A gente não precisa criar a Matrix..chatgpt é Machine Learning, não é IA.
IA é algo muito mais avançado.
Machine learning mesmo com suas limitações já permite muitas coisas.
A gente não precisa criar a Matrix..chatgpt é Machine Learning, não é IA.
IA é algo muito mais avançado.
IA é gigante em tarefas repetitivas e padronizadas dentro do ambiente virtual. Há décadas empresas tentam automatizar tarefas padrões. Isso só é viável em produção de alta escala, pois custa muito em maquinário e manutenção!
Esse vídeo não é de IA e sim automação.
Automação iniciou na revolução industrial, onde viu que dava pra automatizar tarefas repetitivas.
IA serve pra outra coisa!!
Na medicina por exemplo o machine learning teria potencial para ser muito mais assertivo que um médico. Na engenharia também teria potencial para fazer projetos perfeitos apenas analisando um database.
Não é necessário ter IA generativa pra maioria dos trabalhos, basta saber fazer leituras e análises eficazes (ML).
Mas aí estamos falando de um processo criativo. Na medicina, principalmente no quesito de detecção de doenças, seria puramente análise de database. Inclusive já existem sistemas em utilização para detecção precoce de carcinomas, daí pra expandir pro "restante" é um pulo.Como salientei, tudo no plano teórico é perfeito. Contudo, pra uma análise coerente, o profissional precisa coletar os dados, certificar-se das condições que esses dados alimentaram o machine learning e aplicabilidade etc. Pense num sistema Analógico>>Digital>>>Analógico. Veja os túneis de ventos da F1! Os resultados dos cálculos puramente gerados em softwares divergem em muito quando postos na prática, sendo necessário muito refinamento através de testes empíricos pra obter performance nas pistas.
Cara tás confundindo as coisas, IA é a Inteligência artificial, que teria como objetivo aprender a partir de dados.Ok, mas por qual razão o Mc'Donalds não introduz um sistema nesse modelo com mais aplicações em IA? Ele até tem unidade experimental neste sentido, mas duvido que a operação seja rentável, sendo algo com caráter conceitual. Mesma coisa aplica-se ao sonho de carros voadores (Vant), que na prática nunca serão viáveis, pois aviões, helicopteros são meio seguros de transporte por envolver alta engenharia , qualidade construtiva e manutenção elevada. Repito, IA é grande dentro do ambiente virtual,.
https://www.promoview.com.br/tech/mcdonalds-primeiro-restaurante-completamente-robotizado/
Pela sua experiencia, hoje um analista jr./sen./pleno ganha quanto, em média?A concorrência sempre foi enorme, nos anos 1980 tive que fazer prova (um programa COBOL) para entrar em um estágio, eram 4 vagas e tinha uns 30 fazendo prova na mesma sala, a maioria estudava no mesmo curso técnico que eu que despejava novatos no mercado. Nesse eu passei, mas tinha sido reprovado em outra que submeteu trocentas provas, inclusive teste psicotécnico. Teve outra empresa (anos 90) que fui obrigado a fazer uma prova (várias na verdade) que durou nada menos que 11 horas.
Ainda considere que o mercado era bem menor também, não era qq empresa que tinha computador, e muitas que tinham ainda usavam serviços daqueles "birôs" de informática, que rodavam os sistemas e entregavam os relatórios impressos. Ou seja, o mercado era bem menor, ou vc trabalhava em empresa grande ou em um birô.
Só que tem uma coisa: A maioria entra na profissão de curioso, pq é moda, ganha bem e etc, e não tem a menor vocação, e isso só piorou muito de uns tempos pra cá. Eu fiz curso técnico e depois faculdade de TI, e posso falar que em ambos os casos só uns 6 ou 7 da turma toda tinham condição de trampar na área, sem falar que boa parte abandonava no meio. Tinha gente que achava que levava jeito pq "ficava o dia inteiro na internet", mas na primeira aula de álgebra booleana (que é a coisa mais básica de tudo em TI) entrava em pânico. Quando batia a cara em coisas como threads era o beijo da morte.
E o que mais tem hoje em dia é gente que lê uma coisa aqui e ali, faz um programinha copiando coisa aqui e acolá, mas não tem base teórica nenhuma, metodologia nenhuma, disciplina nenhuma, não sabe nem interpretar texto direito, achando que pode ser profissa de TI, mas não tem a menor condição. Se a pessoa não consegue nem entender o que está escrito em um manual, como vai ser profissional?
Depende, tem várias formas de fazer isso ...
Uma cobrança de uma taxa por cada robô usado, como um salário direcionado a quem não tivesse renda, permitiria a renda universal, ao mesmo tempo que não impede qualquer pessoa de ter seus robôs e também abrirem um negócio.
E tirando as limitações humanas a produtividade seria insana. Uma consultoria americana fez o cálculo de substituição aos serviços manuais no EUA...Seria basicamente 2 vezes a renda do que se trabalhasse, com empresas recebendo em troca o equivalente a 4 pessoas trabalhando.
Isso considerando o valor de robôs projetados pela tesla, a china deve entrar no mercado por metade do preço.
E são umas 2 dezenas de empresas com projetos semelhantes.
Esqueçam essa utopia maluca de renda básica universal, isso é tão surreal, ineficiente e impraticável quanto comunismo, anarcocapitalismo, meritocracia, Liga das Nações, ONU e outros ismos por aí. Tudo papo furado maluco de quem sonha com unicórnios, ou só funciona para um grupinho ou outro privilegiado, como sempre na história.
Afinal, vai ser mesmo muito facinho convencer todos os empresários, CEOs, acionistas, políticos, generais e etc do planeta a seguir esse plano lindo. Pô, os caras ficam discutindo por décadas até para decidir se vão aumentar 1% do orçamento pra saúde ou se vai ter checagem de fatos em redes sociais, ou ficam eternamente jogando bombas uns nos outros em trocentas guerras por motivos completamente estúpidos como religião. Tão de zoeira, né?
Nós, nossos filhos e netos vão ter que continuar trabalhando até morrer. E torcer para que a massa de desempregados e desesperados não atinja um ponto crítica de ruptura criando convulsões sociais violentas, guerras civis e todo tipo de caos.
Depois de 1 ano e 10 meses nessa empresa, aceitei uma proposta de demissão voluntária recebendo 60k euros brutos, o que deu em torno de seis meses de salário líquido.Recebi uma proposta razoável de €100K/ano mais um carro de uma dessas firmas gigantes de consultoria para atuar na área de gestão de projetos de software. O salário nem seria tão maior assim do que recebo hoje aqui na Alemanha, mas acho que vou aceitar pq simplesmente não estou me adaptando à burocracia e aos processos impostos pela minha atual empregadora (montadora de automóveis). Fora que posso no futuro expandir um pouco meus horizontes e não ficar dependente apenas do setor automotivo de um único país (minha esposa também trabalha na mesma empresa).
Só queria adicionar que, academicamente falando, AI é um termo bem geral que engloba desde sistema de regras (monte de if/else mesmo), algoritmos de busca mais inteligentes, até modelos de machine learning e deep learning.
Ficar de frescura dizendo que "mas isso não é AI" é meio inútil do meu ponto de vista, acho que oq alguns tão querendo dizer é que não é um sistema AGI (artificial general intelligence), esse é o termo mais apropriado pra ideia de um sistema que consiga fazer coisas de forma quase que totalmente autônoma e consiga se adaptar à situações novas online, mas não temos nada assim e muito dizem que nunca teremos.
Então bolsa família não existe, é um delírio coletivo.
Esses empresários malvados.
Pela sua experiencia, hoje um analista jr./sen./pleno ganha quanto, em média?
Você mora na Alemanha hoje? Eu sou engenheiro mecânico e estava querendo me mudar para trabalhar lá, sabe dizer como está o mercado para engenheiros na Alemanha? Minha ideia era ir até o final do ano,Depois de 1 ano e 10 meses nessa empresa, aceitei uma proposta de demissão voluntária recebendo 60k euros brutos, o que deu em torno de seis meses de salário líquido.
Por conta da crise do setor automotivo, achei por bem mudar de indústria e comecei em primeiro de janeiro em um banco público como foco no financiamento de projetos de energia renovável.
Salário: em torno de 110k/ano (95k fixos mais bônus anual). Não foi um aumento signifcativo, já que é bem difícil subir muito acima dos 100k na Alemanha, mas acho que valerá pela experiência e perspectivas de longo prazo.
Você mora na Alemanha hoje? Eu sou engenheiro mecânico e estava querendo me mudar para trabalhar lá, sabe dizer como está o mercado para engenheiros na Alemanha? Minha ideia era ir até o final do ano,
Aqui no brasil mesmo ganhando mais de 10k não temos poder de compra nenhum... Está tudo complicado
Você mora na Alemanha hoje? Eu sou engenheiro mecânico e estava querendo me mudar para trabalhar lá, sabe dizer como está o mercado para engenheiros na Alemanha? Minha ideia era ir até o final do ano,
Aqui no brasil mesmo ganhando mais de 10k não temos poder de compra nenhum... Está tudo complicado
Sim, isso sim, tenho um amigo meu morando na Italia e ele não se arrepende, acredito que a qualidade de vida seja muito melhor e o poder de compra também, pelo que andei pesquisando o inicial da engenharia gira em torno dos 4k/euros MêsMas pesquise antes o custo de vida por lá, coisas como aluguel são caríssimas e agora a energia também está muito cara.
Sim, isso sim, tenho um amigo meu morando na Italia e ele não se arrepende, acredito que a qualidade de vida seja muito melhor e o poder de compra também, pelo que andei pesquisando o inicial da engenharia gira em torno dos 4k/euros Mês
Namorar uma chinesinha cairia bem.Um lugar que está ficando cada vez melhor para engenheiros de diversas áreas é a China, salários são bons para o custo de vida local , um engenheiro sênior ganha uns US$80K anuais , criminalidade quase inexistente, e nas grandes empresas os níveis de engenharia e diretoria se comunicam em inglês, eles costumam manter inclusive intérpretes quando há vários estrangeiros na empresa.
E nem precisa ser em empresas chinesas, pode ir para um VW instalada na China, por exemplo.
Recomendo acompanhar canais de pessoas do mundo inteiro (tem inclusive brasileiros) que estão trabalhando e morando na China.
Namorar uma chinesinha cairia bem.
Elas costumas ser feias, mas quando são belas, são MUITO belas:
![]()