[TÓPICO OFICIAL] Senua's Saga: Hellblade II

Finalizando a sessão de SS (algumas da parte final em spoiler, embora não tenha nada que comprometa o jogo, pois se não se chegou até a parte dali o cara não vai entender absolutamente nada do que se trata...):

Senua-s-Saga-Hellblade-2-26-05-2024-01-38-22.png

Senua-s-Saga-Hellblade-2-26-05-2024-12-14-50.png

Senua-s-Saga-Hellblade-2-26-05-2024-12-16-03.png

Senua-s-Saga-Hellblade-2-26-05-2024-12-51-14.png



Senua-s-Saga-Hellblade-2-26-05-2024-12-53-44.png

Senua-s-Saga-Hellblade-2-26-05-2024-12-55-39.png

Senua-s-Saga-Hellblade-2-26-05-2024-12-57-24.png

Senua-s-Saga-Hellblade-2-26-05-2024-12-59-14.png

Senua-s-Saga-Hellblade-2-26-05-2024-13-00-16.png

Senua-s-Saga-Hellblade-2-26-05-2024-13-03-40.png

Senua-s-Saga-Hellblade-2-26-05-2024-13-05-34.png
 
Anda anda anda, luta, luta, luta, puzzle, anda, anda, anda, luta, luta, luta, puzzle. Vozes na cabeça que falam muito mais que a Alloy trackinas...
Sorte que joguei pelo game pass, se tivesse comprado ia ficar puto...
 
Walking simulation com gráfico bonzão.

Só uma coisa ainda me incomoda na nova/recente geração gráfica: acho tudo meio borrado. Games saem pesados pra PC, Xbox PS5 etc, mistura antialiasing com várias técnicas de upscaling parece tudo meio fora do foco. O DLSS da NVidia é bom mas ainda está difícil rodar bem e vão otimizando cortando pixels em um efeito aqui, outro ali. No final o games passam aquela sensação de vídeo CG mas ultra compactado.
 
Só uma coisa ainda me incomoda na nova/recente geração gráfica: acho tudo meio borrado. G

É só jogar em resolução nativa que isso não acontece.
Espero ter ajudado.
 
Mas o que ele falou tem algum mérito. Não só o upscaling, mas hoje em dia tem muito processamento gráfico que dá uma suavizada nos gráficos, como o caso do felizmente moribundo TAA, essas paradas de chromatic aberration, film grain...

Desde que bem aplicado, eu não me incomodo tanto não. Se algum efeito que deixa a imagem menos nítida serve pra deixar a apresentação mais coesa, mais bonita de outra perspectiva, tá valendo. Chromatic aberration, por exemplo, é um efeito que por padrão eu odeio, mas em Hellblade eu acho uma parte essencial da apresentação, ajuda a intensificar o feeling de ataque de esquizofrenia. E eu quase sempre preferi o borradinho do TAA ao MSAA, que é mais nítido (e mais pesado), mas geralmente menos coeso, costuma deixar passar muito serrilhadinho em detalhes. Felizmente hoje quem tem NVidia tem o DLAA que é tipo um melhor dos dois mundos, mas enfim, é isso aí. Até a Digital Foundry falou que esse Hellblade tá com um "soft presentation", mas que alguém poderia argumentar que isso até ajuda com o realismo de parecer algo gravado em câmera.

Dito isso, acho que o film grain em Hellblade 2 tá exagerado. Eu não limparia ele todo não, mas gostaria de ter tido a opção de abaixar a intensidade.

Já reclamar de upscaling acho viagem, com IA isso melhorou demais e permite que a gente consiga rodar jogo em qualidades gráficas que nossos hardwares jamais conseguiriam em resolução nativa, é a razão única de eu ainda conseguir usar uma RTX 2070 em UWQHD. Quem não quiser upscaling na vida dele, é só comprar uma 4090.
 
Eu pessoalmente não achei o Film Grain dele exagerado, talvez o Chromatic Aberration nele seja bem mais intenso do que o Filme Grain - pra simular a distorção de uma lente anamórfica. Exagerado em acho em jogos tipo TLOU, o qual o jogo chega a ficar com a imagem 'suja' de tanto film grain.

O que eu notei neste jogo foi o que eu já falei numas páginas atrás, independente de rodar nativo, com efeitos ou sem efeitos, este jogo em específico parece ter sido pensado a rodar originalmente em 4K.

Em uso 3 telas aqui em casa conectado ao PC e testei o jogo em todas elas - um monitor 1440p 27" OLED, uma 4K 55" OLED e um UW 32:9 5120x1440. Em ambos os casos do 1440p o jogo se mostrou com a imagem claramente mais borrada, mesmo com efeitos off. Há uma sensação de que as texturas estavam mais comprimidas, com menos nitidez quando se comparado ao 4K. Por ser um jogo 100% new gen eu não descarto nessa possibilidade do jogo ter sido feito com texturas com base na resolução 4K.
 
Peguei o jogo pelo gamepass agora a noite, lindo demais mesmo.
O som do jogo é fantástico, até o vento e chuva são detalhados, além dos sussurros o tempo todo rsrs...muito bom.
Nos combates quase quebro o mouse esquivando e tentando fazer sequências de golpes kkkkk.
Joguei só o começo mas curti muito.
Achei interessante que ela praticamente não se deixar olhar diretamente, tentei pegar umas SS com ela cara a cara mas ela sempre desvia o olhar kkkkkk.
As vezes ela olha rapidinho e vira a cara rsrsrs.
Qualidade gráfica desse jogo tá assustadora de tão foda.
















 
GOTY da loucura.
 
Comecei a jogar, curte o primeiro, estou gostando do 2 e basicamente um upgrade sem muitas mudanças, o combate apesar de simples como o 1, ta bem feito, visceral, os movimentos do jogo são bem caprichados e o modelo da senua rapaz, acho que não vi nenhum jogo ate hoje com tanto detalhamento.
 
Última edição:
Acabei de finalizar o jogo, os gráficos são muito bonitos mesmo fazendo algumas concessões por conta da minha placa aquém do recomendado.

Em relação ao Senua's Sacrifice, achei o áudio ainda mais bem trabalhado, com inserção inclusive dentro dos puzzles pra dar continuidade, de modo que você nunca para de ouvir as vozes que se passam na cabeça da personagem. Honestamente, chega em um ponto que parece que é você quem tá ouvindo as vozes e não a Senua. Alguém que finaliza esse jogo em uma só partida, deve terminar diagnosticado com a psicose da personagem, porque é tudo feito pra grudar na sua mente. Brincadeiras à parte, impressionante.

O jogo atual abandona praticamente todos os resquícios de jogo em si e se torna um filme em que você controla a personagem. Acompanhar a história não é mais apenas o primeiro plano, mas quase o único plano do jogo. Na história chama a atenção as ligações entre os dois jogos e entre a Senua e os demais personagens, especialmente um deles. Como a abordagem desse jogo é consequência do que aconteceu no primeiro, é interessante ver as evoluções da Senua em relação à psicose, que eles destacam também no vídeo disponível nos "Extras". A história do primeiro jogo me impactou mais, mas a do atual foi satisfatória.

Ainda mirando ser um filme, a adoção do formato de imagem 21:9 não chegou a me incomodar. Esse formato mantém coerência em boa parte da narrativa, mas em alguns momentos, cortam parte do corpo da personagem de um jeito bem esquisito, o que provavelmente seria evitado no formato tradicional (16:9). No geral, ficou bom, bem melhor do que eu esperava. Sobre os combates, o do primeiro jogo era simples, porém eficiente, eu gostei. E, se não iam melhorar, pelo menos que não piorassem. Limitaram tudo ainda mais: movimentos, variação e jogo de câmeras, que forçavam demais você a enxergar o combate como filme a ponto de ficar bem desagradável de se controlar.

Em otimização, o único problema bem chato que tive foi o do jogo aleatoriamente despencar para 10 fps e se recusar a voltar ao normal (30 fps). A solução era sair para o menu principal e retornar ao jogo para que, na mesma cena, tudo se normalizasse. Mesmo com drivers atualizados, suspeitei que poderia ser minha placa, mas vi diversos relatos no Reddit disso acontecendo com séries mais novas e potentes (3000/4000). Enfim, em algum momento devem corrigir com um patch.

No geral, gostei, é um bom complemento ao primeiro. Aperfeiçoaram tanto áudio quanto gráfico e a história junto com a personagem te prende o suficiente pra querer ver o fim. A duração do jogo pra mim é boa, não tenho mais muita paciência pra jogos longos demais e que se arrastam. Vale a pena jogá-lo no Game Pass (não recomendo via xCloud, porém). Se eu tivesse que dar uma nota, seria 7,5. :)
 
Eu tbm não compreendi o que o amigo aí quis dizer de jogo borrado… aqui ao menos jogando em 4k não faltou nitidez. Vai ver pq realmente em outra resolução não “nativa” fique mais aparente algum efeito de pós processamento.
 
Iniciei esse jornada psicodélica. Vamos ver.
Já nos primeiro minutos já ficaram xoropando nos meus ouvidos kkkk

9jzw5lq.jpeg


WEKQ5tl.jpeg
 
Eu tbm não compreendi o que o amigo aí quis dizer de jogo borrado… aqui ao menos jogando em 4k não faltou nitidez. Vai ver pq realmente em outra resolução não “nativa” fique mais aparente algum efeito de pós processamento.

O gráfico do jogo é excelente, mas não límpido, pode ser em 4K sem DLSS. Mas em setups médios vc já começa a reduzir a resolução, some os efeitos de camera, filtros etc os jogos vão perdendo aquela imagem cristalina. Repara que passaram a incluir opção de nitidez dos upscalling pq isso incomoda alguns. Só estou dizendo que esse aspecto meio "borrado" dos jogos AA ainda me incomoda. É pessoal. Tem jogos sem muito recursos, onde vc não tem efeitos de luz fodas etc, mas é tudo mais nítido. Você pode ter uma foto borrada ou um desenho nítido, são diferentes. Alguns desenvolvedores preferem a imagem mais "borrada" de propósito. Incluem filmgrain, distorções, às vezes até para confundir o cérebro e/ou ganhar desempenho (efeitos com baixa resolução interna).
 
Última edição:
Não senti aspecto borrado no jogo não. Isso depende muito do display que tá sendo usado. Especialmente pra quem usa DLSS, não há mais o que falar em AA. É perfeito. Não tem espaço pra melhorias mais.

O jogo tem excelente visual, dos melhores, mas tecnicamente tem bastante coisa que tá defasada. As soft shadow dos personagens não funciona bem em vários cenários, por exemplo, dando a impressão que estão sempre plainando no ar e não fixos na superfície.

Quanto ao jogo, achei inferior ao primeiro Hell. Não houve inovação na jogabilidade, o que era extremamente necessário (mesmo problema do Plague Tale) e a própria história, em sim, bastante inferior a do primeiro. Parecia que seria incrível quando mostraram outros personagens, mas todo o elo entre eles era frágil e superficial. E seus destinos, pior ainda. Nada marcante.

Bom jogo, mas realmente só pra quem curte muito essa pegada de storytelling. Não é um jogo pra qlq um. Diria que é pra quase ng até rs.

7/10 pra mim
 
Terminei o game. A experiência "áudio/visual" é incrível! O peso do game está relativamente "justo" pelo que entrega, considerando que se trata da UE5.

Com Frame Gen + DLSS no modo equilibrado consegui jogar quase que o tempo todo com 120FPS cravados, tudo no máximo e em 4K. Alterei o arquivo de configuração para conseguir tela cheia e desabilitar alguns filtros também. Nesse sentido foi uma experiência surreal.

A história até que é interessante, agora os puzzles e combates, depois dos primeiros, se tornam repetitivos e massantes. Ainda bem que o game é curto...
 
Terminei o game. A experiência "áudio/visual" é incrível! O peso do game está relativamente "justo" pelo que entrega, considerando que se trata da UE5.

Com Frame Gen + DLSS no modo equilibrado consegui jogar quase que o tempo todo com 120FPS cravados, tudo no máximo e em 4K. Alterei o arquivo de configuração para conseguir tela cheia e desabilitar alguns filtros também. Nesse sentido foi uma experiência surreal.

A história até que é interessante, agora os puzzles e combates, depois dos primeiros, se tornam repetitivos e massantes. Ainda bem que o game é curto...
Com uma 4090 vc jogando com DLSS ativado, xovem. E ainda "exigindo" 120 fps? Desliga isso daí e seja feliz com "apenas" 70/90 fps. :alan:
 
Com uma 4090 vc jogando com DLSS ativado, xovem. E ainda "exigindo" 120 fps? Desliga isso daí e seja feliz com "apenas" 70/90 fps. :alan:
Pra quem tem monitor 120Hz pra cima e pode tirar proveito, DLSS FG a 120FPS é uma jogabilidade bem superior a 70FPS/80FPS apenas com DLSS. Não perde nada em input lag e visual fica ótimo como se tivesse jogando a 120FPS mesmo.
 
Zerei o jogo recentemente. Achei a imersão e a narrativa muito boas, bem como a complexidade da Senua no contexto da esquizofrenia. Talvez se o jogo não tivesse os puzzles ficaria mais dinâmico, pois achei que isso quebrava bastante a narrativa sem necessidade. Os combates poderiam ser melhores? Poderiam, mas o que esse pequeno estúdio fez foi incrível mesmo assim. Tem margem pra aprimoramentos e servir de inspiração pra outras franquias. Dou nota 8 de 10.
 
Zerei o jogo recentemente. Achei a imersão e a narrativa muito boas, bem como a complexidade da Senua no contexto da esquizofrenia. Talvez se o jogo não tivesse os puzzles ficaria mais dinâmico, pois achei que isso quebrava bastante a narrativa sem necessidade. Os combates poderiam ser melhores? Poderiam, mas o que esse pequeno estúdio fez foi incrível mesmo assim. Tem margem pra aprimoramentos e servir de inspiração pra outras franquias. Dou nota 8 de 10.
De acordo, puzzles só atrapalharam. Mas isso é o que penso de quebra cabeças em qualquer jogo que não sejam focados só nisso. Acho que só Resident Evil costuma colocar uns quebra cabeças interessantes pra serem resolvidos. Mesmo assim os antigos só.
 
Zerei o jogo com 100% hoje. Graficamente o jogo é belíssimo, mas, achei a história do primeiro mais interessante. Confesso que voei um pouco também com o final desse.

Uma coisa legal depois que zera é que habilita uma função de mudar a narração dos capítulos com as vozes e relatos dos personagens que conhecemos durante o jogo.

Fiz a campanha sem usar nenhum mod que desabilite as "features cinematográficas" porque queria ver o jogo como ele foi pensado pela dev. Mas, baixei agora há pouco esse mod (https://www.nexusmods.com/senuassagahellblade2/mods/27) que premite desabilitar algumas opções de pós processamento. Desativei Film Grain, Lens Distortion, Chromatic Aberration e Vignette, e a qualidade da imagem e nitidez melhora absurdamente! Recomendo demais esquecer aí essa ideia de visão artística e desativar essas opções porque vai deixar o jogo muito mais bonito e não afeta em nada a imersão pretendida.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo