[TÓPICO OFICIAL] STARFIELD

Phantom Liberty meio que reacendeu minha fé na indústria depois do fiasco do Starfield. Não me entenda mal, no patch 2.0 Cyberpunk 2077 ainda tinha uma caralhada de problemas técnicos e bugs, mas o jogo em si em combinação com Phantom Liberty foi uma experiência fantástica. Boa história, personagens interessantes, boa exploração, bons gráficos, boa atuação, boa gameplay, boa música, boa atmosfera e ambientação, etc etc. Quando um jogo é realmente bom, ele chega até a ofuscar seus defeitos.

Sou suspeito para falar porque já gostava do Cyberpunk 2077 desde o dia 1, por causa da história, e já fiz 100% 3 vezes. Mas no lançamento ele tinha inúmeros problemas em todos os seus sistemas (crafting / skills / economia...). Mas a versão final (patch 2.00 + Phantom Liberty) deixou o jogo perfeito para mim.

Sou suspeito para falar porque já gostava do Cyberpunk 2077 desde o dia 1, por causa da história, e já fiz 100% 3 vezes. Mas no lançamento ele tinha inúmeros problemas em todos os seus sistemas (crafting / skills / economia...). Mas a versão final (patch 2.00 + Phantom Liberty) deixou o jogo perfeito para mim.
A questão é: será que Starfield + Shattered Space conseguirá se erguer da cinzas assim como CP2077 + Phantom Liberty? Só o tempo dirá, espero que sim :oremos:

A questão é: será que Starfield + Shattered Space conseguirá se erguer da cinzas assim como CP2077 + Phantom Liberty? Só o tempo dirá, espero que sim :oremos:

Um quesito que para mim a CD sempre vai ganhar da Bethesda é na história. Por mais que a Lore de Fallout e Elder Scrolls sejam enormes, dificilmente no quesito história um jogo da Bethesda será melhor que da CD, por causa que são jogos focados em você criar o seu personagem e essa liberdade acaba influenciando na história que tende a ser mais genérica para encaixar com todos os tipos de personagens. Porém é isso que eu gosto mais nos jogos da Bethesda, já perdi as contas de quantas vezes iniciei um save em skyrim montando um personagem diferente. Eu espero que eles tragam atualizações para refinar o jogo, colocar algumas mecânicas que faltaram, consertar vários problemas do jogo, de forma geral atualizações que melhorem o gameplay. Eu espero que a expansão traga novidades nesse sentido, não espero uma história foda e sim liberdade para fazer o que quiser com melhorias no gameplay, porque é isso que busco nos jogos da Bethesda.

Rejogando Starfield e instalando uns 40 mods fica minha opinião revisada:

A base é boa, o jogo é bom nas partes que ele funciona, mas eles precisam arrumar os pontos mais fracos do jogo nessa expansão, especialmente na parte espacial. A parte do espaço é a parte mais INÚTIL do jogo inteiro, sendo que deveria ser uma das principais se não a principal.

Eles poderiam ter "povoado" a parte espacial com várias estações ao redor dos planetas onde você pudesse fazer muita coisa sem ter que descer para o solo. Criado "autoestradas" que levassem para vários pontos do sistema sem essa abordagem de teleporte. Basicamente copiando o sistema de transporte da série de jogos espaciais X. Esse teleporte instantâneo para os pontos mata muita a imersão.

Poderiam, por exemplo, colocar o JUMP para outros sistemas pelo menos igual Elite Dangerous, onde existe um loading, porém sendo imersivo.

Parece pouco, mas os detalhes são muito importantes quando se trata de imersão.
Dava para pegar tudo o que deu certo nos outros jogos espaciais e ter colocado no Starfield sem problema algum. O lance é que as empresas tem medo de arriscar e fazer o jogo da maneira mais simples possível para ser "acessível" onde muitas vezes o tiro sai pela culatra.

Arrumando essa parte espacial, tirando metade dos loadings e reformulando o gerador procedural de estruturas e facções nos planetas, acredito que já deixei um jogo em um outro nível .

Arrumando essa parte espacial, tirando metade dos loadings e reformulando o gerador procedural de estruturas e facções nos planetas, acredito que já deixei um jogo em um outro nível .

Em resumo, mais uns 5 anos de desenvolvimento eles melhoram o jogo.

Eu diria que o grande problema do jogo foi essa questão de gerador procedural, 1000 planetas. Apenas 5-10 planetas bem feitos teria dado outra vida pro jogo.

Agora, considerando o histórico da Bethesda em providenciar grandes updates nos jogos dela, nós podemos concluir que Starfield morreu. Nem os modders querem consertar o jogo.

Bethesda registrou ''Starborn'', nome pode ser da próxima expansão de Starfield.
starborn-starfield-111405.webp

Em resumo, mais uns 5 anos de desenvolvimento eles melhoram o jogo.

Eu diria que o grande problema do jogo foi essa questão de gerador procedural, 1000 planetas. Apenas 5-10 planetas bem feitos teria dado outra vida pro jogo.

Agora, considerando o histórico da Bethesda em providenciar grandes updates nos jogos dela, nós podemos concluir que Starfield morreu. Nem os modders querem consertar o jogo.

Não, não é para tanto. 5 Anos é o desenvolvimento completo de um jogo. Levando em consideração que os jogos da beth são fáceis de serem modificados, eles podem fazer isso em questão de meses.

Fallout 76 que é uma puta bomba consegui ser consertado, starfield é fichinha.

Sobre os modders eles estão sim consertando o jogo e vários projetos grandes estão em andamento. Já saiu muito mod que para mim fizeram a diferença e me deu vontade suficiente de joga-lo novamente.

Mas a versão final (patch 2.00 + Phantom Liberty) deixou o jogo perfeito para mim.

É, melhorou mas pra mim ainda tem o gosto amargo das inúmeras promessas não cumpridas... que seguirão assim já que o desenvolvimento agora parou completamente. Em termos de "Arco de redenção" CP ainda perde muito feio de No Man's Sky.

Fallout 76 que é uma puta bomba consegui ser consertado, starfield é fichinha.

Teremos que ver o quanto que a Bethesda está realmente disposta a salvar o jogo e agradar o publico. O ultimo update do Skyrim mostrou bem que ela tem dificuldades em se conectar com o que os fãs querem.

Um quesito que para mim a CD sempre vai ganhar da Bethesda é na história. Por mais que a Lore de Fallout e Elder Scrolls sejam enormes, dificilmente no quesito história um jogo da Bethesda será melhor que da CD, por causa que são jogos focados em você criar o seu personagem e essa liberdade acaba influenciando na história que tende a ser mais genérica para encaixar com todos os tipos de personagens. Porém é isso que eu gosto mais nos jogos da Bethesda, já perdi as contas de quantas vezes iniciei um save em skyrim montando um personagem diferente. Eu espero que eles tragam atualizações para refinar o jogo, colocar algumas mecânicas que faltaram, consertar vários problemas do jogo, de forma geral atualizações que melhorem o gameplay. Eu espero que a expansão traga novidades nesse sentido, não espero uma história foda e sim liberdade para fazer o que quiser com melhorias no gameplay, porque é isso que busco nos jogos da Bethesda.
Nesse quesito de história e personagens, como disse umas páginas atrás, não espero muito. Até antes mesmo do lançamento eu já não esperava muito da Bethesda.
Eu jogo games da Bethesda desde Morrowind, e eles sempre tiveram seus altos e baixos, mas um ponto que nunca me decepcionou nos jogos dela foi a exploração. Starfield foi o primeiro game da Bethesda onde a exploração simplesmente não funcionou pra mim. No momento em que eu comecei a encontrar dungeons e bases repetidas, com exatamente os mesmos inimigos nos mesmos lugares, meu coração partiu ao meio. Eu juro que tentei dar uma chance ao game, só que depois de 200 horas eu desisti.
Também tentei dar uma chance ao gerenciamento de bases, que de alguma maneira inexplicável, é inferior e mais irritante que o encontrado em Fallout 4.

Já tem uma infinidade de posts e vídeos na web dissecando o que Starfield fez de errado, e eu prometi que ia parar de choramingar aqui no tópico oficial, mas eu ainda tenho uma centelha de esperança no game. Fallout 4 também foi muito (devidamente) criticado no seu lançamento, e em parte a Bethesda levou essas críticas em consideração quando fez a DLC Far Harbor. Obviamente que no quesito de história e mecânicas de RPG, Far Harbor nem chega perto de RPGs como New Vegas ou Morrowind, mas comparado com o jogo base foi uma melhora substancial e deu pra perceber que a Bethesda pelo menos tentou.

Então por que Starfield lançou do jeito que lançou? Um tema recorrente que eu pude perceber em entrevistas com ex-desenvolvedores da Bethesda, que saíram da empresa entre Fallout 4 e Starfield, é que a desenvolvedora cresceu demais no número de funcionários (de 100 funcionários em Skyrim ela foi pra +250 em Starfield, segundo rumores até +500 chegaram a trabalhar no game), o que trouxe mais burocracia para o workflow de desenvolvimento, o que só serviu para atrasar o trabalho e o progresso dos diversos setores da empresa ao invés de agilizar. Em resumo, acho que a culpa foi da gerência que não soube lidar com um projeto de um escopo tão grande e com mais que o dobro de funcionários.

Realmente espero que a Bethesda tenha conseguido se reorganizar internamente.
E só para deixar claro, essa é minha crítica ranzinza em relação ao game e à Bethesda, não estou aqui para policiar o que alguém joga ou deixa de jogar. Se você me disser que curtiu Starfield desde o day 1, acredito e fico feliz por você. A vida segue, não vale a pena ficar bravo com alguém só porque está jogando um game que você não curte ou aprova.

Jogo batendo quase um ano de lançamento e os caras ainda tão chorando.

Jogo é bom consegui me divertir com ele com jeito que está, poderia ser muito muito melhor mas nao é, e consertar algo que saiu do "forno" com imensos problemas é o mesmo que consertar um "bolo que foi jogado sal ao invés de açúcar". Desculpe a metáfora mas acho dificil conseguirem fazer crescer algo em maiores dimensões do que isso. Engine e o ego estratosférico da Bethesda entre outras coisas deixa ainda mais dificil.

Agora vai ser mais rápido alcançar a barreira invisível do mapa.

Isso é muito No Mans Sky quando eles colocaram os veículos.

Agora vai ser mais rápido alcançar a barreira invisível do mapa.

Isso é muito No Mans Sky quando eles colocaram os veículos.
Brincadeiras à parte, não há mais como chegar na barreira invisível, certo? Já tem um tempo que algum dos updates mudou a forma como o terreno é renderizado, e está constantemente colocando a posição do jogador como centro da área explorável, ou seja, carregando novas áreas conforme o jogador se movimenta.

Starfield Shattered Space transforma a fronteira final da Bethesda em terror total​

Cobras em uma nave espacial.
O espaço pode ser muitas coisas: bonito, inspirador, cheio de esperança para o futuro da humanidade. Mas também pode ser o cenário para um horror verdadeiramente arrepiante - e é nisso que o próximo DLC Shattered Space de Starfield se concentrará. Ele coloca a assustadora facção House Va'ruun do jogo base - um culto que adora uma divindade chamada Great Serpent - no centro do palco. (Dando um palpite, este provavelmente não será para pessoas que não gostam de cobras grandes.)

Shattered Space fará você viajar para o mundo natal da Casa Va'ruun, que foi projetado especialmente para contar a história do DLC. Isso significa que, se você decidir se aventurar de volta nas estrelas, poderá retornar ao DLC quando quiser e continuar a história de onde parou.

Mas onde entra o nome Shattered Space? Bem, como descobrimos durante uma apresentação no salão de jogos da Gamescom 2024 esta manhã, se a campanha principal de Starfield é sobre a busca por conhecimento, então Shattered Space é sobre o conhecimento que você realmente deveria trancar em uma caixa e nunca tocar.

Ao chegar em Dazra, a capital da Casa Va'ruun, você descobrirá que muito dela foi perdida para um vórtice. O espaço literalmente se despedaçou, deixando os cidadãos procurando por sobreviventes e as casas menores que compõem sua sociedade lutando pelo controle. Há até preocupações de que os Zealots Va'ruun estejam tentando usar o caos para restabelecer sua própria casa...

Você rapidamente se verá envolvido na política da Casa Va'ruun. No entanto, se decidir viajar pelo planeta, descobrirá que os efeitos do vórtice não estão confinados apenas às fronteiras da cidade. Criaturas estão emergindo do outro lado do vórtice e certamente não estão felizes em estar em um planeta desconhecido. Sem esquecer do próprio terreno do planeta, que inclui anomalias de gravidade.

As vibrações aqui são puro horror espacial - até certo ponto que o Starfield base nunca realmente tocou. E é interessante, especialmente depois da olhada de ontem à noite no novo buggy espacial esportivo do jogo , ver a Bethesda tentando coisas diferentes. Lá, foi um argumento para o jogo ser uma espécie de aventura off-road inspirada em Forza, com o REV-8 - o primeiro veículo terrestre de Starfield - agora disponível gratuitamente.

Brincadeiras à parte, não há mais como chegar na barreira invisível, certo? Já tem um tempo que algum dos updates mudou a forma como o terreno é renderizado, e está constantemente colocando a posição do jogador como centro da área explorável, ou seja, carregando novas áreas conforme o jogador se movimenta.
Tipo um hamster girando numa rodinha?

Tipo um hamster girando numa rodinha?
Se levar em conta que não há tanta variedade assim, talvez, mas é a mesma coisa que acontecia no lançamento do jogo, quando você tinha que decolar e pousar em uma nova área ao lado. A diferença, é que agora isso acontece enquanto você está explorando em terra mesmo, carregando tudo de forma dinâmica. As gameplays com o novo veículo mostram que essa nova forma está bem eficiente pelo que parece, pois em nenhum momento eu vi o pessoal esbarrando em parede invisível.

Rejogando ao lado de CP2077, dois jogos que são muito bons, sofreram com o lançamento, mas compensaram depois. Não me arrependo de ter pegado nenhum dos dois, e a respeito do Starfield, resolvi jogar com danos mais robustos pra ambas as partes pra deixar a parada menos esponjosa tanto pros inimigos quanto pra mim, além de deixar algumas coisas mais survivor pra aumentar o ganho de xp, isso aliado ao mod que aumenta de forma mais pé no chão os ganhos obtidos em atividades como lockpicking e outros, ficou bem mais dinâmica a progressão.

Users who are viewing this thread

Voltar