[TÓPICO OFICIAL] Samsung Flash F30

pelo pouco que testei não consegui carregar, PORÉM lembro de ter lido em um manual online do notebook que era possível, mas desde então não achei novamente mencionando se era possível ou não e sequer achei de novo o manual, talvez eu tenha delirado

o ideal era alguem que tenha um carregador com Power Delivery de uns 45W testasse... testei com o carregador simples da Samsung de um S9+ e pra mim não deu certo
Eu tenho um carregador desse tipo. Vou ver se minha mãe concorda em testar o note dela.
 
Formatei o note estou usando desde quarta feira. Vou fazer um relato da minha experiência até agora.
O notebook é muito bonito, tela excelente, som ok. O que mata mesmo é o desempenho. Como tenho 10 dias pra arrependimento de compra, resolvi fazer o diabo com o notebook.
Vi que o processador subia pra 100% de uso mesmo em tarefas simples e dava umas pequenas engasgadas assistindo o Premiere pelo Firefox.
Meu Ragnarok rodou de uma maneira ok e os programas do escritório também. Mas eu não estava satisfeito.
Dei uma pequena garimpada na internet sobre overclock no chip N4000.
Acontece que, o over não é possivel.
MAS DÁ PRA AUMENTAR O TDP DO PROCESSADOR!
Como esse chip vem de fábrica pra trabalhar a 6w, achei que aumentando um pouco, resolveria o problema.
Então, subi o TDP pro processador pra 10w e virou outra máquina. Excelente mesmo. As temperaturas, até agora, estão estáveis. Mesmo com benchamark sintético, não subiu de 65º.
Vou usar mais uns dias assim e, se ficar tudo ok, vou tentar subir pra 15w.
Procurei também e vi que o chip Pentium N5000 é fabricado com o mesmo soquete, TDP e tamanho dos chips iguais. Vou comprar pelo AliExpress e fazer a substituição. Não acredito que vai ter problema porque o mesmo notebook é vendido com esse chip nos Estados Unidos e parece ser bem melhor porque já saímos de um Dual Core do N4000 pra um Quad Core no N5000.
A quem se interessar, o passo a passo pra aumentar o TDP do processador tá nesse vídeo.


Ei Guirs, dá um retorno para a nós, você fez o aumento do TDP para 15w? Como está o funcionamento do notebook com o tdp aumentado, como ficou a autonomia da bateria?

Outra dúvida que estou, e queria a opinião dos demais, é referente a desenvolvimento. Já possuo uma máquina parruda para isso, mas pretendo adquirir o flash pela mobilidade que terei com ele, e a tela de 13,3" é perfeita para mim.

Pretendo adquirir o notebook, só estou meio receoso que não seja satisfatório para meus trabalhos e projetos, uso (eclipse, visual studio code, nodejs, mysql), esses tipos de ferramentas e IDEs, em cenários que preciso usar um servidor como o tomcat para levantar uma aplicação, etc. Resumindo, desenvolvimento em geral, mas nada extremamente pesado (como desenvolvimento de jogos), só linguagens padrão como java, e desenvolvimento web.

Quem tem entendimento, ou experiência nessas demandas, poderia me esclarecer se ficaria inutilizável para esse tipo de uso?
 
Última edição:
Formatei o note estou usando desde quarta feira. Vou fazer um relato da minha experiência até agora.
O notebook é muito bonito, tela excelente, som ok. O que mata mesmo é o desempenho. Como tenho 10 dias pra arrependimento de compra, resolvi fazer o diabo com o notebook.
Vi que o processador subia pra 100% de uso mesmo em tarefas simples e dava umas pequenas engasgadas assistindo o Premiere pelo Firefox.
Meu Ragnarok rodou de uma maneira ok e os programas do escritório também. Mas eu não estava satisfeito.
Dei uma pequena garimpada na internet sobre overclock no chip N4000.
Acontece que, o over não é possivel.
MAS DÁ PRA AUMENTAR O TDP DO PROCESSADOR!
Como esse chip vem de fábrica pra trabalhar a 6w, achei que aumentando um pouco, resolveria o problema.
Então, subi o TDP pro processador pra 10w e virou outra máquina. Excelente mesmo. As temperaturas, até agora, estão estáveis. Mesmo com benchamark sintético, não subiu de 65º.
Vou usar mais uns dias assim e, se ficar tudo ok, vou tentar subir pra 15w.
Procurei também e vi que o chip Pentium N5000 é fabricado com o mesmo soquete, TDP e tamanho dos chips iguais. Vou comprar pelo AliExpress e fazer a substituição. Não acredito que vai ter problema porque o mesmo notebook é vendido com esse chip nos Estados Unidos e parece ser bem melhor porque já saímos de um Dual Core do N4000 pra um Quad Core no N5000.
A quem se interessar, o passo a passo pra aumentar o TDP do processador tá nesse vídeo.


Conta pra a gente o que tu achou, esse tempo usando com o tdp aumentado.
 
Pessoal não é possivel carregar pela usb c. Eu testei no 1o dia que chegou com o carregador do Lenovo t480.
 
Fala galera boa tarde,

Comprei esse PC em uma das inúmeras promoções para usar como backup aqui em casa, para quem acima perguntou estou usando com o "hack" da voltagem da TDP, nesse caso testei bastante com os 15W e já ficou bem melhor mesmo, agora estou testando usar sem limitação e melhorou MUITO, quando digo muito é muito mesmo, antigamente mesmo com todos os tweaks ele tinha certos gargalos em alguns casos como por exemplo abrindo várias abas no EDGE (sim eu uso o edge pois ele incrivelmente está bem mais leve que o chrome e o opera), agora consigo editar até mesmo planilhas gigantes no excell, não sei quanto a edição de imagens e etc mas acredito que pode sim melhorar bastante.

Fica ai a dica, recomendo utilizarem a opção de mudança do TDP e experimentar por si mesmos, a bateria não alterou tanto está durando entre 6-7 horas sempre com o modo de "mais alto desempenho" ligado.

Para um pc backup é ótimo, bem portátil.

Att.
 
Fala galera boa tarde,

Comprei esse PC em uma das inúmeras promoções para usar como backup aqui em casa, para quem acima perguntou estou usando com o "hack" da voltagem da TDP, nesse caso testei bastante com os 15W e já ficou bem melhor mesmo, agora estou testando usar sem limitação e melhorou MUITO, quando digo muito é muito mesmo, antigamente mesmo com todos os tweaks ele tinha certos gargalos em alguns casos como por exemplo abrindo várias abas no EDGE (sim eu uso o edge pois ele incrivelmente está bem mais leve que o chrome e o opera), agora consigo editar até mesmo planilhas gigantes no excell, não sei quanto a edição de imagens e etc mas acredito que pode sim melhorar bastante.

Fica ai a dica, recomendo utilizarem a opção de mudança do TDP e experimentar por si mesmos, a bateria não alterou tanto está durando entre 6-7 horas sempre com o modo de "mais alto desempenho" ligado.

Para um pc backup é ótimo, bem portátil.

Att.
Que feedback massa cara.
Você usou o tutorial do vídeo que foi postado na página anterior? Só tenho receio que "sem limitação" de tdp, possa queimar o processador.
Estou esperando o meu chegar ainda.
 
usei o tutorial acima indicado, na realidade é bem simples, coisa de baixar o programa RW e imputar o comando para liberar a TDP (lembrando que tem que fazer toda vez que ligar o note ou sair do modo de suspensão), seguem aqui os comandos:

WRMSR 0x610 0x0 0x00DD8F00 15W

WRMSR 0x610 0x0 0x00000000 SEM LIMITES

Quanto a queimar o Processador acho bem difícil, estou usando faz dois dias sem limites e nada, não consegui notar nem mesmo uma diferença absurda na temperatura (lembrando que não jogo nesse PC).

Att.
 
usei o tutorial acima indicado, na realidade é bem simples, coisa de baixar o programa RW e imputar o comando para liberar a TDP (lembrando que tem que fazer toda vez que ligar o note ou sair do modo de suspensão), seguem aqui os comandos:

WRMSR 0x610 0x0 0x00DD8F00 15W

WRMSR 0x610 0x0 0x00000000 SEM LIMITES

Quanto a queimar o Processador acho bem difícil, estou usando faz dois dias sem limites e nada, não consegui notar nem mesmo uma diferença absurda na temperatura (lembrando que não jogo nesse PC).

Att.
Tem alguma forma de deixar esse processo automático na inicialização?
Criar um serviço no agendador de tarefas, acredito que seria mais cômodo.
 
ATUALIZANDO

Chegou meu notebook, e testei os aumentos de TDP de 10, 15 e unlimited, em todas não consegui sentir diferença no desempenho da máquina para uso normal.
Estou usando o notebook como veio, e utilizando o Firefox para navegar na internet, assistir vídeos no youtube, que inclusive está executando os vídeos de forma satisfatória, claro que apresenta alguma lentidão as vezes, mas acredito que quem irá comprar esse notebook terá que respeitar as limitações da máquina.

Não sou um usuário padrão, sou profissional de TI já há alguns anos, e estou curtindo o notebook. Adorei a leveza, a qualidade da tela, a feature de impressão digital, design em geral.
Como eu li em algum lugar por aí, "se você souber exatamente o que está levando, e ter em mente até onde pode ir com os recursos desse notebook", você vai fazer uma boa compra, e não vai se arrepender.

Estou usando ele padrão de fábrica, não pretendo utilizar nesse primeiro momento nenhum aumento de limite da máquina (TDP), pois foge do que ele foi projetado, e poderá diminuir a longo prazo a vida útil do equipamento.

Para o que eu preciso, esse notebook atendeu muito bem, eu indico, com as ressalvas que fiz ao longo do texto.
 
ATUALIZANDO

Chegou meu notebook, e testei os aumentos de TDP de 10, 15 e unlimited, em todas não consegui sentir diferença no desempenho da máquina para uso normal.
Estou usando o notebook como veio, e utilizando o Firefox para navegar na internet, assistir vídeos no youtube, que inclusive está executando os vídeos de forma satisfatória, claro que apresenta alguma lentidão as vezes, mas acredito que quem irá comprar esse notebook terá que respeitar as limitações da máquina.

Não sou um usuário padrão, sou profissional de TI já há alguns anos, e estou curtindo o notebook. Adorei a leveza, a qualidade da tela, a feature de impressão digital, design em geral.
Como eu li em algum lugar por aí, "se você souber exatamente o que está levando, e ter em mente até onde pode ir com os recursos desse notebook", você vai fazer uma boa compra, e não vai se arrepender.

Estou usando ele padrão de fábrica, não pretendo utilizar nesse primeiro momento nenhum aumento de limite da máquina (TDP), pois foge do que ele foi projetado, e poderá diminuir a longo prazo a vida útil do equipamento.

Para o que eu preciso, esse notebook atendeu muito bem, eu indico, com as ressalvas que fiz ao longo do texto.
É verdade, minha mãe tá amando o dela, levou até pra uma viagem por ele ser leve. Pro uso dela, Facebook, Candy Crush, e-mail e um pouco de Youtube tá show. Fui eu que recomendei pra ela, depois de ver muitas análises concluí que pro uso dela tava bom, achei legal por não ter peças móveis, o antigo note dela já tinha trocado HD e já tava com o outro meia bomba.
 
Saiu atualização de BIOS . Confesso que senti melhora no notebook . Está mais solto . A diferença foi notória !
 
é o programa samsung update da WINDOWS STORE . só por lá dá pra fazer a atualização
 
Estou usando o Samsung update galera obrigado. Atualizei o que tinha para atualizar.

Eu estou tentando instalar o Linux, mas o notebook insiste em não dar boot pelo pen drive.
Já desativei o secure boot, já vi vídeos no YouTube. Mas parece que minha bios não aparece a opção de selecionar o modo de boot.

Alguém conseguiu instalar o Linux, e possa dar um help aqui?
 
Estou usando o Samsung update galera obrigado. Atualizei o que tinha para atualizar.

Eu estou tentando instalar o Linux, mas o notebook insiste em não dar boot pelo pen drive.
Já desativei o secure boot, já vi vídeos no YouTube. Mas parece que minha bios não aparece a opção de selecionar o modo de boot.

Alguém conseguiu instalar o Linux, e possa dar um help aqui?
Eu consegui aqui. Selecionei o bot pelo pen drive na bios e instalei o zorin os. Funciona perfeitamente em dual boot com o windows.
 
Eu consegui aqui. Selecionei o bot pelo pen drive na bios e instalei o zorin os. Funciona perfeitamente em dual boot com o windows.
Pois é justamente isso, geralmente é simples dar um boot pelo pendrive.

Só que o meu pendrive não é lido pela bios do notebook, nem aparece nas opções de "device priority", estou com essa dificuldade aqui.
Já vi os videos do youtube, mas, como eu falei acima, é como se não houvesse as mesmas opções.

Não acredito que a samsung bloqueou na última atualização...
 
Última edição:
Pois é justamente isso, geralmente é simples dar um boot pelo pendrive.

Só que o meu pendrive não é lido pela bios do notebook, nem aparece nas opções de "device priority", estou com essa dificuldade aqui.
Já vi os videos do youtube, mas, como eu falei acima, é como se não houvesse as mesmas opções.

Não acredito que a samsung bloqueou na última atualização...

Instalei linux também, fui direto pro peppermint OS (por ser mais leve). Não tive nenhum problema, só desativei o secure boot. Tentou outras distros ou trocar o pendrive?
Eu não cheguei nem a usar ele com Windows, então não mexi nesse tipo de coisa lá. Mais pra frente vou comprar um SSD M2 pra colocar e aí volto a deixar com dual boot.
Faço o pendrive sempre com o Rufus, caso queira tentar da mesma forma.
 
Instalei linux também, fui direto pro peppermint OS (por ser mais leve). Não tive nenhum problema, só desativei o secure boot. Tentou outras distros ou trocar o pendrive?
Eu não cheguei nem a usar ele com Windows, então não mexi nesse tipo de coisa lá. Mais pra frente vou comprar um SSD M2 pra colocar e aí volto a deixar com dual boot.
Faço o pendrive sempre com o Rufus, caso queira tentar da mesma forma.

Faço o meu pendrive com Yumi.
Já testei outros pendrives tbm, um com apenas o windows 10. E não vai, o pendrive não aparece nas opções de boot.
Nos vídeos do youtube eu estou vendo que a bios da galera tem a opção "os mode selection" quando desabilita o secure boot, a minha não aparece essa opção.

Tentarei utilizando o Rufus, como você indicou.
Manda um print da janela do Rufus, para que eu veja as configurações que você marca ao fazer o pendrive bootavel, por favor.
 
Última edição:
Consegui finalmente, utilizando o Rufus para fazer pendrive bootavel.
Tive que usar GPT para UEFI, e não criei em formato ISO, criei em formato DD.
Estou utilizando o manjaro kde.
 
Tô quase boletando um desses pra mim. Mas antes queria saber da galera que instalou linux se funciona de boa e se a duração da bateria diminui muito no sistema operacional do pinguim.

Só pra ter uma idéia da minha necessidade, uso atualmente um Thinkpad X201 (um laptop excepcional com quase 10 anos de uso) mas a bateria dele dura no máximo 2 horas e a tela dele, embora seja razoável, não chega nem perto da qualidade de um painel IPS.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo