[TÓPICO DEDICADO] SpaceX - Starlink

Se não fosse pela Starlink nunca teríamos uma Internet decente por aqui, está muito acima de qualquer serviço de Internet que já testei em área rural. Foram anos sofrendo com provedores locais que não davam a mínima para o cliente porque não tinham concorrentes, parecia que estavam fazendo um favor em vender serviço porco de internet deles aqui onde moro.

Se não fosse pela Starlink nunca teríamos uma Internet decente por aqui, está muito acima de qualquer serviço de Internet que já testei em área rural. Foram anos sofrendo com provedores locais que não davam a mínima para o cliente porque não tinham concorrentes, parecia que estavam fazendo um favor em vender serviço porco de internet deles aqui onde moro.

essa é a praticamente a realidade de uns 80% de Banania rural.

mas ne, da nem pra falar nada pq não pode postar sobre política aqui na area, mas que esse governo ta caçando pelo em ovo com o musk, é mais pura verdade.

Era só o que faltava, estão preparando terreno para proteger outras empresas da concorrência da Starlink, e olha que as outras nem de longe fornecem o mesmo serviço da Starlink ou simplesmente nem fornecem internet nos lugares remotos.
tudo com muito amor se não concorda com tudo o que eu falo

tim anda usando starlink pra backhaul no RS

essa é a praticamente a realidade de uns 80% de Banania rural.

mas ne, da nem pra falar nada pq não pode postar sobre política aqui na area, mas que esse governo ta caçando pelo em ovo com o musk, é mais pura verdade.
Foda é o governo, ao invés de cobrar das teles expansão da internet pra lugares remotos quer é limitar o uso da starlink.....BR só anda pra trás.

Foda é o governo, ao invés de cobrar das teles expansão da internet pra lugares remotos quer é limitar o uso da starlink.....BR só anda pra trás.
não da pra cobrar e financeiramente inviável pra elas
e por que o elon ta falando verdades e isso que o governo do amor não gosta

liguei minha starlink ontem no chão mesmo, ainda não decidi aonde e como vou colocar no telhado da casa aqui na roça, mas rapaz
300Mb down dependendo do servidor

detalhe, modo bypass ativo, conexão passando pelo meu pfsense
image.png
16266509232.png

16266512213.png

16266514549.png

16266516536.png

Última edição:
Pessoal, hoje eu precisei trocar o meu cartão de credito cadastrado na conta da starlink e tive alguns problemas. Ligando para o banco me informaram que a solicitação para eles (Banco) vinha com o código de autorização errado mesmo eu confirmando que estava correto no preenchimento. Depois de mais de 30min com a atendente percebi que o campo onde preencho a data do cartão do pagamento havia mudado e quando tentei dessa nova forma funcionou imediatamente.

Para o banco o que alternou foi a origem da solicitação, antes estava chegando para eles pela dlocal e quando funcionou foi pela própria starlink.

Abaixo deixo uma imagem do que não funcionou e uma do que funcionou. Para chegar nessa tela onde a data é o mês e ano juntos e funcionou tive que atualizar a pagina algumas vezes. Como já li aqui que algumas pessoas teve problema com o pagamento resolvi compartilhar. Estava usando um cartão da bandeira Master e troquei para um cartão Visa.

Imagem do mês e ano separado que não funcionou;

Imagem do mês e ano juntos que funcionou;

Boa tarde galera
Depois q a starlink e enviada, por volta de quantos dias ele chega ao seu destino final ?
Só pra ter uma noção
Ansiedade está matando aqui kkkkk

Boa tarde galera
Depois q a starlink e enviada, por volta de quantos dias ele chega ao seu destino final ?
Só pra ter uma noção
Ansiedade está matando aqui kkkkk
se realmente já enviou, pega o numero do pedido e coloca no rastreio da DHL, la tem a data prevista da entrega.

aqui pra mim, o que mais demorou foi pra "postarem"(darem o ok pra dhl entregar) o kit, já que tudo da starlink esta dentro do armazém da dhl em SP.
depois que foi pra dhl, 1 semana ela entregou.

Olá pessoal,

Estou usando a STARLINK como redundância do meu link de Internet principal.

Enquanto o link principal estiver funcionando corretamente, somente ele é utilizado. Caso o link principal esteja com problemas, ele é desabilitado automaticamente e a conexão à Internet passa a ser feita exclusivamente pela STARLINK. Quando o link principal normaliza, as conexões voltam a ser feitas exclusivamente por ele.

Uso um roteador Mikrotik e seguem as configurações feitas:

1- Configurar o roteador da Starlink como bridge (opcional, mas recomendável para evitar double NAT ou triple já que tem CGNAT se não for priority);
2- Configurar no Mikrotik o cliente DHCP para conexão da STARLINK com distance = 2 e com DNS e NTP desabilitados (o DNS da STARLINK tem um delay muito grande):
Código:
/ip dhcp-client
add default-route-distance=2 interface=STARLINK_VLAN use-peer-dns=no \
    use-peer-ntp=no
3- Configurar o NAT Masquerade e a interface da conexão da STARLINK como membro da interface list WAN:
Código:
/ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat out-interface=STARLINK_VLAN 
/interface list member
add interface=STARLINK_VLAN list=WAN
Neste ponto o link para Internet pela Starlink já está configurado e funcional. Se for desabilitado manualmente o link principal a Internet continua funcionando pela STARLINK.
4- Agora será preparado o link principal para ser feito o failover. Inicialmente será colocado o comentário "principal" na rota 0.0.0.0/0 do link principal para ser possível identificá-la. Aqui o link principal usa PPPoE, então será desabilitado a criação da rota automática e em seguida será criada a rota manualmente com o comentário "principal":
Código:
/interface pppoe-client
add disabled=no interface=sfp-sfpplus1 max-mtu=1420 name=pppoe-principal \
    password=pppoe_pass user=pppoe_user add-default-route=no use-peer-dns=no
/ip route    
add comment=principal disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=\
    pppoe-principal
5- Adicionar uma rota para 8.8.8.8 usando o link principal para ser possível testar se o link está ok:
Código:
/ip route
add dst-address=8.8.8.8 gateway=pppoe-principal
6- Configurar o Netwatch para pingar o endereço 8.8.8.8 em intervalos de 1s e verificar se o tempo de resposta é menor do que 50ms. Quando passar de 50ms considerar o link principal com problema e desabilitá-lo. Quando o link normalizar, aguardar 2 minutos, verificar se o tempo de resposta está menor do que 50ms e só então reestabelecer o link principal:
Código:
/tool netwatch
add disabled=no down-script="/ip route disable [find comment=principal]\r\
    \nlog/warning  \"Failover to STARLINK\"" host=8.8.8.8 http-codes="" \
    interval=1s test-script="" timeout=50ms type=icmp up-script=":local maxRtt\
    ;\r\
    \n:set maxRtt 51\r\
    \n:while (\$maxRtt > 50) do={\r\
    \n  delay 120s\r\
    \n  /tool flood-ping 8.8.8.8 count=20 do={\r\
    \n    :set maxRtt \$\"max-rtt\"\r\
    \n  }\r\
    \n}\r\
    \n/ip route enable [find comment=principal]\r\
    \nlog/warning  \"FTTH Reestablished\""

Foi usado o 8.8.8.8 para testar o link principal, mas obviamente pode ser qualquer outro host da Internet. E o limiar de 50ms do tempo de resposta deve ser ajustado de acordo com o tempo de resposta aceitável do link principal.

Desta forma, se o ping do DNS Google 8.8.8.8 pelo link principal passar de 50ms, em no máximo 1s é feito o failover para o link da STARLINK. Se o link principal ficar intermitente é mantido o link da STARLINK. Somente depois que o link principal estabilizar (mínimo de 2 minutos) é que ele será reestabelecido.

Abraços,
Rodrigo.

passando pra comentar com a galera, acabei de instalar a antena no telhado usando adaptador extensor cabo.

agora to com load balance e fail over ativos na conexão aqui na roça
500Mb down / 250Mb up fibra da PPP + a velocidade que der na starlink em modo bypass
16328040871.png

inclusive o adaptador externos que comprei:

um lado pra antena e outro pro router, e comprei na loja elétrica cabo FTP CAT5E Outdoor Furukawa, uns 25 metros, as pontas blindadas cat5e deu + ou - R$390 com imposto e tudo mais do aliexpress.

o cabo original da starlink mais próximo, seria o de 75 pés(23 metros), na loja deles sai pela bagatela de R$400 SEM CONTAR O IMPOSTO, que tem que mandar pra cima do valor.

o cabo em si é esse aqui: https://www.furukawalatam.com/pt-br...ltilan-cat5e-industrial-futp-indooroutdoor-dc

recomendo quem for fazer o cabo estendido por conta própria, as pontas compre de uma categoria a cima, tipo peguei o cabo cat5e, compre a ponta blindada cat6.
o pq disso? passei uma raiva do carvalho pra conseguir encaixar os 8 fios dentro do conector pra grimpar eles.
a capa dos fios no cabo ftp é mais grossa, e conector fica extremamente justo com esse tipo de cabo.

a e outra coisa, cabo blindado, ftp e o sftp, tem que soldar um "arame" que vem dentro do cabo na carcaça do conector, ele é justamente o aterramento, e pra fazer boa conexão só com solda.

Última edição:
Fala galera,

Gotaria de saber se alguem ja teve ou esta tendo problemas de lentidão ao realizar acesso com o protocolo RDP conectado com a Starlink ?!!

Eu estou acessando um cliente meu, onde uso Area de Trabalho remota do windows, quando conecto, a lentidão é enorme. Quando me conecto por outra conexão vai normal.

Alguém ja passou por este problema?!!

Fala galera,

Gotaria de saber se alguem ja teve ou esta tendo problemas de lentidão ao realizar acesso com o protocolo RDP conectado com a Starlink ?!!

Eu estou acessando um cliente meu, onde uso Area de Trabalho remota do windows, quando conecto, a lentidão é enorme. Quando me conecto por outra conexão vai normal.

uso rdp direto pra acessar sistemas do escritório.

não tive problemas de lentidão ate agora n, inclusive a internet que uso no escritório é a algar, via ix.br em sp, tanto ela quanto a starlink estão trocando trafego.
servidor é aqui em bh, ping da minha ppp fibra pro link meu da algar no escritório é ~20ms, na starlink ta na casa dos ~45ms, detalhe ppp tb manda trafego pro ix.br sp pra "conversar" com a algar.

provável que tua lentidão deve ser por conta de rota com a operadora destino, mandando trafego la pro USA e depois voltando pra Banania.

Fala galera,

Como o colega disse acima, o problema pode ser a rota usada.

RDP, como qualquer aplicação com interação em tempo real, é bastante sensível ao tempo de resposta da conexão.

Faz um ping e veja qual é o tempo de resposta que está dando.

uso rdp direto pra acessar sistemas do escritório.

não tive problemas de lentidão ate agora n, inclusive a internet que uso no escritório é a algar, via ix.br em sp, tanto ela quanto a starlink estão trocando trafego.
servidor é aqui em bh, ping da minha ppp fibra pro link meu da algar no escritório é ~20ms, na starlink ta na casa dos ~45ms, detalhe ppp tb manda trafego pro ix.br sp pra "conversar" com a algar.

provável que tua lentidão deve ser por conta de rota com a operadora destino, mandando trafego la pro USA e depois voltando pra Banania.
Obrigado, vou verificar as rotas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como o colega disse acima, o problema pode ser a rota usada.

RDP, como qualquer aplicação com interação em tempo real, é bastante sensível ao tempo de resposta da conexão.

Faz um ping e veja qual é o tempo de resposta que está dando.
Vou no cliente novamente e vou fazer um teste, agradeço meu caro.

liguei minha starlink ontem no chão mesmo, ainda não decidi aonde e como vou colocar no telhado da casa aqui na roça, mas rapaz
300Mb down dependendo do servidor

detalhe, modo bypass ativo, conexão passando pelo meu pfsense
image.png
16266509232.png

16266512213.png

16266514549.png

passando pra comentar com a galera, acabei de instalar a antena no telhado usando adaptador extensor cabo.

agora to com load balance e fail over ativos na conexão aqui na roça
500Mb down / 250Mb up fibra da PPP + a velocidade que der na starlink em modo bypass
16328040871.png

inclusive o adaptador externos que comprei:

um lado pra antena e outro pro router, e comprei na loja elétrica cabo FTP CAT5E Outdoor Furukawa, uns 25 metros, as pontas blindadas cat5e deu + ou - R$390 com imposto e tudo mais do aliexpress.

o cabo original da starlink mais próximo, seria o de 75 pés(23 metros), na loja deles sai pela bagatela de R$400 SEM CONTAR O IMPOSTO, que tem que mandar pra cima do valor.

o cabo em si é esse aqui: https://www.furukawalatam.com/pt-br...ltilan-cat5e-industrial-futp-indooroutdoor-dc

recomendo quem for fazer o cabo estendido por conta própria, as pontas compre de uma categoria a cima, tipo peguei o cabo cat5e, compre a ponta blindada cat6.
o pq disso? passei uma raiva do carvalho pra conseguir encaixar os 8 fios dentro do conector pra grimpar eles.
a capa dos fios no cabo ftp é mais grossa, e conector fica extremamente justo com esse tipo de cabo.

a e outra coisa, cabo blindado, ftp e o sftp, tem que soldar um "arame" que vem dentro do cabo na carcaça do conector, ele é justamente o aterramento, e pra fazer boa conexão só com solda.
Incrível como alguns anos atrás, internet por satélite era normal ter 600+ ms. Tô vendo que tá evoluindo bem rápido. Talvez em pouco tempo tenha meus 120- ms pra San Francisco.

Incrível como alguns anos atrás, internet por satélite era normal ter 600+ ms. Tô vendo que tá evoluindo bem rápido. Talvez em pouco tempo tenha meus 120- ms pra San Francisco.
Isso tem a ver com a distância que os satélites estão da antena.
Até pouco tempo se utilizava apenas satélites geoestacionários, que ficam a 36000 Km de altitude.
Esses estão na mesma altitude dos satélites utilizados para transmissões de TV.
E por conta da distância, a latência aumenta muito.
Já os satélites da Starlink e do Projeto Kuiper da Amazon orbitam na faixa dos 400 Km de altitude, deixando o ping no primeiro salto mais ou menos do nível de conexões xDSL tradicionais.

Instalei está semana em Porto Alegre na minha empresa, ficamos perto da arena do Grêmio, área de alagamentos, então colocamos com a prerrogativa de não ficar sem sinal, mesmo que os outros 2 links sejam interrompidos.

A desvantagem dele para mim é não ter um ip fixo /29, mas como "emergência" caiu muito bem.

Ainda não instalei no telhado, farei isso essa semana, onde coloquei há obstruções, nada que tenha dificultado a performance. Usei 3 dias como "link principal" com a finalidade de entender se nos atenderia.

Resultado: 100% operacional mesmo com obstruções.

Latência para Miami em 129ms. Isso me surpreendeu muito positivamente.

A antena que adequiri é Gen2.

1000133717.jpg

Roteador...
1000133719.jpg

Speestest...

1719110077646.png

Instalei está semana em Porto Alegre na minha empresa, ficamos perto da arena do Grêmio, área de alagamentos, então colocamos com a prerrogativa de não ficar sem sinal, mesmo que os outros 2 links sejam interrompidos.

A desvantagem dele para mim é não ter um ip fixo /29, mas como "emergência" caiu muito bem.

Ainda não instalei no telhado, farei isso essa semana, onde coloquei há obstruções, nada que tenha dificultado a performance. Usei 3 dias como "link principal" com a finalidade de entender se nos atenderia.

Resultado: 100% operacional mesmo com obstruções.

Latência para Miami em 129ms. Isso me surpreendeu muito positivamente.

A antena que adequiri é Gen2.

Ver anexo 136052

Roteador...
Ver anexo 136053

Speestest...

Ver anexo 136054
eu iria por, starlink um sitio do meu pai, mas ele nao ficou com esse, fica bem na baixada. para por 12-20 postes, fio de rede ou fibra optica, energia. Para passar o sinal via radio ficaria, BEM MAIS CARO, mas por enquanto ainda nao ficou para nos essa propriedade.

Mas relatos daqui do topico e top, num outro sitio uso 4G da claro, 120+120gb pago r$ 67,99. Mas relato de um ex-morador/ex-funcionario, para iptv e pessimo esse 4g da claro, pela latencia, via radio, por estar perto da central daquelas empresas locais e otimo para iptv.

mas sei la, como eu nao moro, so uso para ver camera, e na safra, acessar remotamente o servico, meio que "meee" kkkk

Primeiro unbox da Starlink mini, a boa notícia que muito em breve deve estar no Brasil, o manual já está default Português Brasil...

1000136854.jpg

pouco mais de 1 mes que estou com starlink ativa.
o grafico de latência, jitter e perda de pacote para o gateway(o hub em sp):
image.png

image.png

das ultimas 48h, a cada 5mim:
image.png

image.png

Users who are viewing this thread

Voltar