Socket AM2 -| Tópico Dedicado |-

spo0ok: o controlador de memória nos procs da AMD passou a ser interno a partir do AMD64, antes era o chipset da placa-mãe (época dos athlons xp e anteriores) que fazia o trabalho, bem ou não, dependendo da ponte norte da mobo.. dessa forma, tu precisava pagar mais em placas-mãe (com chipset melhor) para ter maior desempenho.. por isso as placas boas para Intel são tão caras..
já para AMD essa diferença é muito pequena em relação a desempenho de placas, ficando mais restrito ao OC e aos 'bundles' de cada uma.

sobre a memória cache.. ela é uma memória cara e ocupa espaço no chip, por isso o motivo de ser pouca, e em níveis.. se aumentarem a quantidade, fatalmente os preços aumentam.

particularmente, prefiro controlador interno pelos motivos acima citados (preço e desempenho).. mas não sou arquiteto de hardware, então não sei te dizer qual é melhor, arquiteturalmente :)

[]'s

Quer dizer então que os Intels precisam de mobos melhores ? Já os AMDs são mais independentes nesse caso ?

Se os AMDs possuem controladores próprios,no que uma mobo mais humilde pode limitar seu desempenho ?!
 
sobre as mobos para Intel, sim, pois é na placa-mãe que está o controlador de memória (na north bridge - ou ponte norte, como queira) e ele vai influenciar no desempenho do acesso, da latência, etc..
portanto, quanto melhor a placa, mais desempenho (em relação a isso).

já nos AMDs isso não é tão agudo, mas a qualidade da mobo também influencia em relação à opções de 'tweaks', overclock, à ponte sul, periféricos, enfim.. algumas coisas que podem melhorar ou piorar o desempenho.

o importante é que na maior parte do tempo o sistema está buscando/carregando/gravando dados na memória, daí a vantagem :)
 
Isso explica o porque de tanto cobre nos chipsets das mobos intels.

Curiosidade,qual seu pc ? E qual a melhor mobo (AM2) para oc na sua opnião ?
 
tenho uma Abit K9NS, Athlon X2 3600+, 1GB DDR2 667

não sei te dizer uma 'melhor de todas'... normalmente as Abits te dão várias opções de modificar voltagens, timmings das memórias, e tal, mas tem placas ASUS, MSI, DFI, Gigabyte que são ótimas tb.

considero essa KN9S uma boa placa pra OC (por isso comprei :p) e com ela pus o X2 a 2600MHz / Vcore 1.375V. não fui mais pois minhas memórias são DDR2-667 e nesse clock estão DDR2-741, e acho que é o máximo que vão sem aumentar muito a Vmem. com outras memos ele foi a 2800Mhz tranquilo (ou seja, a placa e o proc estão 'sobrando' ainda)..
 
tenho uma Abit K9NS, Athlon X2 3600+, 1GB DDR2 667

não sei te dizer uma 'melhor de todas'... normalmente as Abits te dão várias opções de modificar voltagens, timmings das memórias, e tal, mas tem placas ASUS, MSI, DFI, Gigabyte que são ótimas tb.

considero essa KN9S uma boa placa pra OC (por isso comprei :p) e com ela pus o X2 a 2600MHz / Vcore 1.375V. não fui mais pois minhas memórias são DDR2-667 e nesse clock estão DDR2-741, e acho que é o máximo que vão sem aumentar muito a Vmem. com outras memos ele foi a 2800Mhz tranquilo (ou seja, a placa e o proc estão 'sobrando' ainda)..

E ele esquenta muito em 2600mhz?

Será que compensa comprar a Ultra ?
 

em testes de stress não passou de 47°, cooler box.

dependendo do preço, vale sim.. deve conseguir um bom OC nela. e o sistema de refrigeração dos bridges é bem eficiente (uns heatpipes e tal)
 

em testes de stress não passou de 47°, cooler box.

dependendo do preço, vale sim.. deve conseguir um bom OC nela. e o sistema de refrigeração dos bridges é bem eficiente (uns heatpipes e tal)

Boas temps para o cooler box.Mas porque o CPU núcleo 1 e 2 marca apenas 2° e 3° ?

Tava pensando em pegar a Ultra + um Brisbane 4000+ e ao final do ano um Phenom X2.

Gostei dessas Abits KN9x pois são bem limpas,nada de frescura.
Têm um ótimo layout,nada de 4pin cpu conect no meio da placa,fica num lugar ótimo.
 
era problema na BIOS da placa, que não reconhecia direito a temperatura dos brisbanes quando foram lançados.. depois saiu um update e resolveu esse problema (a shot é antiga), mas as temps continuam na casa dos 33-36° em uso normal, 40-45° em jogos.

justamente, bem limpa, layout legal. sem SLI, pra citar um exemplo, que pra mim, que uso single-gpu, é desnecessário, e outros recursos que acabam encarecendo a placa e raramente são usados.
 
Acho que o HT 3.0 não trará nenhuma grande diferença. O 1.0 pouca diferença faz. É só mexer na velocidade dele, para perceber que não se nota diferença.
 
Verdade,já se vê por aí placa mãe com LCD.

Só encarece na minha opinião !

A KN9 Ultra,direto dos EUA ficou por R$ 392,00 e o Brisbane 4000+ R$ 208,00.

Acho que estão bons os preços né !
 
É, eu to ligado nisso.

E pq eles nao mudam isso e fazem o processador ser o pau mandado do Chipset? Não fazem pq pra não copiar da Intel, etc? E do controlador de memoria ser interno, é por causa disso que não dá mais pra aumentar a memoria cache? Ou se aumentarem o preço vai aumentar? E, é por isso que os Intel são caros? O Phenom e o Opteron vão ser 2mb de cache, né?
E outra coisa, é melhor ser assim, o controlador de memoria ser interno no processador? Enfim, Então o Opteron não tem jeito? Não vai pegar na minha placa? E o Phenom, a possibilidade é remota, ou grande de pegar atualizando a bios?
E atualizando a bios, vai rodar com o hypertransport 3.0?

Porque (na minha opinião) o correto é o processador mandar no chipset... ora... muitos de nós hoje têm processadores extremamente poderosos e mal aproveitados... e o cérebro do computador é ele e não o chispet.. o chipset deve ser apenas o "intercâmbio" dele com o resto do sistema...

Na verdade, esse negócio da memória cache é meio relativo... na arquitetura x64 muito cache não faz tanta diferença.. por isso o ganho quase nulo ao se passar de 512kb para 1mb! E realmente implementar mais cache torna o processador mais caro...

Acredito que a maior vantagem seja justamente o controlador de memória no processador... o projeto se torna muito mais versátil e eficiente... ora... basta analisar.. claro que a AMD lançou um catatau de soquetes (754, 939, 940 para opteron, e agora 940 para AM2 e 1027 para Opteron novo), mas o processador basicamente é o mesmo... prova disso que um 3400+ 754 tem praticamente o mesmo desempenho de um 3800+ 939, pois ambos têm o mesmo clock e mesmo cache (2,4ghz e 512kb L2). Claro que isso confunde, mas se não fosse pelos dual core, muita gente continuaria no 754, pois tem tudo que os 939 têm. E mesmo "tendo" que ir para 939 para usar dual core, mesmo quem tinha uma placa mãe de 2004 ou 2005 poderia utilizar um x2, com uma simples atualização de bios, e continuar com vga agp se quisesse, por exemplo...

E do lado da Intel? Quantas pessoas trocaram de placa mãe com o mesmo soquete (775) para poder acompanhar os lançamentos? Ora, pentium 4 sempre foi mais fraco que A64, e para sair do Presscot para Pentium D, tiveram que trocar de placa mãe (e manter o mesmo soquete), e mesmo que você tivesse uma super placa mãe topo de linha teria que trocar novamente para ir para Core2 (e manter o mesmo soquete).. e agora provavelmente terão que trocar de novo para pegar os 45nm (e manter o mesmo soquete)... e isso porquê? Dentre outras coisas fundamentais, o controlador de memória dos 775 está no chipset... então ele tida as regras, e não o processador... enquanto isso, o 754 teve PCI-E, sata 2 e apareceu para 939 AGP, AGP + pci-e, etc... sinceramente, na minha opinião é mais revoltante o upgrade forçado da Intel que da AMD.

Intel não é mais caro por ter mais cache, a meu ver... é mais caro pq é um produto com fabricação (e visão) diferente...

Phenom e opteron terão um cache L3 compartilhado entre os núcleos, que se não me engano vai ser de 2mb!

Segundo informações disponibilizadas até agora, toda mobo AM2 vai ser capaz de utilizar os Phenom com uma atualização de bios... Já os Opteron têm outro mercado em vista.. é o de servidores.. na época do 939, a AMD só tinha lançado Opteron para 939 pois estava de olho no mercado de servidores de "baixo custo", em que um desktop poderoso se transforma em servidor.

Entre outras coisas, a diferença básica do Hypertransport 3.0 para o 1.0 é que o primeiro vai permitir conexões no dobro da velocidade do hypertransport 2.0 (que já era 75% mais rápido que o hypertransport 1.0).

Um phenon sendo utilizado em mobos AM2 vai utilizar hypertransport 1.0 ao invés do 3.0, mesmo com bios atualizada.
 
Entendo.
Entre a Ultra,S e Sli qual você acha melhor ? Tanto para over e outras coisas.



Qual,na pratica,é a diferença de desempenho do HT 1.0 para o 3.0 ?

Vale a pena investir em uma AM2 agora e futuramente usa-la com o Phenom X2 ? Ou a 'adaptação' não será satisfatória ?

:confused:

Acho que para investir em uma mobo AM2 agora, vale a pena esperar pelo lançamento do Nforce novo (7?) e os RD790, que entre outras coisas já vão permitir utilizar até mesmo quad-crossfire.

Mobos AM2+ devem começar a surgir somente no final do ano e apenas no ano que vem serão as melhores opções...
 
creio que o RD790 e promete muito !!! E como o Ed falo acima com certeza tambem terei raiva se quiser pegar um 45nm e minha mobo que era TOP nao tiver compatibilidade mesmo sendo 775 :(
 
Com certeza, wolf.. como falei.. não estou querendo dizer que a AMD é muito melhor que a Intel... as duas têm mérito... mas ter que trocar uma placa mãe recém-comprada e pegar outra com o mesmo soquete é sacanagem... fora que o custo de mobos topo de linha para Intel é maior que para AMD.

Tô de olho para ver quando vão aparecer as RD790, mas como sempre vai demorar a vir por aqui... tá difícil de encontrar até o 690G.
 
Porque (na minha opinião) o correto é o processador mandar no chipset... ora... muitos de nós hoje têm processadores extremamente poderosos e mal aproveitados... e o cérebro do computador é ele e não o chispet.. o chipset deve ser apenas o "intercâmbio" dele com o resto do sistema...

Na verdade, esse negócio da memória cache é meio relativo... na arquitetura x64 muito cache não faz tanta diferença.. por isso o ganho quase nulo ao se passar de 512kb para 1mb! E realmente implementar mais cache torna o processador mais caro.............

Muito obrigado pela explicação, ajudou a esclarecer muita coisa.
E muito obrigado também pela explicação mais acima Squid.

Mas me diz uma coisa, por que os COre 2 Duo, comparando entre frequencia, são melhores que os 2X da Athlon? É por causa do cache ou o quê? gostaria de saber disso!

E outra, esse Hypertransport3.0, eu vou perder muito desempenho doq o Hypertranporst3.0 tem a oferecer, usando uma placa mãe pra am2 com bios atualizada pra am2+? E usando um hypertranporst 1.0 no Phenom? Vai ser igual Comprar uma placa de video que foi feita pra DX10 mas usando-a em um DX10.1, não vai poder rodar todos os recursos que o DX10.1 tem a oferecer? Ou Eu usando Hypertranporst1.0 vou ter o mesmo desemepnho doq alguem usando um Hypertranporst 3.0?

P.S O Shingai vai ter 6MB de cache.
 
Muito obrigado pela explicação, ajudou a esclarecer muita coisa.

Mas me diz uma coisa, por que os COre 2 Duo, comparando entre frequencia, são melhores que os 2X da Athlon? É por causa do cache ou o quê? gostaria de saber disso!

E outra, esse Hypertransport3.0, eu vou perder muito desempenho doq o Hypertranporst3.0 tem a oferecer, usando uma placa mãe pra am2 com bios atualizada pra am2+? E usando um hypertranporst 1.0 no Phenom? Vai ser igual Comprar uma placa de video que foi feita pra DX10 mas usando-a em um DX10.1, não vai poder rodar todos os recursos que o DX10.1 tem a oferecer? Ou Eu usando Hypertranporst1.0 vou ter o mesmo desemepnho doq alguem usando um Hypertranporst 3.0?

P.S O Shingai vai ter 6MB de cache.


Os core 2 sao melhores ate com uma frequencia menor , nao tao menor tipo ! um e6300 1.8ghz bate num 3800x2 2000mhz mas ja empata com o 4200x2 assim como um e6600 2.4 ja meio que ganha por pouco mas ganha do 5200x2 2.6 , nao e como a diferenca que o atlhon 64 tinha em cima dos pentium (geral) seja pentium4 , pentiumD etc..
 
Então, Wolfman. Isso eu já sei. Eu quero saber porquê, já que os dois são Dual Core. Por que o 2x não fica pau-a-pau com um Core 2 Duo da mesma frequencia?

É por causa do cache, o quê?
 
por causa da arquitetura. agora, não me pede pra explicar a arquitetura de cada que eu não faço a menor idéia :p


Edit: aproveitar e fazer uma pergunta, até que temperatura é aceitável o X2? to rodando o orthos e fica em 52~53°, ta normal? testando over pra 2625MHz, 250x10,5.
 
Então, Wolfman. Isso eu já sei. Eu quero saber porquê, já que os dois são Dual Core. Por que o 2x não fica pau-a-pau com um Core 2 Duo da mesma frequencia?

É por causa do cache, o quê?

Os Core2 são melhores por uma série de revisões em sua arquitetura... entre várias, pode-se citar mais eficiência em prefech (aliás, nos Core2 o cache maior faz mais diferença que no A64 justamente por serem responsáveis por manter o processador "alimentado" o maior tempo possível sem consultas à memória principal), execução simultânea de dados e otimizações exclusivas para as tecnologias do processador (SSE4 faz uma bruta diferença, mas em cálculo "bruto" a difereçna de um core2 para A64 não é tão grande).

Em outras palavras, a Intel fez um ótimo trabalho na revisão de sua arquitetura, mas isso não é o suficiente para torná-lo o melhor processador. É apenas o mais eficiente (em eficiência inclui-se desde otimizações como aproveitamento de recursos. Indenpendente do A64 tem um arquitetuar melhor, os processadores da Intel sempre tiveram prioridade em otimizações por parte de terceiros). Tanto que em alguns (poucos) aplicativos alguns x2 conseguem equiparar-se ao Core. Mas esse último tem outro trunfo na manga.. seu enorme potencial de overclock.

edit: Palma, depende do teu cooler e a ventilação do gabinete... Acredito que 53º com cooler box é um valor aceitável.
 
vale a pena mudar meu brisbane 3600+ x2 @ 2.5ghz vcore default pra um x2 5200+ 2x2.6ghz 2x1mb 90nanos? vai da pra empurrar uuns 3ghz? e a temps compensa?

abraços
 
Não compensa porque você vai ter que vender seu processador bem barato e acrescentar algo para pegar o 5200+. No seu caso, já que tem um caso de sucesso com over, o melhor é esperar pela chegada dos Phenon.
 
Não compensa porque você vai ter que vender seu processador bem barato e acrescentar algo para pegar o 5200+. No seu caso, já que tem um caso de sucesso com over, o melhor é esperar pela chegada dos Phenon.
Concordo. O melhor agora é esperar.
 
Pessoal, por favor me ajudem numa dúvida de combo AM2. Jogo rápido:
um A64 3.0 + 512 DDR2 667mhz
ou
Sempron64 3.2 + 1GB DDR2 667mhz??

Ainda não tenho certeza da mobo, mas talvez seja uma M2N-MX SE. E tudo rodará em stock e por enquanto VGA onboard, até descolar grana para uma fonte descente e uma vga.
Estarei saindo de um AXP2000...:whistle:
Obrigado.
 
São duas as questões..

1- qual a diferença de preço entre os combos?

2- quanto você pode investir agora?

Pois de repente você possa colocar um x2... em todo caso, com vídeo onboard ou não, dependendo da aplicação do computador, até mesmo um sempron dá conta do recado...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo