[TÓPICO OFICIAL] Senua's Saga: Hellblade II

Aqui estou com 4k fg + dlss.. Em algumas partes realmente, fica muito borrado..

Eu não entendo esse negocio artistico dos caras, de meter desfoque, film grain, aberração cromatica etc... Pelo menos deixa a maldita opção de desabilitar. A única coisa q eu consegui mudar para melhorar um pouco meu jogo, foi tirar o motion blur e diminuir o balanço da camera.

Pra mim borrão não tem nada de cinematográfico, só serve para esconder imperfeições.
 
Isso q eu ia falar… isso aí tá cagado e sem contar o framedrop considerável no fps. Tem q esperar lançar um mod decente… eu só quero tirar esse film grain e aberracao cromática horríveis.

Antigamente eu retirava o film grain e aberração cromática de todos os jogos (eu odiava aquilo no The Witcher 3). Porém, com o tempo, eu comecei a me permitir a experimentar e tentar enxergar como originalmente a visão do criador daquilo. Hoje em dia sempre deixo habilitado naqueles jogos onde isso é o padrão, afinal aquilo faz parte do conceito original do criador para a obra. Hoje em dia eu sinto que se retirar aquilo de alguns jogos me soa como se eu fosse assistir cinema a 60fps o (filme foi criado em torno dos 24fps e há todo um porquê daquilo) ou como se eu quisesse arredondar as arestas dos quadros de Picasso para ficar mais bem desenhado (o cara desenhou "feio" daquele jeito de propósito).
 
Antigamente eu retirava o film grain e aberração cromática de todos os jogos (eu odiava aquilo no The Witcher 3). Porém, com o tempo, eu comecei a me permitir a experimentar e tentar enxergar como originalmente a visão do criador daquilo. Hoje em dia sempre deixo habilitado naqueles jogos onde isso é o padrão, afinal aquilo faz parte do conceito original do criador para a obra. Hoje em dia eu sinto que se retirar aquilo de alguns jogos me soa como se eu fosse assistir cinema a 60fps o (filme foi criado em torno dos 24fps e há todo um porquê daquilo) ou como se eu quisesse arredondar as arestas dos quadros de Picasso para ficar mais bem desenhado (o cara desenhou "feio" daquele jeito de propósito).

Fico pensando no diretor de fotografia querendo morrer vendo a galera usando mod pra tirar essas coisas e usando reshade. Não só nesse jogo, mas em outros tbm.
 
to jogando aqui mais no XBOCA S

exelente jogo e curto sim mais a qualidade dele muito acima da media . era tudo que eu esperava .
recomendo a todos .
principalmente se você tem o medingo pass .
 
Ontem eu fiz um teste e tirar as barras da tela é só um zoom que dão no jogo e você perde parte do que se passa dos lados. Como entusiasta da fotografia acho isso um crime, mesma coisa que pagar pra um fotógrafo profissional tirar fotos suas e depois meter filtro do Instagram.

Testei também e não muda nada os FPS.


A comparação de imagens.

Muito interessante isso. Significa que pelo jeito o jogo realmente usa a resolução 21:9 nativa, e não um 16:9 com letterbox adicionados posteriormente. São coisas diferentes.

Então esse comando é como se fosse gravar um vídeo utilizando uma câmera com Lente Anamórfica e depois fizesse um 'crop' na imagem. Por isso ele perde o campo de visão ao invés de apenas remover as tarjas pretas.

O fato de utilizarem esse chromatic aberration nas bordas corrobora ainda mais com a ideia de tentarem simular uma lente anamórfica, já que esse é um dos efeitos colaterais desse tipo de lente. Isso tudo para realmente passar um ar mais cinematográfico.



--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dei uma busca no YouTube e achei esse vídeo bem explicativo sobre o HDR “cagado” do jogo. Realmente eu não estava errado e ele tá meio “escuro”… vou colocar o brilho na configuração pra ver se melhora como recomendado no vídeo.




Curioso pois pelo menos aqui jogando na TV o HDR não achei que ficou tão escuro assim, só aumentei o HDR Gamma de 50 para 54%.

Porém, a minha TV (S90C) tem uma taxa de brilho um pouco acima das OLEDs convencionais, talvez por isso não tenho achado tão escuro assim. Isso porque o brilho na TV nem estava Full, deixei em 40/50 no HDR senão incomoda pra jogar no escuro.
 
  • Curtir
Reações: Bat
Antigamente eu retirava o film grain e aberração cromática de todos os jogos (eu odiava aquilo no The Witcher 3). Porém, com o tempo, eu comecei a me permitir a experimentar e tentar enxergar como originalmente a visão do criador daquilo. Hoje em dia sempre deixo habilitado naqueles jogos onde isso é o padrão, afinal aquilo faz parte do conceito original do criador para a obra. Hoje em dia eu sinto que se retirar aquilo de alguns jogos me soa como se eu fosse assistir cinema a 60fps o (filme foi criado em torno dos 24fps e há todo um porquê daquilo) ou como se eu quisesse arredondar as arestas dos quadros de Picasso para ficar mais bem desenhado (o cara desenhou "feio" daquele jeito de propósito).
Entendo seu ponto de vista, mas mtos desses efeitos são aplicados na verdade pra “capar” detalhes e não pesar tanto na parte técnica gráfica. De mais a mais, seria fácil a solução: coloca a opção nativa para o jogador decidir… se o dev não o fez, só me resta concluir que coloca esses efeitos mesmo pra “segurar” o desempenho satisfatório.



Muito interessante isso. Significa que pelo jeito o jogo realmente usa a resolução 21:9 nativa, e não um 16:9 com letterbox adicionados posteriormente. São coisas diferentes.

Então esse comando é como se fosse gravar um vídeo utilizando uma câmera com Lente Anamórfica e depois fizesse um 'crop' na imagem. Por isso ele perde o campo de visão ao invés de apenas remover as tarjas pretas.

O fato de utilizarem esse chromatic aberration nas bordas corrobora ainda mais com a ideia de tentarem simular uma lente anamórfica, já que esse é um dos efeitos colaterais desse tipo de lente. Isso tudo para realmente passar um ar mais cinematográfico.



--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Curioso pois pelo menos aqui jogando na TV o HDR não achei que ficou tão escuro assim, só aumentei o HDR Gamma de 50 para 54%.

Porém, a minha TV (S90C) tem uma taxa de brilho um pouco acima das OLEDs convencionais, talvez por isso não tenho achado tão escuro assim. Isso porque o brilho na TV nem estava Full, deixei em 40/50 no HDR senão incomoda pra jogar no escuro.


A diferença é notável se comparado com o HDR desativado, escurece bem… e tb estou jogando numa TV OLED. Ajustei o brilho HDR para “brilhante” como recomendado no vídeo e o gamma tb subi um pouco e agora ficou decente. Oq eu estranhei q esse foi o único jogo em que o HDR ao ativar “escurece” o jogo…
 
Não fecharam o estúdio ainda?
 
Muitíssimo foda quando começa um determinado combate e entra uma trilha do Heilung!

:omfg:
 
Terminei. Gostei bastante do jogo. Minhas únicas reclamações são a duração (que não é tão pequena assim... pra terminar com 6h o cidadão precisa ignorar algumas coisas) e o combate, principalmente o combate. Não que seja horrível, mas percebi um enorme potencial desperdiçado, pois poderiam ter aproveitado pra criar momentos muito épicos no jogo, mas preferiram simplificar as coisas.

Deixo aqui uma nota 9/10 pro jogo. História muito boa e toda a imersão com o áudio binaural e os ambientes do jogo são incríveis. Tem um mini documentário sobre o jogo/psicose dentro do jogo que é bem interessante, explica muita coisa. Recomendo assistirem.
 
Terminei, nota 7.
Evolução nula, gráficos maravilhosos.
Não há muito o que falar.
 
Antigamente eu retirava o film grain e aberração cromática de todos os jogos (eu odiava aquilo no The Witcher 3). Porém, com o tempo, eu comecei a me permitir a experimentar e tentar enxergar como originalmente a visão do criador daquilo. Hoje em dia sempre deixo habilitado naqueles jogos onde isso é o padrão, afinal aquilo faz parte do conceito original do criador para a obra. Hoje em dia eu sinto que se retirar aquilo de alguns jogos me soa como se eu fosse assistir cinema a 60fps o (filme foi criado em torno dos 24fps e há todo um porquê daquilo) ou como se eu quisesse arredondar as arestas dos quadros de Picasso para ficar mais bem desenhado (o cara desenhou "feio" daquele jeito de propósito).
Eu também, nem mexo mais quando já é ligado por padrão, eu só tiro se tem algum problema com o efeito. Motion blur quando é bem implementado, fica animal a percepção de movimento rápido. Film grain dá um ar mais cinematográfico e ajuda remover o color grading, que detesto. Chromatic aberration quando bem implementado fica legal também, assim como lens flare, bloom, depth of field e outros efeitos de pós processamento.
 
Se o GTA não tiver esses gráficos não compro.
 
Antigamente eu retirava o film grain e aberração cromática de todos os jogos (eu odiava aquilo no The Witcher 3). Porém, com o tempo, eu comecei a me permitir a experimentar e tentar enxergar como originalmente a visão do criador daquilo. Hoje em dia sempre deixo habilitado naqueles jogos onde isso é o padrão, afinal aquilo faz parte do conceito original do criador para a obra. Hoje em dia eu sinto que se retirar aquilo de alguns jogos me soa como se eu fosse assistir cinema a 60fps o (filme foi criado em torno dos 24fps e há todo um porquê daquilo) ou como se eu quisesse arredondar as arestas dos quadros de Picasso para ficar mais bem desenhado (o cara desenhou "feio" daquele jeito de propósito).
Entendo o ponto, mas e os casos que o jogo é capado a 30fps por exemplo para ter a melhor experiência recomendada pelos devs? Nem sempre é a visão deles, e sim uma desculpa por não conseguir atingir altos frames (no caso dos 30 fps).
 
Entendo o ponto, mas e os casos que o jogo é capado a 30fps por exemplo para ter a melhor experiência recomendada pelos devs? Nem sempre é a visão deles, e sim uma desculpa por não conseguir atingir altos frames (no caso dos 30 fps).
30fps é por causa de desempenho ruim. Motion blur também. Mas film grain e aberracao cromática é com intuito artístico.
 
Eu terminei o jogo no Gamepass para mim a nota é 7 o Gameplay não teve nenhuma inovação e o jogo só tem os Gráficos de ponta e mais nada de inovador.
 
Ontem eu fiz um teste e tirar as barras da tela é só um zoom que dão no jogo e você perde parte do que se passa dos lados. Como entusiasta da fotografia acho isso um crime, mesma coisa que pagar pra um fotógrafo profissional tirar fotos suas e depois meter filtro do Instagram.

Testei também e não muda nada os FPS.


A comparação de imagens.

Tem que ajustar o FOV... quando tira só black bar o jogo reduz ele automaticamente.

No Engine.ini fica assim:
[SystemSettings]
r.NT.EnableConstrainAspectRatio=0

[/Script/Engine.LocalPlayer]
AspectRatioAxisConstraint = AspectRatio_MaintainXFOV

Pessoal falando de efeito cinematográfico, directors intention e etc... na minha opinião o motivo disso é processamento e o PC pagou o pato do console fraco, pra variar.

Por exe, 1920x1080 (16:9) vira 1920x822 em 21:9. No Series X diz que roda no max a 2560×1070 (geralmente 2304x963) , 27% menos pixels que 2560x1440 (16:9). Provavelmente por isso muda o FOV quando altera o aspect ratio, pra manter o fps (menos info na tela = menos polígono, shaders e etc). Ainda assim o X roda sub 30fps em muitos momentos, pra ficar um 16:9 estável só se fosse 1080p (10% menos pixels que 2304x963). Efeito cine = poupar o mico de rodar a super produção na super máquina em 1080p.

É que nem o Chromatic Aberration, é um efeito orgânico de lente mas no PC usam pra disfarçar textura, anti aliasing ruim, baixa resolução. Acho que até ajuda se o cara roda com muito aliasing e baixa resolução, o borrão dá uma limpada geral mas num PC razoável é horrível, vai pro lixo todos pequenos detalhes.

Eles metem esse monte de soluções pra disfarçar e depois o produtor larga esse migué de "cinema like". Pô, deixa o usuário escolher nos menus.
 
Fico pensando no diretor de fotografia querendo morrer vendo a galera usando mod pra tirar essas coisas e usando reshade. Não só nesse jogo, mas em outros tbm.
Para ... escolha criativa???

O correto é ter opções para ativar e desativar tudo, cada um joga como quiser, imagina todo jogo a gente ser obrigado e jogar com o preset que o diretor quis, seria bizarro.

Questão aí é preguiça ou redução de custos padrão game pass, reduzem até o custo de programação do menu e lançam como escolha criativa e ainda tem quem defenda.

Engraçado que este chororo é só em jogos da M$, Starfield, agora Hellblade, esperar o próximo.
 
  • Wow
Reações: Bat
Tem que ajustar o FOV... quando tira só black bar o jogo reduz ele automaticamente.

No Engine.ini fica assim:
[SystemSettings]
r.NT.EnableConstrainAspectRatio=0

[/Script/Engine.LocalPlayer]
AspectRatioAxisConstraint = AspectRatio_MaintainXFOV

Pessoal falando de efeito cinematográfico, directors intention e etc... na minha opinião o motivo disso é processamento e o PC pagou o pato do console fraco, pra variar.

Por exe, 1920x1080 (16:9) vira 1920x822 em 21:9. No Series X diz que roda no max a 2560×1070 (geralmente 2304x963) , 27% menos pixels que 2560x1440 (16:9). Provavelmente por isso muda o FOV quando altera o aspect ratio, pra manter o fps (menos info na tela = menos polígono, shaders e etc). Ainda assim o X roda sub 30fps em muitos momentos, pra ficar um 16:9 estável só se fosse 1080p (10% menos pixels que 2304x963). Efeito cine = poupar o mico de rodar a super produção na super máquina em 1080p.

É que nem o Chromatic Aberration, é um efeito orgânico de lente mas no PC usam pra disfarçar textura, anti aliasing ruim, baixa resolução. Acho que até ajuda se o cara roda com muito aliasing e baixa resolução, o borrão dá uma limpada geral mas num PC razoável é horrível, vai pro lixo todos pequenos detalhes.

Eles metem esse monte de soluções pra disfarçar e depois o produtor larga esse migué de "cinema like". Pô, deixa o usuário escolher nos menus.

Para ... escolha criativa???

O correto é ter opções para ativar e desativar tudo, cada um joga como quiser, imagina todo jogo a gente ser obrigado e jogar com o preset que o diretor quis, seria bizarro.

Questão aí é preguiça ou redução de custos padrão game pass, reduzem até o custo de programação do menu e lançam como escolha criativa e ainda tem quem defenda.

Engraçado que este chororo é só em jogos da M$, Starfield, agora Hellblade, esperar o próximo.
Onde assino?


Papinho de escolha criativa de ** é rola… então que coloquem a opção no menu e deixem o jogador escolher como ocorre em tantos jogos.

O próprio TLOU 2 qdo lançou gerou polêmica com esse efeito bizonho granulado, mas tinha opção para retirar no menu do jogo.



Daqui a pouco estarão lançando jogos em branco e preto por escolha artística e criativa :damn:
 

Atualizaram o mod, realmente tirando as tarjas seus fps caem (você ganha uma maior visão do cenário).

Usando esses comandos dentro da pasta engine

[SystemSettings]
r.NT.EnableConstrainAspectRatio=0

[/Script/Engine.LocalPlayer]
AspectRatioAxisConstraint = AspectRatio_MaintainXFOV






[SystemSettings]
r.NT.EnableConstrainAspectRatio=0
r.SceneColorFringeQuality=0
r.Tonemapper.GrainQuantization=0
r.Tonemapper.Quality=0
r.NT.Lens.ChromaticAberration.Intensity=0

Você tira os efeitos de embaçamento do game, mas tem uns efeitos que são removidos que deixam a cena menos realistica (não sei quais são). Eu tirei tudo, deu até uma melhora no framerate, mas as tarjas foram feitas pra isso mesmo, ganhar fps nos consoles e no pc também.. :naza:

Tirando todos esses "efeitos" e sem as tarjas.. Em uma parte que eu pego 80 fps com o jogo vanilla, nesse jogo "modificado" é 67~68.. EU nem testei com todos os efeitos ativos, a queda deve ser muito maior!


20% de desempenho a menos.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo