoes ja foram, dps infla o mercado e n tem emprego pra todo mundo
azar de quem entrou depois :shrug: de resto, faz parte, inicio da carreira é sempre a pior época se você não for "filhinho de papai" pra pagar particular pra te ajudar a passar na federal e te manter lá pra te dar um maior diferencial pra começar

Última edição:
Porra, tô nervoius pra crl para a entrevista de amanhã...
Estudando pra porra aqui no inglês, respondendo as futuras questões e inclusive já achei o LinkedIn do cara pra ter uma noção de como será o nível da entrevista
E pela cara, o carinha é literalmente aqueles americanos do topo, que Deus me dê forças para encará-lo pq eu não vou pular fora do barco
Aqui é BR, carai...

Lembre-se que entrevista é uma via de mão dupla, vc também estará entrevistando a empresa, então assuma uma postura de igual para igual, de negociação, vc também deve fazer perguntas e não deixar o entrevistador dominar totalmente a pauta.

O simples fato de encarar desta forma já me deixava mais tranquilo e relaxado em entrevistas.

eu penso o contrario, mesmo ruim ainda existe demanda minima de engenheiros, agora TI seria mt mais facil terceirizar tudo pra fora (pra cada br tem 30 indianos que recebem 1/4), ja que n existe necessidade de diploma ou regularização igual eh preciso de crea para engenheiros
pelo contrário, principal mercado (US) está preferindo terceirizar pra América Latina por causa do fuso horário mais próximo (só pra citar uma das razões)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

TI já saturou a tempos, não olhe para o seu umbigo de sênior pipocando vaga, olha para galera que quer entrar como tá a concorrência e compara quando você começou a 10 anos atrás.
a galera que quer entrar que se vire, eu me virei, nunca foi fácil no início da carreira e sem experiência em T.I, não tinha LinkedIn não, não tinha vaguinha remotinha não, tinha que sair por aí procurando e tinha o CiEE pra estágio, só.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vai pra TI e seja feliz, tu quer ficar mais de boa e quer trabalhar 6h por dia, não tem o que pensar, só não vá pensando que não tem pressão (isso depende muito), converse com alguém que já está trabalhando lá se possivel

Última edição:
Lembre-se que entrevista é uma via de mão dupla, vc também estará entrevistando a empresa, então assuma uma postura de igual para igual, de negociação, vc também deve fazer perguntas e não deixar o entrevistador dominar totalmente a pauta.

O simples fato de encarar desta forma já me deixava mais tranquilo e relaxado em entrevistas.
Isso é muito importante, sempre bom fazer perguntas sobre a empresa/local de trabalho pra vc entender melhor o contexto, além de que sempre passa a ideia de que vc tá mais interessado, e uma conversa de mão dupla é sempre mais interessante do que só o entrevistador num monólogo.

Agradeço pelos toques, eu já tinha elaborado perguntas referente à vaga, mas como a primeira entrevista não foi com o coordenador, acabei não perguntando pq a pessoa não saberia responder
Treinando aqui novamente e dps darei o feedback pra vcs, meu nervosismo não é nem com relação a entrevista em si, mas sim pq será em inglês, logo, o raciocínio é bem diferente quando estou falando em português
Mas tenho na minha cabeça que, se me chamaram para a segunda etapa, provavelmente é pq gostaram do meu perfil

pelo contrário, principal mercado (US) está preferindo terceirizar pra América Latina por causa do fuso horário mais próximo (só pra citar uma das razões)
Sim, acontece isso com engenheiros br nos eua e europa, mas la tb tem mt indiano, e em maior quantidade (indianos sao ainda mais baratos que a gente, por incrivel q pareça)

Quais habilidades vcs acham que será muito requisitada daqui alguns anos?
Pega uma matéria falando sobre isso com data de pelo menos uns 5 anos antes da pandemia, talvez um pouco mais, terá sua resposta.

Quando o mercado estiver de saco cheio dessa molecada gen z que leva os pais pra entrevista e pratica outros tipo de suicídio profissional vão buscar gente que trabalhava como a 5 ou 10 anos antes. Dadas as devidas adaptações à tecnologia e costumes, claro.

Vc pode usar uma roupa social longa preta com calça jeans cinza escuro e um sapatênis ou um tênis que não seja desses pra "corrida" ou "cheio de molas"
Dps de uma semana vendo como que cada um se veste na empresa, vc pode voltar a se vestir parecido com o que o pessoal se veste
Ou ao invés de roupa social, pega aquela camisa polo pika que vc tem que serve pra várias situações e não tem logo gigante da marca e vá com ela
vlw camarada!

Users who are viewing this thread

Voltar