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Após muitos proprietários de placas de vídeo AMD reportarem flickers em suas configurações Crossfire ou em VGAs dual-GPU no game Crysis 2, amantes de simuladores virtuais de corrida que usam a mesma configuração citada acima, voltam a se chatear, só que desta vez com outro título da EA. Shift 2 (que foi lançando no dia 31 de março via EADM Brasil), está apresentando artefatos in-game como carros brilhantes ou sem texturas, serrilhados, além da perfomance muito abaixo do esperado.
Por enquanto a EA e AMD não se manisfestaram e até surgir alguma solução para o problema, podemos adotar uma medida para "pelo menos" eliminar os artefatos, para tanto é só descarregarmos o preview do driver catalyst 11.4, e até disponibilizarem o driver oficial ou patch que ponha fim a novela, podemos melhorar a experiência in-game.
Por sua própria conta e risco: O driver lançado pela AMD não é o oficial ainda. Fiz o teste e resolveu o problema de artefatos, porém o desempenho numa HD 5970 ainda é pífio, beirando os 40fps. É de sua total responsabilidade descarregar e instalar o drive sugerido.
Deja-vu, para quem está com aquela sensação de que "já vi essa história em algum lugar", vamos recordar, já que recordar é viver:
Caso Shift - 2009: Proprietários de placas de vídeo AMD tiveram problemas seríssimos na primeira edição do game com taxa de quadros extremamente baixa, o problema foi contornado cerca de 1 mês depois, com o trabalho conjunto da AMD com a produtora do jogo e o resultado foi tão bom que superou as placas de vídeo de sua concorrente direta (Nvidia), segmento a segmento.
Especial GURU 3D - "Jogabilidade versus quadros por segundo"
O portal guru3d, um dos canais mais respeitados em análise de hardware da internet definiu os seguintes parâmetros em taxas de quadros por segundo para a plataforma pc:
taxas menores de 30 fps - jogabilidade muito limitada
taxas entre 30 e 40 fps - jogabilidade mediana, porém aceitável
taxas entre 40 e 60 fps - boa jogabilidade
taxas acima de 60 FPS - melhor jogabilidade possível
A explicação:
O que buscamos em jogos, quando o assunto é desempenho? Em primeiro lugar, obviamente o GURU3D tende a pensar que todos os jogos devem ser jogados com a melhor qualidade de imagem (IQ) possível. Porém há um dilema nessa questão, o IQ pode intereferir no desempenho de uma placa gráfica. Medimos isso baseados no FPS (frames per second - quadros por segundo), quanto maior o número de quadros que uma placa pode processar por segundo, mais fluído o jogo rodará.
Os quadros por segundo (FPS) são calculados de acordo com uma série de testes. Esse teste é muitas vezes uma parte gravada do jogo que representa uma proporção de 1:1 da real experiência que ele possa oferecer. Depois de forçar as mesmas configurações de qualidade de imagem, essa demonstração é usada para todas as placas gráficas para que a medição real seja o mais objetivo possível.
• Portanto, seu uma placa de vídeo mal consegue menos de 30 FPS, a jogabilidade fica muito comprometida, e isso queremos evitar a qualquer custo.
• Com cerca de 30 FPS a 40 FPS, seremos capazes de rodar o jogo, com alguns pequenos engasgos em determinadas partes graficamente intensas. Em geral a experiência será muito agradável.
• Quando uma placa gráfica faz em torno de 60FPS de média, você pode ter certeza de que o jogo vai fluir intensamente, sem engasgos.
• Mais de 100 FPS? Ou sua placa é um monstro, ou o jogo é muito antigo.
Fontes da matéria:
EA forum
GURU 3D
AMD
GameVicio