• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 45 4.8%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 92 9.9%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 201 21.5%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 180 19.3%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 62 6.6%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 93 10.0%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 44 4.7%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 45 4.8%

  • Total de votos
    933
É foda mermão.

Usando de gancho o teu post, minha carreira até que tá se ajeitando ultimamente e ano que vem vou ganhar 10k/mes CLT. Após isso não tenho mais perspectivas próximas pra alavancar mais o salário, altas chances de ficar nessa faixa por um bom tempo (só com reajustes inflacionais anuais).

O problema é que o jeito que tá dólar/inflação 10k não é nada honestamente pro estilo de vida que eu sonhava em ter quando tivesse uma carreira "sacramentada" no Brasil. 10k/mes hoje é salário pra vc comprar no máximo um Kwid 0km (se for responsável financeiramente). Estudei em faculdade renomada, engenharia mecânica, me esforcei bastante na minha carreira, falo 3 línguas, sempre fui elogiado pelo meu trabalho e sinto que vou morrer nessa se ficar no Brasil falido...

Pior que eu nunca tive grandes ambições, não tenho necessidade de carrão, casa na praia, apartamento grande. Se eu puder comprar um joguinho de videogame sem ser um rombo no orçamento, puder trocar de celular a cada 3-4 anos sem o celular custar 5 mil reais, puder ter um carrinho não mais velho que 6 anos vamos dizer e de um categoria de um "focus, cruze, etc." da vida (longe de ser luxo e importado) eu já seria totalmente contente.

Mas a classe média hoje é uma piada no Brasil, igual vc falou se vc não é MUITO bem sucedido (tipo gerente, empresário, etc.) vc tá na merda. Umas coisas básicas tipo comprar um videogame é um sacrilégio (4 mil reais, meio salário), um carrinho decente mais uma paulada, uma viagem? Se fudeu, etc.

Minha esposa acha que eu vivo no mundo da lua achando que 10k/mes (bruto) é pouco, e eu tenho plena consciência que pros padrões brasileiros estou no topo da pirâmide, mas eu não consigo me contentar com essa realidade pro resto da minha vida, vou ter 40 anos e ainda assim comprar um notebook vai ser um rombo no orçamento?

É foda

Mais um desabafo só, eu to fazendo dupla cidadania alemã mas com a pandemia o prazo esticou de 1 pra 2 anos (passou 7 meses só), mas acho que mesmo com carreira consolidada no Brasil eu prefiro arriscar (com cidadania) num país de primeiro mundo.

Não sofro com segurança (moro em região tranquila) mas o poder de compra ultimamente tá inviável, as vezes sinto que meu orçamento era mais folgado qdo eu era recém-contratado uns 6 anos atrás do que hoje.

To na mesma, preciso rever meu cargo/salario porque já faço demanda de senior há alguns meses, sendo bem realista ano que vem devo chegar nos 10k ou proximo disso ano que vem, vendo toda a situação Brasileira, consigo perceber que isso não é nada. Com esse salario vou ter o mesmo padrão de vida de quem recebia 4k e 2015.
Se eu não tivesse filhos, certamente imigraria o que estou mirando agora é conseguir uma vaga de senior full home office recebendo eu dollar ou euro.

Maior erro da minha vida foi não ter imigrado aos 20 e poucos anos, hoje principalmente pra galera de TI não tem sentido algum ficar aqui, mesmo que você for pra um pais não tão atraentes da europa, como Portugal ou Irlanda por exemplo vai ter qualidade de vida infinitamente maior que aqui.
 
Última edição:
O pessoal anda tão desiludido com o Brasil (não é pra menos, eu mesmo queria ter saído desde 2011, mas só consegui sair a primeira vez em 2014 e emigrei definitivo em 2019), que o tópico está quase um O Papo é Emigração haha
 
pensa o gasto q eu teria pra fazer todos esses tratamentos num pais como EUA ou Europa em que a saude é muito cara
Não sei se cobriria todos teus problemas, mas aqui na Alemanha só tem plano de saúde privado quem quer.

mais vale ganhar 5mil e viver SOCEGADO, numa cidadezinha no interior sem ter preocupaçao e aborrecimento, do que se MATAR de trabalhar, mudar de pais, começar a vida toda do zero sem garantia nenhuma, pra que , por status ??
Concordo em partes. Hoje em dia valorizo mais sossego que um salário astronômico. Sabe porque?

Porque aqui na Alemanha eu trabalho menos do que trabalhava no Brasil (em questão de encheção de saco) pra ganhar mais e meu dinheiro render mais.

Agora status? Só pensa que morar no exterior é sinônimo de status quem é vira-lata.

Eu vim pro exterior para que o meu dinheiro rendesse mais, para que eu visse meu trabalho render frutos, pra eu andasse na rua sem medo de ser assaltado ou coisa pior, pra que eu pudesse viajar e conhecer novas culturas, algo que eu sempre quis.

Aqui é o paraíso? Claro que não, lugar nenhum é perfeito. Mas minha vida melhorou em absolutamente todos os aspectos.

vc nasceu aqui por mais q o país seja ruim vc sabe se virar , se vc perde o emprego vc faz bolo no pote sanduíche vai vende na rua

Se eu perder o emprego aqui eu tô mil vezes mais amparado pelo Estado do que estaria no Brasil.

Você tem uma visão muito, mas muito deturpada da vida no exterior e dos ideais de quem vai pro exterior. Às vezes me parece até inveja.
 
O pessoal anda tão desiludido com o Brasil (não é pra menos, eu mesmo queria ter saído desde 2011, mas só consegui sair a primeira vez em 2014 e emigrei definitivo em 2019), que o tópico está quase um O Papo é Emigração haha
Pois é, muito overlap eu diria. Salário (falar sobre trabalho em geral) e insatisfação com o Brasil estão muito interligados.
 
Isso dos alimentos é real, tirando algumas coisas tipo frutas e tal que o nosso clima ajuda e se deteriora quando exporta nós só ficamos com o lixo do lixo.

Tipo queijos, chocolates, vinhos, cervejas, etc. só ficamos com o lixo do lixo. Uma barra de chocolate da Lindt ou que seja Milka importada (que é 300x melhor que um garoto) é 35 conto no mercado. Queijo melhorzinho? Uma fortuna. Cansei de pagar 40 reais pelo kg de um queijo mussarela pálido com gosto de papelão.

Quem nunca ficou tentado na seção de "importados" de um mercado? É tudo 300x melhor, simplesmente pq lá eles podem investir mais na qualidade dos produtos e ainda vender em massa, aqui se o produtor tenta envelhecer um queijo de maneira certa é obrigado a cobra 150 reais o kg e só entra na mesa do rico.

Já se foi o tempo que a carne era barata no Brasil também, cortes bons é luxo aqui (e na europa também, levemente).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Como é lidar com o povo alemão? Muito choque cultural? Minha experiência é parecida com a sua, tenho 31 e tiro a mesma coisa q vc tirava limpo por mes, e não estou satisfeito em viver com isso o resto da vida (e não tenho cunho empreendedor ou pra partir pra cargos de grande liderança). Daí já prevejo um futuro sacramentado com esse nível de padrão de vida se eu ficar por aqui.

Estou tirando cidadania alemã e penso seriamente em ligar o foda-se e emigrar (acredito que o pior que pode acontecer é eu ir parar em trabalho subqualificado, visto que vou ser cidadão e deve existir algum auxilio pra não passar fome caso de tudo errado).

Só que eu sou meio fechado e não tenho aquela facilidade em fazer amizade... como dizem que eles são fechados lá também (e vai saber se não são meio xenofóbicos?) eu fico com receio de rolar um forever alone; ou de não gostarem do meu trabalho, etc.

Na real a empresa que eu trabalho hoje no BR a matriz é na Europa, mas não tem oportunidade ou mobilidade pra expatriar, meu chefe no Brasil ia ficar careca se eu tentasse forçar uma transferência (precisam muito mais de mim aqui), ou seja, não é do interesse de ninguém além do meu nessa empresa que eu vaze do Brasil kkkk...

Daí a ideia de ir na loca mesmo. Chegar lá com uma reserva pra uns 6 meses seila e ir entregar currículo ou nas agencias de emprego.

(sou eng. mecanico).

Respondendo por ele porque também moro na Alemanha.

O alemão médio não tá nem aí pra você, seja pro bem ou pro mal. Você pode fazer amizade com eles, mas é difícil porque, pelo que eu ouvi, as amizades deles são aquelas do ensino médio e faculdade que eles levam pra vida toda.

Xenofobia, nem eu, nem minha esposa, nem meus conhecidos BR sofrerem. BR no geral é muito bem visto como povo alegre e exótico.

Se não quer ficar forever alone, procure no Facebook por grupos de expatriados. Eles vivem fazendo reuniões e saindo pra beber e fazer outras coisas, e você acaba conhecendo gente de uma infinidade de países.

Só fica sozinho na Europa quem quer.

O auxílio pra cidadão não passar fome é o Hartz IV.
 
Respondendo por ele porque também moro na Alemanha.

O alemão médio não tá nem aí pra você, seja pro bem ou pro mal. Você pode fazer amizade com eles, mas é difícil porque, pelo que eu ouvi, as amizades deles são aquelas do ensino médio e faculdade que eles levam pra vida toda.

Xenofobia, nem eu, nem minha esposa, nem meus conhecidos BR sofrerem. BR no geral é muito bem visto como povo alegre e exótico.

Se não quer ficar forever alone, procure no Facebook por grupos de expatriados. Eles vivem fazendo reuniões e saindo pra beber e fazer outras coisas, e você acaba conhecendo gente de uma infinidade de países.

Só fica sozinho na Europa quem quer.

O auxílio pra cidadão não passar fome é o Hartz IV.
Dei uma pesquisada e parece que cidadão recém chegado pode pedir o benefício.

Mas também vi que é mal visto entre os alemães (normal né, fama que deve ficar de vadio que só vive mamando nas tetas).

Será que os empregadores sabem que você usou o benefício e isso te queima na busca por emprego? No meu plano de ir "na loca" eu teria uma certa reserva obviamente (tipo uns 60-70k reais), mas ajudaria a ter mais "segurança" pedir esse benefício junto, diz que pode levar 60 dias pra ser aprovado...

Obviamente isso só seria até eu achar um emprego (mas tenho medo que isso possa demorar se eu não for com nada certo daqui), não tenho conhecimento da língua alemã (pretendo estudar mas com certeza só vou aprender o básico), inglês fluente somente.
 
Atualizando
Dev iOS pleno

Antes
6600 líquidos, junto com VR/VA
Plano de saúde e odontológico descontada na folha

Agora
8400 líquidos, junto com VR/VÁ que dobraram o valor
Benefícios os mesmos de antes, porém adiciona PLR na casa de 2 salários, que da 16k +-

Entrando na discussão da qualidade de vida. Dinheiro é uma roda dos ratos, desde que comecei a correr a 2 anos atrás já quadrupliquei minha renda, porém vivo no aperto, não sobra 1 centavo na conta depois do dia do pagamento, sendo eu esposa e filho, como eu sou a única fonte de renda as coisas se complicam.

Mas não posso reclamar de barriga cheia…
Antes eu sobrevivia de cestas básicas que ganhava, deixava de comer o pão do café da manhã na firma para levar para casa e a esposa e o meu filho ter o que comer na manhã seguinte, ônibus lotado para ir e voltar, um trabalho que eu fazia sem vontade, sem prazer nenhum.

Hoje vou no mercado e compro o que tiver vontade, gastando 2mil de mercado pegando só promoção e levando só carne barata, não dá para comer café da manhã de novela todos os dias, mas dá para pedir pizza toda semana, iFood quando a esposa não quer cozinhar. Em termos de qualidade de alimentação dá pra dizer que estou muito bem, precisando maneirar na verdade.
Hoje trabalho de casa, consigo levar e buscar meu filho na creche de carro, se precisar ir ao trabalho posso ir de moto ou carro e não precisar pegar ônibus e metrô. E no final do expediente de trabalho sinto muita satisfação a cada tarefa realizada, a cada bit polido hahah.

Eu até ensaiei escrever alguma murmuração, motivos não faltam estando no Brasil. Mas segue o relato de alguém que teve a vida mudada após entrar no mundo da programação.
 
Dei uma pesquisada e parece que cidadão recém chegado pode pedir o benefício.

Mas também vi que é mal visto entre os alemães (normal né, fama que deve ficar de vadio que só vive mamando nas tetas).

Será que os empregadores sabem que você usou o benefício e isso te queima na busca por emprego? No meu plano de ir "na loca" eu teria uma certa reserva obviamente (tipo uns 60-70k reais), mas ajudaria a ter mais "segurança" pedir esse benefício junto, diz que pode levar 60 dias pra ser aprovado...

Obviamente isso só seria até eu achar um emprego (mas tenho medo que isso possa demorar se eu não for com nada certo daqui), não tenho conhecimento da língua alemã (pretendo estudar mas com certeza só vou aprender o básico), inglês fluente somente.
Se voce vier como cidadao alemao (que voce disse estar em processo), voce teria direito ao Hartz IV desde o primeiro contato com o Agentur für Arbeit da cidade onde vc fosse morar. E nao se preocupe qnto a arranjar um emprego, mesmo que iniciante: voce soh tem direito ao Hartz IV se voce quiser procurar emprego. E para isso o Agentur fica mediando entre empresas procurando gente e pessoas interessadas. Nao ter alemao fluente atrapalha um pouco para as vagas menos qualificadas, mas tendo o ingles acredito que vc consegue um trampo logo.

Sobre xenofobia: esse ultimo fim de semana eu tive meu primeiro episodio de xenofobia na Alemanha. Estavamos eu e a patroa andando pelo centro, conversando animadamente qndo passam 3 alemaes e deles solta um "Sprich Deutsch!" e continuaram andando... Mas veja que foi a primeira experiencia assim em mais de 2 anos, mesmo considerando qndo fomos para cidades menores. Mas eu ainda nao meti as caras de visitar a Saxonia ou o interior de Brandenburgo. La eu sei que a "cena" neonazi eh mais forte que no resto do pais.
 
Última edição:
Se voce vier como cidadao alemao (que voce disse estar em processo), voce teria direito ao Hartz IV desde o primeiro contato com o Agentur für Arbeit da cidade onde vc fosse morar. E nao se preocupe qnto a arranjar um emprego, mesmo que iniciante: voce soh tem direito ao Hartz IV se voce quiser procurar emprego. E para isso o Agentur fica mediando entre empresas procurando gente e pessoas interessadas.
Então se eu for com a cidadania eu vou me dirigir a esse escritório e eles vão auxiliar a conseguir um emprego? E até eu consegui ser contratado eles pagam aquele valor de 400 e poucos euros?

Eu tenho 5+ anos de experiência com engenharia de produto e sou formado em eng. mecânica... mas sei lá né. Vai que já tem muito alemão qualificado nessa área e tal, também acho que o diploma não é automaticamente validado, etc.
 
Então se eu for com a cidadania eu vou me dirigir a esse escritório e eles vão auxiliar a conseguir um emprego? E até eu consegui ser contratado eles pagam aquele valor de 400 e poucos euros?

Eu tenho 5+ anos de experiência com engenharia de produto e sou formado em eng. mecânica... mas sei lá né. Vai que já tem muito alemão qualificado nessa área e tal, também acho que o diploma não é automaticamente validado, etc.
Sendo engenheiro formado, Alemanha eh o paraiso: tem muita industria pequena/media. Tanto que existe um termo para isso "heimliche Gewinner" (Hidden champions).
Basta vc equiparar o seu titulo de eng do Brasil na Alemanha e tu jah comeca na frente de muita gente.
Podes conferir no site do Anabin se o teu titulo+universidade no Brasil jah foi "validado" na Alemanha: https://anabin.kmk.org/anabin.html
Caso nao tenha sido, voce mesmo pode iniciar o processo.
 
  • Curtir
Reações: tgc
Sendo engenheiro formado, Alemanha eh o paraiso: tem muita industria pequena/media. Tanto que existe um termo para isso "heimliche Gewinner" (Hidden champions).
Basta vc equiparar o seu titulo de eng do Brasil na Alemanha e tu jah comeca na frente de muita gente.
Podes conferir no site do Anabin se o teu titulo+universidade no Brasil jah foi "validado" na Alemanha: https://anabin.kmk.org/anabin.html
Caso nao tenha sido, voce mesmo pode iniciar o processo.
Entrei num rabbit hole aqui sobre esse assunto, obrigado primeiramente pela ajuda.

Nesse site da Anabin só consegui encontrar que Bacharel tirado no Brasil parece ser válido na Alemanha porém em outro site https://www.anerkennung-in-deutschland.de/en eles tem mais informações sobre "skilled workers". Selecionei engenharia mecânica lá e respondi umas perguntas.

A resposta que eles dão é:

What I know already​

The profession of Engineer (m/f) is regulated in Lower-Saxony. The professional title is subject to special protection.
  • Recognition is necessary if you want to come to Germany to work. If you have any questions, you can find out more about entry, residence and work via the hotline Working and Living in Germany.

Pelo que eu entendi lendo o FAQ inteiro é que eu preciso validar minha profissão com um órgão lá e isso inclui desde um CV com a minha experiência até o diploma e cartas de recomendação de ex-empregadores, etc.

Eles vão pegar tudo e dar um veredito que pode ser: totalmente aprovado, parcialmente aprovado (se acharem que o que eu estudei/sei não está a par com o curso na Alemanha), e negado. Se for a opção do meio eles podem requisitar que você faça umas provas extras e tal.

Foda que não achei ninguém que fez isso (validar engenharia Brasil->Alemanha) pra ter uma ideia de um possível outcome. Se eu precisar estudar engenharia de novo e fazer provas mas dessa em vez em Alemão acho que vou desistir kkkkkk
 
Entrei num rabbit hole aqui sobre esse assunto, obrigado primeiramente pela ajuda.

Nesse site da Anabin só consegui encontrar que Bacharel tirado no Brasil parece ser válido na Alemanha porém em outro site https://www.anerkennung-in-deutschland.de/en eles tem mais informações sobre "skilled workers". Selecionei engenharia mecânica lá e respondi umas perguntas.

A resposta que eles dão é:

What I know already​

The profession of Engineer (m/f) is regulated in Lower-Saxony. The professional title is subject to special protection.
  • Recognition is necessary if you want to come to Germany to work. If you have any questions, you can find out more about entry, residence and work via the hotline Working and Living in Germany.

Pelo que eu entendi lendo o FAQ inteiro é que eu preciso validar minha profissão com um órgão lá e isso inclui desde um CV com a minha experiência até o diploma e cartas de recomendação de ex-empregadores, etc.

Eles vão pegar tudo e dar um veredito que pode ser: totalmente aprovado, parcialmente aprovado (se acharem que o que eu estudei/sei não está a par com o curso na Alemanha), e negado. Se for a opção do meio eles podem requisitar que você faça umas provas extras e tal.

Foda que não achei ninguém que fez isso (validar engenharia Brasil->Alemanha) pra ter uma ideia de um possível outcome. Se eu precisar estudar engenharia de novo e fazer provas mas dessa em vez em Alemão acho que vou desistir kkkkkk
E eh bem esse o processo mesmo. Minha esposa fez o processo para o Bacharel em Historia dela. Muito vai-e-volta de emails com o pessoal do KMK (que eh o orgao governamental que cuida disso) ate ela provar, inclusive enviando o CV dela, que o titulo dela tem as mesmas cargas horaria e de conteudo que o Bacharelado em Historia na Alemanha. Isso que no Brasil ela fez um Bacharelado de 5 anos e aqui o Bacharelado eh (via de regra) 4 anos.
Algumas profissoes de artesaos (Handwerker) vc teria que tirar uma "OAB" da categoria. Talvez esse seja o caso para engenharia tambem.
Mas o primeiro passo eh a re-validacao do titulo academico.
No site do Anabin vc pode ser bem especifico e ver se o teu curso + universidade (ou as vezes soh a universidade) jah foi re-validada aqui. Eh bem chato ter certeza sobre isso, pq como as infos ali sao de pessoas estrangeiras e as vezes o que eu interpreto como X outro entendo como Y, existem casos onde o meu curso aparece duas vezes, mas numa delas eh um Bacharelado e em outro eh Licenciatura, tudo pq no segundo caso a pessoa nao enviou toda a documentacao.
 
Atualizando
Dev iOS pleno

Antes
6600 líquidos, junto com VR/VA
Plano de saúde e odontológico descontada na folha

Agora
8400 líquidos, junto com VR/VÁ que dobraram o valor
Benefícios os mesmos de antes, porém adiciona PLR na casa de 2 salários, que da 16k +-

Entrando na discussão da qualidade de vida. Dinheiro é uma roda dos ratos, desde que comecei a correr a 2 anos atrás já quadrupliquei minha renda, porém vivo no aperto, não sobra 1 centavo na conta depois do dia do pagamento, sendo eu esposa e filho, como eu sou a única fonte de renda as coisas se complicam.

Mas não posso reclamar de barriga cheia…
Antes eu sobrevivia de cestas básicas que ganhava, deixava de comer o pão do café da manhã na firma para levar para casa e a esposa e o meu filho ter o que comer na manhã seguinte, ônibus lotado para ir e voltar, um trabalho que eu fazia sem vontade, sem prazer nenhum.

Hoje vou no mercado e compro o que tiver vontade, gastando 2mil de mercado pegando só promoção e levando só carne barata, não dá para comer café da manhã de novela todos os dias, mas dá para pedir pizza toda semana, iFood quando a esposa não quer cozinhar. Em termos de qualidade de alimentação dá pra dizer que estou muito bem, precisando maneirar na verdade.
Hoje trabalho de casa, consigo levar e buscar meu filho na creche de carro, se precisar ir ao trabalho posso ir de moto ou carro e não precisar pegar ônibus e metrô. E no final do expediente de trabalho sinto muita satisfação a cada tarefa realizada, a cada bit polido hahah.

Eu até ensaiei escrever alguma murmuração, motivos não faltam estando no Brasil. Mas segue o relato de alguém que teve a vida mudada após entrar no mundo da programação.
Excelente salário pra pleno. São Paulo capital? Acredito que dev iOS deva receber mais que Android no Brasil visto que poucos tem condição de aprender iOS por causa da barreira financeira que é comprar um Mac.

Mas já que tocou no assunto... Não sobrar nada no fim do mês, tem que tomar cuidado. Subir o padrão de vida é um buraco sem fundo.
 
Mas já que tocou no assunto... Não sobrar nada no fim do mês, tem que tomar cuidado. Subir o padrão de vida é um buraco sem fundo.
Cheguei pra comentar isso. Me assusta como as pessoas gastam tanto. Não entro no mérito de quem tem filhos, mas no geral o desespero pra ganhar mais é pra gastar mais com coisas desnecessárias ou apenas para ostentação.

Uma amiga e colega de cargo (mesmo salário e benefícios), me ligou desesperada um dia pedindo R$1k emprestado. Motivo: A cia elétrica estava no portão dela para cortar a energia pois haviam duas faturas de QUINHENTOS reais em aberto.

Eu nem sei como alguém gasta isso de energia. Dinheiro pra conta de energia não tem, mas vira e mexe me manda fotinho dos LEGOs que compra pra coleção.
 
Última edição:
Idade: 23 anos
Cargo: Estagiário em engenharia de dados
Formação: Graduando em engenharia da computação
Salário atual: R$2450,00 + 1150 de benefícios flexíveis (alocados em plano de saúde + VA).
Área de atuação: aprendendo sobre toda a infra em larga escala para fazer processamento distribuído de dados.

Antes estava em uma startup de computação em nuvem como estagiário de ML, resolvi mudar devido a escala bem maior que estou agora. Já recebi muitas propostas de CLT para ganhar 5~7k, porém sou privilegiado o suficiente para poder recusar e continuar aproveitando a faculdade e tocando outros projetos no meu tempo livre.
Também tenho interesse na área de embarcados, inclusive já fiz parte de um laboratório de pesquisa de uma grande montadora de carros antes de pular para a área de ML/Dados.

Eventualmente pretendo tocar com minha própria startup unindo sistemas embarcados com ML, mas até lá quero conhecer e estudar bem todo o fluxo de organização e trabalho de outras empresas.
Finalmente decidi que está na hora de virar um proletário de forma oficial, acho que semana que vem irei aceitar alguma proposta para trabalhar como CLT, primeira vez que terei carteira assinada :)
Trazendo update disso 1 ano depois

Idade: 24 anos
Cargo: Engenheiro de dados jr
Formação: Graduando em engenharia da computação (ainda)
Salário atual: 8k bruto + 1200 de benefícios flexíveis (alocados em plano de saúde + odonto + VA) + plr de 1~2 salários
Área de atuação: mesma coisa, só que com mais experiência e autonomia

Continuo trabalhando 30h/semana, pretendo terminar a graduação ano que vem e já emendar direto o mestrado (inclusive vou adiantar algumas cadeiras de mestrado pra não ficar tão pesado depois).
Mais pra frente, perto do final do mestrado e quando tiver mais experiência/segurança na área, pretendo arrumar algum emprego remoto que pague em doleta ou euro e tentar viver um pouco como nômade.

Eu nem sei como alguém gasta isso de energia.
Com essa bandeira nova a conta aqui tá dando 700 pilas :bem:
 
Salário atual: 8k bruto + 1200 de benefícios flexíveis (alocados em plano de saúde + odonto + VA) + plr de 1~2 salários
Eu quero uma auditoria dos dados compartilhados aqui já. Adrena Impresso já!

:sefu: :sefu:

-----

Tenho estudado com frequência mas ainda não consegui encontrar uma forma legal de praticar os conceitos. Tipo, sei umas coisinhas já de Java mas ainda não consegui colocar em algo mais prático. O que recomendam?
 
Última edição:
Trazendo update disso 1 ano depois

Idade: 24 anos
Cargo: Engenheiro de dados jr
Formação: Graduando em engenharia da computação (ainda)
Salário atual: 8k bruto + 1200 de benefícios flexíveis (alocados em plano de saúde + odonto + VA) + plr de 1~2 salários
Área de atuação: mesma coisa, só que com mais experiência e autonomia

Continuo trabalhando 30h/semana, pretendo terminar a graduação ano que vem e já emendar direto o mestrado (inclusive vou adiantar algumas cadeiras de mestrado pra não ficar tão pesado depois).
Mais pra frente, perto do final do mestrado e quando tiver mais experiência/segurança na área, pretendo arrumar algum emprego remoto que pague em doleta ou euro e tentar viver um pouco como nômade.


Com essa bandeira nova a conta aqui tá dando 700 pilas :bem:

Opa, que legal... qual foi seu caminho nesse ramo?

Comecei um estágio recentemente em dados numa startup, ganho $1600 por mês, mas queria comecar a ver os próximos passos... poderia dar uma luz do que focar/estudar?
 
Opa, que legal... qual foi seu caminho nesse ramo?

Comecei um estágio recentemente em dados numa startup, ganho $1600 por mês, mas queria comecar a ver os próximos passos... poderia dar uma luz do que focar/estudar?
Me perguntaram algo bem parecido com isso num PM umas semanas atrás, vou só colar minha resposta aqui:
- No meu ensino médico técnico, eu foquei bastante na parte de redes, porém perto do final do curso comecei a andar mais com o pessoal de eletrônica e me interessar por embarcados, isso seguiu no início da faculdade onde participei de muitas competições na área e até trabalhei com isso em um projeto da FCA.

Depois de um tempo, acabei pegando interesse por aprendizagem de máquina, fui pra uma empresa de uns amigos (consultoria), onde trabalhava com isso e um pouco de tudo (já que empresa pequena e de consultoria, vc acaba sendo um Severino).

De uns tempos pra cá, fiquei com vontade de pegar algo que tivesse mais escala de dados, e toda a parte de engenharia de dados me agradou e acabei achando uma oportunidade massa na empresa onde tô agora e tô bem satisfeito com a área, pretendo seguir a parte de embarcados/eletrônica como hobby mesmo e continuar na parte de dados profissionalmente (até pintar outra coisa que chame minha atenção).

Perceba que basicamente passei por redes->embarcados->cloud/ML-> engenharia de dados. O bom da área é que é flexível e dá pra explorar, ainda mais sendo novo, nada é escrito em pedra e vejo muitas pessoas já senior que migram de área quando dá na telha.

- Além da faculdade, que deu uma boa base teórica, eu só costumo sentir necessidade de fazer/entender X, e jogo isso no google. Geralmente leio blogs e documentação de ferramentas mesmo, algumas vezes artigos acadêmicos quando é algo mais complicado. Não sou muito fã de cursos em vídeo, só não me dou bem, prefiro coisas escritas, os vídeos que vejo são mais de "entretenimento" ou coisas bem pontuais de no máximo 10 min sobre como algo funciona. Acho que todo conteúdo que consumo é em inglês, só no twitter que tem alguns poucos "influencers" dev em pt que sigo.

- É achar algo que tenha interesse, fazer algum projetinho pra tentar entender na prática como funciona e meter as caras. Literalmente ter cara de pau pra tudo haha
Vaga pra pleno pedindo 5 anos pra algo que vc aprendeu mês passado? Manda CV e vê no que dá, pior dos casos vc vai pra entrevista, fica parecendo um idiota mas consegue pegar noção do que precisa estudar. No melhor vc entra e corre pra aprender.

Não tenho bem um planejamento de carreira e realmente NÃO consigo pensar no que quero daqui a 5 anos (foi até algo que meu chefe atual bateu no meu PDI).
Mas pretendo entrar no mestrado ano que vem e depois ver no que dá, só tenho uma vontade de arrumar emprego remoto que pague em dólar ou euro pra eu poder dar uma de nômade digital e explorar um pouco a cultura de outros lugares pra ver se me bate vontade de morar em algum deles, mas acho que isso só vai rolar quando eu estiver com um pouco mais de senioridade (quem sabe daqui a 1~3 anos).
 
Respondendo por ele porque também moro na Alemanha.

O alemão médio não tá nem aí pra você, seja pro bem ou pro mal. Você pode fazer amizade com eles, mas é difícil porque, pelo que eu ouvi, as amizades deles são aquelas do ensino médio e faculdade que eles levam pra vida toda.

Xenofobia, nem eu, nem minha esposa, nem meus conhecidos BR sofrerem. BR no geral é muito bem visto como povo alegre e exótico.

Se não quer ficar forever alone, procure no Facebook por grupos de expatriados. Eles vivem fazendo reuniões e saindo pra beber e fazer outras coisas, e você acaba conhecendo gente de uma infinidade de países.

Só fica sozinho na Europa quem quer.

O auxílio pra cidadão não passar fome é o Hartz IV.
Interessante como as culturas são diferentes. Aqui nos EUA tive a oportunidade de morar em duas cidades, Miami e Nova Orleans, e em ambas não tive problema nenhum pra fazer amizade com os americanos. Sempre foram super acolhedores, e agora parando pra pensar, eu não fiz sequer um amigo brasileiro desde que me mudei pra cá até agora.

Idade: 24 anos
Cargo: Engenheiro de Software (Estagiário)
Formação: Atualmente cursando Ciência da Computação faltando 3 cadeiras para me formar em uma universidade nos EUA.
Salário atual: US$46 a hora. Bruto fica em torno de +-$8000 por mês, o que dá uns $6500 líquido.
Área de atuação: Trabalho no time de gerenciamento e manutenção de máquinas virtuais de uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade focada em cloud storage. Não quero citar nomes mas pense em algo como AWS, Azure, OCI, Salesforce, etc. O meu time basicamente é responsável pela parte das máquinas virtuais que o cliente aluga.

Um update sobre a minha situação. Meu estágio terminou (aqui nos EUA, estágio normalmente dura no máximo 12 semanas) e meu mentor e supervisores recomendaram a minha efetivação O problema é que tem uma chance de a minha data inicial de trabalho ser só no verão do ano seguinte (Maio de 2022) e a minha formatura da universidade vai ser em dezembro. :facepalm:

Andei falando com outros colegas da empresa que entraram em contato com a minha recrutadora, e pode ser que eles mudem a data inicial pra fevereiro, o que seria ótimo já que vou me casar em abril do próximo ano. Ainda bem que como o estágio me pagou (super) bem eu ainda vou ter dinheiro pra me manter até lá, mas não vou conseguir pagar pela lua de mel além de outras despesas até ser efetivado. Até lá, só vou continuar aproveitando o meu último semestre na faculdade com 2 cadeiras e um puta tempo livre, além de viajar pra Nova Orleans para ver a minha noiva de vez em quando.
 
Cheguei pra comentar isso. Me assusta como as pessoas gastam tanto. Não entro no mérito de quem tem filhos, mas no geral o desespero pra ganhar mais é pra gastar mais com coisas desnecessárias ou apenas para ostentação.

Uma amiga e colega de cargo (mesmo salário e benefícios), me ligou desesperada um dia pedindo R$1k emprestado. Motivo: A cia elétrica estava no portão dela para cortar a energia pois haviam duas faturas de QUINHENTOS reais em aberto.

Eu nem sei como alguém gasta isso de energia. Dinheiro pra conta de energia não tem, mas vira e mexe me manda fotinho dos LEGOs que compra pra coleção.
Como se diz no livro "pai rico,pai pobre" é a corrida dos ratos, roda do rato, um ciclo interminável de trabalhar mais pra ganhar mais e gastar mais. Gasta-se muito em passivos e pouco em ativos, e a pessoa começa a achar que precisa ou merece um monte de coisa que gasta muito, que nao precisava antes.
E isso é comum até para os americanos, que tem poder de compra bem maior que o nosso. A gente romantiza a vida lá, mas lá o que não falta é gente afundada em dívida.
 
Cheguei pra comentar isso. Me assusta como as pessoas gastam tanto. Não entro no mérito de quem tem filhos, mas no geral o desespero pra ganhar mais é pra gastar mais com coisas desnecessárias ou apenas para ostentação.

Uma amiga e colega de cargo (mesmo salário e benefícios), me ligou desesperada um dia pedindo R$1k emprestado. Motivo: A cia elétrica estava no portão dela para cortar a energia pois haviam duas faturas de QUINHENTOS reais em aberto.

Eu nem sei como alguém gasta isso de energia. Dinheiro pra conta de energia não tem, mas vira e mexe me manda fotinho dos LEGOs que compra pra coleção.
Pode não ser comum aí mas aqui pro norte se você não tiver um ar condicionado pra pelo menos dormir bem você não tem qualidade de vida kkk e só de ligar ele a noite a conta aqui já passa os 500...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo