• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

Pois é taxa ja sabemos que vai rolar, frete caro já sabemos que vamos pagar, mas chegar amassado desanima demais, os case que comprei somente um da nzxt que danificou na viagem mas a nzxt simplesmente mandou a peça sem reclamar nada só pediu o endereço e despachou.
 
Uia!!! Ainda não tinha reparado nesse tópico, SFF são muito legais!!!
Aí vai minha contribuição

e3XlREq.jpg


Setup:
Memória Lexar 16GB, 2666MHz, DDR4, CL19
Gabinete Mini-ITX K-Mex GI-9D89 c/ Fonte K-Mex PD-200 200W
Processador Intel Pentium Gold G6400 (10a Gen), Cache 4MB, 4.0GHz (surpreendente!!!)
SSD M.2 NVMe Husky Gaming 256GB - HSS-NV-240 - PCIe Gen 3.0 x 4
Placa-Mãe ASRock H470M-ITX/ac, Intel LGA 1200, Mini-ITX, DDR4
 
Cada salto no CO representa algo entre 0.03 a 0.05mV dependendo da mobo que podem ser positivos ou negativos, se você tiver alguma instabilidade (use o OCCT para testar) experimente diminuir para algo em torno de -25 ou -20, aqui estou usando -20 com um offset no processador de -0.10000 as temps estão estáveis em idle chega a dar 40 graus e nos games bate 73 depois de várias horas (Anno 1800 é um vício muito forte... recomendo), considerando que é um processador de 105w (na realidade 140w) num case itx e sem ar condicionado eu to feliz. O CTR para mim não deu certo mas tem muitas pessoas que usam e gostam vale a pena testar. Se você quiser tirar ainda mais leite dessa pedra pode dar uma checada nas memórias, antes eu não conseguia 1mhz a mais nas minhas agora estão operando a 3333mhz 17-19-19-38 a 1.37v se eu espremer mais sangra.
Outra coisa é desativar o ECO mode assim você tira a trava de 65w do seu processador, se funcionar sem ECO mode e com -30 deve dar um bom salto na performance, melhor que isso só com over manual mas a série 5000 apresenta resultados em uso diário bem melhores com over automático do que com o manual. Não vai estourar a boca do balão nos benchmarks mas para o seu uso diário/games/trabalho vai ser muito bom.

Só continuando, consegui arrancar tudo o que eu consegui dessas memórias. São Samsung A-Die, praticamente não tem informações sobre elas. O que eu percebi é que o calcanhar de Aquiles delas é a tensão, parece que nenhum valor é bom, nem alto, nem baixo kkkk. No momento eu consegui 3200MHz C16 1.264V com uns subtimings bem legais pra DR. Elas bootam até 3600MHz e iludem bem, mas apresentam erros no TM5. Engraçado que eu descobri que tem uns kits com esse mesmo chip com XMP 3600MHz 18-22-22-22-42-64, mas aqui não rola, nem com 990 de tRFC. Acima de 3200MHz elas não ficam mais estáveis com os 1.26V mesmo relaxando muito os timings, mas se subir a tensão começam a apresentar uns erros que com atenção acabei descobrindo ser rejeição a usar 1.3V+. Vi um teste em alemão na deep web que o cara usa 1.45V e pra ele funciona, mas eu não vou socar 1.45V em memórias que já mostraram não gostar nem de 1.3V e nem garantia tem kkkk, quando eu usava as Crucial Ballistix eu ia até 1.5V de boa.

O pouco de referência que tive foi graças a esse post, créditos a ele: Samsung A-Die Overclocking

Até postei que consegui estabilidade a 3600, mas depois vi que me precipitei, com o tempo os erros vem.

O processador eu acabei travando em 4.5GHz 1.2V, cai bastante a temperatura em relação ao CO e sinceramente eu não perco nada com essa 1050 Ti.


3200-MHz-ESTAVELpng.png
 
TRFC acima de 500 é roça.... e se esse é seu único conjunto de memórias melhor não arriscar voltagens acima de 1.40v eu deixei de acreditar nessa coisa de memórias binadas faz tempo tem muita gente que compra Samsung B-die e faz uns overclocks pífios enquanto outros compram as memórias mais genéricas possíveis socam 1.40v e as maledetas aguentam quase 50% de overclock... Boas eram as MarkVision DDR3 você socava voltagem nelas e o limite era o que a sua bios deixava, além disso a garantia funcionava.

Um over de 4.5Ghz a 1.20v 24x7 esta de bom tamanho não? Eu estou testando os métodos de overclock aqui e agora estou com o clock travado (sem PBO/CO/Offset) em 4.6 Ghz a 1.135mV estou bastante satisfeito com essa config a performance no uso do dia a dia esta boa e as temps estão incríveis nesses dias frios de Sampa, neste momento meu processador esta a maravilhosos 38 graus com os fans todos a 50%:yeah:
 
Pessoal, alguém já comprou no Tiendamia? Se sim, chegou tudo certo? Foi taxado?
Estou vendo um Phanteks Shift 2 lá por uns 600 dinheiros.
 
TRFC acima de 500 é roça.... e se esse é seu único conjunto de memórias melhor não arriscar voltagens acima de 1.40v eu deixei de acreditar nessa coisa de memórias binadas faz tempo tem muita gente que compra Samsung B-die e faz uns overclocks pífios enquanto outros compram as memórias mais genéricas possíveis socam 1.40v e as maledetas aguentam quase 50% de overclock... Boas eram as MarkVision DDR3 você socava voltagem nelas e o limite era o que a sua bios deixava, além disso a garantia funcionava.

Um over de 4.5Ghz a 1.20v 24x7 esta de bom tamanho não? Eu estou testando os métodos de overclock aqui e agora estou com o clock travado (sem PBO/CO/Offset) em 4.6 Ghz a 1.135mV estou bastante satisfeito com essa config a performance no uso do dia a dia esta boa e as temps estão incríveis nesses dias frios de Sampa, neste momento meu processador esta a maravilhosos 38 graus com os fans todos a 50%:yeah:

É raro achar um 5600X bem binado, também acho que está bom. E tRFC abaixo de 500 só B-Die, acho que tem Hynix que faz tb, 560 pra mim tá de bom tamanho considerando o preço do kit, custou R$ 660, preço de kit 16GB. Quando eu usava Micron Rev.E o tRFC tb era alto e rendia recentemente. Eu pensei em investir em um kit melhor, mas a iminência da chegada das DDR5 me fez desistir, investi em preço baixo e quantidade de RAM, que assim eu gastei pouco e ainda vendo fácil e bem quando precisar. Quando eu fui em SP o que eu mais gostei foi do "tipo" de frio que faz aí, aqui no RJ 18C já tá um frio terrível, em SP peguei 14C e foi mais tranquilo, acho que é culpa da umidade alta daqui kkkk.
 
O frio aqui é por assim dizer "espalhado" o frio ai parece focar onde dói mais, é bem estranho porque em Santos não é tão ruim, deve ser a topografia. Espere sair as DDR5 passados uns 6 meses as DDR4 devem baratear uns 30% o mercado de memórias felizmente é bem previsível.
Ah sobre o phantek esse tiendamia parece ter boa reputação.
 
É cíclico com todas as peças de hardware e também outros setores dependentes de hardware. Assim que sai uma nova geração passados uns 6 a 12 meses (+/- o tempo para ela se estabelecer) o preço da geração anterior cai, interessante notar a queda é proporcional ao sucesso da nova geração, só que depois de uns 24 meses (+/-) ocorre o refluxo de preços, ou seja, as peças "velhas" sobem de preço (e algumas sobem muito) porque agora só tem interesse nelas quem esta preso a esta plataforma e se esta preso vai pagar o que for pedido. Um bom exemplo são as placas de vídeo AGP chegaram a ser mais caras que as PCIe uns meses depois mesmo tendo menos performance, mais antigas e sendo uma plataforma morta. As DDR3 são o um caso interessante a uns anos estavam quase extintas ai os dragões chineses apareceram e do nada o mercado lembrou que elas existiam, o que foi bom afinal isso criou esse booom de rams chinesas que hoje vemos por todos os lados.
 
  • Curtir
Reações: Kna
Eu vejo o mercado muito mais preparado (dentro do possível, por causa da pandemia) para o lançamento das DDR5 do que estava nas DDR4. As DDR4 caíram de paraquedas, começou a se falar sobre lançamento num dia e na outro já estava vendendo, enquanto as DDR5 já estão em produção em massa desde o começo do ano, acumulando chips para um lançamento razoavelmente abastecido. Como as DDR4 já lançaram num preço decente mesmo lançando voado, creio que as DDR5 seguirão o mesmo padrão.

Só consigo imaginar DDR5 caro se os CPUs de nova gen forem muito superiores aos atuais, coisa de mais de 20%, e oferecendo um valor compatível com a realidade, que aí é possível que isso crie uma migração em massa simultânea dos entusiastas afobados e da galera mais casual que parou em Zen 1, 7700K etc e já está querendo muito um up.
 
DDR4 foi empurrada pela Intel de surpresa no mercado DIY mas para as empresas já faziam alguns meses que estavam circulando e elas absorveram toda a produção nos seus pcs empresariais. A mesma coisa vem acontecendo com as DDR5 e a fonte ATXVO 12v+ a Intel aproveitou a "escassez" da pandemia para organizar com as OEMs o lançamento simultâneo delas e do novo soquete forçando assim a adoção de ambos de uma maneira menos agressiva, e pelo visto vai funcionar. Vocês não acham interessante a Intel falar de escassez de chips até 2022 quando ela mesma não sofreu realmente disso? Os chips Intel sejam processadores ou auxiliares tem hoje baixo estoque por demanda e não por escassez e ela aproveitou isso pra soltar no mercado todo o estoque que a AMD fez ficar morto nos armazéns e estão vendendo tudo.

E faz diferença hein? Eu tinha um kit desses HyperX cl10 de 16Gb (2x8 que rodavam em CL9) no 7850K e um amigo precisou muito como já tinha migrado pro Ryzen vendi o kit para ele e deixei o pc com 8Gb Smart cl11 deu pra ver a diferença no boot, de cara 2 segundos a mais. E esses preços não vão mais cair o povo dos dragões chineses mantem isso assim por mais uns anos e quando eles migrarem para DDR4 deve acontecer a mesma coisa com elas.

O que me chama mais atenção é justamente o CL, no fim da geração DDR3 tínhamos memórias de 8Gb com CL9 (e uns míticos CL8) e agora que finalmente surgiram módulos DDR4 com CL14 sai a DDR5... Me parece que sempre que o mercado atinge maturidade de processo suficiente para eliminar esse CL alto uma nova geração surge e detona os timmings as DDR5 estão vindo com CL40. Eu sei que com o aumento de densidade o timming sobe mas tirando o mercado profissional que tipo de pc precisa de 32/64Gb por pente? Hoje o módulo de memoria mais popular é o de 8Gb, isso porque uns 2 anos atrás eram os de 4Gb...
 
DDR4 foi empurrada pela Intel de surpresa no mercado DIY mas para as empresas já faziam alguns meses que estavam circulando e elas absorveram toda a produção nos seus pcs empresariais. A mesma coisa vem acontecendo com as DDR5 e a fonte ATXVO 12v+ a Intel aproveitou a "escassez" da pandemia para organizar com as OEMs o lançamento simultâneo delas e do novo soquete forçando assim a adoção de ambos de uma maneira menos agressiva, e pelo visto vai funcionar. Vocês não acham interessante a Intel falar de escassez de chips até 2022 quando ela mesma não sofreu realmente disso? Os chips Intel sejam processadores ou auxiliares tem hoje baixo estoque por demanda e não por escassez e ela aproveitou isso pra soltar no mercado todo o estoque que a AMD fez ficar morto nos armazéns e estão vendendo tudo.

E faz diferença hein? Eu tinha um kit desses HyperX cl10 de 16Gb (2x8 que rodavam em CL9) no 7850K e um amigo precisou muito como já tinha migrado pro Ryzen vendi o kit para ele e deixei o pc com 8Gb Smart cl11 deu pra ver a diferença no boot, de cara 2 segundos a mais. E esses preços não vão mais cair o povo dos dragões chineses mantem isso assim por mais uns anos e quando eles migrarem para DDR4 deve acontecer a mesma coisa com elas.

O que me chama mais atenção é justamente o CL, no fim da geração DDR3 tínhamos memórias de 8Gb com CL9 (e uns míticos CL8) e agora que finalmente surgiram módulos DDR4 com CL14 sai a DDR5... Me parece que sempre que o mercado atinge maturidade de processo suficiente para eliminar esse CL alto uma nova geração surge e detona os timmings as DDR5 estão vindo com CL40. Eu sei que com o aumento de densidade o timming sobe mas tirando o mercado profissional que tipo de pc precisa de 32/64Gb por pente? Hoje o módulo de memoria mais popular é o de 8Gb, isso porque uns 2 anos atrás eram os de 4Gb...

Acredito que as aplicações irão começar a usar para se beneficiar, igual foi a transição do XP pro Vista, aproveitaram o aumento de disponibilidade dos módulos de capacidade mais alta e os apps começaram a consumir mais RAM. O próprio W10 hj consome quase o dobro de RAM em relação a época do lançamento, e se vc olhar no gerenciador de tarefas, o número de processos em si quase não mudou.
 
O problema é que isso destrói a necessidade de otimizar os códigos, apesar de hoje um pc com 8Gb de ram ainda dar conta do Windows e Office isso só acontece porque no mercado empresarial a maioria dos pcs tem 8Gb de ram, o Windows NT tinha a capacidade de rodar com quase a mesma performance em um pc com 256Mb de ram ou com 1Gb e isso é fruto de uma otimização muito forte do código fonte, que hoje muitas soft houses acham desnecessário.

É difícil ver isso do lado de cá do mercado onde você tem um ou dois pcs para manter atualizados mas imagine ser o administrador de uma empresa com uns 150 pcs? 1500? 10.000? Por isso a Intel e a Microsoft sempre focaram esses clientes primeiro. Esse inchaço do código do Windows 10 também se deve em boa parte a isso afinal se você checar os serviços do seu Windows agora vai notar que dos, em média, 140 serviços correntes mais de 50 são focados em integração e segurança corporativa de dados que não fazem muito pelo cliente comum.

Não sou contra a evolução tecnológica mas creio que a adoção do DDR5 esta sendo adiantada em uns 5 anos com a desculpa da pandemia (e a AMD que pulou no barco pra se livrar do AM4) e como resultado vamos ter toda uma nova leva de i7 3770 e 4790 ressurgindo nas figuras do 5600X e 5800X, um monte de pcs "velhos" que vão ter performance tão suficiente que os usuários se recusam a trocar, afinal perco 15 fps na nova RTX 6700 mas não compro um pc novo. E se for só para jogar vai ser mais fácil usar o app do xbox ou do ps na smart tv, alias dizem as lendas Gabe - O poderoso esta se preparando para ter um Steam link nos moldes do Geforce Now ou associado ao GN, mas duvido que aconteça antes dos consoles virarem apps afinal isso mataria as VGAs para jogos nos pcs e imaginem o nível de internet que teremos de contratar.

Mas chega de especulação de mercado vou dar a vocês mais um motivo para odiarem a nossa politica externa:


Este case custa apenas 60 bidens, esta fonte apenas 30 bidens, brick 45 bidens, qual é o problema então? Frete mais taxas = 3x o valor aqui no Brasil... (sem ser taxado extra)
 
Acho que voltei pro grupo SFF? não sei se esse gabinete se enquadra, mas de toda forma fiquei impressionado com a versatilidade que ele me oferece sem precisar ficar tendo muito trabalho.

Pensei em usar no padrão ATX mas optei por usar invertido.
Gabinete é o CM Q500L, 386(L) x 230(W) x 381(H) mm.



to pegando um desses, acabei de pagar na pichau - minha placa mae é uma B450 steel legend ATX com um FUMA2 e uma sapphire RX 5700 - mas só de ver as builds no youtube/foruns tenho quase certeza que vou precisar pegar uma fonte SFX pra liberar um pouco o calor da Radeon que sai pelos lados e em direção a fonte tb

minha idéia é deixar rpm baixos em pwm e sem filtro de poeira nenhum, limpando semanalmente
 
Projeto Cougar QBX

8kj8gSX.jpg

ASRock H570M-ITX/ac

uqF11uz.jpg

Corsair SF750

uaoYY11.jpg

ASRock H570M-ITX/ac com Intel G6400 e Husky NVMe 256GB e Lexar 16GB 2666MHz

pDVoB6v.jpg

Cougar QBX

ep2t6Oa.jpg

Cougar QBX com Corsair SF750

MSsZYqJ.jpg

Cougar QBX com Corsair SF750 e ASRock H570M-ITX/ac

rBzusJ8.jpg

Setup:
Cougar QBX
ASRock H570M-ITX/ac
Intel Pentium Gold G6400 com cooler stock (vai dar lugar a um i7-11700 ou i9-11900 com Noctua NH-U9S)
Husky Gaming M.2 NVMe 256GB PCIe 3.0 x 4
Lexar 16GB DDR4 2666MHz
Corsair SF750
Galax RTX 2080 Ti

Tá quase pronto, no Setup da última foto ainda vai Intel i7-11700 ou i9-11900 (no momento com Intel G6400 cooler Stock), Noctua NH-U9S e Seagate Barracuda 4TB.
 
Uia!!! Ainda não tinha reparado nesse tópico, SFF são muito legais!!!
Aí vai minha contribuição

e3XlREq.jpg


Setup:
Memória Lexar 16GB, 2666MHz, DDR4, CL19
Gabinete Mini-ITX K-Mex GI-9D89 c/ Fonte K-Mex PD-200 200W
Processador Intel Pentium Gold G6400 (10a Gen), Cache 4MB, 4.0GHz (surpreendente!!!)
SSD M.2 NVMe Husky Gaming 256GB - HSS-NV-240 - PCIe Gen 3.0 x 4
Placa-Mãe ASRock H470M-ITX/ac, Intel LGA 1200, Mini-ITX, DDR4

Que maquina espetacular cara!

Quanto ao Pentium Gold, eu também me surpreendi com ele... Foram compradas algumas maquinas com essa configuração aqui onde trabalho... Não deixam nada a desejar!
 
Que maquina espetacular cara!

Quanto ao Pentium Gold, eu também me surpreendi com ele... Foram compradas algumas maquinas com essa configuração aqui onde trabalho... Não deixam nada a desejar!

Olá. Muitíssimo obrigado!!!
Pois é, eu realmente me surpreendi com esse pequeno monstrinho, hehehehehe. E você tem razão, não deixa nada a desejar!

Grande abraço prô cê!!!
 
E continuamos esperando o Dan A4 H2O tomara que não leve os quase 3 anos do C4.
 
Pessoal, vou acabar ficando com o 3200G aqui. Estou de emprego novo e praticamente não tenho tempo pra jogar nada, sem falar que eu vou precisar comprar uma webcam e umas outras ferramentas. Então, vou me desfazer do Ryzen 3100 e da gtx 1650. Se alguém tiver interesse, só mandar uma mp.
 
Melhor m-atx cxb no mercado ? , o front io do prodigy m ficou inutilizavel e voltei com o phantom 410 mas as temperaturas aumentaram +15 graus , to querendo algo mais cxb e discreto, recomendações ?
 
Melhor m-atx cxb no mercado ? , o front io do prodigy m ficou inutilizavel e voltei com o phantom 410 mas as temperaturas aumentaram +15 graus , to querendo algo mais cxb e discreto, recomendações ?
Cxb para sistemas que não aquecem muito: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-hx300-glass-preto-pg-hx3-g01
Bom fluxo de ar: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-dlm-21-mesh-preto-lateral-vidro e https://www.terabyteshop.com.br/pro...perado-black-sem-fonte-com-3-fans-sst-ps15b-g
Design bacana mas é gigante: https://www.terabyteshop.com.br/pro...lack-atx-sem-fonte-com-1-fan-ca-1q9-00s1wn-00

Esqueci desse: https://www.pichau.com.br/gabinete-deepcool-macube-110-vidro-temp-branco-r-macube110-whngm0n-b-1
Pra mim, este gabinete é a perfeição, apesar de ser grande, é tão bom quanto qualquer atx gigante. Procura umas builds nele, fora que a qualidade é bem acima da média (uma pena que subiu mais de R$100 desde o lançamento).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo