Série HD6xxx - Oficial: HD6950 e HD6970 dia 15/12/2010

Hum, esses tera flops estao interessantes pode ser que saia uma baita placa, se comparado com a 6870 q tem 2 teraflops e cola na 5870.

5870 = 3 teraflops
6870 = 2 teraflops
6970 = 3.5 teraflops
 
Sim, serão placas com arquitetura diferente, se não me engano 28nm e diversas tecnologias que finalmente vão obter ganho de desempenho grande. Mas isso pra final de 2011/início de 2012.

errado: é previsto para o segundo trimestre de 2011 (metade do ano), nao pra 2012.

certo: sim, espera-se que venham em 28 nm.

link da noticia: http://www.adrenaline.com.br/forum/tecnologia/322356-noticia-radeon-hd-7000-southern-islands.html

comentário especulativo: como veem, a geração HD 6000 mal saiu e já tem data marcada para ficar obsoleta, isso se nao sofrer atrasos.

mas digamos que tenha aí um atraso de 3 meses, então a geracao HD 6000 ficará + - 1 ano atual. somando-se o tempo que a geracao HD 5000 reina, vamos para 2 anos, tempo mais que suficiente para a AMD/ATI ter pensado numa nova arquitetura, coisa que era para
acontecer nesta geração HD 6000. para quem acompanha as noticias, sabem que esta nova arquitetura seria lançada nesta geracao HD 6000 em 32 nm, que nao aconteceu por conta dos problemas de produção da global foundry.

esta nova geracao HD 7000 sim trará novidades, maior rendimento, mais poder de processamento e já está deixando a concorrente
muito, muito preocupada.
 
Última edição:
errado: é previsto para o segundo trimestre de 2011 (metade do ano), nao pra 2012.

certo: sim, espera-se que venham em 28 nm.

link da noticia: http://www.adrenaline.com.br/forum/tecnologia/322356-noticia-radeon-hd-7000-southern-islands.html

comentário especulativo: como veem, a geração HD 6000 mal saiu e já tem data marcada para ficar obsoleta, isso se nao sofrer atrasos.

mas digamos que tenha aí um atraso de 3 meses, então a geracao HD 6000 ficará + - 1 ano atual. somando-se o tempo que a geracao HD 5000 reina, vamos para 2 anos, tempo mais que suficiente para a AMD/ATI ter pensado numa nova arquitetura, coisa que era para
acontecer nesta geração HD 6000. para quem acompanha as noticias, sabem que esta nova arquitetura seria lançada nesta geracao HD 6000 em 32 nm, que nao aconteceu por conta dos problemas de produção da global foundry.

esta nova geracao HD 7000 sim trará novidades, maior rendimento, mais poder de processamento e já está deixando a concorrente
muito, muito preocupada.

Que bom isso heim, jaja teremos HD7000 e GTX666 né!....sera que teremos jogos tambem?...Todos estes anos que mexo com jogos em pc eu nunca vi uma fase tão ruim pro pc, os jogos não tem nada de avanço para usufluir destas novas placas, tudo port tosco.
 
errado: é previsto para o segundo trimestre de 2011 (metade do ano), nao pra 2012.

Metade =O

Eu tinha visto uma notícia que estimava-se o lançamento pro fim de 2011. Desculpa :huh:
 
apesar de aguardar o review da ADRENALINE da HD 6870 é pouco provavel que eu migre para a serie HD 6000.

primeiro, porque tenho uma da serie HD 5000.

segundo, porque não é uma arquitetura nova, embora nao esteja depreciando desta geracao HD 6000. mas é
bem provavel que eu migre para a nova geracao HD 7000 com uma nova arquitetura, nova litografia e etc.

e terceiro, porque ainda não sei como estarão as placas da NVIDIA até entao. como não sou filhinho de papai
e nenhum nerd/fanboy/fanáticoporbenchmark/fpsmaníaco verei o melhor custo benefício para meu bolso, pois
sei o quanto é dificil ganhar meu suado dinheirinho.

pelo que vejo até agora, uma fatia muito pequena de usuarios consideram os extras da NVIDIA um fator de
decisao para comprar sua vga. eu mesmo comprei uma vga AMD/ATI e nao me faz falta 3DVISIONseilaoquê,
PHISX e o escambau. só mesmo quem é fanboy exalta as "perfumarias" da NVIDIA e vê nisso um diferencial
para compra, sendo que a IMENSA maioria da população considera o custo-beneficio e DEPOIS se sobrar grana
parte para os superfluos.
 
Já viram alguma 6850 da Gigabyte pra vender aqui no Brasil? To procurando e nada até agora.
 
apesar de aguardar o review da ADRENALINE da HD 6870 é pouco provavel que eu migre para a serie HD 6000.

primeiro, porque tenho uma da serie HD 5000.

segundo, porque não é uma arquitetura nova, embora nao esteja depreciando desta geracao HD 6000. mas é
bem provavel que eu migre para a nova geracao HD 7000 com uma nova arquitetura, nova litografia e etc.

e terceiro, porque ainda não sei como estarão as placas da NVIDIA até entao. como não sou filhinho de papai
e nenhum nerd/fanboy/fanáticoporbenchmark/fpsmaníaco verei o melhor custo benefício para meu bolso, pois
sei o quanto é dificil ganhar meu suado dinheirinho.

pelo que vejo até agora, uma fatia muito pequena de usuarios consideram os extras da NVIDIA um fator de
decisao para comprar sua vga. eu mesmo comprei uma vga AMD/ATI e nao me faz falta 3DVISIONseilaoquê,
PHISX e o escambau. só mesmo quem é fanboy exalta as "perfumarias" da NVIDIA e vê nisso um diferencial
para compra, sendo que a IMENSA maioria da população considera o custo-beneficio e DEPOIS se sobrar grana
parte para os superfluos.

Concordo e essa perfumaria da Nvidia precisa de outros hardwares, que por sua vez são caros e exclusivos dela, tipo o KIT 3D, e os monitores 3D são mais caros se comparados aos outros comuns, apesar desse não ser exclusivo, o que os fanboys exaltados não entende é que a AMD quer liberar para qualquer empresa da suporte, pois ser exclusivo iria ficar o monopolio no mercado, com apenas 1 ou 2 dando suporte ao 3D e Fisica no PC... e quanto mais concorencia melhor pois ae teremos briga de preço.
 
Última edição:
Concordo e essa perfumaria da Nvidia precisa de outros hardwares, que por sua vez são caros e exclusivos dela, tipo o KIT 3D, e os monitores 3D são mais caros se comparados aos outros comuns, apesar desse não ser exclusivo, o que os fanboys exaltados não entende é que a AMD quer liberar para qualquer empresa da suporte, pois ser exclusivo iria ficar o monopolio no mercado, com apenas 1 ou 2 dando suporte ao 3D e Fisica no PC... e quanto mais concorencia melhor pois ae teremos briga de preço.

ainda sobre as "perfumarias" da NVIDIA, como o PHISX, CUDA e O 3DVISION:

frequento diferentes foruns pela internet e noto que alguns usuarios ainda escolhem sua vga pelos aparentes "extras" da NVIDIA que citei acima. até mesmo neste tópico tem um usuario de uma GTX 470 (LEO3DGRANDE) que exalta acima de tudo sua vga pelo "extra" 3DVISION, tanto exalta que até mesmo Moisés e Jó perderiam a paciencia com essa criatura.

bem, o que vou dizer agora pode ser uma paulada na cabeça destes fanboys da NVIDIA e de suas queridas placas GTX. a AMD tem trabalhado por debaixo dos panos contra todos estes "extras" da NVIDIA. quem é bem informado sabe muito bem do que estou falando, pois o CUDA, PHISX e o 3DVISION já tem sua contraposição que são o ATI STREAM, OPENCL e o HAVOK.

a propria NVIDIA, talvez sentindo a pressão por todos os lados, liberou em seus drivers a "trava" do PHISX. agora placas ATI/AMD rodam o PHYSX. além do mais a tecnologia HAVOK existe e ela é a concorrente direta do PHYSX, sendo o HAVOK uma solução MELHOR que o PHYSX. todos que experimentaram jogos com PHYSX sabem que há uma inevitável queda de performance, e isto é provocado pela tecnologia PHYSX, ou seja, é inerente dela por causa da escolha da renderização via GPU que sobrecarrega até a mais potente placa de video. a tecnologia HAVOK é superior porque libera a GPU utilizando a CPU para tal.

. quanto ao CUDA sabe-se que é uma tecnologia proprietária da NVIDIA, a AMD/ATI adotou o ATI STREAM e o OPENCL, que são tecnologias abertas e são de graça.

quanto ao 3DVISION, realmente a NVIDIA tem certa vantagem, pois a AMD ainda não tem uma solução que esteja hoje tão disseminada em relação à concorrente. mas isso não significa que a AMD está parada vendo o bonde passar. a partir do CATALIST 10.3 já há o suporte a esta tecnologia, embora ela ainda esteja engatinhando. vejo como uma questão de tempo para a AMD ter um 3D efetivo e funcional.

CONCLUSAO:
os fanboys NVIDIA que me perdoem, mas os "EXTRAS" que voces tanto exaltam não fazem tanto a diferença. aos poucos a AMD está tirando a diferença e fazendo a lição de casa, que é oferecer placas com ótimo custo-beneficio.

DETALHE: quero deixar claro que nao sou fanboy AMD, apenas sou fanboy do meu bolso, lembrando que a concorrencia nos faz melhorar, além do óbvio de baixar os preços. assim, torço para os "extras" NVIDIA irem para o ralo, pois desta forma as tecnologias dela serão mais acessíveis para todos.
 
Última edição:
Sinto que as HD 6000 vão durar menos que as HD 5000.

Isso depende de quando vai sair realmente as HD7000. Essas sim vão sacudir o mercado das placas gráficas com diversas inovações :)
 
Essa parada de 3D é tenso, já que acho difícil mesmo vgas cavalas como HD 5970/GTX480/580 rodarem Metro 2033 em 1680x1050/FullHD com AA/AF máx. texturas máximo, tesselation máximo, Physx e ainda 3D?? Não tem vga que rode tudo isso.

Pra isso existe o Sli ou CrossFireX. Mas como eu disse, pra brincar com essas tecnologias é preciso dinheiro, muito dinheiro.
 
Posts apagados, infrações aplicadas, se eu tiver que voltar nesse tópico pra ver discussão insana sobre 3D de novo é ban de uma semana pra cada um que citou.

Não esta proibido, desde que haja uma argumentação e discussão saudável.

Caso contrário, estejam avisados.
 
O problema é que 3D só é perfeito mesmo na cabeça de fanboy. Eu mesmo tenho muito interesse na tecnologia, frequentemente entro no forum da nvidia sobre o 3D vision e no site MTBS3D para saber as ultimas novidades da tecnologia, e principalmente como está a compatibilidade com os jogos mais novos. E quem já pesquisou sabe que 3D ainda é muito, mas muito imaturo. Do jeito que o cara fala, parece que é só ter o kit, a GPU, o monitor, e o resto o driver faz milagre e pronto, todos os jogos rodam perfeitamente em 3D. Nao é assim, e está muito longe de ser assim. A coisa é bem mais complicada do que parece, aquela lista da nvidia com mais de 300 jogos que supostamente funcionariam bem com 3D vision deve ser vista com muito cuidado, muitos jogos dessa lista apresentam graves erros e distorções quando rodados em 3D, podem pesquisar no forum da nvidia.

Para se obter um resultado no mínimo aceitável em vários jogos é necessário fazer inumeras modificações em arquivos de configurações dos jogos, o que enche o saco e exige tempo. O cara compra um kit caro, e quando quer rodar um jogo em 3D tem que ficar horas e horas tentando várias combinações de configuração, ligando e desligando efeitos, até conseguir uma com um bom resultado em 3D. Para mim nao dá. Os jogos que usam Unreal Engine 3 ficam horríveis em 3D, e uma quantidade considerável dos jogos atuais usam a UE3. E os problemas em jogos rodando em 3D podem ser os mais variados possíveis, o mais comum e, na minha opiniao, que mais incomoda é o da mira em FPS, pois a mira nao fica em 3D, nao sendo exibida corretamente, o que faz com que o usuário seja obrigado a tirar a mira do jogo e jogar sem ela, ou tentar usar uma mira do próprio driver da nvidia que nao funciona direito.

Nao tem milagre, jogo feito em 2D sem suporte nativo ao 3D apresenta anomalias quando convertido para rodar em 3D. É claro que isso vai mudar e já está começando a mudar, alguns jogos já estão sendo feitos com suporte nativo ao 3D, como COD Black Ops, mas por enquanto a lista dos jogos que rodam 3D sem problemas é muito pequena, só consigo me lembrar de COD Black Ops, BFBC2, Avatar, RE5, Lost Planet 2 e Batman AA. Para mim essa lista pequena nao jusitifca o investimento de mais de 1000 reais.

E ainda tem outro grave problema, os monitores que suportam 3D vendidos no Brasil são uma porcaria. Tanto o 2233rz quanto o W2463D tem o maldito painel TN, ou seja, cores horríveis em fidelidade nenhuma e angulo de visão lixo. Para quem dá valor a qualidade de imagem, isso pesa muito. Eu só troco meu monitor IPS quando aparecer um IPS 120Hz, jamais trocaria por um TN, nao vale a pena sacrificar a qualidade de imagem.
 
Última edição:
Isso depende de quando vai sair realmente as HD7000. Essas sim vão sacudir o mercado das placas gráficas com diversas inovações :)

assim fica difícil acompanhar isso,nem saiu direito a serie 6xxx já estão falando em 7xxx, pessoal ta de zução.
 
assim fica difícil acompanhar isso,nem saiu direito a serie 6xxx já estão falando em 7xxx, pessoal ta de zução.

Pois é. Já li previsões de lançamento da série HD7000 para segundo semestre ou fim de 2011! Mas essas irão vir com arquitetura diferente entre outras coisas. Serão totalmente diferente das 6000 e 5000.
 
Pessoal fiz um bench rápido aqui para ter uma idéia do poder da HD 6850, o jogo usado foi o Metro 2033, porque eu acho que esse jogo é tão pesado quanto o crisys.

config do bench:
Directx 9
resolução: 1920x1080
Quality: Very High
Antialiasing: AAA
Texture filtering: AF 4X

maquina usada a da assinatura...

Resultados:
stock - 775/1000
* Total Frames: 1965, Total Time: 59,66215 sec
* Average Framerate: 33.04
* Max. Framerate: 69.32 (Frame: 1315)
* Min. Framerate: 9.69 (Frame: 1027)

over - 850/1075
* Total Frames: 2124, Total Time: 59,55238 sec
* Average Framerate: 35.77
* Max. Framerate: 87.53 (Frame: 1661)
* Min. Framerate: 9.70 (Frame: 1111)

* Total Frames: 2111, Total Time: 59,56675 sec
* Average Framerate: 35.54
* Max. Framerate: 91.84 (Frame: 2075)
* Min. Framerate: 9.67 (Frame: 66)

over - 850/1115
* Total Frames: 2129, Total Time: 59,67706 sec
* Average Framerate: 35.78
* Max. Framerate: 75.52 (Frame: 1892)
* Min. Framerate: 9.52 (Frame: 1157)

* Total Frames: 2138, Total Time: 59,67874 sec
* Average Framerate: 35.93
* Max. Framerate: 77.57 (Frame: 1401)
* Min. Framerate: 10.40 (Frame: 1117)

over - 850/1000
* Total Frames: 2102, Total Time: 59,69695 sec
* Average Framerate: 35.31
* Max. Framerate: 79.43 (Frame: 1771)
* Min. Framerate: 10.06 (Frame: 1095)

over - 850/1172
* Total Frames: 2138, Total Time: 59,67874 sec
* Average Framerate: 35.93
* Max. Framerate: 77.57 (Frame: 1401)
* Min. Framerate: 10.40 (Frame: 1117)
 
Última edição:
Agrupando posts que deviam estar juntos. Leia as regras!

UPPPP!
Ta chegando perto :evil:

Imagens novas:

fot009.jpg

fot010.jpg

fot011x.jpg

fot013.jpg

fot014.jpg

fot015.jpg


fot020.jpg

fot019.jpg

fot023k.jpg

fot024u.jpg


Fonte: http://www.frazpc.pl/artykuly/652601,Architektura-ukladow-Radeon-HD-6970-i-Radeon-HD-6950.html

6990:

6e3xom.jpg

hd69901.jpg

1011220144a6cafba0168a9.jpg
 
Editado por um moderador:

Legal, só to esperando os testes da HD6970, para escolher entre ela e a GTX580, minha próxima compra.

Só uma coisa, PHYSX e 3D não faz diferença na minha escolha. Quero desempenho e qualidade. E a GTX580, por enquanto, tá sendo a 1ª.

Não é "depoimento de fanboy" amigos, só a realidade do mercado atual. Gosto das duas marcas, mas não endeuso nehuma, mesmo porque, não cai nenhum dindin na minha conta para fazer a devida "propaganda" :D
 
Editado por um moderador:
Já viram alguma 6850 da Gigabyte pra vender aqui no Brasil? To procurando e nada até agora.

Cara quem tem a venda por R$585,00 é o Junior da Mojostech, só que a peça vem la do Japão cara, mais pode confiar que vem certinho:yes:
 
Algo de concreto sobre a data de lançamento das HD69xx ? Vai sair esse ano ainda ou vai atrasar, como haviam dito em uma notícia anteriormente?
 
Algo de concreto sobre a data de lançamento das HD69xx ? Vai sair esse ano ainda ou vai atrasar, como haviam dito em uma notícia anteriormente?
Na última vez que vi a data de lançamento era 7/12.
 
Será que terá cortes grandes no clock da hd6990?Pois o tdp é bem baixo pra uma Dual-GPU.Quais os clocks da hd6970,ou não tem nada oficial ainda?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo