[TÓPICO DEDICADO] SpaceX - Starlink

Entrou de promoção de novo, pra quem estava esperando tá saindo 1k a antena sem impostos.... (possivelmente venha uma antena gen2 acho que estão desovando a mesma).

tecnicamente falando, a gen3 pode pegar velocidade maior por ter mais mini arreys de antena se comparado com a gen2, MASSSSSSSS, a gen2 se auto posiciona automaticamente o tempo inteiro para pegar o melhor sinal possível a gen3 fica estática e o que der de sinal deu.

eu peguei starlink na promo de abril, veio a gen2, e sinceridade no primeiro mes e meio ficou na casa dos 180Mb a 200Mb de download, agora final de julho ate hj esta sempre na casa dos 280Mb a 350Mb o donwload.

detalhe, a minha antena não se mexeu 1 grau se quer des de quando liguei ela e ela se auto alinhou, a melhoria foi alguma macumba da starlink com os satélites e rede dela, pq nem update de FW nesse ultimo mes eles mandaram pra minha antena.

sinceridade, é foda de dizer qual a melhor entre a gen2 e a gen3.
vantagem gen2:
  • se auto alinha
  • é menor fisicamente
  • com o suporte original que vem, da para fixar ele no telhado tranquilo.
contra gen2:
  • tem que comprar dongle pra poder ligar cabo de rede no roteador.
  • se tiver colocar antena numa distancia maior, ou tu compra dongle no aliexpress ou paga 2 rins pelo cabo original na starlink.
vantagem gen3:
  • possibilidade de pegar mais sinal.
  • roteador que vem com porta DUAS PORTAS ETHERNET pra vc usar, não tem que comprar dongle.
  • se tiver que colocar antena numa distancia maior sem pagar 2 rins, tem como fazer umas gambiarras mais fácil com o cabo original sem cortar ou quebrar ele com conector rj45 cat6 blindado comum e keystone rj45 cat blindado e usar, não a necessidade de comprar dongle no aliexpress.
contra gen3:
  • alinhamento manual
  • maior que a antena gen2
  • tem que comprar suporte a parte para fixar no telhado(aquele mastro da antena banda ku da sky serve, mas tem que comprar tb um adaptado pra colocar entre a antena e o mastro).
  • se tiver que colocar antena numa distancia maior mantendo cabo original, paga 2 rins pelo cabo original na starlink.

só para constar, starlink agora aqui na roça(RMBH):
16636316830.png

ping medio dos ultimos 3 meses para o gateway em SP, detalhe o loss de sinal no inicio não é por falha da starlink, mas eu deixei ela desligada, tava arrumando o lugar definitivo no telhado para colocar ela:
ipv4:
image.png

ipv6:
image.png

ping para o gateway em sp dentro de 1 dia, mais detalhado pra ver variação:
ipv4:
image.png

ipv6:
image.png
A starlink mantem as duas versões?

Muito show esses resultados e comparação

Solicitei um kit aqui, e quando meus pais forem la para a Roça, vou pedir para eles levarem e quando eu tiver tempo vou ate la e vejo na pratica

Sobre o dongle pra poder ligar cabo de rede a outro roteador - o compativel funciona de boa ? Mesmo com as novas taxas nos sites da China, ainda compensa ?

Valeu

na gen2 tem 2 possibilidades de usar dongle:
  1. para se ter uma porta ethernet efetiva saindo do router da starlink e poder utilizar o modo bypass
  2. para estender a distancia entre a antena e o router da starlink
no caso eu peguei o 1º original direto com a starlink mesmo no ato da compra da antena, nem arrisquei a ver um paralelo, pq a ligação é meio zuada de se fazer.
inclusive, quem tem antena gen2 e precisa ter porta cabeada para usar como bem quiser e entender a conexão, recomendo pegar o dongle original mesmo, não vale o risco.

o caso 2º, peguei o dongle extensor no aliexpress, tem ate link perdido meu ae em poste mais antigo, esse é mais de boa, nada mais do que um conversor, uma ponta com conector SPX(conector proprietário starlink) e a outra keystone rj45 a prova de agua.

• Curtir
Reações: wwt
Entrou de promoção de novo, pra quem estava esperando tá saindo 1k a antena sem impostos.... (possivelmente venha uma antena gen2 acho que estão desovando a mesma).
inclusive, pra quem ficar com duvida do valor real que sai na promoção com impostos:
no caso a % do icms é aqui de MG
antena gen2:
image.png

dongle ethernet original para gen2:
image.png

DETALHE, vi na loja interna da starlink agora, preço do dongle ethernet gen2 esta com desconto maior do que paguei em abril:
image.png

Que sacanagem eles fazerem esse desconto agora... eu pedi no sábado retrasado Starlink pro sítio, paguei os 3.200 com impostos :mad: Acho que vou tentar negociar um desconto ou devolver e pedir de novo... E ainda não sei por qual milagre, entregaram o kit em 5 dias :eek:

Agora tirando essa questão, eu instalei lá no sítio em Nazaré Paulista (SP), mas eu reparei uma instabilidade muito grande, caindo mais de uma vez por hora, parecia que perdia a conexão com o satélite, ficava 1 minuto fora e voltava... e isso tanto com a nova quanto com uma antiga que já está no sítio há mais de um ano. Alguém tem reparado quedas de conexão na Starlink? Será que eu consigo suporte técnico para isso com eles? Pior que eu não fico no sítio, eu fico na capital, quem fica lá é minha avó e os irmãos dela e um cuidador, ou seja, pessoas sem capacidade técnica para resolver problemas...

Que sacanagem eles fazerem esse desconto agora... eu pedi no sábado retrasado Starlink pro sítio, paguei os 3.200 com impostos :mad: Acho que vou tentar negociar um desconto ou devolver e pedir de novo... E ainda não sei por qual milagre, entregaram o kit em 5 dias :eek:

Agora tirando essa questão, eu instalei lá no sítio em Nazaré Paulista (SP), mas eu reparei uma instabilidade muito grande, caindo mais de uma vez por hora, parecia que perdia a conexão com o satélite, ficava 1 minuto fora e voltava... e isso tanto com a nova quanto com uma antiga que já está no sítio há mais de um ano. Alguém tem reparado quedas de conexão na Starlink? Será que eu consigo suporte técnico para isso com eles? Pior que eu não fico no sítio, eu fico na capital, quem fica lá é minha avó e os irmãos dela e um cuidador, ou seja, pessoas sem capacidade técnica para resolver problemas...
Sobrecarga do satelite na tua região?

se eles não sabem resolver bota a gen2
pode ser alguma att ou tempo ruim basta ser paciente isso e normal em qualquer conceção por satélite

se eles não sabem resolver bota a gen2
pode ser alguma att ou tempo ruim basta ser paciente isso e normal em qualquer conceção por satélite

O que significa "bota a gen2"? Não peguei a referência...

Já estão enviando a gen3?

Já estão enviando a gen3?
Acredito que isso explique o aumento no preço, pois era R$ 1000 (sem impostos) até poucos dias atrás.
A gen3, se não me engano, já vem com saída ethernet.
Bom que evita ter que comprar por fora o adaptador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que antes dos 30 dias de uso iniciais pode devolver e ser ressarcido.

Eu achei esse novo router bem melhor. Já essa antena acho que poderia vir pelo menos com algum suporte pra instalação no telhado.

loja interna da starlink para acessorios relacionados a antena gen3:
data print 21/08/2024
como padrão, site não inclui impostos, e sim tem algum itens que a imagem esta quebrada na loja no momento da print;
image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

Se não me engano, o suporte é vendido à parte agora.
Antes tinha que comprar adaptador rj45, agora tem que comprar suporte kkk
Sem falar que se antena mudar o apontamento, vc tem que subir em cima da casa e fazer manualmente.
A minha mudou de posição 2 vezes desde maio do ano passado, apesar que não notei diferença nenhuma no uso.

Sem falar que se antena mudar o apontamento, vc tem que subir em cima da casa e fazer manualmente.
A minha mudou de posição 2 vezes desde maio do ano passado, apesar que não notei diferença nenhuma no uso.
tem que voltar esquema da antena gen1, auto direcionada, com injetor POE ethernet comum utilizando porta rj-45 padrão, e que da pra montar em mastro antena banda ku de forma facil :mr:

tem que voltar esquema da antena gen1, auto direcionada, com injetor POE ethernet comum utilizando porta rj-45 padrão, e que da pra montar em mastro antena banda ku de forma facil :mr:
Exato, esquema de antes com a tecnologia de agora e um router wifi6.

Eu achava que a antena mudava de posição várias vezes durante o dia, acompanhando a posição do satélite ou procurando outro caso necessário. A antena costuma achar uma posição e ficar nela por muito tempo então? E nessas que não tem o motor, vc precisa ir por tentativa e erro pra achar a posição certa?

Eu achava que a antena mudava de posição várias vezes durante o dia, acompanhando a posição do satélite ou procurando outro caso necessário. A antena costuma achar uma posição e ficar nela por muito tempo então? E nessas que não tem o motor, vc precisa ir por tentativa e erro pra achar a posição certa?
no inicio de tudo com a antena gen1 e poucos satélites, a antena mexia o tempo inteiro pra manter o sinal.

quando saiu a gen2, já tinha mais satélites ativos, no lançamento dela mexia pouco, bem pouco mesmo e quase nada agora .

com a gen3 ela é fixa, e o alinhamento dela é feito usando o app da starlink, nele fala pra onde apontar.

acontece que essa antena da starlink, na realidade são varias mini antenas, eles utilizam da tecnologia beamforming para apontar o sinal de forma digital.
o alinhamento físico da antena, hj é feito pra ficar digamos no meio termo entre a passada dos satélites, e o alinhamento final é feito por potencia do sinal e beamforming.

por isso que a antena gen3 é maior se comparada a gen2, ela tem mais mini antenas internamente para ter mais ângulo de apontamento de sinal utilizando beamforming.

hj tem o que de 2 a 3 mil, não lembro o numero certo, de satélites ativos, e no USA a starlink já pegou licença pra utilizar ate ~7mil satélites, e aqui em Banania pediram licença tb pros ~7mil satélites.
quanto mais satélites ativos, menos movimento de alinhamento físico vai ser necessário de se fazer, pq com porrada de satélites o beamforming hj já consegue alinhar de boa, com mais equipamento no céu é capaz de no futuro de apontar a antena literalmente em 0º para o céu e funcionar perfeito.

detalhe, a antena de "alto desempenho" e para uso comercial e marítimo é fixa tb, e maior ainda com mais mini antenas e maior ângulo para utilizar beamforming.

Última edição:
Sim, é como o @dudu1505 falou, hoje em dia não tem mais necessidade de ficar mudando o apontamento toda hora.
A minha gen2 mudou apenas 2 vezes e já faz vários meses desde a última vez, acredito que nem mude mais de posição.
A fixa vc faz o apontamento com o auxílio do app, ele vai te dizendo pra onde vc aponta a antena.
Sendo algo que vc faz apenas uma vez na hora da instalação é bem tranquilo, o ruim é se com o tempo o app indicar que vc precisa apontar a antena em outra direção.
Mas acho que daqui pra frente será algo cada vez mais raro de acontecer, tem gente instalando a antena sem apontamento nenhum em veículos e ainda conseguem usar.

na que fica parada o app deve dizer onde e a melhor posição
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

no inicio de tudo com a antena gen1 e poucos satélites, a antena mexia o tempo inteiro pra manter o sinal.

quando saiu a gen2, já tinha mais satélites ativos, no lançamento dela mexia pouco, bem pouco mesmo e quase nada agora .

com a gen3 ela é fixa, e o alinhamento dela é feito usando o app da starlink, nele fala pra onde apontar.

acontece que essa antena da starlink, na realidade são varias mini antenas, eles utilizam da tecnologia beamforming para apontar o sinal de forma digital.
o alinhamento físico da antena, hj é feito pra ficar digamos no meio termo entre a passada dos satélites, e o alinhamento final é feito por potencia do sinal e beamforming.

por isso que a antena gen3 é maior se comparada a gen2, ela tem mais mini antenas internamente para ter mais ângulo de apontamento de sinal utilizando beamforming.

hj tem o que de 2 a 3 mil, não lembro o numero certo, de satélites ativos, e no USA a starlink já pegou licença pra utilizar ate ~7mil satélites, e aqui em Banania pediram licença tb pros ~7mil satélites.
quanto mais satélites ativos, menos movimento de alinhamento físico vai ser necessário de se fazer, pq com porrada de satélites o beamforming hj já consegue alinhar de boa, com mais equipamento no céu é capaz de no futuro de apontar a antena literalmente em 0º para o céu e funcionar perfeito.

detalhe, a antena de "alto desempenho" e para uso comercial e marítimo é fixa tb, e maior ainda com mais mini antenas e maior ângulo para utilizar beamforming.
no mundo das antenas tamanho e documento se a diferença do preço não for muito grande e se a mensalidade e a mesma sempre pegue a maior antena possível
pincipalmente no tempo nublado e onde as antenas maiores mostrarão sua verdadeira eficiência

Users who are viewing this thread

Voltar