[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
peguei o corsair 2000d na promoção recente da kabum e adaptei as peças matx que já tinha.

Para a placa mãe, só precisei alinha certinho com a parte da placa de vídeo e fazer novos furos na chapa para fixar.
A fonte ficou presa com enforca gato, se fosse uma SFX daria pra fixar sem modificação alguma mesmo com a placa mãe matx.
A única limitação foi que só coube duas fans frontais por conta da fonte e limitou o wc em 240mm

[edit] bonus pra essa senhora cx 430 que tem uns 11 anos

Dúvida: esse case é nativamente compatível com mobo matx?

Já dá pra fazer um clube desse case, agora ou você é muito corajoso ou muito doido pra prender a fonte assim. :haha:

Tem que ser fan slim pra caber.
tem dupla face na parte de cima e outra abraçadeira no sentido perpendicular. Mais pra frente eu pego uma sfx pra ficar bonitinho hahahaha
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dúvida: esse case é nativamente compatível com mobo matx?
nativamente não. Mas a única modificação que precisei fazer foi os novos furos pra prender os espaçadores da placa mãe. Fora isso o unico outro perrengue é que a fan inferior da parte forntal não cabe mesmo se for slim, pois tem as portas traseiras da mobo que praticamente encostam ali.

Chegando na virada do ano, dois dias para 2025, já temos no mercado um gabinete vertical bom?

A Nvidia já atualizou o site com os tamanhos para SFF.

As caxinhas vão ter desempenho viu...

Captura-de-tela-2025-01-07-004539.png

Corsair revela o gabinete Frame 4000D com sistema de gabinete modular Frame
A Corsair tem o prazer de anunciar o lançamento do FRAME 4000D, o primeiro gabinete de PC a apresentar o FRAME Modular Case System. A série 4000 original foi um gabinete incrivelmente bem-sucedido e adorado, vendendo mais de dois milhões de unidades. Com base nesse legado, este sistema inovador define um novo padrão de personalização, oferecendo flexibilidade incomparável para os construtores de PC criarem sua configuração ideal. O FRAME 4000D permite modificações e atualizações contínuas, permitindo que os componentes sejam trocados, os painéis sejam atualizados e as configurações sejam personalizadas com uma variedade de opções.

A série FRAME 4000D também apresenta o Corsair InfiniRail Fan Mounting System, oferecendo flexibilidade incomparável na configuração do seu resfriamento, incluindo suporte para ventoinhas de até 200 mm na frente e 140 mm no teto. Este sistema otimiza o desempenho do resfriamento acomodando ventoinhas maiores, como ventoinhas iCUE LINK RX140 RGB, sem obstruir o fluxo de ar com pontos de montagem restritivos. O FRAME 4000D suporta radiadores duplos de 360 mm, proporcionando resfriamento robusto para sistemas de alto desempenho. Com três locais de montagem do radiador — frontal, teto e lateral — e um painel de fluxo de ar frontal 3D Y-Pattern, o gabinete garante resfriamento eficiente para manter os componentes funcionando sem problemas durante sessões exigentes.

nMppcpf.jpeg

zNOHOTw.jpeg

n4pOjcT.jpeg

7OC2zTC.jpeg

Um suporte anti-flacidez de GPU incluído fornece suporte seguro para placas de vídeo modernas, evitando flacidez e garantindo o alinhamento adequado. O FRAME 4000D oferece largura e comprimento maiores em comparação ao 4000D original, para que possa acomodar a maioria das placas de vídeo e componentes de resfriamento mais recentes, tornando-o adequado para construções de alto desempenho. O painel lateral interno pode servir como uma capa de cabo para gerenciamento limpo de cabos ou ser removido para montar ventiladores adicionais. Essa atenção aos detalhes e à estética garante que sua construção tenha uma aparência tão boa quanto seu desempenho.

As opções de armazenamento incluem bandejas de unidade versáteis que suportam dois discos rígidos de 3,5" ou até quatro SSDs de 2,5", oferecendo bastante espaço para jogos e mídia. As bandejas podem ser completamente removidas para uma aparência mais limpa ou para abrir espaço para configurações personalizadas de resfriamento líquido. A integração fácil do iCUE LINK é integrada, com ganchos para cabos, amarrações adicionais e um bolso de montagem dedicado para o iCUE LINK System Hub. Enquanto isso, o painel de E/S frontal possui duas portas USB 3.2 Gen 1 Tipo A e uma porta USB 3.2 Gen 2 Tipo C para conectividade versátil. Para maior flexibilidade, o painel de E/S pode ser trocado, permitindo atualizações para diferentes conexões e layouts para garantir personalização à prova do futuro.

gtks5TQ.jpeg

SqOnduA.jpeg

zi4kRsF.jpeg

ZoSnPTW.jpeg

Disponível em preto ou branco, o FRAME 4000D ostenta um design elegante que complementa qualquer configuração, com painéis frontais opcionais oferecidos em uma variedade de materiais e estilos. A série FRAME 4000D está disponível com ou sem ventoinhas, dependendo de suas necessidades. Para um resfriamento potente pré-instalado, escolha entre três ventoinhas RS120 PWM sem RGB ou vá com tudo com ventoinhas RS120 ARGB PWM, proporcionando resfriamento potente de entrada e efeitos de iluminação personalizáveis por meio do conector ARGB de +5 V da sua placa-mãe.

Estamos incrivelmente orgulhosos de apresentar o FRAME 4000D e animados para ver as construções incríveis que nossa comunidade criará. Mais do que apenas um gabinete de PC, o FRAME 4000D é uma plataforma para criatividade e inovação. Seu design modular permite experimentação, atualizações e personalização. Seja você um construtor experiente ou novo em PCs personalizados, o FRAME 4000D oferece uma experiência única e gratificante de construção de PC. Nós fornecemos a estrutura e você cria a arte.

Disponibilidade, Garantia e Preço
Os gabinetes Corsair FRAME 4000D Series estão disponíveis imediatamente na loja virtual da Corsair e na rede mundial de revendedores e distribuidores autorizados da Corsair.
Os gabinetes Corsair FRAME 4000D Series são apoiados por uma garantia de dois anos, juntamente com a rede mundial de atendimento ao cliente e suporte técnico da Corsair.

3wMQQZV.jpeg

Fonte: Corsair

Corsair revela o gabinete Frame 4000D com sistema de gabinete modular Frame
A Corsair tem o prazer de anunciar o lançamento do FRAME 4000D, o primeiro gabinete de PC a apresentar o FRAME Modular Case System. A série 4000 original foi um gabinete incrivelmente bem-sucedido e adorado, vendendo mais de dois milhões de unidades. Com base nesse legado, este sistema inovador define um novo padrão de personalização, oferecendo flexibilidade incomparável para os construtores de PC criarem sua configuração ideal. O FRAME 4000D permite modificações e atualizações contínuas, permitindo que os componentes sejam trocados, os painéis sejam atualizados e as configurações sejam personalizadas com uma variedade de opções.

A série FRAME 4000D também apresenta o Corsair InfiniRail Fan Mounting System, oferecendo flexibilidade incomparável na configuração do seu resfriamento, incluindo suporte para ventoinhas de até 200 mm na frente e 140 mm no teto. Este sistema otimiza o desempenho do resfriamento acomodando ventoinhas maiores, como ventoinhas iCUE LINK RX140 RGB, sem obstruir o fluxo de ar com pontos de montagem restritivos. O FRAME 4000D suporta radiadores duplos de 360 mm, proporcionando resfriamento robusto para sistemas de alto desempenho. Com três locais de montagem do radiador — frontal, teto e lateral — e um painel de fluxo de ar frontal 3D Y-Pattern, o gabinete garante resfriamento eficiente para manter os componentes funcionando sem problemas durante sessões exigentes.

nMppcpf.jpeg

zNOHOTw.jpeg

n4pOjcT.jpeg

7OC2zTC.jpeg

Um suporte anti-flacidez de GPU incluído fornece suporte seguro para placas de vídeo modernas, evitando flacidez e garantindo o alinhamento adequado. O FRAME 4000D oferece largura e comprimento maiores em comparação ao 4000D original, para que possa acomodar a maioria das placas de vídeo e componentes de resfriamento mais recentes, tornando-o adequado para construções de alto desempenho. O painel lateral interno pode servir como uma capa de cabo para gerenciamento limpo de cabos ou ser removido para montar ventiladores adicionais. Essa atenção aos detalhes e à estética garante que sua construção tenha uma aparência tão boa quanto seu desempenho.

As opções de armazenamento incluem bandejas de unidade versáteis que suportam dois discos rígidos de 3,5" ou até quatro SSDs de 2,5", oferecendo bastante espaço para jogos e mídia. As bandejas podem ser completamente removidas para uma aparência mais limpa ou para abrir espaço para configurações personalizadas de resfriamento líquido. A integração fácil do iCUE LINK é integrada, com ganchos para cabos, amarrações adicionais e um bolso de montagem dedicado para o iCUE LINK System Hub. Enquanto isso, o painel de E/S frontal possui duas portas USB 3.2 Gen 1 Tipo A e uma porta USB 3.2 Gen 2 Tipo C para conectividade versátil. Para maior flexibilidade, o painel de E/S pode ser trocado, permitindo atualizações para diferentes conexões e layouts para garantir personalização à prova do futuro.

gtks5TQ.jpeg

SqOnduA.jpeg

zi4kRsF.jpeg

ZoSnPTW.jpeg

Disponível em preto ou branco, o FRAME 4000D ostenta um design elegante que complementa qualquer configuração, com painéis frontais opcionais oferecidos em uma variedade de materiais e estilos. A série FRAME 4000D está disponível com ou sem ventoinhas, dependendo de suas necessidades. Para um resfriamento potente pré-instalado, escolha entre três ventoinhas RS120 PWM sem RGB ou vá com tudo com ventoinhas RS120 ARGB PWM, proporcionando resfriamento potente de entrada e efeitos de iluminação personalizáveis por meio do conector ARGB de +5 V da sua placa-mãe.

Estamos incrivelmente orgulhosos de apresentar o FRAME 4000D e animados para ver as construções incríveis que nossa comunidade criará. Mais do que apenas um gabinete de PC, o FRAME 4000D é uma plataforma para criatividade e inovação. Seu design modular permite experimentação, atualizações e personalização. Seja você um construtor experiente ou novo em PCs personalizados, o FRAME 4000D oferece uma experiência única e gratificante de construção de PC. Nós fornecemos a estrutura e você cria a arte.

Disponibilidade, Garantia e Preço
Os gabinetes Corsair FRAME 4000D Series estão disponíveis imediatamente na loja virtual da Corsair e na rede mundial de revendedores e distribuidores autorizados da Corsair.
Os gabinetes Corsair FRAME 4000D Series são apoiados por uma garantia de dois anos, juntamente com a rede mundial de atendimento ao cliente e suporte técnico da Corsair.

3wMQQZV.jpeg

Fonte: Corsair
Não é um produto Mini ITX, mas é bom ter essa informação. Gostei da modularidade.
Achei engraçado o novo selo Nvidia 50 Series Ready :que:

Não é um produto Mini ITX, mas é bom ter essa informação. Gostei da modularidade.
Achei engraçado o novo selo Nvidia 50 Series Ready :que:
Eu achei muito bonito esse modelo e bem compacto, sobre o selo tem que ter a propaganda haha.

Mais um nr200, agora na versão nr200p Max v3 kkkk

Aos 4:06

Esse corte na lateral do NR200P ficou feio. Parece coisa feita em casa. Será mesmo que faz diferença no resfriamento das GPUs parruda, como aquela Asus?

Esse corte na lateral do NR200P ficou feio. Parece coisa feita em casa. Será mesmo que faz diferença no resfriamento das GPUs parruda, como aquela Asus?
Se fizer, deve ser mínima a diferença.

Também achei meio estranho, ainda mais com uma gpu que não seja a strix. Imagina usando uma gpu menor, fica só um buraco ali na frente do case.

Mais um nr200, agora na versão nr200p Max v3 kkkk

Aos 4:06

Horrível.

Ao invés de recriar a parte interna do gabinete, permitindo que seja montando invertido, ou estilo sanduiche como milhares de cases SFF.... fica "otimizando" painéis que não agregam em nada....

Se fizer, deve ser mínima a diferença.

Também achei meio estranho, ainda mais com uma gpu que não seja a strix. Imagina usando uma gpu menor, fica só um buraco ali na frente do case.

Melhor versão desse gabinete é a primeira, depois a Cooler Master só viajou na maionese vindo com o V2 que flopou e agora esse V3 com essa abertura bizarra na lateral. Na real, o único upgrade que eles podiam fazer seria pegar a primeira versão e adicionar mais 1 slot de periférico pra acomodar placas mATX nativamente (igual ao SAMA IM01), iria vender horrores.

Melhor versão desse gabinete é a primeira, depois a Cooler Master só viajou na maionese vindo com o V2 que flopou e agora esse V3 com essa abertura bizarra na lateral. Na real, o único upgrade que eles podiam fazer seria pegar a primeira versão e adicionar mais 1 slot de periférico pra acomodar placas mATX nativamente (igual ao SAMA IM01), iria vender horrores.
Concordo... aliás se o Sama IM01 fosse apenas num simples ctrl C + ctrl V do NR200 não faria o sucesso que fez.
A grande sacada foi aumentar um pouquinho o tamanho e transformar o case num matx.

575W. 2 slots. Deus me tira essa vontade de gastar 20k pra rodar jogos de PS2

Apesar de terem feito uma melhor escolha para arrefecimento, imagino que a limpeza do dissipador deve ser uma coisa irritante nesse modelo Founders Edition. Sinto que eles vão acumular muita poeira em pouco tempo.

Última edição:
Fala pessoal, tudo bem?

Mais uma rodada de air coolers por aqui, resolvi deixar o hx com cara de mais parrudo, rs. Sai Noctua NH-L9X65 CH.BK, entra Thermalright PA 120 Mini black. Troquei a tela lcd também, coloquei uma de 5" no lugar da outra de 3,5"

gCc5S8B.jpg

Última edição:

Eu também coloquei o Thermalright PA mini black, mas troquei a ventuinha por uma da noctua

Acabei desistindo do NR200P e troquei por esse Jonszbo Z20, são praticamente do mesmo tamanho, qualidade extrema esse case!

Última edição:
9800x3d é tranquilo com as b650 itx ou melhor partir pra b850?

Esse equipamento não é meu, mas estou compartilhando pois achei muito interessante e pertinente para a galera que curte esse tópico:
• Case: Xikii FF04
• MoBo: ROG Strix X870-I Gaming WiFi
• CPU: Ryzen 9 7950x3d
• GPU: Asus Proart RTX 4080s
• SSD: Crucial T700 4TB
• RAM: Corsair Vengeance 64GB DDR5
• PSU: Não tenho informações

osgCId2.jpeg

Esse equipamento não é meu, mas estou compartilhando pois achei muito interessante e pertinente para a galera que curte esse tópico:
• Case: Xikii FF04
• MoBo: ROG Strix X870-I Gaming WiFi
• CPU: Ryzen 9 7950x3d
• GPU: Asus Proart RTX 4080s
• SSD: Crucial T700 4TB
• RAM: Corsair Vengeance 64GB DDR5
• PSU: Não tenho informações

osgCId2.jpeg

Esse gabinete é bem bonito, mas o problema é ser exclusivo para a linha PorArt de GPUs da Asus.

Todo gabinete pensado em apenas um item especifico, fica sem sentido comprar.

Última edição:
Galera, queria pedir o conselho de vocês na escolha de um gabinete. Meu velho de guerra atual tá fazendo bater quase 100ºC no processador e 80ºC na GPU, então pensei em trocar por um com air flow melhor.

Acabei comprando o Aigo Darkflash DS210, mas descobri quando chegou que os pés dele são como se fosse um murinho, a elevação dele é só do espaço do filtro pra não arranhar ao arrastar no chão. Ele tem um espaço "cavado" dentro desse muro, mas eu me questiono se isso é o suficiente para renovar o ar do gabinete. A parte da frente até é em mesh, o que teoricamente permite uma entrada de ar, mas a fonte e os HDs ficam nessa área frontal então acho que não dá pra botar um fan ali.

O que eu queria encontrar depois dessa constatação era um gabinete mATX que permitisse eu colocar ao menos um fan frontal e um atrás pra garantir um airflow decente.
Só tenho uma restrição que acaba me empurrando a serem gabinetes SFF: preciso que o Comprimento seja menor que 260mm e Altura menor que 470mm (por conta do espaço onde tenho pra colocar o gabinete)

Eu vi nesse mesmo tópico algumas páginas atrás os grão-mestres falando de gabinetes tipo o próprio Darkflash DS210, o Segotep Memphis-S e tal, mas queria saber se tem mais algumas opções hoje já que eram respostas relativamente antigas

Desde já, muito obrigado!

Vou deixar minha config pra referência:

MOBO - Biostar B550MT
CPU - Ryzen 5 5600
GPU - RTX 3060 Zotac 12GB VRAM
RAM - 16GB (2x 8GB Kingston)
Armazenamento - 2 SSDs e um HDD

Galera, queria pedir o conselho de vocês na escolha de um gabinete. Meu velho de guerra atual tá fazendo bater quase 100ºC no processador e 80ºC na GPU, então pensei em trocar por um com air flow melhor.

Acabei comprando o Aigo Darkflash DS210, mas descobri quando chegou que os pés dele são como se fosse um murinho, a elevação dele é só do espaço do filtro pra não arranhar ao arrastar no chão. Ele tem um espaço "cavado" dentro desse muro, mas eu me questiono se isso é o suficiente para renovar o ar do gabinete. A parte da frente até é em mesh, o que teoricamente permite uma entrada de ar, mas a fonte e os HDs ficam nessa área frontal então acho que não dá pra botar um fan ali.

O que eu queria encontrar depois dessa constatação era um gabinete mATX que permitisse eu colocar ao menos um fan frontal e um atrás pra garantir um airflow decente.
Só tenho uma restrição que acaba me empurrando a serem gabinetes SFF: preciso que o Comprimento seja menor que 260mm e Altura menor que 470mm (por conta do espaço onde tenho pra colocar o gabinete)

Eu vi nesse mesmo tópico algumas páginas atrás os grão-mestres falando de gabinetes tipo o próprio Darkflash DS210, o Segotep Memphis-S e tal, mas queria saber se tem mais algumas opções hoje já que eram respostas relativamente antigas

Desde já, muito obrigado!

Vou deixar minha config pra referência:

MOBO - Biostar B550MT
CPU - Ryzen 5 5600
GPU - RTX 3060 Zotac 12GB VRAM
RAM - 16GB (2x 8GB Kingston)
Armazenamento - 2 SSDs e um HDD
Bom dia. Então, com essa config ai, tem algo errado nessas temperaturas, a não ser que seu gabinete não tenha air flow nenhum.
Esse gabinete está na minha lista pra esse ano. Se utilizar 2 fans embaixo jogando ar frio e 2 acima extraindo o ar quente deve ser mais que suficiente, desde que tenha um espaço mínimo pra entrada de ar embaixo.
Qual seu cpu cooler e como estão ficando as temperaturas dos vrm's?

Pessoal, um amigo meu está vendendo um mini itx, segue o texto que ele me enviou:

"CPU Intel I5-13400 OEM + Placa-mae Maxsun H610ITX + 32 GB (2x16) 3200mhz + Noctua NH-L12 GE c/ suporte LGA1700 R$2000
GPU RTX 3070TI INNO3D X3 OC 8GB, 2-slot (Garantia até 22/06/2025, Terabyte) R$1.850
Case Louqe Ghost S1 MKII R$850
Fonte Corsair SF750 Platinum, 750W - R$700
(Garantia de 7 anos, periodo restante a verificar)
Valor total da build: R$ R$5400

Observações (Importante):
- Não está incluso nenhuma unidade de armazenamento. (SSD, NVME)
- Somente Placa de video e fonte com nf e garantia restante conforme descrito acima.
- Todas as peças, menos o processador, possuem caixa mas nao garanto que estao com todos os acessórios, por exemplo: O Cooler Noctua falta a chave philips.
- Gabinete possui pequenos desgastes, arranhoes e marcas de uso em diversos pontos, nada que comprometa a montagem.
- Placa de video possui marcas no backplate devidoatrito com o case durante a montagem.
- Sera enviado desmontado com cada peça em sua respectiva caixa, sendo a montagem de total responsabilidade do comprador."

Tudo bom?

Sou usuário antigo de computadores itx porém estou desatualizado, alguém sabe quanto vale essa configuração com 10 meses de uso?

• Gabinete: Cooler Master Elite 110
  • Fonte: Corsair RM550x 80 PLUS Gold (versão nova)
  • Placa-mãe: ASRock B560M-ITX/AC
  • Placa de vídeo: AMD PowerColor Fighter Radeon RX 6600 8GB GDDR6
  • Processador: Intel Core i3-10105F
  • Memória: Corsair Vengeance LPX 2x8GB 3200MHz
  • SSD: KingSpec NX M.2 NVMe 1TB

Obrigado...
Obrigado pela atenção, comunidade bem reunida como sempre. (sarcasm)

Users who are viewing this thread

Voltar