[TÓPICO OFICIAL] Senua's Saga: Hellblade II

Nossa, vocês são muito conspiracionistas, meteram até teoria de que era corte de custos por ser jogo do GamePass (???) :limo:

Caras, usar letterbox é, sim, decisão artística, e isso é pra tudo, seja em Fotografia, Cinema ou Games. Converse com qualquer pessoa da área de fotografia ou cinema e vocês irão entender que fotografia (da direção artística) é feita com base na mensagem que o autor quer passar. Filmagens mais fechadas, mais abertas, temperaturas mais frias, mais quentes, escuras ou claras etc, tudo isso é feito com um único propósito, transmitir a mensagem desejada.

Eu curto fotografia como hobby e tenho uma lente anamórfica mesmo sabendo que há uma degradação de nitidez em comparação às lentes esféricas, mas tenho porque sei que elas têm uma outra proposta, é feita pra atingir outro tipo de resultado...

Tem diretores que optam por usar vários formatos diferentes, tipo 4:3 ou até 'quadrado' em determinados filmes, como no filme "O Farol" (The Lighthouse) - do Robert Eggers, que além de preto e branco usa um formato 1.19:1; ou no Zack Snyder's Justice League, em que o Snyder optou por usar o 4:3 ao invés dos widescreen...

Enfim, voltando ao jogo, o fato de ganhar desempenho é um bônus - em especial nos consoles. O único erro real é não terem colocado a opção de modificar dentro dos settings.
 
Nossa, vocês são muito conspiracionistas, meteram até teoria de que era corte de custos por ser jogo do GamePass (???) :limo:

Caras, usar letterbox é, sim, decisão artística, e isso é pra tudo, seja em Fotografia, Cinema ou Games. Converse com qualquer pessoa da área de fotografia ou cinema e vocês irão entender que fotografia (da direção artística) é feita com base na mensagem que o autor quer passar. Filmagens mais fechadas, mais abertas, temperaturas mais frias, mais quentes, escuras ou claras etc, tudo isso é feito com um único propósito, transmitir a mensagem desejada.

Eu curto fotografia como hobby e tenho uma lente anamórfica mesmo sabendo que há uma degradação de nitidez em comparação às lentes esféricas, mas tenho porque sei que elas têm uma outra proposta, é feita pra atingir outro tipo de resultado...

Tem diretores que optam por usar vários formatos diferentes, tipo 4:3 ou até 'quadrado' em determinados filmes, como no filme "O Farol" (The Lighthouse) - do Robert Eggers, que além de preto e branco usa um formato 1.19:1; ou no Zack Snyder's Justice League, em que o Snyder optou por usar o 4:3 ao invés dos widescreen...

Enfim, voltando ao jogo, o fato de ganhar desempenho é um bônus - em especial nos consoles. O único erro real é não terem colocado a opção de modificar dentro dos settings.
Letterbox até concordo, de fato. Agora o resto é conversinha pra boi dormir… no mais, coloca a porra da opção de desativar e pronto… mas daí o desempenho vai lá pra baixo se desativado o efeito e oq acontece? Chuva de treta pra dev. Basicamente é isso. Logo devem otimizar o desempenho com o tempo (não q esteja ruim, mas pra segurar com efeitos desativados) e quem sabe liberam essas novas configs.
 
Assim como APT, presumo q é praticamente obrigatório jogar o 1º pra poder entender o 2, certo?
 
Para ... escolha criativa???

O correto é ter opções para ativar e desativar tudo, cada um joga como quiser, imagina todo jogo a gente ser obrigado e jogar com o preset que o diretor quis, seria bizarro.

Questão aí é preguiça ou redução de custos padrão game pass, reduzem até o custo de programação do menu e lançam como escolha criativa e ainda tem quem defenda.

Engraçado que este chororo é só em jogos da M$, Starfield, agora Hellblade, esperar o próximo.

Que viagem cara, vai assistir duna no cinema então e mete um reshade.

Eu entendo que usam a desculpa de "escolha artística" pra simplificar redução de custo.

Mas isso não faz a escolha artística deixar de existir. Filme Grain pra mim é escolha artística, lens flare é escolha artística. A câmera mais aberta é escolha artística.

30 fps NAO É escolha artística, é desculpa.

Não caiam em papo de 8 ou 80 que isso emburrece a gente.
 
Assim como APT, presumo q é praticamente obrigatório jogar o 1º pra poder entender o 2, certo?

Não, são histórias separadas. Vai ajudar com character development, no máximo. Mas eu recomendo jogar o primeiro. Também é curto, os gráficos são ainda muito bons e a história é melhor.
 
Terminei, nota 7.
Evolução nula, gráficos maravilhosos.
Não há muito o que falar.
Rapaz, a impressão é que se o jogo não tivesse o gráfico que tem, era um jogo 5 e olhe lá.

E tá tudo bem, nem todo jogo precisa seguir os padrões, mas acho que esse em especial tá sofrendo muito por conta da esperança em ser um dos exclusivos de peso da Microsoft.

Aliás, que geraçãozinha sem vergonha essa da Microsoft/Xbox. Parece que não acertaram a mão em um exclusivo grande sequer.
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Onde assino?


Papinho de escolha criativa de ** é rola… então que coloquem a opção no menu e deixem o jogador escolher como ocorre em tantos jogos.

O próprio TLOU 2 qdo lançou gerou polêmica com esse efeito bizonho granulado, mas tinha opção para retirar no menu do jogo.



Daqui a pouco estarão lançando jogos em branco e preto por escolha artística e criativa :damn:
Meu amigo, c fala pouco mas tudo que você fala é uma grande e fedida merda hein. Parabéns viu. Acho que se a gente fosse fazer uma conta de caracteres por merda falada você era o campeão do fórum. Toma aqui sua platina. :platina:

O Japa te deu uma aula gratuita e tu ainda tem a coragem de insistir nessas asneiras. :facepalm:
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"MAS MAS MAS.... PODIA BOTAR UM OPÇÃO PRA TER O JOGO EM CORES TBM NÉ?!?!?!?!!!"

:tom:
 
Última edição:
Rapaz, a impressão é que se o jogo não tivesse o gráfico que tem, era um jogo 5 e olhe lá.

E tá tudo bem, nem todo jogo precisa seguir os padrões, mas acho que esse em especial tá sofrendo muito por conta da esperança em ser um dos exclusivos de peso da Microsoft.

Aliás, que geraçãozinha sem vergonha essa da Microsoft/Xbox. Parece que não acertaram a mão em um exclusivo grande sequer.
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Meu amigo, c fala pouco mas tudo que você fala é uma grande e fedida merda hein. Parabéns viu. Acho que se a gente fosse fazer uma conta de caracteres por merda falada você era o campeão do fórum. Toma aqui sua platina. :platina:

O Japa te deu uma aula gratuita e tu ainda tem a coragem de insistir nessas asneiras. :facepalm:
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"MAS MAS MAS.... PODIA BOTAR UM OPÇÃO PRA TER O JOGO EM CORES TBM NÉ?!?!?!?!!!"

:tom:
Vc tá Serto, amigo, agora vá lá jogar seu joguinho em branco em preto a 30 fps para usufruir da escolha artística. :clo:
 
Os jogos estão começando a me lembrar o cinema.

Tipo sabe aqueles filmes que só passam em centro cultural e são super premiados e enquanto isso nos shoppings só rola blockbuster?

Acho que tá rolando o mesmo. E como game não deixa de ser arte também...
 
Os jogos estão começando a me lembrar o cinema.

Tipo sabe aqueles filmes que só passam em centro cultural e são super premiados e enquanto isso nos shoppings só rola blockbuster?

Acho que tá rolando o mesmo. E como game não deixa de ser arte também...

O gamer médio ainda não desenvolveu maturidade pra falar sobre arte me parece. Mesmo consumindo escolhas artísticas todo dia.
 
Os jogos estão começando a me lembrar o cinema.

Tipo sabe aqueles filmes que só passam em centro cultural e são super premiados e enquanto isso nos shoppings só rola blockbuster?

Acho que tá rolando o mesmo. E como game não deixa de ser arte também...

Como em filme, nós, jogadores, devemos buscar jogar algo que nos agrada e nos identificamos. Não é porque jogo X é elogiado e considerado 'bom' que necessariamente vai ser bom pra todo mundo.

Hellblade, Alan Wake 2 e outros 'diferentes' são jogos pra um público mais de nicho e não agradará todos. Não adianta o cara querer jogar um jogo tipo Hellblade e esperar mecânicas de um Souls Like, por exemplo. Ou falar que Baldurs Gate 3 é um jogo ruim só porque você não gosta do gênero...
 
pessoal, nem compensa trocar "ofensas" por esse jogo
é só gráfico pra impressionar, sem desafio, sem física, praticamente linha reta, pobreza em diversidade de inimigos
realmente é um filme interativo, se tivesse QTE teria até mais sentido
 
Como em filme, nós, jogadores, devemos buscar jogar algo que nos agrada e nos identificamos. Não é porque jogo X é elogiado e considerado 'bom' que necessariamente vai ser bom pra todo mundo.

Hellblade, Alan Wake 2 e outros 'diferentes' são jogos pra um público mais de nicho e não agradará todos. Não adianta o cara querer jogar um jogo tipo Hellblade e esperar mecânicas de um Souls Like, por exemplo. Ou falar que Baldurs Gate 3 é um jogo ruim só porque você não gosta do gênero...

Inclusive é esse público que não aceita que jogo seja diferente, ferve noa reviews e induz as empresas a fazerem somente jogos iguais.

Depois é o mesmo público que reclama que a indústria tá quebrando e não inova nos jogos.

As empresas que investiram milhões e não podem correr o risco de perder, investem em equipe pra "ouvir a comunidade", a comunidade clama por jogo igual, e assim a roda gira.
 
pessoal, nem compensa trocar "ofensas" por esse jogo
é só gráfico pra impressionar, sem desafio, sem física, praticamente linha reta, pobreza em diversidade de inimigos
realmente é um filme interativo, se tivesse QTE teria até mais sentido
Fiquei com essa mesma impressão.

Se tivesse QTE seria basicamente um jogo da Quantic Dream.
 
pessoal, nem compensa trocar "ofensas" por esse jogo
é só gráfico pra impressionar, sem desafio, sem física, praticamente linha reta, pobreza em diversidade de inimigos
realmente é um filme interativo, se tivesse QTE teria até mais sentido
Pior que tem coisa que vai influenciar outros jogos. A estrutura do combate é muito bacana. Uma proposta quase que intimista no 1x1, você vê danos que causou nos inimigos.

Eu achei bem fora da curva. Parece que toda fight é uma boss fight de tanto detalhe. Imagino que vai perdendo a graça por conta da repetição, mas não deixa de ser foda.

Sinto falta de jogos que criam essa aura de combate mais pé no chão.
 
Pior que tem coisa que vai influenciar outros jogos. A estrutura do combate é muito bacana. Uma proposta quase que intimista no 1x1, você vê danos que causou nos inimigos.

Eu achei bem fora da curva. Parece que toda fight é uma boss fight de tanto detalhe. Imagino que vai perdendo a graça por conta da repetição, mas não deixa de ser foda.

Sinto falta de jogos que criam essa aura de combate mais pé no chão.

a ideia é boa, mas não é bem executada
como não existe desafio, não existe variedade de "combos"
é outro tipo de experiência, um filme com um ótimo áudio e gráficos
por isso nem compensa buscar teorias nesse jogo, jogo esquecível
 
Pior que tem coisa que vai influenciar outros jogos. A estrutura do combate é muito bacana. Uma proposta quase que intimista no 1x1, você vê danos que causou nos inimigos.

Eu achei bem fora da curva. Parece que toda fight é uma boss fight de tanto detalhe. Imagino que vai perdendo a graça por conta da repetição, mas não deixa de ser foda.

Sinto falta de jogos que criam essa aura de combate mais pé no chão.

Apesar da jogabilidade simples, eu achei isso bem legal também. É algo pra se apreciar.

Por sinal, eu estava jogando e até a minha esposa, que estava ao lado fazendo outras coisas, parou o que estava fazendo e ficou me assistindo, torcendo, sentindo como se a personagem fosse uma 'pessoa real'. Acho que este é o tipo de sensação que eles querem passar mesmo. As expressões faciais em combinação com os movimentos 'teatrais' passam um ar bem realista. Diferente das pancadarias onde você sai rebocando todo mundo na porrada fazendo combos infinitos.
 
Esquecível acho um pouco demais.

Esse jogo vai ser lembrado justamente por ser diferente. Odiando ou amando.

Esqueçam a nota no final só prestem atenção no que o cara fala.
 
Apesar da jogabilidade simples, eu achei isso bem legal também. É algo pra se apreciar.

Por sinal, eu estava jogando e até a minha esposa, que estava ao lado fazendo outras coisas, parou o que estava fazendo e ficou me assistindo, torcendo, sentindo como se a personagem fosse uma 'pessoa real'. Acho que este é o tipo de sensação que eles querem passar mesmo. As expressões faciais em combinação com os movimentos 'teatrais' passam um ar bem realista. Diferente das pancadarias onde você sai rebocando todo mundo na porrada fazendo combos infinitos.
Exatamente. Comparando com um God of War por exemplo, você vai ter o mesmo nível altíssimo de animações, mas são tantas partículas na tela, tantos golpes rápidos, tantos inimigos pipocando de um lado e de outro, que depois de um tempo meio que perde o impacto.

No Hellblade 2, parece que você tá assistindo a luta final do The Northman.

 
Que viagem cara, vai assistir duna no cinema então e mete um reshade.

Eu entendo que usam a desculpa de "escolha artística" pra simplificar redução de custo.

Mas isso não faz a escolha artística deixar de existir. Filme Grain pra mim é escolha artística, lens flare é escolha artística. A câmera mais aberta é escolha artística.

30 fps NAO É escolha artística, é desculpa.

Não caiam em papo de 8 ou 80 que isso emburrece a gente.
Não leve a mal, mas que viagem é ir tão longe para passar o pano.

Cinema, shows, teatros não se compara com a atividade recreativa dentro de casa.

Duna no cinema é uma coisa, é a visão do diretor pois pagamos para ver o filme naquele espaço, porém Duna locado ou comprado em um App, o cliente pode usar HDR ou não, assistir na resolução que quiser e aplicar filtros da TV, assistir até em preto e branco, aplicativo upscaling de vídeo da Nvidia e etc...

Música, um show é a mixagem do cantor naquele momento, porém MP3 ou app como Spotify, escolhemos equalizador, realçar graves, isolar a voz do vocal e etc...

Mesmo para um game, o que vc fala faria sentido se estivéssemos jogando no Pc da Microsoft dentro de um estabelecimento, tipo cinema, pagou por aquele, porém não é isto, estamos jogando em casa, então temos a liberdade de configurar como bem acharmos.

Acho que você entende o que estou falando, este seu papinho de comparar algo fora de casa com algo dentro de casa, só serve para quem já está emburrecido, não tem capacidade de analisar e diz "Mas rapaz, não é que é mesmo..."

Um game a gente compara com um MP3, filme em streaming ou comprado, não com cinema.

Talvez a sua comparação possa servir para quem joga em nuvem, pois a pessoa joga igual o dono do serviço quer, mas ainda é relativo.

Não estou buscando treta, é só para você refletir que a sua comparação com cinema é sem pé e nem cabeça, você está só passando pano.
 
Quando o Xbox Series X roda o jogo em 963p (common resolution) e 30fps (caindo pra 29 as vezes), ficou claro que não é decisão artística coisa nenhuma, simplesmente limitação do hardware mesmo.
 
Não leve a mal, mas que viagem é ir tão longe para passar o pano.

Cinema, shows, teatros não se compara com a atividade recreativa dentro de casa.

Duna no cinema é uma coisa, é a visão do diretor pois pagamos para ver o filme naquele espaço, porém Duna locado ou comprado em um App, o cliente pode usar HDR ou não, assistir na resolução que quiser e aplicar filtros da TV, assistir até em preto e branco, aplicativo upscaling de vídeo da Nvidia e etc...

Música, um show é a mixagem do cantor naquele momento, porém MP3 ou app como Spotify, escolhemos equalizador, realçar graves, isolar a voz do vocal e etc...

Mesmo para um game, o que vc fala faria sentido se estivéssemos jogando no Pc da Microsoft dentro de um estabelecimento, tipo cinema, pagou por aquele, porém não é isto, estamos jogando em casa, então temos a liberdade de configurar como bem acharmos.

Acho que você entende o que estou falando, este seu papinho de comparar algo fora de casa com algo dentro de casa, só serve para quem já está emburrecido, não tem capacidade de analisar e diz "Mas rapaz, não é que é mesmo..."

Um game a gente compara com um MP3, filme em streaming ou comprado, não com cinema.

Talvez a sua comparação possa servir para quem joga em nuvem, pois a pessoa joga igual o dono do serviço quer, mas ainda é relativo.

Não estou buscando treta, é só para você refletir que a sua comparação com cinema é sem pé e nem cabeça, você está só passando pano.

Quando o Xbox Series X roda o jogo em 963p (common resolution) e 30fps (caindo pra 29 as vezes), ficou claro que não é decisão artística coisa nenhuma, simplesmente limitação do hardware mesmo.

Parem de tumultuar e deixem o @mater4zzi curtir o jogo dele em 900p a 30fps com film grain pra não comprometer a "escolha artística" do diretor. :alan:
 
Alguém tendo algum stuttering jogando hellblade 2? Bem no início naquela parte que ela está no mar percebi bastante isso, aquelas quebras de artefatos quando vinha a onda, depois o jogo ficava ok, mas quanto tinha a parte do mar percebi bastante, a minha placa é um 3080, coloquei 1440p e 60fps, no series x não acontece isso, e pelo jogo aparece que está usando cerca de metade da placa, tipo de 9000 tá usando 5000, sou meio leigo nisso.
 
Alguém tendo algum stuttering jogando hellblade 2? Bem no início naquela parte que ela está no mar percebi bastante isso, aquelas quebras de artefatos quando vinha a onda, depois o jogo ficava ok, mas quanto tinha a parte do mar percebi bastante, a minha placa é um 3080, coloquei 1440p e 60fps, no series x não acontece isso, e pelo jogo aparece que está usando cerca de metade da placa, tipo de 9000 tá usando 5000, sou meio leigo nisso.
Tá com FG ligado ou FSR? Vi relatos de bugs com esses... testa desativar.
 
Última edição:


Alguém tendo algum stuttering jogando hellblade 2? Bem no início naquela parte que ela está no mar percebi bastante isso, aquelas quebras de artefatos quando vinha a onda, depois o jogo ficava ok, mas quanto tinha a parte do mar percebi bastante, a minha placa é um 3080, coloquei 1440p e 60fps, no series x não acontece isso, e pelo jogo aparece que está usando cerca de metade da placa, tipo de 9000 tá usando 5000, sou meio leigo nisso.

Stuttering aqui também tem, mas esses artefatos eu não percebi.
 

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