Será que Educação é mesmo o melhor investimento?

Cara só rindo da sua ignorância viu... É de dar Pena...


1- Bill Gates é americano, ensino desde a pré escola mil vezes melhor do que no Brasil.

2- ele já desenvolvia sistemas desde os 13 anos de idade

3- ele foi aceito em Harvard, uma das universidades mais top do mundo até hoje e extremamente difícil de entrar e ainda mais de pagar.

4- ele largou a universidade no terceiro ano de curso em Harvard porque fundou a MS com o amigo de infância.


Fonte: https://www.google.com/amp/s/www.ne...o-finally-receive-his-harvard-degree.amp.html

Use o Google tradutor (se souber usar) porque certamente você não sabe inglês

5- o cara é um dos homens mais inteligentes do mundo, não é um Zé da esquina que nunca vai ser bosta nenhuma além de viver de salário em salário (se conseguir emprego), e se chegar na terceira idade vai ter de ser sustentado pelos filhos (se não forem outros bostas) ou morrer de fome com a aposentadoria (se conseguir se aposentar) porque não sabe a diferença entre escola e educação.


Pensamentos como o seu são a razão de o Brasil ser esse lixo.

Caraca , pistolou :bwahaha:

Eu concordo , principalmente com educação de base, que é onde se molda o cidadão. Onde se cria uma noção de mundo que o indivíduo carrega pro resto da vida.
 
Eu concordo , principalmente com educação de base, que é onde se molda o cidadão. Onde se cria uma noção de mundo que o indivíduo carrega pro resto da vida.
Acho que esse tipo de educação. Esse "ser educado" tem muito mais a ver com seu lar e com as pessoas com as quais você convive, seu ambiente.
É claro que em uma escola cara as chances de ter pessoas e professores que são pessoas "mais bem educadas" é maior.
Você paga mais nesse sentido pelo "netstudy" que por um professor melhorzinho ou estrutura escolar melhor(acho que isso nem faz tanta diferença assim).
 
Caraca , pistolou :bwahaha:

Eu concordo , principalmente com educação de base, que é onde se molda o cidadão. Onde se cria uma noção de mundo que o indivíduo carrega pro resto da vida.

Exato, o pessoal acha que o país vai ser algo que preste enquanto continuarmos com a péssima educação de base que temos, ainda tenta usar o exemplo do Bill Gates pra dizer que escola é inutil....:facepalm:. Só pode ser brincadeira de mal gosto uma coisa dessa.
 
Última edição:
ainda tenta usar o exemplo do Bill Gates pra dizer que escola é inutil...
Então. Um em um milhão como exemplo. Nem lá de onde ele é isso é frequente, imagine aqui.

Isso é uma desculpa que muitos usam pra não fazer faculdade (não dizendo que é necessário). Todo mundo se acha fodão e fora da mediocridade. Mas mediocridade tem esse nome por uma razão. É a média.

A chance de você fazer parte da média é extremamente alta.

E lembrando, se você for ver esses casos pode ter certeza que muitos vieram de um background beeeeeeeem superior ao nosso. Não só em educação como em dinheiro inclusive.
 
A questão do Bill Gates ao meu ver é que diploma só serve para tirar foto e emoldurar...o Bill Gates não tem diploma e sabe mais do que muita gente ai com trocentos cursos, doutorado, siglas que ninguém se importa (MBA, PHD) em programação...
 
A questão do Bill Gates ao meu ver é que diploma só serve para tirar foto e emoldurar...o Bill Gates não tem diploma e sabe mais do que muita gente ai com trocentos cursos, doutorado, siglas que ninguém se importa (MBA, PHD) em programação...
E tem gente com diploma que sabe mais que muita gente aí sem diploma.

Pegar um caso que é fora da curva pra sustentar um argumento não funciona. Há diplomas que só servem pra emoldurar e há diplomas que não.
Faria cirurgia com alguém sem diploma?

Tem áreas que isso é real, tem áreas que não.
 
A questão do Bill Gates ao meu ver é que diploma só serve para tirar foto e emoldurar...o Bill Gates não tem diploma e sabe mais do que muita gente ai com trocentos cursos, doutorado, siglas que ninguém se importa (MBA, PHD) em programação...

Mas você não pode usar uma pessoa como exemplo para defender que ensino não presta, cara. Quantas pessoas no mundo se equiparam ao Bill Gates? Quer mesmo que tentemos aos milhões um negócio de super sucesso, sem preparação e estudo? Te garanto que teremos inúmeras pessoas dependentes do estado depois de alguns anos, após muitos falharem e não terem um mínimo para o mercado de trabalho.

Não se parte da exceção para a regra. Está errado.
 
E aí? Será que a educação é sempre o melhor investimento?
A resposta é que assim como qualquer investimento... Nem sempre.

Educação é sim um bom investimento, não o melhor mas ainda assim é muito bom, porque é um investimento seguro...












... se você for inteligente.

Calma, vou explicar (e também vou explicar pq sua comparação dos gêmeos não é muito feliz).

Seres humanos (Homo sapiens), apesar de muito semelhantes na maioria dos aspectos, ainda assim tem uma grande variabilidade individual em várias outras características, como sexo, altura, cor da pele, composição muscular, percentual de gordura, predisposição genética a doenças, personalidades, sequelas de doenças e, além de inúmeras outras, da inteligência (capacidade de aprender).
Sim, as pessoas nascem com níveis de inteligência vastamente diferentes, tanto em quantidade quanto em tipos.

A própria inteligência (que daqui por diante vou definir no sentido amplo, ou seja, quantidade e tipo) em si é definida primariamente pela sua genética, que você herdou de seus pais, mas também é afetada por inúmeros fatores durante seu desenvolvimento que podem deixar sequelas, desde o útero (doenças da gravidez, desnutrição e/ou alcoolismo da mãe), problemas no parto (isquemia cerebral), doenças da infância (meningite, traumas na cabeça), duração (ou ausência) de aleitamento materno, desnutrição, intoxicação crônica (chumbo), abusos, a lista é longa.

Além disso tem todo o contexto social onde você nasceu e cresceu. Você não escolhe nem onde nem quando nascer, se é uma família cuidadosa ou desleixada, rica ou pobre, se seus pais são alcoolatras ou PhD's. Você simplesmente é concebido com sua carga genética, passa (ou não) por todos os contratempos da gestação e da infâncias e um dia lá pelos seus 04 ou 05 anos você se dá conta que existe no mundo.

Ou seja, a vida é aleatória, tipo um The Sims só que seu char vem com os stats quase que totalmente no random. E você não pode trocar nem recomeçar o jogo, tem que se virar com o que tem.


Agora que aceitamos que as pessoas tem características vastamente diferentes (incluindo a inteligência), que são afetadas por fatores externos vastamente diferentes, e crescem em locais vastamente diferentes, fica mais fácil de responder à sua pergunta.

-Se você tem inteligência pra aprender coisas complexas, equilíbrio emocional pra aguentar a jornada (educação é um caminho longo e demorado), um lar e um ambiente social com uma família que não te apoie ou pelo menos não te sabote, e uma boa dose de sorte pra abocanhar as possibilidades que aparecerem quando você puder aproveitá-las, educação é sim um bom investimento, não o melhor, com certeza não o único, mas ainda assim educação é um bom investimento porque é um investimento seguro.

Se você for inteligente o suficiente. Perceba que diversos fatores influenciam suas oportunidades e inclusive sua inteligência ao longo do caminho, mas ter uma boa dose de inteligência é essencial pra começar. O resto é meio aleatório (na verdade tudo é aleatório, mas ter a inteligência é essencial para a educação).

Tem pessoas com menos inteligência que simplesmente não são capazes de aprender coisas muito complexas. Não que eles sejam burros, só que a inteligência delas só permite aprender até certo ponto, e essas pessoas vão querer executar tarefas mais simples e adequadas ao seu nível de inteligência. Mas elas tem intelecto suficiente pra saber até onde vai sua capacidade de aprender (elas se designam "pessoas simples", e costumam ser muito educadas e agradáveis).

Do outro lado da moeda temos pessoas extremamente inteligentes mas com doenças mentais, ou com traumas de infância, ou que abusam substâncias, ou que tiveram um puta azar de crescer num ambiente tóxico que restringe suas capacidades (violência, falta de oportunidades adequadas ou de orientação, etc), que apesar da alta inteligência não conseguem aplicar isso para seu sucesso.

E entre os extremos temos toda uma gama de variações individuais sejam genéticas, nutricionais, sociais ou de oportunidades no tempo certo. A vida é meio aleatória lembra?

Pra educação ser um bom investimento é preciso ter um certo nível inteligência pra poder usá-la, senão é melhor procurar outra coisa pra fazer de acordo com suas capacidades.

Ficou longo e confuso né? Mas é confuso mesmo.


Sobre os gêmeos, a ciência adora fazer estudos de gêmeos. Gêmeos idênticos, pra todos os efeitos, são clones um do outro.
Eles tem a mesma genética, mesmo útero, mesma casa e família, provavelmente mesma escola, e vão compartilhar muitas características e capacidades similares ao longo da vida.
É de se esperar que clones desempenhem relativamente parecido nas suas vidas permanecendo tudo mais constante, mas ainda assim há tantos outros fatores afetando essa jornada que os resultados podem sim variar bastante entre clones. Mas normalmente não varia tanto, clones (gêmeos idênticos) provavelmente vão ter uma vida muito parecida, na média.

Extremos e pontos fora da curva sempre vão ocorrer no jogo da vida, tudo com o random ligado.

Obrigado a quem leu até aqui.
 
Seria incrível se todo mundo tivesse acesso a esse tipo de reflexão e discussao, é impressionante como somos manipulados pelas instituições particulares de ensino a gastar até o que não temos,seja com nós ou nossos filhos.
Se eu soubesse disso, não teria estudado em escola particular mequetrefe no ensino fundamental nem feito a faculdade que fiz,o que foi gasto comparado ao que faço hoje da desgosto aos meus pais, sorte que não atrapalhou as finanças.
Quando eu tiver um filho, vou sim investir em educação pra ele,mas direcionada e planejada,nada dessa imbecilidade formal que existe e todo mundo acha que é extremamente necessario.
Pra dar um exemplo chucro, ensino de ingles, habilidades pessoais, programação, até mesmo trabalhar cedo, trazem muito mais retorno que alguem que nunca fez nada disso e resolve gastar 1k num curso de adm,direito,pedagogia, até mesmo engenharia,por 4 a 5 anos porque é o que dá pra fazer e acha que vai mudar da agua pro vinho só pelo diploma.
Óbvio que dinheiro não é tudo e quem ama trabalhar nessas areas tem que seguir seu coração, mas também é verdade que perder dinheiro é péssimo e tempo pior ainda pois não volta. Cada real e cada hora gastas devem fazer sentido e trazer retorno pra pessoa.
 
Olha, do meu ponto de vista educação é sim um grande investimento. Pelo menos pra mim, a educação me possibilitou acessar locais que sem ela não seria capaz e me deu muitas oportunidades de expandir meu mundo. Venho de família humilde e sempre estudei em escola pública. A maior parte dos meus amigos trabalhava desde criança pra ajudar em casa, no entanto, independente da situação, meus pais nunca permitiram que nem eu ou meu irmão trabalhássemos enquanto não concluíssemos os estudos (fundamental e médio). Meu irmão foi o primeiro neto de minhas duas avós a ter curso superior. Eu segui um caminho similar e hoje faço doutorado na área que me formei. Apesar de todas as incertezas que tenho por seguir estudando (seguir com as bolsas cada vez mais incertas, intensa pressão por resultados, perspectivas duvidosas de concursos públicos e sem benefícios médicos e trabalhistas dá muito medo), me sinto muito orgulhoso dos meus pais por me possibilitarem chegar até onde cheguei nos estudos. Eu consegui estudar em grandes instituições que jamais imaginei que conseguiria passar pela porta, fiz intercâmbio, aprendi outra língua e trabalhei em projetos muito interessantes. Sei que o estudo não é garantia de sucesso na carreira e muito menos determina a valia de uma pessoa, mas tenho certeza que as experiências e conhecimentos que ele me trouxe contribuíram muito pro meu desenvolvimento como pessoa. Eu não sei dizer se a educação é o melhor investimento, mas eu sou muito grato por este investimento ter sido dedicado a mim. Acredito sim que aquela famosa frase é verdadeira: "As pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento".
 
Olha, do meu ponto de vista educação é sim um grande investimento. Pelo menos pra mim, a educação me possibilitou acessar locais que sem ela não seria capaz e me deu muitas oportunidades de expandir meu mundo. Venho de família humilde e sempre estudei em escola pública. A maior parte dos meus amigos trabalhava desde criança pra ajudar em casa, no entanto, independente da situação, meus pais nunca permitiram que nem eu ou meu irmão trabalhássemos enquanto não concluíssemos os estudos (fundamental e médio). Meu irmão foi o primeiro neto de minhas duas avós a ter curso superior. Eu segui um caminho similar e hoje faço doutorado na área que me formei. Apesar de todas as incertezas que tenho por seguir estudando (seguir com as bolsas cada vez mais incertas, intensa pressão por resultados, perspectivas duvidosas de concursos públicos e sem benefícios médicos e trabalhistas dá muito medo), me sinto muito orgulhoso dos meus pais por me possibilitarem chegar até onde cheguei nos estudos. Eu consegui estudar em grandes instituições que jamais imaginei que conseguiria passar pela porta, fiz intercâmbio, aprendi outra língua e trabalhei em projetos muito interessantes. Sei que o estudo não é garantia de sucesso na carreira e muito menos determina a valia de uma pessoa, mas tenho certeza que as experiências e conhecimentos que ele me trouxe contribuíram muito pro meu desenvolvimento como pessoa. Eu não sei dizer se a educação é o melhor investimento, mas eu sou muito grato por este investimento ter sido dedicado a mim. Acredito sim que aquela famosa frase é verdadeira: "As pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento".
Parabéns amigo.
Acredito que o investimento de educação no seu caso foi muito mais um investimento de seu próprio recurso humano do que investimento de capital.
Você ralou muito para chegar onde chegou.
Grande abraço e parabéns!
 
Olha, do meu ponto de vista educação é sim um grande investimento. Pelo menos pra mim, a educação me possibilitou acessar locais que sem ela não seria capaz e me deu muitas oportunidades de expandir meu mundo. Venho de família humilde e sempre estudei em escola pública. A maior parte dos meus amigos trabalhava desde criança pra ajudar em casa, no entanto, independente da situação, meus pais nunca permitiram que nem eu ou meu irmão trabalhássemos enquanto não concluíssemos os estudos (fundamental e médio). Meu irmão foi o primeiro neto de minhas duas avós a ter curso superior. Eu segui um caminho similar e hoje faço doutorado na área que me formei. Apesar de todas as incertezas que tenho por seguir estudando (seguir com as bolsas cada vez mais incertas, intensa pressão por resultados, perspectivas duvidosas de concursos públicos e sem benefícios médicos e trabalhistas dá muito medo), me sinto muito orgulhoso dos meus pais por me possibilitarem chegar até onde cheguei nos estudos. Eu consegui estudar em grandes instituições que jamais imaginei que conseguiria passar pela porta, fiz intercâmbio, aprendi outra língua e trabalhei em projetos muito interessantes. Sei que o estudo não é garantia de sucesso na carreira e muito menos determina a valia de uma pessoa, mas tenho certeza que as experiências e conhecimentos que ele me trouxe contribuíram muito pro meu desenvolvimento como pessoa. Eu não sei dizer se a educação é o melhor investimento, mas eu sou muito grato por este investimento ter sido dedicado a mim. Acredito sim que aquela famosa frase é verdadeira: "As pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento".
Creio eu que para as famílias de classe mais baixa, a educação "formal" como ensino técnico e superior é um investimento melhor do que para classe média. Claro que isso não significa gastar tudo num curso de uniesquina e ficar no vermelho. Mas aí o que é mais importante do que o dinheiro em si, é a disciplina, dedicação, educação financeira, para passar numa faculdade publica ou escola técnica. Essa educação formal quase sempre tira as pessoas/famílias da pobreza, agora da classe média pra cima aí começa a ficar mais complicado.
 
Acredito que o que mais separa as pessoas com relação a estudo é:

Poder somente estudar VS Não poder somente estudar

Quem pode somente estudar está bem a frente na corrida de quem não tem esse previlégio.
Mas é também aquela coisa né... Não adianta largar na frente e não correr.
 
Acredito que o que mais separa as pessoas com relação a estudo é:

Poder somente estudar VS Não poder somente estudar

Quem pode somente estudar está bem a frente na corrida de quem não tem esse previlégio.
Mas é também aquela coisa né... Não adianta largar na frente e não correr.
Eu discordo. Claro que depende do caso,mas trabalhar seja como empregado ou autônomo,muitas vezes da mais retorno e aprendizado do que vários cursos. Não preciso nem citar que tem muito pedreiro, eletricista, diarista experiente ganhando mais que formado em engenharia,adm, e varios outros cursos.
 
Durante o desenvolvimento do seu cérebro, até o colegial, com certeza é, desenvolvendo as várias partes do seu cérebro como a matemática, o lúdico, o motor, o musical, o linguístico,etc.. mas depois que o seu cérebro está quase praticamente desenvolvido? Por que seria? Seria como se você colocasse o dobro de gasolina que o tanque do seu carro suporta, existe utilidade nisso? Bom, minha opinião, minha irmã está com 31 anos, 3 faculdades, alguns doutorados, fez piano e agora passou em um curso da unicamp de música para estudar violino... Tirando a parte acadêmica, que é excelente por sinal, o que ela tem? Tinha uma cachorra que morreu esse ano e agora está sozinha porque MUH STUDIES... Sei lá cara, depende do que você valoriza na vida... Se você valoriza os estudos acima de tudo, eu acho válido :joia: Acho que vou dar uma cachorrinha pra minha irmã de aniversário :hmm2:
 
Eu discordo. Claro que depende do caso,mas trabalhar seja como empregado ou autônomo,muitas vezes da mais retorno e aprendizado do que vários cursos. Não preciso nem citar que tem muito pedreiro, eletricista, diarista experiente ganhando mais que formado em engenharia,adm, e varios outros cursos.
Claro. Isso é verdade.
Mas estatisticamente quem tem o privilégio de somente estudar tem mais chances de ter uma remuneração melhor.
 
Essa XP é doida. criou uma política de pontuação por risco, se atingir a pontuação não deixam mais aplicar em investimentos arriscados. Daí resolvo aplicar num fundo de risco baixíssimo pra equilibrar os pontos e ela aumenta meus pontos. Só falta ela querer que eu aplique em tesouro selic pra baixar meus pontos. :bwahaha:
 
Durante o desenvolvimento do seu cérebro, até o colegial, com certeza é, desenvolvendo as várias partes do seu cérebro como a matemática, o lúdico, o motor, o musical, o linguístico,etc.. mas depois que o seu cérebro está quase praticamente desenvolvido? Por que seria? Seria como se você colocasse o dobro de gasolina que o tanque do seu carro suporta, existe utilidade nisso? Bom, minha opinião, minha irmã está com 31 anos, 3 faculdades, alguns doutorados, fez piano e agora passou em um curso da unicamp de música para estudar violino... Tirando a parte acadêmica, que é excelente por sinal, o que ela tem? Tinha uma cachorra que morreu esse ano e agora está sozinha porque MUH STUDIES... Sei lá cara, depende do que você valoriza na vida... Se você valoriza os estudos acima de tudo, eu acho válido :joia: Acho que vou dar uma cachorrinha pra minha irmã de aniversário :hmm2:

Tenho uma prima feminazi, cursou letras, historia e agora faz doutorado tudo em federal, quase idade da sua irmã e nunca trabalhou e também não tem nada. Fuma uma maconha louca.
No caso dela o investimento do pai para a mesma estudar, foi apenas dinheiro jogado no lixo.
 
Tenho uma prima feminazi, cursou letras, historia e agora faz doutorado tudo em federal, quase idade da sua irmã e nunca trabalhou e também não tem nada. Fuma uma maconha louca.
No caso dela o investimento do pai para a mesma estudar, foi apenas dinheiro jogado no lixo.
E o mais engraçado é que o doutorado é muito romantizado na sociedade,como um verdadeiro atestado de inteligência e competência,independenre da relevância do tema.
 
Tenho uma prima feminazi, cursou letras, historia e agora faz doutorado tudo em federal, quase idade da sua irmã e nunca trabalhou e também não tem nada. Fuma uma maconha louca.
No caso dela o investimento do pai para a mesma estudar, foi apenas dinheiro jogado no lixo.
Famoso estudante por hobbie haha
Pior que tem muita gente assim.

Se você faz algo que não gera produção, isso é diversão.
 
E o mais engraçado é que o doutorado é muito romantizado na sociedade,como um verdadeiro atestado de inteligência e competência,independenre da relevância do tema.
Geralmente é o povo de humanas que faz isso, pior é que passa 15~20 anos fumando maconha e "estudando" e depois vai pra onde?
Ser professor na rede publica de ensino fazer doutrinação politica.
 
Geralmente é o povo de humanas que faz isso, pior é que passa 15~20 anos fumando maconha e "estudando" e depois vai pra onde?
Ser professor na rede publica de ensino fazer doutrinação politica.
Pelo menos nesse país,mestrado e doutorado são péssimos investimentos. As bolsas pagam pouco, não tem direitos trabalhistas. Dá um bom status e da pra virar professor de universidade que ganha muito bem,mas mesmo isso é muito concorrido,cheio de indicação e olha o tempo que leva. Na area de humamas é pior ainda.
 
Pelo menos nesse país,mestrado e doutorado são péssimos investimentos. As bolsas pagam pouco, não tem direitos trabalhistas. Dá um bom status e da pra virar professor de universidade que ganha muito bem,mas mesmo isso é muito concorrido,cheio de indicação e olha o tempo que leva. Na area de humamas é pior ainda.
La por 2010 eu tava fazendo iniciacao cientifica e tava louco pra fazer mestrado. Ficar dois anos ganhando 1200 merreis e mais nada. Tive que parar a IC por causa do estagio obrigatoio da faculdade. Meu primeiro estagio eu ja tava ganhando 1280. Ou seja, mais que o mestrado. Tem nem o que falar ne, larguei a possibilidade de mestrado e nao me arrependo.

Varios conhecidos meus que fizeram/estavam fazendo mestrado conseguiram ir pro exterior, mas acho que existem caminhos mais faceis. Mas se a ideia e ficar no Brasil, realmente nao recomendo.
 
La por 2010 eu tava fazendo iniciacao cientifica e tava louco pra fazer mestrado. Ficar dois anos ganhando 1200 merreis e mais nada. Tive que parar a IC por causa do estagio obrigatoio da faculdade. Meu primeiro estagio eu ja tava ganhando 1280. Ou seja, mais que o mestrado. Tem nem o que falar ne, larguei a possibilidade de mestrado e nao me arrependo.

Varios conhecidos meus que fizeram/estavam fazendo mestrado conseguiram ir pro exterior, mas acho que existem caminhos mais faceis. Mas se a ideia e ficar no Brasil, realmente nao recomendo.
Mas mesmo no exterior,tem que ser algo direcionado e que dê perspectiva, senão vira mais hobby do que investimento
 
Mas mesmo no exterior,tem que ser algo direcionado e que dê perspectiva, senão vira mais hobby do que investimento
Esse é de fato o maior problema é onde se exige muito da pessoa.
Transformar de fato o trabalho em dinheiro.
Tem pessoas que se dedicam a estudar um só tema a vida inteira. Fazem tudo em cima disso. No mínimo você consegue palestras e vender cursos disso caso faça isso. Mas óbvio que falando assim parece ser fácil e não passa nem longe de ser.

Edit: Tem os livros também.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo